Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 20/04/2019 - 14:30

A semana que chega é de estreias na Rádio Som Maior. Na segunda-feira, às 11h30min, vem o Som Maior Esportes, com apresentação do Jota Éder. 

O Éder é daqueles caras que julgo histórico no rádio esportivo do sul, pela sua retidão, pela precisão ao informar, pelo tempo de estrada - desde o fim dos anos 70 - sem se abster da renovação, pela competência indiscutível e o gosto pelo que faz.

Trabalhamos juntos já

Indiretamente, participei da vinda do Éder para Criciúma, entre 2010 e 2011. Muito antes disso, fui telespectador dele no Rio Grande do Sul, em especial nos tempos do cara na RBS TV Rio Grande, da qual ele era apresentador e eu era repórter e apresentador da Rádio Nativa, da cidade de Rio Grande, no sul gaúcho.

Anos depois, nossos caminhos se cruzaram. Como citei, entre 2010 e 2011, o Éder veio para Criciúma atuar na equipe a qual, até então, eu coordenava na Rádio Eldorado. Ele assumiu a coordenação por um tempo, e logo aclimatou-se aqui. Não demorou e - daí eu ajudei o incentivando a isso na ocasião - o Éder tornou-se o Repórter da Galera. Desde 2011 até o ano passado, com grande desenvoltura, entrevistava a galera nos jogos no Heriberto Hülse. Em paralelo, desde 2014 - também desta mudança eu participei, daí ativamente - ele tornou-se setorista do Criciúma pela mesma emissora. Do vínculo profissional com a torcida, veio um livro, o Carvoeiros, que ele lançou com sucesso no ano passado. É obrigatório para todo o torcedor tricolor.

A vinda do Éder

Trouxemos o Jota Éder para o projeto do Timaço desde quando ele começou a ser entabulado, no início desse ano, nas sucessivas conversas comigo, com o Mário Lima e o João Nassif. Apresentamos oficialmente o projeto ao público com o Adelor Lessa - que muito acreditou na gente, a quem muito devemos nesse novo processo - no dia 20 de março. Há exatamente um mês colocávamos o projeto do Timaço na rua, para a estruturação de tudo o que é necessário e busca de parceiros.

Sobre parceiros, já temos alguns a saudar. E virão muitos outros. Estarão conosco a Alianda Pisos e Azulejos - um velho parceiro, com o grande Vilmar Guedes e sua equipe -, a Unesc, a nossa Universidade - a reitora Luciane Ceretta de pronto apostou no projeto do Timaço -, o Giassi Supermercados - a família Giassi vai apostar no Futebol Som Maior para propagar ainda mais as suas lojas consolidadas e a novidade, o Combo Atacadista -, a Water Clean - um serviço diferenciado de tratamento de efluentes que opera na região com muita propriedade e conexão com os segmentos industriais -, as Empresas Radar - na figura do seu comandante, o amigo José Altair Back -, a Cristalcopo - empresário Anselmo Freitas e seu grande grupo, sempre em conexão com o Tigre e o futebol no rádio -, e a Vip Line Camisetas, que nos entregou o presente abaixo:

Aí o Jota Éder com a camiseta do Timaço. Estamos uniformizados para a estreia

Assim, o Timaço já está vestido para viajar o Brasil com o Criciúma. Sobre as viagens, aliás, já estamos com as idas garantidas para os jogos de Campinas (contra Ponte Preta), Goiânia (contra o Atlético Goianiense), Ribeirão Preto (diante do Botafogo) e Pelotas (frente ao Brasil), e assim será nas demais 15 partidas longe do Majestoso.

A primeira escala

Estaremos com time completo já na estreia (antecipo a escala aqui, uma semana antes): Mário Lima narra, João Nassif comenta, Jota Éder confere o Criciúma, Marco Búrigo estará ligado no Cuiabá, Jotha Del Fabro vai dar um show à parte - um diferencial do Timaço, fique ligado - e estaremos no antes - Arena Timaço -, durante - Meio Tempo, no intervalo -, e no pós - Toque Final -, com muita interação e novidades, com o Diego Córdova na técnica e mais coisas boas que vem por aí.

Vem mais parceiros aí

A semana será de anúncios de mais parceiros. A partir de segunda, também, o Jota Éder estará com o "De olho no Tigre" atualizando o Criciúma na Som Maior nos programas Adelor Lessa (bem cedinho, junto com o comentário do Nassif), Debate Aberto (12h, eu apresento, logo após o Som Maior Esportes) e Ponto Final (com o Arthur Lessa, a partir das 18h). E o Éder vai também atualizar o Criciúma a qualquer momento nas matérias que assinará no 4oito.

Tudo pronto, contamos com vocês. Vem com o Timaço FM 100,7!!

Por Denis Luciano 19/04/2019 - 18:00 Atualizado em 19/04/2019 - 18:10

Eram 23h07min quando o deputado Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco, conferiu o voto 342 ao processo que autoriza o Senado a investigar a presidente Dilma Rousseff (PT), dando a largada ao impeachment. Foram exatas cinco horas e 22 minutos entre o início da votação e a confirmação de uma tendência que já vinha se desenhando fazia muito tempo. Tanto é que o próprio governo reconheceu a derrota duas horas antes do voto decisivo.

Isso que está acima eu escrevi minutos depois do episódio recem narrado, a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara. Escrevi sentado no tapete do Salão Verde, e esse texto foi para a redação do extinto Jornal da Manhã, em Criciúma, que o publicaria na edição do dia seguinte, 18 de abril de 2016, há exatos três anos.

Quis o destino que menos de duas horas depois de encerrada a sessão e escrito esse texto e enviado para Criciúma, estivesse eu diante do futuro presidente Michel Temer (do então PMDB, hoje MDB). Fui o primeiro jornalista a conversar com ele pós impeachment de Dilma, e isso dito a mim pelo próprio Temer com o testemunho do então deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB, hoje MDB), que nos abriu os caminhos para a visita até então inimaginada ao Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente.

Eis a foto que eu cliquei do deputado Ronaldo com o futuro presidente Temer

O resto da lembrança eu deixo por conta do texto que escrevi, assim que a visita terminou, já perto da 1h30min da madrugada daquele 18 de abril. O texto, por razões óbvias de fechamento de jornal, só saiu no JM de 19 de abril. Era esse o texto:

Discrição, palavra de ordem para Michel Temer

 

Vice-presidente recebeu o Jornal da Manhã na madrugada de segunda-feira no Palácio do Jaburu

 

Denis Luciano
Especial, de Brasília

 

Nas próximas semanas, ele poderá envergar a faixa presidencial. Mas Michel Temer (PMDB) faz questão de se pautar pela discrição na turbulência política atual em Brasília. Se o processo de impeachment avançar como a oposição espera no Senado, entre 10 e 11 de maio os senadores votam a abertura de investigação contra Dilma Rousseff (PT), o que determinará, oficialmente, o afastamento da presidente por 180 dias. A partir daí, Temer constituiria um novo governo.

 

Tomando um copo de água, degustando uma pequena fatia de torta de chocolate, e acompanhado do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Temer recebeu o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB-SC), por volta da 1 hora da madrugada de segunda-feira, cerca de duas horas depois de concluída a votação do processo na Câmara, com o aval de 367 deputados pela admissibilidade do impeachment. O encontro foi testemunhado pela reportagem do Jornal da Manhã.

 

“Peço desculpas, mas não teremos declarações públicas até que o Senado faça a sua parte neste processo”, alertou Temer, assim que nos cumprimentou. Em uma conversa de dez minutos, salientou a importância de se manter discreto e cuidadoso, por compreender que há um governo constituído, e que deve ser respeitado, e um processo com seu necessário trâmite. Realçou, ainda, que o Brasil precisa de “união nacional” para vencer a crise política e econômica, e que vê nos partidos aliados ao impeachment “uma disposição republicana em ver o Brasil melhor”.

 

“O Michel Temer nos deixou claro que não fala sobre novo governo, como uma pessoa discreta ao pensar e agir”, comentou o deputado Benedet, após o encontro. “Fui me colocar à disposição do vice-presidente. Mas descarto cargos, o PMDB não quer e não precisa de cargos”, destacou, frisando que sua intenção, em um eventual governo Michel Temer, é defende-lo na Câmara. “Da mesma forma que agi com Dilma no passado, quero auxiliar para o Brasil dar certo”, enfatizou.

 

Há especulações, sem confirmação por Michel Temer, de que nos bastidores ele já planejaria um governo mais enxuto, com cerca de vinte ministérios, e um mix de ministros técnicos e políticos, com foco em uma coalizão de forças. “Embora o Michel não fale, o programa do PMDB é este, de uma máquina enxuta e que funcione”, concluiu Benedet.

 

Temer deixou Brasília ontem, partindo para São Paulo. O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entregou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) as 12 mil páginas do processo, para a tramitação na nova etapa. Nos próximos dias, será formada a Comissão Especial do Impeachment entre os senadores.

Recordar é viver. Depois, todos sabem. Temer assumiu dali a alguns dias, em 12 de maio, a corrupção grassou, os movimentos vieram, Jair Bolsonaro surgiu como grande contraponto e ganhou a presidência. E fizemos mais um bocadinho de história com o jornalismo.

Houve quem pegasse no meu pé por essa foto, mas foi o registro que o deputado
Ronaldo Benedet fez da madrugada em que entrevistamos um futuro presidente.
O registro era necessário. Longe, muito longe de ser um gesto chapa branca.
Quem me conhece, sabe

 

Por Denis Luciano 19/04/2019 - 16:30

Fazendo as contas, o Criciúma tem nesse momento, há exatos oito dias da estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Cuiabá, 32 jogadores. O técnico Gilson Kleina anunciou, na sua chegada, a intenção de não trabalhar com um elenco muito grande.

É com esse grupo, talvez mais reduzido, que o Criciúma vai iniciar o Brasileiro. Ocorre que já tiramos da conta os dois primeiros dispensados da nova fase: o meia Gabriel Henrique, que veio emprestado do Cruzeiro e teve pouco espaço no Tigre, e o atacante Alexandre Alemão, que veio do Metropolitano para uma experiência e nem jogou.

Somando à lista os contratados e já apresentados Paulo Gianezini (goleiro, veio do São Luiz para substituir Vinícius), Adilson Goiano (volante, veio do Novorizontino) e Liel (volante, veio do Atlético Tubarão), mais o zagueiro Léo Santos (vindo do Ituano), o lateral direito Marcos Vinícius (emprestado pela Chapecoense) e aqueles reforços que chegaram há mais tempo e já estrearam, casos do meia Wesley e dos atacantes Léo Gamalho e Vinícius.

A direção não faz esse cálculo publicamente, mas há uma indicação de que há mais atletas a deixar o clube. Talvez uns três ou quatro até. E na parada para a Copa América, depois da oitava rodada da Série B, poderão vir os próximos reforços. Isso o diretor executivo de futebol, João Carlos Maringá, deixou claro depois da eliminação no Campeonato Catarinense no domingo passado, na Ressacada. 

“Combinamos com o presidente que faremos de seis a oito jogos até a Copa América para depois avaliar e ver se tem necessidade de trazer mais jogadores”, adiantou João Carlos Maringá. “Isso pode, claro, mudar mediante a alguma oferta, temos jogadores da base que interessam a alguns clubes”, disse Maringá.

A pausa será em junho. Até lá, o Criciúma, além do Cuiabá, já terá encarado Ponte Preta (em Campinas), América-MG (em casa), Atlético (em Goiânia), Guarani (em casa), Botafogo (em Ribeirão Preto), Vila Nova (em casa) e Brasil (em Pelotas). Essa sequência dirá a necessidade de contratar mais ou não. O retorno será em meados de julho em casa, contra o Coritiba.

O elenco atual:

Goleiros: Luiz, Bruno Grassi, Paulo Gianezini e Wagner

Laterais - Marlon, Maicon, Caíque, Carlos Eduardo e Marcos Vinícius

Zagueiros - Sandro, Platero, Derlan, Jacy Maranhão e Léo Santos

Volantes - Jean Mangabeira, Eduardo, Zé Augusto, Adílson Goiano e Liel

Meias - Daniel Costa, Wesley, Bruno Cosendey, Marcinho Jr e Enzo

Atacantes - Léo Gamalho, Vinícius, Reis, Andrew, Reinaldo, Gabriel Honório, Julimar e Ceará

Por Denis Luciano 18/04/2019 - 14:27 Atualizado em 18/04/2019 - 15:01

"Já tem posto vendendo gasolina a R$ 4,19 o litro. Ou até mais pela região". O alerta do colunista Ney Lopes, um dos participantes do Debate Aberto, marcou a edição desta sexta-feira do programa na Rádio Som Maior. Ouvintes colaboraram com informações sobre os valores em outros pontos.

A posição do governador Carlos Moisés sobre o aeroporto de Jaguaruna - ele garantiu que o Estado vai dar manutenção às atividades do Regional Sul atendendo as exigências -, foi outro dos assuntos. A morte do ex-presidente do Peru, Alan Garcia, que atentou contra a própria vida diante da perspectiva de ser preto, também foi lembrada, trazendo à tona uma reflexão sobre o perfil dos líderes políticos latino americanos.

Destacou-se, ainda, o tamanho da solidariedade e mobilização com recursos para as reformas na Catedral de Notre Dame, em Paris, abatida por um incêndio, em uma comparação com o pouco apoio para o Museu Nacional, incendiado no Rio de Janeiro.

Participaram conosco desta edição do Debate Aberto os debatedores Ney Lopes, Marcelo Zarur, Fernanda Zampoli e Lucas Campos.

Por Denis Luciano 14/04/2019 - 20:46 Atualizado em 14/04/2019 - 20:51

Foi um fim de semana de muitas decisões pelo Brasil. Em Santa Catarina, a Chapecoense garantiu vaga na decisão. Venceu o Figueirense por 1 a 0 na Arena Condá, gol de Everaldo de cabeça, e vai à Ressacada domingo que vem encarar o Avaí valendo a taça. Os dois, depois, disputarão a Série A.

Chapecoense na decisão do Catarinense

O Flamengo conseguiu uma boa vantagem neste domingo na arrancada da decisão do Campeonato Carioca. Venceu o Vasco por 2 a 0 no Engenhão, dois gols de Bruno Henrique, e pode perder por um gol domingo que vem, no Maracanã, para levantar a taça. O Vasco precisará devolver os dois gols de diferença para forçar a decisão nos pênaltis.

Flamengo na frente do Vasco

O Cruzeiro também está em vantagem. Na final do Mineiro, bateu o Atlético neste domingo, 2 a 1 no Minerão, com gols de Marquinhos Gabriel e Léo. Ricardo Oliveira descontou. Na finalíssima, sábado que vem na Arena Independência, a Raposa joga pelo empate, enquanto o Galo depende de vitória simples para faturar o título.

Cruzeiro a um empate do título em Minas

Nada de gols na final do Campeonato Gaúcho. Neste domingo, 0 a 0 para Internacional e Grêmio no Beira Rio. O campeão sai na quarta-feira, na Arena do Grêmio. Novo empate e a decisão vai para os pênaltis. Quem ganhar, leva.

Quarta tem Grenal decisivo em Porto Alegre

Placar zerado também na decisão do Campeonato Paulista. São Paulo e Corinthians ficaram no 0 a 0  no Morumbi e o segundo jogo será domingo que vem, na Arena Itaquera. Novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem ganhar nos 90, fatura.

Domingo de decisão sem gols no Morumbi

Teve zebra no Paranaense. O Toledo ganhou do Athletico, 1 a 0, e atuará pelo empate domingo que vem, na Arena da Baixada. Se o Athletico ganhar por um gol na volta, pênaltis. Por dois ou mais de diferença, será campeão nos 90 minutos.

Toledo joga por empate domingo em Curitiba

O Cuiabá, adversário do Criciúma na abertura da Série B, dia 27, no Heriberto Hülse, está perto de ser campeão no Mato Grosso. Neste domingo, derrotou o Operário por 2 a 0. A finalíssima será domingo que vem, e o Cuiabá pode perder por um gol. Se perder por dois, pênaltis.

Cuiabá em vantagem contra o Operário

O Atlético abriu grande vantagem na final do Campeonato Goiano: 3 a 0 sobre o Goiás. O Fortaleza está na frente no Cearense, 2 a 0 no Ceará. E o CSA fez vantagem no Alagoano, 1 a 0 no CRB. Bahia de Feira e Bahia empataram em 1 a 1 na arrancada da final do Campeonato Baiano.

O Sport saiu na frente na decisão do Pernambucano: 1 a 0 no Náutico. O Remo perdeu para o Independente, 1 a 0, na arrancada da final do Paraense. E o Gama arrancou em vantagem na final do Distrito Federal, 3 a 1 no Brasiliense. Teve final também no Mato Grosso do Sul, com o Aquidauanense perdendo para o Águia Negra, 2 a 1. Dois estados conheceram seus campeões: no Maranhão, taça para o Imperatriz, 3 a 2 no Moto Clube, e no Piauí, River campeão, 3 a 0 no Altos.

Imperatriz campeão maranhense

 

Por Denis Luciano 14/04/2019 - 18:12 Atualizado em 14/04/2019 - 18:21

Tentando olhar o copo meio cheio, o Criciúma deste domingo foi guerreiro. Cresceu, progrediu, mostrou evolução e empatou em 1 a 1 na casa do Avaí. Aquele Tigre apático da era pré-Kleina no Campeonato Catarinense não foi sequer lembrado neste domingo na Ressacada. Um tricolor pegador, aguerrido, demonstrando crescimento. A eliminação na semifinal do Estadual veio no detalhe, e fica a promessa de uma Série B com melhores horizontes.

Léo Gamalho entrou no primeiro tempo no lugar de Andrew e fez o gol do Criciúma / Fotos: FC Play / Reprodução

Nos 90 minutos houve até chances de vencer. Em vários momentos, o Criciúma neutralizou o bom time do Avaí. Bom e superior. É fato que o Avaí tem mais time, mas a diferença desta vez não foi tão escancarada. O Tigre terminou o Catarinense com dignidade. É um quarto lugar resultante do resgate dentro da competição. O Gilson Kleina mostra suas capacidades de treinador de recuperação. Tirou mais do praticamente mesmo.

Léo Gamalho se atirando na bola para fazer o gol tricolor, 1 a 1

O Avaí é finalista com justiça. O Criciúma foi mal nos pênaltis, mas no todo há mais o que comemorar com os acontecimentos deste domingo. Nos 90, houve ao menos duas oportunidades, uma com o Wesley no primeiro tempo, outra com o Reis na segunda etapa, que poderiam ter feito o Tigre vencedor no tempo normal. Isso por si só resume o crescimento tricolor na soma de toda a disputa.

Daniel Costa entrou no segundo tempo e fez o primeiro gol do Tigre nos pênaltis

Nos pênaltis, foi mal o Criciúma nas cobranças de Wesley e, principalmente, de Marlon. Lucas Frigeri pegou dois e os 4 a 2 são justos.

Vinícius fez bom jogo e marcou o segundo do Criciúma nos pênaltis

Os dois melhores decidirão o Estadual, Avaí e Chapecoense, domingo que vem na Ressacada. E o Criciúma vai para a Série B em evolução. No próximo encontro, Criciúma x Cuiabá, dia 27, estaremos estreando o Futebol Som Maior com o Timaço, com esperanças renovadas.

Torcida do Tigre fez bonito na Ressacada

 

Por Denis Luciano 10/04/2019 - 10:56 Atualizado em 10/04/2019 - 11:07

O astral da torcida é outro. Bastou o Criciúma ganhar três consecutivas, bastou o Gilson Kleina fincar pés e mostrar que tem o tamanho que o Tigre precisava, que a reação chegou.

O Criciúma confirmou faz poucos instantes que já vendeu 4,8 mil ingressos nas suas promoções para a partida desta quarta, 19h15min, contra a Chapecoense, valendo vaga na quarta fase da Copa do Brasil.

Estive nesta manhã na secretaria no Majestoso e o movimento é constante. É associado colocando mensalidade em dia, é não associado comprando o ingresso a R$ 40 ou a meia a R$ 20. A promoção do par de ingressos a R$ 15 cada para sócios em dia se esgotou ontem, e com muito sucesso.

Mais provas contundentes de que o público no estádio é consequência de um bom trabalho. O presidente Dal Farra  ousou, investiu uma parte do necessário e a resposta já veio. Se ele der os reforços que o Kleina precisa, essa nova fase se torna mais consistente ainda pensando na Série B.

O Timaço a caminho

Ah, e onde vamos temos ouvido os pedidos para o Timaço da Rádio Som Maior antecipar a sua estreia. Muitos querem que estejamos na decisão do Campeonato Catarinense, caso o Criciúma também apareça por lá. Mas nosso compromisso é na Série B, e estamos montando tudo, nos mínimos detalhes, para honrar esse compromisso na íntegra.

Então, por enquanto é pelos bastidores. Mas dia 27, já arrancando com promoções e uma cobertura muito especial, o Timaço conta tudo de Criciúma x Cuiabá comigo, com o Mário Lima, o João Nassif, o Jota Éder, o Jotha Del Fabro e mais uma novidade que estamos por anunciar, para encorpar o nosso time. Estamos em fase final de pré-temporada, e muito empolgados para entrar em campo logo. Ah, e com presença confirmada nos jogos fora de casa também.

A nossa arrancada vai ser dia 22, segunda-feira, quando o Jota Éder inaugurará o Som Maior Esportes às 11h30min, com o noticiário do Criciúma e as opiniões da nossa equipe. E vem muito mais por aí.

Por Denis Luciano 07/04/2019 - 23:13 Atualizado em 07/04/2019 - 23:15

Com excelente presença da torcida do Criciúma no estádio Anibal Costa, o Tigre conseguiu, na tarde deste domingo, a sua classificação para a semifinal do Campeonato Catarinense. A vitória por 1 a 0 veio com gol do zagueiro Derlan aos 43 minutos do segundo tempo.

Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Detalhe é que na rodada anterior o gol foi mais tardio ainda, com Daniel Costa assinalado aos 48 o importantíssimo 1 a 0 diante do Joinville, placar que levou o Tigre vivo à última rodada.

Cabe lembrar que o Criciúma fez um turno praticamente inteiro muito acidentado, com poucas esperanças e não fazendo por merecer classificar. Chegou, em alguns instantes, a namorar a zona de rebaixamento, tanto que trocou de técnico.

Precisando ganhar três consecutivas nas três últimas rodadas, o Criciúma conseguiu. Foram todas por 1 a 0, mas valeram os nove pontos contra Metropolitano, JEC e Hercílio. 

Agora, outra decisão. Contra a Chapecoense, na quarta-feira, o técnico Gilson Kleina precisa de novo da superação. Os 3 a 2 da Arena Condá deixaram o Criciúma vivo em um mata-mata perigoso como o da Copa do Brasil. Marcando 1 a 0 o Tigre vai encarar os pênaltis. Se fizer dois ou mais de diferença, a classificação vem nos 90 minutos.

O Heriberto Hülse será pequeno na quarta-feira. Outra prova de que bastam resultados para que a torcida retorne. Acertando na promoção a ser lançada nesta segunda-feira, o Criciúma garante a pressão que precisa das arquibancadas para tirar vantagem efetiva do fator local.

Depois, terá o Avaí pela frente no domingo, na Ressacada. O Criciúma mais competitivo de agora - ainda não brilhante, pois seguem faltando peças - não é nem sombra daquele time desarrumado e desanimado, sem recursos, dos tropeços anteriores contra o Avaí, os 3 a 0 da Ressacada e os 2 a 0 do Majestoso. Claro que o favoritismo avaiano é pleno, total, afinal somou 12 pontos. Mas é como um mata-mata. Empate, pênaltis. E a vitória simples vale tanto quanto uma goleada. Logo, tudo é possível.

A semana será de dois mata-mata de perder o fôlego. Uma grande prévia para uma Série B recheada de expectativas.

Enquanto isso, nada melhor que curtir os melhores momentos da vitória deste domingo em Tubarão, com as imagens do FC Play.

 

Por Denis Luciano 07/04/2019 - 15:17 Atualizado em 07/04/2019 - 15:32

Hercílio Luz e Criciúma se enfrentam daqui a pouco, 16h, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense. Os 680 ingressos destinados à torcida do Tigre foram vendidos rapidamente, ainda durante a semana.

A promessa de invasão a Tubarão está sendo cumprida. "Confiante na vitória. Hoje vai ser 2 a 0. Gostei do time no último jogo, antes estava um pouco difícil, mas vamos classificar. Se passar, é campeão", diz o estudante Henrique Silveira, um dos muitos tricolores que foi empurrar o Criciúma.

A galera chegou cedo, se reuniu nos arredores do estádio e fez uma bonita recepção à delegação por volta das 14h30min.

O campo está bastante pesado, por conta da chuva das últimas horas em Tubarão. Mas a bola vai rolar.

A diretoria do Hercílio Luz, prudentemente, abriu mais espaço à torcida do Criciúma. Calcula-se que pode chegar a até mil tricolores na casa do adversário.

(Colaboração e Fotos: Lucas Renan Domingos e Daniel Búrigo / A Tribuna)

Por Denis Luciano 06/04/2019 - 22:24 Atualizado em 06/04/2019 - 23:00

O fim de semana é de reta final na maioria dos campeonatos estaduais. O Cuiabá, primeiro adversário do Criciúma na Série B - dia 27, às 16h30min, no Heriberto Hülse -, garantiu neste sábado a sua classificação para a decisão do Campeonato Matogrossense.

Na Arena Pantanal, derrotou o time reserva do Luverdense por 3 a 0 com dois gols de Matheus Pato e um de Marino. O Luverdense jogou com reservas pois na terça-feira encara o Fluminense pela Copa do Brasil, no Maracanã. O Cuiabá aguarda agora por Operário e União Rondonópolis, que decidem vaga neste domingo. Na ida de Operário, 1 a 0.

Cuiabá abre a Série B contra o Criciúma no Majestoso

O Internacional está na decisão do Campeonato Gaúcho. Neste sãbado, aplicou 2 a 0 no Caxias no Beira Rio. Em sua estreia pelo colorado, o atacante Paolo Guerrero fez o primeiro gol. Guilherme Parede completou. O adversário do Inter sai de Grêmio x São Luiz que jogam neste domingo, 16h, na Arena em Porto Alegre.

Guerrero abriu o placar para o Internacional

Antes da partida, ex-jogadores do Inter foram homenageados pelos 50 anos do Beira Rio. Entre eles o criciumense Valdomiro. Os cinco estavam em campo na histórica partida de 6 de abril de 1969, Inter 2x1 Benfica, na inauguração do estádio colorado.

Valdomiro, o segundo à esquerda, homenageado no Beira Rio

O Flamengo vai decidir o Carioca. Garantiu sua vaga ao empatar em 1 a 1 com o Fluminense. Gilberto fez o gol do Flu aos 41 do primeiro e Gabriel empatou para o Fla aos 23 da etapa final. O segundo finalista será definido de Vasco x Bangu que jogam neste domingo às 16h. 

Flamengo na decisão do Carioca

No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro está na finalíssima. Bateu o América por 3 a 0 neste sábado, com gols de Léo, Fred e Rafinha. O outro finalista sai de Atlético x Boa Esporte que se encaram neste domingo, 16h, em Belo Horizonte. Na ida, 0 a 0.

Cruzeiro espera por Atlético ou Boa

O Goiás vai brigar pela taça no Campeonato Goiano. Neste sábado, assegurou sua ida à final batendo o Goiânia por 3 a 1. Neste domingo tem Atlético x Vila Nova às 17h brigando pela outra vaga.

Goiás venceu o Goiânia e vai fazer decisão

 

Por Denis Luciano 06/04/2019 - 08:05

Em 6 de abril de 2018 partia Francisco Milioli Netto. Há um ano, a comunicação de Santa Catarina via se calar um dos seus grandes ícones. "Foi o maior comentarista da história de Santa Catarina". A definição partiu do veterano Roberto Alves, ao tomar conhecimento da perda do velho colega.

Nas despedidas, no dia seguinte, sábado, 7 de abril, muitos amigos superlotaram o Crematório Millenium. Foi uma oportunidade para inúmeras lembranças e homenagens.

Um mês depois, em 7 de maio, fizemos publicar em A Tribuna o "Parabéns a você, Chico Milioli". É que naquele dia o saudoso amigo completaria 78 anos.

Na galeria de fotos abaixo, algumas das muitas passagens do velho Chico.

 

Por Denis Luciano 05/04/2019 - 15:55 Atualizado em 05/04/2019 - 16:44

A CBF divulgou nesta tarde a tabela desdobrada das oito primeiras rodadas da Série B. O Criciúma vai estrear em um sábado, 27 de abril, às 16h30min, recebendo o Cuiabá no estádio Heriberto Hülse. O segundo compromisso tricolor, o primeiro fora de casa, será na quinta-feira, 2 de maio, diante da Ponte Preta em Campinas, às 21h.

Na terceira rodada, a novidade. Em 11 de maio, um sábado, o Criciúma pega o América (MG) às 11h no Majestoso. Sim, um sábado pela manhã com futebol na Série B em Criciúma.

No dia 17 de maio, sexta, o Tigre visita o Atlético em Goiânia às 21h30min. No dia 21 de maio, uma terça-feira, tem Criciúma x Guarani no HH às 19h15min. Na sexta rodada, Botafogo x Criciúma no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 16h30min de um sábado, 1º de junho. Em 8 de junho, outro sábado, o Criciúma recebe o Vila Nova às 16h30min. Na oitava rodada tem Brasil x Criciúma no Bento Freitas, em Pelotas, na terça-feira, 11 de junho, às 19h15min.

Confira abaixo a primeira rodada na íntegra:

26/4 - Sexta, 19h15min - Pelotas (RS), Brasil x Bragantino

26/4 - Sexta, 19h15min - Ponta Grossa (PR), Operário x América (MG)

26/4 - Sexta, 21h30min - Sorocaba (SP), São Bento x Atlético (GO)

26/4 - Sexta, 21h30min - Recife (PE), Sport x Oeste

27/4 - Sábado, 11h - Ribeirão Preto (SP), Botafogo x Vitória

27/4 - Sábado, 16h30min - Campinas (SP), Guarani x Figueirense

27/4 - Sábado, 16h30min - Criciúma (SC), Criciúma x Cuiabá

27/4 - Sábado, 16h30min - Maceió (AL), CRB x Londrina

27/4 - Sábado, 21h - Goiânia (GO), Vila Nova x Paraná

29/4 - Segunda-Feira, 20h - Curitiba (PR), Coritiba x Ponte Preta

Confira a íntegra das oito rodadas clicando aqui.

Por Denis Luciano 04/04/2019 - 12:52 Atualizado em 04/04/2019 - 12:53

O Hercílio Luz vai ceder 680 ingressos para a torcida do Criciúma visando o jogo de domingo, 16h, no estádio Anibal Costa. E nada mais que isso. O Hercílio pretende lotar os mais de 6 mil lugares que terá para o seu torcedor, afinal a partida vale, para o Leão do Sul, uma vaga na elite do Campeonato Catarinense em 2020.

O clube tubaronense anunciou o serviço do jogo. A torcida visitante vai pagar R$ 20 no ingresso antecipado e R$ 10 na meia entrada, via online no ticketmais.com.br. Cabe lembrar que, nos pontos de venda listados pelo Hercílio, há cobrança de taxa administrativa, que eleva o bilhete a R$ 22.

Digitusul Giassi Santa Bárbara - Criciúma

Mercadão da Música - Criciúma

Loja Mury e Mury Surf Skate - Içara

Back Modas - Forquilhinha

Lanchonete do Bolinha - Morro da Fumaça

Farmácia Veneza - Nova Veneza

A Musical - Orleans

Óptica Esportiva - Araranguá

Mattric - Sombrio

Alquimia Boutique - Meleiro

Mercado Franca - Jaguaruna

10K Sports - Jaguaruna

Posto do Alemão - Treze de Maio

A Musical - Braço do Norte

Farmácia Paes Leme - Imbituba

Recanto Bike Centro - Laguna

Loja Simone - Termas do Gravatal

A Musical - Tubarão

Bejo Lanches - Tubarão

Café Presidente - Tubarão

Leão Store - Tubarão

Loja Diniz - São José

Para a torcida do Hercílio, ingressos a R$ 20 (arquibancada descoberta), R$ 30 (coberta) e R$ 80 (cadeiras). O Criciúma está oferecendo três ônibus para levar, gratuitamente, 150 torcedores e associados em dia.

Por Denis Luciano 04/04/2019 - 12:11 Atualizado em 04/04/2019 - 12:12

Invasão Carvoeira. Eis a iniciativa lançada faz pouco pelo Criciúma visando o jogo de domingo no estádio Anibal Costa, em Tubarão, contra o Hercílio Luz. A partida vale pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Catarinense, e o Tigre, que ontem entrou no G-4 ao vencer o Joinville por 1 a 0, depende apenas de si para classificar.

Se o Criciúma ganhar, fará uma semifinal do Estadual contra o Avaí. O Hercílio encara uma decisão, já que precisa da vitória para tentar escapar na luta contra o rebaixamento. É, hoje, o lanterna, e disputa com Metropolitano e Atlético Tubarão.

O torcedor ontem no Majestoso conferindo a vitória contra o JEC / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Sobre a Invasão Carvoeira. Três ônibus estão sendo disponibilizados em parceria com a União Transportes, para levar 150 sócios do clube em dia para a partida de domingo.  Os interessados em garantir lugar para a viagem gratuita a Tubarão devem fazer contato pelo telefone 3046.7558.

Lembrando que o estádio Anibal Costa tem 6,8 mil lugares e, a princípio, o Hercílio deverá disponibilizar 680 ingressos para a torcida do Criciúma. Abaixo, a nota do clube sobre a promoção para domingo.

O Criciúma, em parceria com a empresa União de Transportes, concretizou na manhã desta quinta-feira (04/04), a disponibilidade de três ônibus para os sócios torcedores do Tigre se deslocarem até Tubarão. A “Invasão Carvoeira” será nese domingo (06/04) no jogo contra o Hercílio Luz pela 18ª rodada do Campeonato Catarinense terá início às 16 horas, no estádio Aníbal Costa.

 

Cada um dos três ônibus terá a capacidade de 50 lugares, totalizando 150 vagas. O acesso ao ônibus não terá custo para os associados em dia, mas será necessário se inscrever através do telefone (48) 3046-7558, ou pessoalmente na secretaria do clube, anexa ao estádio Heriberto Hulse.

Nessa ação, não está incluso o ingresso. O Hercílio Luz disponibiliza os ingressos ao valor de R$ 20,00 reais a inteira e R$ 10,00 a meia. 

 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 30467558.

Por Denis Luciano 04/04/2019 - 00:01 Atualizado em 04/04/2019 - 00:52

Foi uma quarta invicta para o futebol do sul na penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense. O Criciúma ganhou, nos acréscimos. O Atlético Tubarão também ganhou, em um confronto direto. E o Hercílio Luz desperdiçou pênalti, tomou dois, buscou e ficou no 2 a 2 com o Marcílio Dias em Itajaí.

E a noite foi de volta por cima para o Tigre e o Tubarão. O primeiro conseguiu, depois de 16 rodadas penando, entrar no G-4 no minuto final da penúltima rodada. Um fôlego e tanto para um time que, agora, dependerá apenas de si para ser semifinalista do Estadual. Ganhando do Hercílio domingo e pronto, classifica e de quebra rebaixa o adversário. Mas será dureza o confronto no Anibal Costa.

De outro lado, o Tubarão. Os 2 a 0 no Metropolitano, no Domingos Gonzales, tiraram o Peixe da zona de rebaixamento, depois de 16 rodadas remando nas últimas posições. Nesse instante, estaria livre do descenso. Mas ainda tem 90 minutos para sustentar e escapar de fato. Léo Tilica, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Edu, aos 5 da segunda etapa, anotaram os gols do Tubarão.

Em Itajaí, o Hercílio deixou escapar a chance de sair na frente, com Lima perdendo um pênalti no primeiro tempo. Em seguida, aos 43 minutos, Juliano Levak abriu o placar para o Marcílio, que ampliou aos 10 da etapa final. O Hercílio reagiu e buscou com gols de Juliano, aos 30, e Victor Guilherme, aos 39 minutos, 2 a 2.

Marcílio e Hercílio, empate em Itajaí

Agora, a briga pela última vaga na semifinal envolve Criciúma e Marcílio Dias. Os dois somam 24 pontos, mas o Criciúma tem vantagem nas vitórias, 7 a 6. Ou seja, se ganhar do Hercílio no domingo, classifica. Se fizer o mesmo resultado que o Marcílio, idem. O time de Itajaí terá que somar contra o Figueirense mais pontos que o Tigre fará em Tubarão. Se o Criciúma empatar, o Marcílio terá que ganhar no Scarpelli.

Tubarão, vitória decisiva em casa sobre o Metropolitano

E a disputa na parte de baixo? O Tubarão visita o eliminado Joinville. Se ganhar, classifica. Se empatar, terá que torcer ou para o Metropolitano não vencer o Brusque, já eliminado, em casa, ou para o Hercílio não derrotar o Criciúma. Perdendo, o Tubarão ainda escapa se Metropolitano e Hercílio não ganharem. Eles podem até empatar que ainda assim o Peixe se livra, neste caso. O Hercílio terá que ganhar do Criciúma e torcer por tropeço de um dos dois rivais. O Metropolitano precisa vencer o Brusque e torcer por tropeço do Tubarão em Joinville.

O Avaí atropelou o Brusque, 4 a 0 no Augusto Bauer

E lá no topo? O Avaí - que nesta quarta goleou o Brusque, 4 a 0 - já é campeão da primeira fase, e fará a semifinal em casa, contra Criciúma ou Marcílio Dias. Chapecoense e Figueirense - que empataram em 3 a 3 no Scarpelli nesta quarta - brigam pelo segundo lugar e a vantagem na semifinal. Por enquanto, a vantagem é da Chape. Eis mais uma motivação para o Figueirense contra o Marcílio, o que ajuda o Tigre. A última rodada será emocionante.

Figueirense, que empatou com a Chape, pode ajudar o Criciúma no domingo

 

Por Denis Luciano 03/04/2019 - 21:08 Atualizado em 03/04/2019 - 21:50

O mais novo reforço do Criciúma despediu-se do São Luiz de Ijuí nesta quarta-feira. O goleiro Paulo Gianezini, já a caminho do Tigre, esteve hoje no estádio 19 de Outubro para um último contato com os seus agora ex-colegas.

“O que eu vivi aqui no São Luiz vou levar para o resto da vida. Foi um momento onde optei pela mudança, cheguei um moleque e saio um homem. Crescimento enorme tive aqui no São Luiz e agradeço ao clube, torcedor, imprensa e deixo uma boa imagem”, disse.

Projetando seu futuro, Paulo tem a expectativa de assumir a titularidade no Criciúma. “Foi o que me propus a fazer. Meu foco sempre foi chegar na Série A ou Série B. Jogar a Série A até os 30 anos é meu objetivo. Mas peguei o exemplo do Thalheimer. Ele saiu para uma série A. Então é possível. Num primeiro momento não caiu a ficha, sempre me propus a chegar neste patamar e agora é chegar lá e me empenhar ao máximo e fazer o meu melhor”.

Paulo vem para suprir um momento de lesões dos goleiros Luiz e Bruno Grassi, e para a vaga de Vinícius, cujo contrato está acabando e ele acertou transferência para o Cruzeiro. Embora já tenha sido confirmado o acerto, o Criciúma ainda não anunciou oficialmente a contratação. As informações são do blog do colega Alex Frantz, de Ijuí.

Por Denis Luciano 31/03/2019 - 18:37 Atualizado em 31/03/2019 - 18:37

O Criciúma pode ter dois, três ou até quatro jogos pela frente no Campeonato Catarinense a partir de agora. Vai depender do próprio Tigre. Pega o Joinville na quarta no Heriberto Hülse e o Hercílio Luz domingo, em Tubarão. Se conseguir garantir o quarto lugar - nesse instante é o quinto - o Tigre vai à semifinal e garante mais um jogo.

E se passar desse mata-mata, daí tem a finalíssima. Tudo isso em um espaço de pouco mais de duas semanas. E no meio tem a partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil contra a Chapecoense no dia 10, no Majestoso.

Andrew fez o gol do Tigre em Blumenau / Foto: Sidnei Batista / CA Metropolitano / Divulgação

Foi decisiva demais a vitória deste domingo, 1 a 0 contra o Metropolitano em Blumenau. Assista abaixo os melhores momentos da partida no estádio do Sesi com as imagens do FC Play.

A semana vai começar com reforço no Tigre. Em entrevistas aos colegas que estavam em Blumenau, o diretor executivo João Carlos Maringá confirmou que um meia que estava no futebol paulista chega nesta segunda-feira. E tem engatilhadas as contratações do lateral direito Marcos Vinícius, que vem emprestado pela Chapecoense, e o volante Liel, que está voltando do Atlético Tubarão.

Quarta, 21h30min, tem Criciúma x Joinville. Uma decisão no HH.

Por Denis Luciano 31/03/2019 - 18:14 Atualizado em 31/03/2019 - 18:15

Entre altos e baixos, o Criciúma consegue chegar na reta final da primeira fase vivo na briga pela classificação à semifinal do Campeonato Catarinense. Fez 1 a 0 neste domingo sobre o Metropolitano no estádio do Sesi, em Blumenau, e ainda disputa o quarto lugar.

Com o resultado, o Criciúma chegou a 21 pontos, contra 23 do Marcílio Dias, que no sábado venceu o Joinville por 1 a 0. O Brusque, que ainda joga na rodada - está pegando a Chapecoense agora, 18h, na Arena Condá - e o Joinville, ambos com 20 pontos, ainda estão na disputa.

Futebol Interior / Reprodução

E o Joinville é o adversário direto da quarta-feira, 21h30min, no Heriberto Hülse. Quem ganhar, vai brigar na última rodada. Quem perder deve sair da disputa.

O atacante Andrew fez o gol da vitória tricolor em Blumenau, aos 7 minutos do segundo tempo.

Andrew, autor do gol da vitória do Tigre contra o Metro hoje / Foto: Sidnei Batista / CA Metropolitano

Na outra partida da tarde, um resultado que, indiretamente, influencia nessa reta final do Criciúma. O Hercílio Luz empatou em 1 a 1 com o Figueirense no estádio Anibal Costa. Alemão, aos 2 do primeiro tempo, abriu o placar para o Figueira. Vinícius Pacheco igualou aos 9 da etapa final.

Ocorre que o Hercílio está com 12 pontos, ainda na zona de rebaixamento, e briga diretamente com Metropolitano, 13, e Tubarão, 11 pontos, para não cair. E o Hercílio é o adversário do Marcílio Dias, rival do Criciúma na luta do G-4. A partida será quarta-feira, 21h30min, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. 

Futebol interior / Reprodução

Vitórias de Hercílio e Criciúma na quarta, combinando a algum tropeço do Brusque contra Chapecoense e Avaí, e o Criciúma pode entrar na última rodada no grupo de classificados. E na última, o Tigre visita justamente o Hercílio em Tubarão.

Outro trunfo para o Criciúma. Se ele conseguir chegar na última rodada em condição de ultrapassar o Marcílio - se o Brusque não chegar embolado na briga -, o Tigre pega o Hercílio enquanto o Marcílio encara o Figueirense, ambos fora de casa. A briga vai ser boa, e o Criciúma agora depende apenas dele para chegar disputando na rodada fatal.

Jogos que restam:

Marcílio Dias - Hercílio Luz (em casa), Figueirense (fora)

Criciúma - Joinville (em casa), Hercílio Luz (fora)

Brusque - Chapecoense (fora), Avaí (em casa)

Joinville - Criciúma (fora), Tubarão (em casa)

A quarta-feira poderá definir o rebaixamento. Se o Hercílio não ganhar em Itajaí e o Metropolitano vencer no Domingos Gonzales, Hercílio e Tubarão caem na quarta-feira. Os dois precisam pontuar na rodada para manter vida até a última rodada.

Futebol Interior / Reprodução

 

Por Denis Luciano 31/03/2019 - 12:42 Atualizado em 31/03/2019 - 12:42

A Federação Catarinense de Futebol publicou na sexta-feira a tabela do Campeonato Catarinense da Série B. O Próspera, campeão da Série C no ano passado, retorna à Segunda Divisão estadual, na qual não estava desde 2010, na sua última temporada antes do licenciamento.

O Time da Raça vai estrear fora de casa, no dia 2 de junho, contra o Almirante Barroso. O primeiro compromisso em casa será em 9 de junho, diante do Concórdia. Ainda no turno jogará contra Inter (em Lages), Guarani de Palhoça (em casa), Blumenau (em Indaial), Camboriú (em casa), Barra (em Itajaí), Juventus (em casa. Neste jogo, um detalhe, a tabela marca para 20h30min de uma quarta-feira no Mário Balsini, que não tem iluminação) e Fluminense (em Joinville).

A primeira fase da Série B será disputada em turno e returno. Serão 18 rodadas. Os dois melhores sobem. O pior cai.

Pensando na Série B, o Próspera pretende na terça-feira anunciar o seu técnico. Especulações ontem no Mário Balsini, enquanto o sub-17 jogava, indicavam que o novo treinador será um ex-jogador de Internacional e Grêmio.

Próspera na Série B - Turno

2/6 - Almirante Barroso (fora)

5/6 - Concórdia (casa)

9/6 - Internacional (fora)

16/6 - Guarani (casa)

19/6 - Blumenau (fora)

23/6 - Camboriú (casa)

30/6 - Barra (fora)

3/7 - Juventus (casa)

7/7 - Fluminense (fora)

Uma prévia já está rolando. É a Série B do Catarinense Sub-17, reunindo esses mesmos clubes. O Próspera, que estreou goleando o Inter por 4 a 0 em Lages, folgou na segunda rodada e ontem, pela terceira rodada, perdeu em casa para o Camboriú por 3 a 2.

O Time da Raça chegou a estar tomando 3 a 0, gols de Augusto aos 22 do primeiro tempo e Guilherme, aos 45 do primeiro e 11 do segundo tempo. O Próspera conseguiu encostar no placar com gols de Vinícius, aos 26, e Lucas, aos 38 da etapa final.

Foto: EC Próspera / Divulgação

Um público de cerca de 500 torcedores acompanhou a partida de ontem no Mário Balsini. Prova que o prosperano gosta de futebol e quer ver o seu time, podendo ser até na base.

Em quinto lugar no Estadual Sub-17, o Próspera, do técnico Alfredo Lima, volta a campo sábado que vem, em Itajaí, contra o Almirante Barroso.

(Colaboração: Futebol do Sul Catarinense @FutdoSulSC)

Por Denis Luciano 31/03/2019 - 12:11 Atualizado em 31/03/2019 - 12:14

A antepenúltima rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense será complementada neste domingo. Nos resultados de sábado, a boa fase do Avaí, o sufoco do Tubarão, o tropeço do JEC e a comemoração do Marcílio Dias, que garantiu sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2020.

Futebol Interior / Reprodução

O Estadual chega à rodada dominical com três classificados à semifinal - e brigando pelos dois primeiros lugares e a respectiva vantagem de jogar em casa a rodada única da semifinal -, nos casos de Avaí, Figueirense e Chapecoense. O Avaí está quase garantido com o mata-mata na Ressacada, com seus 33 pontos. Figueirense com 30 e Chapecoense, 28, devem brigar pelo segundo posto.

Jogos que restam:

Avaí - Brusque (fora), Chapecoense (casa)

Figueirense - Hercílio Luz (fora), Chapecoense (casa), Marcílio Dias (casa)

Chapecoense - Brusque (casa), Figueirense (fora), Avaí (casa)

O segundo pelotão, o mais numeroso, é o que disputa a vaga que resta na semifinal, e reúne Marcílio Dias, Brusque, Joinville e Criciúma.

Jogos que restam:

Marcílio Dias - Hercílio Luz (casa), Figueirense (fora)

Brusque - Chapecoense (fora), Avaí (casa), Metropolitano (fora)

Joinville - Criciúma (fora), Tubarão (casa)

Criciúma - Metropolitano (fora), Joinville (casa), Hercílio Luz (fora)

E há o terceiro pelotão, no qual estão Metropolitano, Hercílio Luz e Atlético Tubarão e que brigam contra as duas vagas na Série B de 2020.

Jogos que restam:

Metropolitano - Criciúma (casa), Tubarão (fora), Brusque (casa)

Hercílio Luz - Figueirense (casa), Marcílio Dias (fora), Criciúma (casa)

Tubarão - Metropolitano (casa), Joinville (fora)

Futebol Interior / Reprodução

A rodada

Jogando em casa, o Joinville vinha favorito por conta da sua recente reação, com vitórias fora contra Chapecoense e Figueirense. Mas decepcionou. Perdeu por 1 a 0 para o Marcílio Dias, em confronto direto, e desperdiçou a chance de entrar no G-4 nesta rodada.

Foto: Júlio César / JEC

O gol foi de Magrão, logo aos 2 minutos, e com o resultado o Marcílio garantiu classificação à Série D do Brasileiro do ano que vem. Cabe lembrar que conquistam essas vagas os times que não caem no Catarinense e que não estão em outras divisões. Logo, o Brusque será o próximo a assegurar e um dos que não caírem na briga dos três lá de baixo.

Joinville 0x1 Marcílio Dias contou com um bom público de 5.243 torcedores na Arena Joinville para uma renda de R$ 101.780,00.

Na Ressacada, o Avaí confirmou o favoritismo e venceu o Tubarão por 2 a 0, gols de Getúlio, aos 42 do primeiro tempo, e João Paulo, aos 37 da etapa final. A Ressacada recebeu 5.134 torcedores para uma renda de R$ 79.245,00.

Tubarão perdeu na Ressacada / Foto: William Lampert / CA Tubarão

Hoje, três partidas

Metropolitano x Criciúma neste domingo, 16h, é jogo que decide muito. Envolve o primeiro do pelotão para não cair e o último do pelotão para classificar. Ganhar, para o Metropolitano, será dar um passo decisivo para não cair, pois poderá ficar a cinco pontos dos dois times do Z-2 caso o Hercílio seja derrotado pelo Figueirense no Anibal Costa, no jogo das 16h em Tubarão.

Para o Criciúma, a vitória poderá significar o alcance do quinto lugar, caso o Brusque não vença em Chapecó. Chapecoense x Brusque jogam a partir das 18h na Arena Condá.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito