Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 18/03/2024 - 07:58 Atualizado em 18/03/2024 - 10:31

O técnico Cláudio Tencati falou quando da coletiva pós jogo contra o Hercílio Luz que toda boa equipe tem que ter um grande goleiro. É uma das expressões máximas no futebol.

Concordo plenamente, mas não vejo como boa a equipe que depende tanto de um grande goleiro para garantir vitórias e classificações.

O Gustavo tem sido decisivo em vários jogos quando o time não apresenta bom futebol e isto tem sido decorrente do Criciúma na temporada. E ontem não foi diferente, depois de sofrer um gol que fugiu ao seu padrão de atuações, novamente se transformou num paredão impedindo o gol de empate no acréscimo da partida.

Além de tantas defesas decisivas que já fez vai também criando um histórico de pegador de pênaltis o que quase sempre assusta os cobradores facilitando seu trabalho no lance fatal.

E mais, tem uma enorme ajuda dos jogadores que quando um pênalti é marcado quase todos rodeiam o árbitro e quem chega por perto, atrasando a cobrança e buscando enervar quem vai bater sob complacência da arbitragem. Moda que poderá causar problemas na série A.

Com Gustavo, com time bom ou não, o Criciúma vai buscando seus objetivos neste início de temporada. Uma coisa que está bem clara, com este plantel será muito difícil continuar alcançando as metas, principalmente no campeonato brasileiro.

Agora o adversário na semifinal será o Barra que foi buscar o resultado dentro do Scarpelli, perigo à vista. Na outra perna da semifinal o confronto será entre Avaí e Brusque, jogo de série B do Brasileirão. Pela logica o Criciúma deverá ir para a final, a outra decisão fica em aberto, com vantagem para o Avaí que jogará a segunda partida em casa, minha opinião. 


 

Por João Nassif 15/03/2024 - 07:56 Atualizado em 15/03/2024 - 08:31

Como na maioria dos jogos na temporada a vitória nos pênaltis em Taguatinga foi infinitamente maior que o futebol apresentado pelo Criciúma.

De novo se repete o roteiro, o time faz um gol no inicio do jogo, ontem foi aos 3’ e a partir daí, faz de tudo para segurar a vantagem. Tira a velocidade do jogo, procura manter o máximo a posse de bola sem atacar, demora na reposição, enfim tudo que estamos acostumados a ver, principalmente quando joga fora de casa.

O técnico Cláudio Tencati lembrou que em cinco jogos fora de casa o Criciúma empatou quatro e venceu apenas o Internacional de Lages num outro jogo sofrível. Lembrou também que alguns outros times da série A do brasileirão venceram na decisão por pênaltis adversários de divisão inferiores ou mesmo sem divisão.

Novamente o setor defensivo foi o melhor do time e o goleiro Gustavo se transformou novamente em herói defendendo dois pênaltis na decisão. O resto foi o mesmo de sempre.

Dois fatores que ficam como alerta para o campeonato brasileiro. A cera escancarada do goleiro Gustavo já percebida pelos árbitros, ontem levou o cartão amarelo aos 32’ do primeiro tempo por retardar um tiro de meta. 

Outro fator é o comportamento do Barreto que foi o Barreto do inicio da carreira, falta pesada que gerou o primeiro cartão amarelo e o agarrão na camisa do adversário longe de qualquer perigo que resultou no segundo amarelo e o consequente vermelho aos 40’ do primeiro tempo. Trabalhos para a comissão técnica.

De todo o Criciúma avançou para a terceira fase e aguarda o sorteio para saber quem será seu adversário. Entrarão no jogo os 12 times que não jogaram até agora. Possivelmente o Criciúma enfrentará um dos grandes o que será o melhor teste visando o campeonato brasileiro.

A fase será disputada somente em maio e até lá a necessidade de reforços de qualidade poderá ser suprida, caso contrário a participação na elite não será como a torcida gostaria. 
 

Por João Nassif 10/03/2024 - 08:47 Atualizado em 10/03/2024 - 09:03

Feliz o Criciúma em ter um goleiro do tamanho do Gustavo. Venho dizendo desde a temporada passada que o clube teria que erguer uma estátua do goleiro no pátio do Heriberto Hülse por aquilo que ele tem feito na caminhada do Tigre. Ou não?

Para não voltar muito no tempo, o acesso em 2023 foi obra e graças às suas atuações, algumas milagrosas, salvando o time em vários jogos e garantindo pontos decisivos para o clube atingir a série A.

Nem vou enumerar aqui quantos pontos ele garantiu, caso contrário o Criciúma terminaria numa zona intermediaria da classificação. Jogos épicos e memoráveis como por exemplo o empate em Goiânia contra o Vila Nova quando o time ficou durante muito tempo com nove jogadores. E tantos outros.

Mas, por felicidade o Gustavo é do Criciúma e continua com defesas milagrosas que ontem garantiram o empate e colocaram o time a um passo da semifinal do campeonato.

Um jogo cercado de confusão, antes e depois dos mais de 90 minutos, onde o Criciúma que sugeriu uma vitória tranquila depois do gol no início do jogo sofreu bastante, principalmente no segundo tempo quando foi completamente dominado pelo Hercílio Luz.

dito e é voz corrente que o Criciúma tem o melhor time do campeonato. É uma verdade, mas muito pela incapacidade dos adversários que mostram falta de qualidade para vencer jogos quando até criam situações de gol, mas não sabem como traduzir em vitórias. 

O que tenho visto do Criciúma no campeonato é que mesmo com inúmeras contratações ainda não conseguiu encontrar uma forma de jogar que não dependa somente da sua defesa e principalmente do seu goleiro. 

A discussão ao final do jogo em Tubarão entre Gustavo e Rodrigo é reflexo da estrutura do time. O volume de defesas do goleiro se deve também com a dificuldade do setor defensivo em conter os atacantes adversários.  

Por João Nassif 02/03/2024 - 22:26 Atualizado em 03/03/2024 - 20:35

Terminada a fase de classificação o Criciúma, como era esperado chagou na primeira posição, objetivo alcançado, e agora terá vantagem de jogar em casa as partidas eliminatórias até o final.

Não vejo como o time não conseguir ir até a decisão, pois convenhamos os adversários mostraram muita fragilidade num campeonato de baixo nível técnico.

No jogo derradeiro da fase o Criciúma entrou com um time mesclado com poucos titulares, mas estes mantiveram o ritmo e conquistaram uma vitória tranquila contra um adversário que de favorito para brigar pelo título ainda corria riscos de rebaixamento.

O fator Heriberto Hülse poderá ser decisivo na reta final, por isso a importância da primeira posição, e o aproveitamento em casa é excepcional com pouco mais de 83% e fora de casa é muito bom com 67%. E mais, o Criciúma tem o segundo melhor ataque com 17 gols e a melhor defesa que sofreu apenas sete gols. 

Toda esta campanha remete paro confirmar o favoritismo para o bicampeonato.

A primeira decisão será contra o Hercílio Luz que ficou com a oitava posição. Nos outros jogos das quartas de final o Avaí 2º colocado decidirá na Ressacada contra o Joinville. O Marcílio Dias, que terminou na 3ª posição irá decidir contra o Brusque em Itajaí e o Figueirense 4º colocado decidirá no Scarpelli contra o Barra.

Deu mais ou menos a lógica na classificação final, o ponto fora da curva foi a Chapecoense que escapou do rebaixamento na última rodada. O Concórdia não classificou e nem foi rebaixado. Caíram para a série B, Internacional de Lages e Nação. 

Por João Nassif 29/02/2024 - 07:26 Atualizado em 29/02/2024 - 10:42

O cenário era perfeito para o Criciúma fazer um grande jogo e carimbar a classificação, arena de Copa do Mundo, gramado em ótimas condições, arquibancadas vazias, sem pressão de torcida, um adversário quase que totalmente desconhecido no país, enfim tudo induzia à uma vitória tranquila de um time de série A.

A vitória foi tranquila pela fragilidade do adversário, aqui no estadual o Criciúma enfrentou mais dificuldades, mas o futebol que o time do Tencati mostrou foi de quinta categoria.

Ficou claro que o Criciúma foi para o jogo somente para garantir a classificação, teve mais posse de bola sem mostrar algo de produtivo. Somente em cruzamentos levou algum perigo, uma bola na trave e duas ou três cabeçadas que passaram perto do gol. Foi um futebol que deu sono.

Deu a impressão que a orientação era para não correr nenhum risco, afinal tinha uma boa cota estava em jogo para alcançar a segunda fase. Se perceberam, quase no final o goleiro Gustavo nas poucas vezes em que tocou na bola, fez uma defesa segura e para não perder o costume foi ao chão para ganhar tempo.

Eu como comentarista e os torcedores do Criciúma, creio, suportaram o jogo até o final, mas tenho certeza que aqueles não envolvidos usaram o controle remoto e foram assistir algo mais produtivo ou emocionante.  
 

Por João Nassif 23/02/2024 - 07:49 Atualizado em 23/02/2024 - 08:11

Dois episódios recentes no futebol retratam de forma inequívoca o momento em que vivemos como sociedade.

Primeiro o atentado sofrido em Recife pela delegação do Fortaleza após o jogo contra o Sport pela Copa Verde. Pedras e até uma bomba foi jogada contra o ônibus na saída da Ilha do Retiro, ferindo vários jogadores.

CBF, Sport emitiram notinhas de repúdio, procedimento padrão em eventos desta natureza. Não é a primeira vez, nem será a última pela falência da justiça no país. Quantos casos parecidos já aconteceram e não sem tem sido notícia que alguém foi preso, e se foi ficou poucas horas na cadeia, pois as leis são brandas e não há interesse em faze-las mais severas.

A grande preocupação da CBF e do governo é com a realização da Copa do Mundo Feminina em 2027, pois uma delegação da FIFA está no país verificando as condições para autorizar a competição.

A CBF lavou as mãos sobre o atentado em Recife e o governo que já torrou bilhões de reais em super faturamento para receber um Panamericano e uma Copa do Mundo quer novamente investir sem nenhuma necessidade em outra competição. 

Segundo a condenação por estrupo cometido pelo lateral Daniel Alves. As duríssimas leis espanholas permitem que o pagamento de uma, chamamos de multa, a pena seja reduzida.

O parceiro Neymar, que deveria ser exemplo pelo ídolo que é doou 160 mil dólares para que Daniel Alves tivesse sua pena diminuída para quatro e poucos anos. O jogador em momento algum mostrou repúdio pelo crime. Cada um dá seu dinheiro para quem quiser e mostra que a vítima não tem a mínima importância..

São dois exemplos da inversão de valores que escacaram o momento em que vivemos como sociedade. 


 

Por João Nassif 19/02/2024 - 07:43 Atualizado em 19/02/2024 - 08:53

Depois da derrota para o Brusque, nada melhor do que enfrentar o Internacional de Lages na busca da recuperação.

Criciúma jogou à vontade contra um adversário que está na briga contra o rebaixamento que mostrou um futebol que chamo de primitivo, sem ameaçar em momento algum o gol do Gustavo e com uma defesa que jogou com toda tranquilidade pela impotência do seu oponente.

A nota marcante do jogo foi o gramado do Tio Vida que permitiu ao Criciúma desfilar toques de bola e passes precisos, quase sempre com liberdade e o gol foi reflexo deste trabalho.

O passe do Marquinhos Gabriel entre os zagueiros para encontrar o Eder com toda liberdade só foi possível pela qualidade do piso reformado com urgência para colocar o time lageano no campeonato.

Com toda tranquilidade para jogar, finalmente os atletas tiveram comportamento exemplar, aliás como deve ser sempre, sem nenhuma reclamação, sem pressão sobre o árbitro e os cartões foram produto de incidências do jogo, faltas praticadas.

Faltam apenas dois jogos para o final da primeira fase e a vantagem praticamente garante o primeiro lugar trazendo vantagens para as outras fases, confrontos diretos. Joinville fora na próxima rodada a Chapecoense em casa na rodada final.

Por João Nassif 18/02/2024 - 08:31 Atualizado em 18/02/2024 - 13:05

O Criciúma é hoje o maior time de Santa Catarina, ninguém discute. Tem 18 mil sócios que quase sempre lotam o Heriberto Hülse, está com as contas rigorosamente em dia, até se deu ao luxo de comprar um ônibus que dizem custou mais de 2 milhões de reais e é o único catarinense na elite do futebol brasileiro.

É o campeão catarinense, campeão da Recopa e caminha com autoridade para o bicampeonato, pois já livrou vantagem sobre os demais concorrentes.

 

Existe apenas um senão nesta trajetória vencedora nas últimas temporadas que é a maneira como o clube está tratando as arbitragens do estadual. Tal superioridade deveria mostrar um time mais equilibrado, tanto os jogadores como a comissão técnica que não colaboram para melhorar o nível da arbitragem que por si só é deficiente.

A pressão exercida sobre a FCF, o departamento de arbitragem e os próprios árbitros aumentam a insegurança daqueles que tem o poder de decidir os incidentes numa partida de futebol.

Por ser o maior do estado muitos estão condenando os árbitros pelas atitudes tomadas durante os jogos. O Criciúma é o time mais indisciplinado do campeonato, já acumula seis cartões vermelhos, cinco jogadores e o técnico Cláudio Tencati, por faltas duras ou reclamações.

Dá a impressão que os jogadores entram pilhados, as preleções devem ser no sentido de um contra todos, por isso a não aceitação de marcações que não agradam. O próprio técnico quando em casa reclama o tempo todo com gestos que deixam os torcedores também na pilha.

A nota de protesto enviada à Federação aumenta a pressão e a insegurança dos árbitros. As declarações pós jogo também contribui para decisões que são equivocadas. Menos mal que o técnico afirmou após a derrota para o Brusque que a partir de agora todos jogarão mudos e calados. Que ele dê o exemplo.

Quem sabe que mudos e calados possam ajudar para melhorar a arbitragem em SC. E que nós mesmos da impressa ajudemos a qualificar todo o processo não direcionando críticas exacerbadas contra os que comandam o futebol no estado. Não inventem teoria de conspiração contra o Criciúma.
 

Por João Nassif 17/02/2024 - 09:17 Atualizado em 17/02/2024 - 09:31

Faleceu nesta madrugada aos 62 anos vítima de um infarto fulminante,  Marco Antônio Martins, o Marquinhos, chefe da arbitragem da Federação Catarinense de Futebol. O cargo ocupado por ele é passível de pressão por parte dos clubes em todas entidades do futebol brasileiro. Quem trabalha com honestidade, caso do Marquinhos, tem que ter saúde de ferro, infelizmente ele não resistiu.

Pêsames à família, aos componentes da FCF, árbitros e toda a comunidade do futebol catarinense.  
 

Por João Nassif 15/02/2024 - 23:55 Atualizado em 16/02/2024 - 08:23

O Criciúma é o favorito disparado para o bicampeonato. Tenho insistido nesta questão desde antes do início da competição e não abro mão desta opinião. A diferença é muito grande em relação aos adversários, primeiro por ter um elenco formado a alguns anos e segundo pelo fato dos outros times estarem em processo de remontagem.

A posição do time na classificação confirma todo este quadro, apesar dos resultados serem muito melhores que os desempenhos. Em quase todos os jogos o Criciúma mesmo com a continuidade do trabalho de uma temporada para outra tem encontrado dificuldades para uma imposição técnica sobre os adversários com poucas exceções.

No futebol as coisas não são como se deseja e todos têm que ter capacidade de superar as adversidades e fazer o trabalho com tranquilidade para confirmar a superioridade, caso contrário os problemas aparecem e causam prejuízos que podem colocar por terra os objetivos.  

O que mais se tem visto é o destempero de alguns jogadores e da comissão técnica quando o andamento dos jogos não são como gostariam que fosse. O próprio clube é ciente se sua superioridade e isso muitas vezes induz a uma soberba que pode causar danos no final.

As arbitragens têm sido o alvo maior das reclamações e o volume de cartões mostram esta soberba como se fosse proibido marcar qualquer lance contra o time. Tanto nas vitórias como principalmente nas derrotas. Este comportamento vem desde a temporada passada.

Contra o Brusque, depois de um péssimo jogo na segunda etapa, no primeiro tempo ainda jogou alguma coisa, a virada levou muitos a reclamar com veemência da arbitragem, gerando cartões amarelos e expulsões do técnico e de um jogador no banco de reservas.

É visível que descarregar nos árbitros os fracassos no campo é uma bengala que acaba trazendo enormes prejuízos. Seria mais honesto admitir que o time foi superado pelo adversário e perder de cabeça erguida.

De nada adianta ficar mandando notinhas para a Federação, forma antiga de pressionar as arbitragens.
 

Tags: Brusque FC FCF

Por João Nassif 13/02/2024 - 07:45 Atualizado em 13/02/2024 - 11:32

Estamos assistindo um campeonato catarinense mais desigual dos últimos tempos. A superioridade do Criciúma é total sobre seus adversários e o reflexo pode ser visto na classificação. Depois de sete rodadas o time já avançou cinco pontos sobre o segundo colocado, justamente o Marcílio Dias que foi o responsável pela única derrota sofrido na competição.

Quando se esperava que o jogo contra o Avaí pudesse ser mais complicado pela rivalidade e por jogar fora de casa, o que se viu foi exatamente o contrário. Em menos de 15 minutos o jogo já estava definido e não fosse a bobagem do zagueiro capitão Rodrigo em ofender o árbitro, certamente o placar seria muito maior.

Mesmo com 10 jogadores desde os 30 minutos do primeiro tempo o Criciúma dominou o jogo sem correr riscos, fez o terceiro numa jogada espetacular e somente nos minutos finais concedeu dois gols ao Avaí e garantiu a vitória mesmo com a expulsão do Marcelo Hermes já nos acréscimos do segundo tempo.

A nota destoante foi a expulsão do Rodrigo que mostrou um destempero desnecessário ao não concordar com uma marcação do árbitro. O time vencia com facilidade, dominava o jogo e não se justifica ofender o árbitro, mesmo porque se apitou certo ou errado, não é um jogador que fará voltar atrás na marcação.

A imagem que fica é que a superioridade do Criciúma no campeonato induz seus jogadores a tentarem também dominar as arbitragens. Não é o primeiro a ser expulso por não concordar com alguma marcação, portanto o departamento de futebol do clube tem que agir com mais rigor para impedir novas expulsões. 

A projeçao antes do início do campeonato era que a Chapecoense e principalmente o Brusque puderiam ser aqueles que fariam campanha para ameaçar o Criciúma, Hoje o primeiro está na zona de rebaixamento e o segundo colado nas últimas posições. Ambos enfrentarão o Criciúma no Heriberto Hülse.     
 

Por João Nassif 08/02/2024 - 07:09 Atualizado em 08/02/2024 - 08:04

Muito bons os resultados do Criciúma no campeonato. Contra o Barra, em casa, mais uma vitória que colocou o time cada vez mais líder na fase de classificação, confirmando o grande favoritismo que o credenciou como maior candidato ao título.

São cinco vitórias em seis jogos se considerarmos a derrota para o Marcílio Dias como acidente de percurso. A grande pergunta é em quantos jogos o time convenceu? Se os resultados são definitivos, o rendimento tem que ser questionado.

Os adversários que o Criciúma encontrou pela frente são de menor qualidade e mesmo assim não foram exigidos com muito rigor pela dificuldade do Criciúma em apresentar um futebol condizente para um time da série A do campeonato brasileiro.

Das cinco vitórias, quatro foram no Heriberto Hülse e mesmo com a força da torcida os placares foram baixos contra times sem séries no cenário nacional, exceção na estreia contra o Figueirense.

Este quadro mostra que o Criciúma deverá confirmar seu favoritismo para o título, mas fica um grande ponto de interrogação quando se trata de campeonato brasileiro.

O que foi mostrado até agora, mesmo sendo início de temporada não será suficiente para a manutenção na elite do futebol brasileiro.
 

Por João Nassif 04/02/2024 - 09:24 Atualizado em 05/02/2024 - 07:50

Foi outro joguinho ruim do Criciúma na quinta rodada do campeonato. Depois da derrota em Itajaí o time voltou a vencer, mas novamente com muitas dificuldades sem novamente apresentar um futebol convincente de uma equipe que é a grande favorita para conquistar o bicampeonato.

Num primeiro tempo sem nenhuma inspiração, com a bola aérea sendo a única jogada encontrada para buscar o gol, foi justamente neste tipo de esquema que foi marcado o gol solitário do jogo.

Marquinhos Gabriel o autor do gol enquanto esteve em campo fazia novamente um bom jogo. Depois de sua saída no início do segundo tempo, o Criciúma só levou perigo real ao Nação com a entrada do Adriano que com duas jogadas mostrou potencial para ser fixado no elenco profissional.

Dois detalhes do jogo, o gol perdido pelo João Carlos no primeiro tempo numa jogada individual, aliás a única do Criciúma até marcar o gol e o peruano Miguel Trauco que conseguiu a proeza de levar um cartão amarelo um minuto após substituir Fellipe Mateus.

É louvável a iniciativa da FCF em promover árbitros jovens para tentar qualificar seu quadro. Mas, tem que serem isentos, não ficarem submetidos ao tamanho de cada time.

Numa semana de clássicos nos principais campeonatos do futebol brasileiro e da Supercopa Rei, 8 mil torcedores carvoeiros sofreram com mais um jogo ruim do Criciúma.

Por João Nassif 01/02/2024 - 07:34 Atualizado em 01/02/2024 - 07:44

Falar do jogo sem falar do goleiro Beliato do Marcílio Dias, seria no mínimo falta de sensibilidade a respeito de uma das grandes atuações já vistas neste esporte recheado de grandes emoções.

Fazer as defesas que o Beliato fez garantindo a vitória de seu time já foram vistas inúmeras vezes em outros jogos por diversos goleiros que também se tornaram heróis em muitas partidas.

A atuação do Beliato se tornou gigante pelo forte drama pessoal que ele está vivendo. Beliato que, por opção, vestiu pela última vez a camisa do Marcílio está vivendo um drama pessoal poucas vezes sabidas num jogo de futebol.

Sua filha recém nascidas, tem apenas três meses de vida e pelas palavras do próprio goleiro tem uma rara doença quase incurável. Com o ele mesmo disse na entrevista após o jogo, parou com a carreira para poder viver com intensidade com a menina.

Força Beliato foi o que se viu e ouviu no estádio ante, durante e depois do jogo que tirou a invencibilidade do Criciúma pela gigantesca atuação do goleiro do Marcílio Dias.

O Criciúma fez uma partida muito abaixo do que havia feito nos jogos anteriores. Mesmo assim criou algumas situações de gol que ou pararam nas mãos do goleiro ou foram desperdiçadas por incompetência dos atacantes. Felipe Vizeu ficou duas vezes na cara do gol e não conseguiu ao menos levar o Criciuma ao empate.

Quem não faz, toma! Diz o ditado que ontem mais uma vez mostrou o que é o futebol.  

Por João Nassif 28/01/2024 - 21:48 Atualizado em 28/01/2024 - 22:14

O Criciúma vai cumprindo com tranquilidade o roteiro traçado na disputa do campeonato catarinense. Em três jogos, três vitórias e todas sem sustos, mesmo sofrendo gols em duas delas.

Fico sem encontrar algo que possa fugir ao que venho afirmando desde antes do início do campeonato. A manutenção do elenco vitorioso em 2023, a forma de jogar que dá impressão de ainda continuar jogando a série B do ano passado contra adversários de baixo nível técnico.

Para não dizer que existe uma situação que foge do roteiro é a falta de tranquilidade na relação com a arbitragem. Foi o que ficou claro no jogo contra o Hercílio. A expulsão do Barcia gerou uma revolta inconcebível para um time soberano e com jogadores experientes.

Nem quero examinar o acerto na decisão do árbitro, mas no momento em que é mostrado o cartão vermelho a expulsão está sacramentada e não tem forma de reverter, ainda mais num jogo que não tem VAR.

É uma situação que o técnico Cláudio Tencati terá que trabalhar para corrigir caso contrário poderá trazer prejuízos na hora de decidir classificação e uma eventual final.

Mesmo assim, com um a menos o Criciúma não correu maiores riscos pela incapacidade técnica do Hercílio Luz, ao contrário poderia ter feito um placar maior não fossem duas situações criadas e desperdiçadas com o gol escancarado. Claudinho e Felipe Vizeu não podem perder gols que por sorte para o Tigre não fizeram falta. 
 

Por João Nassif 24/01/2024 - 22:41 Atualizado em 24/01/2024 - 23:06

O Criciúma conseguiu a segunda vitória no campeonato contra um Concórdia que foi o adversário mais difícil dos três que o time enfrentou até agora na temporada.

O Marcílio Dias na Recopa e o Figueirense na abertura do estadual não oferecerem nenhuma dificuldade para o Tigre conseguir as vitórias e marcar território de favorito para conquistar o título.

Ao contrário o Concórdia que vem em ritmo de competição mostrou um futebol que levou dificuldades para o Criciúma com bom entrosamento que permitiu em alguns momentos trocar passes envolventes e só não conseguiu ser mais contundente pelas próprias limitações e por encontrar pela frente um time com forte capacidade defensiva que é uma de suas características. 

O Criciúma saiu na frente logo no início com um golaço do zagueiro Rodrigo, artilheiro do time, que inexplicavelmente ficou solto na intermediaria depois de um rebote e acertou um chute espetacular. 

O segundo gol foi por um pênalti que caiu do céu pela falta de qualidade do zagueiro que com a bola sob domínio entregou para o atacante ser derrubado.

Menos mal para o Criciúma que criou poucas situações e não teve capacidade de converter em gol e o gol sofrido no final fez justiça ao adversário que em momento algum abdicou de tentar controlar o jogo.

Não vale o argumento que a dificuldade foi pelo fato de jogar fora de casa. O Concórdia tentou jogar e mostrou ser um time que no campeonato vai buscar seu objetivo que uma vaga para o campeonato brasileiro da série D.

Em contrapartida o Criciúma segue na busca do bicampeonato e mesmo com as dificuldades do jogo continua o principal favorito para o título. 


 

Por João Nassif 21/01/2024 - 08:37

Pela primeira amostragem vai se confirmando o que muitos esperavam sobre a superioridade do Criciúma no campeonato e o encaminhamento para a conquista do segundo título consecutivo no estadual.

Não estou fazendo apologia antecipada, mas a forma com o time se impôs contra o Figueirense deixou a clara sensação deste roteiro, não que o adversário tenha um time competitivo e de qualidade, mas avalio pelo Criciúma que manteve a base de dois anos enquanto os demais times ainda estão em formação, a exceção é o Brusque.

jogo contra o Figueirense foi um passeio para não dizer que foi outro treino de luxo, repetindo a decisão da Recopa. Desde o primeiro momento a imposição foi total, tanto técnica como fisicamente. O time do Estreito ainda está em formação e desta forma a diferença é brutal.

O 1x0 do primeiro tempo não mostrou a realidade e bastou o Figueirense empatar para o Criciúma ligar o modo turbo e partir para a goleada sem contestação. Quarta-feira será em Concórdia, fica apenas a expectativa para o comportamento do time fora de casa. 

A boa notícia foi que finalmente o Marquinhos Gabriel recuperou seu futebol e foi fundamental nas assistências tornando-se o melhor do Criciúma. A marcação do Figueirense com um jogador a menos desde o final do primeiro tempo deu todo espaço necessário para o camisa 10 ser o diferencial na goleada.

Nos outros dois jogos deste sábado o Marcílio Dias venceu em Joinville e a Chapecoense com muito trabalho na Arena Condá derrotou o Hercílio Luz.  

Por João Nassif 17/01/2024 - 07:41 Atualizado em 17/01/2024 - 07:52

Ontem a noite deu a impressão que o brasileiro da série B/2023 ainda não havia terminado para o Criciúma. Depois de 52 dias desde o jogo contra o Novorizontino pela 38ª rodada vi em campo um time exatamente igual ao que conquistou o acesso.

A escalação foi quase a mesma sem Arílson e Hygor, mas com jogadores que estiveram presentes em vários jogos em 2023. O modo de jogar idêntico com um forte dispositivo defensivo, marcação em todo campo, imposição física e vencendo 99% dos duelos.  

A vitória foi definida ainda no primeiro tempo com gols marcados sem nenhuma resistência do adversário que foi à campo para tentar jogar sem praticar o antijogo em nenhum momento. Aliás, ainda dentro de seu estilo quando sem a bola e pressentindo uma jogada de maior risco a instrução sempre foi parar a jogada que resultaram em três cartões amarelos por entrada temerária no dialeto atual.

O Marcílio Dias chutou uma bola na metade do primeiro tempo que foi parar na arquibancada e outra no segundo tempo que o Gustavo defendeu fazendo quase um milagre e para não fugir do estilo levou um cartão amarelo por encenar uma contusão.

Foi um treino na conquista da primeira taça do ano dando uma amostra do que poderá fazer para chegar ao bicampeonato estadual que só não acontecerá pelo imponderável do futebol.

Dois reforços fizeram suas estreias. Renato Kayzer entrou no intervalo e quase não pegou na bola e Baltasar Barcia jogou por 30 minutos, com tempo para levar um cartão amarelo. Todos os titulares tiveram um bom desempenho com Eder e Fellipe Mateus sendo os melhores. 

Por João Nassif 15/01/2024 - 21:04 Atualizado em 16/01/2024 - 10:10

Sei que a maioria dos torcedores são passionais, até entendo, mas a paixão vai de encontro a razão e cria uma situação que em alguns momentos não trazem benefícios pela intolerância.

O que tenho ouvido de torcedores do Criciúma sobre a vinda de dois jogadores do sub-20 que disputavam a Copa São Paulo é exatamente o que chamo de intolerância.

Vamos examinar sem paixão. O time de garotos da base fez uma excelente primeira fase, ultrapassou a segunda e em minha opinião cumpriu muito bem sua participação no torneio. Ou esperavam que o time chegaria ao título? 

Ser eliminado na terceira fase ou mais adiante é a mesma coisa. Ninguém lembra de um vice-campeão, que neste torneio não quer dizer absolutamente nada. Serviria apenas para massagear o ego se tal ocorresse. E daí?

Um time sub-20 serve muito para abastecer o time profissional e quem se destaca na categoria tem obrigatoriamente que ser integrado ao time principal. 

Foi o caso de dois jogadores que se destacaram nos primeiros jogos da Copinha e foram contemplados com a oportunidade de conviver com o grupo principal do Criciúma. É o caminho natural dos jogadores da base de qualquer clube que tem ambições em sua caminhada.

Então peço que as viúvas do sub-20 entendam que a base de qualquer clube existe para fornecer mão de obra para os profissionais e não somente para ganhar títulos. Parabéns ao técnico Cláudio Tencati e sua comissão que entendem perfeitamente o que está em jogo.
 

Por João Nassif 04/01/2024 - 18:31 Atualizado em 04/01/2024 - 23:01

Nova reviravolta na questão presidência da CBF. Depois de afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro uma canetada do ministro do STF Gilmar Mendes reconduziu Ednaldo Rodrigues de volta ao cargo.

A decisão liminar concedida hoje pelo ministro foi pedida por um partido político, sabendo que amanhã dia 05 vence o prazo para inscrição das seleções que disputarão o Torneio Pré-Olímpico na Venezuela.

O ministro alegou em sua decisão que via “evidente perigo de dano” e citou a possibilidade da seleção brasileira ficar de fora do torneio pela proximidade do prazo final para as inscrições.

Com isso volta o Ednaldo para o comando da CBF e iremos continuar convivendo com todas as mazelas que sacrificam o futebol brasileiro. O presidente terá a árdua missão de definir o técnico da seleção principal que terá em março amistosos contra gigantes europeus, eliminatórias para o Mundial de 2026 e Copa América na metade do ano.

Para quem ficou esperando por Carlo Ancelotti, espera que durou praticamente um ano, resta continuar com a exclusividade do Fernando Diniz ou buscar outro profissional, cuja escolha será uma empreitada duríssima.

 

« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito