Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 07/02/2020 - 15:42Atualizado em 07/02/2020 - 15:58

A dentista Carmem Ligia Leal assinou filiação agora há pouco no PSD e confirmou sua candidatura a vereadora de Criciúma.

A filiação foi consumada em ato com o presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia, vice-prefeito Ricardo Fabris, presidente municipal do PSD, e a professora Ssndra Zanatta Guidi.

Acompanhou Carmem na filiação o seu filho, o médico Dr Lannes.

Carmem é servidora efetiva da prefeitura, foi coordenadora do setor de odontologia da rede publica por oito anos, foi supervisora de estágios do curso de Odontologia da Unesc e dirigente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) por vários anos.

Sua candidatura a vereadora é muito bem avaliada no PSD, com reais possibilidades.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 07/02/2020 - 06:07Atualizado em 07/02/2020 - 06:46

Em Urussanga, o ex-vice-prefeito Luiz Henrique Martins, o Cuíca, cancelou sua filiação no PT.

“Não tinha mais motivação, foi desgastando com o tempo”, disse ontem à noite.

Cuíca não vai para outro partido e não tem problema de disputar eleição. Antes de ser vice-prefeito, ele foi vereador, com atuação marcante.

Ontem ele tomou a iniciativa de telefonar ao presidente estadual do PT, Decio Lima, para comunicar sua decisão de sair.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 07/02/2020 - 06:07Atualizado em 07/02/2020 - 06:42

O senador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, vai fazer a filiação de Julia Zanatta no dia 13, em Criciúma, e anunciar a sua candidatura a prefeita.

Jorginho está inteirado da movimentação de bastidores no ambiente no PL. Tem conversado com freqüência com o ex-prefeito Marcio Burigo, coordenador regional do partido, e que deve assumir a presidência da executiva municipal nos próximos dias.

A filiação de Julia deve agilizar o processo para fechamento da chapa majoritária e nominata de candidatos a vereador.

Sendo Julia a candidata do PL, o provável vice é o coronel Cosme Manique Barreto, alinhado ao PODEMOS. Ele não é filiado porque está na ativa. Vai para a reserva em maio ou junho, e já disse que tem disposição de disputar a eleição.

Mesmo sem estar no PL, Julia trava uma disputa com o advogado Jeferson Monteiro, que migrou do MDB para ser candidato a prefeito. Mas, Julia tem a preferência de Jorginho, pela sua identificação com os Bolsonaro.

De saída

Nícola Martins, presidente da fundação de esportes de Criciúma, deve anunciar desfiliação do PL na próxima semana.

Mas, antes de tomar decisão vai se reunir com o senador Jorginho Mello, em Florianópolis, segunda-feira.

Dois fatos estão “empurrando” Nicolas para fora. O primeiro, é a decisão do PL de ser oposição a Salvaro na eleição de outubro. O segundo, é a entrega do comando do partido ao ex-prefeito Marcio Burigo, com quem ele tem divergências desde os tempos no PP e que o levaram na época a sair do partido.
 
A caminho

O médico Aníbal Dário vai passar o fim de semana em reuniões para discutir a sua provável candidatura a prefeito de Criciúma pelo MDB.

Hoje, terá reunião ampliada com seu grupo de apoio. Amanhã e domingo, terá conversas reservadas, isoladas e nova reunião ampliada.

Ele está animado com a repercussão e com as manifestações que tem recebido. Só não confirmará a filiação ao MDB e candidatura a prefeito se um fato novo acontecer.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 06/02/2020 - 06:11Atualizado em 06/02/2020 - 06:37

O PP deve convidar o empresário José Altair Back para ser candidato a prefeito de Criciuma. Ele foi um dos três nomes apontados na reunião da executiva.

A intenção do partido é ter um candidato definido, ou pelo menos bem encaminhado, até a reunião do diretório municipal, dia 13, quinta-feira. As conversas já estão sendo feitas, em privado. Até ontem, um deles havia sido sondado.

O ex-deputado Jorge Boeira está participando do processo, junto com membros a executiva.

Back é proprietário da Vigilância Radar e presidente do conselho do Bairro da Juventude, com forte militância em movimentos de igreja e de família.

A tentativa com Back e mais dois nomes é o ultimo movimento do PP de Criciuma por uma candidatura própria a prefeito. Se a missão não for bem sucedida, a aliança com o prefeito Salvaro será irreversível.

A direção estadual do PP e líderes regionais, como o prefeito Joares Ponticeli, o ex-deputado Leodegar Tiscoski, o ex-deputado Comin e o deputado José Milton Scheffer, já bateram o martelo pelo entendimento com Salvaro. Mas, estão respeitando os movimentos da executiva municipal, que é majoritariamente contra aliança com o prefeito.

Pegou bem

O médico Anibal Dário ficou impressionado com a repercussão positiva sobre a especulação de sua candidatura a prefeito de Criciuma pelo MDB.

A movimentação em torno dele é intensa. Amigos já estão até abrindo negociações com produtores, marketeiros e publicitários.

Uma reunião foi marcada amanhã, que poderá ser decisiva.

A articulação da candidatura de Aníbal Dário tem a assinatura do deputado Vampiro.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 05/02/2020 - 17:26Atualizado em 05/02/2020 - 18:32

O deputado Valdir Cobalhcini, MDB, acaba de denunciar na tribuna da Assembléia Legislativa que foi barrado pelo secretário de infraetrutura, Carlos Hassler, proibido de participar de reunião com um prefeito da sua região.

Cobalchini informou que marcou a audiência para o prefeito da sua região (oeste) e foi acompanhá-lo, o que é de praxe para os deputados.

Quando chegou chegou no gabinete, o Secretário determinou que ele se retirasse porque a audiência seria apenas com o prefeito.

Cobalchini recebeu a solidariedade de vários deputados e a Assembléia Legislativa emitiu uma nota de repúdio.

Abaixo, a nota na íntegra e um vídeo com as manifestações dos deputados em plenário em apoio a Cobalchini.

"NOTA DE REPÚDIO

Respeito é uma condição primária e fundamental para todo relacionamento humano ou institucional.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina manifesta seu veemente repúdio ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Carlos Hassler, pelo tratamento dispensando ao Deputado Estadual Valdir Cobalchini, do PMDB, impedido de participar de uma audiência na sede da Secretaria quando acompanhava o prefeito municipal de Pinheiro Preto, nesta terça-feira (04/02).

Quando impediu um parlamentar catarinense de participar de uma audiência em órgão público, o secretário não cometeu somente uma grave indelicadeza com um deputado que, inclusive, já comandou com êxito reconhecido aquela Secretaria. Também feriu um dos pilares da democracia, que prevê a representatividade do cidadão por seus parlamentares.

Quando deixou o deputado estadual Valdir Cobalchini do lado de fora do seu gabinete, o Secretário Hassler deixou lá também todos os cidadãos catarinenses representados pelo Parlamentar. Especialmente os cidadãos do município de Pinheiro Preto interessados no assunto daquela audiência. Na Secretaria de Estado só devem ser tratados assuntos administrativos e republicanos. Não existe, portanto, nenhuma razão para não permitir a presença de um Deputado Estadual naquele recinto e naquele encontro entre agentes públicos.

Com tristeza e indignação, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina ratifica seu repúdio e clama para que nunca nos falte o respeito".

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 05/02/2020 - 08:06Atualizado em 05/02/2020 - 08:15

O vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho, de Araranguá, esclarece que o projeto encaminhado à câmara pelo prefeito Mariano Mazzuco para aprovação de emprestimo de r$ 10 milhões não é emprestimo novo, mas substituição ao que foi aprovado em 2019.

No projeto aprovado em 2019 a operação seria feita com a Caixa, mas a instituição não liberou crédito.

Por isso, foi feita negociação com o Banco do Brasil e teve que ser encaminhado projeto para aprovar nova operação, revogando a autorização dada em 2019.

Projeto deu entrada na sessão de segunda-feira e já poderá ser aprovado hoje. 

Em 2017, a câmara aprovou emprestimo de r$ 20 milhões.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 05/02/2020 - 06:03Atualizado em 05/02/2020 - 06:43

O delegado Ulysses Gabriel vai assumir como deputado estadual no dia 19. Detalhes acertados ontem na reunião da bancada do PSD na Assembléia.

O deputado Milton Hobus, presidente estadual do partido, vai se licenciar por 90 dias. Ulysses ficará metade do tempo.

A posse vai lhe permitir, como servidor publico de carreira, discutir a proposta de reforma da previdência, e aditivar sua candidatura a prefeito de Orleans.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 04/02/2020 - 18:54Atualizado em 04/02/2020 - 19:08

A dupla que o MDB de Criciúma pretende colocar em campo para a eleição de outubro é o médico Aníbal Dário e a professora Tati Teixeira, ex-vereadora. Não para compor uma chapa, mas para trabalhar juntos na campanha.

Anibal candidato a prefeito, Tati coordenadora de campanha.

O deputado Luiz Fernando Vampiro é o comandante da operação.

Ele vem tratando do assunto com os dois praticamente desde o final de 2019, apoiado pelo presidente municipal do MDB, Rodrigo Ganso.

Anibal e Tati não estão ainda filiados ao MDB.

A intencão de Vampiro é que os dois "asinem ficha" até o final de fevereiro.

Anibal confirmou o convite do MDB. Disse que estava se preparando, com apoio de um grupo de amigos, para ser candidato a vereador, e foi surpreendido pelo convite. Acrescentou que a partir daí, recebeu sondagens de outros partidos.

Garantiu que tomará a decisão a respeito em até 10 dias.

A intenção do MDB com os dois é apresentar "cara nova", sinalizando para a renovação, e apresentando um discurso mais moderno.

Aníbal é bem relacionado/conceituado, e estreante em política.

Tati é boa referência, com experiência política de mandatos de vereadores e campanha na majoritária.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 04/02/2020 - 14:53Atualizado em 04/02/2020 - 15:05

O nome do profissional liberal, sem partido, que o deputado Luiz Fernando Vampiro antecipou que deve ser o candidato do MDB a prefeito de Criciuma é o médico Anibal Dário.

Ele não tem filiação partidária e vinha trabalhando com um grupo de amigos para viabilizar candidatura a vereador, mas foi procurado por Vampiro para ser candidato a prefeito.

O deputado ofereceu apoio e retaguarda do partido para a candidatura.

Anibal confirmou a pouco que está avaliando a proposta e deve tomar decisão em até 10 dias.

Ele disse que também recebeu sondagens de outros partidos.

Se não for candidato a prefeito, deve confirmar candidatura a vereador.

 

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 04/02/2020 - 06:14Atualizado em 04/02/2020 - 06:43

O prefeito Mariano Mazzuco (PP) protocolou ontem na câmara de vereadores de Araranguá um novo pedido de empréstimo com a rede bancária.

Os vereadores já aprovaram dois empréstimos no valor total de R$ 30 milhões ao prefeito Mazzuco. Em 2019, R$ 10 milhões e em 2017 - R$ 20 milhões.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 04/02/2020 - 06:12Atualizado em 04/02/2020 - 07:20

A decisão do deputado Luiz Fernando Vampiro de não assumir a liderança do governo Moisés na Assembleia teve a digital do ex-governador Eduardo Moreira. A rigor, Vampiro tomou a decisão depois de um racha na reunião da executiva estadual do partido sobre a proposta.

Os tradicionais do partido foram contra. Entenderam principalmente que isso representaria o embarque do partido no governo. O discurso mais contundente foi do ex-governador Eduardo Moreira. Além disso, Eduardo e Vampiro trocaram críticas.

Vampiro "pediu" que criticas e ataques contra ele sejam feitos diretamente, frente a frente, não “pelas costas”. Eduardo cobrou "reciprocidade" ao apoio que deu para a carreira política de Vampiro, e o acusou de incoerente, ao dizer que coerentes são “os Amin”, que não embarcam neste governo.


Depois de Eduardo, também foram contra Vampiro assumir a liderança, o presidente estadual do partido, Celso Maldaner, os ex-governadores Paulo Afonso e Casildo Maldaner.

No final da tarde, Vampiro telefonou para o secretario da Casa Civil do governo, Douglas Borba, para comunicar a sua decisão.

Ele vai continuar líder da bancada do MDB.

O risco

Sem apoio da executiva, Vampiro iria pagar caro, e sozinho, por eventual desgaste provocado ao partido por causa do governo Moisés. Aliado a isso, a projeção é de um ano difícil para o governo, com projetos polêmicos na Assembléia e relações que ja se apresentam conflituosas com vários segmentos do serviço público (dos fiscais da fazenda aos policiais).

Se fosse bem sucedido, no entanto, Vampiro teria peso politico de secretário de estado, com possibilidade de agilizar liberação de recursos para a região. Mas, ele preferiu não correr o risco.

Nada a ver

Deputado Vampiro voltou a rechaçar as especulações que seria candidato a prefeito. “Chance zero”, disse.
Garantiu que nos próximos 10 dias deverá filiar no partido quem será candidato.

Previdência

A pauta principal na reunião de ontem à noite do governador Moisés com os deputados aliados foi a proposta de reforma da previdência encaminhada para a Assembleia no segundo semestre de 2019.
Não foi anunciado o novo líder do governo.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/02/2020 - 18:51Atualizado em 03/02/2020 - 19:00

O deputado Luiz Fernando Vampiro, MDB, acaba de telefonar ao chefe da Casa Civil do governo do estado, Douglas Borba, PSL, informando que não assumirá a liderança do governo na Assembleia. Decisão tomada depois de reunião com a executiva estadual do MDB.

Não houve consenso na executiva em relação ao assunto. Os líderes tradicionais do partido foram contra.

O ex-governador Eduardo Moreira foi quem mais condenou a proposta.

Para evitar um problema político, e o risco de ser depois responsabilizado por eventual prejuizo politico ao partido, o deputado decidiu não assumir.

Vampiro também tratou do assunto com a bancada do MDB na Assembléia, e recebeu manifestações de apoio.

Agora, o lider do governo Moisés na Assembléia pode ser o deputado do sul Jose Milton Scheffer, PP.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/02/2020 - 15:28Atualizado em 03/02/2020 - 15:36

O publicitário Dorvanil Vieira acaba de assumir a Sala dos Municípios da Unesc, nomeado pela reitora Luciane Ceretta, como parte da reestruturação administratica que vem sendo encaminhada.

A Sala dos Municípios é por onde a Unesc faz a sua relação mais estreita com o municípios, que inclui a montagem e apresentação de projetos, além do acompanhamento e assessoramento técnico.

Além de Dorvanil, a reitora Luciane Ceretta deu posse à jornalista Carol Bortot na chefia a gabinete e a jornalista Paula Darolt para coordenação da relação da universidade com as midias sociais. Duas profissionais reconhecidamente competentes/qualificadas.

Na semana passada, a reitora nomeou a ex-chefe de gabinete Gisele Lopes para a pró-reitoria de planejamento.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/02/2020 - 15:13Atualizado em 03/02/2020 - 15:42

O presidente nacional do PSD, ex-ministro Gilberto Kassab, terminou uma reunião agora há pouco em Florianópolis com o comando estadual do partido.

Na pauta, destaque para a eleição municipal de outubro e análise da conjuntura nacional.

Estavam na reunião, da esquerda para a direita, o deputado Milton Hobus, presidente estadual do PSD, Kassb, deputado federal Ricardo Guidi, deputado estadual Julio Garcia (presidente da Assembléia), ex-deputado João Rodrigues, ex-deputado Cesar Souza e Eron Giordani, chefe da gabinete da presidência da Assembléia.

Além deles, também estavam na reunião o ex-governador Raimundo Colombo e o ex-prefeito Napoleão Bernardes.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/02/2020 - 14:21Atualizado em 03/02/2020 - 16:00

O grupo Portobello, com matriz em Tijucas, está concluindo negociações com o empresário e deputado Ricardo Guidi para implantação em Criciúma de um projeto semelhante ao Pedras Brancas, de Palhoça.

O assunto está sendo tratado pela empresa Cidade Pedra Branca, coordenado diretamente pelos proprietários do grupo, Valério Gomes e seu filho, Marcelo Gomes, com Ricardo Guidi.

O projeto será implantado em área de Guidi no bairro São Simão.

Hoje pela manhã, representantes do grupo estiveram em Criciúma para tratar do projeto. Eles vieram com helicóptero do grupo, desceram no heliponto do Metropolitan por volta de 8h, e decolaram antes das 11h.

A previsão é que o projeto seja lançado/anunciado durante o mês de fevereiro.

O mercado local avalia que será o maior projeto imobiliário da região, com impacto importante na economia.

 

   

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/02/2020 - 06:13Atualizado em 03/02/2020 - 06:13

Os gerentes regionais da secretaria da fazenda do estado, inclusive o de Criciúma, Robson Gotuzzo, decidiram coletivamente entregar os cargos.
Comunicado foi feito por oficio encaminhado pelo sindicato dos fiscais da fazenda do estado ao secretário Paulo Eli.
Em suma, sustentam que não são respeitados, nem ouvidos, pelo governo Moisés.
Mais um problema para o governo Moisés neste inicio de 2020, que deve repercutir na Assembléia Legislativa na retomada das atividades, a partir de amanhã.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/02/2020 - 06:13Atualizado em 03/02/2020 - 06:15

A semana começa com foco em três assuntos. Eleição na Coopera (fim de semana), o provável anúncio do deputado Luiz Fernando Vampiro, MDB, como líder do governo Moisés na Assembléia Legislativa (previsto para hoje à noite) e a reunião em que o PP vai começar a tratar efetivamente da aliança com prefeito Clesio Salvaro, PSDB (também à noite).
Vampiro terá reuniões com o partido antes da definição sobre a liderança.
No começo da tarde, com a executiva estadual, no seu gabinete. Depois, com a bancada.
No fim da tarde, terá um encontro reservado com o governador Carlos Moisés, PSL.
À noite, se nada mudar, será anunciado como novo líder do governo no jantar que o governador vai oferecer a sua base de apoio na Assembléia.
Pela fragilidade política do governo, a atuação de Vampiro na Assembléia pode transformá-lo numa espécie de primeiro ministro.
Para a cidade e a região, isso pode representar maior agilidade na tramitação de assuntos/pleitos.
Mas, também pode provocar desgaste ao deputado, pelos assuntos polêmicos que serão tratados na Assembléia, e a defesa que terá que fazer das posições do governo.

Com Fabinho
Deputado Vampiro e governador Moisés estiveram no mesmo ambiente, sábado, na festa de aniversário do empresário Fabinho Gelox, em Laguna.
Muitos políticos e empresários de Criciuma e Tubarão estavam na festa.
Vampiro foi tratado informalmente como “líder”.
Também presentes o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, ex-deputado Leodegar Tiscoski, e vice-prefeito Ricardo Fabris.

Com Clesio
Na reunião do PP de Criciuma, hoje à noite, o ex-deputado Valmir Comin deve assumir o comando das negociações com o prefeito Salvaro.
O PP já sabe que não tem chance de indicar o candidato a vice, mas vai apoiar a reeleição de Salvaro e tratar de eleger pelo menos dois vereadores.
O vereador Miri Dagostim deve ficar no partido, mas o vereador Edson Paiol deve sair. Vai para DEM, PSL ou PDT.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/02/2020 - 15:00Atualizado em 01/02/2020 - 15:34

O médico e suplente de vereador Alisson Pires almoçou ontem com Acélio Casagrande, secretário municipal de saúde, e o seu assessor, ex-vereador Vanderlei Zilli. Acélio está se preparando para filiar no PSB e organiza um grupo para acompanhá-lo. Alisson foi convidado. Prometeu avaliar.

Alisson ainda está filiado no PSDB, mas se afastou do prefeito Salvaro e vai para outro partido para ser candidato a vereador.

Os outros

Acélio Casagrande também articula com dois vereadores do MDB para filiação no PSB. Tita Beloli, presidente da Câmara, e Toninho da Imbralit. Mas, por enquanto, nada acertado. Estão só no campo das possibilidades.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/02/2020 - 14:55Atualizado em 01/02/2020 - 15:32

O PP começará a tratar na segunda-feira da aliança com o prefeito Clesio Salvaro, PSDB, candidato a reeleição. A executiva municipal vai levar o assunto aos membros do diretório e vereadores.

O ex-deputado Valmir Comin, que faz as conversas mais frequentes com o prefeito Salvaro em nome da executiva estadual, deverá participar. O vereador Edson Paiol vai insistir na tese da candidatura própria do partido a prefeito, mesmo com a desistência de Boeira. Deve ser um discurso apenas para marcar posição.

Confirmada a decisão de compor com Salvaro, o que é provável, Paiol terá dificuldades de ficar no partido, pela sua postura firme de oposição na Câmara. Seria constrangedor para os dois, Paiol e Salvaro, estar no mesmo palanque.

Três partidos ofereceram legenda para Paiol - PSL, DEM e PDT. Governador Moisés quer reunião com ele na próxima semana.    

O PP então deve ir para a aliança com Clésio sem conseguir indicar o candidato a vice-prefeito, e com apenas um vereador filiado, candidato a reeleição, Miri Dagostim.

A partir daí, considerando que não existe mais coligação na proporcional, terá que ser feita uma operação especial, com participação do prefeito, para reeleger Miri e o PP não correr o risco de sair em branco da eleição em Criciuma.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 31/01/2020 - 06:35Atualizado em 31/01/2020 - 06:56

Governador Carlos Moisés, PSL, recebeu na Agronômica ontem à noite o prefeito Henrique Maciel e um grupo de politicos e empesários de Praia Grande.

Governador tocou violão, o prefeito também, jantaram, e depois falaram da obra de pavimentação da Serra do Faxinal.

O prefeito disse depois do encontro que o governador está comprometido com a obra.

Maciel estava filiado ao PSDB, saiu do partido, e está migrando para o PSL, partido o governador Moisés.

 

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16