Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

E tem gente que não gosta

Por João Nassif 20/11/2023 - 06:40

Ainda ouço discussões sobre o modelo do campeonato brasileiro por pontos corridos com os 20 clubes jogando em turno e returno.

Uma pequena minoria insiste em que os jogos de mata-mata para apurar o campeão seria mais interessante e traria mais emoção. Depois de muito tempo a CBF acordou e acabou com campeonatos que nem sempre premiaram os melhores.

Nas principais ligas do planeta o sistema de pontos corridos é disputado desde sempre, respeitando aqueles times que são mais sólidos durante toda a campanha. Claro que em algumas, como Alemanha e Espanha e disputa fica restrita a dois, eventualmente três times, mas não invalida o formato até porque há disputa para as competições promovidas pela UEFA, tipo Champions League, Europa League e mais recente a Conference League.

Aqui no Brasil, diferentes destas grandes ligas europeias o campeonato sempre tem quatro, cinco, às vezes até mais candidatos ao título. Às vezes algum time dispara, mas vemos uma competição acirrada para vagas na Libertadores e Sul-Americana, sem contar uma briga contra o rebaixamento.

Este comentário neste momento é em função do que estamos assistindo nesta temporada. Faltando quatro rodadas para o final da série A seis times ainda têm chances de título e todos brigando para ficar entre os quatro que terão vaga direta na Libertadores.

A luta contra o rebaixamento também está acirrada, com o América-MG já rebaixado e seis lutando para escapar, inclusive três dos maiores times do país, Santos, Vasco da Gama e Cruzeiro.

A série B também está disputadíssima nesta última rodada com Vitória e Criciúma já garantidos na elite em 2024 e seis times com chances para as outras duas vagas. Na ponta de baixo com dois times já rebaixados outros quatro brigam contra as duas outras vagas,

É ou não o sistema de disputa mais interessante com emoções até o final? 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito