Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 08/06/2022 - 11:11 Atualizado em 08/06/2022 - 11:30

O ex-deputado Jorge Boeira (PDT) acredita que o candidato a governador pela Frente de Esquerda seja definido até o final desta semana.

Ele disse hoje cedo na rádio Som Maior que todas as conversações tem sido feitas para uma definição por consenso. Mas, acrescentou: "isso não pode mais ficar em aberto, precisamos ter uma definição para colocar a campanha na rua, não pode passar desta semana".

Decio Lima (PT) e Dário Berger (PSB) articulam no ambiente da Frente pela candidatura a governador.

Boeira não disse isso, mas o que parece evidente é que o candidato da Frente só não será Décio Lima se vier uma decisão em contrário "de cima". No caso, se Lula exigir que o candidato seja Dário. 

Entre os partidos que estão na Frente, uma votação hoje daria 7 x 1 pela candidatura de Décio. Talvez, 6 x 2.

Sobre a sua candidatura em 2022, Boeira repetiu que prefere disputar o senado, mas já admitiu ser candidato a vice-governador, se for a alternativa para fechar a composição na Frente.

Se o candidato a governador for Décio Lima, a tendência é que Boeira seja candidato a vice e Dário Berger dispute a reeleição a senado.

 

       

 

    , acredito que não vai passar desta  da nesta semana projeta 

Por Adelor Lessa 08/06/2022 - 08:27 Atualizado em 08/06/2022 - 08:58

Na última terça-feira, dia 7 de junho, foi celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Na mesma data, a Justiça de São Paulo deu uma sentença a favor dos jornalistas por danos morais coletivos causados pelo presidente Jair Bolsonaro. Adelor Lessa falou sobre o assunto no editorial desta quarta-feira, dia 8. 

Ouça o editorial completo: 

 

Por Adelor Lessa 31/05/2022 - 17:27 Atualizado em 31/05/2022 - 17:50

Um dia depois do anúncio do adiamento da agenda de Lula ao estado, que estava prevista para quinta-feira, Decio Lima se reúne com o ex-presidente em São Paulo e recebe sinalização de apoio para sua candidatura a governador.

Décio estava acompanhado do ex-deputado Gelson Merisio, hoje um dos principais articuladores de sua candidatura.

Os três almoçaram em São Paulo.

Décio afirmou:

"Foi uma conversa de grandeza e de confirmação de nossa pré-candidatura ao Governo de Santa Catarina no rumo da construção da Frente Democrática".

Ele descartou que a suspensão da vinda de Lula ao estado tenha sido para atender PSB, que ainda tenta fazer Dário Berger candidato a governador pela Frente. 
"Nada a ver", resumiu.



 

Por Adelor Lessa 31/05/2022 - 10:30 Atualizado em 31/05/2022 - 11:09

No editorial desta terça-feira (31), Adelor Lessa falou sobre a preocupação do Governo Estadual com obras e projetos que não são de sua competência, ao fazer repasses ao Governo Federal sem garantia de retorno. Enquanto isso, falha em atender as necessidades básicas da população que são de sua responsabilidade, como a falta de leitos nas UTIs pediátricas e neonatais no Estado. 

Ouça o editorial completo desta terça-feira: 

 

Por Adelor Lessa 30/05/2022 - 21:44 Atualizado em 31/05/2022 - 06:48

A secretaria de saúde do estado informou agora à noite que conseguiu uma vaga em UTI pediátrica para o menino Gabriel, de Criciúma.

Gabriel já está sendo transferido para o hospital da Unimed de Balneário Camboriú.

As despesas serão custeadas pelo Governo do estado.

Desde o fim de semana, o menino tem encaminhamento médico para UTI pediátrica, mas não existia nenhuma vaga em hospitais das redes pública e privada de Santa Catarina.

A secretaria de saúde informou que procurou também no Rio Grande do Sul e Paraná, mas não conseguiu.

Agora a noite a familia foi informada da vaga.

A secretaria de saúde deu detalhes da operação em nota oficial, reproduzida abaixo:

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que o paciente do Hospital de São José, de Criciúma, está sendo transferido para um leito de UTI neonatal com isolamento no Hospital da Unimed, de Balneário Camboriú.
A SES custeará todas as despesas na unidade de destino, enquanto o paciente estiver internado.
A SES segue trabalhando incansavelmente para atender a todos".

Por Adelor Lessa 30/05/2022 - 18:29 Atualizado em 30/05/2022 - 19:13

Lula não virá mais a Santa Catarina na quinta-feira. Anúncio oficial acaba de ser feito pela direção do PT no estado

Em principio, Lula não virá pelas condições climáticas e falta de local adequado para o evento.

Politicamente, o PSB defendia o adiamento até que os partidos da Frente de Esquerda cheguem a um entendimento sobre candidato a governador.

No ambiente da Frente tem dois candidatos ao governo. Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB).

Décio Lima se reuniu com Lula agora a pouco em São Paulo, quando a decisão toi tomada e, na condição de presidente estadual do PT, o prórpio Décio foi quem fez o anúncio, por nota oficial.

Abaixo, a nota na integra:

'Em reunião nesta segunda-feira, 30, com o ex-presidente Lula, propusemos o adiamento de sua viagem a Santa Catarina, que estava sendo preparada para esta semana.
Lula sempre expressou respeito e carinho pelo povo de Santa Catarina e, por isso mesmo, queremos preparar as melhores condições logísticas para seu reencontro com nossa gente. 
Infelizmente, não foi possivel reservar locais adequados para realizar este grande encontro esta semana. E as condições climáticas não recomendam um ato público em local aberto.
Assim que a nova data e a nova agenda estiverem definidas, os amigos e amigas de Lula serão informados".

Por Adelor Lessa 30/05/2022 - 11:12 Atualizado em 30/05/2022 - 12:00

O secretário de saúde do estado, Aldo Baptista Neto, acaba de informar que não tem nenhuma vaga disponível em Santa Catarina de UTI pediátrica que precisa o menino Gabriel, de Criciúma. Nem na rede pública, nem privada.

"Estamos agora procurando vaga no Rio Grande do Sul e no Paraná. Aquela vaga de Blumenau, que foi anunciada, não existe", afirmou o Secretário. 

A assessoria da Secretaria divulgou nota a respeito (abaixo):

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando a situação do paciente,  que está sendo devidamente monitorado e assistido nesse momento pela Unidade Hospitalar .     A Central de Regulação Estadual segue regulando e buscando leito de UTI neonatal com isolamento - específico para condição do paciente - SUS e privado em SC e em outros estados. E,  assim que possível, fará a  transferência com prioridade.    A família já está em contato com nosso serviço especializado de Regulação".

PRAZO
O Ministério Público de Criciuma, por meio da Promotora de Justiça de plantão, notificou o estado e estabeleceu prazo de 2 horas para resolver a transferência do menino Gabriel para uma UTI pediátrica.

A mãe do menino, Katherine Joaquim, foi comunidade pelo Ministério Público sobre o procedimento:

"A partir do conhecimento da situação vivenciada pelo Gabriel, e dos contatos estabelecidos com a medica e o Sistema de Regulação, a Promotora de Justiça de plantão autuou a Noticia de Fato n. 01.2022.00017318-4 e encaminhou oficios com prazo de 2 horas para resposta".

O menino Gabriel, criança de poucos meses de vida, já teve três paradas cardiacas e adquiru uma infecção viral. Precisa uma UTI isolada urgente e não há disponibilidade na rede pública. 

O secretário de estado da Saúde, Aldo Batista Neto, garantiu hoje cedo na rádio Som Maior que o estado vai fazer a transferência e pagar todas as despesas no hospital particular.

 

    

Por Adelor Lessa 30/05/2022 - 07:52 Atualizado em 30/05/2022 - 07:52

No editorial desta segunda-feira (30), Adelor Lessa falou sobre o legado do jornalista David Coimbra, que faleceu na última sexta-feira (27), após uma longa batalha contra um câncer. 

Confira o editorial completo desta segunda-feira:

 

Por Adelor Lessa 27/05/2022 - 13:32 Atualizado em 30/05/2022 - 06:00

David derrubou aquela regra do "ninguém é insubstituível".

Ele é insubstituível!

Feito em forma única. Não existe outro igual. Não existirá!

Estou triste por perdê-lo.

Mas, feliz e grato por ter tido a oportunidade de conviver com ele.

Das pessoas mais fraternas que conheci.

Homem culto, devorava livros.

Leal ao extremo. Era um leão na defesa dos seus amigos.

Quando soube que sua condição de saúde havia piorado, saí daqui cedo, fui visitá-lo, mas sem avisar.

Se avisasse, teria sido convencido por ele a não ir. Porque não queria que o vissem sofrendo.

Quando perceberam, eu estava batendo na porta.

Foi uma conversa boa, nada de baixo astral, lembramos passagens, falamos de amigos comuns, e rimos muito.

Vi que ele estava resistindo, num esforço hercúleo, mas voltei convencido que a situação não era boa.

Depois, ficamos trocando mensagens. Várias por semana.

Na última, faz uma semana, eu disse que estávamos rezando por sua recuperação e que já tinha assumido compromisso com umas três "promessas".

Ele respondeu: "pode assumir que eu vou pagar todas".

Ontem, a Kelly Mattos, jornalista da Gaúcha, companheira de microfone do David, que me passava os boletins médicos, advertiu: "situação piorou".

Disse que iria visitá-lo no sábado. Não deu tempo.

David Wagner Coimbra, filho da Dona Diva. Nascido no IAPI, bairro tradicional de Porto Alegre.

Recém formado, veio para Criciúma em 1986. Adorava a cidade.

Dizia que queria voltar a morar aqui. 

De tanto ouvir isso do pai, o Bernardo anunciou, na última vez que nos encontramos, que pretendia morar um dia em Criciúma. 

David foi um irmão que a vida me deu.

Dos melhores amigos que tive.

Sempre foi o mesmo David. Desde quando chegou na cidade, com poucas peças de roupa, secando as cuecas durante a noite atrás da geladeira, até os tempos em que passou a ser reconhecido como uma das maiores expressões do jornalismo e da literatura do sul do país.

Ele nunca mudou. Jeito simples, sorriso rasgado no rosto, bom papo, divertido, bem humorado. Sempre. Mesmo em momentos dificeis. 

Faz um mês, ele fez 60 anos, e escreveu:

"Sessentão. Idoso. Mas, na minha cabeça, tenho outra idade. O corpo anda alquebrado de tanta luta, e na cabeça tenho entre 35 e 45 anos. O espelho confirma isso. Olho-me no espelho e vejo um cara bonitão, grisalho, experiente, com personalidade".

Com David não tinha conversa trivial, do tipo cumprir tabela. Era sempre inteligente, bom padrão.   

Lá no Rio Grande os mais próximos sabiam que ele era gremista. Mas, ele nunca se abriu para o público, para consumo externo. 

Só que para ver o quanto ele era gremista, quando fizemos um time de jornalistas aqui na cidade, chamado "Abraço", ele ficou responsável por providenciar o "uniforme".

Lá veio ele com 11 camisas do Grêmio.

Dos registros, duas fotos.

Numa delas (que a Janinha mandou), estamos com o pessoal do Jornal da Manhã, década de 90. Ele está com copo na mão e eu ao lado, Arthur no meu colo com a bola na mão.

Foto: Arquivo Pessoal

Na outra (que tenho num quadro do meu escritório), eu e ele estamos indo jogar futebol em Florianópolis. Jornalistas daqui x Jornalista de lá.  

Foto: Arquivo Pessoal

David foi importante por ter implantado o jornalismo 24h no rádio de Criciúma, por ter sido editor moderno revolucionário na Zero Hora, cronista super respeitado, autor de mais de uma dezena de livros.

O melhor do David, no entanto, era o cidadão. A persona. O amigo.

Obrigado. Até um dia!

 

Por Adelor Lessa 27/05/2022 - 07:25 Atualizado em 27/05/2022 - 07:25

A falta de leitos de UTI pediátrica chamou a atenção da população há algumas semanas, quando 14 crianças esperavam por uma vaga na rede pública. Agora, novas informações mostram que o problema pode ser maior: faltam leitos de terapia intensiva também para os adultos. No editorial desta sexta-feira (27), Adelor Lessa falou sobre o assunto. 

Ouça o editorial completo: 

 

Por Adelor Lessa 24/05/2022 - 20:50 Atualizado em 26/05/2022 - 04:55

A deputada federal criciumense Geovania de Sá foi indicada por unanimidade pelo PSDB e eleita sem disputa para ocupar a terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

A vaga é para uma das principais cadeiras da mesa diretora. Entre as atribuições, estão a concessão de licenças médicas para deputados e a autorização de missões especiais de parlamentares. O mandato seguirá até o final da  56ª legislatura.

A eleição para o cargo foi realizada na sessão do Plenário desta quarta-feira.

É a segunda vez que Geovania de Sá é indicada para estar na direção da Câmara Federal. Em 2019, ela foi eleita suplente da Mesa Diretora. Esteve no cargo no biênio 2019-2020. 

 

Por Adelor Lessa 24/05/2022 - 20:26 Atualizado em 25/05/2022 - 08:06

Durante reunião com o governador Carlos Moisés, ontem à noite, em Florianópolis, mais de 80 prefeitos do MDB confirmaram apoio à sua reeleição e assinaram documento onde detalham os argumentos para a posição assumida.

Os prefeitos também assinaram documento convocando a execuiva estadual do MDB para tratar do apoio à reeleição de Moisés.

A convocação da executiva tem assinaturas também de dois ex-governadores (Eduardo Moreira e Paulo Afonso) e todos os deputados estaduais, além dos 82 prefeitos que estavam no encontro de ontem à noite. 

No documento que assinaram, os prefeitos destacam que "o municipalismo, sempre tão prometido, está se consolidado como uma bem sucedida politica de Estado".

Acrescentam que "pelas finanças do estado estarem saneadas, temos tranquilidade para elaborar projetos com a certeza de que eles serão executados sem demora".

Mais cedo, a direção do MDB se movimentou em sentido contrário e anunciou para o dia 11 o ato de lançamento da candidatura do ex-prefeito Antidio Luneli a governador.

Abaixo, o documento assinado por prefeitos, deputados e ex-governadores convocando a executiva estadual do MDB.

 

 

Por Adelor Lessa 24/05/2022 - 07:27 Atualizado em 24/05/2022 - 11:47

No editorial desta terça-feira (24), Adelor Lessa falou sobre os inúmeros relatos de acidentes na Rodovia Jorge Lacerda, onde morreu o empresário Abrahão Paes Filho no último domingo. Segundo os próprios moradores, o grande problema do local é a iluminação precária. 

Ouça o editorial completo desta terça-feira (24):

 

Por Adelor Lessa 24/05/2022 - 05:38 Atualizado em 24/05/2022 - 06:43

O ex-secretário nacional de pesca, Jorge Seif Junior, candidato ao senado pelo PL, indicado pelo Presidente Bolsonaro, disse ontem apostar que Esperidião Amin e Jorginho Mello estarão juntos na eleição, mas descartou a possibilidade de o Presidente intervir para conduzir um entendimento.

Jorginho e Seif se encontraram ontem com Bolsonaro, almoçaram juntos no Palácio da Alvorada, e trataram da eleição no estado (foto).

"Pelo que tenho ouvido e acompanhado nos bastidores, acredito que vai dar casamento entre Jorginho e Esperidião. Mas, o Presidente disse claramente no nosso encontro que a eleição no estado será um assunto dos políticos do estado. Ele quer o sucesso do senador Jorginho, por sua lealdade ao governo, só que não vai se envolver pessoalmente em nada", assegurou Seif.

O ex-secretário da pesca foi o entrevistado de ontem na live Parlatório, mostrou desenvoltura, discurso "afiado", e disse que o governador Carlos Moisés será tratado na campanha com traidor de Bolsonaro e que seu governo tem a marca da corrupção.

  

Por Adelor Lessa 23/05/2022 - 14:02 Atualizado em 23/05/2022 - 17:34

No domingo, pouco antes das 10h da noite, Abrãozinho morreu em acidente com a sua moto na rodovia Jorge Lacerda, acesso Sul de Criciúma.

Abrahão Paz Filho.

A rodovia Jorge Lacerda está mal sinalizada e o acidente foi numa rótula sem iluminação.

Pode não ser por isso que teve o acidente e ele morreu. Mas, pode ser por isso. Quem vai saber?!

Os moradores da região vinham reclamando faz tempo da situação da rodovia. Nunca foram ouvidos.

Muitos acidentes aconteceram ali. 

Nenhum com tamanha gravidade. Por isso, talvez, não deram ouvidos para os moradores e motoristas!

Agora, por certo, vão iluminar, sinalizar, limpar, arrumar...

Está na hora de ter mais cuidado com obras nas estradas da cidade e região.

Se já é necessária sinalização na estrada em condições normais, muito mais quando tem obras, com desvios, máquinas na pista, buracos abertos, pedras, pedaços de pau.

E quando faz uma rótula, ou viaduto, tem que iluminar e avisar. 

Iluminar, mais do que avisar.

Porque exatamente o motorista acostumado com a rodovia não está preparado para um "elemento novo" na pista.

E Abrãozinho era acostumado a usar aquela rodovia, no caminho entre Araranguá, onde morava, e a sua empresa, a Saint Beer, em Forquilhinha.

Enfim, perdemos um empresário ousado, visionário, inteligente, moderno, cheio de planos.

Morreu com apenas 57 anos. Tinha uma vida inteira pela frente!

Mais jovem, teve seu primeiro case de sucesso. A Couro e Pele. 

Depois, migrou para a cerveja.

Um cidadão que adorava viver, na sua plenitude.

Mas, se cidade e a região perderam um fomentador de negócios e de receita, os amigos perderam mais.        

Porque Abrãozinho era do tipo "forma única"!

Quando ele esteve na Som Maior para participar do Avesso, com a Pity e o Vitor, fiz questão de ir no estúdio abraçá-lo. Pelo carinho e admiração. 

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 23/05/2022 - 05:37 Atualizado em 23/05/2022 - 05:38

Campanha eleitoral recente na região, candidato derrotado saiu atolado em dívidas.
Mas, tão endividado que acabou “colocando a mão” na poupança do filho pequeno.
A mulher, quando descobriu, ficou indignada e chutou o balde.
Ameaçou colocar a “mala na área”. A barra pesou.

O candidato não tinha dinheiro para nada.
Não havia feito reserva financeira para o básico.
Não se fala nem em credores de campanha.
Bateu o desespero.

Um dia, ele levantou, nem tomou café da manhã e saiu porta afora.
Estava decidido a só voltar para casa com dinheiro no bolso.
Não aguentava mais aquela situação.

Chamou um dos principais coordenadores da sua campanha para conversar.
Que é “cacique político” do seu partido. Liderança consolidada.

Marcaram para comer pastel, no bar de um amigo.

Mal sentaram, e o candidato, agoniado, nem fez rodeio. Foi direto ao ponto.

. “Companheiro, preciso de r$ 1 mil emprestado. E tem que ser já. Não dá mais para segurar”, apelou.
. “Não dá, parceiro. Não tenho mesmo. Tá ruim pra mim também. Mas, vamos resolver”, devolveu o amigo.

Conversa do tipo não é coisa rara depois de campanha eleitoral.
Candidato sair com caixa zerado, e devendo na praça, é da normalidade.
Principalmente porque projeta 20 para gastar, arracada 10, e gasta 40.

Quando ganha a eleição, as coisas ainda se resolvem.
Amigos aparecem, e muitos novos amigos, todos dispostos a ajudar a pagar a conta.

Mas, quando perde, a conversa muda.
O buraco é mais embaixo.
O candidato derrotado passa a ser torturado pela solidão.
Ninguém atende, seu telefone não toca, e não passa uma viva alma na frente da sua casa.
Não aparece ninguém nem para comentar sobre o jogo de ontem.
Até o cachorro faz "olhar de paisagem".

Ainda mais quando o candidato perde feio, de goleada. E perde de teimoso. Como foi o caso.
Todo mundo avisou que era fria. Mas, ele insistiu. E deu com os burros n’agua.

Sentados do bar, depois de cada um “baixar" o seu pastel de carne, o politico "cacique" ligou para um empresário amigo em comum.

. “Preciso da tua ajuda para acertar contas da campanha, r$ 2 mil emprestados”, investiu.

Já aproveitou para pedir os r$ 1 mil do candidato, e mais r$ 1 mil para ele.
E deu certo.

O empresário marcou local para entregar o dinheiro.
Combinaram que o candidato iria buscar.

Passou mais de 1 hora, e o candidato não deu sinal.
O celular, desligado.

E passou mais 1 hora, e mais 1 hora.
O “cacique" passou a deixar mensagens da caixa postal do celular do candidato.

“alô, cadê o meu Mil? Entrega o meu Mil”.

E até hoje, continua esperando!

Mas, o pior é que os amigos próximos não resistem quando ele se aproxima:
“alô, cadê o meu Mil?”

Em tempo, os fatos aconteceram em eleição recente, em cidade próxima, e os “atores” estão por ai.

Por Adelor Lessa 20/05/2022 - 15:04 Atualizado em 20/05/2022 - 19:24

Um dia depois de o Tribunal Regional Federal negar volta ao cargo do prefeito de Urussanga, Gustavo Cancelier (PP), de Urussanga, o vereador Luan Varnier (MDB) leva um bolo na praça central da cidade para marcar a "data".

Hoje faz um ano que o prefeito foi afastado do cargo pela Justiça Federal, no âmbito da Operação Benedeta, deflagrada naquele dia pela Polícia Federal para apurar desvio de recursos federais na prefeitura de Urussanga.

Ontem, o Tribunal Regional Federal também aceitou a denúncia do Ministério Púbico contra Cancelier, que agora passa a ser réu em processo por desvio de mais de R$ 600 mil.

 

   

Por Adelor Lessa 20/05/2022 - 06:24 Atualizado em 20/05/2022 - 08:40

O empresário Ricardo Faria, natural de Criciúma, um dos maiores do agronegócio no país, será um dos 13 empesários do país selecionados para o encontro reservado, hoje, em São Paulo, com o empresário americano Elon Musk, CEO da Tesla, o homem mais rico do mundo. Faria será o único catarinense no encontro.

Além dele estarão empresários como André Esteves (BTG Pactual), Flavio Rocha (Riachuelo), Carlos Fonseca (Galápagos) e Carlos Sancher (IMS). O encontro será durante almoço em São Paulo. Musk deve se encontrar também com o presidente Jair Bolsonaro.

Leia as últimas notícias de Adelor Lessa

  

Por Adelor Lessa 19/05/2022 - 20:57 Atualizado em 19/05/2022 - 21:05

O Tribunal Regional Federal recebeu, nesta quinta-feira, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier (PP), e mais 11 pessoas. O grupo seria responsável por um esquema que teria desviado mais de R$ 663 mil em verbas públicas federais na execução de obras do município.

Gustavo está afastado do cargo desde maio de 2021 (hoje faz um ano), após a deflagração da “Operação Benedetta”, que investigou as práticas criminosas.

Depois de aceitar a denúncia, o Tribunal negou pedido da defesa do prefeito pela sua volta ao cargo.  

Cancellier é acusado de chefiar uma organização que teria superfaturado a quantidade de horas de serviços prestados por máquinas utilizadas em obras de duas ruas da cidade. Os contratados emitiam notas fiscais apontando números não condizentes com aqueles efetivamente executados, esquema que envolveu também o irmão do prefeito, funcionários públicos e os próprios responsáveis pelas empresas.

Conforme os laudos periciais, o projeto básico de pavimentação de uma das vias (Rua Sílvio Ferraro) foi estimado em R$ 591.801,15, mas o custo ultrapassou R$ 1 milhão (R$ 1.059.502,20) no relatório final – superfaturamento de 161%.

Em outra (Rua UR21 – Estrada Geral Rio América Baixo), o pagamento total foi de R$ 388.416,30. Contudo, segundo a perícia criminal, o valor necessário para executar a obra era de R$ 33.025,84 – superfaturamento de 1.076%. Os desvios seriam de, respectivamente, R$ 308.152,45 e R$ 355.390,46, verba oriunda de contrato de R$ 14,5 milhões celebrado, em 2018, pela prefeitura municipal com a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

Os fatos teriam ocorrido entre 2019 e 2020, sendo que os questionamentos dos vereadores e do então vice-prefeito sobre dados e informações das obras eram encobertos, sobretudo pela chefe de gabinete de Cancellier.

Além do desvio de verbas públicas federais, o MPF acusou os envolvidos pelas práticas de organização criminosa, sonegação de documentos e falsidade ideológica. Também foi pedido, a título de reparação do dano, a devolução mínima de R$ 663.542,91, incidindo juros moratórios desde a época dos eventos.

Com o recebimento da denúncia, Gustavo e os outros acusados se tornam réus e responderão ao processo perante o Tribunal Regional Federal. 

Por Adelor Lessa 19/05/2022 - 16:26 Atualizado em 19/05/2022 - 16:42

O Tribunal Regional Federal acaba de aceitar denúncia do Ministério Público contra o prefeito Gustavo Cancelier, de Urussanga, por irregularidades e desvio de recursos publicos.

Ao mesmo tempo, negou pedido dos seus advogados que pleiteavam o retorno ao cargo.

Gustavo vai completar nesta sexta-feira um ano afastado do cargo, por solicitação do Ministério Público, para não atrapalhar as investigações e por suposto envolvimento direto nos desvios.

A partir de agora, ele passa a estar formalmente processado.

O advogado Luiz Bessa, que faz a defesa de Gustavo, confirmou que foi recebida a denúncia e mantidas as cautelares por maioria de votos, mas destacou que "houve divergência".

Da mesma forma, o afastamento do cargo foi mantido por maioria de votos.

O advogado deve aguardar a publicação do acordão para encaminhar recurso.

As decisões do Tribunal repercutem em Urussanga, e abrem espaço para retomada do processo para cassação do mandato de Gustavo. 

 

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito