Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Marco Búrigo 19/09/2017 - 13:45

Agora é oficial. Beto Campos é o novo técnico do Criciúma. O treinador esteve reunido durante toda a manhã com o presidente Jaime Dal Farra e o diretor-executivo Edson Gaúcho para acertar os detalhes do contrato. Beto chega com a missão de fazer o Criciúma subir à Série A.

O preparador físico Márcio Correa também integrará a comissão técnica. A matemática de acesso aponta a necessidade de o Tigre vencer pelo menos 10 jogos para ficar entre os quatro primeiros colocados.

A estreia de Beto é no sábado, dia 23, às 16h30min, contra o CRB-AL, no Estádio Rei Pelé.

Por Marco Búrigo 22/09/2017 - 08:29 Atualizado em 22/09/2017 - 08:30

O velho 4-4-2 está de volta

Pela primeira vez na Série B, o Criciúma usará um legítimo 4-4-2, diante do CRB-AL, neste sábado, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Mudam poucas peças, mas o posicionamento da equipe fica diferente. Por se tratar de um esquema novo e pela importância de uma vitória, é preocupante o fato de o Tigre ter treinado pouco com essa formação. Mais da metade da competição já foi disputada e o time ficou viciado em outra maneira de jogar. A grande novidade na escalação é a entrada de Caíque Valdivia, que irá compor o meio com Alex Maranhão, Barreto e Ricardinho. Ironicamente, mesmo após algumas contratações, na formação diante dos alagoanos, apenas o atacante Lucão chegou em meio ao Brasileiro 2017. Os demais jogadores estão no clube desde o ano passado. Minha conclusão com isso é que o clube contrata mal.

Finalmente

O esquema com quatro jogadores no meio-campo sempre perturbou a cabeça dos últimos dois técnicos do Criciúma. Imprensa e torcida cobravam alternativas diferentes no plano de jogo. Porém, tanto Deivid como Winck acabavam insistindo em três atacantes. Com o setor mais preenchido, o Tigre terá condições de ficar mais competitivo e até criativo. Alex Maranhão vai precisar que Valdivia jogue do lado, ajudando na armação da equipe. A bola precisa chegar com mais qualidade até Lucão.

Adversário motivado

Assim como o Criciúma, o CRB-AL sabe que brigar pelo acesso é quase impossível nesta temporada. A equipe precisa de uma sequência de bons resultados para começar a pensar em G-4. Outra situação parecida com o Tigre, é que o time do Nordeste terá a estreia do técnico Mazola Júnior. A mudança na área técnica é mais um ingrediente motivador para os donos da casa, o que aumenta a dificuldade para o também estreante Beto Campos.

Único vivo

Único time brasileiro vivo na Libertadores, o Grêmio terá o Barcelona-EQU na semifinal. Depois de uma disputa bastante equilibrada contra o Botafogo, o time de Renato Portaluppi terá que fazer jus à fama de copeiro. O tri já esteve mais longe. Será um duelo novamente equilibrado contra os equatorianos, mas o Grêmio tem mais qualidade. Como de costume, em competição mata-mata, o resultado do primeiro jogo, em Quito, será importante.

De cabeça erguida

Mesmo com todas as limitações, o Botafogo mostrou que tem uma das equipes mais organizadas da América do Sul. Méritos do competente Jair Ventura. O treinador tem conseguido extrair o máximo dos jogadores. O time carioca sai da eliminação na Libertadores ainda mais forte na briga pelo G-4 da Série A.

Nova data

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) tem nova data para serem realizados. A competição acontecerá entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, em Criciúma. A nova data foi um pedido da cidade-sede por questões técnico-administrativas.

Mais de 50 cidades

A competição contará com 14 locais de provas para a disputa de 12 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol em cadeiras de rodas, natação, xadrez, basquetebol para cadeirantes, tênis de mesa, bocha paralímpica, bocha rafa vollo e goalball. O torneio reunirá 1,6 mil competidores de 52 cidades catarinenses.

Destaque A Tribuna

Vai começar a disputa por vaga na elite do futebol catarinense. O Hercílio Luz encara o Camboriú, fora de casa, no domingo, no primeiro jogo da semifinal. O jogo de volta é no domingo seguinte, no Aníbal Costa. Após alguns anos, o futebol de Tubarão poderá ter dois times na elite.

Nota Zero

O Santos deu a conhecida "amarelada", contra o Barcelona-EQU. A derrota por 1 a 0, em plena Vila Belmiro, foi a primeira do time santista na competição. Perdeu na hora que não podia. O fracasso despertou a ira da torcida santista logo após a eliminação. Fica a expectativa para saber como o time de Levir Culpi irá reagir na retomada do Brasileirão.

Por Marco Búrigo 24/09/2017 - 17:09 Atualizado em 24/09/2017 - 17:12

Fim de jogo. Camboriú 1x2 Hercílio Luz. Leão do Sul a um empate da elite do Campeonato Catarinense.

O Leão do Sul saiu na frente no primeiro tempo, com o gol marcado por Mateus Arence, ex-Tigre. Brasão, de bicicleta, empatou para os donos da casa. Hyago fez o segundo dos visitantes.

Com o resultado, no Estádio Roberto Santos Garcia, a cidade de Tubarão tem tudo para estar com dois times na Série A em 2018.

O jogo de volta, válido pela semifinal da Série B, é no próximo domingo, às 15h30min, no Aníbal Costa. 

Na outra semifinal, o Marcílio Dias venceu o Camboriú por 2 a 1, em Itajai, no Dr. Hercílio Luz, com dois gols de Schwenck, ex-Tigre, e está a um empate do retorno à elite. 

Por Marco Búrigo 25/09/2017 - 08:31 Atualizado em 25/09/2017 - 08:32

Será que agora vai?

A vitória diante do CRB-AL reascendeu a discussão sobre a real condição do Criciúma na Série B. A esperança de acesso ronda a cabeça do torcedor, mas é preciso salientar as limitações do elenco. O Tigre não tem jogadas pelos lados do campo e continua vivendo de bolas paradas e lampejos de Silvinho e Lucão. Tudo bem que a vitória deu uma renovada no ambiente e o clima voltou a ser favorável para o clássico de amanhã contra o Figueirense, mas nenhum treinador faz milagre. Beto Campos terá que fazer o Tigre vencer nove jogos, dos 13 que faltam.

Um Tigre mais compacto

Vimos um Criciúma mais compacto diante do CRB-AL. Os setores jogaram mais próximos. Houve essa maior aproximação porque a equipe jogou com quatro jogadores no meio-campo. Os espaços, antes vazios, estiveram mais preenchidos. Aconteceram também algumas triangulações perto da área. A ideia, a partir de agora, é repetir a escalação sempre que puder. Beto Campos não pode cair no mesmo erro da antiga comissão técnica, que não conseguiu achar a equipe titular em 21 rodadas.

Valdivia bem

Por se tratar de uma novidade na escalação, o meia Valdivia teve um desempenho interessante. É um jogador que pode ajudar bastante o armador da equipe. Valdivia tem uma certa qualidade no passe e uma boa recomposição. Merece uma nova chance amanhã. Nino também merece elogios, enquanto Barreto não esteve bem.

Adversário motivado

Próximo adversário do Criciúma, o Figueirense está motivado pela vitória diante do ABC-RN. O time de Milton Cruz não chegou a empolgar, segundo a imprensa da capital, mas dá sinais de melhora. Só não saiu do Z-4 porque o Goiás também venceu na rodada. Mesmo "em baixa", o Figueira sempre deu trabalho ao Tigre.

Sul-africano "pé quente"

O sul-africano africano Ty Sandows, de 22 anos, foi um dos destaques da vitória do Figueira. O jogador fez uma boa estréia, sendo o autor do gol que sacramentou a vitória alvinegra. É bom a zaga do Tigre ficar de olho nele.

Neymar 1x0 Cavani

Na queda de braço com o uruguaio Cavani, o brasileiro Neymar está na frente: 1x0. No jogo em que o finalista da premiação Bola de Ouro foi poupado, o futebol envolvente do PSG não apareceu. O time de Paris ficou no 0 a 0 com o Montpellier. Parece que a "Neymardependência" já começou.

Destaque A Tribuna

Depois de bater na trave em oito tentativas, finalmente o Fortaleza conseguiu o acesso para a Série B. A vaga veio mesmo com uma derrota por 1 a 0, contra o Tupi-MG, em Juiz de Fora. A equipe cearense havia vencido o jogo de ida por 2 a 0. Recentemente a equipe havia desperdiçado a chance de classificação diante do torcedor, dentro do próprio Castelão.

Nota Zero

O declínio na participação do Brasil na Libertadores contrasta com o protagonismo conquistado recentemente. Nas últimas 25 edições da competição, 19 finais tiveram a participação de pelo menos um clube do Brasil, retrospecto ameaçado agora pela série de fracassos. Esse ano, por exemplo, restou apenas o Grêmio na luta pelo título.

Por Marco Búrigo 26/09/2017 - 08:29 Atualizado em 26/09/2017 - 08:30

Atrás do equilíbrio em casa

O técnico Beto Campos aposta na manutenção do time titular para superar o Figueirense. A repetição dos 11 titulares aumenta a chance de a equipe melhorar o rendimento técnico na Série B. O Criciúma precisa de uma vitória e sabe que para superar o rival catarinense terá que conseguir propor o jogo. O Tigre precisa espantar a má fase dentro de casa, já que a equipe tem apenas a 12ª melhor campanha como mandante. A equipe tem um melhor rendimento fora de casa, onde ocupa o quinto lugar. Atrás desse equilíbrio dentro do Majestoso, o time carvoeiro espera um apoio maior do torcedor. Será que a média de 3 mil torcedores vai continuar ou teremos um público recorde por se tratar de um confronto de muita rivalidade? Aposto num público na casa dos 5 mil. A nova promoção da Timemania vem num ótimo momento.
 

Beto Campos repete a escalação do Criciúma , com Valdívia no meio-campo (Foto Caio Marcelo)


Regional da Larm

Quatro equipes estão com 100% de aproveitamento no Campeonato Regional da Larm. Metropolitano, Mãe Luzia, Araranguá e Cocal do Sul venceram os dois jogos que disputaram. Ainda é cedo para apontar um favorito, mas o Metrô tem uma equipe bem armada, e sempre mostra força.

Artilharia

Com os dois gols marcados na vitória do Metrô sobre o Meleiro, o atacante Beto Cachoeira já alcançou a marca de três gols no Regional. Jair Bala, do Inter de São Defende, Cristian, do Araranguá, Rodrigo Hoffman, do Lauro Müller, e Romennig, do Mãe Luzia, aparecem com dois gols.

Ansiedade em Tubarão

A expectativa é grande na cidade de Tubarão. Os apaixonados pelo futebol tubaronense estão ansiosos para verem os dois times do município na elite estadual. Para isso acontecer, basta o Hercílio Luz empatar contra o Camboriú, no próximo domingo, em casa. Na outra semifinal da Série B, o Marcílio Dias está em vantagem sobre o Concórdia. Poderemos ter mais uma decisão entre as cidades de Tubarão e Itajaí. Ano passado a final foi entre Atlético Tubarão e Almirante Barroso.

Ex-Tigre é decisivo

A vantagem do Leão do Sul sobre a Cambura foi alcançada com uma vitória por 2 a 1, em pleno Estádio Roberto Santos Garcia, com direito a gol do meia Mateus Arence , ex-Tigre. O jogador de 22 anos tem sido decisivo nos momentos mais importantes da competição. Formado no Tigre, o jogador já passou também pelo Inter de Lages e Concórdia.

Circuito Sest Senat com inscrições abertas

O Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua chega a Criciúma com foco na melhoria de vida do trabalhador do transporte, familiares e comunidade. A etapa inédita no Sul do Estado será realizada no dia 8 de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro.

Corridas de 10km e 5km

As vagas para a etapa nacional em Criciúma são limitadas e as inscrições para trabalhadores do transporte são gratuitas. Demais interessados em participar das provas pagam R$ 50 no momento da inscrição. Os circuitos estão divididos em corridas de 10 e 5 km, além da caminhada de 2 km. A concentração e a largada acontecerão no Parque das Nações, às 8 horas.

Destaque A Tribuna

O atacante Schwenck, ex-Criciúma, continua fazendo jus à fama de artilheiro. O jogador de 38 anos é um dos destaques do Catarinense da Série B. Foi o autor dos dois gols da vitoria do Marcílio Dias sobre o Concórdia, no primeiro jogo da semifinal. Com a vitória, o Marinheiro está a um empate de alcançar vaga na elite do estadual.

Nota Zero

O futebol no interior de Santa Catarina está morrendo. A Segundona do Catarinense está tendo uma média de público bem abaixo do esperado. Em diversos jogos foram registrados públicos com cerca de 200, 100 ou até 50 torcedores. O público recorde aconteceu em Itajaí, no Estádio Dr. Hercílio Luz, no jogo entre Marcílio Dias e Concórdia, onde foram 2.950 espectadores.

Por Marco Búrigo 26/09/2017 - 21:03 Atualizado em 26/09/2017 - 21:03

O Criciúma fez o melhor primeiro tempo até agora na Série B, mas não conseguiu segurar o resultado positivo. Contra o Figueirense, na noite desta terça-feira, dia 26, no Heriberto Hülse, o Tigre pressionou o Alvinegro no campo de defesa e dominou as ações desde o começo do clássico válido pela 26ª rodada. A equipe carvoeira fez 1 a 0, estava superior em campo, mas num vacilo cedeu o empate e não teve força para voltar a ficar à frente.

Nos primeiros 45 minutos, o Tricolor pressionou o time da Capital, subindo a marcação. Criou diversas oportunidades, mostrando bastante intensidade na troca de passes e principalmente na recomposição. O Tigre literalmente não deu chances ao Figueira. O gol saiu aos 30 minutos, após cobrança de escanteio de Silvinho, que terminou numa bela cabeçada de Diego Giaretta.

No segundo tempo, o Tigre veio com a mesma formação. Num descuido de Silvinho, o Figueira aproveitou para empatar. Dudu completou para o gol, aos 14 minutos. Com o empate, o técnico Beto Campos mudou o esquema do Tigre, colocando a equipe mais à frente. Caíque deu lugar a Caio Rangel. Mas a equipe carvoeira parece ter sentido o gol de empate e mostrou um certo cansaço após a grande intensidade mostrada no primeiro tempo.

Tigre fez o primeiro gol na etapa inicial, mas cedeu empate na etapa final (Foto: Reprodução Sportv)

Com 38 pontos, na oitava posição, o Tricolor espera o desfecho da rodada para ver qual será o distanciamento para o G-4. O próximo jogo é no sábado, dia 30, às 19h, contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. Nas contas do Tigre, faltam sete pontos para uma fuga do rebaixamento. Para o acesso, os matemáticos apontam uma necessidade de alcançar 64 pontos. Sendo assim, o Tigre precisa de mais nove vitórias, restando 12 jogos para acabar o campeonato.

Por Marco Búrigo 27/09/2017 - 08:25 Atualizado em 27/09/2017 - 08:29

Empate frustra o torcedor

O empate frustrou o melhor público do ano no Majestoso. Os 4.739 torcedores que prestigiaram o Criciúma contra o Figueirense, viram um Tigre fazer o melhor primeiro tempo da Série B, mas também ceder o empate na etapa final. O técnico Beto Campos posicionou o Tigre com uma marcação alta, pressionando o campo de defesa do Alvinegro. O time da Capital sentiu o domínio dos donos da casa, e sofreu o primeiro gol aos 30 minutos, numa cabeçada de Diego Giaretta, eleito o melhor em campo pela equipe do Futebol Som Maior. No segundo tempo, aos 14 minutos, veio o lance decisivo do duelo. O atacante Silvinho escolheu equivocadamente um drible no campo de defesa, perdeu a bola e permitiu o gol de empate, em jogada finalizada por Dudu. A reação de Beto Campos foi colocar Caio Rangel na vaga de Caique, deixando o Tigre teoricamente mais ofensivo. Mas a ideia não surtiu o efeito desejado. Dodi também entrou no lugar do Maicon Silva, com Ricardinho sendo deslocado para a direita. Mas o Tigre perdeu volume de jogo. No final, na base da pressão, Lucão e Edson Borges perderam chances claras. Num contra-ataque, no último lance, o Figueira também desperdiçou uma grande oportunidade. Com 38 pontos, o Tigre fica cada vez mais perto de alcançar a permanência na Série B. Quanto ao acesso fica cada vez difícil. O Tigre precisará de mais nove vitórias, dos 12 jogos restantes. Próximo compromisso é no sábado, contra o Guarani, em Campinas.

Briga pela ponta

As duas melhores equipes da Série B vão duelar hoje à noite. Internacional e América-MG entram em campo à partir das 19h30nin, no Beira-Rio. Além da disputa pela liderança, o compromisso colocará frente a frente o melhor ataque contra a melhor defesa. O Inter soma 14 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Marcou 39 gols e sofreu 18. Já os mineiros têm 13 vitórias, nove empates e três derrotas. Marcaram 31 e sofreram 16.

Após 25 anos, CSA-AL está na Segundona

Depois do Fortaleza, mais um acesso chama atenção no Campeonato Brasileiro da Série C. O CSA-AL está de volta à Série B. A equipe alagoana recebeu o Tombense, no Rei Pelé, no jogo de volta das quartas de final da Série C, e venceu por 1 a 0. A vitória no jogo de segunda-feira levou a equipe a Segundona, após 25 anos de ausência.

Futebol alagoano em alta

O futebol alagoano está em alta. Além do CRB-AL, o CSA-AL também estará na Série B. Há duas décadas e meia que o estado de Alagoas esperava por um clássico no Brasileiro. Teremos o "encontro sopa de letrinhas" ano que vem, afinal dificilmente o CRB-AL irá subir ou cair.

Metrô e AEC é antecipado

O Departamento Técnico da Liga Atlética da Região Mineira alterou a data da partida entre Metropolitano e Araranguá, válida pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Regional da LARM. O jogo foi antecipado para o sábado, no Estádio Darci Marini, no Bairro Bortolotto, em Nova Veneza, às 15h30min. A partida pela categoria júnior será realizada na preliminar, às 13h30min.

2ª Meia Maratona

A Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) mobilizou a imprensa para participar do lançamento da 2ª Meia Maratona de Criciúma. O evento é amanhã no Interclass Hotel e terá a participação do medalhista olímpico Edson Luciano.

Destaque A Tribuna

As atenções de toda a imprensa esportiva estarão voltadas hoje para a grande decisão da Copa do Brasil. Cruzeiro e Flamengo jogam no Mineirão, às 21h50, em Belo Horizonte. Quem vencer é campeão. Qualquer empate leva a disputa para os pênaltis. Estou ansioso para ver o comportamento do goleiro Muralha, bastante criticado na meta flamenguista. Equilíbrio marca o duelo.

Nota Zero

Definitivamente a fase não é das melhores no São Paulo. O conselheiro Pedro Mauad registrou um Boletim de Ocorrência contra o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Ele reclama de uma suposta agressão do mandatário, após o clássico do último domingo, que terminou empatado em 1 a 1, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Há um movimento no clube para a expulsão do presidente do cargo. Que fase!

Por Marco Búrigo 04/10/2017 - 08:41 Atualizado em 04/10/2017 - 08:43

Perdeu a mão?

O assunto é tratado como bastante zelo pela presidência do Criciúma, mas já não tem mais como esconder. Há realmente um ruído entre os jogadores e o diretor-executivo Edson Gaúcho. A informação de bastidores aponta um descontentamento de alguns jogadores com a maneira de trabalho do diretor. Gaúcho tem cobrado insistentemente um padrão de comportamento, interferindo até um uso de bonés, maneira que os jogadores se vestem, e por aí vai. Esse é um modelo antigo e que se não tiver a ideia comprada por todo o grupo, realmente não surtirá o efeito esperado.

Falta de sintonia

Desde de que chegou no Criciúma, Edson Gaúcho tem tido uma postura de acordo com o prometido na época que foi apresentado. O problema é que o diretor trabalha com alguns jogadores que já possuem uma história no clube e não fazem a menor ideia da identificação de Edson com o Tigre. Seria briga de egos? Simples falta de sintonia? Talvez um pouco das duas coisas. Então é hora de tirar um pouco o pé do acelerador e cada um fazer a sua parte. Para o ano que vem, Dal Farra deve pensar com carinho em um outro diretor para ajudar Edson, como a dobradinha feita por Pastana e Rampinelli em 2012.

Tem jogo sábado

Para que não haja uma desmobilização total e até um novo risco de rebaixamento, o Criciúma precisa estar concentrado para o jogo de sábado, diante do Londrina. Contra o Tigre o fato de jogar em casa, que por ironia tem sido algo complicado na competição. O Tricolor é melhor como visitante, do que como mandante. É hora de todos deixarem as “picuinhas” de lado.

Adversário direto

Assim como o Criciúma, o Londrina está numa situação confortável na Série B. Não tem um perigo tão iminente em relação à degola, mas também está distante da briga direta pelo G4. Uma vitória deixará o Tigre com 42 pontos, contra 37 do time paranaense.

Jogo a jogo

Se o Tigre jogar contra o Tubarão (apelido do Londrina), pensando nos 65 pontos necessários para subir, dificilmente terá organização para vencer. Aí entra a velha política do “jogo a jogo”. Cabe à comissão técnica fazer o grupo carvoeiro estar focado especificamente no duelo contra os paranaenses.

Sequência importante

Se o indicado aos jogadores é trabalhar pensando somente no próximo jogo, cabe aos analistas e torcedores fazerem algumas projeções. Esses próximos quatro jogos do Criciúma, por exemplo, serão fundamentais para o rumo da competição. O Tigre poderá estar vivo na luta pelo acesso ou no mínimo já livre do rebaixamento. Os desafios serão contra Londrina, Vila Nova e Internacional, em casa, e Paraná, fora de casa.

Destaque A Tribuna

Mauro Ovelha conseguiu levar o Concórdia à elite de Santa Catarina, com uma campanha irretocável desde que assumiu o Galo do Oeste no primeiro turno da Série B. O treinador comprovou que conhece como poucos o futebol do interior. Ano que vem teremos o “Clássico da Linguiça”, entre Concórdia e Chapecoense, na Série A do Catarinense.

Nota Zero

O Criciúma contratou mal em 2018. Sem chance de reforçar o elenco, é fácil chegar à conclusão de que o Tigre foi infeliz na montagem do elenco e não aproveitou as boas oportunidades. Uma delas foi com o meia Bernardo, ex-Vasco e Palmeiras. O jogador literalmente “deu sopa” no Heriberto Hulse, mas o Tigre não atendeu o pedido salarial, o que não era nenhum absurdo. Agora Bernardo vai jogar no Tadhamon, do Kuwait. Gol contra do departamento de futebol tricolor.

Tags: Tigre Futebol

Por Marco Búrigo 06/10/2017 - 08:36 Atualizado em 06/10/2017 - 08:39

Atrás do melhor entrosamento

Beto Campos está preocupado com o entrosamento do Criciúma. Ficou ainda mais nítido com o treinamento de ontem no Heriberto Hulse. O treinador não fez alteração na equipe titular, durante toda a atividade. A formação que entrará em campo neste sábado, às 16h30min, contra o Londrina, no Majestoso, é basicamente a mesma dos últimos três jogos. Exceto o meia Alex Maranhão, que ficou de fora do último jogo por suspensão. Se tiver a mesma intensidade e imposição mostrada no primeiro tempo contra o Figueirense, dificilmente o Tigre deixará de ganhar a partida.

Muitos gols perdidos no 0 a 0

A Seleção Brasileira teve um desafio sempre cercado de muita expectativa na altitude de La Paz, contra a Bolívia. Mesmo já classificada à Copa do Mundo, a equipe de Tite buscou o resultado, privilegiando o toque de bola, evitando a correria que interessava mais aos donos da casa. O Brasil perdeu gols incríveis, e acabou consagrando o goleiro boliviano, no empate em 0 a 0.

Neymar individualista

Individualista em demasia. Não é novidade, mas não deixa de surpreender a maneira excessiva que o craque brasileiro Neymar tenta resolver sozinho as situações dentro de campo. Ontem, contra a Bolívia, Neymar desperdiçou lances capitais por preferir jogadas individuais, ao invés de passar a bola para o companheiro ao lado. Se no Mundial for assim, o Brasil terá dificuldades. O jogo tem que ser coletivo.

Primeiras medalhas na Olesc

A delegação de Criciúma está em Rio do Sul disputando as Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina, com atletas de até 16 anos. As primeiras medalhas já foram alcançadas na natação, premiando o belo trabalho do técnico Carlos Henrique Fernandes. Foram três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Mais de três mil atletas de todo estado estão reunidos no município do Vale do Itajaí.

Tigre Sub-20

O Criciúma encerra hoje a participação na primeira fase do Campeonato Catarinense Sub-20. Contra o Figueirense, às 15h30, no CT do Cristo Redentor, o time de Cleber Gaúcho precisa de um empate para avançar à próxima fase. Uma derrota poderá tirar a equipe carvoeira da semifinal. Já o Figueira é obrigado a vencer para avançar.

Tigre de olho no social

Uma parceria entre o Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura Municipal começou a ganhar corpo. As primeiras aulas de futebol para crianças, entre 9 e 13 anos, encaminhadas pelo CRAS do Bairro Cristo Redentor já estão sendo realizadas. É o Tigre de olho também no lado social.

Circuito Explorações de Ciclismo

No próximo dia 15 de outubro, o Clube Urussanga Ciclismo promoverá o Circuito Explorações. O evento, não competitivo, percorrerá 50 quilômetros por estradas e trilhas do interior do município, de forma orientada. O percurso inicia com um café às 7 horas e termina com um almoço às 12 horas.

Destaque A Tribuna

O Londrina embolsará R$ 3 milhões com o título da Copa da Primeira Liga. É uma boa grana para os padrões da equipe paranaense. O título foi uma premiação e tanto ao esforço da equipe paranaense, que ao longo da campanha passou por adversários mais tradicionais. A conquista dará mais motivação aos paranaenses para o duelo deste sábado, contra o Tigre.

Nota Zero

A notícia não é boa para os torcedores do Grêmio e seguidores de Douglas. O meia de 35 anos voltou a sentir dores no joelho esquerdo, que passou por cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado. O jogador, que estava alternando fisioterapia e preparação física, pode precisar de nova cirurgia no local. A volta aos gramados ainda em 2017 se torna inviável.

 

 

Por Marco Búrigo 09/10/2017 - 08:36 Atualizado em 09/10/2017 - 08:37

Importante vitória

O Criciúma não estava bem na partida contra o Londrina, atrás do placar desde os 11 minutos, mas bastou empatar nos acréscimos da etapa inicial para mudar o panorama da partida. Se o Tigre foi dominado em quase todo o primeiro tempo, pelo menos conseguiu mostrar força para buscar a terceira virada na Série B. Foi a segunda vitória no comando do técnico Beto Campos e novamente saindo atrás do placar. Com 42 pontos, o Tigre pode agora arriscar mais na competição. A matemática de acesso aponta uma necessidade de mais sete ou oito vitórias. Para a fuga do rebaixamento falta apenas uma vitória.

Primeiro gol

O primeiro gol do Criciúma mudou o rumo da partida. Afinal aconteceu aos 46 minutos do primeiro tempo, quando os visitantes controlavam o confronto. Méritos do meia Alex Maranhão, que pressionou o zagueiro do Londrina, recuperou a bola e conseguiu concluir com categoria na saída do goleiro. A movimentação de Alex Maranhão fez a diferença a favor do Tigre.

Segundo gol

Se o primeiro tento foi determinante para o rumo da partida, o segundo gol do Criciúma foi o golpe de misericórdia. O Londrina voltou para o segundo tempo ainda atordoado pelo erro do zagueiro que originou o empate. Aproveitando o momento, o Tigre não demorou para virar. Logo aos quatro minutos, Lucão mostrou porque alcançou a fama de artilheiro.

Barreto ainda oscila

O volante Barreto ainda oscila bastante. Tem ótimas apresentações, mas na sequência sofre com a queda de produção. Contra o Londrina fez faltas desnecessárias e quase sempre esteve atrasado nos lances. Acredito que o problema do jogador esteja na parte física, que acaba atingindo no desempenho técnico.

Figueira ladeira abaixo

Foi mais uma atuação decepcionante do Figueirense. A derrota por 3 a 0, diante do Luverdense-MT, ficou até barato pelo que o time da Capital apresentou em Lucas do Rio Verde. O técnico Milton Cruz mais uma vez não enxergou os problemas da equipe e ficou sem corrigi-los durante a partida. O Luverdense-MT perdeu pelo menos outras cinco chances claras de gol.

Vitória na estreia

Sem a presença do principal destaque da equipe, o atacante Vinicius Júnior, o Brasil manteve a calma e conseguiu uma vitória de virada contra a Espanha, na estreia do Mundial Sub-17, disputado na Índia. Os brasileiros jogam novamente amanhã contra a Coreia do Norte.

Destaque A Tribuna

Vai um destaque positivo para os 2.660 torcedores do Criciúma que viram a vitória carvoeira diante do Londrina. Quase sempre são os mesmos apaixonados que marcam presença no Heriberto Hulse. Contra os paranaenses não foi diferente. Algo precisa ser revisto no clube para atrair novamente o público no Majestoso. Continuo achando que a mensalidade está com um preço fora dos padrões normais.

Nota Zero

A eliminação precoce do Criciúma no Campeonato Catarinense Sub-20 merece uma “Nota Zero” da coluna. Sofrer uma goleada de 4 a 1 diante do Figueirense, no CT do Bairro Cristo Redentor, foi uma grande decepção. Ficar em quinto lugar é quase um vexame, pela tradição do clube nas categorias de base. Menos mal que a vaga na Copa São Paulo 2018 foi garantida. É pouco!!

Por Marco Búrigo 10/10/2017 - 08:38 Atualizado em 10/10/2017 - 08:40

Jogos de “seis pontos”

Os próximos dois jogos do Criciúma são ainda mais decisivos para o futuro da equipe na Série B, em virtude de serem contra adversários que também brigam pelo acesso. Contra o Paraná, fora de casa, e o Vila Nova-GO, diante do torcedor, o time carvoeiro precisa de seis pontos para entrar de vez na briga pelo G-4. O desafio mais difícil será contra o embalado Paraná Clube, na sexta-feira, em Curitiba. O próximo adversário do Tigre vem embalado pelos últimos resultados. A vitória mais recente foi diante do Internacional de Porto Alegre, na Arena da Baixada, com público recorde.

Adversário embalado

Com o status de líder do returno da Série B, o Paraná terá casa cheia diante do Criciúma, no Durival Britto. O time paranista tem a melhor campanha do segundo turno da competição nacional. Nos últimos nove jogos, o Paraná obteve sete vitórias, um empate e apenas um tropeço.

Tigre é o quinto do returno

Já o Criciúma tem a quinta melhor campanha no returno. Até agora o Tigre venceu quatro jogos, empatou outros quatro e perdeu um jogo. O Tigre está com um aproveitamento de 59% no segundo turno. O empate contra o Figueirense, em pleno Heriberto Hulse, impediu uma aproximação maior ao G-4. Aliás, foram vários tropeços em casa.

Criciúma é o quinto visitante

Fugindo à regra, o Criciúma de 2017 colhe melhores resultados fora de casa do que diante do torcedor. Após a 28ª rodada, os números da Série B apontam o seguinte: o Tigre é o 11º colocado como mandante, e o quinto como visitante.

Internacional de São Defende desencanta

Após dois tropeços no começo do Regional da Larm, o Internacional de São Defende finalmente colheu o primeiro bom resultado. Contra o Meleiro, a equipe do técnico Nadinho venceu por 5 a 2, fora de casa, e subiu para a sétima posição, deixando pra trás Turvo, Lauro Müller e o próprio Meleiro, que agora é o lanterna.

Remanejamento

Com o adiamento dos dois jogos de domingo, por causa do mau tempo, o Regional da Larm terá a última rodada da primeira fase no dia 15 de outubro. As partidas entre Caravággio e Turvo, e Cocal do Sul e Metropolitano, foram remarcadas para o dia 12. No domingo seguinte teremos a definição dos oito classificados e o time rebaixado.

Los Hermanos

No caso de vitória hoje contra o Equador, a Argentina torce para que o Chile não vença o Brasil ou que haja um empate entre Peru e Colômbia, em Lima. A Argentina pode até tentar uma vaga na repescagem se empatar com o Equador. No entanto dependeria de uma combinação de resultados. Se perder, estará fora.

Destaque A Tribuna

Em nível de competitividade, o Brasil terá hoje o último jogo antes da Copa do Mundo da Rússia. À partir das 20h30min, contra o Chile, na Arena Palestra, o time de Tite tentará manter a invencibilidade com a atual comissão técnica. O goleiro Ederson deve ser a única novidade na escalação titular. Outros testes poderão ser feitos no decorrer do jogo. Concordo com o treinador, penso que é um jogo pra testar a capacidade do time titular.

Nota Zero

O Hercílio Luz decepcionou na primeira partida da final do Campeonato Catarinense da Série B. No último domingo, em Tubarão, a equipe tubaronense perdeu de virada, por 3 a 1, no Estádio Anibal Costa. O Leão do Sul terá de vencer a segunda partida por três gols de vantagem para conseguir o troféu. As equipes se reencontram no próximo domingo, no Domingos Machado Lima, no Oeste de Santa Catarina.

Por Marco Búrigo 11/10/2017 - 08:24 Atualizado em 11/10/2017 - 08:35

Alex Maranhão comemora sequência

Em dois anos de futebol catarinense, o meia Alex Maranhão comemora a boa fase no Criciúma. Em 2017, mesmo não sendo titular na maioria do tempo, o jogador é o artilheiro da equipe na temporada. Com o gol marcado na vitória contra o Londrina, Alex Maranhão chegou a 10 gols, somando os tentos feitos no Campeonato Catarinense e na Copa do Brasil. O jogador tem recebido uma grande oportunidade com a atual comissão técnica. Desde a chegada do técnico Beto Campos, Maranhão foi titular em três jogos, ficando fora de um por suspensão. Era nítido que o desempenho do jogador iria melhorar num esquema com dois meias. E assim está acontecendo. É disparado o melhor momento com a camisa do Tigre.

Raphael Silva de volta

O zagueiro Raphael Silva voltou aos treinos com o elenco do Criciúma, mas dificilmente será utilizado nas próximas rodadas pela comissão técnica. Foi muito tempo longe dos gramados, o que faz a comissão técnica ter um cuidado especial com o jogador. Outro motivo é a segurança que o zagueiro Nino tem passado ao sistema defensivo. Seria uma grande injustiça sacar o jogador de 20 anos. Nino já fez 18 jogos no Brasileiro.

Içara bem na Olesc

Içara prova que faz um dos melhores trabalhos do Estado no Caratê. Foram sete medalhas na Olesc, em Rio do Sul. O município colheu outras no Xadrez, que também é uma referência. Mas o grande show está sendo dado pelo Ciclismo, do técnico Gustavo Freitas, o Maninho. Teremos muitos pódios de Içara.

Destaque A Tribuna

A segunda meia Maratona de Criciúma, que vai ser realizada no dia 29 de outubro, ganhou um grande parceiro. A Caixa Econômica Federal entrou como um dos patrocinadores, dando aos organizadores mais tranquilidade na organização do evento. Mais de 1500 corredores devem participar da Meia Maratona.

Nota Zero

Os motivos já foram externados, mas não diminui a vergonha que Criciúma irá passar nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Será a menor delegação da história do município. Criciúma vai participar do Tiro, Bocha e Triathlon. A competição será disputada em Lages, de 3 a 11 de novembro. A promessa é ir com tudo no ano que vem. Será?

 

Tags: Tigre Futebol

Por Marco Búrigo 13/10/2017 - 08:30 Atualizado em 13/10/2017 - 08:31

Jogo duro em Curitiba

O desafio que o Criciúma tem hoje pode ser considerado o mais difícil do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe de Beto Campos não tem “gordura” para queimar, pensando em acesso, e terá como adversário o melhor time do returno. O Paraná jogará em casa, com o Estádio Durival Britto lotado, e com amplo favoritismo. O cenário é o mais complicado possível, embora a equipe carvoeira praticamente não tenha mais risco de rebaixamento. É jogo para o Tigre procurar a vitória, pois se tiver uma postura muito defensiva terá problemas diante de um adversário que vive o melhor momento da competição.

Para ficar perto do G-4

Uma vitória contra o Paraná irá significar uma aproximação do Tigre ao G-4, tendo na sequência mais dois jogos em casa. Se o Tricolor conquistar os três pontos em Curitiba ficará somente a quatro pontos da zona de acesso. Tropeços de Vila Nova-GO e Juventude também são bem vindos na rodada, que tem Oeste-SP e Ceará como confronto direto.

Pendurados

São pelos menos seis jogadores do Criciúma pendurados com dois cartões amarelos. Duas importantes peças do elenco tricolor estão na relação: os atacantes Lucão e Silvinho. O grupo carvoeiro terá que se preocupar seriamente com essa situação, pois não é nada bom perder jogadores desse calibre para os próximos jogos, que serão ainda mais decisivos.

Grande oportunidade

O lateral-esquerdo Marlon recebeu mais uma oportunidade como titular na equipe do Fluminense. Ontem, contra o Flamengo, o jogador relevado no Tigre foi escolhido pelo técnico Abel Braga para começar o clássico.

Pressão aumenta na Ressacada

O Avaí perdeu pela segunda vez seguida diante do torcedor, no estádio da Ressacada. Com o revés de 2 a 1, diante do Vasco, a preocupação do torcedor avaiano aumenta bastante. A equipe Azurra é agora a 18ª colocada, com 30 pontos. No domingo, o adversário será o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Surfe na França

O brasileiro Gabriel Medina fez uma boa estreia em Hossegor, na abertura da etapa da França do Circuito Mundial de Surfe. O campeão mundial de 2014 venceu a bateria e avançou direto à terceira fase. Já Adriano de Souza, o Mineirinho, precisou da repescagem para seguir vivo na disputa.

Destaque A Tribuna

Muito bom ver um jogador como o atacante Roger, do Botafogo, convocar a imprensa para anunciar que a cirurgia para a retirada de um tumor renal foi considerada um sucesso. Quanto alívio para os amantes do futebol e principalmente para os companheiros do clube carioca. O jogador projeta voltar aos gramados no último jogo do Fogão ainda nessa temporada.

Nota Zero

Mesmo anunciado pelo presidente Marciel Juvêncio, como novo técnico do Internacional de São Defende, Nadinho acabou não comandando a equipe na última rodada do Regional da Larm. Houve um desentendimento entre as partes, o que deixou o diretor do Colorado bastante decepcionado. Mesmo com essa turbulência, o Inter deverá se classificar à segunda fase e evitar o descenso.

Por Marco Búrigo 13/10/2017 - 22:36 Atualizado em 14/10/2017 - 00:04

Falhas de Luiz prejudicam o Tigre

Além de não suportar a melhor qualidade do Paraná Clube, o Criciúma cometeu erros graves que contribuíram para a nona derrota na Série B. O Tigre chegou a sair na frente com o meia Alex Maranhão, logo aos quatro minutos, em cobrança de falta, mas entregou de bandeja o empate para os donos da casa. Aos 14 minutos, o goleiro Luiz saiu mal do gol, permitindo o gol do zagueiro Iago Maidana. Antes do gol paranista, o Tigre também teve duas oportunidades de marcar o segundo gol, em lances com Alex Maranhão e Diego Giaretta. Faltou qualidade para ficar à frente do placar. O primeiro tempo já estava no finalzinho, quando o experiente Luiz cometeu mais uma falha infantil. Saiu mal do gol e colocou a mão na bola fora da área. Acertadamente, o árbitro expulsou o capitão carvoeiro.

Luiz foi acertadamente expulso pela arbitragem, prejudicando o Criciúma (Reprodução Sportv)

Lambança da arbitragem

Anda na etapa inicial, o goleiro Edson entrou na vaga do meia Caique. Na etapa final, com uma indisposição estomacal, Nino ficou no vestiário e deu vaga a Ianson. Logo no começo da etapa final, erradamente, a arbitragem anotou pênalti de Ianson, e depois voltou atrás na decisão. Depois do lance confuso, veio o gol de João Pedro, numa bela cobrança de falta.

Última mexida

A última mexida do técnico Beto Campos acabou com qualquer chance do Criciúma na partida. Cansado, Alex Maranhão saiu para a entrada de Caio Rangel, que não foi feliz mais uma vez. Maranhão era a única qualidade da equipe carvoeira na bola parada. Sem ele, o Tigre pouco fez na reta final do duelo. Agora, com 42 pontos, faltando nove jogos, a equipe não tem mais força para buscar o acesso. Resta vencer mais uma e garantir a permanência.

Por Marco Búrigo 16/10/2017 - 01:04

Superação é palavra de ordem no Majestoso

Somente na base da superação. É dessa maneira que o Criciúma terá que encarar o Vila Nova-GO, amanhã, no Majestoso, atrás da vitória que falta para a permanência na Série B do ano que vem. Mais um bom resultado e o Tigre mandará embora qualquer chance matemática de descenso. Porém, o número de desfalques do técnico Beto Campos complica ainda mais vida da equipe carvoeira. São cinco titulares suspensos: o goleiro Luiz, o lateral-esquerdo Diego Giaretta, o volante Barreto, e os atacantes Lucão e Silvinho. O treinador terá que quebrar a cabeça para montar o time.

Luiz tem crédito

As falhas do goleiro Luiz diante do Paraná comprometeram o Criciúma. Mas o torcedor carvoeiro também entende que o arqueiro tem bastante crédito, pois já salvou a equipe em diversas oportunidades. Fica o aprendizado. Até mesmo o jogador de 34 anos, um dos mais experientes do elenco tricolor, está sujeito a falhas. É do jogo e bola pra frente!

Goleiro de 34 anos tem bastante crédito com a torcida carvoeira (Foto: Fernando Ribeiro)

Velho problema do passe

Um problema crônico que vem acompanhando o Criciúma há algum tempo é o fundamento do passe. A equipe carvoeira erra muitos passes numa partida. Contra o Paraná Clube não foi diferente. Em diversas oportunidades, jogadores como Alex Maranhão, Silvinho e Caíque cometeram erros crassos. A impressão que fica é que o time treina pouco.

Bem na foto

Dona de duas medalhas de bronze na Paralimpíada Rio-2016, a mesa-tenista paralímpica Bruna Alexandre assumiu a segunda colocação do ranking mundial da modalidade, na Classe 10. Na lista divulgada pela Federação Internacional de Para Tênis de Mesa, a criciumense só aparece atrás da polonesa Natalia Partyka

Destaque A Tribuna

Será realizada hoje em Balneário Camboriú uma reunião para definir a fórmula de disputa do Estadual Não Profissional 2017. O Metropolitano de Nova Veneza irá representar a região Sul. A competição será disputada em Joinville, entre 2 e 5 de novembro. Além do América de Joinville, a competição contará também com o Carlos Renaux de Brusque e os classificados das Copas Oeste e Interligas.

Nota Zero

A Federação Equatoriana de Futebol lançou um comunicado explicando os atos de indisciplina de cinco atletas do elenco da seleção, durante a última data Fifa. Entre os citados, está o zagueiro são-paulino Robert Arboleda. De acordo com a nota, o defensor, juntamente com Enner Valencia, Joao Plata, Gabriel Cortez e John Cifuente abandonaram a concentração da seleção sem permissão.

Por Marco Búrigo 17/10/2017 - 22:16 Atualizado em 17/10/2017 - 22:20

A qualidade do elenco do Criciúma foi colocada à prova mais uma vez no Campeonato Brasileiro da Série B. Contra o Vila Nova-GO, com cinco desfalques, dependendo de um chute de Alex Maranhão ou de um lampejo de Caio Rangel, o Tigre literalmente não conseguiu jogar. Os goianos não fizeram força para vencer por 1 a 0, com gol de Alípio, aos 14 minutos do primeiro tempo. O time de Beto Campos não conseguiu produzir nenhuma jogada de ataque, que pudesse mudar o rumo da partida. O Tigre teve mais uma noite sem criatividade, muito prejudicado pela improvisação de Jocinei e pelas ausências de Lucão e Silvinho.

Tigre conheceu a 10ª derrota na Série B (Foto: Reprodução Sportv)

Depois do primeiro tempo, onde o Tigre chegou em apenas dois lances, o técnico Beto Campos mexeu no ataque. Pitbull saiu para a entrada de Kalil. Nada adiantou. O time carvoeiro continuou sem volume de jogo, mesmo com o recuo do adversário. Pouco antes do 30 minutos, a cartada principal do treinador do Tigre: Fabinho Alves na vaga de Dodi. Com o time mais ofensivo, os donos da casa partiram para o desespero, sem sucesso. Moisés, tardiamente, entrou no lugar do improdutivo Caio Rangel. O panorama continuou igual.

Agora, com 42 pontos, na nona posição, o Tricolor terá pela frente o Internacional, no sábado, às 16h30min, no Heriberto Hülse. A dificuldade será maior pela qualidade do adversário, mas o Tigre terá novamente a disposição jogadores como Luiz, Diego Giaretta, Barreto, Silvinho e Lucão.

Por Marco Búrigo 19/10/2017 - 10:08 Atualizado em 19/10/2017 - 10:34

Edson Gaúcho volta a acompanhar treino

A permanência de Edson Gaúcho está ameaçada no Criciúma. Apesar de o direto-executivo ter acompanhado o treino da equipe ontem no CT, o clima ainda não é dos melhores. Vazou alguns áudios numa rede social onde o próprio diretor afirmava estar fora do clube há algum tempo. Durante todo esse tempo em que ficou fora do clube, o diretor esteve viajando pela América do Sul atrás de reforços, segundo o presidente Jaime Dal Farra. Por telefone, conversei com o presidente Jaime Dal Farra, que negou a saída de Edson ou que estaria saindo da Gestão de Ativos. E é nesse clima que o Tigre terá que cumprir o compromissos finais do Brasileiro. Não podemos entrar no mérito sobre quem está certo ou errado, mas o grande responsável pela situação é o presidente. Somente o comandante do clube poderá contornar a situação para que não haja consequências negativas também para o ano que vem.

Edson Gaúcho tem uma relação estremecida com os jogadores do Tigre (Foto: Vitor Netto/Especial DN)

Clima insustentável

A permanência de Edson Gaúcho está ameaçada no Criciúma, e tudo indica que o presidente Jaime Dal Farra deverá oficializar a saída do diretor-executivo, logo após o término da Série B ou quando o Tigre estiver matematicamente salvo do rebaixamento. O clima é insustentável no departamento de futebol do Tigre. Não há um convívio saudável entre os jogadores e o diretor. Não podemos entrar no mérito sobre quem está certo ou errado, mas o grande responsável pela situação é o presidente Jaime Dal Farra. Somente o comandante do clube poderá contornar a situação para que não haja consequências negativas também para o ano que vem.

Tiro no pé

O estilo linha dura de Edson Gaúcho não foi bem aceito no grupo de jogadores do Criciúma. O ex-técnico Luiz Carlos Winck teve algumas discussões com o diretor por não concordar com a maneira que o Edson cobrava comportamento dos jogadores. Com a intenção de “pôr o time na linha”, a chegada de Edson Gaúcho teve um efeito contrário. A falta de sintonia imperou e o ambiente piorou. Foi um tiro no pé.

Mico dos micos

O grande contra-senso do jogo do Criciúma contra o Vila Nova foi o fato de o diretor-executivo Edson Gaúcho ter visitado o vestiário do time goiano, sendo que o profissional está “proibido” de fazer o mesmo no próprio clube. Sem dúvida, foi o “mico dos micos”.

Ex-Tigre é homenageado

O técnico Levir Culpi, ex-Criciúma, foi homenageado na Universidade de Pernambuco, onde se formou em Educação Física em 1977. Os colegas de classe surpreenderam o treinador com fotos antigas e uma camisa do Santos. Levir está com o Santos em Recife, onde encara hoje o Sport, na Ilha do Retiro.

E o Chico?

Roberto Cavalo está longe de ser uma unanimidade como treinador, mas em 2015 teve a coragem de lançar o garoto Marlon, com 16 anos na época, no profissional do Criciúma. Dois anos depois, Beto Campos chegou à conclusão de que Chico é inexperiente para jogar na Série B. Chico não tem mais idade júnior. Se não jogar agora, vai jogar quando?

Caminho do Metrô

O Metropolitano de Nova Veneza já sabe o caminho que terá no Campeonato Estadual de Amadores, em Joinville. O representante vai estrear no dia 3 de novembro, contra o campeão da Copa Oeste, que sairá do confronto entre Grêmio União de Iporã e Cometa de Itapiranga. No dia seguinte acontecerá a grande final. O campeão garantirá vaga no Sul Brasileiro de Futebol Amador.

Destaque A Tribuna

Ainda com 100% de aproveitamento, o Brasil não encontrou dificuldades e bateu Honduras por 3 a 0, pelas oitavas de final do Mundial sub-17, na Índia. Os gols da Seleção Brasileira foram anotados por Brenner, duas vezes, e Marcos Antônio. Agora, a equipe de Carlos Amadeu terá como adversária a Alemanha, que eliminou a Colômbia.

Nota Zero

Quem imaginou que depois das polêmicas envolvendo o nome do técnico Roberto Cavalo e as desavenças com Paulo Pelaipe em 2016, o Criciúma pudesse ter um desfecho de temporada ainda pior. Por tudo que está acontecendo nos bastidores do clube, vai uma “Nota Zero” para o Tigre.

Por Marco Búrigo 20/10/2017 - 10:46 Atualizado em 20/10/2017 - 10:50

Clima favorável ao Inter 

O clima estará favorável ao Internacional, para o jogo de sábado, às 16h30min, contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, em mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro da Série B 2017. O Colorado terá o apoio da torcida, que deverá tomar o espaço visitante do Majestoso. Sem falar na tranquilidade da equipe gaúcha na classificação. Mais três vitórias devem colocar matematicamente o Colorado na elite novamente. Por isso, o time de Guto Ferreira virá ao Sul de Santa Catarina com a “faca entre os dentes”. A falta de apoio do torcedor do Tigre também contribui para um cenário ainda mais favorável ao líder da competição. Em contrapartida, o Tigre voltará a estar completo, com todos os jogadores à disposição. Matemáticos apontam que o Tigre tem menos de 1% de chances para subir e um percentual parecido em relação ao descenso. A mobilização interna do Tricolor precisa ser diferente, para não deixar o clima de "final de feira" abater a equipe. 

Tigre é 16º em público 

O Criciúma tem a 16ª média de público da Série B, com 2.807 torcedores por partida. São números bem abaixo da tradição do Tigre em nível nacional. Será que teremos mais torcedores do Inter do que do Criciúma no jogo do final de semana??

Basquete Feminino de Criciúma

As meninas do Basquete da Satc estão disputando a fase final do Estadual Sub- A expectativa é fazer a grande final do evento. O trabalho da SATC na modalidade está sendo bem feito e a professoras Luana Minoto e Deise Bernardo da Silva pretendem levar a cidade ao lugar mais alto do pódio.

Caratê de Cocal do Sul

Com 11 medalhas conquistadas no Brasileiro de Caratê, disputado na Bahia, Cocal do Sul prova que o trabalho da modalidade está sendo bem executado. A equipe do professor Luís Boava é um dos orgulhos do município. 

Cinco vitórias fora de casa 

A vitória da Chapecoense contra o Atlético-MG foi a quinta fora de casa no Brasileiro da Série A. Mesmo com uma das piores campanhas como mandante, a Chape, assim como o Tigre na Série B, possui números melhores como visitante. Falta agora a confirmação da boa fase com uma vitória em casa, no domingo, contra o Fluminense.  

Destaque A Tribuna 

Vadão, ex-técnico do Criciúma, iniciou a segunda passagem pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino com uma vitória. Ontem, a equipe brasileira derrotou o México por 3 a 0 na primeira rodada da Copa CFA Yongchuan, na China. Com gols de Marta, Bruna e Bia, todos anotados na segunda etapa, o Brasil saiu vencedor do duelo. Na próxima rodada, marcada para às 6h (de Brasília) do sábado, a equipe de Vadão volta a campo para enfrentar a seleção da Coréia do Norte. 

Nota Zero

A decepção do presidente do UFC Dana White, com Jon Jones, após mais um caso de doping parece não ter fim. Enquanto o lutador ainda aguarda a audiência e trabalha para provar a inocência, o dirigente segue lamentando o ocorrido com o ex-campeão dos meio-pesados. A frustração é tão grande que ele considera o americano "o maior desperdício de talento da história dos esportes".

Por Marco Búrigo 13/11/2017 - 14:06 Atualizado em 14/11/2017 - 13:10

Ouça o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 13. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Capitão Itá, Plácido Pizetti e Márcio Campos Neves. 

Os debatedores comentaram a possibilidade de o técnico Roberto Cavalo voltar ao Tigre. A Série A também foi abordada, e houve tempo para uma avaliação da reforma trabalhista. 

 

Por Marco Búrigo 14/11/2017 - 22:57 Atualizado em 14/11/2017 - 23:45

Diversos fatores contribuíram para que o Crciúma tivesse um desempenho de Série C, na reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. Faltou motivação por não ter mais chance de acesso. Teve também a falta de ambição por não estar mais com o perigo eminente do rebaixamento. Mas o que mais chamou atenção ainda foi a falta de qualidade do elenco do Criciúma. O jogo desta terça-feira, dia 14, contra o Náutico-PE, expôs mais uma vez a pouca qualidade do time carvoeiro.

Os laterais não apoiam, o meio-campo não tem criatividade e o ataque é inoperante. Quem acaba salvando a equipe na maioria das vezes é o goleiro Luiz. A situação piora quando entra alguém do meio-campo. O Tigre teve 12 jogadores no banco de reservas contra o Náutico-PE, mas nenhum conseguiu entrar e mudar o rumo da partida. Lamentável.

Abaixo da crítica

Um futebol "sofrível", diria até ridículo para um time da tradição do Criciúma. Perder para o lanterna ABC-RN, e só empatar em casa contra o vice-lanterna Náutico, é o desfecho de temporada mais melancólico possível para o Tigre.

Se fizéssemos uma avaliação bem criteriosa do elenco do Tigre, poucos jogadores mereceriam permanecer no Majestoso. Mas esse é um assunto para o departamento de futebol do clube. Por isso, penso que além de contratar um técnico, o presidente Jaime Dal Farra deve acertar o quanto antes com um diretor-executivo. O fato é que Emerson Almeida ainda não possui a bagagem necessária para assumir sozinho o futebol do Tigre. 

Menor público da temporada

Criciúma e Náutico-PE recebeu o menor público da temporada no Majestoso: 1465 torcedores. O público de sábado, dia 18, na partida contra o Ceará, não deverá passar desse mesmo patamar. O empate em 0 a 0 contra o Náutico-PE deixou o Tigre na décima posição, com 47 pontos, sem mais qualquer risco de rebaixamento.

Tigre e Náutico-PE fizeram um jogo fraco tecnicamente (Foto: Caio Marcelo)

O Criciúma volta a campo no sábado, dia 18, contra o Ceará, mais uma vez no Heriberto Hülse. A despedida do ano é no dia 25, contra o Brasil-Pe, em Pelotas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito