Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Vitor Rizzatti 14/08/2022 - 18:00 Atualizado em 14/08/2022 - 18:09

Certamente, o Palmeiras de Abel Ferreira, caminha a passos largos para entrar na lista dos melhores times em toda a história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. A saber, o Palmeiras está na liderança com 48 pontos e com 73% de aproveitamento. No próximo domingo (21), o Palmeiras enfrenta o Flamengo, pela 23ª rodada do Brasileirão Série A. Portanto, vamos relembrar os melhores aproveitamentos nos pontos corridos.

1 - Flamengo (2019) - 78,9% de aproveitamento

Finalmente, o clube Rubro-negro conseguiu reforçar praticamente todo o elenco, fazendo grandes contratações e trazendo peças pontuais. O Fla montou um super time com Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. A equipe somou 90 pontos, marcou 86 gols, com apenas quatro derrotas e 28 vitórias. Por fim, não menos importante, não podemos esquecer do treinador português Jorge Jesus, que revolucionou o futebol brasileiro com seu estilo perfeccionista, tático e técnico.

palmeiras

2 - Corinthians (2015) - 71% de aproveitamento

O Corinthians de Tite certamente não tinha super craques como o Flamengo de 2019, no entanto a equipe era muito eficiente. Comandada por Renato Augusto e Jadson, o Timão fez 81 pontos e contribuiu na ida de Tite para a Seleção Brasileira.

3 - Cruzeiro (2014) - 70% de aproveitamento

O Cruzeiro já tinha sido campeão brasileiro no ano anterior. Entretanto, a campanha do bi campeonato foi ainda melhor, com 80 pontos e 67 gols marcados, quatro a mais do Palmeiras de 2016. Destaques para os meias Ricardo Goulart e Everton Ribeiro.

4 - Palmeiras (2016) - 70% de aproveitamento

No ano de 2016, o Palmeiras revelou Gabriel Jesus para o mundo do futebol. Aquela conquista encerrou o jejum de 22 anos sem levantar o troféu da Série A. Vale destacar também, que a rivalidade com o Flamengo só aumentou, após provocações dos jogadores do Palmeiras aos flamenguistas.

5 - São Paulo (2006) - 68% de aproveitamento

Após conquistar a Libertadores e Mundial em 2005, o São Paulo levantou o tetra campeonato brasileiro, comandado por Muricy Ramalho. Posteriormente, o tricolor paulista viria ser campeão brasileiro de 2007 e 2008.

Por Vitor Rizzatti 23/07/2022 - 09:19 Atualizado em 23/07/2022 - 09:40

Após o jogo entre Atlético-MG e Flamengo pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o atacante Gabriel Barbosa fez mais uma de suas provocações. De antemão, em uma entrevista, Gabigol afirmou que o Galo iria conhecer o inferno no Maracanã.

Assim, acabou gerando um certo desconforto por parte dos atleticanos e inflamando a torcida Rubro-negra. Contudo, esse tipo de provocação está cada vez mais em extinção. Portanto, além de Gabigol, vamos relembrar as provocações mais marcantes do futebol brasileiro.

Romário x Edmundo

Uma das maiores duplas de ataque do Brasil e do mundo, Romário e Edmundo protagonizaram uma certa rivalidade no Vasco. Em um lance de pênalti contra o Bangu, foi o suficiente para gerar uma briga entre eles. Romário foi para a cobrança e perdeu a oportunidade de marcar. Após a partida soltou uma frase marcante.
"Agora a corte está toda feliz: o rei, o príncipe e o bobo", provocou o baixinho

 

Márcio Braga x Tevez

Em 2005, o Flamengo tinha um dos piores elencos de todos os tempos e brigava contra o rebaixamento. Assim, antes da partida entre Flamengo e Corinthians, o ex-presidente Márcio Braga provocou o atacante argentino Carlitos Tévez, duvidando da sua qualidade técnica.
 
Por fim, o coringão venceu pelo placar de 3 x 1, com show de Tévez e direito de respostas por conta das provocações.
Em 2002, Robinho e Diego estavam encantando o futebol brasileiro. Entretanto, o meia Diego, após o seu gol, foi simplesmente comemorar em cima do escudo do São Paulo, em pleno Morumbi, causando revolta dos jogadores e principalmente de Fábio Simplício, ex-jogador do tricolor.

 

Edilson x Palmeiras

Certamente, o auge da rivalidade entre Corinthians e Palmeiras aconteceu em uma partida do Paulistão de 1999. Com o título do Timão garantido, o capetinha Edílson resolveu fazer embaixadinhas para provocar o Verdão e gerar uma briga.

 

Por Vitor Rizzatti 10/07/2022 - 13:19 Atualizado em 10/07/2022 - 13:35

A cada ano que passa, surgem novas promessas no futebol brasileiro. Historicamente, tivemos grandes nomes como Pelé, Zico, Romário, Ronaldo, Neymar e Cia. Enfim, a lista é imensa. Contudo, vamos relembrar os principais nomes do futuro.

Confira as principais promessas para ficar de olho:

Lázaro (Flamengo)

Primeiramente, podemos destacar o jovem atleta de 20 anos que foi decisivo na Seleção Brasileira Sub-17, no título da Copa do Mundo de 2019. No Flamengo, Lázaro começou a ganhar destaque com o antigo treinador do clube, o português Paulo Sousa. Assim, na atual temporada, o atacante soma quatro assistências e dois gols em 13 jogos. Certamente, estará na próxima renovação da Seleção Brasileira.

Marcos Leonardo (Santos)

Mais uma das grandes promessas do Santos, Marcos Leonardo tem apenas 18 anos e é titular absoluto do Peixe. Apesar da pouca idade, o camisa 9 conta com 96 jogos entre base e profissional, marcando 26 gols. Portanto, além do clube paulista, o artilheiro já aparece na lista da seleção sub-20.

Pablo Maia (São Paulo)

A safra de Cotia revela mais um jogador. Além de Kaká, Antony, Lucas, entre outros, o nome da vez é Pablo Maia. No paulistão, o ídolo e técnico Rogério Ceni, puxou o atleta para compor o elenco profissional e não decepcionou. Com gols e assistências, Maia contribuiu para a campanha até a final, sendo a principal revelação do torneio e uma das maiores promessas dos últimos anos.

Giovani (Palmeiras)

Recentemente, o Verdão revelou Gabriel Jesus, onde teve seu destino traçado para o Manchester City. Portanto, além de Jesus, o Palmeiras revelou nomes como Danilo, Gabriel Verón e Patrick de Paula. Mais um garoto que está pronto para brilhar, aos 18 anos, a joia tem tudo para escrever uma linda história. Um dos clubes interessados, é o Ajax, da Holanda.

Por fim, vale destacar outros atletas, como Endrick de apenas 15 anos, atleta do Palmeiras, Igor Paixão (Coritiba), Adson (Corinthians), Matheus Nascimento (Botafogo), entre outros. A nova geração promete e muito.

Por Vitor Rizzatti 01/07/2022 - 08:05 Atualizado em 02/07/2022 - 15:50

Nesta quinta-feira (30), foi celebrado os 20 anos do quinto título mundial da Seleção Brasileira, na cidade de Yokohama, no Japão, contra a Alemanha pelo placar de 2 x 0. O que você estava fazendo nesse dia? Muitos de nós éramos crianças, assistindo pela primeira vez uma Copa do Mundo. Entretanto, no outro lado do mundo, Ronaldo estava marcando oito gols na competição, entre eles dois na grande final, desafiando os médicos que afirmavam que ele nunca mais jogaria futebol.

A princípio, no ano de 1999, quando jogava na Inter de Milão, o atacante sofreu uma lesão no joelho direito, tirando dos gramados por cinco meses. No seu retorno, no ano de 2000, mais uma lesão muito parecida, obrigou o atleta ficar parado por mais 15 meses. Porém, Ronaldo foi convocado para aquela copa pelo técnico Felipão, sem o craque ter atuado ao menos 19 jogos, o que deixou muitos torcedores desconfiados e preocupados. Por outro lado, ele era o fenômeno certo?

E os outros craques?

Está claro que Rivaldo e Ronaldo foram os protagonistas para conquistar a tão sonhada e improvável taça, mas e os outros craques? A defesa contava com nomes insubstituíveis, como Marcos no gol, a zaga tinha Roque Júnior, Edmilson e Lúcio. Nas laterais dois jogadores eficientes e fantásticos, formando para muitos a melhor dupla de laterais de todos os tempos, Cafú e Roberto Carlos.

Do mesmo modo, vale destacar a qualidade do experiente volante Gilberto Silva e a juventude de Kleberson, substituindo Emerson que acabou se lesionando no treino. Por fim, a seleção ainda contava com Ronaldinho Gaúcho, que até então não  era nem de perto aquele gênio que destruiria no Barcelona, mas fez uma grande Copa do Mundo, principalmente no jogo contra a Inglaterra, fazendo um gol e dando uma assistência.

Brasil conquistando o mundo

Antes da bola rolar, o jogo já parecia ser do Brasil. A torcida brasileira e os  japoneses já faziam a festa fora do estádio. Quando o duelo começou, Felipão talvez se surpreendeu pela mudança da equipe alemã comandada pelo técnico Rudi Völler, conseguindo armar um time diferente dos jogos anteriores. Porém, não foi suficiente para marcar Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, entre outros.

Era um craque para cada posição, literalmente. Pelo lado brasileiro, cinco grandes chances criadas, três de Ronaldo e duas de Kléberson. Por outro lado, a Alemanha teve chances com um chute de falta do Neuville, obrigando Marcos a fazer uma defesa que se tornou emblemática.

Mas aí veio a falha crucial de Oliver Kahn, que naquela ocasião foi escolhido o melhor jogador da Copa do Mundo. Enfim, dois gols de Ronaldo fenômeno, coroando a sua persistência e vontade de vencer. Brasil pentacampeão mundial de futebol. Sendo assim, a equipe comandado pelo técnico Luis Felipe Scolari, terminou com sete vitórias em sete jogos e 18 gols marcados.

 

Por Vitor Rizzatti 08/06/2022 - 10:02 Atualizado em 08/06/2022 - 11:20

Na última segunda-feira (6), a Seleção Brasileira venceu o Japão pelo placar de 1 x 0 com gol de pênalti de Neymar e segue a preparação para a Copa do Mundo. Em síntese, o próximo jogo do Brasil será em setembro, contra a Argentina, partida adiada das eliminatórias da América do Sul. Naquela ocasião, a Anvisa entrou em campo e retirou quatro jogadores argentinos que teriam entrado no país de forma irregular.

Em busca do time ideal, Tite tem deixado a desejar no quesito oportunidades. Junto com sua comissão técnica, se defendem de críticas por parte da imprensa e torcedores ao dizer que os treinos também são parte importante de analisar outros jogadores. Porém, Tite admitiu que as transformações não serão completas.

"Manter padrão e dar sentido de organização para a equipe. Quando não tem sentido de organização, você não está dando oportunidade, está jogando atleta para dentro de campo. A gente procura ajustar. Também queremos oportunizar, mas em cima do que os jogadores fazem no clube e aqui na Seleção", disse o técnico.

Questionado sobre a não convocação de Raphael Veiga, o técnico respondeu. Me diz quem eu tiro também. Só podem 23 ou 26. Só dizem que eu tenho que convocar, mas não dizem quem eu tenho que tirar", brincou Tite ao responder a pergunta sobre o porque não vem dando chances ao meia palmeirense, que vem sendo um dos artilheiros da equipe do técnico Abel Ferreira na temporada. Danilo, volante do Palmeiras, é visto também com bons olhos no Brasil.

Além de Danilo e Raphael Veiga, a safra possui jovens e talentoso atletas.

Vinicius Junior - Atacante (Real Madrid)

Autor do gol decisivo do Real Madrid na Champions League, Vini Jr é forte candidato a ser um dos titulares na Copa do Mundo.

Gabriel Magalhães - Zagueiro (Arsenal)

Aos 24 anos, o jogador que foi revelado pelo Avaí, atualmente está no Arsenal e é titular absoluto no clube inglês. Zagueiro moderno, que sabe sair jogando e possui um bom passe. Na temporada 21/22, atuou em 39 jogos e marcou cinco gols.

Rodrygo - Atacante (Real Madrid)

O jovem atacante foi decisivo nos jogos da Champions League, marcando principalmente dois gols na semifinal contra o Manchester City. Na atual temporada, foram 49 jogos, 25 como titular.

Martinelli - Atacante (Arsenal)

Revelado pelo Ituano na Copa São Paulo, logo despertou interesse do Arsenal da Inglaterra. Aos 20 anos, o jogador está no radar de Tite e vem fazendo boas atuações. No último amistoso, entrou no final da partida. Na temporada são 29 jogos, seis gols e seis assistências.

Por fim, faltam 165 dias para o início da Copa no Catar. O calendário apertado também dificulta a ánalise da comissão técnica, a prova de fogo será contra a Argentina.

 

Por Vitor Rizzatti 31/05/2022 - 10:34 Atualizado em 31/05/2022 - 11:19

No último sábado (28), em um jogo contra o Liverpool, no Stade de France, na final de Champions League, o gol do 14º título do Real Madrid foi de Vinicius Junior. Felicidade para alguns, tristeza para outros.

"Sou a pessoa mais feliz do mundo. Não tenho noção ainda do que estou vivendo, do gol que fiz no maior time do mundo, na maior competição do mundo", afirmou Vinicius.

As críticas se tornaram desrespeito, atos racistas e as humilhações vindo por toda parte foi de uma crueldade sem tamanho.

"Vini Jr é burro, ele não sabe tirar do goleiro, não sabe fazer gol", declarou o ex atacante Luizão.

Muitos afirmavam que ele seria emprestado para clubes menores da Espanha e que em breve retornaria para o futebol brasileiro. Frequentemente, Vinicius ouvia as mesmas críticas desde quando foi contratado em 2018 pela equipe espanhola, ainda um jovem de 18 anos. A finalização era um fundamento que claramente precisaria melhorar. Temporada a temporada, a jovem promessa foi aperfeiçoando sua qualidade, e foi na chegada do técnico italiano, Carlo Ancelotti que Vini ganhou seu espaço.

Não era apenas por ele ser “pobre“ e vir de uma classe menos favorecida. É difícil para muitos demonstrar felicidade nas conquistas de outras pessoas. Vinicius Junior apanhou quieto, foi se alimentando das críticas e a vontade de vencer, e ele venceu. De São Gonçalo e Gávea para o mundo.

 

Por Vitor Rizzatti 28/05/2022 - 13:32 Atualizado em 28/05/2022 - 13:55

Em 2018, na final da Champions League, em uma disputa com Sérgio Ramos, zagueiro do Real Madrid, Salah levou a pior e deslocou seu ombro que não apenas o tirou do restante da final, como comprometeu seu rendimento na Copa do Mundo. Quatro anos depois daquela final que terminou com a vitória dos espanhóis, o craque egípcio volta a encontrar os antigos rivais e já deixou claro que tem "contas a acertar".

"Quando fui substituído, foi o pior momento da minha carreira. Fiquei muito chateado naquela época, sendo que vinha de uma temporada muito boa. Nunca tive uma sensação ruim como aquela no futebol", afirmou Salah.

Já o técnico do clube inglês, Jürgen Klopp, não manteve o discurso de revanche. " Não gosto de falar em vingança, mas entendo ele. É um jogo de altíssimo nível", disse o alemão.

A bola rola hoje (28) , a partir das 16h, em Paris, no Stade de France.

 

 

 

 

 

Por Vitor Rizzatti 25/05/2022 - 13:31 Atualizado em 25/05/2022 - 14:41

Nesta terça-feira, 24, o clube carioca venceu o Sporting Cristal pelo placar de 2 a 1, partida válida pela última rodada da 1ª fase da Libertadores, garantindo a melhor campanha na fase de grupos da Copa Libertadores da América de toda sua história e avançou às oitavas de final com 16 pontos.

Mas tudo isso ficou em segundo plano. Hugo falhou mais uma vez com um chute cruzado no final do jogo, e foi muito vaiado por quase 40 mil torcedores presentes no Maracanã. Paulo Sousa, atual técnico do Flamengo, vê os erros como "naturais" e acredita no crescimento do atleta.

" No meio de qualquer esporte existem falhas. Procuramos sempre melhorar para caminharmos próximos da perfeição. É algo que procuramos estabilizar, com ele e todos os outros jogadores. Procurar dar confiança para tomarmos as melhores decisões. Ele, sendo um goleiro de 23 anos, está em um processo de crescimento" destacou Paulo Sousa.

A saúde mental de qualquer ser humano está acima de tudo. De Hugo não é diferente. Um esporte como o futebol, dinâmico e intenso, as cobranças as vezes passam dos limites. Alguns casos de jogadores sendo ameaçados de morte já vieram à tona. O mais famoso deles foi do zagueiro Escobar da Colõmbia, na Copa de 94, nesse caso ele não sofreu ameaças, e sim foi morto por causa do gol contra que "tirou" a Colõmbia do Mundial. Os lados extremos no futebol existem, quer você queira, ou não.

Para o bem de todos atletas, clube e torcida, a partir de agora, Hugo deveria voltar para o banco de reservas, buscando seu melhor rendimento, tanto físico, técnico e psicologicamente falando.

Escobar foi morto por causa do gol contra que "tirou" a Colômbia do Mundial. ... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rafael-reis/2020/05/21/zagueiro-colombiano-foi-morto-por-gol-contra-na-copa-94-verdade-ou-lenda.htm?cmpid=copiaecola
Por Vitor Rizzatti 17/05/2022 - 10:27 Atualizado em 17/05/2022 - 12:34

O Palmeiras como nos últimos anos, vem fazendo mais uma campanha histórica com 100% de aproveitamento, em contra partida, o estreante América-MG caminha a passos largos para a eliminação. Corinthians e Flamengo podem selar a vaga para as oitavas de final já nessa semana.

Confira as situações dos outros clubes brasileiros:

Fortaleza

Mais um estreante na maior competição da América do Sul, o Fortaleza conseguiu parar o temido River Plate em seus domínios, mas ainda não é suficiente. Sabemos que no futebol nada é impossível, e a tarefa do time comandado por Vojvoda teoricamente é simples, ganhar os dois jogos fora que restam, contra Alianza Lima e o Colo-Colo. O desafio começa nesta quarta-feira, às 23h contra o time peruano.

Red Bull Bragantino

O clube paulista serve como roteiro digno de Oscar. Um investimento milionário que começou na Série B de 2019, com o sonho de se tornar uma potência e figurar entre os maiores do Brasil, se tornou realidade em 2022. O Bragantino disputa sua primeira Libertadores da história. O grupo conta com três campeões da Libertadores: Estudiantes e Velez, da Argentina, e Nacional do Uruguai. Caso faça o papel de casa contra o Estudiantes, a equipe Paulista somará 8 pontos na competição e dependerá apenas de suas forças para a classificação da próxima fase. Um empate contra o Nacional favorece o Massa Bruta.

Athlético-PR

A contratação de um técnico pentacampeão sempre será impactante. Felipão, que foi campeão da Libertadores em 99 com o Palmeiras, e 95 com o Grêmio, agora tem a missão de comandar o furacão em busca do seu terceiro título na América do Sul, já que em 2018 e 2021, o Athlético-PR ganhou a sul-americana. Mais um clube brasileiro que depende só de si para a classificação, o furacão precisa vencer o Caracas e Libertad em casa. Em situação de derrota, pode significar uma eliminação precoce.

 Atlético-MG

O clube mineiro, é um dos candidatos ao título. Se vencer o Indepediente Del Valle em casa, carimba a vaga para as oitavas de final.

 

 

 

 

Por Vitor Rizzatti 09/05/2022 - 16:23 Atualizado em 09/05/2022 - 17:22

Após um 2021 sem títulos importantes, a diretoria do Flamengo prometou uma reformulação e começou por um treinador chamado Paulo Sousa. O técnico português chegou ao Rio de Janeiro sob olhar de otimismo dos rubro-negros, pois Paulo largou a seleção polonesa e a chance de disputar uma Copa do Mundo.

Ao pisar no Ninho do Urubu, o comandante se deparou com peças de extrema qualidade, porém já envelhecidos, comparando com o elenco de 2019 que ficou na história. Craques como Diego Alves, Filipe Luís, Diego Ribas e Everton Ribeiro já não rendem como antes. Além disso, Gerson, Pablo Mari e Rafinha deixaram o plantel. Em e 2020 e 2021 o Flamengo trouxe bons reforços para repor as ausências, como Thiago Maia, Andreas Pereira, Pedro e David Luiz. Até aqui poucos convenceram o investimento, em exceção de Pedro.

Em 24 partidas no Flamengo, Paulo Sousa venceu 14, empatou seis e perdeu quatro. Contra times da Série A, a história já é outra, são 10 partidas, duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de apenas 33%.

Acima dos números, está o futebol mal praticado. Algumas questões pesam contra o português, como a indefinição quanto o goleiro titular, alternando entre Santos e Hugo Souza, a defesa falhando em todos jogos, a insistência em colocar Arão como zagueiro, a demora de colocar Pedro em jogos importantes, e os rodízios de jogadores, sem ter um time titular definido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Vitor Rizzatti 29/04/2022 - 16:17 Atualizado em 29/04/2022 - 16:41

As vitórias de Corinthians e Flamengo na Libertadores nesta semana foram ofuscadas por atos racistas cometidos por "torcedores" argentinos e chilenos.

"Repudiável", esse foi o termo usado por um jornal argentino em relação ao torcedor do Boca imitando um macaco no intervalo do jogo entre Corinthians e Boca Juniors, válido pela 3ª rodada da Libertadores.

Independente das câmeras instaladas em todo estádio, os atos continuam frequentes. Logo depois de pagar a fiança, Leonardo Ponzo foi até as redes sociais e ironizou postando um emoji de macaco. Ponzo foi acompanhado por oficiais do consulado argentino até o aeroporto para embarcar de volta a seu país de origem.

 
Por Vitor Rizzatti 20/04/2022 - 02:00 Atualizado em 20/04/2022 - 09:04

Com a eliminação precoce do Paris Saint-Germain para o gigante Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões, todo planejamento do clube francês foi alterado e o principal objetivo, a conquista da tão sonhada Champions League ficou para a próxima temporada.

Neymar, dono do maior salário do país, recebe mais de 4 milhôes de euros por mês (equivalente a 20 milhões de reais. O atacante vive uma conturbada relação com torcedores e imprensa.

Apesar da boa fase com sete gols nos últimos cinco jogos, os jornais pouparam elogios e cobraram mais desempenho no quesito disciplina do nosso camisa 10. A cobrança gira em torno do temperamento do craque nas partidas e pelo excesso de cartões amarelos, foram três nos últimos quatro jogos.

Na atual temporada, Neymar tem 24 jogos pelo PSG, 11 gols marcados e seis assistências. Mbappé, principal destaque da equipe, soma 21 gols.

Continuamos com as chamas acesas de esperanças com o tão esperado título mundial que não vem há exatos 20 anos, e que Neymar siga com sua evolução constante, se cuidando fisicamente e principalmente com sua saúde mental.

Por Vitor Rizzatti 14/04/2022 - 11:15 Atualizado em 14/04/2022 - 11:31

Apedrejamento em ônibus de Bahia e Grêmio, invasão de torcedores no CT do Flamengo, ameaças de morte ao goleiro Cássio do Corinthians e seus familiares. Por essas e outras, está cada vez mais claro que o futebol se tornou algo doentio por parte de alguns "torcedores".

"Espero que a justiça seja feita", destacou Cássio. Por meio das suas redes sociais, o goleiro se manifestou diante das ameaças de morte em razão das suas falhas nos últimos jogos. O episódio esquentou depois de protestos de torcedores por cobranças extremas.

Cássio ainda desafiou os torcedores para enviarem vídeos sobre momentos que faltou profissionalismo e tenha sido vagabundo, um termo que foi usado nas manifestações. Das mais variadas críticas por parte da torcida alvinegra, uma delas é que o camisa 12 faz parte  da "panela" dentro do elenco para queimar o treinador português Vitor Pereira. Apenas mais um dos capítulos lamentáveis do futebol.

O goleiro tem 564 jogos pelo Corinthians, com ínumeros titúlos, entre eles uma Libertadores e um Mundial de Clubes.

 

 

Por Vitor Rizzatti 08/04/2022 - 11:30 Atualizado em 08/04/2022 - 11:40

O técnico Tite já deixou claro que vai deixar a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo no Catar final de ano, independentemente se vir o hexa ou não. Segundo os principais jornais da Europa, a CBF ofereceu 12 milhões de euros por ano (R$ 62 milhões na cotação atual) para Pep Guardiola, atual treinador do Manchester City e que fez história no maior Barcelona de todos os tempos. Caso Guardiola aceite a proposta, será o treinador de seleção mais bem pago no mundo.

Em uma recente entrevista, Pep deu a seguinte declaração: "O Brasil tem muitos bons treinadores brasileiros que devem treinar a Seleção e fim de papo". Assim despistou sobre uma possível vinda.

Só para se ter uma ideia, no time inglês Guardiola recebe 22 milhões de euros por ano, praticamente o dobro oferecido pela CBF. A mentalidade vencedora e ofensiva do treinador espanhol sempre foi sonho de consumo de todos torcedores brasileiros e quem sabe está próximo de virar realidade.

Por Vitor Rizzatti 30/03/2022 - 13:35 Atualizado em 30/03/2022 - 13:41

Nesta terça feira, 29, o Brasil venceu a Bolívia pelo placar de 4 a 0 e finalizou sua participação com chave de ouro nas Eliminatórias para a Copa do Catar em novembro. Esse confronto tinha um ingrediente especial, a seleção comandada por Tite se tornou a primeira equipe que fez 48 pontos em toda história dos jogos de eliminatórias na América do Sul, superando a Argentina em 2002. São números incontestáveis, 17 jogos, 14 vitórias e três empates, com 40 gols marcados e apenas cinco sofridos. Mas será que é suficiente para enfrentar as seleções da Europa em alto nível lá em novembro? O recente histórico não é nada vantajoso.

A seleção pentacampeã do mundo, de 2006 até 2018, teve eliminações melancólicas, e posso citar duas copas que me marcaram negativamente.

COPA 2006

Brasil x França - O resultado em si por 1 a 0 não foi nada humilhante, perdemos para uma seleção de Zidane e Thierry Henry que estava no auge da sua carreira. O grande problema foi o desperdício de ter uma das melhores seleções de todos os tempos. Nossa seleção canarinho tinha um craque pra cada posição, literalmente, quem no mundo tinha nomes como Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo? O famoso quarteto mágico, mas infelizmente não vingou.

COPA 2014

Alemanha e Mineirão, essas duas palavrinhas causam um verdadeiro mal estar entre nós brasileiros, palavras essas que tem muito em comum, pois foi na Copa do Brasil, no Mineirão, diante da poderosa Alemanha, que tivemos o maior vexame em copas de toda a história, aquele placar famoso de 7 a 1. Como dizia o Galvão Bueno, “lá vem eles de novo".

Falta muito para apontar um grande favorito, afinal temos pela frente mais de sete meses para o pontapé inicial da Copa no Catar. Jogadores que estão em alto nível atualmente, podem chegar abaixo do esperado e vice versa. A seleção parece estar desenhada na cabeça do Tite, faltando uma peça a ser definida aqui ou ali, cabe a nós ter a esperança que dias melhores virão, e que nossa equipe consiga superar as expectativas e se tornar a primeira seleção hexacampeã mundial. 

Por Vitor Rizzatti 18/03/2022 - 14:47 Atualizado em 18/03/2022 - 14:50

Apenas um pode ir para a Copa do Mundo do Catar final do ano: Itália ou Portugal. A Itália segue em busca da sua 19ª participação em Copas e tenta fugir de mais um vexame, sendo que no Mundial da Rússia em 2018 ficou de fora. Portugal tem apenas 7 participações em mundiais e pode ser a última de Cristiano Ronaldo em caso de classificação.

O confronto mais esperado da repescagem destaca os dois últimos campeões da Euro, dos craques Cristiano Ronaldo e Jorginho. Antes disso, os portugueses terão de eliminar a Turquia e os italianos a Macedônia do Norte na semifinal.

Datas e horário da semifinal

Portugal x Turquia - 24/03 às 16:45

Itália x Macedônia - 24/03 às 16:45

As finais estão marcadas para o dia 29/03 no mesmo horário.

Veja os outros confrontos

Chave A: Escócia x Ucrânia / País de Gales x Áustria

Chave B: Suécia x República Tcheca

Polônia avança uma etapa e Rússia banida

Na Chave B, a Rússia jogaria contra a Polônia do craque Lewandowski, porém a FIFA, entidade máxima do futebol, tomou uma decisão em conjunto com Uefa, proibindo os russos de disputarem as Eliminatórias, e assim ficará de fora da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022. Com isso os poloneses enfrentarão o vencedor que sairá entre Suécia e República Theca. Essa é só mais uma das sanções impostas pela FIFA, reflexo da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Confira a lista de todos classificados até aqui

- Alemanha

- Dinamarca

- Brasil

- França

- Catar

- Bélgica

- Croácia

- Sérvia

- Espanha

- Inglaterra

- Suiça

- Holanda

- Argentina

- Irã

- Coréia do Sul

Faltam 248 dias para a Copa do Mundo 2022.

Por Vitor Rizzatti 11/03/2022 - 07:15 Atualizado em 11/03/2022 - 17:39

No último sábado (5), em uma partida válida pelo Campeonato Mexicano, Querétaro e Atlas faziam uma disputada partida. Consideradas rivais, as duas torcidas organizadas cometeram se não mais, uma das maiores tragedias do futebol mundial. As primeiras informações eram de ao menos 17 mortos, porém nada oficial ainda.

A Federação Mexicana de futebol aplicou fortes sanções aos dois clubes.

Confira as principais:

- Querétaro terá que ser vendido

- Diretoria suspensa por 5 anos

- 1 ano sem torcida do Querétaro como mandante e visitante

- Estádio do Queretaro fechado por 1 ano

- Torcida do Atlas suspensa por 6 meses

- Identificados serão proibidos pelo resto da vida entrar em jogos no México

Entenda o caso 

https://youtu.be/haxUykcoheg

No Brasil, casos como esse estão se tornando cada vez mais frequentes. Alguns dias atrás, ônibus do Bahia e Grêmio foram alvos de pedradas. Em uma partida pelo estadual, após o rebaixamento do Paraná Clube, a torcida invadiu o campo e agrediu os atletas.

Qual a motivação para tanto ódio? São vândalos com problemas pessoais graves, que geralmente levam para campo e descontam seus ódios em inocentes. A volta das torcidas nos estádios pós pandemia gerou grandes expectativas que infelizmente foram esquecidas. Tudo por causa de marginais disfarçados de torcedores com a intenção de ferir e matar.

Por Vitor Rizzatti 08/03/2022 - 09:55 Atualizado em 08/03/2022 - 09:59

A UEFA, entidade máxima do futebol europeu, aboliu o gol qualificado, aquele fora de casa que vale em dobro. A nova regra levantou um questionamento: se o regulamento atual valesse anteriormente, teria alterado o destino dos títulos? A resposta é não, ao menos a partir de 2016. Desde então, tivemos nove confrontos que foram decididos por conta do regulamento, entre eles duas equipes que chegaram à final da Champions League, Tottenham e Atlético de Madrid, mas não levantaram o caneco.

A exemplo da regra que foi abolida, o Bayern de Munique foi eliminado pelo Atlético de Madrid nas semifinais da Champions League 15/16, independentemente de ter vencido por 2 a 1. Na partida, o time alemão caiu fora pelo único gol sofrido dentro de casa.

O Tottenham em 2019 fez jogos históricos, se beneficiou da regra em duas oportunidades, quartas de final contra o Manchester City de Guardiola e semifinal com o Ajax, após estar perdendo pelo placar de 2x0 e virar para 3x2 com três gols do brasileiro Lucas.

Em 2020, por conta da pandemia, as decisões foram em jogo único e estádio neutro.

Na última temporada, o Chelsea foi campeão pela segunda vez.

A volta da Champions League nesta semana começa com quatro duelos. Nesta terça, 8, na Alemanha, o Bayern de Munique recebe o Red Bull Salzburg pelo jogo de volta das oitavas de final, na ida o placar foi 1x1. No mesmo horário, às 17h, a Inter de Milão vai até a Inglaterra enfrentar o Liverpool em busca de um milagre, já que perdeu na Itália por 2x0. No dia seguinte, o confronto mais esperado acontece entre Real Madrid e PSG e finaliza com outro jogo praticamente decidido entre City e Sporting. Os quatro clubes terão que lidar com uma nova regra na competição. Na soma dos placares agregados de ida e volta os jogos irão para a prorrogação, e mantendo o empate, a disputa será decidida nos pênaltis.  A regra vale pra todas competições europeias comandas pela UEFA, como a Liga Europa, e até competições de base. O técnico Simeone, justamente da equipe de Madrid, pediu a UEFA que revisassem o pedido de muitos jogadores e comissões técnicas com o fim do gol fora de casa. Nesse contexto, com os gols somados os jogos serão decididos de uma forma mais justa e benéfica para todos

« »

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito