Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 20/02/2018 - 07:05

Jogos realizados: 45

Gols marcados: 104 – Média: 2,31 gols/jogo

Maior nº de vitórias: Figueirense e Chapecoense – 6

Maior nº de empates: Hercílio Luz – 4

Maior nº de derrotas: Internacional – 6 

Time que menos perdeu: Figueirense – 0 derrotas

Time que menos venceu: Hercílio Luz, Tubarão, Criciúma e Internacional – 2 vitórias

Time que menos empatou: Joinville, Concórdia e Internacional – 1 empate 

Rafael Grampola (Foto: esportejoinville.com.br)

Melhor ataque: Figueirense – 14 gols

Artilheiros: Rafael Grampola (Joinville) e André Luís (Figueirense) - 6 gols 

André Luís (Foto: VAVEL.com)

Pior ataque: Criciúma – 7 gols

Melhor defesa: Chapecoense – 2 gols

Pior defesa: Internacional – 18 gols

Maior nº de pontos ganhos como mandante: Chapecoense – 15 pontos

Maior nº de pontos ganhos como visitante: Avaí – 9 pontos

Menor nº de pontos ganhos como mandante: Avaí – 5 pontos

Menor nº de pontos ganhos como visitante: Joinville e Internacional – 0 pontos

Árbitros que mais apitaram: Bráulio da Silva Machado, Diego Costa Cidral, Leandro Messina Perrone, Ramon Abatti Abel – 5 partidas cada

Nº de cartões amarelos: 224

Nº de cartões vermelhos: 10 

Público total: 127.517

Média de público: 2.834

Maior público: Avaí 3x3 Figueirense – 10.271 (4ª rodada – dia 28/jan)

Menor público: Concórdia 3x2 Tubarão – 458 (2ª rodada – dia 24/jan)

Renda bruta total: R$ 2.607.002,37

Média de renda: R$ 57.933,39

Maior renda: Avaí 3x3 Figueirense – R$ 261.628,00 (4ª rodada – dia 28/jan)

Menor renda: Concórdia 3x2 Tubarão – R$ 8.850,00 (2ª rodada – dia 24/jan)

Por João Nassif 20/02/2018 - 16:17 Atualizado em 20/02/2018 - 16:17

O Genivaldo afirmou que o Grizzo é o técnico até o final do catarinense. Falei agora pouco com o Argel Fucks que afirmou haver sido procurado ontem à noite pelo Nei Pandolfo e Emerson Almeida. Conversaram por telefone.

Técnico Argel Fucks

A pedida do técnico é a mesma de algumas semanas. Total da comissão técnica R$ 80 mil. Os dirigentes ficaram de consultar o presidente e dar retorno.

Até agora nada. O Argel me garantiu que se for contratado viaja hoje mesmo e fica no banco amanhã contra o Cianorte. 

Estão esperando o que? Nova chance para o Criciúma mudar de patamar, mesmo sem a devida qualidade de plantel. É hora de buscar alternativas para devolver a todos a dignidade perdida faz muito tempo.   
 

Por João Nassif 22/02/2018 - 11:50

Cada sonho vai se transformando em pesadelo e o Criciúma cada vez mais se perdendo nesta temporada.

Na sequência de uma participação lamentável no campeonato estadual a desclassificação em casa na Copa do Brasil escancarou de forma definitiva a total falta de organização no clube em todos os níveis, da gestão ao futebol sofrível que vem sendo tripudiado por vários adversários, muitos sem a sua estrutura e a sua grande história.

O futebol é sábio e não perdoa a incompetência, o que começa errado dificilmente tem conserto. Ah! Mas o zagueiro tirou a bola em cima da linha do gol. Ah! Pênalti é loteria. Ah! Atacamos mais e o goleiro adversário fez milagres.

Nada disso serve para encobrir as deficiências de um mal planejamento, de uma cautela nos investimentos e de apostas em profissionais sem o perfil para enfrentar as dificuldades de qualquer competição de alto rendimento.

Não quero que crucifiquem o Grizzo, técnico interino, o Carlos Eduardo que perdeu o pênalti final e de tantos outros que somados a estes dois são vítimas de uma estrutura que perdeu sua validade.

No começo da gestão com o ex-presidente tudo estava maravilhoso, o time subindo os degraus do futebol brasileiro até chegar ao topo. Ótimos patrocínios, estádio cheio e o orgulho da região em ter um time vencedor.

Heriberto Hülse nos velhos e bons tempos (Foto: youtube.com)

Até que veio uma incrível e inconsequente mudança do roteiro. O futebol foi cair em mãos amadoras que as enfiaram pelos pés. A gestão começou a fazer agua e os tombos foram inevitáveis. Mudança de rumo e o que poderia ser uma retomada se mostrou muito pior.

Hoje sem qualidade de plantel, com o estádio às moscas, qualquer time chega no Heriberto Hülse e joga como se estivesse em sua própria casa e o Criciúma se afundando cada vez mais em sua trajetória.  Por isso afirmo que os atuais profissionais não têm culpa de absolutamente nada e não podem ser tratados como vilões.

Heriberto Hülse hoje em dia (Foto: Forquilhinha notícias)

No começo da temporada fiz um post aqui no blog falando de esperança e incertezas. Hoje restou apenas uma certeza, em não havendo uma profunda mudança na forma de se fazer futebol o Criciúma irá atingir o fundo do poço.
 

Por João Nassif 20/02/2018 - 06:44 Atualizado em 23/02/2018 - 06:46

Os torcedores e amantes do futebol, principalmente os que são fixados em Copas do Mundo que se preparem. Poderemos assistir 64 jogos durante os 32 dias que irá durar o Mundial na Rússia.

A abertura está marcada para o dia 14 de junho, uma quinta-feira, às 18:00hs, hora local que pelo fuso horário será ao meio dia no horário de Brasília. A diferença, portanto, é de seis horas.

A final será no dia 15 de julho, um domingo, também as 18:00hs no horário da Rússia.

Entre abertura e encerramento não haverá jogos somente nos dias 29 de junho, uma sexta-feira, entre o final da fase de grupos e o início das oitavas de final. Haverá mais dois dias de folga, 04 e 05 de julho, quarta e quinta feiras, entre as oitavas e as quartas de final, outros dois dias, 08 e 09 de julho, entre as quartas e as semifinais.

Finalmente mais dois dias entre as semifinais e a decisão do terceiro lugar, dias 12 e 13 de julho. A decisão do terceiro lugar será no sábado dia 14 às 17:00hs local, 11:00hs da manhã no horário de Brasília.  
 

Por João Nassif 21/02/2018 - 06:47 Atualizado em 23/02/2018 - 06:52

As eliminatórias europeias para Copas do Mundo têm regulamento enxuto e por vezes traiçoeiro. Todas seleções filiadas à FIFA são divididas em nove grupos com a classificação direta dos primeiros colocados em cada um e os oito melhores segundos colocados são sorteados para a repescagem quando mais quatro seleções se habilitam para disputar o Mundial. 

Portanto, a Europa tem direito a 13 vagas. Para a Copa deste ano são 14 países europeus, pois a Rússia como país sede teve a vaga garantida.

Portugal x Suécia-repescagem para a Copa de 2014

Voltando às eliminatórias para o Mundial de 2014, Portugal e Suécia caíram pelo sorteio numa mesma chave com somente uma seleção se classificando para vir ao Brasil.

O primeiro jogo desta repescagem foi realizado em Lisboa e Portugal venceu por 1x0. No segundo jogo nova vitória portuguesa, desta feita por 3x2 em Estocolmo. A Suécia ficou fora da Copa.

Vamos repetir aqui o gol solitário de Portugal no primeiro jogo em Lisboa, gol do atacante Cristiano Ronaldo. A narração é de Luiz Carlos Júnior no SporTV. 
 

Por João Nassif 22/02/2018 - 06:52 Atualizado em 23/02/2018 - 06:55

Certamente a classificação da Turquia para a Copa do Mundo de 1954 na Suíça foi o episódio mais curioso de todas as eliminatórias disputadas na história.

Como o número de filiados à FIFA era pequeno não havia repescagem e sim confrontos diretos que garantiam vagas nas Copas do Mundo. Um dos confrontos para o Mundial de 1954 era entre Espanha e Turquia.

Os espanhóis eram franco-favoritos, pois possuíam juma das ligas mais poderosas da Europa e venceram em casa o primeiro jogo por 4x1. Na partida da volta em Istanbul os turcos deram o troco e venceram por 2x1. Como saldo de gols não era critério de desempate as duas seleções foram para Roma para o terceiro e decisivo jogo. 

No tempo regulamentar houve empate em 2x2 que prevaleceu na prorrogação. Como não havia decisão por pênaltis e vaga para o Mundial foi decidida no sorteio.

Um garoto, Luigi Franco Gemma de 14 anos, filho de um funcionário do Estádio Olímpico de Roma teve os olhos vendados e diante de uma taça puxou o papelzinho com o nome da Turquia.

O episódio gerou uma revolta na FIFA, mas nada que impediu a seleção turca de participar da Copa. O garoto foi tratado como amuleto e acompanhou a delegação turca na viagem à Suíça.
 

Por João Nassif 23/02/2018 - 07:25

Finalmente caiu a ficha do presidente Jaime Dal Farra e depois de várias semanas de atraso Argel Fucks foi contratado.

A perda de tempo gerou uma enorme crise que culminou com a eliminação da Copa do Brasil dentro do Heriberto Hülse. Claro que ficará a dúvida, se o técnico tivesse vindo mais cedo o Criciúma derrotaria o Ceará? Jamais saberemos a resposta, mas o clima seria outro com o peso de um técnico com rodagem e experiência em jogos mais importantes. 

Jaime Dal Farra (Foto: DN Sul)

Diz o velho ditado: “antes tarde do que nunca”. Não podemos esquecer que o Criciúma está colocado na zona de rebaixamento no campeonato catarinense e tem domingo um jogo em casa contra o líder Figueirense.

Certamente teremos mais presença de público e com muito mais confiança, afinal Argel era o técnico desejado pela imensa maioria dos torcedores. 

Depois do prejuízo de uma desclassificação e com uma relação deteriorada com a torcida o presidente deverá nas próximas horas anunciar um assessor que lhe ajude na gestão e trabalhe principalmente para melhorar sua própria imagem de homem público.

Contratar o técnico e nomear um assessor são ações que podem colocar o Criciúma e também a G.A. num patamar mais condizente com a história do clube. 
 

Por João Nassif 23/02/2018 - 08:56 Atualizado em 25/02/2018 - 09:06

Atualmente as eliminatórias para as Copas do Mundo apresentam repescagens intercontinentais, com seleções da América do Sul enfrentando as da Oceania, da América Central disputando vaga com seleções da Ásia, enfim confrontos entre as Confederações filiadas à FIFA.

A primeira repescagem intercontinental surgiu por acaso, pois não estava prevista no regulamento que definiriam as seleções que jogariam o Mundial de 1958 na Suécia.

O motivo de sua criação foi a confusa formação do grupo que reuniu seleções da Ásia, África e Oceania. Nenhuma seleção das Américas ou da Europa participaram deste grupo.

A FIFA não aceitou as inscrições da Etiópia e Coréia do Sul. As eliminatórias deveriam ter começado com o jogo entre Indonésia e República da China, atual Taiwan que desistiu.

Na fase seguinte houve mais três desistências: a Austrália incluída num grupo com Indonésia e China (os indonésios avançaram), o Chipre que enfrentaria o Egito e a Turquia que deveria enfrentar Israel, mas desistiu por ter querido fazer parte das eliminatórias europeias, como havia sido para a Copa anterior.

Somente o Sudão cumpriu tabela e eliminou a Síria no seu grupo.

Sobraram Egito, Israel, Indonésia e Sudão. Mais problemas, Egito e Sudão abandonaram as eliminatórias por questões políticas e a Indonésia também desistiu porque queria jogar contra Israel em campo neutro e a FIFA não autorizou.

País de Gales x Israel-1958 (Foto:Trivela)

Por fim, depois de um sorteio realizado entre seleções europeias, Israel enfrentou País de Gales por vaga no Mundial de 1958. Deu País de Gales com duas vitórias por 2x0. País de Gales que foi adversário do Brasil nas quartas de final na Suécia.
 

Por João Nassif 24/02/2018 - 09:10 Atualizado em 25/02/2018 - 09:14

Mais que um jogo foi uma verdadeira batalha que travaram Portugal e Holanda valendo pelas oitavas de final da Copa de 2006 na Alemanha. O jogo foi em Nuremberg.

Luiz Felipe Scolari era o técnico da seleção portuguesa e o ex-jogador Marco van Basten técnico da Holanda e o prenúncio de um grande jogo.

Batalha de Nuremberg (Foto: Blog do Donny)

Não foi brilhante como se esperava com muita violência de ambos que obrigou o árbitro russo Valentin Ivanov distribuir 16 cartões amarelos e quatro vermelhos.

Foram expulsos dois jogadores de cada seleção.

Com tanta violência foi marcado apenas um gol. E foi gol de Portugal aos 23 minutos de jogo através do meio campista Maniche.

Vamos ouvir novamente o gol português na narração de Galvão Bueno da Rede Globo.
 

Por João Nassif 25/02/2018 - 18:19

À exemplo do Mundial de 2006 a seleção brasileira em 2010 foi novamente eliminada nas quartas de final. Em 2006 na Alemanha perdeu para a França por 1x0 e na África do Sul em 2010 caiu frente a Holanda.

O começo da partida foi promissor, aos 9 minutos o volante Felipe Melo deu pelo meio um passe espetacular que colocou o atacante Robinho na cara do gol e o Brasil encaminhava sua classificação. 

Gol de Sneijder (Foto: Chongas)

Mas, foi só, no segundo tempo a Holanda virou com dois gols de Sneijder, um aos 8 e o segundo aos 23 minutos.

Este gol da virada foi narrado desta forma por Galvão Bueno da Rede Globo.  
 

Por João Nassif 25/02/2018 - 12:15

O juiz da 7ª Vara empresarial do Rio de Janeiro proferiu sentença proibindo o uso do spray de marcação em todas as partidas de futebol organizadas pela FIFA e suas Confederações ou Associações filiadas.

A sentença foi publicada no dia 13 de dezembro do ano passado e diz que caso a FIFA descumpra a decisão pode pagar multa de R$ 50 mil por evento.

A ação foi ajuizada pela empresa Spuni Comércio de Produtos Esportivos e Marketing Ltda, que acusa a FIFA de desobedecer às leis de proteção da propriedade intelectual. A empresa alega ser criadora do spray. Heine Allemagne e Pablo Silva são os inventores do produto e alegam conspiração de FIFA para roubar sua patente.

Os empresários dizem que foi feita oferta de U$ 40 milhões de dólares pelo produto, oferta sem conhecimento da FIFA que propôs o pagamento não aceito de U$ 500 mil pela patente.

Pelo visto a decisão do TJ do Rio de Janeiro não foi levada à sério. O spray continua sendo usado em todas as competições oficiais mundo a fora sem que a FIFA tenha ressarcido os fabricantes pela invenção. 
 

Por João Nassif 26/02/2018 - 08:00

O chamamento do técnico Argel Fucks surtiu efeito. Houve um acréscimo de mais de três mil torcedores se computarmos a média de público nas quatro partidas do primeiro turno no estádio Heriberto Hülse

Público entusiasmado desde o início que vibrou com a entrada do técnico para acompanhar o aquecimento e que prestou solidariedade desde o início do jogo, mesmo sofrendo com o gol antes do primeiro minuto. 

Público que ficou apreensivo quando o Argel foi expulso depois de uma reclamação tola que representou muito mais a tentativa de marcar território e condicionar a arbitragem, pois nem falta nem falta foi numa disputa de bola do Eltinho com um jogador adversário. 

Foto: Caio Marcelo/Criciúma EC

Público que em outros tempos vaiaria a saída de campo para o intervalo como forma de pressionar o time em busca da virada.

Público que condicionou o bandeirinha e fez com que ele anulasse um gol legitimo do Figueirense. 

Público que viu novamente um time sem qualidade e que apelou em todo segundo tempo para bola alçadas na área e que esperou bastante pelo aproveitamento numa bolinha parada entre tantas que foram jogadas na área do Figueirense.

Finalmente um público que foi embora resignado sempre na esperança de dias melhores. Não fosse o Argel certamente teríamos um outro ambiente no estádio.

A derrota escancarou de vez as fortes limitações de plantel. Enquanto o Criciúma assiste a evolução dos times grandes do estado, vai se complicando cada vez mais sem perspectivas de crescimento e fazendo campanha pior à times que somente encaram o campeonato para escapar do rebaixamento.
 

Por João Nassif 26/02/2018 - 21:30

Thiago Ávila *

Em uma semana de lançamentos dos carros novos, os debates sobre o desempenho dos novos veículos circulam entre jornalistas e fãs da categoria. Aqui vai os meus palpites em relação às equipes de 2018.

1º Mercedes: Com pouca novidade na pintura do carro, a Mercedes é favorita para levar o quinto título consecutivo. Com um motor poderoso e um piloto extraordinário, é esperado que a equipe de Toto Wolff domine mais uma temporada da F1.

2º Ferrari: Inspirado no carro pentacampeão de Michael Schumacher, a equipe de Maranello chega para essa nova temporada com uma pintura praticamente toda vermelha e é esperado que faça um campeonato à altura das flechas prateadas, com Vettel vindo com tudo para brigar com Hamilton mais uma vez pelo título de pilotos.

3º Red Bull: Em uma linda pintura azul e preta, que vai correr apenas a pré-temporada, a Red Bull apresenta um carro para não brigar por nada além do provável terceiro lugar. Mesmo com pilotos fantásticos como Verstappen e Ricciardo, o fraco motor Renault não ajuda muito.

4º McLaren: Com uma pintura inusitada, a equipe de Bruce McLaren vem para essa temporada com os novos motores Renault que devem ser melhores que a terrível Honda do ano passado. Era dito ano passado que a McLaren tinha um dos melhores chassis, mas não tinha motor. Com um motor digno, Fernando Alonso pode começar a sonhar novamente.

5º Renault: Seguindo as cores do nosso tricolor, a Renault vem menos forte em relação às suas clientes. Não é porque seu chassis é ruim, mas o de sua clientela é muito melhor. Sainz e Hulkenberg podem fazer milagre, mas não acredito que passe dessa posição.

6º Force India: A equipe de Vijay Mallya ainda não apresentou seu possante e em tempos de crise e com uma dívida estratosférica nas mãos do empresário indiano, a construtora pode muito bem ser leiloada. Consequentemente, com menos orçamento, a tendência é que termine mais atrás.

7º Williams: Sem grandes mudanças na pintura, a equipe de Grove chega a essa temporada com bastante orçamento, mas um chassis ruim e dois pilotos muito jovens. Se chegar em sétimo, já é uma vitória.

8º Haas: Com bastante branco e pouco preto, a Haas apresentou seu carro para a nova temporada. Sendo uma equipe ainda em desenvolvimento, deve traçar o mesmo caminho que a Williams: motor bom, chassis nem tanto.

9º Alfa Romeu: Com uma pintura já apresentada no final do ano passado, a nova Sauber vem para esse ano com o motor 2018 da Ferrari, diferente das outras temporadas que ganhava sempre um motor atrasado. O problema são as caras novas da equipe: um é muito jovem, outro é muito ruim.

10º Toro Rosso: Em último lugar vem a filial da Red Bull, que ainda não tem carro apresentado. Apostando nos motores Honda e com dois pilotos inexperientes, a tendência da Toro Rosso ter o pior carro da temporada.

* Estudante de jornalismo na PUCRS

Por João Nassif 26/02/2018 - 23:30

O grupo D da Copa do Mundo de 2002 disputada simultaneamente na Coréia do Sul e no Japão era composto pela própria Coréia do Sul, Estados Unidos, Polônia e Portugal.

Passaram para as oitavas de final Coréia do Sul e Estados Unidos com a consequente desclassificação das outras duas seleções.

Portugal x Polônia em 2002 (youtube)

O confronto entre Portugal e Polônia foi realizado no dia 10 de junho em Jeonju na Coréia e teve uma goleada portuguesa por 4x0 com três gols de Pauleta e um de Rui Costa.

O primeiro gol do Pauleta, primeiro de Portugal foi narrado desta forma por Deva Pascovicci.
 

Por João Nassif 27/02/2018 - 08:40

O atacante Neymar vem sendo preparado desde a infância para se tornar o melhor jogador do mundo. Mais novo que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo que há muito tempo dividem a hegemonia em todas premiações do planeta, Neymar tem todas as condições de em breve ocupar este trono.

Mas, o destino tem sido cruel com Neymar. Nos momentos em que pode alavancar em definitivo sua trajetória para o topo os infortúnios pertinentes à profissão pregam-lhe peças que os dois atuais maiores não sofreram.

Primeiro foi a contusão nas costas que o tirou da reta final da Copa do Mundo de 2014 sofrida contra a Colômbia nas quartas de final. Neymar escapou da catástrofe dos 7x1.

Neymar atingido contra a Colômbia em 2014 (Foto: verdadeestampaada.com)

No ano seguinte uma expulsão provocada por reclamação num jogo disputado no Chile pela Copa América contra a mesma Colômbia. Mais que a expulsão em si a tentativa de agredir o árbitro lhe rendeu quatro jogos de suspensão. Neymar ficou fora do resto do torneio e a seleção brasileira foi desclassificada pelo Paraguai nas quartas de final.

Em 2016 o Barcelona, seu time, não permitiu que Neymar jogasse a Copa América do Centenário, um caça níquel festivo que não estava no calendário da FIFA. Em seguida Neymar foi campeão olímpico aqui no Brasil vencendo a Alemanha na final numa disputa por pênaltis.

Agora em 2018 uma fissura num dos dedos do pé, após uma torção, Neymar ficará de fora do jogo do ano, contra o Real Madrid quando o PSG terá que reverter a derrota por 3x1 na partida da Espanha. Não teremos nesta decisão o esperado confronto de Neymar contra Cristiano Ronaldo que poderia elevar o status do brasileiro na corrida pelo título de melhor do mundo.

Neymar chorando pela fratura (Foto: Uol)

Todo esforço feito pelo próprio jogador, pelos seus conselheiros, por toda mídia brasileira e pela quase totalidade dos torcedores brasileiros está indo por água abaixo pelos percalços sofridos por Neymar que tem ficado ausente em momentos decisivos para sua própria carreira.

Só lembrando que um título olímpico diz quase nada, poucos se lembram da conquista inédita do futebol brasileiro.   
 

Por João Nassif 27/02/2018 - 22:25 Atualizado em 27/02/2018 - 22:31

Pelé encerrou seu ciclo na seleção brasileira em 1971 com 31 anos e não atendeu a milhares de apelos para disputar a Copa de 1974 na Alemanha. 

Com vários problemas na convocação e nos treinamentos o técnico Zagalo bradava com insistência que mesmo sem o Rei o Brasil seria tetra campeão mundial. Faltou combinar com os holandeses.

Depois de uma primeira fase, a fase de grupos, com um futebol muito fraco a seleção brasileira conseguiu se classificar com a vitória sobre o Zaire por 3x0 e com Valdomiro marcando o gol da classificação.

O Brasil empatou em 0x0 seus dois primeiros jogos contra Iugoslávia e Escócia.

Gol da Holanda contra a seleção brasileira em 1974

Na segunda fase a seleção venceu com dificuldades a Alemanha Oriental por 1x0 e a Argentina por 2x1. O terceiro e decisivo jogo desta segunda fase foi contra a Holanda e o vencedor disputaria a final.

Sem respeitar o adversário o técnico Zagalo afirmou que não tinha nenhuma preocupação e que a classificação estava garantida. Engano fatal, o Brasil foi completamente dominado e saiu derrotado por 2x0.

O primeiro gol holandês foi de Johan Neeskens e assim foi descrito em castelhano.
 

Por João Nassif 28/02/2018 - 09:05 Atualizado em 01/03/2018 - 09:56

1) Na falta de opções, pois a totalidade de jogadores que poderiam solucionar os vários problemas que o Criciúma apresenta para a temporada estão empregados disputando campeonato estaduais, o clube vai em busca de velhos conhecidos e que não estão sendo aproveitado em seus clubes. O lateral Suéliton já chegou e deverá jogar em Concórdia e o atacante Zé Carlos que deverá ser confirmado nas próximas horas. Não gosto destes retornos, inclusive o Zé do Gol decisivo na campanha do acesso em 2012 saiu para retornar em 2014 e fracassou. Mas, como diz o ditado se não tem tu, vai tu mesmo, que venham e ajudem o Argel tirar o time do buraco.

Suéliton no Tigre em 2014

2) A vida do Neymar é recheada de polemicas. Nos últimos tempos tudo ficou mais acirrado com confrontos do atleta com alguns companheiros, de seu pai com a imprensa e nem sua lesão fica livre de controvérsias. Opera ou não opera? Se não operar ainda poderá jogar o final da temporada pelo PSG. Se vai operar é porque o jogador está pensando somente na Copa do Mundo. O que tem que ser feito é o melhor para a forma física do jogador. Sem polemica e controvérsias seria muito mais saudável.

Gabriel Jesus

3) E não é só Neymar o contundido dos jogadores da seleção brasileira. O zagueiro Marquinhos e o volante Fernandinho se machucaram no final de semana. Além destes, o lateral Marcelo não atuou nos últimos jogos pelo Real Madrid, o zagueiro Miranda também está lesionado e o Gabriel Jesus depois de dois meses retornou domingo ao Manchester City. Com tantos problemas o técnico Tite adiou por 10 dias a convocação para os amistosos contra a Rússia e Alemanha. Certo é que Neymar está fora destes dois jogos e ficará sem jogar no mínimo por dois meses.   

4) O futebol brasileiro começou mal sua caminhada na Libertadores. Dos sete clubes que estão na fase de grupos, dois jogaram ontem e não venceram fora de casa. O Grêmio, atual campeão, cedeu empate para o fraco Defensor do Uruguai. Tivesse jogado um pouquinho melhor certamente venceria. De todos os sete times brasileiros este do Grêmio é o mais fraco. Mesmo com este empate na estreia não deverá ter maiores problemas para se classificar. Além do time uruguaio, o Cerro do Paraguai e o Monagas da Venezuela compõe a chave.

5) O Cruzeiro num grupo bem mais forte levou uma forte pancada em Avellaneda. Estava invicto na temporada e sofrido apenas um gol no campeonato mineiro. Retrato do baixo nível da competição, tanto que quando enfrentou um adversário mais qualificado foi implacavelmente derrotado por 4x2. Jogou bem? Foi razoável, mas seu grupo é pesado e terá que fazer bem feito o dever de casa para avançar na Libertadores. Vasco da Gama e Universidad del Chile são os outros adversários na chave.

6) Hoje mais dois brasileiros farão suas estreias na Libertadores. O Flamengo enfrentará o River Plate da Argentina no Rio de Janeiro e o Corinthians jogará contra o Milionários em Bogotá. No grupo do time carioca além do River Plate estão Emelec do Equador e Independiente Santa Fé da Colômbia. No do Corinthians Independiente da Argentina e Deportivo Lara da Venezuela. Os níveis do grupo se equivalem e os brasileiros podem perfeitamente avançar no torneio.
 

Por João Nassif 28/02/2018 - 21:44 Atualizado em 01/03/2018 - 07:48

As eliminatórias para os Mundiais de futebol são disputadas desde 1933 por seleções que disputavam vaga para a 2ª Copa do Mundo que teve a Itália como país sede.

Inclusive nestas primeiras eliminatórias pela única vez na história o país anfitrião foi obrigado a jogar as eliminatórias.

Nas primeiras edições das Copas a FIFA tinha poucos países filiados com a Europa em grande maioria, as primeiras eliminatórias eram formadas quase que exclusivamente pelos selecionados europeus.

Seleção da Irlanda - 139 jogos de eliminatórias

Por isso as eliminatórias europeias são as que apresentam o maior número de jogos em toda a história.

Todos os selecionados europeus disputaram até agora 2.635 jogos em que foram marcados 7.709 gols.

Para se ter ideia do volume de jogos disputados por seleções da Europa, as eliminatórias da Ásia é a segunda em número de jogos. Os países asiáticos disputaram 1.236 partidas em toda história. 

A América do Sul com seus 10 países filiados foi palco de 709 jogos valendo vaga para os Mundiais de futebol. 
 

Por João Nassif 01/03/2018 - 16:40

Pouca gente sabe que o primeiro jogador brasileiro campeão mundial de futebol tem o nome de Filó. Fazia parte da seleção italiana que venceu a 2ª Copa do Mundo disputada em 1934 em solo italiano.

Conhecido aqui no Brasil como Filó, Anfilógino Guarisi Marques nasceu em São Paulo em 26 de dezembro de 1905 e depois de rodar por vários clubes paulista em 1931 se transferiu para a Itália e foi jogar no Lazio da cidade de Roma.

Filó - Primeiro jogador brasileiro campeão mundial (Foto: IG)

Filó era filho de um português e começou a carreira na Portuguesa de Desportos time de seu pai. Sua mãe também era imigrante vinda da Itália e graças a ela tinha cidadania italiana.

Quando foi para a Lazio ficou conhecido como Guarisi e fez parte do plantel italiano que disputou o Mundial de 1934.

Filó ou Guarisi atuava como ponteiro direito e jogou apenas a primeira partida da Itália na Copa do Mundo, contra os Estados Unidos, jogo que a Itália venceu por 7x1.

Depois que retornou ao Brasil foi campeão pelo Corinthians em 1937 e pelo Palestra Itália em 1940.

Filó morreu em São Paulo em 08 de junho de 1974 com 68 anos.
 

Por João Nassif 02/03/2018 - 10:30

O Criciúma já viajou para Concórdia sem escalação confirmada para mais um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Apenas especulação sobra o esquema tático que se confirmada, o Argel vai propor o jogo como normalmente deve ser quando um time de porte grande no seu quintal enfrenta um mais modesto em qualquer estádio.

Não tem sido assim a trajetória do Criciúma no campeonato. Quando saiu de casa para enfrentar times de menor expressão se deu mal e nos quatro jogos foi derrotado duas vezes e à duras penas conseguiu dois empates. Campanha medíocre de quem tem obrigação de no mínimo honrar sua tradição.

Poderá ou deverá jogar amanhã com três atacantes com apoio dos laterais, Suéliton não começará o jogo, mas fará sua estreia e Andrew que retorna e que na época do Grizzo era o jogador mais importante do time.

Andrew mais uma vez lateral esquerdo (Foto: Criciúma EC)

A questão está no meio de campo que será pouco povoado e com apenas um com capacidade de ser o articulador. Falo do Élvis, pois o Barreto é de contenção e o Dodi é sempre uma incógnita, volante ou meia, uma questão ainda não solucionada.

De qualquer forma se confirmar o sistema com os três atacantes o time poderá se expor em demasia, mas convenhamos é contra o Concórdia que tem o teto salarial dos mais baixos do estado. Folha de pagamento alta não ganha jogo, por isso o Criciúma numa proposta mais ousada poderá encontrar dificuldades e sofrer com tem sofrido na temporada.

Sem Argel no banco, sua voz será ouvida apenas na preleção. Que os jogadores entendam bem o recado e somente eles serão responsáveis para tirar o time do buraco que eles mesmo cavaram.
 

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito