Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 16/04/2023 - 13:20 Atualizado em 16/04/2023 - 13:23

Começou com o desfile da taça do campeonato catarinense, teve bando no gramado executando os Hinos Nacional e Catarinense e teve um gol antes de completar o primeiro minuto de bola rolando e com a casa cheia ficou o sentimento de uma grande goleada.

O placar final foi modesto pela fragilidade do Tombense, mas começar uma competição com vitória em casa é prerrogativa para que permaneça o sonho de acesso. Sei que é muito cedo, mas depois do primeiro jogo este sonho continue na cabeça de todos os envolvidos com o Criciúma.

O jogo em si foi de total tranquilidade. O Criciúma pôde jogar no seu estilo que vem de há muito tempo. Faz o gol e baixa suas linhas e não permite ao adversário criar situações que possam comprometer o setor defensivo.

Quando pega pela frente um adversário de frágil poder de criação e finalização, o time do Tencati sabe muito bem se proteger, dando o mínimo de espaço, recompor com velocidade e quando necessário parar as jogadas com a chamada falta técnica. 

O segundo gol foi decorrência do único momento que o estreante Marquinhos Gabriel mostrou sua qualidade, um passe preciso para a finalização sem marcação o Fellipe Matheus.

A festa pela vitória é decorrente de tantos e quantos jogos o Criciúma joga perante sua imensa e participativa torcida. 

Por João Nassif 11/04/2023 - 09:31

A comissão de arbitragem da CBF mostrou publicamente seu desconforto com as reclamações insistentes dos clubes com a atuação dos árbitros, tanto de campo como de vídeo.

Anunciou a semana passada algumas alterações nos procedimentos dos árbitros que visam melhorar as decisões e mostrar para o público a transparência indispensável para garantir a credibilidade necessária para o bom andamento das competições.

Uma das maiores dúvidas é com relação às linhas do impedimento. A partir de agora a comissão decidiu que quando houver superposição das linhas o gol será privilegiado. Inclusive qualquer decisão tomada com a interferência do VAR será obrigatória a comunicação imediata no telão do estádio para conhecimento do público.

Outra questão que incomoda, não só a comissão de arbitragem, mas também os torcedores e os telespectadores é a pressão no momento em que o árbitro se dirige à cabine do VAR. Acontecendo, cartão amarelo para o jogador ou jogadores que exercerem a pressão.

Outra medança é com relação aos acréscimos ao final dos tempos de jogo. Será usado o modelo FIFA na Copa do Mundo. O tempo perdido com atendimento médico, comemoração de gol terá que ser obrigatoriamente acrescido para que o jogo tenha um tempo maior de bola rolando.

Entre outras decisões de menor impacto, estas três se cumpridas pelos árbitros certamente irão melhorar em muito o futebol.  

Por João Nassif 08/04/2023 - 19:45

Quem ganha um título quase sempre é merecedor. Com o Criciúma não é diferente. Depois de um início ruim com resultados pouco animadores, num determinado momento o técnico Cláudio Tencati encontrou a fórmula ideal fazendo a dobra da lateral esquerda com Marcelo Hermes e Hélder e a entrada do Eder ajudando o Fabinho fazer alguns gols.

Se nos mata-mata a passagem de fases foi no sufoco, na decisão sobrou contra o Brusque, principalmente na partida final fazendo possivelmente seu melhor jogo de todo campeonato.

 

O jogo teve algumas incidências que merecem registro como um pênalti que eu colocaria como escandaloso no início do jogo. O Eder foi derrubado por trás e o agravante é que nem o árbitro nem o VAR marcaram a penalidade que teria inclusive que gerar a expulsão do jogador do Brusque.

Os dois goleiros foram irrepreensíveis em todo jogo com defesas difíceis. O do Brusque salvou o time em vários momentos e o Gustavo foi decisivo para manter até então o empate.

E o Tencati mostrou sua enorme capacidade de ler o jogo. Quando o técnico do Brusque na necessidade de encontrar um gol se atirou ao ataque tirando o lateral direito para colocar mais um atacante, o técnico do Criciúma colocou o Helder para ocupar o corredor da esquerda e por ali surgiu o gol que garantiu o título.

Todo time que vence um campeonato tem seus méritos, mas quero destacar dois jogadores que foram fundamentais para a conquista. Felipe Matheus e o goleiro Gustavo. Foram excepcionais em toda a campanha e merecem ser destacados.

Sem esquecer o papel da torcida que foi outro componente marcante no 11º título na história do Criciúma EC.

Por João Nassif 07/04/2023 - 08:25

Em qualquer prévia feita antes do início da Libertadores, pelo poderio financeiro dos times brasileiros na relação com os sul-americanos e pelo histórico recente, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG eram cotados como favoritos ao título.

Depois de cumprida a primeira rodada com a participação dos sete times brasileiros, justamente estes três foram derrotados. Flamengo e Palmeiras perderam na altitude do Equador e Bolívia e a derrota mais sofrida foi do Galo Mineiro dentro de Belo Horizonte.

Os outros times do Brasil jogaram fora de casa, Fluminense, Corinthians venceram, enquanto os outros dois, Internacional e Athletico-PR empataram.

Na sul-americana o futebol brasileiro também com sete representantes passou invicto. Fora de casa Red Bull Bragantino, São Paulo e Santos venceram seus jogos. O América venceu em Minas Gerais, o Fortaleza foi vitorioso no Ceará, o Botafogo empatou fora de casa e o Goiás empatou em Goiânia.

Quer dizer, dos 14 times brasileiros envolvidos nas competições sul-americanas apenas os gigantes Flamengo, Palmeiras e Atletico-MG foram derrotados.

Por João Nassif 04/04/2023 - 19:51 Atualizado em 05/04/2023 - 07:01

Em um minuto torcedores do Criciúma esgotaram a carga de 400 ingressos para a decisão de domingo em Brusque. Tivesse mil, dois mil ou mais, certamente estariam também rapidamente esgotados.

A capacidade do Augusto Bauer é de pouco mais de 5 mil torcedores e veremos a casa cheia domingo.

A força da torcida foi decisiva para o time chegar à decisão, mesmo apresentando um futebol muito aquém do esperado. A expectativa era enorme, pelo fato de terem sido mantidas desde o ano passado a mesma comissão técnica e quase todo plantel de boa participação na série B.

O Brusque disponibilizou 500 ingressos para o Criciúma, os 400 que os torcedores compraram em tempo recorde e os outros 100 para convidados, dirigentes e familiares dos jogadores.

O estádio Augusto Bauer tem uma arquibancada coberta pequena e tenho dúvidas de que forma os dirigentes irão acomodar este contingente do Criciúma sem misturar com os torcedores da casa.

O espaço destinada a imprensa também é pequeno e fico curioso em saber como o  Brusque também irá acomodar algumas dezenas de rádio, pessoal dos jornais, além dos sites que cobrirão o jogo on-line. 

Em Tubarão a mistura de torcedores deu problema, portanto fica o alerta para que tenhamos uma tarde de futebol tranquila, sem incidentes que certamente mancharão uma decisão tão importante.

Por João Nassif 01/04/2023 - 19:11 Atualizado em 02/04/2023 - 08:31

Com a vitória sobre o Brusque no último minuto do jogo, o Criciúma encaminhou a reconquista do título do Campeonato Catarinense.

Esta trajetória ficará marcada pela atuação do árbitro de vídeo que interferiu na marcação de campo em dois jogos no Heriberto Hülse nesta reta final do campeonato.

No primeiro jogo da semifinal o VAR anulou um gol do Hercílio Luz enxergando um impedimento que não foi notado pela arbitragem de campo. E contra o Brusque o Criciúma teve o gol da vitória confirmado pelo VAR depois de marcado impedimento pela arbitragem. Quando falo de arbitragem quero referir aos assistentes nos dois jogos.

Certamente haverá muita discussão, mas o Criciúma caminha com vantagem para confirmar o título no jogo da volta em Brusque.

Falando do jogo, novamente o Criciúma padeceu com seus problemas que se arrastam desde o início do campeonato. O time quando joga em casa começa numa rotação muito alta e no transcorrer do jogo vai diminuindo o ímpeto e chega na reta final demonstrando um enorme cansaço físico.

Assim como no jogo contra o Hercílio o início foi de muita intensidade, a diferença foi que no jogo da semifinal o time conseguiu uma boa vantagem fazendo 2x0 antes dos 15 minutos iniciais.

Contra o Brusque arrematou pela primeira vez com 12 segundos e logo após carimbou o travessão e tirando uma outra chance sem muita clareza novamente mostrou muita transpiração e pouquíssima inspiração. 

O ponto alto do time do Tencati tem sido o setor defensivo pela entrega dos jogadores da linha de meio campo e ataque o que tem sido o diferencial, mantendo esta forma de jogar certamente voltará de Brusque campeão.

Por João Nassif 30/03/2023 - 06:55 Atualizado em 30/03/2023 - 11:57

As ausências de Arílson e Éder tiraram do Criciúma o ajuste do meio de campo e a movimentação ofensiva que tem sido o equilíbrio do time que o levou até a semifinal do campeonato, mesmo não tendo feito a melhor campanha durante o percurso.

Até esta decisão o Hercílio havia feito dois gols somente no primeiro jogo do campeonato e depois 13 partidas conseguiu quebrar a escrita e fazer contra o Criciúma o segundo gol antes dos 15 minutos do segundo tempo.

Tudo indicava que o jogo poderia ir para a disputa por pênaltis quando depois de 76 minutos de bola rolando o Criciúma conseguiu uma finalização num chutaço do Marcelo Hermes de fora da área que gerou um escanteio.

A bola parada foi decisiva e a cobrança para o gol do Fabinho selou a classificação. A derrota por 2x1 que combinada com a vitória por 2x0 no primeiro jogo fez com que o Criciúma vá disputar uma final de campeonato depois de 10 anos.

Na outra semifinal o Brusque confirmou a classificação. Depois de ter vencido de virada o primeiro jogo contra o Barra venceu novamente e irá fazer o último jogo do campeonato no Augusto Bauer.

Lembrando que nos dois últimos campeonatos conquistados pelo Criciúma os jogos finais foram disputados fora do Heriberto Hülse, em Ibirama em 2005 e Chapecó em 2013.

Por João Nassif 28/03/2023 - 23:06

A televisão nos mostrou nos últimos dias uma verdadeira comoção de um  povo sofrido que teve no futebol o motivo maior para extravasar um sentimento poucos vezes visto desde que o futebol existe.

Muitos podem não gostar por soberba ou inveja, mas o argentino deu ao mundo uma verdadeira aula de como cultuar seus ídolos. E não foi a primeira vez.

Começou com Diego Maradona que encantou o mundo ao levar a Argentina a seu segundo título mundial. E chegou em Lionel Messi o grande condutor de sua seleção ao tricampeonato da Copa do Mundo, 36 anos depois.

Posso afirmar que sou invejoso, pois vivi os cinco títulos mundiais da seleção brasileira e nunca presenciei nada parecido com o que os argentinos fizeram e certamente continuarão a fazer pela conquista no Catar a pouco mais de três meses.

Em nenhuma das conquistas do Brasil houve algum movimento para cultuar os então campeões. Os jogos pós Copas foram disputados muito tempo depois com simples amistosos para a CBD e depois CBF atender aos interesses políticos dos presidentes de Federações.

Em momento algum os protagonistas como Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo, Rivaldo responsáveis direto pelo penta foram homenageados da forma como vimos Lionel Messi na última semana.

É o comportamento do brasileiro que não tem nas veias o sangue que corre nos argentinos que mesmo passndo pelo caos na economia, com inflação absurda, alta taxa de desemprego colocam mais de 42 mil torcedores num estádio de uma distante cidade do país com população de pouco mais de 230 mil habitantes. 

É ou não é de causar inveja?
 

Por João Nassif 26/03/2023 - 08:07

No pré-jogo era esperado um jogo difícil para o Criciúma que enfrentaria um adversário que era o time de melhor campanha até então.

Quando o relógio atingiu os 15 minutos do primeiro tempo havia um sentimento que as dificuldades estavam superadas com o início avassalador do Criciúma que fez os 2x0 e que a vitória viria com muito mais folga.

O Hercílio Luz que não havia assimilado o primeiro gol aos 10 minutos precisou sofrer o segundo aos 15 para entrar no jogo. E o fez de maneira tímida chegando um pouco mais ao ataque e mesmo permitindo algumas outras chances ao Criciúma levou para o intervalo o placar consolidado.

O Criciúma caiu de rendimento no segundo tempo, Tencati promoveu algumas mudanças que mudaram o ritmo do time e foi o Hercílio que teve mais chances de gol, inclusive fazendo um anulado pelo VAR.

No lance final o zagueiro Rafael Lima, cara a cara com o goleiro deu uma cabeçada que passou muito perto do gol. E foi só.

O placar construído pelo Criciúma praticamente lhe deu a passagem para a final, somente uma pane geral fará com que o time perca em Tubarão a vantagem, pois além de tudo o adversário tem dificuldades para fazer gols que serão necessários para a reversão da vantagem.

Logo mais no final da tarde será jogada a outra partida das semifinais, em casa o Barra receberá o Brusque que é o atual campeão catarinense. 
 

Por João Nassif 24/03/2023 - 07:21

Com as duas partidas de ontem que encerraram as quartas de final do campeonato catarinense ficaram conhecidos os confrontos das semifinais.

Já era sabido que Hercílio Luz e Criciúma fariam um dos jogos da penúltima fase, com mando de campo do time de Tubarão por ter feito a melhor campanha da primeira fase.

O outro confronto definido ontem será entre Brusque e Barra. O Brusque, atual campeão derrotou o Concórdia por 2x0 no jogo de volta depois do empate em 0x0 no Oeste catarinense. O Barra que havia vencido em casa o primeiro jogo foi à Chapecó e venceu novamente, agora por 2x1 em plena Arena Condá.

Projetando com relação ao Criciúma numa eventual final, o Tigre jogará a segunda partida no Heriberto Hülse somente se o Barra conseguir eliminar o Brusque. Caso contrário o último jogo do campeonato será disputado no Augusto Bauer.

Por João Nassif 22/03/2023 - 08:52

De novo o Criciúma correu riscos de eliminação por absoluta incapacidade de definir a vitória no tempo normal apesar de ser dominante durante quase o jogo inteiro.

As manifestações depois dos jogos são sempre direcionadas para o papel do torcedor que tem sido fundamental nas vitórias ao longo dos últimos meses.

Fica aqui o alerta, enquanto o time enfrentar times de seu nível ou mesmo inferior, tudo bem, a dúvida é com relação aos jogos contra adversários mais difíceis. Depender apenas do grito e incentivo dos torcedores é perigoso.

Ontem, por exemplo, pela terceira vez consecutiva o Criciúma não conseguiu vencer o tecnicamente pobre time do Avaí. Precisou de uma longa cobrança de pênaltis para conseguir a classificação, muito pela participação de sua combativa torcida.

Lembram de Curitiba? A dificuldade de vencer um jogo mesmo criando várias situações para definir no tempo regulamentar sucumbiu nos pênaltis, pois não teve a seu lado uma grande torcida.

É importante a participação da torcida? Claro que sim, mas o time do Tencati não pode ficar o tempo todo jogando a responsabilidade nos ombros de seus torcedores.

Por João Nassif 18/03/2023 - 19:19

O título deste post é de uma situação recorrente na temporada do Criciúma, quando joga dentro ou fora de casa.

O resultado do jogo na Ressacada foi do jeito como gosta o técnico Cláudio Tencati. E os jogadores cumpriram à risca o roteiro, jogar firme defensivamente, disputar cada bola como se fosse a última, e arriscar pouco tentando um golzinho num erro do adversário ou sempre na esperança da bola parada.

O empate em 0x0 foi responsabilidade única do Criciúma. Enfrentou um time de uma pobreza técnica gigante e frágil nas disputas de bola, não tenho os números, mas pelo que vi foi impressionante como os jogadores do Criciúma levaram a melhor na grande maioria dos confrontos.

E aí de novo a falta de qualidade para definir o jogo. O Criciúma chutou a gol somente aos 28 minutos do primeiro tempo, defesa do goleiro num chute cara a cara do Éder. Depois somente uma cabeçada numa bola que veio do escanteio e uma falta cobrada pelo Marcelo Hermes no último lance do jogo, outras duas defesas do goleiro do Avaí. E ficamos por aí.

A classificação para a semifinal certamente será alcançada, em casa empurrado pela torcida o time tem imposição sobre os adversários, cria algumas situações nos jogos e como tem acontecido, conseguindo marcar apenas um gol passará de fase. Muito pelo péssimo time do Avaí.

Um comentário sobre a arbitragem do Ramon Abati Abel. Dois erros, um do assistente FIFA Kleber Lúcio Gil que não marcou saída da área do goleiro Gustavo. O Kleber estava na linha da jogada e a risca da grande área denunciou a infração. Falta não marcada e cartão amarelo que não foi aplicado.
O outro erro foi não ter dado o segundo cartão amarelo para o volante Eduardo do Avaí numa falta escandalosa cometida no meio de campo. Acertou na expulsão do Arílson que com a bola parada chutou as costas do adversário, cartão vermelho direto.
 

Por João Nassif 18/03/2023 - 10:44

O Procon de Criciúma enviou para a Rádio Som Maior uma nota esclarecendo toda a situação criada com relação aos preços dos ingressos praticados pelo Avaí no jogo de logo mais.

Em princípio o que estava em questão na manifestação de torcedores do Criciúma era que no jogo anterior foi cobrado R$ 40 por um ingresso de arquibancada e agora o Avaí saltou para R$ 120 o mesmo tipo de ingresso.

Mas, pela nota do Procon o que na realidade estava no centro da polemica era que o Avaí não poderia cobrar R$ 120 da torcida visitante e baixar numa promoção o preço para torcedores do clube.

Depois de algumas demandas ficou o preço único de R$ 120 para os torcedores dos dois times.

Grande vitória dos torcedores do Criciúma que obrigaram os do Avaí pagar o mesmo valor para o jogo das 16:30hs. A interferência do Procon foi fundamental para o capítulo final da discussão.

Por João Nassif 17/03/2023 - 18:01

Fico indignado com pretensões que fogem a realidade, penso até que seja para criar uma atmosfera de confronto, quando se está às portas de uma decisão. Falo do pedido protocolado no Procon por torcedores do Criciúma que praticamente exigem que o Avaí baixe os preços dos ingressos do jogo de amanhã na Ressacada.

Não tenho notícias de que torcedores de times visitantes no Heriberto Hülse tenham reclamado do preço cobrado pelo Criciúma que é de R$ 120, o mesmo valor que o Avaí está cobrando para que torcedores do Tigre paguem para o primeiro jogo das quartas de final do campeonato.

Cada clube tem o direito de cobrar o que bem entender e ninguém tem nada com isso. Me admira o Procon protocolar pedidos de explicações tanto do Avaí como do MPE, como se não houvesse autonomia para decidir o quanto vale um jogo na sua casa.

O tamanho do jogo (espetáculo) tem valor variável e por se tratar de uma decisão o preço do ingresso aumenta e ficamos naquela do “vai quem quer e pode pagar”.

Só ilustrando, na série A do ano passado busquei o borderô de dois jogos do Avaí e pude constatar que contra o Cuiabá uma arquibancada custou R$ 30 e contra o Flamengo R$ 150. Preços de acordo com a importância do jogo. 

E o Procon, como tem feito, que continue cuidando de assuntos que realmente interessam a toda população.

Por João Nassif 15/03/2023 - 07:44

A história está sendo repetida com frequência na temporada. Após a maioria dos jogos que o Criciúma realizou o técnico e muitos repetem à exaustão que o time fez um grande jogo, muito melhor que o adversário, mas que por se tratar de futebol não conseguiu a vitória.

Este roteiro foi seguido ontem a noite em Curitiba. O motivo é simples e deve ser encarado com realismo, o time não sabe fazer gols, com raras exceções consegue marcar um golzinho e fica por aí. Contra o Coritiba o gol no primeiro ataque surgiu por uma falha clamorosa do zagueiro adversário.

Depois de poucas chances, se tivesse qualidade poderia definir a vitória e no final sofreu empate. São poucas as chances que o time oferece aos adversários pela solidez de seu sistema defensivo.

Não adianta insistir que o time caiu em pé, pois uma eliminação sempre é dolorosa, principalmente numa Copa do Brasil em que o clube perde dinheiro e os jogadores poderiam ter o privilégio de enfrentar um time grande na terceira fase do torneio.

Disputa por pênaltis é loteria? Pode ser, com competência pode-se vencer, mas bater mal também faz parte do jogo.

A torcida fez seu papel, os poucos que foram ao Couto Pereira incentivaram, cantaram desde o início e certamente saíram frustrados pela desclassificação, mas tem feito seu papel nem sempre correspondido pelo time.

Por João Nassif 12/03/2023 - 13:30

O Criciúma deu ontem na Ressacada um passo importante para buscar um título que não ganha há 10 anos. Sem qualquer pretensão de admirar uma bola de cristal, o comportamento do time nos últimos jogos indicam esta possibilidade. 

Depois de sofrer dois gols no início do segundo tempo, num apagão defensivo inédito na temporada, teve força e determinação para buscar um empate no último lance do jogo. Este gol, numa cobrança de escanteio treinada colocou o time na quarta posição para decidir o primeiro mata-mata no Heriberto Hülse, contra o mesmo Avaí que permitindo o empate perdeu a chance de decidir as quartas de final em casa.

O técnico Cláudio Tencati promoveu algumas alterações para o jogo, com a visível intenção de preservar alguns titulares para o jogo em Curitiba e mesmo assim o time não perdeu a intensidade. Esbarrou na sempre dificuldade nas finalizações, mas teve competência para arrancar o empate depois das mudanças que aconteceram na segunda etapa.

Houve dúvidas com relação ao primeiro gol, mas a súmula garantiu o gol para Lohan, centro avante que precisava deste gol para tentar recuperar a titularidade perdida com as chegadas do Éder e do Fabinho. 

Agora é Copa do Brasil, certamente um adversário que irá exigir muito mais. O jogo contra o Coritiba em um alto valor na premiação e a possibilidade de cruzar na terceira fase com um dos grandes do futebol brasileiro. 

Por João Nassif 10/03/2023 - 18:56 Atualizado em 10/03/2023 - 18:56

Dos seis jogos na rodada de amanhã, três são entre times que hoje estão no G-8, bloco de classificação para as quartas de final.

O Hercílio Luz, líder jogará contra o Camboriu que é o 10º colocado em Tubarão, precisando da vitória para garantir o primeiro lugar. Sem empatar ou perder poderá perder a primeira posição para a Chapecoense que irá enfrentar fora de casa o Barra oitavo colocado.

O Criciúma vencendo garante pelo menos o terceiro lugar, a chance de ser segundo depende de derrota da Chapecoense. Se empatar é certo que ficará entre os quatro primeiros, podendo ser terceiro caso o Brusque não vença o Figueirense no Augusto Bauer.

O Avaí se vencer o Criciúma pulará para a terceira posição, podendo ficar em segundo se a Chapecoense não conseguir vencer o Barra.

Poderia ficar aqui especulando outras várias possibilidades, mas certamente cansaria os leitores, portanto o que realmente interessa é que o Criciúma vencendo decidirá o primeiro mata-mata em casa. 

Se empatar ou perder poderá, pela combinação de outros resultados terminar a rodada fora do G-4. 

Por João Nassif 09/03/2023 - 09:15

Podem argumentar que não, mas a arbitragem brasileira é uma vergonha quando um dos chamados times grandes enfrentam equipes de menor ou nenhuma expressão nacional.

Esta Copa do Brasil, sem o VAR, está deixando os árbitros a vontade para ajudar os grandes nestes confrontos e eliminar clubes que passando de fase teriam receita para viabilizar toda a temporada e alguns para melhorar suas dependências a fim de proporcionar mais conforto a seus jogadores.

A classificação do Botafogo no jogo contra o Sergipe, série de escanteio até empatar além do tempo de acréscimos dado pelo árbitro .E ontem na desclassificação do Camboriu contra o Bahia, impedimento inexistente no gol do time catarinense escancaram estes erros que sempre favorecem os grandes.

Para não dizer que ficamos por aí, ontem também o pênalti que de classificação ao Tombense contra o Retrô foi outro escândalo. Quem derrubou o jogador do time mineiro dentro da área foi seu próprio companheiro.

E a chefia da arbitragem brasileira não consegue implantar nos árbitros a necessidade de igualdade nas decisões independentes do tamanho dos times em disputa. Ou os dirigentes são coniventes? 

Por João Nassif 07/03/2023 - 22:20

O Criciúma a muito custo conseguiu fazer o primeiro gol que garantiu a vitória. O segundo seria consequência, mas veio somente no último minuto num jogo em que novamente o time criou várias chances e esbarrou na incapacidade de traduzir no placar o domínio que exerceu durante todo o tempo.

E não adianta o argumento que o goleiro do adversário foi o melhor em campo, Sidão com defesas salvadoras. A questão é ser eficiente nas finalizações e o Criciúma tem mostrado muitas dificuldades neste quesito. Somente conseguiu marcar mais de um gol contra times visivelmente inferiores, pelo menos no papel.

As vitórias sobre o Camboriu, o Real Ariquemes e agora contra o rebaixado Atlético Catarinense certamente coloca em alerta o técnico Cláudio Tencati que terá pela frente jogos mais difíceis pela Copa do Brasil, pelo Campeonato Brasileiro e também nesta reta final do estadual.

Continuando com esta dificuldades em fazer gols contra equipes mais qualificadas comparadas com as que tomaram mais de um gol, o Criciúma e sua imensa torcida sofrerão bastante na sequência da temporada.
 

Por João Nassif 07/03/2023 - 05:46

É costume dizermos que o campeonato brasileiro é jogado no segundo semestre, pois existe o divisor de uma semana entre o final dos estaduais e o início da competição nacional.

Não é o correto, mas caiu nas graças de quem lida com o futebol, mesmo que os estaduais terminem no começo de abril, este ano no dia 08, os campeonatos brasileiros das séries A e B tenham início uma semana depois.

O importante é que o “primeiro semestre” está chegando ao final com as decisões dos campeonatos estaduais e mesmo com a Copa do Brasil e a Libertadores em andamento a força do campeonato brasileiro é o prato principal do futebol nacional.

A Copa do Brasil e a Libertadores estão em suas fases iniciais.

Nesta reta final depois de tantos jogos sem brilho e com pouca qualidade os estaduais estão prevendo grandes confrontos os principais times de cada estado na disputa, acirrando as rivalidades e aumentando o interesse de todas as grandes torcidas.

Tudo fica dentro do imprevisível, o certo é que teremos grandes emoções nesses próximos 30 dias para sabermos quais serão os campeões.
 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito