Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 14/10/2023 - 07:21

Pode parecer surpreendente, mas a derrota contra a Chapecoense num momento crucial do campeonato foi nada mais nada menos que o desempenho do Criciúma quando joga dentro de casa, apesar dos 70% de aproveitamento.

O Criciúma já jogou 16 vezes no Heriberto Hülse, perdeu quatro, empatou apenas uma vez e venceu os outros 11 jogos. Apenas em três jogos aconteceram resultados com dois ou mais gols de diferença. Contra o Londrina e Tombense que estão na zona do rebaixamento foram duas vitórias por 2x0 e um 3x0 contra o Atlético de Goiás que hoje está à frente do Criciúma na classificação. Nos outros 11 jogos foram registrados o empate em 1x1 e derrotas por um gol de diferença.

Vale frisar que em alguns jogos as vitórias foram conquistadas muito mais por erros dos adversários como por exemplo contra o Vila Nova que perdeu um pênalti no último lance do jogo e contra o Mirassol, também no último lance na falha gritante do goleiro do time paulista.

Fiz todo este levantamento e observações para dizer que o desempenho ao longo do campeonato foi ruim e mesmo as quatro vitórias e os cinco empates fora de casa foram alcançadas com extrema dificuldade e por placares ajustados, sempre correndo riscos.

No momento decisivo do campeonato o desempenho até então e esta derrota contra um time na zona do rebaixamento coloca em dúvida a forma de trabalho de um time que está junto desde o ano passado e que fica muito próximo de não alcançar o objetivo tão sonhado por sua apaixonada torcida.
 

Por João Nassif 09/10/2023 - 10:04

O título deste post está baseado na previsão feita pelo técnico Cláudio Tencati antes do jogo contra o Vitória afirmando que faltariam sete vitórias nos oito últimos jogos da série B para o Criciúma conquistar o acesso.

Agora, vencendo os quatro jogos que restam no Heriberto Hülse ficariam faltando duas vitórias como visitante para a previsão do técnico se concretizar. 

A previsão é ambiciosa, vencer dois dos três jogos que restam longe de casa será uma tarefa hercúlea pelo fato do enfrentamento ser contra adversários que lutam na ponta de cima da tabela, CRB, Guarani e Novorizontino.

Dentro de casa é possível acertar na previsão, pois serão jogos contra equipes que brigam contra o rebaixamento, Chapecoense, Sampaio Correa, ABC e Botafogo.

A vitória sobre o time baiano foi ajustada com o Criciúma mesmo dominando a maior parte do jogo correu riscos pela pequena margem no placar. Tem sido assim no campeonato e para confirmar as vitórias dentro de casa terão que ser mais consistentes, evitando riscos que colocariam o acesso em dúvida.

O tempo dirá, o campeonato terminará no final de novembro, portanto em sete semanas saberemos se a previsão do Tencati será confirmada.
 

Por João Nassif 05/10/2023 - 18:34

O dia 22 de outubro de 2022 registrou um jogo que definiu a sorte do Criciúma na série B. O time foi derrotado pelo Vasco da Gama por 2x1 de virada jogando em São Januário.

O Criciúma lutava com chances reais de acesso, contra um adversário que não vinha jogando o suficiente para subir. O jogo foi pela 36ª rodada e o Tigre ainda sonhava com a série A.

O atacante Hygor, artilheiro do time foi o responsável para deixar o Criciúma na briga pelo acesso, fez o gol que colocou o time na frente e a ironia do futebol mostrou sua cara. O atacante perdeu dois gols incríveis, daqueles imperdíveis e em seguida o Vasco virou o resultado com o Criciúma perdendo qualquer chance de continuar na luta pela tão sonhada série A.

Vimos quarta-feira em Porto Alegre uma situação semelhante. O atacante Ener Valencia que o Internacional buscou para o tri da Libertadores foi responsável por colocar o time na semifinal com gols importantes contra adversários de peso.

E no jogo no Beira Rio pela semifinal do torneio o time gaúcho tinha a vantagem no placar, dominava o adversário e o Valencia perdeu dois gols, também na conta dos imperdíveis e viu o Fluminense em cinco minutos no final do jogo virar o placar deixando o Inter fora da final.

Dois artilheiros, dois erros fatais de cada um em seus campeonatos, que guardadas as proporções frustraram em poucos minutos o sonho de seus torcedores. 
  

Por João Nassif 04/10/2023 - 08:04

Existem várias versões sobre a origem do “minuto de silêncio”.

A mais popular é que tenha surgido em 1912 como um tributo dos portugueses quando chegou a notícia do falecimento do Barão do Rio Branco, ministro das Relações Exteriores do Brasil e figura querida em Portugal. Quando os parlamentares portugueses souberam de sua morte em 10 de fevereiro resolverem manter-se em silêncio por 10 minutos.

Outra versão assinala que o ritual foi para celebrar o Dia da Memória Nacional em honra ao tratado que encerrou a Primeira Guerra Mundial. O rei George V do Reino Unido decretou em novembro de 1919, dois minutos de silêncio em homenagem aos soldados britânicos mortos em combate.

Tanto as versões portuguesa e britânica se espalharam pelo mundo passando a ser adotadas em competições esportivas, principalmente no futebol quando o rito foi fixado em apenas um minuto.

Na Europa, berço do “minuto de silêncio”, o momento de reflexão e homenagem a pessoas ilustres é respeitado por todos, jogadores perfilados ao redor do círculo central do gramado e principalmente pelos torcedores que se mantem em silêncio até o árbitro apitar o fim do ritual.

O que vemos nos estádios brasileiros é exatamente o oposto, não pelos jogadores, mas pelos torcedores que durante o ritual ficam entoando palavras de ordem, gritos de guerra, charanga tocando num total desrespeito aos mortos homenageados.

Esta falta de educação fica na conta da cultura do brasileiro, então pergunto por que o “minuto de silêncio”?
 

Por João Nassif 01/10/2023 - 00:20 Atualizado em 01/10/2023 - 17:35

Confesso que já cansei de ficar examinando o desempenho do Criciúma neste campeonato brasileiro. Quando muito falava que o resultado superava a qualidade do time, mas de uns jogos para cá os resultados vão se escasseando cada vez mais.

A dificuldade em jogar fora de casa é visível e preocupante, mesmo em casa os jogos são muito aquém da expectativa que foi criada ao longo da temporada que fez subir vertiginosamente o número de sócios torcedores que abraçaram o time fazendo com que a união de todos mirassem a série A em 2024.

Depois de um excelente primeiro turno quando o time passou 15 das 19 rodadas no G-4 terminando a primeira parte na segunda colocação, no returno em 11 jogos realizados o Criciúma neste momento está na 6ª posição podendo ainda ser ultrapassado pelo Vila Nova e Atlético=GO que jogarão neste domingo.

A queda de rendimento pode ser explicada por quem está apenas na observação do andamento do clube e principalmente do time.

Com as finanças sob total controle e a postura de não gastar mais que o previsto o clube não aproveitou a janela para contratar com qualidade. Trouxe apenas o volante Barreto e o atacante Neílton que não estão sendo aproveitados, certamente por não ser a necessidade do técnico que prefere continuar com quem está com ele desde o início de sua caminhada.

Todos os times que estão ponteando a classificação foram se reforçando com jogadores que têm feito a diferença enquanto o Criciúma continua com o mesmo modelo de jogo, com praticamente o mesmo time e o desgaste é natural, além do esquema ser de conhecimento de todos.

Quando se imaginava que os treinamentos fechados trariam novidades, o que se vê é o mais do mesmo. E a queda neste momento do campeonato exigirá uma mudança radical para aproveitar o mínimo de chance que ainda existe para concretizar o sonho do acesso. 

Por João Nassif 28/09/2023 - 07:58

Sabem aquela da barata tonta quando atravessa o galinheiro? O Corinthians está igual a esta cascuda, seus diretores estão completamente tontos sem saber quem poderá comandar o time nesta reta final de temporada.

A queda do técnico Vanderlei Luxemburgo já era especulada há muito tempo e a direção do clube optou por demiti-lo em meio a disputa das semifinais da Copa Sul-Americana e na reta final do campeonato brasileiro. Ok, era pedra cantada num momento errado.

Os dirigentes devem estar esperando que alguém milagroso possa sair do Castelão classificado na próxima terça-feira, na partida de volta contra o Fortaleza depois do empate no primeiro jogo disputado no Itaquerão.

Tite foi o primeiro nome para realizar o milagre, mas com muito a ver com a possibilidade do técnico ir para o Flamengo no lugar do Sampaoli. Tite não aceitou, penso que o Corinthians escapou e agora o alvo do momento é Mano Menezes.

A CBF criou um curso para capacitação de treinadores de futebol, seria ótimo se criasse um curso para presidente de clubes e também para diretores de futebol.  

Por João Nassif 24/09/2023 - 09:08

Não vou ficar pesquisando jogo a jogo, mas o melhor momento do Criciúma nesta série B foi quando Marquinhos Gabriel estava lesionado e o time jogou com três volantes. Fellipe Matheus era o articulador.

Quando Marquinhos Gabriel entrou no jogo a opção do técnico foi para abrir um pouco o setor defensivo com Arílson de primeiro volante. Havia quase um clamor para que Arílson jogasse mais como segundo e um volante de contenção para encaixar o time com dois jogadores na armação. 

Ok, a teoria era esta, mas quando entrou o recém contratado Barreto no jogo em Goiânia, o que se viu foi um time que além da dificuldade em trabalhar com qualidade ficou vulnerável defensivamente e dois gols dos três que o time sofreu foi por absoluta falta de marcação no setor vital do campo, a frente da área.

Por que não Miqueias ou Léo Costa, volantes de contenção? Opção do técnico. E outra por que o Neílton fica no banco e ver o Torrão entrar no jogo? Opção do técnico.

Ainda dá tempo para corrigir, mas as rodadas vão passando e o Criciúma não consegue apresentar um rendimento que condiz com a condição de postulante ao acesso.

Por João Nassif 23/09/2023 - 10:53 Atualizado em 23/09/2023 - 10:56

Cruzamento na área, o atacante está cercado por dois, três zagueiros, domina com o braço e faz o gol. Revisão, gol anulado.

O atacante recebe passe fora da área na meia direita completamente livre, a bola sobe e bate no braço, domina, repito sem nenhuma marcação rola para um companheiro completamente livre na frente da área, a marcação chega é driblada e um chute certeiro para longe do goleiro. Revisão, gol validado.

O técnico do Criciúma que esconde treino e não leva nenhuma novidade para os jogos comparou o lance com o gol anulado do Felipe Vizeu. São situações completamente diferentes, a bola bate no Vizeu e entra no gol.

Gostaria que o Tencati explicasse o destempero de seu time. Quando o gol foi validado todos gastaram uma energia desnecessária que de certa forma comprometeu o time que até então fazia um bom jogo.

Quando o Eder empatou numa cobrança de falta imaginei que os nervos estariam no lugar. Mas, novamente o erro de posicionamento da zaga num cruzamento o atacante do time goiano subiu totalmente livre e desempatou cinco minutos após o empate.

O terceiro foi uma copia o primeiro, um jogador sem nenhuma marcação na frente da área definiu o placar.

O Criciúma pode reclamar das duas bolas na trave, Higor e Eder de falta, mas cometeu erros primários que nem treinos fechados conseguem corrigir.
 

Por João Nassif 18/09/2023 - 07:44

Nos últimos cinco jogos o Criciúma venceu dois, empatou outro e foi derrotado nos outros dois. Portanto, conseguiu sete pontos nos 15 pontos que disputou.

Em três destes cinco jogos o time marcou nos momentos finais garantindo cinco pontos que poderão ser decisivos na classificação final para o acesso.

Depois de ser derrotado pelo Ituano fora de casa na rodada 24, o Criciúma venceu o Vila Nova por 1x0 com o goleiro Gustavo pegando um pênalti no último lance do jogo evitando o empate que faria o Criciúma perder dois pontos no Heriberto Hülse.

Na sequencia foi derrotado pelo Ceará em Fortaleza. Continuando fora de casa conseguiu um empate improvável contra o Sport com um gol de pênalti marcado nos instantes finais do jogo.

E no último jogo dentro do Heriberto Hülse achou a vitória praticamente no último lance do jogo. 

Somando, dois pontos contra o Vila Nova, um ponto contra o Sport e dois contra o Mirassol, os cinco pontos conquistados nestes jogos poderão ser decisivos lá na frente no final do campeonato.

  

Por João Nassif 12/09/2023 - 21:31

Todos pensamos que o futebol é igual nos quatro cantos do planeta, que as regras são as mesmas que todos as cumprem com clareza e que os torcedores têm comportamento digno pela educação que recebem. E que os jogadores mostram um alto grau de profissionalismo.

Não enlouqueci, sempre pensei no futebol ideal como um todo e vejo que por aqui para ficarmos no único país que contraria todo o ideal que porventura alguém além de mim possa ter.

Sem me estender pego como exemplo o comportamento dos torcedores em todos os estádios brasileiros num momento de homenagem e reflexão antes do início dos jogos, o tal de minuto de silêncio.

De há muito acompanho os jogos pela Europa e podem ter certeza da minha frustração quando comparo com o que acontece aqui no Brasil.

Lá é primeiro mundo meus amigos e as pessoas transferem para os estádios o respeito pelo momento sublime que reverencia um ídolo ou mesmo alguém com passagem marcante pelo mundo do futebol.

O trio de arbitragem e os 22 jogadores ficam agrupados cada qual em seu campo ao redor do grande círculo, o locutor do estádio anuncia a homenagem póstuma e é possível ouvir um mosquito voando tal o silêncio que toma conta do estádio. 

Por aqui nem preciso dizer, vocês frequentam os estádios e neste minuto de silêncio o barulho é infernal com charangas tocando, grito de guerra entoados e o locutor do estádio se quiser falar algo não é ouvido por ninguém.

Somos o país do terceiro mundo sem nenhuma educação, pois os governantes que sempre tivemos nunca se preocuparam em dar ao povo o que está estampado na própria constituição. EDUCAÇÃO.

Por João Nassif 09/09/2023 - 23:17

Posso afirmar que o Criciúma achou um ponto em Recife pelo seu desempenho contra um adversário que apresentou uma dupla reserva inexperiente no setor defensivo, um zagueiro com 21 anos e outro com 24. 

A dupla titular estava fora do jogo e os erros cometidos pelos substitutos foram erros primários que garantiram ao Criciúma alcançar o número mágico dos 45 pontos.

Não só os zagueiros, o Sport tem no comando de seu ataque um ex-jogador, Vágner Love, que começou muito bem o campeonato e que com a maratona de jogos não consegue mais manter o mesmo rendimento, a idade cobra sua conta.

Foi novamente visível o Criciúma entrar num jogo decisivo como se apenas estivesse cumprindo tabela. Foi dominado quase o tempo todo e os gols que conseguiu foram conquistados pelas falhas do adversário. Mesmo com uma boa imposição ofensiva o Sport não segurou a vitória que estava em suas mãos por, repito erros primários de sua defesa.

Destaquei os 45 pontos, pois foi a primeira meta traçada pelo técnico Cláudio Tencati, então posso dizer mesmo contrariado que o Criciúma não corre mais nenhum risco de rebaixamento.

Depois de dois jogos fora de casa e o único ponto conquistado terá na próxima rodada o Mirassol no Heriberto Hülse. Mesmo na sexta posição, podendo perde-la caso o Juventude amanhã vença o Atlético-GO a situação ainda é boa se projetarmos o G-4 lá no final do campeonato.

Por João Nassif 08/09/2023 - 21:04

Hoje à tarde Espanha x Geórgia pelas eliminatórias ao torneio de seleções da Europa e fiquei sabendo que um moleque de 16 anos mais dois meses estava convocado e entrou no segundo tempo marcando um gol na goleada espanhola por 7x1.

Entrou no intervalo quando o jogo já estava 4x0, mas não interessa sem nenhum constrangimento a seleção espanhola levou um garoto para uma competição oficial e muito pesada.

Fiquei pensando qual o motivo da seleção brasileira não aproveitar talentos indiscutíveis como, por exemplo, Vitor Roque e Endrick de 18 e 17 anos respectivamente.

Com um novo técnico que em princípio está esquentando banco para Carlo Ancelotti, obsessão da CBF deveria haver a possibilidade de trazer jovens talento para o grupo que se prepara para o Mundial de 2026.

Mas não, Fernando Diniz preferiu se curvar ao sistema imposto pela que obriga os treinadores da vez chamar jogadores que pertencem a empresários que colocam na seleção quem eles bem entendem, ou não?

Analisem, de todos os 23 convocados apenas quatro atuam no futebol brasileiro, um goleiro, os dois do Fluminense e Raphael Veiga que só foi chamado pelo problema extra campo de Lucas Paquetá.

Goleiros, ok Ederson e Alisson são figuras carimbadas e quem joga no Brasil vai como terceiro goleiro sem chances de atuar. Nino e André, ok fazem um bom campeonato brasileiro pelo Fluminense e são da confiança do técnico.

Como explicar Gabriel Jesus e Raphinha que são reservas na Europa, nem falo do Richarlison que apesar de ter feito gols não foi destaque na Copa do Mundo.

Deixar de fora da convocação Vitor Roque e Endrick é um crime e Fernando Diniz apesar de estar sendo incensado pelo pessoal da Globo tem que rever seus conceitos nas próximas convocações, isso se não for engolido pelo sistema. Seria ótimo se seguisse o exemplo a seleção espanhola.

Por João Nassif 06/09/2023 - 08:03

Relembro 2012 um dos anos mágicos na história do Criciúma. Depois das glórias de 1991 e 2002 o Criciúma disputou o mais difícil campeonato brasileiro de pontos corridos da série B.

Numa campanha impensável os quatro clubes que subiram registraram juntos a maior pontuação da história até agora. O Goiás foi campeão com 78 pontos, o Criciúma vice com 73 e Atlético Paranaense e Vitória subiram com 71. Incrível foi o São Caetano que fez os mesmos 71 pontos e não conseguiu o acesso.

Voltei no tempo para dizer que naquele ano a torcida do Criciúma foi ao êxtase com a campanha de jogos e viradas memoráveis dentro de casa e muitas vitórias como visitante. E mais, os treinos não eram escondidos, o acesso ao técnico e jogadores era fácil e o clube muito mais transparente. 

Agora o Criciúma está num momento de forte oscilação e dependendo até aqui de outros resultados para se manter no grupo de acesso e deixando os torcedores sempre atentos e torcendo muito para os adversários de seus concorrentes.

Já há algum tempo está aberta a temporada de “secação”, diferente de 2012 quando em todo campeonato a confiança no time de Zé Carlos e Lucca era total e o resultado foi o que todos esperavam. 

Por João Nassif 04/09/2023 - 08:25 Atualizado em 04/09/2023 - 09:49

Não sei se é sorte ou simples incompetência dos adversários que sempre deixam o Criciúma na zona de acesso. Não que o Criciúma esteja sendo competente, mas o andamento do campeonato deixa uma pequena possibilidade de o Tigre visitar a Série A em 2024.

As próximas cinco rodadas irão definir o futuro do Criciúma no campeonato. Serão três jogos fora de casa contra o Sport, o Atlético-GO e Juventude. Em casa irá enfrentar o Mirassol e o Vitória. Todos os adversários, à exceção do Mirassol, estão dentro ou colados no G-4. 

A derrota sofrida em Fortaleza foi a quinta fora do Heriberto Hülse.  Como visitante o Criciúma venceu quatro jogos, três contra times da parte de baixo da tabela e também derrotou o líder Vitória.

Contra o Sport o Criciúma deverá ter o retorno do volante Arílson que tanta falta fez em Fortaleza e com ele equilibrar o meio de campo. Sem brilhar contra o Ceará jogando poucos minutos Marquinhos Gabriel deveria começar o jogo, seria uma forma do Criciúma adquirir mais qualidade e voltar a jogar com apenas dois atacantes.

O técnico poderia apresentar algo diferente, se é que tem treinado opções nos trabalhos com portões fechados.

Por João Nassif 01/09/2023 - 11:19

A vitória do Novorizontino e o empate do Juventude deixaram ainda mais acirrada a luta pelo acesso. Até podem argumentar que faltam muitas rodadas até o final, estamos na 26ª, portanto restam ainda 36 pontos em disputa, mas são vários clubes candidatos ao G-4 final.

No momento consigo listar sete clubes com potencial para o acesso, além dos que já jogaram na rodada, o líder Vitória vai enfrentar o Mirassol hoje à noite e amanhã outros dois jogos. O Guarani como mandante terá o clássico contra a Ponte Preta e o Criciúma que jogará em Fortaleza contra o Ceará de técnico novo. Vitória, Guarani e Criciúma estão entre os sete que no momento são os mais cotados.

No grupo da ponta de cima da tabela restam o Sport que domingo jogará contra i Botafogo em Ribeirão Preto e o Vila Nova que receberá o CRB. 
Independente dos resultados no complemento da rodada ainda não dá para cravar os quatro que irão subir. Diferente do campeonato de 2022 quando nesta altura já estavam bem definidos que iria conseguir o acesso. 

O Cruzeiro estava disparado com 57 pontos, o Bahia era o segundo com 47, o Grêmio terceiro com 44 e o Vasco da Gama vinha na quarta colocação com 42 pontos. A diferença em relação a 2023 é que em 2022 o quinto colocado era o Londrina com 38 pontos.

Alguém arriscaria quais os times que subirão para a série A em 2024? 

Por João Nassif 29/08/2023 - 08:30 Atualizado em 29/08/2023 - 08:54

A última rodada da Série B, a 25ª, escancarou o nível baixíssimo do campeonato. Foram marcados apenas 13 gols nos 10 jogos, média de 1,3 gols/jogo, com três resultados de 0x0 e quatro de 1x0, a pior quantidade de gols numa única rodada da competição.

E não é de agora, se fizermos a média de gols ao final do primeiro turno, chegamos a média de 2,1 gols/jogo. Nas 19 rodadas foram marcados 399 gols. Agora com 25 rodadas, 250 jogos a média é de 2,044 gols/jogo.

O placar de 0x0 foi registrado em 25 jogos e o de 1x0 em 69. Estes resultados representam 37,6% das partidas disputadas. 

Se compararmos com a Série B de 2022 que contou com três dos grandes clubes do futebol brasileiro, Cruzeiro, Grêmio e Vasco da Gama, podemos afirmar que até agora o nível de 2023 é um pouco melhor.

Depois das 38 rodadas do campeonato da série B de 2022 foram marcados 766 gols o que dá a ridícula média de 2,02 gols/jogo. Foram 56 empates em 0x0 e 78 jogos que terminaram com o placar de 1x0, representando 35,3% dos jogos realizados.  

Por João Nassif 23/08/2023 - 07:34

Foi outra noite de muita tensão no Heriberto Hülse. Novamente o time mostrou sua verdadeira face, não conseguindo manter o mesmo ritmo quando sai na frente do marcador e poder usar a estratégia que vem sendo sua marca no campeonato. 

Depois de exercer a habitual pressão no início dos jogos em casa, faz o gol e fica administrando a vantagem. Principalmente nos segundos tempos, deixa o adversário trabalhar a bola da sua intermediaria para trás e dificilmente sofre pela postura de seu setor defensivo. Além dos zagueiros e volantes os atacantes também recuam para consolidar o sistema defensivo.

Contra o Vila Nova este procedimento ficou escancarado e correu riscos somente nos instantes finais quando o time goiano teve um pênalti para empatar o jogo. Novamente o Gustavo foi decisivo como aliás tem sido em todo campeonato. Não fosse seu goleiro, certamente o time estaria com pontuação de meio de tabela.

A arbitragem foi um caso à parte no jogo. Vinha tranquilo até pouco mais de 35 minutos do segundo tempo quando houve a falta no Arílson que revidou. O jogador do Vila foi amarelado, os árbitros ficou procurando o Arílson para mostrar o segundo cartão amarelo. O Arílson saiu de cena e o árbitro pressionado não teve coragem para expulsá-lo.

Resultado, ficou refém dos jogadores que no momento da marcação do pênalti cometido pelo Rodrigo armaram o cerco e pressionado foi ao VAR para justificar sua decisão, ouviu o que não gostaria e não teve pulso para evitar a enorme pressão que sofreu.

De qualquer maneira o Criciúma assumiu a terceira colocação que não perde mais na rodada e vai mostrando claramente que está com a sorte de quem vai conquistar seu objetivo no final desta série B. 
 

Por João Nassif 21/08/2023 - 08:06 Atualizado em 21/08/2023 - 10:29

No próximo dia 08 será dada a largada do ciclo Copa do Mundo-2026. A seleção brasileira enfrentará a Bolívia no Mangueirão em Belém do Pará e no dia 12 o Peru em Lima.

 O técnico Fernando Diniz fez sua primeira chamada como técnico interino para os primeiros jogos das eliminatórias enquanto aguarda o titular Carlo Ancelotti confirmado pela CBF para assumir em definitivo a partir da Copa América de 2024 em julho.

Chamou a atenção o fato do técnico na convocação utilizar poucos jogadores em atividade aqui no Brasil, foram somente quatro, o goleiro Bento do Athletico, o zagueiro Nino e o volante André, ambos do Fluminense e o meia Raphael Veiga do Palmeiras.

Não gostei do número excessivo de jogadores que atuam na Europa com qualidade igual ou inferior a alguns que atuam no Brasil. Por exemplo deixou de fora Adryelson do Botafogo, um dos, senão o melhor zagueiro do campeonato brasileiro e levou Ibañez que foi para o Al Ahli da Arábia.

Outra ausência inexplicável foi do lateral do Flamengo, Ayrton Lucas que poderia perfeitamente ser chamado no lugar tanto do Renan Lodi (Olympique de Marseille) como do Vanderson e do Caio Henrique, ambos do Mônaco (França).

E por aí vai, ficou escancarado que o técnico convocou a base do plantel que disputou a Copa do Mundo e fracassou com o comando do Tite.

E a chamada do Neymar agora do Al Hilal foi contestada pelo seu técnico Jorge Jesus que afirmou que o jogador está lesionado e ainda nem treinando com o resto do time. Por que Neymar? Certamente porque está entendido que ele será novamente o dono da seleção brasileira.

É assim que funciona o futebol brasileiro, muitos interesses à frente da qualidade e por isso estamos a cinco Copas sonhando com o HEXA.

Por João Nassif 20/08/2023 - 09:55 Atualizado em 20/08/2023 - 10:10

Podem até argumentar que foi uma tarde infeliz do Criciúma, mas na verdade foi um erro de estratégia e principalmente de execução na proposta do técnico Cláudio Tencati.

O jogo anterior contra o Londrina induziu a manutenção do mesmo esquema com três atacantes que foi impositivo contra o time paranaense. Estamos falando de um Londrina que com algumas exceções tem sido saco de pancadas no campeonato.

Contra o Ituano a entrada do Hygor no lugar do Eder modificou a postura do ataque que mesmo com três atacantes de ofício não teve o sincronismo para preenchimento do meio de campo que se tornou um deserto muito bem preenchido pelos jogadores do Ituano.

Esta superioridade que fez o jogo se tornar dominante pelos donos da casa foi percebida desde a metade do primeiro tempo, talvez pouco antes. E o técnico que havia apostado na formação inicial não percebeu ou não quis fazer mudanças ainda na primeira etapa do jogo. Tanto que só foi fazer as alterações lá pelos 15 minutos do segundo tempo. 

Tarde demais, o Ituano já tinha uma boa vantagem no placar e mesmo assim o time não conseguiu mais se recompor para tentar pelo menos o empate. 

Se o técnico errou como ele mesmo assumiu a responsabilidade pela derrota houve erros individuais primários de dois jogadores pilares da equipe. Marcelo Hermes no primeiro gol e Rodrigo no terceiro. A tarde foi de erro total, pois apenas dois jogadores se salvaram na mediocridade geral, Walisson Maia e o goleiro Gustavo que novamente impediu o time de sofrer uma goleada.

O Criciúma tem sido beneficiado a cada rodada pelos outros resultados, por isso quando não está no G-4 está colado e terça-feira em casa contra o Vila Nova tem nova chance de voltar à zona de acesso.    

Por João Nassif 18/08/2023 - 18:38 Atualizado em 18/08/2023 - 18:41

Pode parecer pouca coisa, mas a denúncia de manipulação de apostas em jogos on-line interferiu diretamente na convocação das seleções brasileiras, a principal e a pré-olímpica.

Dois eventos estão sendo investigados pelas Liga Inglesa e Espanhola, pelo fato de dois jogadores, Lucas Paquetá do West Ham e Luiz Henrique ex-Fluminense e agora do Betis estarem envolvidos num esquema de apostas.

Os dois jogadores receberam cartões amarelos no mesmo dia dos jogos de suas equipes. Um grupo de pessoas apostou pesado nos dois cartões em Duque de Caxias-RJ no site Betway que inclusive patrocina o West Ham. As contas foram abertas no dia dos jogos e o volume aplicado na aposta casada chamou atenção dos investigadores.

Tanto Fernando Diniz como Ramon Menezes justificaram a não convocação dos atletas tanto para a seleção principal que disputará as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 como para a pré-olímpica como forma de preservar os jogadores. 

Até pode ser mera coincidência, mas não fica descartada que a hipótese de que esta praga corre o mundo fazendo com que as competições vão cada vez perdendo credibilidade.  

Argumenta-se que por aqui os jogadores ganham pouco comparando com o que recebem os que estão na Europa. Ok, é verdade, então como explicar os que estão na fora ganhando verdadeiras fortunas. É ganância que chama?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito