Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 28/03/2019 - 00:22 Atualizado em 28/03/2019 - 00:28

Ney Franco é o novo técnico da Chapecoense. A informação vem do jornalista Rodrigo Faraco, da NSC, que postou a notícia faz poucos minutos em sua conta no Twitter.

A Chape, que venceu o Criciúma na noite desta quarta por 3 a 2 pela Copa do Brasil, ainda não fez o anúncio oficial, o que deve ocorrer nas próximas horas. Franco conduziu o Goiás na campanha de acesso à Série A em 2018.

Em novembro passado, Franco participou do Debate Aberto na Rádio Som Maior. Na ocasião, contou detalhes do seu projeto enquanto empresário no futebol.

Ele vai substituir Claudinei Oliveira, demitido no dia 19 após derrota em casa, 2 a 1 para o Joinville pelo Campeonato Catarinense.

Por Denis Luciano 27/03/2019 - 12:20 Atualizado em 27/03/2019 - 12:28

A Chapecoense tentou de novo hoje pela manhã a transferência para amanhã do jogo contra o Criciúma, mas não teve sucesso. A CBF confirmou para as 19h15min desta quarta-feira a partida pela rodada de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

O clube do Oeste reiterou a solicitação da alteração por conta do luto resultante da morte do jornalista Rafael Henzel. O velório acontece nesta quarta-feira em Chapecó.

O Criciúma emitiu nota nesta manhã avalizando o pedido e concordando com a realização da partida nesta quinta.

Jogo confirmado, expectativa de muitas homenagens logo mais ao colega falecido aos 45 anos.

Último Chape x Criciúma na Arena Condá foi sob forte chuva, com derrota do Tigre: 1 a 0

 

Por Denis Luciano 26/03/2019 - 23:47 Atualizado em 26/03/2019 - 23:56

A morte do jornalista Rafael Henzel, vítima de um infarto na noite desta terça-feira enquanto jogava futebol com amigos em Chapecó, fez a Chapecoense encaminhar à CBF um pedido. O clube solicitou, conforme os colegas lá do Oeste, a transferência do jogo diante do Criciúma, pela Copa do Brasil, para quinta-feira. A partida está marcada para as 19h15min desta quarta, na Arena Condá.

O Criciúma, que está concentrado em Chapecó à espera do jogo, concordou com o pedido da Chapecoense segundo o Eduardo Fernandes, repórter da Rádio Super Condá. Respeitaria o luto pelo colega e jogaria na quinta-feira. Sem problemas. Mas a CBF não concordou.

Segundo vem sendo comentado, a Chape fará uma nova investida nesta quarta pela manhã.

Cabe lembrar que, por tudo o que aconteceu com a delegação da Chapecoense em novembro de 2016, aquelas 71 mortes em Medellín, Henzel - como um dos seis sobreviventes - transformou-se em uma referência de garra e superação. Escreveu um livro muito interessante - Viva como se estivesse de partida - no qual traz um relato emocionante e detalhado de todo o ocorrido antes, durante e depois. A descrição que ele fez da tensão pós acidente é de arrepiar. E os exemplos de superação, de vontade de viver no período de recuperação e a volta por cima também são impressionantes. É leitura muito válida.

Ouvi um pouco da Rádio Oeste Capital FM agora à noite, depois do ocorrido, e pude acompanhar alguns comentários dos colegas de lá. Eles contaram que Rafael estava muito feliz, tinha chegado de viagem no sábado, andou pela Europa participando do lançamento de um documentário sobre a Chapecoense. E havia proferido palestras, das muitas que vem fazendo desde que se recuperou, no começo de 2017. E que havia acabado de apresentar seu programa na emissora, passou em casa e foi para o bate bola com os amigos. Jogava futebol até três vezes por semana.

Na foto com o Henzel, o Eraldo Luiz, o Janguinha, nosso colega aqui do Jornal A Tribuna e que nesta quarta estará
em Chapecó com a Rádio Marconi, para Chapecoense x Criciúma. O Janguinha me contou faz pouco que tinha
separado um vinho para levar de presente ao Rafael. Uma lástima.
Essa foto é recente, da última vinda do Rafael a Criciúma.

Dos tantos depoimentos que Rafael Henzel gravou depois daquele trágico acidente, colhemos este, que reproduzimos abaixo. Cada instante vale a pena de ser conferido. Ah, e uma singela e mínima passagem minha com o Rafael. Ano passado, estava eu na Arena Condá com o Jotha Del Fabro e o Sarandi para a transmissão de Chapecoense x Criciúma pela Rádio Som Maior. Encontrei o Rafael no corredor das cabines de imprensa e logo me ocorreu: "não toca no assunto, esse cara não aguenta mais lembrar desse acidente". E apenas sorri, trocamos um abraço e falamos algumas trivialidades quaisquer de futebol. Abaixo, um de tantos depoimentos dele. Estamos todos muito tristes.

 

Por Denis Luciano 26/03/2019 - 21:29 Atualizado em 26/03/2019 - 23:56

Faleceu na noite desta terça-feira o jornalista Rafael Henzel, 45 anos. Ele foi um dos sobreviventes do acidente aéreo que abateu a delegação da Chapecoense em 28 de novembro de 2016 na Colômbia. "Ele sofreu um infarto fulminante enquanto jogava futebol com amigos e faleceu no Hospital Regional faz poucos minutos", confirmou a Rádio Oeste Capital FM, de Chapecó, onde o profissional trabalhava.

O jornalista Marcelo Lula, colega de Henzel na mídia do Oeste, postou a pouco a seguinte informação:

O colega de grupo Condá de Comunicação, Rafael Henzel, acaba de falecer no Hospital Regional. Ele sofreu um infarto jogando futebol. Meus sentimentos à família.

A Chapecoense divulgou a sua nota de pesar via redes sociais.

A notícia vem na véspera do jogo do Criciúma contra a Chapecoense marcado para esta quarta-feira na Arena Condá, pela Copa do Brasil.

Mais detalhes nesta quarta-feira no Jornal A Tribuna.

Por Denis Luciano 25/03/2019 - 22:16 Atualizado em 25/03/2019 - 22:20

Faltando três rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Catarinense, o Criciúma está a apenas dois pontos do grupo de classificação às semifinais. E tudo graças ao Atlético Tubarão. Sim, o Peixe deu um fôlego para o Tigre no Estadual além, é claro, de se ajudar para tentar escapar do descenso.

No fechamento da 14º rodada, na noite desta segunda-feira, no Domingos Gonzales, o Tubarão ganhou do Brusque por 1 a 0, gol de Edu aos 25 minutos do segundo tempo.

A classificação concluída mais uma rodada / Futebol Interior / Reprodução

Com o resultado, o Tubarão chegou a 11 pontos. Ainda é lanterna, mas perde para o rival Hercílio Luz no número de gols marcados: 16 a 13. Ambos tem duas vitórias e saldo negativo de nove gols. Estão no encalço do Metropolitano, o primeiro fora do Z-2 com 13 pontos.

Foto: William Lampert / CA Tubarão

Metro que é o próximo adversário do Criciúma. Aliás, o Tigre será um fiel da balança na briga contra o rebaixamento. É que o Tigre enfrentará dois times que brigam lá embaixo. Depois de encarar o Metropolitano em Blumenau no domingo que vem, receberá o Joinville na penúltima rodada e fecha a fase em Tubarão, diante do Hercílio Luz. Se conquistar pontos, estará retribuindo a gentileza desta segunda do Tubarão.

A derrota fez o Brusque estacionar nos 20 pontos. Ainda é o quarto, à frente do quinto, Marcílio Dias, e do sexto, Joinville, nos critérios. E apenas dois pontos separam o Criciúma do G-4. E preste atenção, o Tigre pode ser G-4 no domingo. Eis a fórmula:

Tigre no G-4 domingo

Criciúma ganhar do Metropolitano em Blumenau, torcer por empate entre Joinville e Marcílio Dias na Arena e o Brusque não ganhar da Chapecoense na Arena Condá.

A próxima rodada do Catarinense / Futebol Interior / Reprodução

Quem sabe, seria a primeira vez que o Criciúma ocuparia um lugar na zona de classificação à semifinal.

Por Denis Luciano 24/03/2019 - 20:10 Atualizado em 24/03/2019 - 20:13

Foi um domingo daqueles no Campeonato Catarinense. O Avaí ganhou em Criciúma e assumiu a liderança graças ao tropeço do arquirrival Figueirense e, com esse resultado, o Tigre perdeu uma posição. Porém, o tropeço do Marcílio Dias na zebra que colocou os dois times de Tubarão na zona de rebaixamento mantém o tricolor respirando no Estadual.

Futebol Interior / Reprodução

Começamos por Criciúma, onde o Tigre tomou 2 a 0 do Avaí, gols de Getúlio e João Paulo. Agora em sétimo lugar com 18 pontos, o Criciúma precisa ganhar de Metropolitano em Blumenau, Joinville em casa e Hercílio Luz em Tubarão e torcer por resultados paralelos. Mas ainda está a dois pontos do G-4.

KIeina perdeu a primeira na sua volta ao Criciúma / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Dois pontos separam o Criciúma do G-4 ao menos até esta segunda-feira. Se, no complemento da rodada, o Brusque ganhar do Atlético Tubarão no Domingos Gonzales, daí a diferença vai a cinco pontos e, com nove a disputar, complica de vez a chance tricolor.

E ao Tubarão será vida ou morte, já que o Metropolitano conquistou um resultado importantíssimo neste domingo. Venceu o Marcílio Dias por 1 a 0 em pleno estádio Hercílio Luz, em Itajaí, e ganhou fôlego. Ari fez o gol, aos 22 do segundo tempo. O Metro saiu do grupo de descenso, para o qual empurrou o Hercílio, chegou a 13 pontos e tem jogo decisivo fim de semana que vem contra o Criciúma, no Sesi.

Marcílio perdeu em casa para o Metro / Foto: Bruno Golombiewski / CNMD

O Hercílio entrou na zona de rebaixamento por conta da derrota em casa neste domingo, 3 a 2 para os reservas da Chapecoense no Anibal Costa. A Chape saiu na frente com Aylon, aos 12. O Leão virou com Lima, aos 33, e Zé Antônio Potiguar, aos 46 minutos. Na etapa final, nova virada, com gols de Aylon, aos 2, e Bryan, aos 5 minutos.

Hercílio entrou na zona de rebaixamento / Foto: Marcos Giraldi / Notisul

Com o resultado, a Chape reagiu no Estadual, chegou a 28 pontos e está a apenas dois dos líderes Avaí e Figueirense. Aí entra o outro destaque da rodada: o tropeço do Figueira em pleno Orlando Scarpelli. O Joinville conquistou importantíssima vitória, 1 a 0, gol de Nathan aos 10 do segundo tempo. Com o resultado, o JEC passou o Criciúma, chegou a 20 pontos, é o sexto e tem a mesma pontuação do quarto e do quinto colocados. Entrou na briga pela vaga.

Futebol Interior / Reprodução

No meio de semana vai ter choque de catarinenses na Copa do Brasil, com Chapecoense x Criciúma e suas forças máximas, no que é prioridade agora. O jogo será às 19h15min na Arena Condá. No fim de semana que vem tem a antepenúltima rodada da primeira fase. Está interessante a reta final antes das semifinais.

Futebol Interior / Reprodução

 

Por Denis Luciano 24/03/2019 - 18:38 Atualizado em 24/03/2019 - 18:44

Os colegas de Chapecó noticiaram hoje e o Gilson Kleina não desmentiu. O Criciúma está mesmo interessado no lateral direito Marcos Vinícius, 21 anos, da Chapecoense. As tratativas estão em andamento para que o jovem atleta venha a reforçar o setor, no qual o Tigre conta com Carlos Eduardo e Maicon.

"É um bom jogador, estamos observando sim mas não quer dizer que seja ele o reforço. Estamos analisando", comentou Kleina em entrevista coletiva após a derrota deste domingo, 2 a 0 para o Avaí no Heriberto Hülse. O lateral começou no Atlético Tubarão, onde se destacou antes de ir para Chapecó.

Marcos Vinícius / Foto: Márcio Cunha / Chapecoense

Marcos Vinícius fez seis jogos nesta temporada pela Chapecoense, e a intenção é que ele venha por empréstimo até o fim do ano para o Majestoso. Ele não participou do jogo deste domingo, no qual a Chape teve equipe reserva na vitória por 3 a 2 sobre o Hercílio Luz em Tubarão.

A ausência dele foi justificada, pelo executivo de futebol da Chapecoense, Newton Drummond, por conta de uma pequena lesão, e não pelo interesse do Criciúma. Seja como for, é mais uma notícia de busca por reforço que vem do Oeste por conta da boa relação entre o executivo João Carlos Maringá, o técnico Kleina e os dirigentes da Chapecoense.

Por Denis Luciano 24/03/2019 - 16:19 Atualizado em 24/03/2019 - 16:26

Associado ao Criciúma há 15 anos, o torcedor Willyan Virgínia Oliveira comprou outro dia uma camiseta com os dizeres #ForaDalFarra e com a imagem da face do presidente na frente, em tecido amarelo e letras pretas. A produção e venda vem sendo promovidas via redes sociais por torcedores descontentes com a atual gestão do Criciúma.

Pois bem, Willyan vestiu a sua camiseta e tomou o rumo do estádio Heriberto Hülse para assistir Criciúma x Avaí na tarde deste domingo. Qual sua surpresa que, logo após passar a catraca, foi abordado.

"Um segurança me chamou e eu não dei bola. Em seguida, um policial mandou eu descer as escadas e ver o que o segurança queria. Daí veio a determinação, que eu retirasse a camiseta que ela me será entregue no fim do jogo, no portão 3", informou Willyan. Esse incidente ocorreu no portão 1, pouco antes de a bola rolar.

"Fiquei bastante irritado na hora, e pergunto, porque então não proíbem também as camisetas do Grêmio, do Inter, do Flamengo no estádio?".

Precavido, Willyan levou outra camiseta consigo, do goleiro Luiz, e é vestindo essa que ele está conferindo a partida deste domingo no Majestoso.

Por Denis Luciano 24/03/2019 - 11:56 Atualizado em 24/03/2019 - 12:04

Ainda durante a madrugada um torcedor começou a limpar e outros mais fizeram o arremate na manhã deste domingo e está removido o "Morte ao Dal Farra" pichado na noite passada na fachada das antigas bilheterias do estádio Heriberto Hülse.

Se aquilo era um protesto, foi de uma infelicidade ímpar, incompatível com o bom espírito que sempre norteou a maioria absoluta da torcida do Criciúma.

A coisa foi tão chata que até o atacante Andrew estava passando e deu uma força na limpeza.

Nas redes sociais e em todas as rodas em que o Criciúma é assunto, a atitude foi ampla e enormemente condenada. Também pudera. Divergir é do jogo, mas apelar à ignorância é não saber fazer parte do jogo democrático da divergência.

E, passado esse isolado episódio de imbecilidade, vamos ao jogo, que é o que importa de fato.

Por Denis Luciano 24/03/2019 - 01:06 Atualizado em 24/03/2019 - 01:15

Uma coisa é protestar, ser contrário, criticar. Isso faz parte do ambiente democrático. Mas passar dos limites, e usar do vandalismo ao patrimônio do Criciúma para isso, não tem qualquer respaldo lógico. 

Foi o que aconteceu na noite deste sábado no muro do estadio Heriberto Hülse diante das antigas bilheterias. Algum perdido pichou "Morte ao Dal Farra", em um gesto que ultrapassa por léguas o razoável e, certamente, passa muito longe do sentimento e da boa conduta da maioria absoluta da torcida do Criciúma. Tanto é que a reação de reprovação, inclusive pelos críticos da atual gestão, foi imediata nas redes sociais.

O horroroso e isolado protesto contra o presidente Jaime Dal Farra logo foi removido por um torcedor de verdade e de boa índole. Mas fica a mancha.

E lembrar que, muito mais importante que isso, o Criciúma tem jogo fundamental neste domingo no Majestoso contra o Avaí.

Desnecessário esse ato de sujar o estádio. Quem pichou, pisou na bola.

Por Denis Luciano 22/03/2019 - 00:22 Atualizado em 22/03/2019 - 00:24

Sexto lugar com 18 pontos. Claro que a campanha não empolga, mas ainda não tira o Criciúma da briga por uma vaga na semifinal do Campeonato Catarinense. Afinal, o Tigre está a apenas dois pontos do G-4, que ganhou um novo integrante na noite desta quinta-feira.

Futebol Interior / Reprodução

Com o empate em 0 a 0 diante do próprio Criciúma, no estádio Augusto Bauer, o Brusque alcançou o Marcílio Dias nos 20 pontos. Está na frente nos critérios - 4 a 3 no saldo - por isso desbancou o time de Itajaí. Confra nas imagens da TV Brusque os lances do empate do Tigre sem gols fora de casa.

Mas o empate não foi de todo ruim para o Criciúma. Basta analisar a tabela. A diferença de dois pontos em 12 a disputar é "removível", embora a atuação desta quinta não tenha enchido os olhos. Cabe lembrar que nesta quinta houve outro empate: Joinville 1x1 Hercílio Luz.

Empate em 1 a 1 na Arena entre JEC e Hercílio / Foto: Júlio César / JEC

Faltam quatro rodadas para o término da primeira fase e ouso dizer que a melhor sequência de jogos entre os três principais concorrentes pela quarta vaga é a do Criciúma. Senão vejamos: o Tigre faz as duas partidas mais difíceis em casa, contra o Avaí, já classificado, e o Joinville, cambaleante. E fora atuará contra dois candidatíssimos ao rebaixamento, Metropolitano e Hercílio Luz.

Futebol Interior / Reprodução

Vamos ao Marcílio. Terá em casa os mais fáceis, ok, justamente contra os que o Tigre visita: Metro e Hercílio. Mas sairá para pegar o Joinville, que em casa ainda poderá estar vivo daqui a duas rodadas, e o Figueirense, que segue invicto no Estadual.

E o Brusque? Terá apenas um jogo em seus domínios a partir de agora. Na penúltima rodada, contra o Avaí. De resto, visitará Tubarão (desesperado para não cair), Chapecoense (que uma hora sairá da crise) e despede-se fora diante do Metropolitano (que pode estar no desespero para, em Blumenau, ganhar e tentar não cair). Ouso dizer que sim, a melhor sequência é a do Criciúma, mas ele precisa fazer por si.

Futebol Interior / Reprodução

Os jogos que restam:

Brusque - Tubarão (fora), Chapecoense (fora), Avaí (casa), Metropolitano (fora)

Marcílio Dias - Metropolitano (casa), Joinville (fora), Hercílio Luz (casa), Figueirense (fora)

Criciúma - Avaí (casa), Metropolitano (fora), Joinville (casa), Hercílio Luz (fora)

Por Denis Luciano 21/03/2019 - 00:28 Atualizado em 21/03/2019 - 00:35

O Marcílio Dias vai perder seu lugar no G-4 do Catarinense nesta quinta-feira. Seja qual for o resultado de Brusque x Criciúma, a partir das 20h, e o Marinheiro será ultrapassado.

Tem 20 pontos e perdeu para o Avaí nesta quarta, 3 a 1 em Florianópolis. O Brusque soma 19 pontos, mas tem saldo melhor que o Marcílio. Logo, se empatar em casa com o Tigre já assume a quarta posição. E o Criciúma depende apenas de si. É sexto com 17 mas, se vencer, ultrapassa o time de Itajaí no número de vitórias.

Fora de campo, o Marcílio Dias foi vítima de uma ocorrência curiosa e extremamente triste também. Um PM foi flagrado levando camisas do clube, que recém completou 100 anos de história, e isso do vestiário deles na Ressacada. A informação foi postada a pouco no Twitter pelo jornalista Rodrigo Santos:

Olha essa: um Policial Militar foi pego surrupiando camisas do Marcílio Dias de dentro do vestiário da Ressacada. Um segurança particular viu e acabou dedurando. O PM foi levado para o Batalhão da Capital.

Na postagem da rodada, tudo o que rolou nesta quarta e as fotos da camisa que o Marcílio usou contra o Avaí, a camisa tão desejada pelo PM levado ao Batalhão para dar explicações.

Por Denis Luciano 21/03/2019 - 00:21 Atualizado em 21/03/2019 - 00:23

A rodada 14 do Campeonato Catarinense começou nesta quarta-feira com um bom resultado para o Criciúma. O Avaí derrotou o Marcílio Dias por 3 a 1, na Ressacada, e agora o Tigre depende apenas de si para entrar no G-4 do Estadual. Para tanto, terá que vencer o Brusque no estádio Augusto Bauer a partir das 20h. 

Avaí ganhou do Marcílio em casa / Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC

Os avaianos começaram a construir a vitória logo a 1 minuto, com gol de Daniel Amorim. O Marcílio chegou a empatar no segundo tempo com Roni, aos 11, mas Daniel Amorim de novo, aos 29, e Brizuela, aos 36 minutos anotaram o placar definitivo. O Marcílio vai receber o Metropolitano e o Figueira pega o JEC em casa na próxima rodada.

Com 27 pontos, o Avaí - que visita o Criciúma no domingo - segue vice-líder, já que o rival Figueirense venceu fora de casa. Bateu o Metropolitano por 1 a 0, gol de Júlio Rusch aos 16 minutos do segundo tempo. O Figueira tem 30 pontos. Com o tropeço, o Metro segue na zona de rebaixamento. É vice-lanterna com dez pontos.

Metropolitano perdeu para o Figueirense no estádio do Sesi

A Chapecoense continua marcando passo. Em plena Arena Condá, empatou em 0 a 0 com o lanterna Atlético Tubarão. A Chape chegou a 25 pontos, enquanto o Tubarão tem 8. Na próxima rodada os dois times jogarão em Tubarão: a Chape visita o Hercílio Luz e o Tubarão recebe o Brusque.

Nada de gols para Chapecoense e Tubarão / Foto: William Lampert / CA Tubarão

Além de Brusque x Criciúma, o Catarinense tem, nesta quinta, Joinville x Hercílio Luz na Arena. Um ponto atrás do Criciúma, o JEC pode encostar no G-4 caso vença, enquanto o Hercílio batalha para abrir vantagem em relação ao grupo de descenso.

Reprodução / Futebol Interior

 

Por Denis Luciano 20/03/2019 - 23:57 Atualizado em 21/03/2019 - 00:02

O Debate Aberto desta quarta-feira teve um incremento muito especial na Rádio Som Maior. Depois de anunciados pela manhã, no Programa Adelor Lessa, como integrantes do Timaço, o novo projeto de esportes da FM 100,7, o narrador Mário Lima e o repórter Jota Éder já participaram do bate papo de opinião e informação.

Mário e Éder, que se unem a nós e ao João Nassif no projeto do Timaço para cobrir todos os jogos do Criciúma no Campeonato Brasileiro, "chegaram, chegando", opinando sobre o momento do Criciúma e as perspectivas futuras.

Os dois demonstraram confiança com os recentes movimentos do Criciúma contratando o técnico Gilson Kleina e o diretor executivo de futebol João Carlos Maringá. Lembrando que Mário vai narrar os jogos do Tigre na Som Maior, com a participação também do narrador Jotha Del Fabro, e o Éder vai ser o setorista, fazer o dia a dia do Tigre e apresentar o novo Som Maior Esportes, que entra no ar em breve às 11h30min, de segunda a sexta-feira.

A estreia do Timaço será no Heriberto Hülse, no fim de abril, em Criciúma x Cuiabá, a estreia do Tigre na Série B. O Debate Aberto desta quarta contou ainda com as participações de Plácido Pizzetti e Marcelo Zarur. Confira no podcast.

(Fotos: Luana Mazzuchello / Rádio Som Maior)

Por Denis Luciano 18/03/2019 - 22:07 Atualizado em 18/03/2019 - 22:17

A passagem de Gilson Kleina pela Chapecoense deixou algumas marcas. Uma delas, a firme parceria com o diretor executivo João Carlos Maringá, agora reeditada em Criciúma. E os contatos lá feitos, muitos. Nesse momento de necessidades de contratações do Tigre, não é surpresa que nomes com os quais o treinador tenha trabalhado lá pelo Verdão apareçam agora como especulados por aqui.

Cabe lembrar que, dos dois primeiros acertados na nova era tricolor - o volante Wesley e o atacante Vinícius, que chegaram hoje -, o segundo trabalhou com Kleina na Chape.

No início da noite, o colega Rodrigo Goulart do jornal Diário do Iguaçu, um dos amigos bem informados da mídia de Chapecó, informou via Twitter que o zagueiro Nery Bareiro e o atacante Tiago Luís poderão estar nos planos de Maringá e Kleina.

Tiago Luís está com 30 anos. Alguns gols marcou contra o Criciúma em seus tempos de Chapecoense, entre 2013 e 2015. Depois rodou por Joinville, América (MG), Paysandu, Goiás e, por último, no São Bento. 

Atacante Tiago Luís defendeu a Chape entre 2013 e 2015

Nery Bareiro, 31 anos, é natural do Paraguai e chegou na Chapecoense no começo do ano passado. Entre clubes paraguaios e colombianos que recheiam o seu currículo, teve uma passagem pelo Coritiba em 2016. A aguardar.

Bareiro trabalhou com Kleina na Chapecoense

 

Por Denis Luciano 18/03/2019 - 06:25

Logo no seu retorno ao futebol profissional, no ano passado, o Próspera foi campeão catarinense da Série C, conquistando o direito de disputar a Série B nesta temporada e, por consequência, brigar por uma das duas vagas na elite estadual de 2020.

E a base vai junto. Enquanto não chega a Série B profissional, é o sub-17 quem entra em ação. O Catarinense da categoria começou neste fim de semana, e o Time da Raça já arrancou bem. O Próspera foi a Lages e, na tarde deste domingo, goleou o Internacional por 4 a 0 em pleno estádio Vidal Ramos Júnior. Cabe lembrar que o Leão Baio veio da Série A, da qual foi rebaixado na temporada passada. É um bom sinal.

Os gols dos meninos do Próspera no Tio Vida foram de Lucas, aos 11, Paulo Ricardo, aos 16, e Ricardo, aos 21 do primeiro tempo, e Vinícius, aos 46 da etapa final. O técnico do time é Alfredo Lima, um dos filhos do Mário Lima, e já com bons trabalhos em diversas partes, agora emprestando seu talento ao Próspera.

A primeira rodada teve, ainda, os jogos Fluminense de Joinville 1x5 Almirante Barroso, Juventus 3x2 Barra e Concórdia 3x2 Blumenau. Na segunda rodada, sábado que vem, o Próspera folga: Camboriú x Concórdia, Blumenau x Juventus, Barra x Fluminense e Barroso x Inter.

No dia 30 de março o sub-17 prosperano faz seu primeiro jogo em casa na Série B da categoria. Encara o Camboriú no Mário Balsini. Depois pega Barroso (fora), Barra (fora), Blumenau (em casa), Concórdia (fora), Juventus (em casa) e Fluminense (em casa). Os quatro primeiros passam à semifinal de onde pintam os dois finalistas.

Por Denis Luciano 17/03/2019 - 23:58 Atualizado em 18/03/2019 - 00:17

Se o confronto com a Chapecoense na terceira fase da Copa do Brasil já era perigoso, ficou um pouco mais agora. A demissão do técnico Claudinei Oliveira, anunciada pelo clube na noite deste domingo após a derrota em casa para o Joinville por 2 a 1 pelo Campeonato  Catarinense, coloca a Chape diante de uma perspectiva de mudança que é a mesma que o Criciúma enfrenta agora.

"Toda troca de técnico é uma mudança de filosofia, e nós conhecíamos a forma de a Chapecoense jogar com o Claudinei", reconhece o técnico Gilson Kleina, do Criciúma, com quem conversamos na noite deste domingo no Programa Papo de Bola, na RTV. "O Claudinei era um treinador mais defensivista, assim foi contra nós aqui no domingo passado. Ele primeiro defende para depois atacar com segurança, foi exatamente assim que ele ganhou do Criciúma", avalia.

Logo, Kleina entende que a Chapecoense tende a se remotivar e logo, já que dá o mesmo valor que o Tigre aos confrontos da Copa do Brasil. O confronto de ida, na Arena Condá, será daqui a duas quartas-feiras, com a volta marcada para 10 de abril no Heriberto Hülse.

Gilson Kleina esteve conosco na noite deste domingo na RTV.
Nesta segunda, ele participa do Debate Aberto às 12h na Som Maior.
É a primeira entrevista de rádio dele nessa volta ao Criciúma.

O técnico tricolor reforçou a confiança na chegada de reforços já para os confrontos com a Chape. "Depois do terceiro jogo veremos as carências. Vamos dar oportunidades, mas o grupo sabe e eu sei que será importante qualificar". 

Citamos dois nomes na conversa, e um deles não foi descartado por Kleina como uma possibilidade de reforço: o atacante Vinícius, com quem ele trabalhou na Chapecoense. "É um grande nome, levei para Chapecó, teve azar lá, sofreu uma lesão séria. Mas é um atacante insinuante, de enfrentamento, se vier vai ajudar muito essa molecada aqui". Ao que tudo indica - e esse comentário ajuda nessa conclusão -, Vinícius deve mesmo ser a primeira contratação para o elenco pós chegadas de Kleina e João Carlos Maringá.

Muito mais a gente vai conferir nesta segunda, 12h, quando Gilson Kleina é o convidado especial do Debate Aberto. Ele começa na Som Maior a sua série de visitas às emissoras de rádio. Estarão conosco na mesa da FM 100,7 os craques João Nassif, Lucas Renan Domingos, Capitão Itá e Antônio Sérgio Fernandes. Até lá!

Por Denis Luciano 17/03/2019 - 21:23 Atualizado em 17/03/2019 - 21:26

Duas provas, nesta rodada, de que mudar pode fazer muito bem. Criciúma e Joinville, com vitórias fora de casa, conquistaram o fôlego que os permite respirar melhor no Campeonato Catarinense. E isso graças a uma rodada de vitórias fora de casa e combinações a favor.

Enquanto o Tigre bateu o Tubarão por 1 a 0 no Domingos Gonzales - mesmo não jogando bem, importa é ganhar -, o Joinville fez mais difícil: ganhou da Chapecoense por 2 a 1 em plena Arena Condá. Quebrou um tabu de quase um ano sem ganhar uma partida sequer fora de Joinville.

Foto: Júlio César / JEC

Como o Marcílio Dias tropeçou no sábado, perdendo por 1 a 0 para o Brusque, a disputa pelo quarto lugar embolou. Bom para o campeonato. Marcílio, Brusque ou Criciúma, qualquer um desses três pode fechar a próxima rodada completando o G-4. O JEC está a quatro pontos, mas também já ronda o grupo.

Futebol Interior / Reprodução

O Criciúma ainda não teve Gilson Kleina na casamata. O terá na quinta-feira, no Augusto Bauer, diante do Brusque. E a vitória nesse jogo poderá colocar o Criciúma no G-4, caso na véspera o Marcílio tropece contra o Avaí na Ressacada. Tudo possível. O ânimo da chegada do novo técnico já dá um melhor astral ao Tigre. Abaixo, os melhores momentos da vitória do Tigre na casa do Tubarão, com imagens da FC Play.

O Joinville estreou o técnico Felipe Surian, e a vitória foi dramática em Chapecó. Saiu na frente, com um gol de Marlon aos 20 minutos. Tomou o empate aos 34, com Everaldo, e fechou a conta com Hugo Almeida, em uma cobrança de falta aos 48 minutos. Assista os gols abaixo, com imagens da FC Play.

O adversário do Criciúma na quinta-feira vem embalado, com o 1 a 0 deste sábado diante do Marcílio Dias. Até porque o gol saiu aos 45 minutos da etapa final, anotado por Everton Dias. O time do técnico Marcelo Caranhato está a apenas um ponto do Marcílio. Cabe lembrar que, no turno, o Brusque ganhou do Criciúma em pleno Heriberto Hülse. Bronca.

Brusque ganhou do Marcílio / Foto: Lucas Gabriel Cardoso / Brusque FC

Avaí e Figueirense fizeram o clássico da rodada, com mais de 14 mil pessoas na Ressacada conferindo o empate em 0 a 0 e a despedida do meia Marquinhos. Pela segunda vez - agora ele jura que definitivamente -, o ídolo avaiano se despediu. O Figueira, sem querer saber, garantiu o décimo terceiro jogo de invencibilidade no Estadual.

Clássico sem gols na Ressacada / Foto: Hermes Bezerra / Figueirense FC

E na parte de baixo da tabela, uma sacudida importante. O Tubarão ficou em situação ainda mais grave a partir da sua derrota para o Criciúma pois, na véspera, o Metropolitano derrotou o Hercílio Luz por 3 a 1 no estádio do Sesi, gols de Júnior Pirambu, duas vezes, e Thiago Henrique. O Hercílio ainda saiu na frente com Victor Guilherme. Hoje não temos uma zona de rebaixamento 100% tubaronense graças ao saldo de gols.

Metropolitano venceu o Hercílio / Foto: Sávio Pereira / CA Metropolitano

 

Por Denis Luciano 15/03/2019 - 23:11 Atualizado em 15/03/2019 - 23:13

Na 13º rodada da Série B o Criciúma vai visitar o São Bento no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. E isso já sabendo que o adversário jogará a Série A-2 do Campeonato Paulista no ano que vem. É que o São Bento, único time dos adversários do Tigre que ainda não venceu na temporada, foi rebaixado no Campeonato Paulista na noite desta sexta-feira.

Com fraca campanha, o descenso já vinha se encaminhando fazia tempo. Foi matematicamente consumado com os 3 a 2 que o time do técnico Silas - ex-Tubarão e Avaí - tomou do Red Bull Brasil - aquele mesmo Red Bull que quer comprar um time na Série B, especulou Criciúma, Bragantino e tenta loucamente o Oeste - que é a sensação do Paulistão. O São Bento caiu com quatro empates e sete derrotas, e ainda tem um jogo a cumprir, na sua despedida da elite, quarta-feira, em casa, contra o Bragantino. Para o São Bento foi o meia Alex Maranhão, ex-Criciúma.

Fizemos um apanhado do aproveitamento até aqui, nos Estaduais, dos times da Série B 2019. E o Criciúma é o quinto pior. Só faz campanha melhor, com seus 38,9% de aproveitamento, que Bragantino, Brasil de Pelotas e Botafogo de Ribeirão Preto, além do rebaixado São Bento. Desses, os dois últimos correm risco de cair nos seus Estaduais, o Brasil no Gauchão e o Botafogo no Paulistão. Vale conferir a tabela abaixo:

Time Aproveitamento no Estadual
1.Cuiabá 90,5% no Matogrossense
2.América 77,8% no Mineiro
3.Sport 75,0% no Pernambucano
4.Atlético (GO) 73,3% no Goiano
5.Figueirense 72,2% no Catarinense
6.CRB 72,2% no Alagoano
7.Vila Nova 60,0% no Goiano
8.Paraná 57,1% no Paranaense
9.Coritiba 55,5% no Paranaense
10.Vitória 54,2% no Baiano
11.Ponte Preta 53,3% no Paulista
12.Guarani 46,7% no Paulista
13.Operário 45,8% no Paranaense
14.Londrina 42,8% no Paranaense
15.Oeste 40,0% no Paulista
16.Criciúma 38,9% no Catarinense
17.Bragantino 30,3% no Paulista
18.Brasil (RS) 25,9% no Gaúcho
19.Botafogo (SP) 23,2% no Paulista
20.São Bento 12,1% no Paulista

Relembre a tabela completa da Série B clicando aqui.

Por Denis Luciano 13/03/2019 - 15:26 Atualizado em 13/03/2019 - 15:30

Anunciada no fim da manhã pelo Criciúma, cerca de uma hora antes de oficializada a contratação do técnico Gilson Kleina, a saída de Ricardo Rocha da assessoria de futebol da presidência foi comentada pelo próprio ex-jogador. No Twitter, ele postou um comentário dizendo-se feliz pelo que realizou mas triste pela fase que o Criciúma passa.

Comentou que, quando convidado pelo presidente Jaime Dal Farra, levava a disposição de usar influência e contatos para ajudar, e aponta que assim o fez. Registrou, porém, que não tinha condições de dedicar mais tempo ao clube, o que dificultou a sua situação.

Da foto da apresentação de Ricardo Rocha, só restou Jaime Dal Farra / Foto: Lucas Renan Domingos / A Tribuna / Arquivo

Na semana passada, questionamos o presidente em entrevista coletiva sobre o papel que Ricardo Rocha vinha desempenhando  no clube, logo após as demissões do técnico Doriva e do diretor executivo Nei Pandolfo. "Ele veio desde o começo para me assessorar, pelo trabalho dele no São Paulo. Ele trabalha muito forte nas relações públicas para nós. Ele conseguiu liberar a última parcela do Brasileiro do ano passado, R$ 600 mil na CBF", dizia Dal Farra na terça-feira da semana passada. Assista o comentário do presidente sobre o seu então assessor de futebol no vídeo abaixo.

Há uma nítida relação, fácil de perceber, entre a contratação de João Carlos Maringá e a saída de Ricardo Rocha menos de 48 horas depois. Maringá pediu autonomia no futebol, e ficaria difícil ter essa liberdade com Ricardo Rocha tendo abertura total com o presidente. A vinda de Gilson Kleina, por total influência de Maringá, é outro sinal claro de que, a essa altura, faltou espaço para o ex-zagueiro continuar dando assessoria a Dal Farra.

Abaixo, a postagem de Ricardo Rocha no Twitter após sua despedida do Criciúma:

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito