Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 15/07/2022 - 07:45 Atualizado em 15/07/2022 - 08:23

Depois de muitas reclamações, o Criciúma resolveu fazer o correto, que foi buscar um acordo junto a Federação para o ajuste de datas nas duas competições que o clube está envolvido.

O presidente da FCF entrou em cena e, junto com seu diretor de competições, alterou a data dos jogos do clube nas três rodadas finais da fase de classificação da Série B.

O jogo contra o Blumenau, aqui em Criciúma, ficou para o dia 22, contra o Guarani, em Palhoça, dia 27, e o jogo da rodada final, contra o Tubarão, também no Heriberto Hülse, no dia 31, faltando apenas a definição do horário.

Esta possibilidade só foi possível pelo pedido do presidente Rubens Angelotti à CBF para que fosse alterado o dia do jogo contra o CSA e de comum acordo a partida mudou do dia 23 para o dia 25.

Tudo resolvido. Agora, é o técnico Cláudio Tencati e os jogadores para manutenção da campanha no campeonato brasileiro e a necessária recuperação no catarinense. 
 

Por João Nassif 13/07/2022 - 04:59

Não concordo com a transferência para a Federação dos fracassos do Criciúma na série B do catarinense. Desde o início do ano passado o clube já sabia que haveria acúmulo de jogos pela participação em duas competições.

Faltou planejamento, pois havia por parte de todos que a segunda divisão do catarinense seria uma barbada. Não tem sido assim, o Criciúma está jogando um futebol de acordo com a competição e os resultados são muito ruins. 

Vai se classificar para as decisões e certamente irá retornar à série A, agora não aceito a justificativa de rompimento de um acordo que o campeonato poderia se estender. O presidente da Federação não poderia firmar qualquer acordo sem a anuência dos demais clubes.

Não é o fato do Criciúma ser o maior time da série B do estadual, nem que seja o que tem disparado a melhor média de público, que dê um grande lucro para a Federação que justificaria um privilégio em detrimento dos demais. A incompetência jogou o time na segunda divisão e está pagando por isso.

Então que o técnico Cláudio Tencati que sabendo do calendário aceitou a renovação de contrato depois do acesso em 2021, fale de acordo com o rendimento de seu time e não insista em colocar na conta da Federação os péssimos resultados do time e o horrível rendimento nos confrontos contra times de qualidade muito inferior.

Um mau planejamento não justifica o xororô. 

Por João Nassif 12/07/2022 - 08:00

O grupo da série B favorito para o acesso já vai se distanciando quando estamos chegando ao final do primeiro turno. Ainda faltam duas rodadas para o encerramento da primeira parte da temporada.

Pela ordem, Cruzeiro com 38 pontos, Vasco da Gama com 34, Bahia com 30 e Grêmio com 29 são os quatro primeiros colocados com 17 rodadas já realizadas. O Sport, outro que também podemos dizer que é favorito está em quinto lugar com 25 pontos, mesma pontuação do Tombense, calouro na divisão.

Criciúma, Novorizontino, CRB vêm na sequência com 23 pontos. É interessante notar que o Tombense, Criciúma e Novorizontino são clubes que este ano vieram da série C. Dos quatro que subiram apenas o Ituano ficou para trás com18 pontos.

Este o retrato do momento. O que mais nos interessa é o Criciúma que tem como primeiro objetivo permanecer na segunda divisão do futebol brasileiro. 

A marca buscada por todos para escapar do rebaixamento é 45 pontos, portanto o Criciúma já alcançou metade do necessário, podendo chegar aos 26 na próxima rodada jogando em casa contra a Ponte Preta, sem contar o jogo final do turno contra o Tombense.

Mantendo o ritmo atual, mesmo sem grandes exibições e com os reforços que poderão ser aproveitados a partir da semana que vem quando abrir a janela de transferências, o Tigre pode tranquilamente alcançar a pontuação necessária para escapar do rebaixamento.

A possibilidade é real se o técnico Cláudio Tencati conseguir melhorar a defesa que sofreu 16 gols, a maior entre os sete primeiro colocados. Em contrapartida o ataque com seus 18 gols é o segundo melhor da competição junto com outros cinco times.

Se a defesa não está entre as melhores, os zagueiros e meio campistas são responsáveis por 13 dos 18 gols marcados. Completando a artilharia os atacantes marcaram apenas três gols e os outros dois foram gols contra. 
 
 

Por João Nassif 10/07/2022 - 09:59 Atualizado em 11/07/2022 - 09:02

O jogo de ontem ficará marcado pelo excepcional público presente no Heriberto Hülse. Foi o maior desde muito tempo, quase 20 mil torcedores fizeram do estádio uma casa de espetáculo, pois as duas torcidas fizeram a festa num jogo sem muito brilho e com grande frustração da imensa maioria.

O Criciúma sucumbiu logo nos primeiros minutos por um pênalti indiscutível que deu ao Vasco a vantagem que perdurou até o apito final. Por mais que o Criciúma tivesse insistido com sua força habitual quando dentro de casa, a falta de qualidade ofensiva não permitiu outro resultado.

Sem entrar no mérito dos procedimentos do técnico Cláudio Tencati e sua comissão, os treinos finais foram fechados por força da escalação do adversário e quando foi comprovada as ausências de Nenê e Gabriel Pec, os dois melhores do Vasco, o Criciúma mudou sua escalação e estratégia e o vácuo deixado no meio campo foi decisivo para a derrota.

Renunciando aos três volantes, o Rômulo foi sacado para entrada do Fellipe Matheus o time se desarticulou, os volantes Léo Costa e Arilson não conseguiram produzir e o meia talvez tenha jogado sua pior partida no campeonato.

As mudanças no intervalo com o retorno de Rômulo e a entrada do Claudinho deram ao time nova dinâmica, mesmo com o Fellipe Matheus não produzindo, mas novamente com o fracasso ofensivo e derrota dentro de casa foi inevitável.

Com a derrota e outros resultados o Criciúma ficou em sétimo lugar ao final de rodada 17. Nada que preocupa, o Tigre não disputa o campeonato do Vasco, por isso o seu planejamento está sendo cumprido e na sequencia tem todas as condições de chegar à seu objetivo de permanecer na série B.  
 

Por João Nassif 07/07/2022 - 05:57

Não vou ficar aqui no clichê comentando que uma competição menor não dá aos jogadores a força necessária para vencer, principalmente quando se trata de um clube que surgiu há pouco e não colocava medo no poderoso Criciúma.

A conversa de que não existe mais bobo no futebol não pode ser aplicada se tratando do Criciúma numa segunda divisão do futebol catarinense.
Todos que acompanham o futebol e têm um mínimo de bom senso tinham por obrigação de exigir do Criciúma vencer todos os adversários e conquistar o acesso sem qualquer tropeço. 

Mesmo quando coloca em campo um time reserva com alguns poucos titulares que por um motivo ou outro não são unanimidade no time que disputa o campeonato brasileiro.

O que estamos vendo é o Criciúma com um plantel limitado, carente de opções e quando joga com a maioria de jogadores poucos aproveitados no time principal as dificuldades são enormes e o resultados beirando o ridículo.

É inadmissível que o enfrentamento contra adversários emergentes o time não consegue convencer empatando com o Caravaggio e sendo derrotado em casa pelo Nação.

Pergunto, quem é o Nação? Com todo respeito, por mais que venha com o proposito de se defender soube explorar a deficiências do Criciúma, com um time reserva sem a força do principal.

Não posso esquecer que a vitória contra o Metropolitano em casa foi produto de um gol contra o zagueiro adversário.

O Criciúma vai subir? Certamente, mas tem que jogar com entendimento de uma série B do futebol catarinense. Caso contrário, mesmo com a certeza do acesso vai padecer e continuar ouvindo o grito de repúdio de uma torcida fiel e solidária que comparece em um número inimaginável para o tipo de competição que o Criciúma se meteu.    
 

Por João Nassif 05/07/2022 - 05:41

Depois de 16 rodadas o campeonato da série B nesta temporada apresenta o Cruzeiro como líder disparados com seus 37 pontos. A distância já é grande para o 5º colocado, o Criciúma com 23.

Mas, não tem sido bem assim. Fui pesquisar um recorte das primeiras 16 rodadas dos três últimos campeonatos e encontrei na liderança em 2019 o então Bragantino com 31 pontos, em 2020 o Cuiabá com 32 e no ano passado o Náutico com 30 pontos.

No G-4 em todos estes campeonatos houve com muito equilíbrio com pouco menos da metade das rodadas disputadas. Em 2019 o Coritiba tinha 29 pontos, o Atlético-GO 28 e a Ponte Preta 26. Em 2020 a segunda colocada era a Chapecoense com 30 pontos, o América-MG com 29 e a Ponte Preta com 27. E em 2021 na perseguição ao líder Náutico vinha o Coritiba com os mesmos 30 pontos, mas com menor saldo de gols, o CRB com 28 e o Goiás com 27.

Em 2019 três dos quatro primeiros conseguiram o acesso, o Sport que estava com o mesmo número de pontos da Ponte Preta também subiu. Em 2020 novamente os três primeiros depois de 16 rodadas também subiram com a companhia do Juventude que na 16ª estava com 24 pontos.

Finalmente em 2021 somente o Coritiba que estava no G-4 depois de 16 rodadas conquistou o acesso na companhia do Avaí que era o 5º colocado com 27 pontos e a seguir Botafogo e Vasco da Gama, ambos com 25 pontos.

Todo este apanhado foi para concluir que apesar da disparada do Cruzeiro, do Vasco da Gama com 31 pontos e da oscilação do Bahia que está com 29 e do Grêmio com 26, o Criciúma com seus 23 pontos tem grandes chances de entrar no G-4 até o final do primeiro turno daqui a três rodadas. 
 
 

Por João Nassif 03/07/2022 - 00:03 Atualizado em 03/07/2022 - 00:05

Tenho sido um crítico do VAR por tantas decisões equivocadas que inibem os árbitros de campo como que os sujeitando a mudar decisões tomadas no momento em que os lances aconteçam.

Mostra a fragilidade dos árbitros brasileiros e a total incompetência dos operadores do VAR que em sua maioria são árbitros e erram tanto nas decisões que mudam a história de um jogo.

Entre alguns erros e acertos tenho que elogiar o trabalho daqueles que atuaram em jogos do Criciúma. Nestes jogos o VAR foi acionado e seu nível de acerto foi muito alto em se tratando de modificar as decisões dos árbitros de campo. Posso destacar duas situações que geraram forte discussão, sempre tratando de jogos nos quais o Criciúma teve participação. 

Primeiro foi na Copa do Brasil quando foi marcado pelo árbitro de campo um pênalti inexistente. O VAR não se pronunciou e não chamou o árbitro para revisão do lance, e segundo o gol do Marcelo Hermes contra o Cruzeiro que gerou grande discussão se foi ou não marcado com a mão. Controverso o VAR sugeriu que houve a irregularidade.

Trouxe este assunto de volta, pois em Itu o VAR atuou duas vezes e o árbitro de campo modificou sua decisão, analisando as imagens e modificando o que foi decidido no momento dos lances.

O gol do Ituano no final do primeiro tempo foi bem anulado e o gol da vitória do Criciúma foi validado. Houve o impedimento, mesmo que milimétrico do atacante do time de Itu e o zagueiro do Criciúma estava atrás da linha da bola quando escorou o cruzamento que veio da linha de fundo.

to posto, gostei dos elogios do técnico Cláudio Tencati para com as decisões que foram favoráveis a seu time. Espero que quando as decisões, mesmo que acertadas sejam contra o Criciúma ele tenha a mesma avaliação.

Grande vitória do Criciúma que se aproxima com totais méritos da zona de acesso.
 

Por João Nassif 01/07/2022 - 07:27

O calendário do futebol neste final de semana ficou reservado para as competições continentais, Taça Libertadores e Copa Sul-Americana. As duas nos mata-mata da fase oitavas de final.

 

Portanto, as duas somaram 16 jogos e os clubes brasileiros estiveram envolvidos em 11 deles, seis na Libertadores e cinco na Sul-Americana. Quando foram feitos os sorteios não houve nenhum confronto entre clubes do Brasil.

Nas Libertadores os brasileiros conseguiram três vitórias e três empates e na Sul-Americana duas vitórias, um empate e duas derrotas.

Se na Sul-Americana houve equilíbrio nos resultados, na Libertadores a supremacia brasileira foi muito grande. O fator principal desta superioridade, sem dúvidas é o poderio financeiro.

A moeda brasileira é a mais forte do continente, assim os clubes têm mais capacidade de investimento e podem contratar com mais eficiência, haja vista a quantidade de jogadores de países vizinhos que atuam por aqui.

Mesmo com o calendário caótico proposto pela CBF, a maioria tem plantel com qualidade para suprir o desgaste natural pelo enorme número de jogos.

O que vemos este ano é a repetição dos anos anteriores quando o futebol brasileiro tem sido vitorioso na competição principal ganhando quatro das últimas cinco edições da Libertadores e duas em quatro edições da Sul-Americana.

E a tendencia é continuar com esta supremacia pela grande possibilidade dos clubes do Brasil venceram novamente as duas competições.


 

Por João Nassif 30/06/2022 - 01:08

A campanha do Criciúma que tinha tudo para decolar e hoje habitar o grupo de acesso foi por água abaixo pelos pontos deixados pelo caminho por uma situação que veremos logo aí embaixo.

Mas antes deixar bem claro que a falta de qualidade está sendo um elemento muito forte para justificar a falta de uma maior pontuação.

Vamos começar pelos jogos em que o Criciúma jogou com um a menos em razão de expulsões que beiraram a estupidez, lembrando que foram três partidas em casa.

Primeira contra o Novorizontino, o Criciúma vencia por 1x0, o atacante Tiago Marques foi expulso e o time paulista em seguida empatou o jogo. A expulsão foi em razão do segundo cartão amarelo, lembrando que o primeiro foi por ter o jogador impedido a reposição do goleiro.

Segunda foi contra o Cruzeiro derrotado por 1x0. Desde os 25 minutos do primeiro tempo o Criciúma jogou com um a menos pela expulsão inconsequente do volante Léo Costa numa dura falta sem a mínima necessidade. O VAR identificou a jogada violenta. O gol foi marcado nos acréscimos do segundo tempo.

E a terceira foi contra o Brusque. O zagueiro Rayan foi expulso nos acréscimos do primeiro tempo por jogada violenta denunciada pelo VAR. O jogo estava 0x0 e o Brusque fez seu gol no segundo, decretando a derrota do Criciúma por 1x0.

Nestes nove pontos disputados em casa o Criciúma conquistou apenas um misero pontinho. Não houvesse estas expulsões sem a mínima necessidade poderia ter feito alguns pontos a mais.

Agora os dois jogos fora de casa que o Criciúma jogou um a mais, devido às expulsões dos adversários.

Primeiro contra o Bahia que teve um jogador expulso quando o Criciúma vencia por 1x0. Um zagueiro do Bahia foi expulso no último minuto do primeiro tempo e no segundo o Criciúma sofreu a virada perdendo por 2x1. 

Finalmente o jogo em Recife nesta quarta-feira. Depois de um primeiro tempo empatado em 1x1, o Náutico teve um zagueiro expulso aos 17 do segundo tempo. O Criciúma jogou com um a mais durante mais de 30 minutos e foi incapaz de vencer.

Dos seis pontos disputados com um jogador a mais de novo apenas um pontinho conquistado. Estes seis pontos poderiam ter colocado o Criciúma numa situação privilegiada na série B.

Quer dizer, neste recorte de cinco jogos com expulsões a favor e contra o Criciúma conquistou apenas dois pontos. 

Falar do jogo contra o Náutico seria apenas redundante, pois o que fica marcada é a falta de qualidade a total incapacidade do time apresentar um futebol mais eficiente.
 

Por João Nassif 27/06/2022 - 22:45

Desde antes do começo fomos insistentemente ouvidos que a série B do brasileiro de 2022 era a série dos sonhos, a mais difícil que colocaria na disputa três gigantes do futebol brasileiro e outros que já haviam conquistados competições nacionais.

Nem preciso ficar aqui enumerando a série de títulos dos três gigantes, Cruzeiro, Grêmio e Vasco da Gama, mas posso dizer que Sport, Bahia e Guarani também estão pelas suas conquistas na história do futebol nacional.

Pois bem, já cumpridas 14 rodadas o que se pode ver é o Cruzeiro e o Vasco da Gama sobrando nas primeiras colocações enquanto o Grêmio a duras penas se equilibra na última vaga para o acesso.

O Bahia ainda em terceiro vem em queda livre enquanto o Sport está em quinto lugar um ponto atrás do time gaúcho. A cultura do futebol brasileiro é cruel, tanto Bahia quanto o Sport tiveram seus treinadores demitidos após o final de semana. A grande decepção é o Guarani que desde o início se enfiou na zona do rebaixamento e continua na penúltima posição sinalizando um eventual descenso.

Então pergunto. Onde está o maior campeonato da história da série B? Olhando a tabela vemos o Tombense colado no G-4, a diferença para o Grêmio é de apenas dois pontos e logo em seguida o Criciúma que está a três pontos do Grêmio.

São vários outros times próximos das primeiras colocações, portanto a premissa inicial fica invalidada, pois com certeza não é o grande campeonato da segunda divisão apregoado desde antes ser iniciado.

Foram marcados até agora 234 gols em 138 jogos com média de 1,76 gols por jogo, retrato da ineficiência dos ataques. Vasco da Gama e Tombense com 16 gols e o Cruzeiro com o mesmo número, mas um jogo a menos são os melhores ataques.


 

Por João Nassif 25/06/2022 - 21:05

O Criciúma repete nos últimos jogos pela série B o roteiro de 2021 quando conseguiu o acesso. Com jogos ruins em que foi notória a falta de qualidade, outros deprimentes, os resultados falaram mais alto e o clube foi do acesso à grande possiblidade de alcançar o objetivo principal que é permanecer na segunda divisão.

Um ponto tem que ser elogiado que é a entrega dos jogadores. Todos se esforçam ao máximo, muitos até o limite e desta forma sofrem lesões que desfalcam o time, algumas vezes por força de suspensões.

Ainda não consegui definir a falta de um melhor desempenho, se pelo sistema ou pela falta de qualidade que impede alcançar vitorias mais tranquilas.

Os últimos jogos, sejam no catarinense ou no brasileiro escancaram esta dúvida. Time titular, time reserva, todos sofrem do mesmo mal.

Fazendo um rápido retrospecto, desde o jogo em Chapecó aconteceram situações totalmente aleatórias para o resultado que inibiram o desempenho. No meio teve a derrota em casa para o Brusque.

Contra a Chapecoense o Criciúma conseguiu uma virada por dois gols estranhos. O primeiro contra numa lambança da zaga e do goleiro e o segundo o mais bizarro o Marquinhos Gabriel recebeu em progressão duas assistências dos jogadores adversários.

No último jogo do catarinense a vitórias veio por um gol contra do Metropolitano, numa competição em que a hierarquia teria que prevalecer sem nenhum susto.

E finalmente a vitória sobre o Vila Nova pelo campeonato brasileiro. Só ganhou por um erro clamoroso do árbitro e do elemento que operava o VAR.

Perceberam, nos últimos quatro jogos três vitórias onde o resultado se sobrepôs ao rendimento e no outro a derrota para o Brusque.

Se o VAR cometeu mais uma de tantas bobagens que está deixando o futebol brasileiro refém dos péssimos árbitros, o Criciúma não teve nada a ver com o pênalti mal marcado, pois já foi prejudicado e beneficiado em outras ocasiões.

Estava curioso para ouvir a palavra do técnico Cláudio Tencati sobre o lance que lhe deu a vitória. Infelizmente na coletiva pós jogo ninguém se atreveu a fazer a única pergunta que valia a pena. Quando é contra o Criciúma ouvimos um Tencati eloquente, mesmo afirmando que não gosta de falar em arbitragem.  
 

Por João Nassif 22/06/2022 - 23:15

Foi uma noite inesquecível, mais de 100 torcedores se deslocaram do Distrito e puderam ver uma vitória sem contestação de um time que luta por honrar a fiel e participativa comunidade que há muito tempo dá carinho para seus jogadores, sejam eles amadores ou profissionais.

O Caravaggio Futebol Clube depois de inúmeras conquistas em campeonatos amadores, com menos de dois anos está fazendo história nas competições profissionais de Santa Catarina.

Esta ascensão meteórica desde o acesso para a série B em seu primeiro ano já enfrentou adversários tradicionais e conseguiu atingir uma pontuação que lhe dá a certeza de poder alcançar seu primeiro objetivo que é permanecer na segunda divisão do estadual.

As vitórias contra o Carlos Renaux e contra o Tubarão, somadas ao espetacular empate contra o Criciúma, grande time da competição, podem fazer esquecer os pontos que serão perdidos no tapetão.

De qualquer maneira a festa no Domingos Silveira Gonzales deve continuar em outros jogos, pois todos têm consciência das limitações do time, mas a certeza de que não irá faltar a luta pelos resultados como tem acontecido em todos os jogos com os jogadores cada vez mais honrando a camisa do clube.
 
 

Por João Nassif 17/06/2022 - 23:05

Definitivamente não tenho a mínima intimidade com uma bola de cristal. Não sou afeito a fazer previsões e resolvi fazer uma dando ao Criciúma um voto de confiança que levaria o time, mesmo que temporariamente ao grupo de acesso na série B.

Com duas vitórias consistentes, inclusive a segunda de virada fora de casa e a tabela indicando dois jogos no Heriberto Hülse e outro no Recife contra um Náutico na zona de rebaixamento, previ três vitórias e os pontos para consolidação do time no G-4.

O primeiro jogo destes três fez com que eu visse frustrada minha previsão, pois o time do Tencati fez em casa seu pior jogo no campeonato. Num jogo sofrível tanto do Criciúma como do Brusque a vitória somente poderia acontecer num lance isolado de bola parada.

O Criciúma fugiu completamente de sua forma de jogar, não no conceito, mas na execução, com praticamente todos os jogadores num rendimento muito abaixo do que vinham apresentando.

Cansaço? Não creio o time correu até o final. Esquema de jogo? Foi mantida a forma de jogar. Então qual o problema? O adversário marcou muito forte, mas faltou ao Criciúma a sabedoria de superar o bloqueio, muito a ver com a falta de alternativas que não foram encontradas durante o jogo.

Com o devido reconhecimento de uma previsão que deu errado, espero que nos dois jogos que virão na sequência não aconteça o mesmo rendimento e o Criciúma possa reencontrar o caminho das vitórias. 
 

Por João Nassif 17/06/2022 - 07:37

Não poderia ser mais favorável para o Criciúma o roteiro dos próximos três jogos pela série B, deixando bem claro que o momento do Criciúma é que propicia esta projeção.

Já dizia um dirigente de futebol do Rio Grande do Sul que é o time que faz a tabela e o Criciúma tem seguido este ditado com muita eficiência.

Os 16 pontos conquistados colocam o Tigre numa situação de enxergar com nitidez a zona de acesso da qual está separado por apenas três pontos. O Sport é o 4º colocado com 19 e o Grêmio vem na 5ª posição com 18, quer dizer se o Criciúma vencer o Brusque hoje à noite em casa irá dormir no G-4, pois tanto Sport como o Grêmio irão jogar somente amanhã.

E porque o roteiro é favorável, pois além do Brusque o Criciúma jogará novamente no Heriberto Hülse contra o Vila Nova que é o lanterna e depois em Recife contra o Náutico que neste momento está na zona de rebaixamento.

Mantendo o nível dos últimos jogos o jogar fora de casa não será problema. Depois de flertar com o Z-4 poucas rodadas atrás, duas vitórias seguidas, inclusive uma fora de casa deixam o Criciúma na possibilidade real de sonhar com o acesso.
 

Por João Nassif 11/06/2022 - 09:52

Mais importante que as duas vitórias consecutivas, que a primeira fora de casa, que a quebra de um tabu de 14 anos foi o salto que o Criciúma deu na classificação da série B.

Saindo na zona do rebaixamento para encostar no grupo de acesso, sinalizando pelo futebol que vem jogando que o segundo objetivo será rapidamente alcançado. Objetivo de brigar na parte de cima da tabela.

Novamente o sistema funcionou, uma forte marcação e a retomada quase que imediata da bola com forte domínio do meio de campo e a possibilidade de encaminhar as jogadas ofensivas durante o andamento do jogo.

O esquema é responsável para inibir o adversário de quando jogar em casa dominar o jogo e a amostragem das partidas na Bahia e ontem em Chapecó deixou a marca de um time que sabe se impor em qualquer ambiente inclusive com mais eloquência quando no Heriberto Hülse.

Não tenho nenhum receio em afirmar que esta forma de atuação coloca o Criciúma como um dos times mais fortes desta competição.

Sem exageros, continuando neste ritmo o time do Tencati poderá pensar seriamente no acesso. E mais, a tranquilidade administrativa dá suporte ao futebol e este entrelaçamento entre diretoria, comissão técnica, elenco e principalmente a torcida certamente trará enorme emoções até o final do campeonato.

E a Chapecoense? Dá pena, um time que ficou tantos anos na série A, era praticamente imbatível na Arena Condá não consegue levar pouco mais de 2 mil torcedores à um jogo da maior importância e hoje é um arremedo de time de futebol. Ainda tem jogos na rodada e é quase certo que irá terminar na zona do rebaixamento. Pelo futebol que mostrou contra o Criciúma terá dificuldades para escapar da degola. 
 

Por João Nassif 08/06/2022 - 01:30 Atualizado em 08/06/2022 - 07:17

A recuperação do Criciúma no campeonato veio nos primeiros seis minutos do jogo de ontem. Com um gol contra do lateral adversário e outro do Marcelo Hermes, lateral, artilheiro e melhor do time contra o Sampaio o Tigre desenhou a vitória que poderia ter sido por um placar muito mais elevado.

Ficou nos 3x1, mas criou outras várias situações que foram desperdiçadas ainda pela deficiência ofensiva. Caio Dantas que fez o terceiro gol finalmente desencantou, ele que foi contratado para fazer o que mais sabe, pois é um artilheiro potencial.

Mesmo com a imposição sobre um Sampaio Correa o Criciúma oscilou, principalmente na parte final do primeiro tempo quando sofreu o gol, mas no início da volta do intervalo fez o terceiro gol e daí em diante não foi ameaçado atingindo a vitória redentora e um salto considerável na classificação.

Depois destas considerações gerais quero fazer referência ao Cláudio Tencati. Na cultura do futebol brasileiro bem absorvida pelos torcedores, depois de três resultados negativos as críticas começaram, algumas bem fortes contestando o trabalho do técnico.

Depois da derrota na Bahia as críticas aumentaram, procurei analisar com racionalidade e afirmei que o trabalho era muito bom, o planejamento bem-feito para cada jogo e se os resultados não foram conquistados o problema não era do conceito de jogo, mas sim da execução.

A manutenção do mesmo time para o jogo de ontem foi estratégica e mostrou a confiança do treinador no seu projeto. Com o sucesso de um jogo disputado com a intensidade programada e com as normais oscilações creio que as críticas devem cessar.

A festa que novamente se viu no estádio será certamente um forte apoio para o técnico e seus comandados.
 

Por João Nassif 07/06/2022 - 16:59

O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil foi insano. Colocou frente a frente seis dos times do futebol brasileiro.

Corinthians x Santos, São Paulo x Palmeiras e Atlético Mineiro x Flamengo, jogos que deixarão pelo caminho três dos quase os todos favoritos para o título. 

Obvio que nos outros cinco confrontos teremos alguns times que vivem um bom momento, casos de América Mineiro e Athletico Paranaense, mas sem dúvidas as três principais disputam são as que trarão maior expectativa pela classificação.

O calendário que certamente é mais insano que o sorteio irá obrigar os confrontos pela competição nacional misturados com Libertadores, Sul-Americana e o próprio campeonato brasileiro.

Emoções não irão faltar nos próximos quase 40 dias onde deverá prevalecer um bom planejamento por parte das comissões técnicas e muito certamente da capacidade de plantel de cada clube.
 

Por João Nassif 05/06/2022 - 12:26

De novo! Jogou com nunca e perdeu com sempre. Sei que estou sendo repetitivo, mas não vejo outra forma de analisar o Criciúma em diversos jogos neste campeonato.

Em Salvador foi um festival de gols perdidos, o Criciúma dominou o jogo quase que totalmente, mas esbarrou em suas próprias deficiências. Deficiências que vão desde a falta de qualidade na hora das finalizações até vacilos pontuais no setor defensivo que é o melhor compartimento do time.

Perceberam que não crucifiquei o técnico que faz um bom trabalho no planejamento para cada jogo, explorando os pontos fracos dos adversários e se precavendo sobre os pontos fortes. A execução é que tem sido deficiente e levado o time aos resultados negativos.

A entrada na zona do rebaixamento depois de 10 rodadas é o fator mais preocupante. Preocupa porque a pressão aumenta e mesmo que o próximo jogo seja em casa, alguns resultados negativos no Heriberto Hülse deixam dúvidas em relação ao futuro.

Por sorte do Tigre o campeonato está dentro de um grande equilíbrio, a distância do Criciúma em 17º com 10 pontos é de quatro pontos para o Grêmio que está na 5ª posição.

Muito bem, a distância para conseguir um respiro na tabela é pequena. A dúvida é se o time do Cláudio Tencati vai continuar jogando como sempre e vencer como não conseguiu até agora.  
 
 

Por João Nassif 29/05/2022 - 09:14

Deixando de lado as questões da arbitragem que examinarei mais adiante, para mim ficou claro que apesar da derrota o Criciúma fez uma partida heroica na noite da última sexta-feira.

Jogou três quartos da partida com um jogador a menos, soube se defender de maneira exemplar e a perda do pontinho que seria muito exaltado veio somente no último lance do jogo.

Se o setor defensivo tem sido o que melhor tem se comportado no campeonato, quando baixou as linhas depois da perda de um jogador ficou quase que intransponível, tanto que o gol foi marcado com um arremate bem colocado de fora da área.

 

As mudanças promovidas pelo técnico para suprir a desvantagem numérica acabaram não dando resultado, principalmente com a saída do Thiago Alagoano que foi o sacrificado para recomposição do meio campo pela perda de um volante de contenção.

Quando saiu o Rafael Bilu que era o jogador do desafogo e do contra-ataque o Criciúma perdeu qualquer possibilidade de alcançar a vitória.

Mas, foi um jogo heroico que projeta uma campanha consistente e uma boa perspectiva de atingir o principal objetivo de permanecer na série B do campeonato brasileiro.

ARBITRAGEM. A expulsão foi correta mesmo que o árbitro tenha sido chamado pelo VAR para modificar o cartão dado no momento da falta cometida pelo volante Léo Costa. O gol do Marcelo Hermes foi corretamente anulado pelo toque com o braço que impulsionou a bola para o gol, também pela atuação do VAR. 

Portanto, a arbitragem não foi a responsável pela derrota.
 

Por João Nassif 20/05/2022 - 00:15

O técnico Cláudio Tencati valorizou bastante o ponto conquistado contra o Grêmio, então faço coro, vou dizer que foi um excelente resultado se olharmos a tabela e a posição do Criciúma que continua próxima dos primeiros colocados.

A rodada terá sequência até domingo e alguma coisa poderá mudar, mas os 10 pontos conquistados até agora dão folego para as dificuldades que virão pela frente.

Os mais exigentes poderão argumentar que o Criciúma poderia ter vencido, concordo, pois teve imposição, principalmente no segundo tempo contra um Grêmio desfigurado que não é sombra do time que já foi quando jogou a segunda divisão.

Esperava um time com fome de bola depois das fortes cobranças após o empate em Itu, mas por mais que tenha havido mais competitividade a qualidade foi mínima, quase nada e o empate também ficou de acordo com o apresentado pelo time gaúcho.

Do mesmo modo o Criciúma que dominou grande parte do jogo, teve intensidade no setor central e alguma coisa pelo lado esquerdo do ataque, mas a falta de maior qualidade esbarrou em algumas decisões erradas, o péssimo último passe e muitos erros nas finalizações.

Por tudo isso o empate foi justo e muito comemorado pelo torcedor carvoeiro que novamente deu um show nas arquibancadas da Arena.

O grande contingente de torcedores embalados pela Torcida Os Tigres que fez uma grande festa que certamente continuou na volta para casa.

Foi um grande aquecimento para o próximo jogo, em casa contra outro dos grandes clubes desta série B. 
 

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito