Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Clubes brasileiros coroados

A Tríplice Coroa
Por João Nassif 15/10/2018 - 15:45

O termo Tríplice Coroa é aplicado no Brasil de forma geral ao time que consiga três títulos em um único ano. Durante um período os times brasileiros que disputavam a Copa Libertadores da América foram impedidos de disputar a Copa do Brasil, portanto a Tríplice Coroa não pode ser considerada nos moldes da forma como é tratada na Europa.

Nos moldes europeus a leva-se em consideração competições nacionais e a Copa Europeia dos Campeões. O termo Tríplice Coroa é mais frequentemente aplicado para clubes que conquistam três títulos em competições de toda temporada, portanto se excluem o Mundial de Clubes e competições de um único confronto como as Recopas e Supercopas.  

A Tríplice Coroa brasileira envolve duas competições nacionais e uma regional. Há ainda as Tríplices Coroas Genéricas que registram a conquista de três títulos numa mesma temporada.

Os clubes brasileiros que possuem a Tríplice Coroa são: Bahia, Santos, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Paysandu, Cruzeiro e Internacional.

Bahia campeão da Taça Brasil-1959

O Bahia foi o primeiro clube a conquistar a Tríplice Coroa Brasil. Em 1959 os baianos foram venceram o Campeonato Baiano, o Torneio Norte-Nordeste e o Campeonato Brasileiro (Taça Brasil).

O Santos foi o primeiro clube que venceu a Tríplice Coroa Genérica por duas vezes consecutivas. O time da Vila Belmiro foi campeão em 1962 e 1963 do Campeonato Brasileiro, então Taça Brasil, da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito