Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 05/10/2023 - 07:39 Atualizado em 05/10/2023 - 10:25

No aniversário de 50 anos da ACIU (Associação Empresarial de Urussanga), ontem à noite, mais uma vez ex-adversários políticos estavam juntos, e se deixaram fotografar em clima de ótima relação.

A mostrar que o prefeito Gustavo Cancellier (PP) conseguiu unir antigos adversários na oposição ao seu governo e ao grupo político que o acompanha, projetando a eleição de 2024.

Estavam juntos, por exemplo (foto abaixo), o vice-prefeito Jair Nandi (PSD), presidente da CDL, Leonardo Felippe (MDB), presidente da ACIU, Joelma Fornasa (PL), Geórgia Felippe, esposa do ex-prefeito Johnny Felippe, e o ex prefeito Johnny (MDB).

Na outra foto estão, o ex-prefeito Johnny Felippe (MDB), a diretora da ACIU, Teba Zanatta, e o empresário Gera Fornasa (ex-PP).

Gera e Johnny disputaram a eleição para prefeito, em 2012, com vitória do candidato do MDB.

No evento, estavam juntos, em ótimo clima.

Gera saiu do PP rompido com Gustavo e hoje está na oposição.

As infomações de bastidores em Urussanga indicam que a oposição articula para ter apenas uma chapa na eleição para prefeito em 2024, e os nomes mais cotados para compor de prefeito ou vice são Johnny Felippe, Joelma Fornasa e Jair Nandi.

 

Por Adelor Lessa 04/10/2023 - 18:44 Atualizado em 04/10/2023 - 18:44

Os trâmites continuam muito confusos e enrolados em relação as rodovias estaduais. Os prazos não são cumpridos, dificultando ainda mais. 

O Governo de SC anunciou hoje que a SC-108, entre Praia Grande e Jacinto Machado, pode ser retomada em seguida porque foi liberada a licitação. Mas foi liberada a licitação do seixo (pedra). E a obra parou porque a empreiteira largou, alegando desajuste financeiro.

Confira o comentário no programa Ponto Final nesta quarta-feira (4):

 

Por Adelor Lessa 04/10/2023 - 08:47 Atualizado em 04/10/2023 - 10:00

O ex-governador Carlos Moisés se reuniu em Brasilia com o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, para comunicar oficialmente que está encaminhando sua candidatura a prefeito de Tubarão.

Foi estimulado e teve garantia de apoio do partido.

Agora a pouco, ele disse:

"Conversamos com o presidente Marcos Pereira que estamos construindo essa possibilidade. Ainda temos um caminho pela frente".

Moisés já tem aliança encaminhada com o PP, que deve indicar o ex-vereador Deka May como vice.

Mas, tem conversas encaminhadas com o PSD, através do deputado Julio Garcia, e com outros partidos.

Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 18:57 Atualizado em 04/10/2023 - 08:18

Júlia Zanatta e Ricardo Guidi jantaram ontem à noite, no restaurante Confraria, depois do lançamento do Acelera Criciúma, quando Júlia sentou com Clesio e Arleu e mais uma vez sinalizou para uma composição apoiando Arleu.  Em principio, nenhum efeito pratico, nenhuma mudança de rota a partir do jantar.

E um detalhe: enquanto Julia e Guidi jantavam, Arleu da Silveira entrou no mesmo restaurante, com os irmãos publicitários Lucas e Felipe Borges, e sentaram em outra mesa. 

Mais detalhes, no comentario feito no Ponto Final de hoje, na Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 18:55 Atualizado em 03/10/2023 - 18:59

A cooperativas de eletrificação de Santa Catarina encaminharam hoje com Governo do estado o envio de um projeto de lei à Assembléia para que parte do ICMS pago seja usado em obras de ampliação de rede. Dede de Jesus, presidente da Cooperativa de Içara, e vice-presidente da Fecoerusc (federação das coopeartivas) participou da reunião e deu detalhes agora a pouco no Ponto Final.

Confira o comentário no programa Ponto Final desta terça-feira:

 

Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 11:21 Atualizado em 03/10/2023 - 20:29

Deputada Julia Zanatta, parente de Ricardo Guidi, que fez a ponte para Guidi entrar no Governo Jorginho e passar a ser a aposta do Governador para eleição em Criciúma, e deputado Julio Garcia, "padrinho" de Guidi no PSD e principal parceiro nas suas eleições para deputado federal, não estavam ao seu lado no lançamento do Acelera Criciúma.

Estavam juntos e ao lado de Clesio Salvaro e Arleu da Silveira, que hoje disputam espaços politicos com Guidi.

São ex-aliados estratégicos que, mesmo que momentaneamente, Guidi perdeu.

No projeto de tentar eleição para prefeito de Criciúma, os dois vão fazer muita falta. As suas ausências do processo podem ser fatais.

Enfim, Guidi está uma situaçao desconfortavel, pelo menos.

Hoje ele está filiado no PSD, mas o comando do partido no sul do estado é do deputado Julio Garcia, que está junto com Clesio e Arleu.

Ele está no Governo Jorginho, que é do PL, mas o comando do partido em Criciúma é da deputada Julia Zanatta, que está com Clesio e Arleu.

Guidi tem que tomar alguma atitude, gerar fato novo. para tentar reverter a situação. Ou, pode ficar fora do jogo.

Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 11:14 Atualizado em 03/10/2023 - 20:30

O lançamento do Acelera Criciúma foi um sucesso, e o programa, pela sua dimensão, poderia ser para todo um mandato. São mais de r$ 400 milhões de investimentos programados (recursos garantidos por várias fontes) e mais de 200 obras e ações.

A contar o número de municípios do estado que terão tamanho volume de investimentos e obras a iniciar a partir de agora e terminar até o final do mandato, se tudo correr dentro da normalidade, em dezembro de 2024.

Investimentos serão  nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, turismo, entre outros.

 

Por Adelor Lessa 02/10/2023 - 18:03 Atualizado em 03/10/2023 - 09:07

Celsinho Menezes, filho do médico Celso Menezes, assinou ficha agora à tarde no PSD de Criciúma.

Forte candidato a vereador pelo partido.

Celsinho acompanha a política ao lado do pai faz alguns anos, mas terá sua primeira experiência eleitoral.

O pai, Celso Menezes, um dos tradicionais e mais respeitados médicos do sul, já foi candidato a vice-perfeito de Criciúma e deputado.

 

Por Adelor Lessa 02/10/2023 - 17:04 Atualizado em 03/10/2023 - 09:10

O secretário de meio ambiente do estado, deputado federal Ricardo Guidi, acaba de assegurar que estará hoje no lançamento do programa Acelera Criciúma, da prefeitura de Criciúma. "Vou sim, até porque também tem recurso lá encaminhado por mim, via emenda parlamentar", justificou.

O coordenador do programa é o secretário municipal e vereador Arleu da Silveira, candidato do Clesio Salvaro à sua sucessão em 2024. Portanto, concorrente/adversário de Guidi dentro do PSD, partido de Clesio.

Guidi também é candidato a prefeito, com apoio anunciado do PL e do governador Jorginho Mello, em articulação encaminhada pela deputada federal Julia Zanatta.

Na sexta-feira, a deputada federal Julia Zanatta, presidente do PL de Criciúma, agitou o ambiente da política de Criciúma ao anunciar a sua presença no lançamento do programa Acelera Criciúma e admitir um movimento de aproximacão politica com o prefeito Clésio, que pode levar o PL a indicar o vice de Arleu.

Teve ampla repercussão porque deixou evidente um afastamento de Guidi e possível encaminhando do PL para outro lado. 

Na mesma semana, o marido de Julia, advogado Guilherme Colombo, havia feito conversas reservadas, e separadas, com Clesio, Arleu e o deputado Julio Garcia, comandante do PSD no sul do estado.

Fez a mesma conversa com os três - "o PL está disposto a fazer composição, desde que possa indicar o candidato a vice-prefeito".

Na sexta-feira, Julia e Arleu falaram ao vivo na Som Maior confirmando o processo de aproximação.

Hoje, o primeiro fato novo em sentido contrário, registrado mais cedo pela jornalista Maga Stopassoli, foi gerado pelo deputado Jessé Lopes. Ele disse: "Jorginho me disse que o PL deve ser vice de Ricardo Guidi".

Declaração em postagem do deputado, por iniciativa dele.

Faz poucos minutos, Julia Zanatta publicou um video dizendo, em reação ao de Jessé e registro do possivel racha no partido por causa de tudo isso.

Ele disse que que não há briga no PL, mas tem briga de pessoas que querem ter o PL como aliado ou querem entrar no PL para ser candidato.

"Tem gente disputando o nosso apoio do PL e gente disputando para entrar no PL e pegar a janelinha no melhor momento do partido", afirmou (vídeo completo está a disposição no Blog da Maga).

 

Por Adelor Lessa 02/10/2023 - 07:24 Atualizado em 02/10/2023 - 07:28

1º de outubro, dia do idoso, a ONU marca como dia internacional do idoso.
Hoje, 2 de outubro, estamos no clima do dia do idoso. De acordo com a lei, é considerado idoso no Brasil quem tiver idade igual ou superior a 60 anos, em países desenvolvidos são aqueles com mais de 65, na europa por exemplo.
No dia do idoso, frases que podem ser ditas em homenagem aos idosos: te agradeço pela sabedoria que comigo compartilhas e do amor que com carinho me doas. Ou, o espírito não envelhece e torna-se experiente, a velhice do espírito é a experiência que vem acumulando durante os milênios.
Feliz dia do idoso, ou respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito.
Idoso é velho? Sobre isso, o autor Jorge Nascimento falou que idoso é quem tem mais idade, velho é quem perdeu a jovialidade, você é idoso quando sonha, é velho quando apenas dorme.
Idosos ontem eram velhos, idosos eram doentes, fora de combate, hoje temos jovens que são velhos e temos idosos ativos, na plenitude de suas funções e atividades.

Escute o editorial completo desta segunda-feira (2):

 

Por Adelor Lessa 01/10/2023 - 18:43 Atualizado em 02/10/2023 - 07:36

Valdiza, número 112, foi a mais votada na eleição de hoje para o conselho tutular de Criciúma.

Ela teve 939 votos.

Valdiza Andrade Glória, natural do Pará, vai para o terceiro mandato.

Segunda colocada foi Janaina, com 554 votos.

Votação foi realizada durante o domingo, das 8h às 17h no Ginasio Municipal de Criciúma.

Abaixo, lista extra-oficial do mais votado e eleitos:

Valdiza 939 votos
Janaina Ortolan 554 votos
Silvinha 534 votos
Morgana 514 votos
Antônio Sérgio 454 votos
Vanderleia 408 votos
Fabiana Bertier 390 votos
Rosimeri 362 votos
Márcio Silva 304 votos
Renata Costa 278 votos

Por Adelor Lessa 29/09/2023 - 18:49 Atualizado em 29/09/2023 - 18:52

Seguem as movimentações para as eleições 2024. A sexta-feira (29) de fato confirmou a aproximação do PL com Clesio Salvaro, já visando o próximo pleito. A informação foi confirmada pela deputada federal, Julia Zanatta, e pelo secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, ambos em entrevista hoje pela manhã.

Outra da política é a sinalização do ex-governador Carlos Moisés para disputa das eleições em Tubarão no próximo ano. A informação é de que a chapa para o pleito já está definida. 

Confira o comentário no programa Ponto Final desta sexta-feira (29):

 

Por Adelor Lessa 29/09/2023 - 07:28 Atualizado em 29/09/2023 - 07:30

O mundo está mudado.

Muita coisa está mudando.

O tempo está mudando.

As coisas não são mais como ontem.

Vocês estão vendo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, ali ao lado, coisas absolutamente imprevisíveis, imagináveis, Guaíba encher, área central de Porto Alegre.

As imagens são impactantes e é aqui ao lado, isso é coisa do El Nino? Ou é mais que isso? É efeito de agressões ao meio-ambiente? ou das mudanças inevitáveis no tempo e no clima?

Podem ser encontradas teses para todos os lados para todas as possibilidades, as possibilidades têm teses sustentadas, boas discussões podem ser feitas a respeito de tudo isso. Mas o que é fato é que há mudanças importantes. As coisas não são mais como ontem.

Praia Grande aqui no Sul teve duas enchentes este ano, mal se recuperava de uma e veio outra, o acumulado do ano de janeiro a setembro, em Praia Grande, foi de 1.378 milímetros de chuva. Muito fora do normal.

Escute o editorial completo desta sexta-feira (29):

 

Por Adelor Lessa 28/09/2023 - 18:51 Atualizado em 29/09/2023 - 06:33

Movimentação em Urussanga com algo em torno de 100 demissões na prefeitura é a notícia desta quinta-feira (28). Informação da prefeitura é que ainda vem mais cortes.    

Outra de política é mais um movimento da deputada federal Julia Zanatta e do PL para aproximação com o prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro, com foco na eleição de 2024 e para o PL indicar o vice do candidato de Clesio.  

Os dois assuntos foram destaque no comentário desta quinta-feira (28):

 

Por Adelor Lessa 28/09/2023 - 07:21 Atualizado em 28/09/2023 - 07:25

Em um colégio de Santa Catarina, em Videira, uma professora de português que dava aula para turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental, gravou um vídeo para ensinar a linguagem neutra aos estudantes.

No vídeo, orientava a usar a palavra “todes” como alternativa ao termo “todos”.

Dizia que era necessário para respeitar as pessoas não-binárias, que podem se sentir ofendidas ao serem chamadas de “todos”, então orientava no vídeo a não usar mais “todos” ou “todas”, usar “todes”.

Vamos combinar né? Nada a ver, na sala de aula, no meio da aula, como se fosse da política pedagógica, como se fosse da formalidade, não façam isso com as crianças, não atropelem, não coloquem o carro na frente dos bois.

A professora foi demitida e não vou nem entrar no mérito da demissão, não sei se é para tanto, talvez fosse o caso da direção chamar atenção da professora e pedir para que seja seguido o roteiro, porque não pode cada professor fazer o que acha que tem que fazer, tem que seguir o plano pedagógico..

O foco é que em Santa Catarina tem um decreto estadual de 2021, que está em vigor, e que proíbe o uso dessa linguagem na redação de documentos oficiais e nas instituições de ensino ou dentro da sala de aula. Proíbe. Decreto. Vigente. Decreto para todo o estado. Não deve e não pode por dispositivo legal.

Ouça o editorial completo: 

 

Por Adelor Lessa 27/09/2023 - 18:53 Atualizado em 27/09/2023 - 18:56

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, deu um breque de arrumação. Congelou todas as mudanças que estavam previstas no primeiro escalão do seu governo.

Decidiu não fazer a entrada do seu filho no secretariado e manter a "mão de ferro" do governo, Danieli Porporatti. Pelo menos por mais alguns dias.

O assunto foi destaque do comentário no Ponto Final desta quarta-feira (27):

 

Por Adelor Lessa 27/09/2023 - 07:03 Atualizado em 27/09/2023 - 07:19

Seguem articulando, se movimentando, para aumentar o numero de vereadores para Criciúma.

Mas, pelo menos por enquanto, movimentos e articulações na própria câmara, por vereadores que projetam tentativa de reeleição no ano que vem, ou no ambiente da política, por aqueles que projetam uma candidatura a vereador

O eleitor, cidadão pagador de impostos, continua distante disso. 

Dos argumentos usados para defesa de mais vereadores para a cidade, estão dizendo agora que o percentual de repasse da receita do município para a Câmara foi reduzido, era 7% e baixou para 5%, e mesmo assim, sobra dinheiro na Câmara. Então, tem como bancar mais vereadores.

Argumento frágil, chega a ser pífio.

A cidade não precisa de mais vereadores. Precisa de muitas outras coisas.

Ouça o editorial completo: 

 

Por Adelor Lessa 26/09/2023 - 21:18 Atualizado em 27/09/2023 - 06:30

O deputado do Sul Estener Soratto (PL) muda de posição no primeiro escalação do Governo Jorginho Mello.

Sai da chefia da Casa Civil e passa a responder pela secretaria-geral de governo.

Vai substituir Danieli Porporatti que deixa o governo.

O filho do governador Jorginho Mello, advogado Filipe Mello, ex-secretário do governo Colombo, vai assumir a Casa Civil.

Os anúncios serão feitos nas próximas horas. 

 

Por Adelor Lessa 26/09/2023 - 18:46 Atualizado em 26/09/2023 - 20:09

A vinda do governador Jorginho Mello para Criciúma e o deslocamento no carro do prefeito Clésio Salvaro foi o fato da semana passada. Hoje, Guilherme Colombo, assessor do BRDE, marido da deputada Julia Zanatta, teve longa conversa com prefeito Clesio. Antes, na semana passada, dois vereadores de Criciúma se encontraram em Brasília com a deputada Julia. 

A partir disto, as especulações alimentam os bastidores. 

Confira o comentário do Adelor Lessa desta terça-feira (26) no Ponto Final

 

 

Por Adelor Lessa 26/09/2023 - 06:26 Atualizado em 26/09/2023 - 06:57

O ex-prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza (MDB), ganha liberdade provisória e deixa a cadeia.

Vai para casa com tornozeleira eletrônica.

Decisão de ontem, fim da tarde, assinada pelo juiz da comarca de Laguna, Renato Müller Bratti.

Ele estava preso desde dezembro de 2022 e renunciou ao mandato em julho.

Deyvisonn foi um dos primeiros prefeitos presos na Operação Mensageiro, que apura corrupção na operação de empresa privada na coleta de lixo.

O ex-prefeito ganha liberdade com restrições. Não poderá ingerir bebida alcoólica, nao poderá estar na rua depois das 21h e não poderá deixar a cidade, nem se afastar da sua residência.

Abaixo, trecho do despacho do juiz Renato Bratti.

 

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito