Faleceu nesta segunda-feira, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o advogado e professor Fábio Zabot Holthausen, aos 50 anos.
Ele passou mal durante viagem a trabalho em Brusque, na quarta-feira, e foi transferido para o hospital da Unimed, em Balneário Camboriú. Teve morte cerebral confirmada hoje.
Fabio é natural de Tubarão e era casado com Marcia Castro, filha de Mirza e José Luiz Castro, que durante vários anos moraram em Criciúma.
Ele teve uma trajetória destacada no ensino superior e a inovação.
Foi um dos responsáveis pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agetec) e coordenador da Incubadora CRIE e do Uniparque, na Unisul.
No mandato passado do Governo catarinense, foi presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Durante sua gestão, contribuiu para a consolidação de programas de fomento, editais e parcerias que ampliaram oportunidades para pesquisadores, universidades e startups, fortalecendo o ecossistema de inovação catarinense e projetando o Estado no cenário nacional.
Era formado em direito e construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o empreendedorismo e o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação.
A Unesc, Acafe, Fapesc e várias outras entidades emitiram nota de pesar e solidariedade aos familiares.
Atualmente, atuava como diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), à frente da área de Conexão CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação).
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!