Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 31/03/2021 - 06:00 Atualizado em 31/03/2021 - 07:21

O jogo de hoje a noite no Heriberto Hülse tem característica de nostalgia, revivendo épocas passadas quando Criciúma, mas muito mais Comerciário e Próspera faziam um clássico que parava a cidade.

Era uma época de ouro do futebol de Criciúma com a quase totalidade de times que representavam as mineradoras que eram à época o motor que movimentava a economia da cidade.

O Comerciário, único intruso no domínio das equipes carboníferas era o time do centro, fundado por abnegados representantes do comércio, profissionais liberais e outros que se colocaram ao redor do azul e branco, o chamado Bacharel.

O Próspera forjado nas minas de carvão da cidade era o time representante dos mineiros que torciam contra os mais poderosos, mas sempre com a vontade dos humildes, tanto é que até hoje mantém o espírito do Time da Raça.

Bons tempos que certamente não mais voltarão, mas que de tempos em tempos um jogo como o de hoje traz a memória os confrontos que ajudaram os times manterem a mística de meados do século passado.

Criciúma x Próspera hoje no Heriberto Hülse vai colocar os dois frente a frente em situações diferentes no campeonato, mas de muita responsabilidade por ser um confronto direto no posicionamento da classificação. Os dois se obrigam a vencer.

Ao Criciúma que ainda não ganhou em seis partidas uma vitória o colocará na possibilidade de sair do rebaixamento dependendo do jogo do Figueirense que joga mais cedo em casa contra o Hercílio Luz. Mesmo se continuar na zona vermelha vencendo a tabela lhe é favorável e poderá lutar pela classificação.

Ao Próspera uma vitória lhe dá um enorme folego para sonhar com a segunda fase do campeonato, mas o mais importante é que dará um passo quase que decisivo para permanecer na série A em 2022. A tabela futura do Próspera é mais complicada, por isso a importância de vitória hoje a noite.
 


 

Por João Nassif 30/03/2021 - 10:01 Atualizado em 30/03/2021 - 10:35

Na tarde de ontem o presidente do EC Próspera, Israel Rocha Alves, assinou um ofício encaminhado à FCF protestando com veemência da arbitragem de Gustavo Ervino Bauermann na partida contra o Avaí no último final de semana.

O árbitro assinalou uma penalidade máxima a favor do Avaí, falta inexistente vista por todos no estádio e por quem acompanhava o jogo pela televisão.

 

O Próspera pede encarecidamente que o sr. Marco Antônio Martins evite escalar o referido árbitro para os próximos jogos do time e que também que sejam escalados árbitros mais bem preparados para a sequência do campeonato.

Sugere também que alguns árbitros catarinenses passem por uma profunda reciclagem e orientação sobre as regras do futebol e que sejam definidos os critérios punir reclamações e jogadas violentas, vistas toda hora nas partidas do campeonato.

Normalmente os dirigentes de arbitragem não levam em conta reclamações dos clubes, mas espero que o pedido do Próspera seja acolhido com boa vontade e que sejam tomadas as medidas cabíveis, pois um erro grotesco com aconteceu domingo pode definir o título ou mesmo o rebaixamento na competição.
 

Por João Nassif 30/03/2021 - 06:00 Atualizado em 30/03/2021 - 08:02

Mesmo com o volume de resultados negativos neste início de campeonato, a direção do Criciúma aposta numa recuperação e sendo assim manteve o técnico mostrando convicção no planejamento feito para a temporada.

Está correto. Como afirmei ontem uma mudança nesta altura não seria benéfica mesmo porque não há certeza de que um novo comandante poderia tirar o time deste buraco. Havia o problema de adaptação, conhecimento do grupo e outros fatores pertinentes à um treinador recém-chegado.

Hemerson Maria foi contratado até o final do ano com o desafio de montar um elenco esfacelado pela campanha em 2020, partindo do zero e buscando contratações dentro do perfil estabelecido para uma proposta de jogo, além de indicar jogadores de seu conhecimento.

Até agora não funcionou, mas a direção do clube vislumbra um espaço para recuperação e por isso manteve o técnico que agora tem obrigação de fazer este time jogar e buscar os resultados para sair da zona do rebaixamento e ainda com calendário para buscar a classificação.
 

Por João Nassif 29/03/2021 - 06:00

No futebol uma vitória é muitas vezes circunstancial e depende muito das chances criadas ou mesmo que uma única chance transformada em gol pode definir o resultado.

Ontem em Joinville, esperava senão uma vitória circunstancial do Criciúma, pelo menos que o time mostrasse evolução comparando com os últimos jogos. Se na partida anterior contra o Brusque o Criciúma criou e por incapacidade técnica não conseguiu vencer, ontem não criou e muito menos mostrou que evoluiu e a derrota foi circunstancial, pois o Joinville criou apenas uma chance e fez o gol que lhe garantiu a vitória.

Após o jogo muitos ouvintes se manifestaram na Som Maior FM e a maioria pedindo mudança no comando técnico. Natural pela frustração de todos em razão da péssima campanha neste início de campeonato. Já se passaram seis jogos e o Criciúma estacionou nos três pontos, sempre ocupando a zona de rebaixamento. Rendimento de pouco mais de 16%.

Sempre discuti troca de técnico no início de um trabalho. Não sou favorável, pois ninguém garante que outro profissional possa alavancar uma campanha melhor com este grupo de jogadores. O Criciúma começou praticamente do zero em se tratando de plantel, contratou Hemerson Maria para montar e dar estrutura para o time disputar as competições da temporada. 

Foram contratados vários jogadores, muitos indicados pelo técnico e outros pelo departamento do clube, sempre com aval do treinador. E não houve resultados, somente alguns lampejos em poucos jogos que criavam uma expectativa positiva de um acerto definitivo.

Qualquer mudança passa pela direção do clube, desde que mostre convicção, pois se houver a troca de comando a responsabilidade passará a ser novamente de quem contrata. O Criciúma é o próprio exemplo, quantos técnicos vieram e foram embora por não apresentar resultados. Os substitutos também fracassaram e houve nova mudança que não deu em nada e a roda continuou, sempre por falta de convicção.  


 

Por João Nassif 28/03/2021 - 11:27

Recebi hoje pela manhã um contato do presidente do Criciúma afirmando que não promoveu nenhum encontro e sim intermediou a conversa de alguns integrantes da torcida Os Tigres com a comissão técnica e jogadores do clube.

Este seu contato foi devido ao post que coloquei ontem aqui no www.4oito.com.br

Anselmo Freitas entendeu que não haveria nenhum problema que esta conversa acontecesse e por isso fez a intermediação. E disse mais que o CT está aberto para quem da imprensa solicitar uma visita e se colocou a disposição para receber profissionais do Timaço da Rádio Som Maior FM. 

Continuo com a opinião que este encontro torcida/jogadores ou técnico não é salutar, mas ao mesmo tempo entendo a posição do presidente que tem se mostrado aberto aos desejos de todos que querem um Criciúma forte e vencedor.
 

Por João Nassif 27/03/2021 - 15:08

Há forte restrição pela presença de membros da imprensa no Centro de Treinamentos, prioritariamente repórteres que fazem o setor do Criciúma. Compreensível, o momento é de cautela, evitar aglomerações e cada um fazendo sua parte também cuidando de todos.

O clube emitiu na tarde de hoje uma nota oficial onde registra a presença de membros da torcida organizada Os Tigres no CT para uma conversa com a comissão técnica e com Alemão, o capitão do time. Reunião de 45 minutos, amigável de final feliz onde todos se entenderam, inclusive com os torcedores pedindo maior empenho e a busca de melhores resultados.

Não concordo com este tipo de encontro. Sempre externei minha opinião sobre o assunto, pois entendo que os profissionais devam ser preservados em todas as ocasiões, pois temos exemplo de outros momentos quando o time passava por dificuldades e a cobrança era em tom mais alto. Profissionais trabalham e torcedores, apenas torcem sem questionamento.

O que chama atenção é que o encontro foi articulado pelo próprio presidente do clube, Anselmo Freitas. A nota encerra afirmando que o Criciúma sempre teve o maior respeito por sua torcida que é o maior patrimônio do clube.

Não sou eu que questionarei a relação clube/torcida, apenas espero que o mesmo tratamento seja dado a imprensa de Criciúma que sempre esteve ao lado do clube e tem parcela importante na sua história. Ou não?
 

Por João Nassif 26/03/2021 - 06:00 Atualizado em 26/03/2021 - 10:35

Finalmente um jogo do Criciúma que posso dizer que jogou bem. Se a vitória não veio foi por circunstâncias da falta de capricho, ou incapacidade, nas finalizações numa partida em que o time foi melhor que o adversário.

Tenho insistido bastante na falta de gols, até ontem havia sido marcado apenas um em quatro jogos apesar de terem sido criadas algumas poucas situações claras de gol e o desperdício colocou o time na zona de rebaixamento.

Ontem o time teve mais volume ofensivo, saiu na frente, tomou a virada, mas soube reagir para chegar ao empate. Não foi o ideal, mas pelo adversário ficou de bom tamanho mesmo com a falta de complementação de várias jogadas ofensivas que com mais capacidade poderiam levar o time do Hemerson Maria à primeira vitória no campeonato.

Estou insistindo na questão ataque que tem três jogadores de velocidade e habilidade que podem fazer a diferença numa competição equilibrada e de baixo novel técnico. As chances são criadas, mas repito, as finalizações têm sido erradas.

Se o setor defensivo tem definido bem seu papel mesmo que ainda precisa de ajustes como, por exemplo a lateral direita deficiente no apoio. A força do time pelo lado esquerdo é nítida com o apoio do lateral e a movimentação de dois dos três atacantes. Foi por ali que o Criciúma criou suas principais chances e teve Pedrinho como seu melhor jogador.

Três pontos em cinco jogos e a permanência na penúltima colocação é preocupante, em contrapartida houve evolução contra um ótimo adversário e a tendencia é o crescimento. Há tempo para completa reabilitação. 


 

Por João Nassif 25/03/2021 - 06:00

Buscando o histórico do início do Criciúma nos campeonatos catarinenses, fiz um recorte da última década e não encontrei nenhum começo parecido com o deste 2021.

Nunca o Criciúma neste recorte, repito nos últimos 10 anos o Criciúma ficou sem vencer nos quatro primeiros jogos do campeonato.

Este começo pode ser resultado da montagem do plantel, sobraram apenas dois jogadores da temporada passada e não se faz um time em pouco tempo. Mas, o Criciúma tem apresentado um futebol pobre, reconhecido pelo próprio Waldeci Rampinell em entrevista ontem no Som Maior Esporte.

O dirigente recomenda prudência e confiança no grupo de jogadores e no técnico Hemerson Maria.
Hoje a parada é contra o Brusque, um dos ponteiros na classificação e pela própria comparação a parada será duríssima. O Brusque virá com um time base de 2020 quando conseguiu o acesso à série B do campeonato brasileiro, contratou reforços pontuais e hoje em Santa Catarina é um dos times a ser batido. O outro é a Chapecoense, único série A do estado.

Ontem o time de Chapecó foi batido em casa pelo Hercílio Luz, que inclusive teve um gol mal anulado, por 1x0. Quem sabe!!!

As opções do Hemerson são poucas, certamente buscará no diálogo pelo curto espaço para treinamentos a melhor formação que encontrar num plantel que ainda inspira pouca confiança.  

Mudando a prosa, o Próspera ontem foi um completo fracasso. Levou em Concórdia a maior goleada do campeonato e o Paulo Baier terá que juntar os cacos para retomar as vitórias que vinham até ontem dando inclusive esperança de classificação.

E atenção, faltam seis rodadas para o final desta fase e o Próspera irá enfrentar os cinco maiores clubes de SC. A gordura é pouca, por isso o esforço será dobrado para alcançar o objetivo de permanecer na série A.


 

Por João Nassif 24/03/2021 - 06:00

Apesar de algumas Confederações já terem partidas disputadas pelas eliminatórias, a pandemia suspendeu o calendário e agora retorna, mesmo que precariamente para a disputa efetiva visando o Mundial do Catar em 2022.

As duas principais Confederações filiadas à FIFA são inegavelmente a CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a UEFA (União Europeia de Futebol). 

A CONMEBOL já realizou quatro rodadas em 2020 e tem o Brasil como líder com 100% de aproveitamento. A Argentina vem em segundo com 10 pontos e o Equador em terceiro com nove.

A quantidade de jogadores convocados para as seleções da América do Sul é enorme, a maioria joga na Europa e como os clubes europeus não permitiram a viagem de seus jogadores, a FIFA cancelou as duas rodadas que estavam programadas para este mês. A seleção brasileira jogaria contra a Colômbia hoje em Bogotá e contra a Argentina dia 30 no Recife.

Já na Europa, como o deslocamento é mais fácil os locais dos jogos possam ser alterados de acordo com os protocolos sanitários de cada país as duas primeiras rodadas das eliminatórias estão confirmadas. Pelo número de seleções (55) e a quantidade de jogos as partidas serão realizadas de hoje, dia 24 até o próximo dia 31.

As outras Confederações terão jogos neste final de mês. A FIFA pretende encerrar as eliminatórias até o final de 2021.

Por João Nassif 23/03/2021 - 06:00 Atualizado em 23/03/2021 - 07:13

Depois do comentário que fiz ontem abordando conceitos de futebol, recebi de uma fonte digna de confiança e que está muito bem-informada das ações promovidas pelo departamento de futebol do Criciúma EC que o momento atual era esperado, que alguns tropeços fazem parte do jogo e que tudo foi preparado para uma grande temporada.

o disse, confio na fonte, então passo neste momento a dar crédito ao que ouvi e fico na esperança de que o caminho está bem pavimentado e que o time irá rapidamente mudar o rumo, chegar às vitórias e devolver a alegria a seus torcedores um pouco indignados pelos resultados obtidos até agora.

 

O jogo contra o Brusque é crucial para definir o futuro no campeonato, a penúltima colocação é indigesta e pelo seu histórico a necessidade da vitória para aliviar a pressão, principalmente interna e que todos possam trabalhar com tranquilidade na busca dos resultados.

Então vamos combinar, depois de muito tempo o Criciúma voltará a honrar suas tradições e conquistas. É o que espero e certamente a totalidade de seus fanáticos torcedores.    
 

Por João Nassif 22/03/2021 - 06:00 Atualizado em 22/03/2021 - 07:12

A montagem de um plantel de futebol tem muito a ver com o conceito do clube e com a execução do treinador de plantão.

O Criciúma em reconstrução ainda não tem um conceito definido por isso apostou em Hermerson Maria que tem uma forma definida de jogar que mostrou nas equipes por onde andou em tantos anos à beira do campo. 

Hemerson Maria é um organizador defensivo e sua aplicação no Criciúma até se entende por ser obrigado a dar uma resposta rápida e formar um plantel com apenas dois remanescentes da temporada anterior. Mesmo com o péssimo início em se tratando de resultados, sofreu apenas quatro gols em cinco jogos que disputou em 2021. Boa média.

Agora em termos ofensivos o time do Hemerson Maria é um desastre. Marcou apenas um gol na temporada e não conseguiu dar um mínimo de padrão para se encontrar com as vitórias. Isso que jogou contra equipes, como por exemplo. Marília e Figueirense que com todo respeito teriam dificuldades para se classificar em qualquer competição do futebol amador. Média ridícula.

Não interessa o nível dos adversários, mas a forma cautelosa até covarde como o Criciúma enfrenta este tipo de adversário é que é inconcebível. Um mínimo de leitura sem muita profundidade fica logico que adiantando o time para marcar em cima e usufruir da falta de qualidade dos adversários que erram dezenas de passes poderia fazer o time sair desta síndrome de abstinência de gols e ter mais confiança em seu futuro.

E aí coloco outra questão. O time tem capacidade e qualidade para ser ofensivo? Se não tem, o técnico tem que buscar alternativas, que afinal é o único responsável.

Mas, clube que não tem conceito de time sempre vai sofrer com os resultados negativos.

Segurar um empate em Marília até se compreende, pois lhe dava o direito da classificação, mas não agredir o Figueirense é inadmissível.   

Por João Nassif 19/03/2021 - 06:00 Atualizado em 19/03/2021 - 08:11

Quem acompanhou o jogo de ontem deve ter pensado que o Marília é um time em extinção. Fazia tempo que eu não via algo tão horroroso numa equipe que não conseguia acertar passes laterais de dois metros, que tentava uma bola vertical e entregava nos pés dos jogadores do Criciúma, passes sem coordenação para fora do campo, e por aí vai. Podem imaginar qualquer situação de calamidade técnica e ainda será pouco pelo visto ontem no Espírito Santo.

E agora? O que dizer do Criciúma. Tem nível um pouco melhor, mostrou uma estratégia de jogo que priorizou em todos os momentos o setor defensivo para garantir o empate e a classificação. 

Foi de uma covardia exemplar na parte final do jogo quando permitiu que o Marília fizesse a pressão desesperada para conquistar a vaga. O técnico Hemerson Maria que me desculpe, mas ficar retrancado contra este tipo de adversário é inconcebível. Mesmo com todo espaço para pressionar o Marília foi totalmente impotente para ameaçar o empate que o Criciúma defendeu com muita galhardia.

Se o Marília é vice-líder da A-3 paulista fico imaginando o resto. O Criciúma de novo sem fazer gols, é o terceiro jogo seguido na temporada e mostrou ontem porque é o lanterna do campeonato catarinense.

Mas, classificou e garantiu mais de R$ 1,2 milhões de cota e agora espera pelo calendário marcar o jogo contra a Ponte Preta pela segunda fase da Copa do Brasil. Afinal era o que interessava no momento.
 

Por João Nassif 18/03/2021 - 06:00

Desde 2012 0 Criciúma disputa ininterruptamente a Copa do Brasil. Portanto, hoje à tarde no Espírito Santo vai para sua 10ª edição consecutiva.

A CBF mudou em 2017 o regulamento do torneio que em sua primeira fase é disputada em jogo único com o visitante tendo o privilégio do empate. Para se apurar quem visita quem, é usado o Ranking de Clubes da Confederação.

No ano da mudança do regulamento, o Criciúma enfrentou na primeira fase o Santo André em São Paulo e venceu por 1x0. Na segunda fase foi definido por sorteio o local do jogo e o Criciúma jogou em casa contra o Altos-PI, empatou e venceu nos pênaltis. Foi em seguida eliminado pelo Fluminense.

Em 2018 passou pelo São Caetano na primeira fase no interior de São Paulo e foi eliminado na segunda, derrotado pelo Cianorte no Heriberto Hülse.

Em 2019 derrotou o São Raimundo do Pará fora de na primeira fase, derrotou em casa o Oeste na segunda e na sequência foi eliminado pela Chapecoense.

E em 2020 caiu na primeira fase, goleado em São Paulo pelo Santo André por 4x1.

Resumindo nas quatro edições neste novo formato de Copa do Brasil o Criciúma ultrapassou a primeira fase em três oportunidades.

Agora o desafio é o Marília que por força das restrições no Estado de São Paulo não poderá jogar em seu estádio. Mas o visitante é o Criciúma que tem a teórica vantagem de jogar pelo empate.

Houve desgaste das duas equipes que programaram o primeiro jogo em Marília, houve o veto e a CBF marcou para Varginha-MG que também foi vetada pelo governo mineiro e a solução foi Cariacica, cidade da grande Vitória-ES. 

O Marília é o segundo colocado com 07 pontos em três rodadas na A-3 paulista, correspondente a terceira divisão, enquanto o Criciúma, também em três rodadas é o lanterna do campeonato catarinense com apenas um ponto ganho.

Mais do que o aspecto técnico é de vital importância a questão financeira, o Criciúma tem como cota R$ 560 mil pela participação no torneio, se ultrapassar o Marília garantirá mais R$ 675 mil, que convenhamos seria importantíssimo para as receitas do clube.
 
 

Por João Nassif 17/03/2021 - 06:00 Atualizado em 17/03/2021 - 07:30

Não vou entrar no mérito, mesmo porque não entendo absolutamente nada do que hoje atinge a população mundial. O vírus, a pandemia, a vacina, o tratamento preventivo, tratamento precoce, produtos essenciais ou não essenciais. Só sei que evito aglomerações, uso máscara e tento me proteger com álcool em gel e outros componentes que podem fazer com que eu evite o contágio.

Agora, falando sobre esta polemica do futebol que tem seus dirigentes no desespero para cumprir o calendário, continuo entendendo menos ainda. Por onde anda o vírus? Quais o ponto em que ele mais atua? Qual o horário em que ele ataca e contamina as pessoas?

As autoridades, secretários de saúde não conseguem uma ação uniforme no combate, cada qual faz o que lhe dá na telha. Fecham os restaurantes, mas deixam o transporte público abarrotado. Não pode ir à praia, mas pode aglomerar nas portas dos bancos. E tem o fecha hoje e abre em 15 dias, tem o fecha no final de semana e abre na segunda-feira e por aí vai.

O futebol, até penso que deveria ser paralisado até a situação se acalmar, passa pelas mesmas questões. Uns proíbem todos os jogos em seus estados e permitem treinamentos nos CTs.

Outros permitem jogos entre times do estado, mas vetam jogos de outras Federações. E outros estão completamente abertos para qualquer competição de outros estados.

É um balaio de gatos, não há uniformidade no combate ao vírus, por isso passamos quase toda a semana discutindo se CBF e Federações têm razão quando apresenta seus protocolos.

E não vamos nos esquecer das questões políticas que estão prevalecendo e levando a população à morte, seja pelo vírus ou pela fome por gestores que estão feito aquela barata tonta quando atravessa um galinheiro ou não, apenas fazendo politicagem.

E depois de Marília e Varginha o Criciúma vai jogar amanha em Cariacica, a menos que o governador do ES ou o prefeito da cidade mudem de ideia nas próximas 24 horas.

E durma-se com uma confusão dessa! 

Por João Nassif 16/03/2021 - 06:00 Atualizado em 16/03/2021 - 07:25

O Criciúma vai começar a 21ª participação na Copa do Brasil. Será a 10ª presença consecutiva no segundo maior torneio em importância no país.

Ficará eternamente na lembrança de todos a campanha campeã de 1991 e a quase final no ano anterior. Tem sido motivo de glória e reconhecimento por todo país, o primeiro time do interior do Brasil campeão do torneio.

Eram outros tempos, tempos que deixaram saudades pelas conquistas dos campeonatos estaduais, da participação na Libertadores e tudo que os torcedores poderiam sonhar de um time que começou modesto e se tornou o maior da história do clube.

Me vieram à lembrança estes momentos de glória que sofreram interrupção com uma ou outra campanha digna de registro como a série B de 2002, a série C de 2006 e porque não o campeonato estadual de 2013, último título na história do clube.

Lá se vão sete temporadas de fracasso e insucessos e o momento é de poucas perspectivas numa temporada que será exigente ao extremo, principalmente se falarmos da obsessão de todos para o acesso à segunda divisão do futebol brasileiro.

O início desta temporada é preocupante, pois mesmo com todo tempo de treinamento pelo calendário absurdo do futebol brasileiro que se estende pelo catarinense açoitados pela pandemia o time não evoluiu deixando um rastro de dúvidas com relação ao futuro.

O futebol tem lá suas surpresas, mas vejo como difícil neste momento uma evolução que possa dar confiança numa reviravolta e o retorno de Varginha com um resultado positivo e um pouco mais de receita para fechar um orçamento que tem influência direta na montagem de um time vencedor. 


 

Por João Nassif 15/03/2021 - 06:00 Atualizado em 15/03/2021 - 07:11

No futebol uma sequência de resultados negativos, mesmo em início da temporada gera uma crise com final previsível, normalmente a queda do técnico e a quebra de um trabalho que poderia ser promissor.

Dito isso, o Criciúma deslocou seu staff do futebol até a sala de imprensa do Heriberto Hülse para dar satisfação aos torcedores, logo após a derrota para a Chapecoense, a segunda em três jogos e a confirmação da lanterna do campeonato.

Mas, foi muito mais para avisar que o trabalho continua como foi projetado e que no futuro a situação vai melhorar pela confiança depositada na forma planejada. Afinal todos estão trabalhando para recolocar o Criciúma num caminho vitorioso.

Falou o técnico Hermerson Maria, com a sobriedade e caráter de sempre, blindando os jogadores, demonstrou sua confiança no grupo, vai continuar testando garotos da base e formar um grupo vencedor.

Depois o vice de futebol Waldeci Rampinelli, com exemplos pontuais de como formatar um grupo afirmando que confia no trabalho e pedindo calma à torcida. 

E finalmente o gerente de futebol Giuliano Bitencourt que insistiu em afirmar que tudo está no caminho certo.

A medida para abafar uma eventual crise foi importante, pois evita especulações e dá a noção exata de como os dirigentes estão encarando este início de temporada. O título catarinense é hoje uma hipótese que me parece inviável, mas a temporada não para por aí. 

Já quarta-feira o time tem um grande desafio com um jogo decisivo pela Copa do Brasil. Uma vitória será fundamental para um alívio de caixa, pois o orçamento é curto para 2021. E depois vem o campeonato brasileiro, grande alvo do clube na temporada pelo tão desejado acesso.

Os desafios são enormes, mas para superá-los o time terá que reagir. Da forma como começou e as perspectivas apesar do otimismo não sugerem um ano de pouca turbulência e mostra dificuldades para que o objetivo maior seja alcançado.


 

Por João Nassif 13/03/2021 - 14:36 Atualizado em 13/03/2021 - 14:36

O Figueirense, um dos maiores clubes de futebol de Santa Catarina afogado em dívidas entrou com pedido de recuperação judicial na Vara competente de Florianópolis, pedido que foi negado no dia seguinte pelo juiz Luiz Henrique Bonatelli.

O magistrado apontou que o Figueirense é uma associação sem fins lucrativos e por isso não se enquadra no pedido. O clube solicitava uma paralisação de 30 dias na execução da dívida, sob risco de falência.

O Figueirense é o clube com 18 títulos do campeonato estadual, o maior vencedor. O Figueirense é o clube de Santa Catarina que mais jogou a série A do campeonato brasileiro com 11 participações. Não teve nenhum título relevante no futebol brasileiro, apenas foi em 2008 campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Tem um estádio, o Orlando Scarpelli, com capacidade para quase 20 mil espectadores, um bom CT e uma torcida fanática e algumas vezes violenta como uma parcela de torcedores espalhados pelo país.

Infelizmente um clube da grandeza do Figueirense não teve diretores competentes que pudessem administrar o clube com uma gestão profissional e compatível com os parâmetros normais do bom gerenciamento.

A dívida é monstruosa, R$ 165 milhões, com uma folha de pagamento na ordem de R$ 330 mil, certamente impossível de ser quitada, pois hoje o clube é série C do campeonato brasileiro. 

Receitas quase nenhuma, o plano de sócios sofreu com a proibição de torcida no estádio, enfim o cenário é o pior possível e poderemos ter nos próximos dias W.O. nos jogos e o fim fica logo aí.

Tags: Figueirense

Por João Nassif 12/03/2021 - 06:00 Atualizado em 12/03/2021 - 07:16

São tantos decretos, lockdown, atividades essenciais e não essenciais, as idas e vindas do futebol que passei quase toda semana comentando as possiblidades de jogos, suas alterações e parece que agora temos uma definição.

Espero que seja por completo e não embaralhem ainda mais a cabeça do comentarista.

Assim como prometi não mais emitir opinião sobre a volta do futebol, gostaria de não mais comentar sobre cancelamento e/ou adiamento de jogos tanto do campeonato estadual como da Copa do Brasil.

Gostaria também de comentar sobre os jogos, com a bola rolando e avaliando a capacidade do Criciúma na disputa do campeonato catarinense e na Copa do Brasil.

Seria ótimo se fosse confirmado para domingo Criciúma x Chapecoense aqui no Heriberto Húlse e Marília x Criciúma pela Copa do Brasil em qualquer estádio do país.

O Criciúma está fazendo uma campanha modesta com um empate e uma derrota e a Chapecoense vem de duas vitórias e uma derrota, ontem venceu o Avaí em Itajaí.

A paralisação deu um tempo a mais para que Hemerson Maria melhorasse o padrão do time que foi muito mal nos dois primeiros jogos, foi um time confuso com poucas alternativas, uma defesa insegura que comprometeu os resultados.

Se o técnico soube aproveitar bem este tempo a mais, poderemos ter um Criciúma modificado e a possibilidade de uma reação na competição.

Enquanto isso, fico na torcida para que as autoridades produzam seus decretos de forma coerente zelando acima de tudo pela saúde de todos envolvidos com o futebol e com a sociedade brasileira.
 

Por João Nassif 11/03/2021 - 11:26 Atualizado em 11/03/2021 - 11:29

O governo do Estado de São Paulo comunicou o presidente do TJD paulista que o campeonato paulista será paralisado a partir do final de semana. A informação será confirmada pelo governador João Doria numa entrevista coletiva no começo da tarde desta quinta-feira.

As informações são do Globo Esporte.

O secretário geral da CBF, Walter Feldman afirmou na quarta-feira que partidas da Copa do Brasil marcadas para estados com restrições seriam disputadas em local onde não há proibição da realização de partidas. 

Pelo decreto do governo paulista o jogo do Criciúma em Marília está cancelado, a CBF deverá marcar outro local para que a partida seja realizada. 
 

Por João Nassif 11/03/2021 - 06:00 Atualizado em 11/03/2021 - 07:59

A CBF bateu o martelo e amparada por decisão da reunião geral virtual que aconteceu na noite de ontem com os representantes de clubes de todas as quatro séries do campeonato brasileiro confirmou a realização das competições sob sua responsabilidade.

Os clubes se mostraram favoráveis para o prosseguimento dos campeonatos estaduais e garantiram seguir todos os protocolos contra COVID-19.

O presidente da entidade Rogério Caboclo usou como base o fato de terem sidos realizados mais de 80 mil testes e taxa de positividade de 2,2%.

A CBF banca testes de 23 atletas e treinador para cada partida, mas não se definiu de que forma se tomarão medidas com relação aos funcionários envolvidos no departamento de futebol que não passam por testagens tão constante quanto atletas e treinadores.

A Federação Catarinense, no embalo da CBF, publicou um dossiê que tem como título “O futebol não é vilão”.

A entidade questiona os decretos municipais em algumas cidades de Santa Catarina que contém lockdown, restrições e proibições das mais diversas.

Faz parte do dossiê o elevado número de testes com um grupo grande de pessoas. No total são quase 11 mil testes realizados em 2020 nos jogos dos campeonatos das três divisões catarinenses.

Afirma que por partida são realizados perto de 100 testes, pois cada clube vai para o jogo com uma delegação de 30 pessoas, contando também com equipe de arbitragem, gandulas, profissionais da saúde e da imprensa.

Cita também o lado social com inúmeras famílias dependendo do futebol para seu sustento.

CBF, Federação Catarinense, cada qual a seu modo buscaram sensibilizar as autoridades para permitir a volta do futebol sem interrupções. A CBF já conseguiu dar sequencia a Copa do Brasil e começar em maio seus campeonatos brasileiros. A FCF depende ainda de negociar com alguns prefeitos a revogação dos decretos que impedem jogos em algumas cidades.

O COVID-19 avança assustadoramente em Santa Catarina e em grande parte do país, as vacinas estão chegando e para o bem do futebol uma regressão na curva da pandemia seria o ideal. 

Tags: CBF FCF COVID-19

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito