Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 13/08/2023 - 08:59 Atualizado em 14/08/2023 - 09:33

A resposta depois do tropeço na Ressacada foi imediata e a vitória sobre o Londrina recoloca o Criciúma no grupo de acesso da série B.

O resultado não traduziu o jogo apresentado pelo Criciúma que poderia ter chegado à uma goleada e melhorado o saldo de gols comparando com outros times que estão na busca da série A em 2024.

O adversário foi ideal para que o time conseguisse apresentar o futebol envolvente que há muito não aparecia. O Criciúma não foi incomodado em nenhum momento, pode se impor física e tecnicamente.

Somente não dilatou o placar pelas situações claras de gol, errando nas finalizações e por ter pela frente um goleiro que foi o único destaque do time paranaense. 

O empate do Vila Nova contra o Avaí em Goiânia foi favorável, pois Criciúma e Vila Nova dividiam a quarta colocação e o empate tirou o time goiano do G-4. Ainda faltam 15 jogos para o encerramento e o Criciúma vem se mantendo forte pelo acesso.  

Quando não está dentro da zona de acesso tem ficado sempre próximo deixando forte impressão que poderá consolidar o sonho de toda sua torcida que vislumbra a elite na próxima temporada.
 

Por João Nassif 11/08/2023 - 08:14 Atualizado em 11/08/2023 - 09:09

A mais importante competição de clubes da América do Sul, tipo série A é a Libertadores que já tem definidos os oito clubes que avançaram e certamente a maior surpresa foi a eliminação do Flamengo. 

Não que o paraguaio Olimpia seja um time qualquer, afinal já ganhou três vezes o torneio, mas o Flamengo era cotado como grande favorito para inclusive se tornar campeão. Mas, o futebol é espetacular por ter esta enorme característica, ninguém ganha jogos na véspera e em Assunção esta frase foi confirmada.

Duas equipes poucos conhecidas também foram surpreendentes, o Deportivo Pereira que eliminou o Independiente Del Valle, tradicional que já disputou uma final, derrotado pelo River Plate em 2016

Outra surpresa é o Bolivar que apesar de já ter chegado por duas vezes à semifinal, eliminou o Athletico Paranaense numa decisão por pênaltis em plena Curitiba. Fez uma excelente campanha na fase de grupos quando perdeu o primeiro lugar na última rodada.

Nos outros confrontos com muito equilíbrio avançaram para as quartas de final o Internacional que eliminou o River Plate nos pênaltis, River gigante que passa por grande instabilidade, o Fluminense que despachou o Argentino Juniors, o Racing que eliminou o Atlético Nacional, o Boca Juniors que nos pênaltis ganhou do Nacional do Uruguai.

Finalmente no único confronto entre times brasileiros o Palmeiras eliminou o Atlético Mineiro num confronto sem favorito e que o time paulista conseguiu a vantagem no Mineirão e segurou o empate jogando em sua casa.

Detalhe das oitavas de final, o único time que conseguiu se classificar como visitante foi colombiano Deportivo Pereira que buscou as quartas de final no Equador. 

Por João Nassif 05/08/2023 - 18:09

De nada adiantou o Criciúma exercer uma enorme pressão sobre o Avaí no quarto final do jogo. A insistência na bola aérea resultou numa infinidade de escanteios que foram neutralizados pela defesa do adversário e quando não os arremates para fora.

É bem verdade que o goleiro avaiano fez defesas importantes, mas é do jogo e o Criciúma não teve capacidade para buscar o empate. O Criciúma começou o jogo de forma impositiva dando a impressão que rapidamente chegaria ao gol. Perdeu boas chances e viu seu zagueiro cortar para dentro do gol um dos poucos movimentos de ataque do Avaí no primeiro tempo.

No começo da segunda etapa o Avaí foi mais agressivo e mesmo assim não conseguiu criar problemas para a zaga do Tigre que quando o jogo estava indo para seus momentos decisivos foi todo pressão sem conseguir o gol salvador, pelo menos para empatar.

Inclusive o Criciúma cedeu alguns contra-ataques e em dois deles os atacantes chegaram na cara do Gustavo. Sobrou ainda tempo para o Fellipe Matheus pegar uma sobra de escanteio e exigir grande defesa do goleiro.

Com a derrota o Criciúma poderá perder posição no G-4, mas como venho afirmando ao longo do campeonato o importante se não ficar dentro é ficar colado no grupo de acesso para tentar um sprint na reta final do campeonato. 

O Criciúma perdeu para o Avaí que está na zona do rebaixamento e na próxima rodada, em casa, irá enfrentar outro da zona da morte, o Londrina no Heriberto Hülse.
 

Por João Nassif 03/08/2023 - 12:24 Atualizado em 03/08/2023 - 15:26

Finalmente depois de quatro rodadas o Criciúma reencontrou o caminho da vitória. E foi uma vitória consistente que poderia apresentar um placar mais confortável pela fragilidade do setor defensivo da Ponte Preta, principalmente no primeiro tempo.

O time paulista primeiro gol logo no início do jogo e optou por fazer uma marcação mais adiantada e tomou três bolas nas costas pela precisão do lançamento dos volantes/meias do Criciúma.

O bandeirinha, ou chamado de assistente, marcou de maneira equivocada dois contra-ataques que poderiam resultar em gols, pois os atacantes do Criciúma chegariam na cara do gol e certamente o resultado poderia ser maior, beirando uma goleada.

O segundo gol do Criciúma foi a mesma bola nas costas dos zagueiros com Felipe Vizeu completamente livre dando o passe para o Claudinho mais livre ainda definir naquele momento a virada no placar.

A imposição física, muito mais que técnica pelo estilo de jogo que o Criciúma mostrou em todo campeonato durou até a metade do segundo tempo. Como tem sido costumeiro o Criciúma perdeu o controle do jogo e deu espaço para a Ponte Preta conseguir chegar mais perto de sua área.

As mudanças do Tencati não acrescentaram qualidade e o time correu alguns riscos desnecessários que para sorte do Criciúma não resultou em um prejuízo maior.

Era fundamental vencer e o objetivo foi alcançado. Agora com menos pressão o Criciúma vai para Florianópolis na busca da segunda vitória consecutiva.
 

Por João Nassif 31/07/2023 - 08:04 Atualizado em 31/07/2023 - 08:43

Com seis times, o futebol paulista tem o maior contingente de clubes na Série B do Campeonato Brasileiro. O futebol de Santa Catarina está representado por três clubes e o de Goiás por dois times. Os outros nove times representam nove estados diferentes: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Apenas por curiosidade, fiz um levantamento do confronto entre paulistas e catarinenses que mostra uma boa vantagem dos paulistas nos 19 jogos realizados até agora com 20 rodadas já realizadas.

AVAÍ – na Ressacada, disputou 04 jogos com 01 vitória (Mirassol 1x0), 01 empate (Botafogo 1x1) e 02 derrotas (Guarani 1x2 e Ponte Preta 0x1). Ganhou 04 pontos e deixou 08 pelo caminho. O jogo contra o Guarani foi na 1ª rodada do returno.
Fora de casa disputou 03 jogos com 01 vitória (Ituano 1x0) e 02 derrotas (Guarani 1x4 e Novorizontino 0x2). Conquistou 03 pontos e perdeu 06.

CHAPECOENSE – na Arena Condá, disputou 04 jogos com 01 vitória (Ituano 1x0), 02 empates (Novorizontino 1x1 e Ponte Preta 1x1) e 01 derrota (Mirassol 0x1). Fez 05 pontos dos 12 disputados.
Fora de casa disputou 02 jogos com 01 empate (Guarani 3x3) e 01 derrota (Mirassol 0x1). Ganhou apenas 01 dos 06 pontos que disputou. O jogo contra o Botafogo em Ribeirão Preto foi adiado da 17ª rodada.

CRICIÚMA – no Heriberto Hülse, disputou 03 jogos com 01 vitória (Ituano 2x1), 01 empate (Guarani 1x1) e 01 derrota (Novorizontino 0x1). Nos 09 pontos em disputa ganhou apenas 04.
Fora de casa também disputou 03 jogos com 01 vitória (Ponte Preta 2x1) e 02 derrotas (Botafogo 0x1 e Mirassol 0x1). Ganhou 03 dos 09 pontos que disputou. 

Resumindo, nos 19 jogos os paulistas venceram 09, os catarinenses 05 e ocorreram 05 empates. Os times de São Paulo marcaram 22 gols e os de Santa Catarina 16.
 

Por João Nassif 30/07/2023 - 13:51 Atualizado em 30/07/2023 - 18:32

No quarto jogo o quarto resultado negativo. O Criciúma não consegue jogar o mínimo suficiente para derrotar um time que a muitas rodadas flerta com o rebaixamento.

Depois de achar um gol mal o jogo tinha começado o Criciúma no seu estilo veio para trás para garantir o resultado e conseguiu levar o jogo para o intervalo com a vantagem muito mais pelo horroroso comportamento do Tombense.

O time mineiro não acertava passes, ficou com a defesa exposta e não conseguia agredir a força defensiva do Criciúma. Lembrando que o gol do Fabinho veio por uma jogada errada do Tombense no meio de campo que foi cortada pelo Miquéias autor da assistência para o Fabinho com a zaga completamente desmantelada.

O Tombense voltou para o segundo tempo com mudanças que qualificaram o ataque e com menos erros de passes foi o time dominante até o gol de empate. Antes no começo teve um gol do Fernandão bem anulado que não impediu o time buscar o empate.

O jogo ficou morno desde então até que no finalzinho veio o gol do Arilson numa única jogada bem trabalhado pelo ataque. O Arilson começou e recebeu um ótimo passe do Rômulo para colocar o Criciúma em vantagem deixando no ar a possiblidade do reencontro com a vitória.

O sonho durou pouco, aos 50 minutos depois da cobrança de escanteio veio o gol de empate. É o segundo jogo na sequencia que o Criciúma leva um gol vindo de um escanteio. A bola pelo alto, um ponto forte do time falhou em lances capitais nos dois últimos jogos.  

Empatar fora de casa é um bom negócio desde não seja contra o time que está nas últimas colocações do campeonato.

Por João Nassif 28/07/2023 - 07:56 Atualizado em 28/07/2023 - 08:59

A janela de contratações está chegando ao final, faltam apenas cinco dias para que os clubes possam se reforçar para o restante da temporada e ao mesmo tempo buscar evitar a saída de jogadores pelo possível assédio de outras agremiações.

Vamos analisar pelo Criciúma que não conseguiu durante a temporada encorpar o plantel de acordo com suas necessidades. Contratou vários jogadores e poucos deram opções positivas para um time que manteve a base do ano passado.

A carência no setor ofensivo é notória e o mercado oferece poucas oportunidades. O planejamento inicial não previu a necessidade e com o passar do tempo as opções foram diminuindo para que nesta janela dificultar a contratação de alguém que possa ser a solução para este problema.

Para o primeiro jogo do returno o Criciúma terá um grande desafio, não menosprezando o Tombense, primeiro fora do Z-4, que é a ausência por suspensão de três jogadores titulares, sendo dois pilares no time titular. Rodrigo e Marcelo Hermes que obriga o técnico a mexer no melhor setor do time na competição.

Rayan e Helder deverão ser os substitutos, enquanto Tiago Marques entrará no lugar do Felipe Vizeu. Com problemas físicos Marquinhos Gabriel fica novamente de fora e o técnico poderá voltar com Léo Costa dando nova configuração ao meio de campo, sistema que já foi usado com sucesso em outros jogos.

Além do jogo que deixa a possibilidade de recuperação depois de três resultados negativos, será também testada a força do plantel que possa justificar a falta de contratações.  

Por João Nassif 24/07/2023 - 17:30 Atualizado em 24/07/2023 - 17:38

JOGOS: 19

Em casa: 10 – 06 vitórias, 01 empate e 03 derrotas (63,3%)
Gols marcados: 13
Gols sofridos: 07

Fora de casa: 09 – 04 vitórias, 03 empates e 02 derrotas (55,5%)
Gols marcados: 08
Gols sofridos: 05 

ARTILHEIROS

Fellipe Mateus – 05 
Eder, Felipe Vizeu, Fabinho – 03 
Tiago Marques – 02 
Marcelo Hermes, Crystopher, Arilson, Marquinhos Gabriel, Rômulo – 01 

CARTÕES AMARELOS: 49

Rômulo; Wallison Maia – 05 
Cristóvão, Miquéias – 04 
Marcelo Hermes, Fabinho, Fellipe Matheus, Felipe Vizeu, Arilson, Gustavo, Rodrigo – 03 
Cláudio Tencati – 02  
Eder, Jonathan, Crystopher, Ítalo Melo, Léo Costa, Lohan, Welinton Torrão, Marquinhos Gabriel – 01 

CARTÕES VERMELHOS: 05

Eder, Rodrigo, Claudinho, Wallison Maia, Fabinho.
 

Por João Nassif 23/07/2023 - 08:15 Atualizado em 23/07/2023 - 08:24

Hoje, não dá como dizer que o Criciúma jogou da mesma forma que em outros jogos. A diferença foi que não encontrou a bolinha salvadora que lhe garantiria a vitória, os três pontos e a liderança ao terminar o primeiro turno.

Contra o Novorizontino ficou mais com a bola, circulou pela intermediária do adversário, mas não teve profundidade e muito menos contundência para alcançar a vitória. 

É uma situação recorrente em quase todo campeonato, faz uma forte aposta em seu setor defensivo e quando marca primeiro fica muito à vontade para controlar o jogo e garantir o resultado. Quando não consegue a bolinha salvadora fica a um passo da derrota. Foi o que aconteceu contra o time paulista no jogo de sábado.   

A derrota veio após uma confusão extrema entre a zaga, Walisson Maia e goleiro Gustavo que gerou o escanteio. Na cobrança, uma confusão na pequena área e a bola sobrou para o atacante encher o pé, desvia daqui, desvia dali bola na trave e gol.

Ainda houve tempo para uma ótima jogada do Torrão que venceu o lateral numa incrível velocidade, fez um cruzamento perfeito deixando Tiago Marques na cara do gol que desviou para fora. Foi a grande jogada do Criciúma já nos momentos finais do jogo.

Foi a terceira derrota do Criciúma em casa depois de 10 jogos, fora perdeu apenas duas. Se terminar a rodada fora do G-4, estará colado no grupo de acesso, portanto nada que seja desanimador, mas para o returno o técnico Cláudio Tencati terá que encontrar soluções para fazer com que a posse da bola resulte em situações de gol. Aí terá também que melhorar o aproveitamento.

Por João Nassif 17/07/2023 - 22:29 Atualizado em 17/07/2023 - 22:37

Nem vou ficar dizendo que foi polêmico o impedimento do Fabinho marcado por um dos assistentes da arbitragem. Bandeira nervosa levantada quando a jogada de ataque se desenhava e o cara foi completamente contra o protocolo do VAR. Não tem polêmica, foi um erro grotesco.

A jogada foi paralisada quando o atacante sairia na cara do goleiro que não conseguiria chegar para o desarme e o gol do Criciúma estava desenhado. A imagem da TV mostrou que o Fabinho foi lançado em plenas condições e se por ventura estivesse impedido, o VAR traçaria as linhas e definiria o lance.

O gol prematuramente anulado certamente seria o diferencial pela forma como o Criciúma tem se comportado no campeonato, saindo na frente dificilmente tem o placar revertido, pois marca forte, compacta suas linhas e amordaça qualquer iniciativa do adversário.

O segundo lance foi a expulsão do Fabinho, protagonista no jogo. Deu um pontapé sem necessidade no zagueiro do Botafogo, após ter recebido o cartão amarelo, reclamou bastante, ficou cara a cara com o zagueiro e o árbitro deu amarelo para os dois. O segundo cartão amarelo do Fabinho gerou o vermelho. Sem polêmica.

Com um jogador a mais, o time paulista foi para cima e numa bola parada decidiu o jogo. Fato raro o Criciúma sofrer um gol depois da cobrança de um escanteio. O jogador do Botafogo estava totalmente livre para o golpe fatal.

Infelizmente, os jogos do futebol brasileiro são dirigidos por árbitros quase todos incompetentes, sem preparo, sem critérios e iremos sempre ficar discutindo esses erros que são banais e geram desconfiança e dúvidas sobre a credibilidade das competições. 

Por João Nassif 17/07/2023 - 09:04 Atualizado em 17/07/2023 - 12:55

Dois jogos foram adiados em função das chuvas que caíram sobre Santa Catarina, fechando os aeroportos do estado. A Chapecoense não conseguiu sair da cidade para se deslocar até Ribeirão Preto, o mesmo acontecendo com o Avaí que não pôde ir a Maceió.

Com isso, foram realizados apenas oito jogos e os líderes sofreram para manter suas posições. O Vila Nova, primeiro colocado, apanhou em Londrina. O Criciúma (2º), em casa, empatou com o Guarani (8º); e o Sport (3º) foi derrotado pelo Atlético-GO (9º).

O Novorizontino (5º), que era o quarto colocado, foi derrotado em Salvador pelo Vitória num confronto direto com o time baiano assumindo a quarta colocação, portanto, entrando na zona de classificação. 

O Tombense (16º) foi o único visitante que venceu na rodada, derrotou fora de casa a Ponte Preta (13º) e saiu da zona de rebaixamento. Além de Criciúma e Guarani, outros três jogos terminaram empatados. Sampaio Corrêa (15º) e Ituano (14º), Juventude (7º) e ABC (19º), Mirassol (6º) e Ceará (10º).

Resumindo, dos 10 primeiros colocados na tabela, apenas Vitória e Atlético-GO foram os que venceram. 

Por João Nassif 13/07/2023 - 22:34

Empate faz parte das três situações de um jogo de futebol. Já dizia o filósofo que além do empate qualquer um dos dois times pode sair vencedor.

Existem empates e empates. Empatar em casa não é comum na trajetória do Criciúma haja vista que contra o Guarani foi o primeiro empate no Heriberto Hülse neste campeonato. Apesar de ter sido derrotado duas vezes contra Ceará e Juventude já venceu seis jogos e os pontos perdidos em seu estádio foram recuperados com folga obtendo 15 pontos quando jogou como visitante.

Mas, enfim o time nesta quinta-feira não conseguiu manter o mesmo rendimento dos últimos jogos em se tratando de eficiência. Jogou um primeiro tempo muito abaixo, sofreu o gol e viu seu goleiro defender uma bola cara a cara, salvando o que poderia se transformar num prejuízo irreparável.

Em contra partida dominou completamente o segundo tempo, quase não foi molestado pelo Guarani, teve muito mais a bola, arrematou diversas vezes, colocou uma bola na trave e mesmo chegando ao empate não teve a capacidade de transformar este domínio numa vitória.

O empate frustra pelo fato de ter jogado perante sua torcida e perdido a chance de novamente dormir por alguns dias na liderança do campeonato. Falei em liderança apenas para pontuar a classificação porque mais importante que a liderança depois de 17 rodadas e a manutenção no G-4 durante as 21 que faltam para o final do campeonato.  

Por João Nassif 11/07/2023 - 21:36

Das 20 equipes que começaram o campeonato apenas cinco mantém o técnico desde o início. 

O Criciúma com Cláudio Tencati, o Novorizontino com Eduardo Baptista, o Sport com Enderson Moreira, o Vila Nova com Claudinei Oliveira e o Vitória com Léo Condé. Concidentemente são as cinco que ocupam as cinco primeiras posições na classificação. 

Quem manteve o treinador até aqui está se dando muito bem.

Dos 15 que já foram demitidos, cinco deles continuam empregados, a exceção é Gustavo Morinigo que havia sido dispensado pelo Ceará depois da segunda rodada, foi para o Avaí e foi dispensado depois de apenas sete jogos.

Os outros cinco conseguiram se empregar e não se sabe até quando. Mozart Santos que deixou o Atlético-GO na rodada 3 foi para o Mirassol onde continua até hoje. Umberto Louzer que saiu do CRB na rodada 9 e hoje está no Guarani. Gilmar Dal Pozzo que começou o campeonato no Ituano foi dispensado na rodada 7 e hoje está na Chapecoense. Marcelo Chamusca foi demitido do Tombense na rodada 9 e foi contratado pelo Botafogo-SP. 

Finalmente Eduardo Barroca que viveu uma situação curiosa. Estava no Ceará quando inclusive foi campeão da Copa do Nordeste e foi dispensado antes do início da série B. Com a demissão de Morinigo voltou ao clube, não resistiu os maus resultados e foi demitido na rodada 13. Não ficou muito tempo desempregado, na rodada seguinte já estava trabalhando no Avaí. Cultura do futebol brasileiro.

Os técnicos dos times que no momento estão entre os cinco primeiros que se cuidem. Ou mantém o rendimento ou entrarão para a galeria dos demitidos. 
 

Por João Nassif 10/07/2023 - 07:16 Atualizado em 10/07/2023 - 10:06

Botafogo e Criciúma estão com a mesma forma de encarar suas competições. Um brigando pelo título da Série A e outro pelo acesso à Série A em 2024. São objetivos distintos, mas os roteiros são parecidos, cada qual com seu potencial e os esquemas que têm sido a razão dos sucessos das campanhas até aqui.

O Botafogo que está mostrando ser um time com jogadores de qualidade sem muito retrospecto e que encontrou uma forma de jogar que tem lhe dado uma força inquestionável sobre outros adversários muito mais cotados para chegar ao título.

Baseado num forte dispositivo defensivo, sabendo sofrer com o assédio dos oponentes, busca encontrar uma bola que na maioria das vezes tem feito a diferença para suas 12 vitórias em 14 jogos realizados. Seja na bola parada, seja no contra-ataque ou no erro do adversário as vitórias vão acontecendo sem muitos sustos.

O Criciúma no mesmo ritmo, com jogadores que foram se revelando pela capacidade e pela permanência de outras campanhas, também encontrou a forma ideal para suplantar seus adversários de muito menor qualidade. 

A defesa tem sido o ponto alto na campanha. Sólida, com jogadores que neutralizam a bola aérea, recomposição rápida para dificultar os eventuais contra-ataques e jogando pela bola vencedora, de pênalti, do erro do adversário ou pela velocidade para chegar ao gol. Com desempenho não muito brilhante está fazendo o básico para encontrar os resultados e se fixar na zona do acesso.

Comparando os roteiros não posso esquecer da fase fantástica dos goleiros das duas equipes que têm dado a segurança para que as campanhas caminhem para que os objetivos sejam alcançados. Muitos jogos ainda estão para acontecer, mas no momento são os dois melhores times em suas respectivas séries. 
 

Por João Nassif 08/07/2023 - 23:23 Atualizado em 09/07/2023 - 15:27

Dois erros definiram o jogo e o resultado em Natal neste sábado.

Primeiro o erro do Rodrigo na saída de bola, atravessando a bola que foi dominada na meia lua pelo atacante do ABC que tentou driblar o Walisson Maia, foi derrubado e o zagueiro foi expulso após o VAR chamar o árbitro que confirmou a expulsão. O segundo foi também um erro da defesa do ABC que saiu errado, Felipe Vizeu deu ao Fabinho que foi tocado por trás dentro da área. O árbitro em cima do lance marcou o pênalti que se transformou no gol da vitória.

Por que os dois erros definiram o jogo? Independente do que poderia ter sido o resultado final, o erro do Criciúma obrigou o técnico Cláudio Tencati mudar sua estratégia. Entrou com três volantes sugerindo um time com a costumeira marcação forte, com a expulsão teve que mudar seu sistema, tirou um volante para recomposição da zaga

]Até então o ABC tinha a bola, mas errava demais nos momentos de decidir e sem um dos volantes a opção do Criciúma foi dar a bola ao adversário e tentar especular para chegar ao gol. Não teve nenhuma chance até surgir o segundo erro do jogo. Com a vantagem o Criciúma fez o que mais sabe que é exercer uma forte marcação e neste jogo ainda mais com um ônibus estacionado na frente de sua área. E para completar o estilo como que uma Kombi foi colocada mais atras, quase dentro da pequena área.

Vitória justa e tranquila de um time que vai de rodada em rodada mostrando as credenciais necessárias para o acesso.

E o ABC, hem? Teve a bola em quase todo o jogo e não conseguiu melhor resultado pela pouca produção ofensiva. Muitos erros de passes, jogadores maus tecnicamente, a rigor dois chutes de fora da área, com um acertando o travessão e outro que parou na defesa do Gustavo. O time potiguar, lanterna do campeonato pelo futebol que mostrou caminhando com convicção para o retorno à série C. 

Por João Nassif 05/07/2023 - 04:23

A CBF finalmente encontrou um paliativo enquanto espera por Carlo Ancelotti. Depois de ficar rodando pela Europa atras do possível futuro técnico e de quem poderia fazer a interinidade, achou a solução aqui no Brasil.

Entre tantos nomes especulados passar assumir em definitivo o cargo e com a CBF afirmando que não tiraria nenhum técnico brasileiro ou mesmo estrangeiro que estivesse trabalhando definiu Fernando Diniz para tapar o buraco até a chegada do italiano.

Chama atenção o fato do Fluminense concordar com a escolha. Um técnico da seleção, mesmo interino e com várias partidas em jogo não pode simplesmente fazer uma lista de convocados numa competição importante como as eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026.

Mesmo sendo interino Fernando Diniz terá que montar o time para os seis jogos oficiais e certamente não poderá observar de perto os jogadores que atuam na Europa que têm historicamente formado a base da seleção brasileira. Terá que cuidar do Fluminense que está em duas competições importantes na sequência da temporada.

A experiencia com Ramon Menezes que foi sacado do Mundial sub-20 para escalar a seleção para dois amistosos foi a pior possível. Sem conhecer os jogadores, sem tempo para traçar um sistema de jogo foi o fiasco que se viu com as duas derrotas para seleções africanas.

Está criada a expectativa da forma como Fernando Diniz irá administrar as duas funções. Ou se consagra e poderá ficar no cargo, mesmo como auxiliar do Ancelotti ou terá sua carreira colocada em xeque. E o Fluminense que foi conivente também poderás ser prejudicado/
 

Por João Nassif 01/07/2023 - 19:51

Definitivamente o Criciúma encontrou a fórmula exata para cumprir com sucesso seu objetivo na série B do brasileiro. E não foi pelo jogo na Maranhão, mas pela sequência das atuações ao longo destas 15 primeiras rodadas.

Houve derrotas no percurso? Sim, aconteceram alguns insucessos características de um campeonato longo de 38 rodadas. O que mais importa para o acesso é a manutenção do rendimento e a permanência dentro ou muito próximo do G-4. O aproveitamento atual é de 67%, percentual que permite o acesso com folgas.

A receita é simples como refeição com arroz e feijão mexido. Fazer ou achar um gol antes do adversário. Marcar forte, fechar espaços, recompor com velocidade e deixar a bola com o outro, esperando a oportunidade de dar o bote num contra-ataque letal. Ah! E também saber sofrer quando pressão contrária é forte, principalmente fora de casa.

Simples assim? Simples e com muito mérito para os jogadores que entenderam a filosofia do técnico e se aplicam com muita organização na receita que vai se mostrando vencedora.

O cardápio é este e tem que ser mantido, mas também passa pela janela de transferência que será aberta segunda-feira. O Criciúma tem hoje vários destaques, jogadores que certamente estariam numa eventual seleção da série B e a manutenção de todos será fundamental. Caso contrário a direção e o técnico terão que encontrar uma forma de reposição sem perda do rendimento.

Nem falo nos adversários que estão no mesmo embalo e também têm os mesmos objetivos. 

As portas para o acesso estão se abrindo, compete ao Criciúma saber como entrar e para isso terá que manter o futebol que vem apresentando para no final do ano comemorar o tão sonhado acesso.
 

Por João Nassif 30/06/2023 - 07:14 Atualizado em 30/06/2023 - 11:56

O Criciúma subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro, pela última vez, em 2012. De lá para cá, foram quedas e acessos, o clube chegou até a Série C e, agora, disputa a Série B pelo segundo ano consecutivo.

Este ano, a tabela mostrou que foram realizadas até agora 14 rodadas, faltando apenas um jogo do Sport contra o CRB, que foi transferido no início do campeonato. Vamos comparar com 2012, ano do último acesso do Criciúma para a Série A.

Há nove anos, depois de 14 rodadas, o Criciúma liderava com 35 pontos, o Vitória vinha em segundo com 32, o América-RN com 26 em terceiro e o América-MG em quarto com a mesma pontuação. São Caetano e Goiás, com os mesmos 26 pontos, pelos critérios estavam na quinta e sexta posições.

No final, depois de 38 rodadas, o Goiás foi o campeão com 78 pontos. O Criciúma em segundo com 73, depois Vitória e Atlético-PR com 71 foram os outros dois clubes promovidos. O time paranaense, em 2012, era o nono colocado com 20 pontos depois de 14 rodadas. Lembrando que o São Caetano também atingiu 71 pontos, mas não conseguiu o acesso pelos critérios de desempate.

E agora? Este ano, depois de 14 rodadas, o Vila Nova lidera com 30 pontos, o Novorizontino é o segundo com 29, Vitória e Sport vem em seguida com 28 pontos cada um, o Sport com um jogo a menos. O Criciúma está colado no G-4 com 27.

Perceberam que a diferença entre os primeiros colocados nos dois campeonatos é praticamente a mesma, sendo que em 2023 a pontuação dos ponteiros é menor.

Seguindo a tendência, estes cinco deverão disputar palmo a palmo o acesso, mas poderão ser acossados por outros seis times. Repetindo 2012, Mirassol e Guarani vem logo a seguir, com 25 e 22 pontos, respectivamente. Em seguida, com 21 aparecem Juventude, Ceará, Botafogo-SP e Atlético-GO.

Alguém arriscaria um prognóstico? Se alguém acertar a resposta no meu Facebook (João Nassif) vai ganhar um exemplar do ALMANAQUE DAS COPAS e um do BRASIL NAS COPAS. A promoção vai encerrar assim que terminar a rodada 30 da Série B.

Por João Nassif 27/06/2023 - 21:27 Atualizado em 27/06/2023 - 21:30

Depois de sofrer em Chapecó pela incapacidade de converter em gols sua enorme superioridade, o Criciúma encontrou no CRB o adversário ideal para a recuperação e a subida na classificação.

Bem no estilo Cláudio Tencati, em casa, um gol no início do jogo facilita a estratégia. Defesa segura, recomposição intensa e a espera do bote para aumentar o placar. O script foi seguido à risca e o segundo gol foi consequência.

Registrei que o time alagoano foi o adversário ideal, porque mesmo ter acertado a trave no primeiro ataque do jogo, mostrou uma defesa fragilizada e totalmente fora do melhor posicionamento, situação que permitiu os dois contra-ataques que resultarem na definição do jogo.

As mexidas do Tencati foram muito mais para segurança do resultado com o controle absoluto do jogo.

O que ninguém esperava foi o gol do CRB, aos 44, que deixou todo estádio em alerta nos sete minutos que faltavam para o final o jogo. Ainda houve tempo para um susto numa blitz que terminou com uma defesa do Alisson quase à queima-roupa.

Somando e dividindo, o importante foram os três pontos que fizeram com que o Criciúma terminasse a terça-feira dentro do G-4. Independente do que acontecer amanha com Vitória e Mirassol buscando superar o Criciúma na classificação, a briga está empolgante, seis, sete ou oito times se credenciam ao acesso.

Ainda falta muito, mas Ceará e Atlético-GO tem potencial para entrar nesta batalha e ainda faltando 24 rodadas para o final certamente teremos muita emoção para um G-4 que promete ser empolgante. 

Por João Nassif 24/06/2023 - 20:57 Atualizado em 25/06/2023 - 16:01

É comum falarmos que empate fora de casa é vitória. Também uso este argumento, mas algumas vezes empatar fora de casa pode ser um castigo para o time que é infinitamente superior ao adversário. Foi assim que analiso o empate do Criciúma em Chapecó.

A diferença do Criciúma comparado com a Chapecoense é brutal. O time do oeste justificou plenamente sua presença na zona de rebaixamento do campeonato e somente conseguiu um pontinho pela enorme quantidade de gols que o Criciúma perdeu na reta final do jogo.

Aí pode-se argumentar que a Chapecoense teve alguns movimentos ofensivos que levaram perigo. Verdade, foi uma bola que desviou na trave do Alisson e que o Marcelo Hermes tirou uma bola em cima da linha ainda quando o Criciúma estava vencendo. Mas, foi só.

No mais, o Criciúma dominou a maior parte do jogo e na reta final mostrou sua maior dificuldade em transformar em gols as muitas chances criadas. 

A Chapecoense perdida em campo, nos últimos 10/15 minutos não conseguiu passar do meio-campo, errando passes, entregando a bola, sua trave salvando e certamente saindo aliviada com o empate, mesmo continuando na zona da degola.

Por isso que afirmo: o empate do Criciúma em Chapecó deve ser lamentado por uma partida que poderia perfeitamente ter vencido até com folga.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito