O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) disse ontem que desiste da disputa pela reeleição, e vira candidato a deputado federal, se o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa (MDB), aceitar candidatura a deputado estadual.
"Faremos um dobradinha forte eleitoralmente, mas principalmente um projeto importante para a região e para o partido", comentou.
Ele disse que já tratou do assunto com o próprio prefeito Cesar e com o presidente estadual do partido, deputado Carlos Chiodini.
À noite, indagado a respeito, o prefeito repetiu que não tem projeto de ser candidato a deputado e aconselhou: "o Tiago tem que parar com isso e se concentrar na campanha pela reeleição".
O momento é de especulações e movimentos para eleição de 2026.
O delegado Ulisses Gabriel (PL), chefe da polícia civil do estado, está consolidando sua candidatura a deputado estadual.
O empresário Guilherme May, de Araranguá, ex-presidente da Aciva, que chegou a anunciar intenção de ser candidato a deputado, garantiu ontem que, se Ulisses for candidato, ele vai coordenar a campanha.
Além disso, Ulisses já tem apoio de prefeitos, vereadores e lideres politicos da Amesc e Amrec.
Embora resida em Criciúma, e tenha vínculos com Orleans, a sua candidatura poderá ser lançada em Turvo, onde nasceu.
Desta forma, a Amesc se encaminha para ter três candidatos a deputado estadual - Tiago Zilli (MDB), candidato a reeleição (se não vingar o projeto com o prefeito Cesar), Evandro Scaine (PP), prefeito de Arroio do Silva, e Ulisses Gabriel (PL).