Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Palmeiras tem Mundial?

Almanaque da Bola #395
Por João Nassif 22/08/2019 - 09:21

A Copa Rio de 1951 foi ou não foi Mundial? Esta pergunta teve uma resposta oficial da FIFA em 2014, mas em 2017 o Conselho da entidade entendeu que somente a partir de 1960 é que foi disputado um verdadeiro Mundial de clubes, portanto, o Palmeiras, campeão da Copa Rio de 1951 não é oficialmente campeão Mundial. 

Pouco importa, mesmo não sendo oficial o torneio foi disputado pelo que havia de melhor no planeta em se tratando de futebol. 

Vários campeões nacionais de seis países europeus estiveram presentes que contou com as participações do Palmeiras campeão paulista em 1950 e do Vasco da Gama campeão carioca também em 1950. Rio de Janeiro e São Paulo eram as duas principais potencias do futebol brasileiro na metade do século passado. 

As oito equipes foram divididas em dois grupos. No Grupo do Rio de Janeiro além do Vasco da Gama, Áustria Viena, Sporting de Portugal e Nacional do Uruguai. Todos os jogos foram disputados no Maracanã.

No Grupo de São Paulo, Palmeiras, Juventus da Itália, Estrela Vermelha da Iugoslávia e Nice da França com todos os jogos sendo disputados no Pacaembu.

Cada uma das semifinais foi disputada em duas partidas. No Pacaembu a Juventus empatou com o Áustria Viena em 3x3 e venceu o segundo jogo por 3x1. No Maracanã o Palmeiras venceu o Vasco da Gama por 2x1 no primeiro jogo e no segundo houve empate em 0x0.

A decisão também foi disputada em dois jogos no Maracanã. O Palmeiras venceu o primeiro por 1x0 e no segundo deu empate em 2x2 com público de mais de 100 mil pessoas.

Mesmo não sendo reconhecido pela FIFA como um Mundial de Clubes, a Copa Rio de 1951 foi a primeira competição de clubes que se tem notícia de abrangência internacional, incluindo clubes de mais de um continente.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito