Dois fatos importantes nesta terça-feira pela obra no Morro dos Cavalos. Em Brasília, reunião com o presidente do Tribuna de Contas da União, Vital do Rêgo. Em Capivarí de Baixo, audiência pública realizada pela ANTT.
A melhor informação veio de Brasília.
O presidente do TCU sinalizou que vai atender o pedido da bancada federal catarinense e autorizar transferência do Morro dos Cavalos para o trecho sul da rodovia. Por conseqüência, a obra para passagem da Br 101 (túneis ou contorno) seria feita pela CCR, concessionária do trecho sul.
A reunião teve a participação do senador Esperidião Amin (PP), que marcou a reunião, e mais os deputados federais Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Geovania de Sá (PSDB), coronel Armando (Republicanos) e Rafael Pazenti (MDB).
O senador e os deputados assumiram compromisso de, no mais curto espaço de tempo possivel, encaminhar ao presidente do TCU o pedido formal e oficial para transferência do Morro dos Cavalos para o trecho, com assinaturas de todos os parlamentares, o maior número possivel de entidades, Governo do Estado e Assembléia Legislativa.
Em Capivarí de Baixo, a audiência pública cumpriu obrigação contratual que prevê para cada 5 anos a discussão sobre novas obras a incluir no contrato, com possibilidade de reajuste de tarifa.
A ANTT apresentou proposta de novas obras a realizar no trecho, sem incluir o Morro dos Cavalos, que hoje não está sob jurisdição da CCR.
Mas, as manifestações do presentes foram basicamente sobre o Morro dos Cavalos.
O raciocínio é simples. No trecho norte, a discussão está sendo feita em torno de 113 obras, algumas de grande porte.
No trecho sul, o Morro dos Cavalos seria a única grande obra.
A CCR sinalizou interesse em assumir a obra.
A ANTT assumiu compromisso de tratar do assunto nas instâncias legais.
Participaram da audiência pública o deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), o deputado estadual Mario Motta (PSD), o presidente da ACIC, Frank Hobold, diretor da ACIC, Nesio Francisconi, presidente do Setransc, Lorisvaldo Piucco, vereador Nicola Martins, e o secretário municipal de Criciúma, Thiago Fabris.