Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 02/10/2025 - 17:07 Atualizado em 02/10/2025 - 17:48

Tive o privilegio de ser sócio do Milton Carvalho, no Jornal da Manhã. Na época, éramos três socios diretores - ele, eu e Walter Dieter. Todos os dias, final de tarde, batíamos ponto no Bezerrão, que ficava na esquina. Era a melhor hora.

Uma conversa de balanço do dia na empresa, os negocios, os projetos, as idéias. E depois, a resenha. Que se arrastava por horas.

Normalmente, o Bezerra, dono da casa, sentava à mesa. E se não sentava, ficava ao lado, em pé, dando pitaco.

Três grandes amigos que ja se foram.

Nesta quinta-feira, fui me despedir do Miltinho.

Pela manhã, cedo, informado pelo Renato, seu irmão, tive que cumprir o deve de passar a notícia na Som Maior. Com o coração partido. É o tipo de informação que passo adiante por obrigação!

Homem bom, sério até a medula, organizado, tudo arrumadinho, amigo, fraterno, leal.

Era estilo "seu Heitor", o pai dele, com quem trabalhamos no Jornal da Manhã. Foi o nosso financeiro. Uma figura. O mais animado dos quatro, mesmo nos momentos de maior aperto. Sempre otimista.

Miltinho foi gerente de vendas da Crivel (primeira concessionária Volks de Criciúma), foi corretor de imoveis, teve a sua corretora, foi vendedor, gerente da Forauto, da rádio Hulha Negra. Mas o sonho realizado foi ser presidente do Criciúma.

Naquelas conversas depois do expediente no Bezerrão ele estava no auge. Começou alí falar nisso. A projetar chegar lá.

E chegou.

E foi um grande presidente. Foi campeão, teve participação direta na construção do centro de treinamento, e moderniozuo clube.

 Mas, tudo isso é biografia, é registro histórico.

O melhor do Miltinho era a interação, a conversa. Sempre agradável, inteligente, gentleman.

Não tinhamos as mesmas idéias sempre, divergíamos em muitas coisas, mas sempre respeito mútuo, e admiração.

Deixa saudades e boas lembranças.

Vai com Deus, Obrigado.

 

 

 

    

  

 

  

Por Adelor Lessa 01/10/2025 - 22:39 Atualizado em 02/10/2025 - 07:19

O Ministério Público de Urussanga, pelo promotor Joel Zanelato, se manifestou hoje a favor do pedido protocolado pela direção da Câmara de Vereadores, pela cassação da liminar e retomada do processo de cassação de mandato do vereador Luan Varnier (MDB).

O promotor sustenta que seu parecer se dá pela ausência de ilegalidades.

O vereador Luan Varnier protocolou recurso na Justiça, com pedido de liminar, argumentando que o processo estaria marcado por ilegalidades. A liminar foi concedida, e o juíz pediu parecer do Ministério Público, para depois fazer julgametno de mérito.

No recurso, Luan alegou cerceamento de defesa por ausência de intimação, afirmando não ter sido notificado para reuniões deliberativas da comissão processante. Disse ainda que não teve vicio de ilegalidade no parecer sinal da comissão (que foi pela sua cassação, e sustentou ainda a ausência de justa causa para processo.

Nas sustentação do seu parecer, o promotor sustenta que o procedimento adotado pela comissão processante segue uma prática consolidada na Câmara Municipal, da qual o próprio Impetrante participou em outras ocasiões, seja como membro ou presidente de comissões. "Sua conduta anterior, ao validar e aplicar o mesmo rito que agora impugna, cria uma legítima expectativa de que tal procedimento é regular", acrescentou.

Por fim, arremata: "não havendo exigência legal para intimação prévia em reuniões de natureza interna e não tendo o Impetrante demonstrado qualquer prejuízo efetivo, a alegação de cerceamento de defesa deve ser rechaçada".

 Na conclusão, manifesta-se por negar o pedido do mandado de segurança protocolado pelo vereador Luan, com a consequente revogação da liminar deferida, e retomada do processo de cassação.

Agora, o juíz da comarca vai decidir a respeito nos próximos dias.

 

 

Por Adelor Lessa 01/10/2025 - 21:10 Atualizado em 02/10/2025 - 06:47

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), com o senador Esperidião Amin (PP) e prefeitos de Laguna e Jaguaruna, Preto Cripa (PL) e Laerte Silva (PODEMOS), conseguiram avanços importantes hoje na polêmica da linha vermelha da Apa da Baleia Franca durante reuniões realizadas hoje, em Brasilia, na Advocacia-Geral da União (AGU) e no Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Objetivamente, as reuniões trataram da situação fundiária da APA da Baleia Franca, que atinge mais de 50 mil famílias nos municípios.

A advogada Natalia Foster, diretora de Regularização Fundiária de Santa Catarina, também participou das reuniões.

Durante as reuniões, foram relatados os impactos da falta de regularização, como cortes diários de energia elétrica(com mais de mil desligamentos previstos até dezembro), risco de perda de moradia e vulnerabilidade de famílias que vivem há décadas nos locais, muitas delas já em terceira geração.

Entre os encaminhamentos definidos, destacam-se:
    •    Garantia da manutenção de serviços essenciais (água e energia) até a conclusão dos processos de regularização;
    •    Reconhecimento da Reurb como instrumento legal para conciliar preservação ambiental e direito à moradia;
    •    Fortalecimento do protagonismo das prefeituras na condução da política de regularização;
    •    Criação de um Grupo Técnico para análise de projetos-piloto, com participação de prefeituras, ICMBio, AGU, Ministério Público e apoio do gabinete da deputada Geovania de Sá;
    •    Agendamento de nova reunião entre ICMBio, AGU e Ministério Público (Federal e Estadual) para alinhar os próximos passos.

O parecer da AGU foi considerado um avanço importante para dar segurança jurídica ao processo, e a abertura ao diálogo institucional foi destacada como essencial para equilibrar a preservação ambiental com o direito fundamental à moradia.


 

Por Adelor Lessa 27/09/2025 - 13:47 Atualizado em 27/09/2025 - 14:21

Neste sábado (27), o Republicanos do Extremo Sul, região da AMESC, coordenado pelo Advogado Dr. Marco Antônio Mota, o Motinha, filho do Ex-Deputado Manoel Mota, que vem realizando um belo trabalho na região, faz um Encontro Regional para receber os Prefeitos de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos, popular Kekinha e de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, além de outros simpatizantes, vereadores, vice-prefeitos, ex-vereadores, e suplentes de vereador.

Mas o ponto alto do evento, foi a aparição pública da Deputada Federal Geovânia de Sá, ela que se elegeu pelo PSDB, e vinha flertando com o PSD. Sua base eleitoral é consolidada no Sul de SC, mas com bom trânsito em todo o estado e também na Igreja Assembléia de Deus vem buscando um espaço para a sua reeleição, e pelo que tudo indica ela estará no grupo político liderado pelo Governador Jorginho Mello, muito bem construído também pelo filho do próprio Governador, Bruno Mello, em 2026.

Jorge Goetten que além de Deputado Federal eleito, tem como característica peculiar construção partidária forte, fez isso muito bem antes de ser Deputado Federal como Vice-presidente Estadual do PL em conjunto com o então Senador Jorginho Mello até o ano de 2022, quando se elegeu Deputado e Jorginho ao Governo de SC, e em 2024, assumiu a missão do Governador para liderar o Republicanos em SC.

”Sem dúvida nenhuma que a presença da Deputada Geovânia de Sá, essa parlamentar que tem feito a diferença no Congresso Nacional em favor de SC, engrandece as fileiras do Republicanos, e isso só é possível pelo desprendimento dela em construir um mandato ouvindo seus correligionários, a população e vendo o que é melhor para levar seus liderados a um porto seguro, e não tenho dúvidas que ela ao decidir mudar a sua filiação para o Republicanos na janela partidária, ela garantirá uma das 3 cadeiras que o Republicanos de SC fará em 2026”, enfatizou Goetten.

Por Adelor Lessa 27/09/2025 - 10:19 Atualizado em 27/09/2025 - 10:54

Com a presença do presidente estadual do Republicanos, deputado federal Jorge Goetten, foi realizado ontem à noite, em Tubarão, ato político das candidaturas do empresário José Roberto a deputado federal e do advogado Jefferson Monteiro a estadual.  

Participaram empresários do setor de proteção veicular com atuação no sul catarinense, base da candidatura de José Roberto.

Hoje o setor da proteção veicular no Estado possui mais de 110 associações organizadas e números de associados e colaboradores que impressionam: são mais de 700 mil usuários, 6mil pessoas empregadas diretamente, aproximadamente 500 lojas sediadas e milhares de prestadores de serviços, como oficinas, funilarias, autopeças, guincheiros, entre outros.

A deputada federal Geovania de Sá, ainda no PSDB, vai se filiar no Republicanos no inicio de 2026 para disputar nova reeleição.

Por Adelor Lessa 27/09/2025 - 10:11 Atualizado em 30/09/2025 - 16:05

A reunião em Criciúma mostrou que o Fórum Parlamentar está efetivamente trabalhando pela solução para a passagem da Br 101 pelo Morro dos Cavalos.

O deputado Pedro Uczai, coordenador do Fórum, faz um trabalho importante, atuando junto ao Governo como representante do estado, com uma postura acima da sua vinculação partidária.

A reunião foi prestigiada, com bom público, incluindo vários prefeitos, vereadores, deputados estaduais, empresários e dirigentes de entidades.

Dos cinco deputados federais da região, três participaram - Vampiro, Ricardo Guidi e Daniel Freitas.

As deputadas Julia Zanatta e Geovânia de Sá não participaram.

A principal informação da reunião do Fórum foi do senador Amin.

Ele disse ter ouvido do atual Superintendente do DNIT, engenheiro Amauri, em reunião na Fiesc, que o Governo Federal, pelo Ministéro dos Transportes, não acatou o projeto do contorno ao Morro dos Cavalos.      

Não se trata de uma informação tirada de conversa de corredor, ou de especulação de bastidores. Foi declaração feita por autoridade do Governo, representante oficial do Ministro no estado, durante reunião oficial das Fiesc.

Governo do estado ainda não foi informado oficialmente.  Nem o Fórum parlamentar foi inteirado disso. 
Tanto que Pedro Uczai disse que não tem tal informação.

Mas, levando em conta o que informou o Superintendente do Dnit, é preciso saber o que fará o Governador Jorginho Mello.

Vai assimilar a decisão de Brasília e arquivar o projeto do contorno, ou levar adiante e executar a obra com recursos do estado? 

De outro lado, é provável que o Governo Federal decida pela construção de dois tuneis, obra feita pela CCR, concessionária do trecho sul.

A reunião do Fórum mostrou que o assunto está andando, que o processo não esta abandonado numa mesa de canto do Ministério.

Outubro deverá ser o mês de decisões a respeito.

Enfim, há luz no fim do túnel!  

Por Adelor Lessa 26/09/2025 - 18:24 Atualizado em 26/09/2025 - 19:16

A reunião em Criciúma mostrou que o Fórum Parlamentar está efetivamente trabalhando pela solução para a passagem da Br 101 pelo Morro dos Cavalos.

O deputado Pedro Uczai, coordenador do Fórum, faz um trabalho importante, atuando junto ao Governo como representante do estado, com uma postura acima da sua vinculação partidária.

A reunião foi prestigiada, com bom público, incluindo vários prefeitos, vereadores, deputados estaduais, empresários e dirigentes de entidades.

Dos cinco deputados federais da região, três participaram - Vampiro, Ricardo Guidi e Daniel Freitas.

As deputadas Julia Zanatta e Geovânia de Sá não participaram.

A principal informação da reunião do Fórum foi do senador Amin.

Ele disse ter ouvido do Superintendente do DNIT, engenheiro Alysson, em reunião na Fiesc, que o Governo Federal, pelo Ministéro dos Transportes, não acatou o projeto do contorno ao Morro dos Cavalos.      

Não se trata de uma informação tirada de conversa de corredor, ou de especulação de bastidores. Foi declaração feita por autoridade do Governo, representante oficial do Ministro no estado, durante reunião oficial das Fiesc.

Governo do estado ainda não foi informado oficialmente.  Nem o Fórum parlamentar foi inteirado disso. 
Tanto que Pedro Uczai disse que não tem tal informação.

Mas, levando em conta o que informou o Superintendente do Dnit, é preciso saber o que fará o Governador Jorginho Mello.

Vai assimilar a decisão de Brasília e arquivar o projeto do contorno, ou levar adiante e executar a obra com recursos do estado? 

De outro lado, é provável que o Governo Federal decida pela construção de dois tuneis, obra feita pela CCR, concessionária do trecho sul.

A reunião do Fórum mostrou que o assunto está andando, que o processo não esta abandonado numa mesa de canto do Ministério.

Outubro deverá ser o mês de decisões a respeito.

Enfim, há luz no fim do túnel!  

Por Adelor Lessa 26/09/2025 - 16:12 Atualizado em 26/09/2025 - 17:05

Em decisão monocrática assinada agora à tarde, a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaeffer determinou a soltura do ex-prefeito de Pscaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza (MDB), que estava preso desde julho de 2024 por integrar organização criminosa e desvios praticados durante os seus mandatos.

Na decisão, a desembargadora revoga a prisão prevetiva e determina várias cautelares conficionantes, como uso de tornozeleira, manutenção de domicilio e proibição de se ausentar da comarca.

A desembargadora considerou na sua decisão o fato de Dayvisonn não ser mais o prefeito. O seu mandato encerrou em dezembro de 2024. "De certa forma, relativiza eventual risco à reiteração delitiva", escreveu.

No despacho, a desembargadora ressalta que ele foi preso preventivamente em julho de 2024, e acrescenta:

"Referido interstício de mais de um ano de prisão preventiva acautelou suficientemente a ordem pública e já permite que o réu recorra ao processo em liberdade, notadamente pela atual fase processual, já em grau recursal, nos termos do artigo 316 do Código de Processo Penal, comparecimetno periodico na prefeitura".   

Era o prefeito que estava preso pela Operação Mensageiro. Quase duas dezenas foram presos.

Por Adelor Lessa 25/09/2025 - 15:05 Atualizado em 25/09/2025 - 18:40

Os senadores salvaram o Congresso Nacional de um rotundo desgaste e livraram o país de um grave retrocesso.

Decidiram por unanimdiade enterrar a PEC da blindagem, ou da impunidade, ou da bandidagem.
E não se trata de direita ou esquerda.

Senador Esperidião Amin (PP) assim justificou seu voto / posição lúcida:

"Foram plantados no seu corpo (da Pec) três fatores diabolicamente premeditados: a inclusão de presidente de partido, o voto secreto e a generalização da sua cobertura, ou seja, abrangendo não crimes ligados ou situações ligadas ao exercício do mandato, e sim a outras coisas ligadas a banditismo, inclusive". 

Senador Alessandro Vieira (MDB) foi mais enfático e direto ao ponto:

"O projeto (PEC) incentiva a impunidade e abre as portas do Poder Legislativo para criminosos".

 Dos senadores de Santa Catarina que participaram da votação deu 2 x 0 para matar a PEC. Amin e Jorge Seif.

A decisão do Senado é reflexo da reação popular, do grito que veio das ruas e da pressão feita depois que a PEC foi aprovada por ampla maioria pela Câmara dos Deputados.

Se fosse aprovada pelo Senado, passaria a valer como lei e seria um retrocesso violento.
Ressuscitaria a votação secreta, o foro privilegiado, e consagraria a impunidade aos políticos. 
Mas, principalmente, estenderia tapete vermelho ao crime organizado!
Com a PEC aprovada e consagrada, o Congresso passaria a ser o espaço mais protegido para os chefes do crime no país.

A PEC era uma capa de proteção para a bandidagem!

Mas, a sociedade gritou, foi para as ruas, o Senado ouviu, sentiu a pressão, e fez o que tinha que fazer.
Mandou a PEC pro lixo! 

E agora, que feio que ficou para os deputado federais!
Por eles, a bandidagem estaria protegida, o crime organizado seria chamado para dentro do Congresso, teria tapete vermelho estendido, e os politicos seriam protegidos pelo manto da impunidade.

Por Adelor Lessa 25/09/2025 - 06:51 Atualizado em 25/09/2025 - 06:56

Quem apostou na expulsão do prefeito Preto Cripa do PL, errou feio.

Além de não ser expulso, o prefeito voltou para Laguna prestigiado, com liberação de recursos e obras anunciadas.

O prefeito foi recebido ontem pelo governador Jorginho Mello (PL). 

O governador não falou em expulsão, nem da possibilidade de desligamento do partido.

Confirmou a liberação de r$ 3,5 milhões para prefeitura de Laguna e garantiu a reabertura do porto da cidade durante 2026.

A possibilidade de expulsão ou desligamenteo do PL passou a ser especulada a partir da briga pública que o prefeito passou a ter com os deputados Zé Trovão, Julia Zanatta e Jessé Lopes, todos do PL.

Os deputados passaram a pressionar pela sua expulsão.

Na terça-feira, passou a circular nos bastidores que o prefeito seria expulso, ou teria que pedir desfiuliação.

No final, nem uma coisa, nem outra.

Preto continua no PL, não terá qualquer punição, e ainda teve liberação de recursos pelo Governo do estado.

 

   

   

Por Adelor Lessa 24/09/2025 - 21:36 Atualizado em 25/09/2025 - 06:32

Criciúma recebeu dois prêmios nacionais no evento Cidade CSC (Connected Smart Cities): Selo Prata em Ecossistemas de Inovação e o Selo Bronze em Cidades Inteligentes.

O prefeito Vaguinho Espíncola recebeu a premiação durante cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, em São Paulo.

O prefeito disse que as conquistas refletem o avanço de Criciúma em diferentes áreas.

“Criciúma mostra que está preparada para o futuro, aliando tecnologia, inovação e qualidade de vida. Esses selos reconhecem o trabalho de todos que acreditam no desenvolvimento da cidade e reforçam que estamos no caminho certo”, destacou.

O Selo de Ecossistemas de Inovação avalia políticas e estratégias voltadas ao desenvolvimento inovador, a transparência e o acesso à informação, além da capacidade de transformar ideias em resultados concretos. Já o Selo de Cidades Inteligentes reconhece práticas em planejamento urbano, infraestrutura tecnológica, governança e maturidade para parcerias.

O evento Cidade CSC é o maior da América Latina voltado a cidades inteligentes, reunindo prefeitos de todo o país em São Paulo.

Por Adelor Lessa 22/09/2025 - 18:24 Atualizado em 23/09/2025 - 07:06

O prefeito de Laguna, Preto Cripa (PL), registrou BO (boletim de ocorrência), ontem, contra a deputada federal Julia Zanatta (PL), por temer pela sua segurança, da sua familia e da equipe de governo na prefeitura.

O prefeito informa que a deputada fez postagem na sua rede social de imagens suas vestido em fantasia tradicional de carnaval, com a frase: "esse moço vai se arrepender até o último fio de cabelo de ter tocado no meu nome".

Na seqüência, ele acrescenta:

"A publicação se soma ao histórico da parlamentar de expor armas de fogo em público e adotar posturas agressivas, o que gera fundado temor pela minha segurança, de minha familia e da equipe de governo, diante do atual cenário de violência política no país".

Po fim, o prefeito Preto requer o registro formal da ameaça explícita feita pela deputada Julia, com análise de risco e eventual solicitação de medidas protetivas, e o reconhecimento do caráter continuado e orquestrado da perseguição, que transcende divergência política.

O início

As diferenças entre a deputada e o prefeito vem da eleição municipal de 2024. O prefeito diz que ela não participou da sua campanha e fez movimentos em favor do candidato adversário.

Isso veio à tona durante um debate numa rádio de Laguna, onde o prefeito disse que não é do PL da deputada Julia e do deputado Zé Trovão, alegando que eles não estiveram com ele na eleição.

A deputada reagiu no fim de semana, com videos e lives, onde defende sua expulsão do partido e faz criticas duras.

Disse que o governo de Preto está cheio de comissionados ligados ao PT e ao PC do B. 

Os deputados Zé Trovão e Jessé Lopes, os dois do PL, também publicaram vídeos com criticas ao prefeito e defendendo seu desligamento do partido.

Procurada ontem à noite, a deputada estava embarcando para Brasília e disse que sua reação ao BO registrado era uma "risada".   

Ela disse ainda que vai pedir na direção nacional do PL e na direção estadual a expulsão do prefeito.

Preto Cripa conversou com o governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, relatando o ocorrido.

O governador teria dito que iria conversar com a deputada.  

Em Laguna, já circula nos bastidores que o prefeito pode sair do PL e voltar ao Republicanos, partido onde já esteve filiado.

 

 

Por Adelor Lessa 22/09/2025 - 16:01 Atualizado em 22/09/2025 - 17:52

A ACIC está trazendo a Criciúma o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), uma das opiniões mais respeitadas autoridades da direita brasileira.

Caiado virá no dia 6 de outubro para uma palestra no auditório da ACIC, com mediação do empresário Ricardo Faria.

O governador estará no estado no dia anterior, e o presidente Frank Hobbold aproveitou das suas relações para trazê-lo a Criciúma para um encontro com os empresários da região.

Em Criciúma, vai falar sobre "O Brasil na visão de suass lideranças públicas e empresariais"

A intenção do presidente Frank durante o mandato é trazer palestrantes que tragam informações, sugestões e respostas para o setor produtivo.

O primeiro foi Cleverson Siewert, secretário da fazenda do estado.

 

    

 

 

Por Adelor Lessa 20/09/2025 - 18:40 Atualizado em 20/09/2025 - 19:01

Fato novo que pode interferir no processo que pode cassar o mandato do vereador Luan Varnier (MDB), em Urussanga.

Um áudio passou a circular, onde um vereador diz que teria que "resolver a situação" até o fim daquela semana.

A defesa do vereador Luan entende que o áudio confirma intenção de apressar o processo e que existe parcialidade por parte da comissão.

O audio é atribuído ao vereador Zé Bis (PP), presidente da comissão processante, que aprovou parecer pela cassação do vereador Luan.

Agora, o parecer precisa ser votado no plenário da Câmara, pelos nove vereadores.

A polêmica conversa veio a público alguns dias depois que sessão extraordinária, convocada para votação do parecer pela cassação, foi cancelada por decisão judicial, e o processo ficou suspenso.

O juíz da comarca, Roque Lopedote, concedeu liminar entendendo que deveria ter mais tempo para análise da legalidade do procedimento.

O vereador Luan comentou por nota:

“O conteúdo do áudio mostra claramente que o foco nunca foi a verdade. O objetivo era me silenciar. Estavam mais preocupados com o calendário da minha cirurgia do que com os fatos. Isso é grave e precisa ser investigado”.

A repercussão do "fato novo" tem movimentado a cidade.

Procurado para se manifestar a respeito, o vereador Zé Biz não atendeu ligação telefônica e não respondeu a mensagem. Assim que se manifestar, sua posição será aqui registrada.

 

Por Adelor Lessa 20/09/2025 - 08:13 Atualizado em 20/09/2025 - 08:55

O deputado Luiz Fernando Vampiro revelou na rádio Som Maior que tem convite para se filiar no Partido Novo.

O convite foi feito pelo presidente nacional do partido, Eduardo Fernandes Ribeiro, com a garantia de espaço para disputar a eleição de 2026.

Em Brasiília, Vampiro tem votado e se posicionado com o Novo em praticamente todas as pautas.

Mas, o deputado garante que só vai decidir sobre novo partido no início de 2026.

O que é certo é que não ficará no MDB. Um dos motivos, é que o partido está alinhado ao Governo Lula.

Vampiro tem conversas mais adiantadas com o PSD, para onde deve migrar.

Ele admitiu que no PSD pode ser candidato a deputado estadual ou federal, ou até não disputar eleição, dependendo do projeto do partido e dos espaços disponíveis.

A sua ida para o PSD está sendo encaminhada pelo deputado Julio Garcia, presidente da Assembléia Legislativa.

Julio está "mapeado" como candidato a federal em 2026, mas na reunião do comando estadual do partido em Balneário Camboriú, semana passada, disse que pode abrir mão para Vampiro se o espaço para ele ser candidato a estadual.

     

Por Adelor Lessa 19/09/2025 - 17:59 Atualizado em 19/09/2025 - 18:59

A vice-prefeita de Joinville, jornalista Rejane Gambin (NOVO), foi palestrante em um evento realizado em Criciúma sobre o protagonismo feminino na política. A mulher do prefeito Vaguinho (PSD), Giseli Bolan, estava presente (na foto, as duas de branco, na frente).

O evento foi organizado pela representante do “Mulheres pelo Novo” de Criciúma, a advogada Michele Marques, e reumiu mais de 30 mulheres.

A presidente da Associação das Mulheres Políticas do Sul (AMPS), Sabrina Minatto, foi uma das painelistas.

A vice-prefeita de Joinville veio a Criciúma para participar do Congresso Catarinense de Cidades Digitais, onde falou de programas implantados na sua cidade, e aproveitou para participar do evento com as mulheres. 

A grande maioria das participantes do evento são filiadas ou simpatizantes do Partido Novo.

Mas, também teve mulheres ligadas a outros partidos, com as vereadoras Maria Luiza Darolt (PP), de Cocal do Sul, e Gláucia Cesa Perico (MDB), de Siderópolis.

Por Adelor Lessa 19/09/2025 - 05:25 Atualizado em 19/09/2025 - 06:56

O advogado da região sul, Maurí Nascimento, foi o mais votado na sabatina feita pela OAB de Santa Catarina, na sua sede, em Florianópolis, ontem, com os 12 candidatos à vaga de desembargador destinada aos advogados no Tribunal de Justiça.

Maurí teve 108 votos. Marcio Vicari, segundo colocado, teve 106, e Giane Bello, 105 votos.

A sabatina foi a primeira etapa no processo para definição do novo desembargador.

Se ontem tivesse mais que 12 inscritos, a sabatina excluiria os menos votados.

Como tinha só 12, todos estão "classificados" para próxima etapa.

No dia 6 de outubro vai acontecer a eleição direta, com participação de todos os advogados do estado, para eleição de seis entre 12 candidatos.

A lista será posteriormente levada ao Tribunal de Justiça, que elegerá três.

A lista triplice vai à mesa do Governador Jorginho Mello para nomeação de um deles como novo desembargador.

A previsão é que o processo seja concluído ainda neste ano.

Primeiro colocado na sabatina de ontem, o advogado Mauri Nascimento continua entre os mais cotados para a vaga.

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 18/09/2025 - 17:34 Atualizado em 18/09/2025 - 18:10

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, é uma das mais respeitadas lideranças da direita brasileira, adversário ferrenho da esquerda.

Ele escreveu o seguinte sobre a PEC que aprovaram na Câmara dos Deputados, a toque de caixa, e que agora está indo para o Senado para ser apreciada e votada.

"A PEC da Blindagem, se for mesmo aprovada, representa o divórcio do Congresso Nacional com o povo brasileiro e terá conseqüências nefastas para a política nacional. Ela é um convite para o crime organizado entrar no Congresso pela porta da frente, disputando voto nas urnas, para proteger os chefes das facções do alcance da justiça. Espero que o Senado corrija o erro da Câmara e rejeite a proposta".

Ele publicou às 14h54.

Caiado manda ao lixo os discursos e lacrações de internet dando conta de que as criticas à PEC da Blindagem é coisa da esquerda ou de quem tem viés esquerdista. Nada disso. É postura de quem tem responsabilidade.

Hoje cedo, na rádio Som Maior, recuperei fatos que apontam para o crescimento da participação e influência do crime na política.

Listei noticias recentes.

Teve prisão do deputado do Rio, ligado ao Comando Vermelho, envolvido com o trafico e lavagem de dinheiro.

Antes disso, teve políticos investigados por crimes com suspeita de ligação com PCC e CV, doze eleitos em São Paulo ligados ao crime organizado, investigação da Polícia Federal identifica políticos aliados do PCC. 

Com a PEC da Blindagem, a bandidagem vai ser estimulada a mergulhar na política porque vai ter um manto de proteção.

Vai ter o mesmo efeito de estender tapete vermelho para a bandidagem.

Proteger deputado para discurso na tribuna, é café pequeno, é dos efeitos o menor. 

A PEC da blindagem interessa aos infratores, corruptos, picaretas da politica, mas principalmente ao crime organizado, que vai ter poder, influencia e proteção.

Por Adelor Lessa 17/09/2025 - 14:27 Atualizado em 17/09/2025 - 17:26

Um retrocesso em Brasília.

Não faz muito tempo, o país discutia como acabar com o Foro Privilegiado dos parlamentares, porque era um escudo de proteção para criminosos.  

Era a garantia que não seriam processados e julgados como os outros mortais.

Ontem, o privilégio voltou. E mais forte. 
 
Deputados federais levaram a voto, a toque de caixa, e aprovaram em duas votações, ontem à noite, a PEC que amplia o Foro Privilegiado dos deputados
PEC é proposta de emenda constitucional, porque tem que alterar a constituição para isso.

Para o entendimento de todos, a PEC prevê que o Congresso é quem passa a decidir qual investigação contra algum político do congresso poderá seguir adiante. Na real, os deputados vão decidir se alguma investigação contra algum deputado vai seguir adiante, independente do crime ou da acusação.

Pergunta: os deputados vão se proteger entre eles, fazendo valer o espírito de corpo, ou vão colaborar com a Justiça, se algum dos seus for suspeito de irregularidade?

E um detalhe:  além dos deputados e senadores, foram incluídos entre os beneficiados na PEC os presidentes de partidos - que também passam a ficar protegidos, amparados.

E mais um: tudo em votação secreta, para ninguém ficar sabendo quem protegeu quem!

Uma PEC de tamanha importância aprovada sem um debate público sequer. 
Ou algum deputado perguntou opinião de algum eleitor a respeito?

A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até r$ 5.000 por mês, que interessa a maioria da população, não foi votada ainda pelos deputados, está na fila, sem previsão. 
Mas, a PEC furou a fila e foi aprovada rapidinho.

Ela é chamada, pelos que a defendem, de PEC das prerrogativas. 
Mas, ela é a PEC dos privilégios, da blindagem, do protecionismo, do farinha pouca meu pirão primeiro.

O texto foi aprovado pela Câmara e agora segue para o Senado.
Os cinco deputados federais da região votaram a favor - Guidi, Julia, Daniel, Vampiro e Geovania.

Em agosto, uma pesquisa mostrava que o Congresso só tinha a aprovação de 11% dos entrevistados e era reprovado por 81%.
O STF, tão mal falado, era aprovado por 49% e rejeitado por 51%.

A baixa credibilidade dos deputados e senadores passa por posturas e posicionamentos do tipo.
E tende a ficar pior.
Porque a maioria deles, especialmente quem comanda (e manda), vai deixando a nítida impressão que estão lá para se beneficiar, não para fazer melhor vida das pessoas e a situação do país.

 

Por Adelor Lessa 16/09/2025 - 20:34 Atualizado em 17/09/2025 - 05:34

A entrevista do governador Jorginho Mello (PL) ao jornalista Anderson Silva, do NSC Total, trouxe fatos novos e confirmou especulações que interferem diretamente na montagem do quadro para eleição estadual de 2026.

Primeiro, nada a ver com a eleição de 2026, Jorginho confirmou que o ex-presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar, aceitou o seu convite e passará a integrar o Governo assim que retornar de uma viagem ao exterior com a familia. Vai comandar a Invest Santa Catarina, que coordenará as negociações para as parcerias com a iniciativa privada para investimentos no estado.

Depois, Jorginho admite pela primeira vez que o seu vice na chapa para eleição de 2026 pode ser do sul do estado.

Neste caso, o nome mais forte é o do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), se tiver o "chapão" com aliança entre PL e PSD.

Mais adiante, confirmou acordo fechado com o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre definição dos candidatos ao senado na sua chapa:

"Combinei com o presidente Bolsonaro: “presidente, em Santa Catarina a gente tem que participar”. Daí ele próprio disse: “então eu indico um e você indica outra”. Foi fechado o negócio. Então ele vai indicar um. Se o candidato dele é o Carlos Bolsonaro mesmo, vai ser o Carlos Bolsonaro. Eu vou indicar o outro. Seria a Carol de Toni, mas chapa pura eu não vou indicar. Daí eu vou indicar o Esperidião Amin".

Por fim, um fato novo. Jorginho disse que a deputada Caroline de Toni pode trocar de partido para ser candidata ao senado, com consentimento do PL:

"A Carol pode ir até para um outro partido. E a gente libera ela do PL. Ela vai pro outro partido, se elege e depois volta (pro PL)".

 

 

 

 

 

« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito