Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 20/06/2023 - 20:35 Atualizado em 21/06/2023 - 09:06

Mais um vexame proporcionado pela CBF numa acachapante derrota na Europa, agora para uma seleção africana. Aliás, desde o Catar, a Seleção Brasileira foi derrotada por Camarões na Copa do Mundo e por Marrocos e Senegal. Virou freguesa dos africanos. 

Causa preocupação e não somente de minha parte, mas de quem aprendeu respeitar a seleção nos seus três primeiros títulos mundiais. Os outros dois foram consequências do até então desorganizado futebol europeu. 

A partir de 2002, os europeus iniciaram um processo de remontagem em todos os níveis, nos gramados, no investimento nas categorias de base e na organização do calendário que permite em todas as datas disponíveis os confrontos entre suas seleções. 

Enquanto isso, a CBF, que tem na Seleção Brasileira sua galinha dos ovos, de ouro viu seu time não conseguir disputar sequer uma final de Copa do Mundo desde 2006. Pela ordem, França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Croácia acabaram com o sonho do hexa dos brasileiros.

E o vexame é tanto que o presidente da CBF ficou quase de joelhos para o Ancelotti aceitar ser o técnico da seleção na próxima Copa, na maior humilhação já sofrida pelo país em se tratando de futebol, superando, inclusive, os 7x1 de 2014. 

Chamou o técnico Ramón Menezes para ser o boi de piranha que, coitado, não tem o mínimo tempo para montar o time. Qualquer time médio do futebol brasileiro ganha com folga de Guiné. Quando o Brasil teve que enfrentar uma seleção de um nível mais superior foi aquilo visto em Portugal.

De vexame em cima de vexame seguimos em frente num calvário patrocinado pelos incompetentes cartolas do futebol brasileiro.
 

Por João Nassif 18/06/2023 - 20:50 Atualizado em 18/06/2023 - 20:50

Em novembro do ano passado depois de comandar o Athletico Paranaense na decisão da Libertadores, derrotado pelo Flamengo o técnico Luiz Felipe Scolari avisou que estava terminada sua carreira, vitoriosa, como técnico de futebol.

Estudava ser diretor do clube paranaense o que acabou acontecendo e escalou como técnico Paulo Turra, seu fiel escudeiro. O trabalho da dupla até então vinha sendo positivo com boas campanhas na Libertadores e no campeonato brasileiro deste ano.

Causou estranheza Felipão aceitar o convite para treinar o Atlético-MG. Mas, ficou novamente confirmado que o futebol repete a política. Nada é definitivo quando se tomam decisões que podem ser revisadas com o passar do tempo.

A mudança de partido, no caso clubes de futebol, além da ideologia são motivos que sugerem outros motivos, principalmente o financeiro.

No caso do Felipão, questão financeira não é o caso. Depois de longos anos na ativa, com bons contratos e vencedor de importantes competições deve ter sua vida e de seus dependentes tranquila por várias gerações.

Sua saída do Athletico motivou a diretoria do clube demitir Paulo Turra que voltará a ser seu escudeiro no time mineiro.

Por que a mudança? Não interessa a ninguém, somente a comprovação que uma verdade tem vida curta também no futebol. 

Por João Nassif 11/06/2023 - 20:27

O Vitória me fez lembrar da história da vaca que foi vista no alto de um poste. Ninguém sabe como subiu, mas é certo que vai cair. Causa surpresa ver o time baiano tantas rodadas na liderança da série B.

O Criciúma enfrentou um adversário que não colocou nenhum tipo de problema que ameaçasse sua vitória pela forma correta como se postou após fazer o gol no princípio do jogo.

Até o gol aos 15 minutos o Criciúma já dava mostras de superioridade e ficou a seu feitio administrar a vantagem. Fez um jogo físico muito forte, mesmo com os desfalques no meio de campo soube se recompor como tem sido talvez sua maior virtude, consolidando de maneira efetiva um setor defensivo que sofre poucos gols.

No segundo tempo todo deu a bola para o Vitória que mostrou não saber como atacar levantando muitas bolas facilitando a defesa e nas raras vezes em que conseguiu alguma vantagem não soube aproveitar, tanto que o Gustavo quase não trabalhou.

Aliás, no seu melhor estilo o goleiro do Criciúma levou cartão amarelo pela teimosia em atrasar a reposição. Já está manjado pelos árbitros.

Joga bem, joga mal, novamente joga bem o Criciúma vai avançando no campeonato oscilando como todos os times num campeonato longo em que fica difícil manter a regularidade e uma boa sequência de resultados positivos.

O importante foi o time responder positivamente depois da derrota em casa e uma vitória sobre o até então líder dá moral e tranquilidade para a o que virá pela frente.
 

Por João Nassif 09/06/2023 - 09:32 Atualizado em 09/06/2023 - 10:31

A Série B de 2022 foi a mais difícil para os times médios e pequenos do futebol brasileiro. A presença do Cruzeiro, Grêmio e Vasco da Gama, em princípio deixava apenas uma vaga em aberto para o acesso. Bahia e Sport também podem ser incluídos na primeira prateleira entre os times da Série B.

Depois de 11 rodadas, o Cruzeiro era o primeiro colocado com 28 pontos trazendo o Bahia em segundo com 22, o Vasco da Gama em terceiro com 21 e o Sport com 18 na quarta posição. O Grêmio era o quinto colocado com 17.

Agora, em 2023, apenas o Sport que foi sétimo colocado no campeonato anterior é cotado como favorito para o acesso. E vai justificando este favoritismo, pois atingiu a quarta posição com 20 pontos a cinco pontos do líder Vitória e com dois jogos a menos.

Além do Sport, Vitória, Vila Nova-GO, Criciúma e Ceará são times com tradição e estão entre os sete melhores depois de disputadas 11 rodadas.

Ainda é cedo para cravarmos os quatro que irão subir, mas comparando com 2022 o campeonato deste ano vai mostrando uma tendência que deixa em aberto a briga pelas quatro primeiras posições.

Só lembrando que, em 2022, o Criciúma estava na nona posição com 13 pontos depois de 11 rodadas. Agora, é o quinto colocado com 20 pontos depois de 11 jogos.
 
 

Por João Nassif 08/06/2023 - 19:30

Nem a força da torcida, que propiciou recorde de público no Heriberto Hülse, deu jeito no time. Novamente o Criciúma voltou a ter um desempenho ruim que determinou sua segunda derrota em casa nesta série B.

Até podemos admitir que fora de seus domínios o time tenha dificuldades, quase todas as equipes sofrem quando visitantes, mas não é justificativa. Pior é quando não conseguem apresentar um futebol mais consistente quando jogam em casa.

A forma de jogar do Criciúma tem que ser repensada pelo técnico, o segundo tempo contra o Atlético-GO iludiu a todos e contra o Juventude o time voltou ao modo de antes, sem criatividade, sem força ofensiva e vivendo para encontrar uma bolinha salvadora.

O Juventude que vem escalando a classificação com seis vitórias seguidas também criou pouco, mas encontrou uma bola parada para fazer seu gol depois do Gustavo operar novamente um quase milagre.

Chances mesmo o Criciúma teve apenas uma no último segundo quando o Torrão recebeu livre na área pela direita e jogou para fora. Um chute cruzado do Fellipe Matheus exigiu a única defesa do goleiro. No mais foram chuveirinhos na área facilmente controlados pela zaga e goleiro do Juventude.

Depois de 11 rodadas pela primeira vez o Criciúma fica fora do G-4 com os mesmos 20 pontos do Sport que tem dois jogos a menos, mas tem como ameaça o Mirassol e o Ceará, ambos com 19 e o Juventude agora sexto colocado com 18 pontos.

Sinal amarelo para o time do Tencati que irá enfrentar em Salvador o líder Vitória na próxima rodada.   

Por João Nassif 02/06/2023 - 23:51 Atualizado em 02/06/2023 - 23:55

O jogo de hoje à noite mostrou um Criciúma completamente diferente do que vinham apresentando nas últimas rodadas.

Desde o primeiro tempo em que deu amostragem do que faria durante todo o jogo, fez um segundo tempo de alto nível mostrando autoridade de quem joga em casa e uma superioridade incontestável sobre um adversário cotado para o acesso.

O esquema com três jogadores de características ofensivas, podemos dizer todos eles atacantes, mas com um trabalho de participação na marcação para evitar a sobrecarga nos homens de meio. 

Este dispositivo deu à equipe o equilíbrio para comandar o jogo contando também com o ótimo desempenho dos laterais, alas, que trabalharam muito forte pelos lados do campo.

O que mais chama atenção é a força defensiva do time. Chega a ser absurda a forma como é feita a recomposição nas poucas vezes em que o adversário consegue esboçar um contra-ataque. Também é digno de registro a vantagem na quase totalidade dos confrontos individuais.

O Cláudio Tencati teve inspiração ao colocar o João Carlos, num momento em que tinha o 1x0 a favor sabendo que o Atlético iria se atirar ao ataque e o atacante foi decisivo nos outros dois gols que geraram a primeira vitória do time pela diferença de três gols.

Depois de vários jogos com desempenho ruim, apesar dos resultados, a vitória de hoje foi um ponto fora da curva e deixou a expectativa, se repetir o desempenho, de um caminho positivo para a sequência do campeonato.

Por João Nassif 28/05/2023 - 22:04 Atualizado em 29/05/2023 - 10:33

O Criciúma começou a rodada na 3ª posição e a manteve depois dos jogos de sábado, dependendo de uma vitória em Mirassol para assumir a liderança nesta 9ª rodada.

Os empates do líder Vitoria na Ressacada e o empate entre o Atlético-GO e Botafogo deram ao Tigre o privilégio de ocupar a liderança caso vencesse no interior de São Paulo.

Novamente, o time do Cláudio Tencati foi ineficiente e não conseguiu encontrar o caminho do gol do adversário. O ataque foi modificado com a entrada do Fabinho no lugar do Vizeu e mesmo com o tão solicitado “beirada”, termo da moda, os meias e laterais de novo fracassaram e a derrota foi reflexo do mau jogo realizado.

Pergunta: Alguém viu o Marquinhos Gabriel por aí? 

Tenho repetido inúmeras vezes que a campanha não tem reflexo nos resultados. Bem ou quase sempre o mau desempenho fica ofuscado por algumas vitórias, a maioria delas sufocadas pelos adversários.

Ainda assim, o Criciúma termina a rodada na zona de classificação, agora caindo uma posição. É o 4º colocado e jogará em casa na sexta-feira contra o Atlético-GO, que despencou para o 7º lugar com 16 pontos, no entanto a um mísero pontinho do G-4. 

Portanto, é confronto direto. Que o Tencati dê um jeito neste time, pois a derrota decretará o Criciúma fora do G-4.

Por João Nassif 24/05/2023 - 23:53

De novo o goleiro Gustavo salvou mais uma vitória do Criciúma. Quando o time pela sua incapacidade não conseguia vencer, o goleiro salvava o empate e fazia com que o Criciúma sempre pontuasse e avançasse na classificação.

Contra o Sport, depois de um gol na abertura do jogo que sugeria uma vitória tranquila, o que se viu foi um time com poucas soluções ofensivas e com o passar do tempo apostando na espetacular forma de seu goleiro. Inclusive foi dominado em quase todo o segundo tempo.

Quando o Gustavo não chegava na bola a trave resolvia e foi assim mais uma vez nesta quarta-feira.

Não posso deixar passar que o miolo defensivo, mesmo com algumas dificuldades, principalmente para neutralizar o Vágner Love, principal atacante do adversário, teve um desempenho de acordo com a forma de jogar do time. Faz um gol, aposta na defesa no grito da torcida e joga todas as fichas no goleiro disparado o melhor jogador do Criciúma. 


E que não venham discutir. Este tem sido o DNA do Criciúma nos últimos anos. 

Caso o Criciúma consiga o acesso e pelo início tem potencial para tal, o clube tem obrigação de colocar no pátio do Heriberto Húlse uma estátua para Gustavo.

Por João Nassif 21/05/2023 - 20:49 Atualizado em 21/05/2023 - 22:02

Até jogar contra o Vila Nova na rodada anterior, o Criciúma estava sobrando na Série B depois de cinco jogos com quatro vitórias e um empate. Esses cinco jogos foram disputados com times na segunda página da classificação. 

Avaí, Ituano, Tombense e Ponte Preta foram presas fáceis e o empate no jogo contra o Londrina. A partir do jogo contra o Vila Nova, o Criciúma enfrentou times que brigam pelo G-4 e mostrou dificuldades para continuar na escalada de resultados positivos.

Em Goiânia, foi sumariamente amassado pelo Vila Nova e o empate aconteceu pela espetacular atuação do goleiro Gustavo. E neste domingo, contra o Ceará, novamente, o time fez um jogo muito ruim sem soluções para avançar no placar e achou um gol num chutaço do Marcelo Hermes que foi ao encontro do braço do jogador adversário.

Até se pode argumentar que os desfalques foram decisivos para a má atuação. Concordo, mas mesmo quem entrou não conseguiu fazer nada mais que jogar a bola na área pelo alto facilitando a defesa do Ceará garantir a vitória conquistada no primeiro tempo.

Mesmo com a vitória, o Ceará ainda permanece no 11º lugar, mas mostra um poder de reação para confirmar, como na previsão, que tem condições de brigar pelo acesso, afinal, ainda faltam 31 jogos para o final do campeonato.

Quarta-feira, o Criciúma terá um desafio dos mais indigestos. O jogo será novamente em casa contra um Sport que tem jogos atrasados e pode entrar na zona de acesso. Com o retorno dos titulares, certamente a perspectiva é de um futebol melhor que nos dois últimos jogos.

A força na torcida não foi suficiente para o Criciúma manter a invencibilidade em casa e no campeonato. Quem sabe agora com a casa novamente cheia, o time possa render mais e deixar os torcedores mais otimistas com relação ao futuro.

Por João Nassif 20/05/2023 - 13:10

Os jogos que iniciaram a 7ª rodada da série B com as derrotas do líder Vitória e o empate o Atlético-Go deixaram o Criciúma na 3ª posição. Nada que não possa ser revertido com o jogo do Tigre amanhã contra o Ceará no Heriberto Hülse.

Mais um time neste início do campeonato se credencia pela briga pelo acesso. O Mirassol que derrotou o Vitória mostrou capacidade, pelo menos nestas sete rodadas para sonhar com um possível acesso.

De qualquer maneira o Criciúma que mesmo com desfalques de titulares tem nas arquibancadas o diferencial para buscar os três pontos que o levarão para a liderança ao final da rodada.

A briga é boa e intensa, com vários times buscando o G-4 que não quer dizer muito, mas mostrando apenas uma tendência sobre o futuro da competição.
 

Por João Nassif 12/05/2023 - 21:30

O empate do Criciúma em Goiânia é um resultado que mostra aquilo que um time precisa para chegar ao título. Todos concordam que ficar entre os quatro primeiros nesta série B representa uma conquista, independente da posição. 

Contra o Vila Nova o Criciúma teve uma atuação espetacular do goleiro Gustavo e a inestimável ajuda das traves do estádio.

Jogando durante uma parte do jogo quando teve o Eder expulso e boa parte do segundo tempo com dois jogadores a menos o Criciúma foi massacrado pelo Vila Nova que não teve a competência para escapar da presença do Gustavo e a hostilidade das traves que impediram os três gols de uma grande vitória.

Um comentário para reflexão da comissão técnica comandada pelo Cláudio Tencati. O estado de alta tensão dos jogadores que entenderam ter havido uma falta a favor não marcada para na sequencia cometerem a falta que o árbitro sinalizou. 

O incidente gerou um protesto inexplicável que resultou em três cartões amarelos para na sequencia aparecer o cartão vermelho mostrado ao Eder. Vamos combinar, o atacante com sua experiencia de tantos anos no futebol italiano e na seleção da Itália jamais poderia ter a atitude que teve e o cartão vermelho foi bem aplicado.

Inclusive em muitos dos jogos anteriores o jogador quis mostrar seu status e teve atitude semelhante para complacência dos outros árbitros, tipo querer apitar o jogo.

A instabilidade emocional do time do Criciúma quando se vê acuado em campo é preocupante. O campeonato é longo e por mais que o time venha fazendo ótima campanha a continuar assim os nervos podem colocar tudo a perder.
  

Por João Nassif 09/05/2023 - 14:15

Com o fechamento da 5ª rodada da série B o Criciúma ao derrotar o Ituano manteve a ponta com 13 pontos. O Vitória com 12 é o segundo e até agora o único 100% de aproveitamento e com um jogo a menos.

Também com um jogo a menos o Vila Nova, próximo adversário do Criciúma ficou com 10 pontos na quarta posição. Caso o time goiano vença o confronto poderá tomar a liderança do Criciúma. O Atlético-GO é o terceiro com 11 pontos.

Outro com três jogos atrasados é o Sport que tem dois pontos. O motivo do atraso foi pelo fato do Sport ter disputado as decisões do campeonato pernambucano e Copa do Nordeste. Caso vença estas três partidas que ainda serão jogadas certamente brigará pela ponta da tabela.

O fato de ser líder tem sua importância pela motivação dos jogadores, pela empolgação dos torcedores e mesmo ainda sendo muito cedo fica um gostinho da possibilidade de acesso.

Com cinco rodadas o Criciúma já acumula quatro pontos de vantagem sobre os quintos colocados. Permanecer no G-4 é fundamental, por isso, independente dos resultados fora de casa é fundamental que o Criciúma consiga as vitórias dentro do caldeirão do Heriberto Hülse para ficar cada vez mais longe do time que ocupará a quinta posição na classificação.

 
 

Por João Nassif 06/05/2023 - 18:50 Atualizado em 06/05/2023 - 20:47

Mais um jogo no Heriberto Húlse e mais uma vitória, a terceira nesta série B. responsáveis por 69% dos pontos conquistados pelo Criciúma jogando em casa.

A vítima da vez foi o Ituano, bom time, bem treinado, mas que sentiu o peso de uma torcida que carrega o adversário nas costas. E pior para quem vem jogar por aqui é que o time em campo responde com eficiência e assim consegue suas vitórias.

Com os dois gols marcados na abertura do segundo tempo, depois de criar pouco na primeira etapa, Criciúma deu a impressão que encaminharia uma vitória sem sobressaltos. Sofreu um gol num chute improvável do melhor jogador do Ituano num chute que teve um leve desvio e com um possível empate.

Num erro grotesco do Gustavo, goleiro que é uma das principais peças do time quase sofre o gol no finalzinho do jogo. Mas, como esteio da defesa do Criciúma, na sequência do lance o Gustavo faz uma difícil defesa corrigindo seu erro para garantir a vitória.

Seria injusto de minha parte escolher qual foi o melhor do Criciúma no jogo. A maioria se destaca pela intensidade e pelo ritmo forte tanto na marcação e nas saídas rápidas para o ataque.

De novo, destaque para o Fellipe Matheus com as duas assistências que definiram o resultado. Faço somente menção a ele pelo fato de continuar sendo a principal peça do time.

O show da torcida mais uma vez foi destaque antes, durante e depois do jogo, situação que se repete a cada vitória em casa e promete muito mais, sempre com a casa cheia.

Por João Nassif 01/05/2023 - 18:50 Atualizado em 01/05/2023 - 19:04

Nesta temporada já vi o Criciúma fazer boas partidas e não conseguir as vitórias, já vi fazer jogos ruins e vencer, o tal resultado foi melhor que o desempenho, mas o que vi contra o Londrina não tenho dúvidas em dizer que foi a pior partida do Criciúma no ano.

Tem que agradecer a todos os santos por não ter perdido e reforçar a reza por ter tido pela frente um adversário que também jogou uma partida medíocre mesmo tendo três chances claras de gol. Foi o pior desempenho defensivo do time do Tencati em 2023.

Alguns irão argumentar que o pênalti marcado para o Londrina não existiu. Concordo, mas não justifica um time líder do campeonato não ter nenhuma chance de gol no segundo tempo. Para sorte do time o Christopher achou um gol numa falha do goleiro.

Os dois times proporcionaram um espetáculo da pior qualidade, deu a impressão que ninguém sabia o que fazer em campo, poucos acertos no último passe e somente o Londrina quando acertou seus atacantes falharam na conclusão. Teve inclusive um chute de frente para o gol, com o jogador completamente livre para mandar a bola pelo alto salvando o Criciúma.

As mudanças promovidas pelo Tencati não surtiram efeito, todos entraram no mesmo nível dos titulares também jogando um futebol de baixo nível.

Apesar do Criciúma dormir na liderança o jogo de Londrina terá que ser esquecido e que os retornos do Eder e do Fabinho possam dar uma outra formatação ofensiva ao time e esperar com ansiedade a volta do Marquinhos Gabriel. 

Por João Nassif 01/05/2023 - 08:08

SÉRIE B
Terminada a terceira rodada a classificacao aponta quatro times com 100% de aproveitamento, pela ordem e pelos critérios, Vitória, Guarani, Botafogo-SP e Criciúma. Desde que foi implantado em 2006 o sistema com 20 clubes jogando em turno e returno por pontos corridos somente em 2018 foi registrado algo parecido com Fortaleza, Figueirense, Vila Nova-GO e Paysandu também com 09 pontos depois de três rodadas. Desses quatro somente o Fortaleza conseguiu o acesso.

Mais um jogo do Sport foi adiado em razão da decisão da Copa do Nordeste. Os jogos adiados são contra o CRB em Maceió e contra o Vila Nova no Recife.

Nos nove jogos realizados foram marcados 18 gols. Em três rodadas foram marcados 65 gols com a média de 2,32 gols/jogo. O Vitória tem o ataque mais positivo com 08 gols nas três primeiras rodadas. O principal artilheiro até agora é Gabriel do Mirassol que já marcou 03 gols. 

A rodada registrou cinco vitórias dos mandantes, duas dos visitantes e três empates. O Mirassol que venceu por 3x1 o Sampaio Correa e o Ceará que derrotou o ABC por 2x1, foram os times que venceram fora de casa.

O técnico Eduardo Barroca estreou no Ceará depois da demissão de Gustavo Morinigo.

Nos nove jogos da rodada foram distribuídos 67 cartões amarelos e cinco vermelhos. O total de cartões aplicados nas três primeiras rodadas é de 175 amarelos e 15 vermelhos. Ceará e Ituano com 13 cartões cada um são os times que receberam mais cartões amarelos. O Novo Horizontino com quatro cartões vermelhos é o time com maior número de expulsões.
 

Por João Nassif 29/04/2023 - 22:46 Atualizado em 29/04/2023 - 22:46

Ontem tive uma experiencia inédita desde que retornei à Criciúma no início de 2002. Sempre trabalhando na cabine em tantas jornadas, chegando cedo para conseguir estacionar próximos ao estádio e fazer o trabalho.

De uns tempos para cá foi necessário chegar mais cedo ainda pelo volume de torcedores que lotam as arquibancadas do Heriberto Hülse.

Quando a temporada passada terminou, de comum acordo com a direção da Rádio Som Maior deixei de fazer as jornadas, portanto sem necessidade de assistir aos jogos no estádio. Muito mais confortável ficar em casa, vendo o jogo pela TV e ouvindo o Timaço, mesmo com um pequeno delay entre o rádio e a televisão.

 

Mas, ontem tive um compromisso no final da tarde e quando fiquei liberado fui de volta para casa, ainda com tempo de acompanhar o jogo do Criciúma contra o Avaí.

Num trecho em que levo de 10 a 15 minutos, levei pouco mais de uma hora. Fico imaginando os torcedores que vêm de Forquilhinha, de Nova Veneza/Caravaggio, de Cocal/Urussanga, enfim de todo o entorno da cidade. Haja paciência.

A cidade praticamente para, pois o congestionamento é enorme em todos os sentidos, basta apenas muita paciência e pensar que com um mínimo de consideração com as pessoas o trânsito fluiria com mais rapidez.

Que fique bem claro que a culpa não é do Criciúma EC que faz o que tem que ser feito para lotar o estádio, todo caos é por conta do Departamento de Trânsito que teria como obrigação orientar e fazer o trânsito fluir com rapidez.

imaginando os agentes, preocupados em multar os motoristas infratores e não fazer o básico prestando um serviço de qualidade aos motoristas que querem assistir aos jogos ou mesmo voltar para casa depois de um dia de trabalho.

Tags: Trânsito

Por João Nassif 28/04/2023 - 21:59 Atualizado em 28/04/2023 - 21:59

Nos seus três últimos jogos o Criciúma saiu daquela mesmice que o resultado foi melhor que o desempenho e contra o Avaí retornou ao acontecido na maior parte da temporada onde valeu pelo resultado com um desempenho abaixo dos últimos jogos,

Contra um adversário de pouca inspiração, de dificuldades pelo fato de ser um time ainda em formação e por isso não faz um bom início de campeonato o Criciúma achou um gol em uma parada no primeiro tempo. Felipe Vizeu justificou sua escalação.

Depois mesmo com um jogador a mais em quase todo segundo tempo criou pouco e não conseguiu chegar ao final com tranquilidade, um placar mínimo é sempre perigoso. De novo o goleiro Gustavo salvou a lavoura com uma intervenção desviando um chute que de encontro ao seu travessão. No mais não sofreu sobressaltos.

Criou pouco para justificar um placar mais tranquilo e as poucas chances que teve pararam no também ótimo goleiro do Avaí.

O comportamento do Criciúma é exemplar, uma força defensiva pouco vista em outros times, a intensidade como os jogadores se envolvem na disputa da bola, a velocidade imprimida quando existe campo aberto, enfim um time que tem disputa intensa em todos os metros do gramado.

Deixo uma questão, até quando? Não tenho conhecimento para responder, mas tenho visto ao longo dos anos que num campeonato longo com jogos mais exigentes um início fulminante como tenho visto poderá criar problemas na sequência.

É só uma observação que gostaria de ver explicada por quem de direito. 
 

Por João Nassif 25/04/2023 - 13:50 Atualizado em 27/04/2023 - 10:10

Os campeonatos brasileiros das séries A e B foram movimentadas no último final de semana com a realização da segunda rodada. As séries C e D terão início em maio com a série C começando na primeira semana de maio.

SÉRIE A

Nos 10 jogos da segunda rodada foram marcados 25 gols que somados aos 26 da primeira rodada dão a média de 2,55 gols/jogo. O Fluminense com 05 gols tem o ataque mais positivo.

Cinco jogadores com 02 gols são os artilheiros até agora, destaques para Maurício do Internacional de Yago Pikachu do Fortaleza que marcaram seus gols na rodada, o primeiro contra o Flamengo no Beira Rio e o segundo contra o Coritiba no Couto Pereira. 

A exemplo da primeira rodada os mandantes prevaleceram vencendo cinco jogos, três partidas terminaram empatadas e as outras duas foram vencidas pelos visitantes, Fortaleza e Botafogo que derrotou o Bahia na Fonte Nova. Apenas um 0x0 foi registrado na rodada, Santos e Atlético empataram na Vila Belmiro.

Depois da primeira rodada três técnicos foram demitidos: Fernando Lázaro do Corinthians, Antônio Oliveira do Coritiba, Rogério Ceni do São Paulo. O interino Mário Jorge do Flamengo deu lugar à Jorge Sampaoli.

Nos 10 jogos foram aplicados 59 cartões amarelos e apenas um vermelho. O jogador Lucas Oliveira do Cruzeiro foi expulso no jogo contra o Grêmio. Até agora foram mostrados 122 cartões amarelos e quatro vermelhos.

SÉRIE B

Mais um jogo do Sport foi adiado em razão da decisão do campeonato pernambucano. O Sport foi o campeão na vitória sobre o Retrô. Os jogos adiados são contra o CRB em Maceió e contra o Vila Nova no Recife.

Nos nove jogos realizados foram marcados 21 gols. Em duas rodadas foram marcados 47 jogos com a média de 2,61 gols/jogo. O Guarani tem o ataque mais positivo, pois marcou 07 gols nas duas primeiras rodadas. Cinco jogadores com 02 gols cada são os principais artilheiros até agora. Um deles é Fellipe Mateus do Criciúma.

A rodada não registrou nenhum empate, com seis vitórias dos mandantes e três dos visitantes. O Criciúma venceu a Ponte Preta por 2x1, o Guarani derrotou o Ceará e o Vitória venceu o ABC, sendo que estes dois últimos fizeram o placar de 3x0.

Depois da primeira rodada apenas Hélio do Anjos, técnico da Ponte Preta saiu por ter pedido demissão.

Nos nove jogos foram distribuídos 55 cartões amarelos e oito vermelhos. O total de cartões aplicados nas duas primeiras rodadas é de 108 amarelos e 10 vermelhos. O time mais indisciplinado é o Novorizontino que recebeu 10 cartões amarelos e 04 vermelhos.

Por João Nassif 22/04/2023 - 00:03 Atualizado em 22/04/2023 - 11:17

Para que um time consiga o acesso no campeonato brasileiro é fundamental vencer os jogos em casa e pontuar fora o máximo que conseguir. O Criciúma já cumpriu os dois requisitos nas duas primeiras rodadas da série B.

Claro que é muito cedo para que os resultados sejam definitivos, mas o jogo de Campinas mostrou a tendencia pela forma como o time se comportou. Fez um gol no início do jogo, logo em seguida sofreu o empate e teve força para retomar a vantagem.

Apenas uma questão que fica como análise para avalição. O time não consegue manter depois de conseguir o resultado o mesmo ímpeto ofensivo, aposta e até teve sucesso na forma como encaixa num forte dispositivo defensivo que tem sido o fator determinante em inúmeras vitórias na temporada.

Nas poucas vezes em que vacila o goleiro Gustavo aparece como o elemento salvador na garantia dessas vitórias. E contra a Ponte Preta foi assim no finalzinho do jogo.

O time da Ponte Preta se comparado com o do Criciúma é um time de sofrível qualidade, sem força de marcação com jogadores de poucas vantagens no confronto direto, com muitos erros de passes e agora sem um técnico efetivo depois de duas derrotas mostrou que terá dificuldades para se manter vivo na competição.

Mas, fica uma preocupação para o técnico Cláudio Tencati, a questão Marquinhos Gabriel, decisivo nas duas primeiras partidas que saiu acusando uma possível questão muscular. Se confirmada será uma baixa considerável.

O início é promissor e tenho certeza o Heriberto Hülse continuará mostrando a força para novas vitórias.
 
 

Por João Nassif 18/04/2023 - 07:09 Atualizado em 08/05/2023 - 14:56

Foi dada a largada para a maior competição do futebol brasileiro. As duas principais séries tiveram jogos no final de semana, enquanto as outras séries, C e D começarão no início do próximo mês. 

SÉRIE A

Nos 10 jogos da primeira rodada foram marcados 26 gols e nenhum jogador conseguiu marcar mais que um gol. Somente Fluminense e Flamengo com 03 gols marcados são os ataques mais positivos.

Além de Fluminense e Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama também venceram, portanto todos os quatro representantes do Rio de Janeiro na competição foram vencedores na primeira rodada.

Os times mandantes predominaram com sete vitórias contra apenas duas dos visitantes e ocorreu somente um empate. Fluminense e Vasco da Gama foram os vencedores fora de suas bases e o empate foi entre Fortaleza e Internacional que jogaram no Ceará.

Nos 10 jogos foram aplicados 63 cartões amarelos e três vermelhos. No jogo entre Palmeiras e Cuiabá foram expulsos o técnico do Palmeiras e um jogador do Cuiabá. A outra expulsão foi do técnico do Vasco da Gama no jogo contra o Atlético-MG.

SÉRIE B

Com o Sport envolvido na decisão do campeonato pernambucano, seu jogo em Maceió contra o CRB foi adiado ainda sem data definida pela CBF.

Nos nove jogos realizados foram marcados 26 gols, um recorde se compararmos com as 10 últimas edições. O Guarani com a vitória por 4x1 sobre o Avaí teve o ataque mais positivo. Nenhum jogador conseguiu marcar mais que um gol na rodada.

Da mesma forma que na série A, os times mandantes venceram sete jogos. Apenas o Botafogo de Ribeirão Preto venceu como visitante derrotando o Juventude em Caxias do Sul. O empate em 3x3 foi entre Sampaio Correa e Atlético-GO num jogo com o maior número de gols da rodada. 

Nos nove jogos foram distribuídos 53 cartões amarelos e dois cartões vermelhos no jogo em que o Vila Nova-GO venceu o Novorizontino por 2x1. Foram expulsos um jogador e o massagista do time paulista.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito