Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 14/12/2022 - 22:29

É um velho e conhecido chavão eternizado pelo ex-técnico Muricy Ramalho que cabe perfeitamente na desclassificação de Marrocos na semifinal do Mundial.

Depois que sofreu o gol logo aos cinco minutos a seleção marroquina machucou os franceses durante grande parte do jogo, principalmente na reta final quando acumulou várias chances de gols e não conseguiu ao menos empatar o jogo.

E a punição veio num dos raros contra-ataques que depois da única jogada genial de Mbappé a bola sobrou para um atacante que ainda não havia tocado na bola. Com 2x0 a França simplesmente administrou a vantagem para desespero de uma seleção que cumpriu uma façanha espetacular ao longo do Mundial.

Marrocos ainda tem um jogo a cumprir, a decisão do terceiro lugar contra a Croácia, mas deixa um forte legado por ter sido uma seleção solidaria, com alguns talentos individuais e um técnico que mostrou saber muito bem montar seu time quando enfrenta seleções do primeiro nível mundial e com mais talentos individuais.

Depois de eliminar a Bélgica na fase de grupos, a Espanha nas oitavas e Portugal nas quartas de final sucumbiu na reta final, mas com sua torcida maravilhosa tem um promissor futuro para entrar no patamar mais alto do futebol mundial.
 

Por João Nassif 13/12/2022 - 19:55 Atualizado em 14/12/2022 - 07:52

A 22ª edição da Copa do Mundo no Qatar é o Mundial mais globalizado da história. O torneio tem um número recorde de jogadores nascidos em países diferentes. 

Após a FIFA confirmar as inscrições dos atletas das 32 seleções um levantamento apontou que 137 jogadores não irão atuar pelo país de nascimento, são jogadores que se naturalizaram ao longo da vida. 

Entre todos são três brasileiros que foram inscritos para a Copa pela seleção portuguesa, Pepe, Otávio e Matheus Nunes. Apenas quatro seleções tem todo o elenco composto por atletas nascidos no país, Brasil, Argentina, Coréia do Sul e Arábia Saudita.

Entre as seleções semifinalistas a França tem três jogadores nascidos fora do país, são eles Eduardo Camavinga nascido em Angola, o goleiro Steve Mandanda nascido na República Democrática do Congo e Marcus Thuram nascido na Itália.

Outra semifinalista, a Croácia tem sete jogadores nascidos em outros países, Dejan Lovren, Josip Sutalo e Ante Budimir nascidos na Bósnia e Herzegovina, Josip Stanicic e Mario Pasalic nascidos na Alemanha, Mateo Kovacic e Luka Susic nascidos na Áustria.

A seleção de Marrocos é a que tem o maior número de jogadores de todo Mundial nascidos fora do país. Ao todo são 14 nascidos em seis países diferentes, quatro nasceram na Holanda, três na França e na Bélgica, dois na Espanha e um no Canadá e Itália. 
 

Por João Nassif 12/12/2022 - 14:40 Atualizado em 12/12/2022 - 16:32

Depois de 60 jogos com 158 gols marcados, a Copa do Mundo vai se aproximando de seu momento mais importante. Amanhã, começam as semifinais e, na quarta-feira, o segundo jogo que irão definir os dois finalistas.

Até agora, a média é de 2,63 gols/jogo quase igual a registrada no último Mundial quando foram marcados 169 gols em 64 jogos com a média de 2,64 gols/jogo.

Das quatro seleções que chegaram as semifinais, a França tem o melhor ataque com seus 11 gols marcados, inclusive com o até agora artilheiro do Mundial Kylian Mbappé com cinco gols. Olivier Giroud marcou quatro, Mbappé e Giroud marcaram 82% dos gols franceses na Copa.

Seu adversário, o Marrocos, tem o pior ataque entre os semifinalistas, marcou cinco gols na sua caminhada para disputar a final da Copa. É a grande surpresa do Mundial depois de ter eliminado a Bélgica na fase de grupos, a Espanha nas oitavas e Portugal nas quartas de final. As duas últimas seleções foram eliminadas pelo Marrocos na disputa de pênaltis.

Na outra semifinal, a Argentina com o segundo melhor ataque entre os semifinalistas marcou nove gols em cinco jogos. O principal artilheiro argentino no Mundial é Lionel Messi com quatro gols.  

A adversária da Argentina na semifinal é a Croácia, que venceu os dois jogos eliminatórios na decisão por pênaltis. Foi assim contra o Japão depois de empatar em 1x1 e contra o Brasil, também tendo empatado em 1x1 depois de 120 minutos. O ataque croata marcou apenas seis gols em cinco jogos, quatro contra o Canadá na primeira fase.

Faltam apenas 11 gols nos quatro últimos jogos desta Copa do Mundo para que seja igualado o número de gols marcados na última edição do torneio. 
 

Por João Nassif 11/12/2022 - 20:58 Atualizado em 12/12/2022 - 08:18

Olhando os números friamente sem analisarmos por conquistas certamente diremos que a passagem de Tite no comando da seleção brasileira foi ótima, pelos números que a estatística apresenta.

Foram 81 jogos com 60 vitórias, 15 empates e apenas 06 derrotas, aproveitamento de 80%. Fantástico.

Agora fazendo um levantamento das vitórias vemos que os adversários foram em sua grande maioria do segundo e até terceiros escalões do futebol mundial como Gana, Japão, Tunísia e Coreia do Sul. Contra seleções do primeiro mundo a de Tite venceu uma vez a Alemanha e empatou também uma vez com a Inglaterra.

A Seleção Brasileira venceu todos seus adversários sul-americanos menos a Argentina que derrotou o Brasil três vezes, em dois amistosos e na final da Copa América-2021 em pleno Maracanã.

O Brasil na era Tite ganhou apenas a Copa América em 2019, e na competição que realmente interessa ao futebol brasileiro fracassou em duas tentativas sendo eliminado nas quartas de final.

Os 80% de aproveitamento só se explicam pela fragilidade de tantas seleções adversarias e mesmo com o potencial técnico de alguns jogadores diferenciados faltou capacidade ao treinador em buscar soluções para saber como enfrentar seleções de maior poderio técnico.

Depender apenas das individualidades é quase nada no conceito do futebol atual. O técnico pensou que estava treinando o Corinthians de 2012 quando sem talento individual jogava por uma bola para conquistar as vitórias. Não teve capacidade para formatar um time com tantos talentos individuais à mão. 

Por João Nassif 10/12/2022 - 20:50 Atualizado em 12/12/2022 - 08:20

Em princípio era uma grande zebra, mas com o passar dos jogos tornou-se uma grata surpresa por apresentar um futebol solidário, de marcação muito compacta e saída para o ataque com velocidade e rara habilidade.

Falo do Marrocos, inegavelmente a sensação deste 22º Mundial disputado no Qatar.

Se alguém ainda duvida do desempenho da seleção marroquina é só prestar atenção que ela derrotou a Bélgica na primeira fase, a Espanha nas oitavas e Portugal nas quartas de final.

Derrotou três das principais seleções europeias, feito que nem Brasil e Argentina, as potencias sul-americanas conseguiram ao longo dos 21 mundiais que já foram realizados. Tudo bem, em 1986 a Argentina venceu a Inglaterra, a Bélgica e a Alemanha Ocidental, mas convenhamos a Bélgica ainda não era o que se tornou neste século.

Por isso o Marrocos agora se coloca com força para conquistar a Copa, sei que ainda não é uma aposta, mas se conseguir manter o mesmo nível que apresentou até agora será um adversário duríssimo na semifinal contra a França que superou quase uma dezena de desfalques e luta pelo tricampeonato.
 

Por João Nassif 08/12/2022 - 18:30

A Copa que está sendo disputada no Qatar é a mais cara da história. Calcula-se que tenha sido feito um investimento a ordem de US$ 200 bilhões de acordo com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. 

O valor foi aplicado na ampliação da infraestrutura de transporte, hotelaria e claro na construção ou ampliação dos estádios, palcos dos 64 jogos.

Foi construída uma cidade, Lusail, no meio do deserto a 24 km de Doha, capital do Qatar. Lusail começou a ser construída em 2005 quando a FIFA confirmou o Qatar como sede do Mundial.

Foi feito um investimento total na ordem de US$ 45 bilhões para levantar a cidade com 38 quilômetros quadrados que abriga o maior estádio da Copa com capacidade para 80 mil torcedores e será palco da final. A cidade contém complexos residenciais, comerciais, lojas e resorts.

Outro estádio no país, o 974 ficará marcado para sempre na história por ser a primeira arena padrão FIFA completamente desmontável e reutilizável. O 974 foi totalmente construído com contêineres. O nome 974 faz referência ao número de contêineres utilizados para sua construção.

O Qatar é um país pequeno com população em torno de 3 milhões de habitantes. A Copa está sendo realizada em oito estádios espalhados em todo país e a pouca distância entre eles permite que os torcedores possam assistir pelo menos duas partidas no mesmo dia. A maior distância entre um estádio e outro é de 75 quilômetros e a menor 3 quilômetros.

Por João Nassif 07/12/2022 - 20:38

A Copa do Mundo do Qatar vai entrando cada vez mais em seu momento decisivo

Com a aproximação da fase quartas de final depois de definidas as oito seleções classificadas espera-se que o nível dos jogos das oitavas de final seja mantido, pois estarão em confrontos as principais seleções do planeta.

Podemos até discutir a presença da Croácia, adversaria do Brasil, mas o fato dela estar na posição 12 no ranking da FIFA é credencial suficiente para se colocar entre as melhores do mundo.

O mesmo pode-se dizer do surpreendente Marrocos, 22º no ranking que desbancou a Bélgica na fase de grupos e a poderosa Espanha nas oitavas.

A média de gols tem aumentado depois da fase de grupos com a média de 3,5 gols/jogo nos oito jogos das oitavas de final. Até agora foram marcados 148 gols em 56 jogos o que dá a média de 2,64 gols/jogo.

Esta foi a média da última Copa do Mundo quando em 64 jogos foram marcados 169 gols. Agora no Qatar a projeção é que a média de gols pode aumentar se compararmos com o Mundial de 2018 na Rússia.

Os jogos das quartas de final prometem com seleções como Portugal, França, Inglaterra e Brasil com alto poderio ofensivo. Espero que sim, afinal de “olho na Copa” muitos gols significam que valeu a pena acompanhar todos os jogos deste Mundial. 


 

Por João Nassif 06/12/2022 - 21:55

As oitavas de final da Copa vinham vindo bem com boa média de gols. Todos os dias eram realizados dois jogos que juntos marcavam 07 gols.

Foi assim no sábado com a Holanda vencendo por 3x1 os Estados Unidos e a Argentina derrotando a Austrália por 2x1. 

No domingo a França venceu a Polônia por 3x1 e no segundo jogo a Inglaterra despachou Senegal de volta para casa vencendo por 3x0.

Segunda-feira foi o dia da seleção brasileira que ganhou da Coréia do Sul por 4x1 e mais cedo Japão e Croácia empataram em 1x1 e nos pênaltis deu Croácia por 3x1.

E hoje fechando a programação das oitavas de final no primeiro jogo Marrocos e Espanha não saíram do 0x0, inclusive na prorrogação não houve gols e na disputa por pênalti o surpreendente Marrocos venceu por 3x0. Incrível, os espanhóis chutaram três pênaltis, um foi na trave e o goleiro marroquino defendeu os outros dois.

E o último jogo das oitavas de final manteve a média, com a estrondosa goleada de Portugal sobre a Suíça por 6x1. Este jogo ficará na história pelo placar, mas muito mais, pois pela primeira vez na história Cristiano Ronaldo ficou no banco português em um jogo de Copa do Mundo.

A aposta do técnico de Portugal foi de alto risco colocando no lugar de um dos maiores jogadores de todos os tempos Gonçalo Ramos e não é que ganhou a aposta. O substituto fez somente três gols, o primeiro hat-trick da Copa se tornando o nome do jogo e colocando Portugal nas quartas de final.

Depois de tantos jogos desde o dia 20 de novembro, finalmente uma trégua. Agora a programação da Copa dá uma folga de dois dias para que as seleções e quem está “de olho na Copa” possam recarregar as baterias para encarar as quartas de final que serão jogadas na próxima sexta-feira e no sábado.

Quatro jogos de alto nível neste final que é um torneio do gigantismo de uma Copa do Mundo.   

Por João Nassif 05/12/2022 - 19:37 Atualizado em 06/12/2022 - 09:52

Mais um dia de oitavas de final da Copa do Mundo e hoje o envolvimento de seleções que não apareceram como favoritas para avançar no torneio.

Três das quatro seleções envolvidas nos confrontos não fazem parte do Top-10 no ranking da FIFA e apenas uma passou para as quartas de final, pois houve confronto direto entre a Croácia (12º) e o Japão (24º).

A Croácia se classificou num jogo de baixa qualidade que terminou empatado no tempo regulamentar, foi necessária prorrogação que também ficou no empate e a decisão da vaga foi para os pênaltis.

E o Japão foi de um absurdo fracasso, convertendo apenas um dos quatro que bateu, consagrando o goleiro croata com três defesas das penalidades pessimamente batidas. A Croácia converteu três e ficou classificada para enfrentar o Brasil nas quartas de final.

A outra seleção fora do Top-10 que foi a campo nesta segunda-feira foi a Coreia do Sul (28ª) para enfrentar a líder do ranking, a Seleção Brasileira. Desta vez, a zebra que galopou bastante na fase de grupo não deu às caras e a Seleção Brasileira passeou em campo e decidiu o jogo no primeiro tempo quando fez 4x0.

Nesta etapa, os coreanos jogaram um futebol parecido com o que era visto na segunda metade do século passado. Sem respeitar o poderio do time brasileiro, se atirou ao ataque deixando espaços generosos no meio de campo e comprometendo por inteiro seu setor defensivo.

Com mais apetite, o Brasil poderia ter decretado um resultado histórico.

O jogo da Coreia do Sul mudou no segundo tempo, valorizou mais a posse de bola, cuidou melhor de sua defesa e exigiu algumas boas intervenções do goleiro brasileiro. Fez seu gol solitário e contou com a cautela dos jogadores do Brasil e foi para casa satisfeita pelo gol marcado e por ter atingido novamente em sua história as oitavas de final.

Brasil e Croácia definido na semifinal. A Croácia teve um grande desgaste por ter enfrentado a prorrogação contra o Japão e deixa o Brasil ainda mais favorito para avançar no Mundial.

Por João Nassif 04/12/2022 - 22:47 Atualizado em 06/12/2022 - 10:05

Nos dois jogos de hoje das oitavas de final, prevaleceu a lógica e a França e a Inglaterra superaram até com certa facilidade seus adversários e farão um confronto direto nas quartas de final, confronto que pelo futebol que apresentaram até agora poderia perfeitamente ser o jogo da final da Copa.

No primeiro jogo, os franceses não encontraram maiores problemas para eliminar a Polônia, principalmente, pela atuação de Mbappé com seus dois gols e já se tornando o artilheiro do Mundial com cinco gols em quatro jogos.

A Polônia muito limitada apostou em Lewandowski, mas a bola quase não chegou ao atacante muito bem neutralizado pela zaga francesa. Também pela fraca atuação do meio-campistas que, aliás, tem sido o ponto fraco do time.

A França tem mostrado pelo conjunto da obra em quatro jogos potencial para seguir adiante até a final.

No segundo jogo, a Inglaterra depois de sofrer para furar a marcação de Senegal, teve na qualidade de seus jogadores de meio-campo a força para dar ao ataque as opções necessárias para consolidar uma vitória tranquila e consistente.

É outra força para chegar bem mais adiante no Mundial.

Duas quartas de final definidas, Holanda x Argentina e França x Inglaterra.

Se olharmos a relação de jogos iremos encontrar na terça-feira dois jogos que poderão classificar Espanha e Portugal. Os espanhóis enfrentarão o surpreendente Marrocos e Portugal a Suíça. Prevalecendo a lógica as seleções da Península Ibérica se enfrentarão nas quartas de final.

O emparceiramento que era sabido desde que o sorteio dos grupos foi realizado, com várias zebras na fase de grupos deixou a seleção brasileira com o caminho mais acessível para chegar à semifinal.

Se o Brasil passar pela Coreia do Sul irá se encontrar com Japão ou Croácia que jogam amanhã nas quartas de final, quer dizer que é totalmente viável projetar o Brasil contra Argentina ou Holanda na semifinal. Se não pintar uma zebra é ou não um caminho teoricamente mais fácil?
 

Por João Nassif 03/12/2022 - 19:23 Atualizado em 04/12/2022 - 09:56

Começaram quentes as oitavas de final do Mundial.

Dois jogos, um com a Holanda favorita eliminando os Estados Unidos e a Argentina, também favorita, penando para derrotar a Austrália.

Os holandeses fizeram praticamente a vitória no primeiro tempo com dois gols muito parecidos, uma bola esticada pela direita do ataque, o avanço do lateral, o cruzamento perfeito e a chapada de quem vinha pelo meio para fazer o gol.

Até então os norte-americanos tinham mais posse de bola, mas não conseguiam furar o bloqueio holandês. Os Estados Unidos ainda diminuíram o marcador para quase na sequência sofrer o terceiro gol, numa jogada parecida, mas pelo lado esquerdo do ataque da Holanda. Vitória justa.

No jogo das 16h, a Argentina venceu por 2x1, talvez o jogo de maior tensão até agora no Mundial. E olha que tivemos jogos de muita emoção na fase de grupos para definir os classificados, mas creio que nada mais forte que este jogo das oitavas de final, puro confronto direto.

Com a vantagem tranquila de um 2x0, os argentinos somente esperavam o tempo passar para garantir a classificação. Só que na parte final do jogo, a Austrália diminuiu ainda com muito tempo para buscar o empate.

A força e intensidade dos australianos permitiu uma enorme pressão sobre o adversário e o jogo ficou aberto e virou quase uma pelada. Austrália no ataque e a Argentina apostando no contra-ataque.

Este contra-ataque funcionou com Messi sendo o condutor e Lautaro Martinez o finalizador. Só que o atacante errou três arremates na cara do goleiro. Jogo no final e na última bola um australiano apareceu livre na cara do gol e o chute foi neutralizado pelo ótimo goleiro argentino.

Vitória suada, mas a Argentina avança para as quartas de final e o confronto será contra a Holanda.  
 

Por João Nassif 03/12/2022 - 10:58

Jogos realizados: 48
Gols marcados: 120 (Média 2,5 gols/jogo)
Principais artilheiros: Enner Valencia (ECU), Marcus Rashford (ENG), Álvaro Morata (ESP), Kylian Mbappé (FRA), Cody Cakpo (NED): 03 gols
Gol contra: 01 – Nayef Aguerd (MAR) (Marrocos x Canadá)
Melhor ataque: Inglaterra: 09 gols
Melhor defesa: Holanda, Estados Unidos, Tunísia, Marrocos, Croácia, Brasil: 01 gol sofrido

Maior número de cartões amarelos: Arábia Saudita: 14
Menor número de cartões amarelos: Inglaterra: zero
Pênaltis marcados: 14 – (convertidos: 09 – perdidos: 05)
Perdidos: Robert Lewandowski (POL) (México x Polônia)
                Alphonso Davies (CAN) (Bélgica x Canadá)
                Salem Al Dawsari (RSA) (Polônia x Arábia Saudita)
                Lionel Messi (ARG) (Polônia x Argentina)
                Andre Ayew (GHA) (Gana x Uruguai)
 

Por João Nassif 02/12/2022 - 19:50

A Copa ficará marcada pelo grande número de zebras que galoparam pelas areias do Qatar. Se o camelo é o animal símbolo do mundo árabe a zebra lhe fará companhia e será sempre lembrada como o símbolo desta Copa do Mundo.

Várias seleções de nível inferior no cenário mundial surpreenderam começando pela Arábia Saudita que não conseguiu classificação, mas na primeira rodada venceu de virada a poderosa seleção argentina, com o Japão que no primeiro jogo virou sobre a Alemanha, Japão que conseguiu classificação, enquanto os alemães foram eliminados.

A mesma situação viveu Marrocos que derrotou a Bélgica, uma das cotadas para disputar o título e foi eliminada ao passo que os marroquinos seguem na competição.

E por aí vai, Austrália classificada no grupo das Alemanha e a Coréia do Sul que eliminou o Uruguai.

A vitória de Camarões sobre a seleção brasileira também entra no quesito zebra o que torna a Copa imprevisível sobre o futuro.

Mas, amanhã começa a hora da verdade com as oitavas de final e aí não haverá chance de recuperação, quem perder dará adeus ao Mundial.

Portugal e Coréia do Sul e Brasil com a Suíça são os classificados na última rodada da fase de grupos.
 

Por João Nassif 01/12/2022 - 19:41 Atualizado em 02/12/2022 - 00:02

A Copa do Mundo viveu nesta quinta-feira surpresas e decepções com a terceira e última rodada dos Grupos E e F.

A programação começou ao meio-dia com jogos do Grupo F e a surpresa foi a classificação de Marrocos na primeira posição ao derrotar o Canadá, depois de ter vencido a Bélgica e empatado com a Croácia. 

Os marroquinos pela segunda vez na história ultrapassam a primeira fase em 1986 e pelo que mostrou até agora tem forças para ir um pouco mais a frente.

A decepção ficou por conta da Bélgica melancolicamente desclassificada após o empate com a Croácia. Não foi este jogo que mandou os belgas mais cedo para casa, o rendimento geral foi muito ruim com a derrota para Marrocos e uma vitória suada contra Canadá.

Chegou ao final a geração de ouro belga que desde 2014 encantou o mundo, mesmo sem ter conquistado alguma competição de alto nível. Triste para quem adora o futebol.

No final da programação pudemos ver novamente surpresas e decepções nos jogos do Grupo E.

E a combinação dos resultados trouxe emoção e suspense com as quatro seleções com condições de classificação, inclusive todas por algum momento na frente para a passagem às oitavas de final.

Surpresa do Japão ao derrotar a Espanha de virada como já havia feito com a Alemanha. Velocidade, intensidade e entrega de todos levaram os japoneses ao primeiro lugar no grupo. 

A Espanha conseguiu se segurar na segunda posição, correndo riscos se acontecesse a vitória da Costa Rica sobre a Alemanha. A Costa Rica que começou perdendo conseguiu a virada no segundo tempo, mas não teve qualidade para se manter e sofreu a virada para perder por 4x2.

Resultado no grupo que pelo andamento se tornou o grupo da morte a Alemanha depois de se tornar tetracampeã foi eliminada na fase de grupos pela segunda Copa consecutiva.

E amanhã tem seleção brasileira. Confirmado com um time formado totalmente por reservas vai contra Camarões tentar manter os 100% no Mundial. 


 

Por João Nassif 30/11/2022 - 21:18

Mais quatro seleções conseguiram classificação nesta quarta-feira somadas com as se classificaram na véspera são oito na terceira rodada mais Brasil e Portugal, portanto 10 já estão nas oitavas de final. Ao mesmo tempo oito já deram adeus à Copa do Mundo.

Hoje pela manhã a Tunísia não conseguiu classificação apesar de ter surpreendido o time reserva da França que já estava classificada. 

A surpresa ficou com a Austrália que depois de ser goleada na estreia pela seleção francesa, venceu a Dinamarca e garantiu presença nas oitavas de final. A campanha da Dinamarca que foi ao Mundial com boas credenciais pelo desempenho nas eliminatórias foi pífia e sua desclassificação surpreendente.

O outro grupo dos jogos no período da tarde teve muito mais emoção. A Argentina desesperada por vitória contra a Polônia deslanchou no segundo tempo e mesmo com pênalti perdido por Lionel Messi fez 2x0 e se garantiu nas oitavas.

Ficou na dependência do jogo da Arábia Saudita e México. Os mexicanos fizeram 2x0 e mesmo assim com o resultado da Polônia estavam eliminados por ter levado mais cartões amarelos que os poloneses, precisavam de mais um gol que não saiu e foram eliminados.

A Polônia ficou com a segunda vaga. Amanhã a complementação dos Grupos E e F. Mais quatro seleções passarão para as oitavas de final o Mundial.
 

Por João Nassif 29/11/2022 - 20:59 Atualizado em 30/11/2022 - 08:58

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Qatar tem uma novidade em relação as demais. Não haverá mais jogos no período da manhã no horário brasileiro, somente jogos ao meio-dia e às quatro da tarde, com jogos do mesmo grupo jogando simultaneamente.

O Grupo A já foi definido com a vitória da Holanda sobre o anfitrião Qatar por 2x0 garantindo os holandeses na primeira posição com sete pontos. Cody Gapko marcou um e chegou aos três gols, sendo até agora o único que marcou em todos os jogos da primeira fase da Copa.

No outro jogo, Senegal derrotou o Equador por 2x1 e ficou com a segunda posição com seis. Enner Valencia do Equador que marcou três gols nas duas primeiras rodadas perdeu a chance de se tornar o artilheiro do Mundial.

No Grupo B a Inglaterra passeou sobre País de Gales, fez 3x0 com muita facilidade e garantiu o primeiro lugar no grupo. Marcus Rashford com dois gols se igualou aos demais artilheiros da Copa com três gols até agora.

Num jogo com pouca qualidade, mas com muita até o último segundo os Estados Unidos num confronto direto derrotou o Irã por 1x0 e ficou com a segunda vaga do grupo.

Os primeiros jogos das oitavas de final já estão definidos. A Holanda irá enfrentar os Estados Unidos e a Inglaterra terá pela frente o Senegal.
 

Por João Nassif 29/11/2022 - 07:57 Atualizado em 29/11/2022 - 15:25

Antes da rodada final da primeira fase da Copa do Mundo, apenas 03 seleções já confirmaram classificação para as oitavas de final: França no Grupo D, Brasil no Grupo C e Portugal no Grupo H.

Nas duas primeiras rodadas foram registradas as três maiores goleadas, a Inglaterra fez 6x2 no Irã, a França marcou 4x1 na Austrália e a Espanha fez o resultado mais elástico, o 7x0 na Costa Rica.

Até o Mundial no Qatar haviam sido realizados 900 jogos na história de todas as Copas do Mundo e marcados 2.548 gols com a média de 2,83 gols por jogo.

1x0 é o placar que mais vezes foram registrados nas 21 Copas do Mundo, 172 vezes. O segundo placar mais comum é o 2x1 que aconteceram 141 vezes.

Nas duas primeiras rodadas na fase de grupos no Mundial no Qatar, quatro jogos terminaram em 1x0 e três vezes em 2x1.

Jamais aconteceu nas 22 Copas do Mundo o placar de 6x2, resultado da goleada da Inglaterra sobre o Irã no segundo dia de competição no Mundial este ano.

Por João Nassif 28/11/2022 - 20:12 Atualizado em 29/11/2022 - 15:19

Foi um dia movimentado de muitos gols, foram marcados 14 em quatro jogos. Na parte da manhã os atacantes balançaram as redes 14 vezes repetindo o número de gols do primeiro dia do Mundial.

O empate entre Camarões e Sérvia foi eletrizante com alternativas no placar que culminou com a reação de Camarões que perdia por 3x1 e chegou ao empate.

O empate foi ruim para os dois que precisam da vitória na rodada final, Camarões contra o Brasil e a Sérvia contra a Suíça. A missão mais difícil certamente será a de Camarões.

No segundo jogo outra partida com suspense até o final. Gana fez 2x0, a Coreia do Sul empatou para em seguida sofrer os gols que deu a vitória aos ganeses. 

Com a derrota do Uruguai contra Portugal a situação da Celeste Olímpica ficou complicada, pois terá que vencer Gana no confronto direto para alcançar as oitavas de final.

No Grupo G, o Brasil conseguiu a vitória sobre a Suíça no final do jogo e garantiu antecipadamente a classificação. A Suíça depende de suas próprias pernas para vencer a Sérvia e seguir no Mundial.

Novamente, Portugal foi premiado com um pênalti inventado pela arbitragem. Vencia por 1x0 e era muito pressionado pelo Uruguai até o VAR achou uma mão na bola, o árbitro visivelmente constrangido deve ter sido induzido e o jogo terminou em 2x0.

Ao final da segunda rodada apenas três das 32 seleções na Copa estão matematicamente classificadas para as oitavas de final, França, Brasil e Portugal. 
 

Por João Nassif 27/11/2022 - 18:18 Atualizado em 29/11/2022 - 15:20

São pouquíssimos os jogos na fase de grupos da Copa do Mundo envolvendo confrontos entre as seleções colocadas nas 10 primeiras posições do ranking da FIFA.

Todas as seleções do chamado Top-10 estão no Qatar, exceção da Itália que é a 6ª colocada, Itália que está fora do Mundial. Se descartarmos a seleção italiana, podemos juntar às nove mais bem colocadas a Alemanha que é a 11ª.

Assim, entre este Top-10 na Copa do Mundo tivemos apenas dois jogos, o primeiro entre França (4ª) e Dinamarca (10ª) com vitória francesa por 2x1 e o segundo entre Espanha (7ª) contra Alemanha (11ª), empate em 1x1.

Depois de várias zebras que sobraram na terra onde o camelo é o animal referência algumas seleções do Top-10 poderão não se classificar para as oitavas de final. Por exemplo, Bélgica (2ª) e Dinamarca.

Mas, ainda teremos a rodada final desta fase de grupos que irá começar na próxima terça-feira.

Está sendo uma Copa de poucos gols. Já foram realizados 28 jogos e marcados 67 gols, média de 2,39 gols/jogo. A média total de todas as Copas antes da atual mostra que foram disputados 900 jogos e marcados 2.548 gols, média de 2,64 gols/jogo. 
 

Por João Nassif 26/11/2022 - 19:19 Atualizado em 28/11/2022 - 09:04

Os dois jogos da tarde deste sábado foram quentes, muito disputados e que deixaram a primeira seleção matematicamente classificada. A França com dois gols do Mbappé derrotou a boa seleção da Dinamarca.

Os gols foram marcados no segundo tempo, depois de uma primeira etapa de muito equilíbrio, a Dinamarca respondeu rapidamente ao primeiro gol da França e empatou dando a sensação que a partida iria empatada até o final.

Aí surgiu a qualidade do Griezmann num cruzamento perfeito e a velocidade do artilheiro que antecipou ao zagueiro e de joelho marcou o gol da vitória francesa.

O jogo final da programação deste sábado trouxe a Argentina de volta à Copa do Mundo. Depois do fracasso na primeira rodada quando perdeu para a Arábia Saudita havia toda uma tensão no principal estádio do Qatar, pois outro derrota significaria o término do torneio para os “Hermanos”. 

Depois de um primeiro tempo de baixíssimo nível com apenas o México criando algumas chances de gol na segunda etapa surgiu o futebol de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Lionel Messi.

Messi tomou conta do jogo, venceu o excelente goleiro Ochoa com um chute potente e certeiro de fora da área, bagunçou a defesa mexicana e a Argentina foi coroada com um belíssimo gol do volante Enzo Fernández.

Argentina renasceu no Mundial do Qatar

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito