Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 25/08/2025 - 18:04 Atualizado em 26/08/2025 - 17:48

Os cinco vereadores do PL de Criciúma foram chamados pelo governador Jorginho Mello para uma reunião de ajuste de sintonia.

Eles vão tomar café da manhã com o Governador nesta terça-feira, 9h30.

Na sexta-feira, à tarde, os vereadores se reuniram com a prefeita Dalvânia Cardoso, que assumiu a coordenação regional do PL na Amrec (foto).

A prefeita disse depois do encontro que ficou bem impressionada com o entendimento entre eles. "Estão muito unidos", disse.

Ontem, o Governador chamou para um café.

O objetivo é ajuste de sintonia.

O Governador estabeleceu uma boa relação com o prefeito Vaguinho, a partir de janeiro. Estão, inclusive, definindo um pacote de obras para Criciúma, com recursos do Estado.

Os vereadores do PL, no entanto, tem uma relação "bicuda" com o prefeito, fazendo oposição e, em alguns momentos, de forma mais dura.

De outro lado, os vereadores tem relação próxima com o ex-prefeito Clesio Salvaro, com quem tiveram recentes reuniões.

Salvaro está afastado de Vaguinho e se fez inimigo político de Jorginho.

Em síntese, Governador e vereadores do PL estão em "campos" diferentes em Criciúma.

O café desta terça deve tratar disso.  

Por Adelor Lessa 25/08/2025 - 05:38 Atualizado em 25/08/2025 - 08:22

A comemoração do aniversário do delegado Ulisses Gabriel, chefe da polícia civil de Santa Catarina, sábado, no sitio da familia, em Orleans, foi também uma demonstração de força da sua candidatura a deputado estadual para 2026.

Ulisses (PL) fazia questão de ressaltar, todo o tempo, que o evento era apenas para comemorar o seu aniversario (ocorrido no dia 19 de agosto), mas no ambiente a sua candidatura era tratada como fato consumado.

Estavam presentes os prefeitos da principais cidades do sul do estado - Vaguinho Espíndola (PSD), Criciúma, Dalvânia Cardoso (PL), Içara, e Estener Soratto (PL), Tubarão.

O deputado federal Ricardo Guidi (PL), também estava no evento, e muitos empresários da região, como o ex-presidente da Acic, Olvacir Fontana, o presidente do Conselho da Acic e vice-presidente da Facisc, Cesar Smielevski, o presidente do Conselho da Librelato, Aloir Librelato, e o presidente do Sindicato da Construção de Criciúma, Alessandro Pavei.

O empresário Guilherme May, ex-presidente da Aciva, que chegou a anunciar a intenção de disputar a eleição para deputado, confirmou no evento que vai atuar na coordenação da campanha de Ulisses.

Na camiseta de Ulisses, a frase que virou seu slogam: "Aqui o Bambu Ronca! Linha dura contra o crime".

 

Fato novo

O advogado Wlillian Bonassa, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Siderópolis, anunciou durante a comemoração do aniversário do delegado Ulisses que está decidido a encaminhar a sua candidatura a prefeito de Siderópolis em 2028.

Ele já tratou do assunto com o seu sogro, empresário Henrique Salvaro, e está começando a articular com forças politicas da cidade.

Uma possibilidade é se filiar no PL para ser candidato. Mas, nenhuma definição ainda sobre partido. Há outras possibilidades.

O ex-prefeito Douglas Warmling, que estava ao seu lado, garantiu que está fechado no projeto.

Na eleição de 2024, Willian apoiou a candidatura do ex-prefeito Helio Cesa (MDB).

 

Por Adelor Lessa 22/08/2025 - 19:46 Atualizado em 25/08/2025 - 16:42

A Comissão de Processo Administrativo Disciplinar formada na prefeitura de Urussanga concluiu que, considerando os depoimentos prestados, o relatório da sindicância e demais provas colhidas, não houve materialidade de possivel conduta indevida do ex-Secretário de Saúde, vereador Luan Varnier (MDB), e por isso decidiu pelo não indiciamento.

Luan foi Secretário de saúde do municipio no início do ano, quando foi acusado de furar a fila de atendimetno para benficiar uma pessoa da sua relação pessoal.

Ele pediu exoneração alguns dias de a denúncia vir a público.

A Comissão Disciplinar decidiu, no entanto, encaminhar o indiciamento da servidora Geisiane Matos, o médico Alexandre Gomes e a ex-servidora Rafaela Belina.

Integram a Comissão os servidores municipais Ana Elisa Fontanela (presidente), Guilherme Mazzucco (secretário) e Carolina Spillere.

Na Câmara de Vereadores de Urussanga ainda tramita processo encaminhado por Comissão Processante que avalia pedido de cassação do mandato do vereador Luan pelo mesmo caso.   

Por Adelor Lessa 21/08/2025 - 18:45

Acélio Casagrade vai se reunir amanhã com o presidente estadual do Republicanos, deputado Jorge Ghoeten, e ouvir convite para assinar filiação e sair candidato a deputado estadual. 

Não deverá dizer sim, nem não. Quer avaliar melhor o quadro, mais adiante.

Mas, daqui um ano, estarão definidos oficialmente, e homologados pelas convenções partidárias, todos os candidatos a deputado estadual para eleição de outubro de 2026 na região.

Daqui para frente, difícil algum nome novo. Os nomes deverão os que estão citados.

Hoje há mais de 20 nomes listados pela AMESC e AMREC, incluindo deputados candidatos à reeleição e nomes novos.

Os deputados Julio Garcia (PSD) e José Milton Scheffer (PP) não vão disputar reeleição.

José Milton será candidato a deputado federal.

Julio também está "mapeado" para federal, mas poderá ser candidato a vice-governador.

Os deputados Tiago Zilli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e Jessé Lopes (PL) vão disputar a reeleição.

O deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) não tem projeto definido. A tendência é que seja candidato a estadual, e provavelmente em outro partido. A tendência é que seja pelo PSD.

A ex-deputada Ada de Luca (MDB) também está em duvida, mas avalia ser candidata a estadual.

O delegado Ulisses Gabriel (PL), chefe da polícia civil no estado, com candidatura bem encaminhada para estadual, nasceu em Turvo, mora em Criciúma, mas tem vínculos com Orleans, cidade da familia da sua mulher e onde já morou. Por isso, pode ser incluido na lista de candidatos da AMESC ou AMREC. Uma possibilidade é que seja lançado candidato por Turvo. Na lista abaixo ele é incluído pela AMESC.

O empresário Guilherme May (PSD) anunciou intenção de ser candidato, mas já disse que está em sintonia com Ulisses. Se Ulisses for candidato, vai apoiá-lo e trabalhar na coordenação da campanha. 

A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), que chegou a ter sua candidatura a estadual tratada como fato consumado, decidiu que não vai para a eleição.

A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PL), diz que ainda não decidiu. Admite que pode disputar eleição para estadual. Mas, depois  que assumiu a coordenação regional do PL, atendendo pedido do Govenador Jorginho, sinalizou que deve ficar na prefeitura.

Os nomes listados hoje como candidatos a deputado estadual pela AMESC são:

deputado Tiago Zilli (MDB), candidato a reeleição, Evandro Scaine (PP), prefeito de Arroio do Silva, Ulisses Gabriel (PL) e Motinha (Republicanos), filho do ex-deputado Manoel Motta.

Na AMREC a definição do quadro depende da definição do ex-prefeito Clesio Salvaro (PSD). 

Se ele for candidato, deve fazer votação histórica em Criciúma, forçando os concorrentes a buscar mais votos em outras regiões. Deve afastar vários candidatos da eleição.

Mas, ele tem dito que não quer ser candidato a deputado. Está pronto para ser vice de João Rodrigues (PSD) na disputa pelo Governo.

Se não for vice, não deverá ser candidato a nada em 2026. 

Os nomes listados hoje como candidatos a deputado estadual pela AMREC são:

deputados Jessé Lopes (PL) e Rodrigo Minotto (PDT), Clesio Salvaro (PSD), Mateus Gazola ou Lindomar Pinto (NOVO), Aldinei Poteleck (Republicanos), Marcos Machado (MDB), Guilherme Colombo (PL), Arleu da Silveira (PSD), Jorge Koch (MDB), Irani Alberton (PP), Dalvania Cardoso (PL), Arlindo Rocha (PT), Laerte Silva, prefeito de Jaguaruna (PODEMOS), Dr daniel (PDT), Tati Rodrigues (PDT), Jefferson Monteiro (Republicanos), Acelio Casagrande (Republicanos), Ada de Luca (MDB) e Vampiro (MDB ou PSD).

 

     

 

   

Por Adelor Lessa 21/08/2025 - 06:07 Atualizado em 21/08/2025 - 10:59

O empresário José Roberto Ramos, o Zé Roberto, foi eleito ontem à noite e será empossado no dia 22 como novo presidente do Republicano. 

O processo teve a condução do Coordenador Regional do partido, advogado Jeferson Monteiro.

Zé Roberto está na lista de candidatos a deputado federal e representa o setor da proteção veicular em Santa Catarina.

Ele foi para o Republicanos através de articulação de Jefferson Monteiro.

Na foto, o ato de filiação, em Florianópolis, com as presenças do presidente naconal do paartido, deputado Marcos Pereira (primeiro à esquerda), e do presidente estadual, deputado Jorge Ghoeten (primeiro a direita).

Posse de José Roberto na presidência será  amanhã, com a presença do presidente estadual, deputado federal Jorge Ghoeten. 

Por Adelor Lessa 20/08/2025 - 19:15 Atualizado em 20/08/2025 - 19:52

Guilherme Sampaio, novo diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), se reuniu hoje, fim da tarde, com o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) e o senador Esperidião Amin (PP) e sinalizou positivamente sobre a possibilidade de transferência do Morro dos Cavalos para o trecho sul da Br 101, sob concessão na CCR.

A ANTT deve encaminhar ao Tribunal de Contas o indicativo pela mudança. 

Depois do "de acordo" do TCU, a ANTT e o Governo Federal vão iniciar negociações com a CCR para obra de passagem da Br 101 no Morro dos Cavalos.

O deputado Vampiro e o senador Amin vão a paartir de agora buscar manifestações de apoio à mudança, por oficios, de todos os deputados federais e senadores do estado, Governo, Assembléia Legislativa, Federação das Industrias, Prefeitos, e entidades representantes do processo produtivo e das organizações sociais.

Se o Morro dos Cavalos passar para o trecho sul, será a grande obra da CCR. Se ficar no trecho norte, estará numa "fila" com outras obras maiores e mais importantes que a Arteris terá que executar.

Guilherme Santiago foi sabatinado hoje à tarde no Senado Federal e teve seu nome aprovao para assumir como diretor geral da ANTT.

 

 

 

Por Adelor Lessa 19/08/2025 - 20:55 Atualizado em 19/08/2025 - 21:18

A arquiteta Grazi Soratto, esposa do prefeito Estener Sorato Junior (PL), de Tubarão, deverá ser uma das novidades na lista de candidatos a deputado estadual em 2026 no sul catarinense.

A confirmação só depende do "de acordo" do governador Jorginho Mello (PL), segundo o prefeito Sorato. Deve sair nos próximos dias.

Na sexta-feira, o deputado Jorge Ghoeten, presidente estadual do Republicano, terá reunião em Criciúma com o secretário de saúde de Içara, Acélio Casagrande, para tomada de decisão sobre sua possivel candidatura a deputado estadual.

Acelio está filiado no PL, mas tem convite para filiar no Republicano e confirmar canidatura a deputado.

O médico Irani Alberton, presidente do PP de Criciúma, reafirma candidatura a deputado estadual e garante que decisão é irreversivel.

O delegado Ulisses Gabriel (PL), chefe da polícia civil de Santa Catarina, não muda o "plano de vôo, e confirma candidatura a deputado, apesar dos movimentos no partido para que ele "arquive" o projeto.

Assim, o mapa de candidatos está praticamente fechado.

Só falta responder perguntas sobre três politicos da região - Julio Garcia, Geovânia e Vampiro.

Vampiro será candidato a deputado federal ou estadual? Pelo MDB ou PSD?

Geovania de Sá, deputada federal, será candidata a reeleição pelo Repubicanos ou pelo PSD?

Julio Garcia, deputado estadual e presidente da Assembléia, será candidato a deputado federal ou vice-governador?

Quando as perguntas forem respondidas, o mapa de candidatos estará montado.

Mais detalhes, no comentário abaixo, feito na rádio Som Maior, programa Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 19/08/2025 - 07:48 Atualizado em 19/08/2025 - 08:20

GAECO e GEAC, coordenados pelo Ministério Público de Santa Catarina, cumpriram mandado de busca e apreensão hoje cedo na casa de ex-prefeito de Braco do Norte.

Ministério Público não liberou nome do ex-prefeito.

GAECO e GEAC deflagraram hoje cedo a a 6ª fase da Operação Mensageiro, destinada à apuração de crimes contra a Administração Pública, incluindo corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de capitais. 

Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas em 4 municipios do sul do estado - Laguna, Imbituba, Braço do Norte e Imarui.

Em outras regiões, nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas e Palhoça. 

Foram presos preventivamente empresários suspeitos de manter as práticas ilícitas, e cumpridas medidas de busca e apreensão contra servidores, ex-servidores e agentes políticos -  incluindo ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul. 

Esta fase da investigação busca aprofundar a colheita de provas relativas a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado, nos quais se apuram indícios de atuação de agentes públicos e particulares em esquema criminoso estruturado. 

Por Adelor Lessa 18/08/2025 - 07:05 Atualizado em 18/08/2025 - 17:11

O governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito Vagner Espíndola (PSD) estão tratando da implantação de dois viadutos em Criciúma, para resolver problemas de mobilidade. 

Um deles no bairro Pinheirinho, na região da Unesc, e outro na rótula do anel viário, próximo ao 28 GAC.

As discussões estão na fase de avaliações, possibilidades e levatamento de custos, mas governador e prefeito estão efetivamente tratando do assunto.

É possivel que algum anúncio seja feito nos próximos dias.

Além disso, tratam de outras obras estruturantes para a cidade, detalhadas na entrevista do prefeito Vaguinho à rádio Som Maior, hoje cedo (audio anexo, abaixo).

A secretária de educação, professora Luciane Ceretta, está participando das discussões, pelas relações com a cidade.  

O deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembléia Legislativa, tem feito a intermediação e participa das discussões. 

Ontem, na visita à Agroponte, o Governador elogiou o prefeito, disse que ele é competente, que será dos melhores prefeitos da história da cidade, e anunciou que está tratando com ele de novos projetos, que incluem grandes obras.

Ouça a entrevista com o prefeito prefeito Vaguinho à rádio Som Maior: 

 



 

 

Por Adelor Lessa 15/08/2025 - 13:41 Atualizado em 15/08/2025 - 15:28

 A Unesc teve decisão favorável na Justiça para correção da nota do curso de medicina dada pelo INEP em abril.

Na sentença, foi determinada a correção de uma distorção no cálculo do Conceito Preliminar de Curso.

A Justiça Federal determinou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) refaça, no prazo de 60 dias, a avaliação do curso, considerando os dados corretos sobre o regime de trabalho e a titulação dos docentes.
 
A decisão reconhece que a nota 2, divulgada em abril, foi resultado de erro material no cadastro de informações, o que gerou uma avaliação “sabidamente distorcida”, como consta na sentença.

"Manter a nota incorreta ofende os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade e a correção não acarreta prejuízos a terceiros, ao contrário, reforça a fidedignidade do processo avaliativo nacional", acrescenta.

A decisão representa vitória importante a Unesc, porque sempre teve boa avaliação do curso.
  
Na mais recente avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação, a graduação recebeu conceito máximo (nota 5) após análise de mais de 50 critérios. Além disso, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a nota foi 3, acima da média nacional.

Mesmo assim, teve "abalo de imagem" com a divulgação da nota 2, amplamente divulgada e "explorada" por concorrentes.
 
“Essa decisão restabelece a verdade. Nosso curso de Medicina é referência no país e reconhecido pelo MEC com a nota máxima. Temos uma formação que alia ciência, inovação e compromisso social, com estrutura moderna, corpo docente altamente qualificado e milhares de atendimentos gratuitos à comunidade todos os anos. A nota distorcida não traduz essa realidade”, afirma a reitora licenciada da Unesc, Luciane Ceretta, atualmente secretária de educação do estado.
A decisão judicial ressalta que a correção é medida técnica e urgente, evitando prejuízos a estudantes, à instituição e ao próprio sistema de avaliação da educação superior.

“Essa vitória não é apenas da Unesc, mas de toda a comunidade acadêmica e regional que confia na nossa Universidade. Seguimos firmes no compromisso de formar médicos competentes, éticos e comprometidos com a vida e com a transformação social”, comenta a reitora em exercício Gisele Coelho Lopes.

Por Adelor Lessa 13/08/2025 - 10:26 Atualizado em 13/08/2025 - 10:35

Qual é a pauta primeira do sul catarinense neste momento?
Morro dos Cavalos!

Tem que resolver de uma vez a passagem da BR 101 por ali. Seja por túnel, túneis ou contorno.

E se é prioridade de todo o sul, deve ser foco e prioridade número um dos políticos do sul, certo?

Pois bem, ontem tinha duas discussões importantes marcadas sobre o assunto.
A audiência pública em Capivarí de Baixo, convocada pela ANTT, e a reunião no Tribunal de Contas da União, em Brasilia,

com o presidente do Tribunal.

Na audiência publica tinha um deputado federal do sul e nenhum deputado estadual.
O unico deputado estadual presente é de outra região.
O sul elegeu oito deputados estaduais, hoje tem sete porque um se elegeu prefeito no ano passado, e nenhum deles foi na audiência pública.

Em Brasilia, no Tribunal de Contas, tinha uma deputada federal do sul.

A região tem 12 deputados federais e estaduais (5 federais e 7 estaduais).

Só o Vampiro estava em Capivari, e a Geovania em Brasilia.

Tinha deputado do sul quem nem sabia da audiência publica, nem sabia da reunião no Tribunal.

E não tinha nada de mais importante para o sul ontem, que fosse do interesse coletivo. 

Empresários dirigentes de associações, sindicatos e outras entidades, deixaram seus negócios, suas empresas, e foram participar da audiência pública porque era importante, porque estão na sintonia, porque querem ajudar a resolver.
Além disso, porque sabem da importância de dar corpo ao movimento e mostrar que está todo mundo na mesma sintonia.

Mas, os políticos, representantes eleitos, não apareceram !

Está errado.
É preciso rever conceitos e práticas.
O sul merece mais atenção e empenho!

Por Adelor Lessa 12/08/2025 - 19:59 Atualizado em 13/08/2025 - 05:30

Dois fatos importantes nesta terça-feira pela obra no Morro dos Cavalos. Em Brasília, reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo. Em Capivarí de Baixo, audiência pública realizada pela ANTT.

A melhor informação veio de Brasília.

O presidente do TCU sinalizou que vai atender o pedido da bancada federal catarinense e autorizar transferência do Morro dos Cavalos para o trecho sul da rodovia. Por conseqüência, a obra para passagem da Br 101 (túneis ou contorno) seria feita pela CCR, concessionária do trecho sul.

A reunião teve a participação do senador Esperidião Amin (PP), que marcou a reunião, e mais os deputados federais Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Geovania de Sá (PSDB), coronel Armando (Republicanos) e Rafael Pezenti (MDB).   

O senador e os deputados assumiram compromisso de, no mais curto espaço de tempo possivel, encaminhar ao presidente do TCU o pedido formal e oficial para transferência do Morro dos Cavalos para o trecho, com assinaturas de todos os parlamentares, o maior número possivel de entidades, Governo do Estado e Assembléia Legislativa. 

Em Capivarí de Baixo, a audiência pública cumpriu obrigação contratual que prevê para cada 5 anos a discussão sobre novas obras a incluir no contrato, com possibilidade de reajuste de tarifa.

A ANTT apresentou proposta de novas obras a realizar no trecho, sem incluir o Morro dos Cavalos, que hoje não está sob jurisdição da CCR.

Mas, as manifestações dos presentes foram basicamente sobre o Morro dos Cavalos.

O raciocínio é simples. No trecho norte, a discussão está sendo feita em torno de 113 obras, algumas de grande porte.

No trecho sul, o Morro dos Cavalos seria a única grande obra.

A CCR sinalizou interesse em assumir a obra.

A ANTT assumiu compromisso de tratar do assunto nas instâncias legais.

Participaram da audiência pública o deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), o deputado estadual Mario Motta (PSD), o presidente da ACIC, Frank Hobold, diretor da ACIC, Nesio Francisconi, presidente do Setransc, Lorisvaldo Piucco, vereador Nicola Martins, e o secretário municipal de Criciúma, Thiago Fabris.

Por Adelor Lessa 11/08/2025 - 16:37 Atualizado em 11/08/2025 - 16:44

As 10 cidades que criaram mais empregos em Santa Catarina no primeiro semestre de 2025, pela ordem, são:   
Joinville, Chapecó, Blumenau, Itajai, Florianópolis, São José, Palhoça, Itapema, Brusque e Gaspar.

Joinville manteve a liderança com mais de 7.500 novas vagas.
Gaspar, a décima colocada - 1.926 empregos gerados.

São dados do Caged, cadastro geral de empregos. Portanto, números oficiais.

Criciuma, maior cidade do sul, não está entre as 10.

Criciuma criou menos de 1.920 empregos nos seis primeiros meses de 2025, porque a décima colocada, Gaspar, criou 1.926.

Entre as 10, Chapecó de novo se destaca. É vice-líder.
Lá no canto do estado.

Vão dizer que é por causa do agro. E é.
Mas, mostra que Chapecó definiu a sua vocação e mergulhou.

Entre as 10 está Gaspar, que é menor que Criciuma, e está Brusque que também é menor.

São números, que são mais fortes que bons discursos.

Nao se trata de condenar ou criticar ninguém.
Apenas um chamado à reflexão e, talvez, um indicativo para refazer rotas e processos. 

 

Por Adelor Lessa 11/08/2025 - 07:00 Atualizado em 11/08/2025 - 18:29

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, vai assumir a Coordenação Regional do PL na AMREC.
Ela foi convidada pelo governador Jorginho Mello, comandante do partido no estado.

Dalvania ainda não fez declaração pública, nem confirmou que aceitou a "missão". Mas, no entorno do Governador o assunto é dado como "liquido e certo". 

A prefeita foi convidada pelo Governador e não teria dito não. De acordo com um assessor próximo de Jorginho, "para ele, ela é a coordenadora".

Na Coordenação, o primeiro e principal desafio de Dalvania será administrar a situação do PL de Criciúma, talvez mudando a direção municipal. 

 

Por Adelor Lessa 08/08/2025 - 19:24 Atualizado em 08/08/2025 - 21:23

Minutos depois de ser autorizada pelo STF para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, a deputada federal criciumense Julia Zanatta (PL), foi comunicada que o presidente Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos), indicou ao Conselho de Ética a suspensão do seu mandato por seis meses pelos tumultos do início da semana.

Alem de Julia, mais um catarinense foi indicado - deputado Zé Trovão (PL).

Juntos com eles, outros três deputados federais do Rio Grande do Sul (um) e Mato Grosso do Sul (dois).

O Conselho de Ética terá que votar, nos próximos dias, se confirma a suspensão dos mandatos.

No tumulto do início da semana, bolsonaristas impediram o início da sessão da Câmara, ocupando a Mesa Diretora do plenário.

Julia Zanatta levou a sua filha de colo para amamentar na cadeira do Presidente dfa Câmara.

A visita de Julia ao ex-presidente Bolsonaro, na sua casa, onde está em prisão domiciliar, foi autorizada e agenda pelo STF para o dia 21 deste mês.

O pedido para que o STF autorizasse a visita de Julia foi feito pela defesa do ex-Presidente, o que serve para confirmar mais uma vez a relação pessoal e familiar entre eles.

 

Por Adelor Lessa 08/08/2025 - 10:33 Atualizado em 08/08/2025 - 10:53

O prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaine (PP), anunciou oficialmente agora pela manhã que será candidato a deputado estadual, e para isso vai renunciar a prefeitura em abril de 2026.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva com o deputado José Milton Scheffer (PP), cumprindo o que foi antecipado aqui na semana passada.

José Milton cumpre o quarto mandato como deputado estadual e será candidato a federal.

Evandro afirmou que José Milton será candidato com reais possibilidades de vitória e que será muito importante para a região da Amesc ter um deputado em Brasília.

José Milton destacou o a trajetória de Scaine e disse estar seguro que ele vai sucedê-lo na representação da Amesc na Assembléia.

Os prefeitos do PP na região e o presidente estadual do partido, Leodegar Tiscoski, participaram da coletiva, reaizada no auditório da Aciva.

 

          

Por Adelor Lessa 08/08/2025 - 08:05 Atualizado em 08/08/2025 - 19:18

A eleição de 2024 colocou Jorginho Mello e Clésio Salvaro em lados opostos da "rua". 

No passado, foram deputados estaduais do PSDB, amigos pessoais, e parceiros de projetos políticos.

Hoje, são adversários renhidos, sem perspectiva nenhuma de recomposição.

Quando foi preso em 3 de setembro de 2024, Salvaro responsabilizou Jorginho. Disse que o Governador mandou prendê-lo para tentar ganhar a eleição.

Jorginho rechaçou, desafiou que fosse apresentada alguma ligação ou indicio dele com o assunto, e isso determinou o rompimento pessoal e politico entre eles.

Depois da eleição, políticos com trânsito entre os dois, tentaram que o Governador recebesse o ainda prefeito. Ouviram que "só depois de ele pedir desculpas publicamente".

Na eleição, Clesio apoiou Vaguinho, prefeito eleito, e Jorginho apoiou Ricardo Guidi.

Empossado prefeito, prefeito Vaguinho e governador Jorginho estabeleceram uma boa relação, institucional.

Governador foi recebido pelo prefeito na Prefeitura, no seu gabinete. No discurso, "alfinetou" Clésio, elogiou Vaguinho e garantiu "portas abertas" do Governo.

A partir de então, sempre que o Governador ve a Criciúma Vaguinho o recebe, e tiveram dezenas de reuniões tratando de questões administrativas, projetos e liberações para a cidade.

Enquanto isso, na Câmara de Vereadores de Criciúma, a bancada do PL, partido do Governador, faz oposição ao prefeito.

Faz poucos dias, os "vereadores do Governador" se reuniram com Clesio Salvaro, que está "afastado" de Vaguinho e é hoje o "inimigo número um" do Governador na cidade.

Na reunião, boa parte do tempo foi para críticas ao Prefeito Vaguinho.

Diante disso, perguntar é preciso e inevitável: "vereadores do PL de Criciúma e Governador estão com as conversas em dia?".

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 07/08/2025 - 19:38 Atualizado em 08/08/2025 - 10:45

O empresário que se virou o dia inteiro, correu pra lá e pra cá, uma reunião atrás da outra, chega em casa, liga a televisão, e fica apavorado.

Vê aquela bagunça no Congresso Nacional.

Deputados parecem estudantes secundaristas, imaturos, birrentos, inconsequentes.

O empresário coloca as mãos na cabeça, e conversa com seus botões - "como esperar que eles resolvam os nós que travam o pais?!".

Por eles, o país pára, emperra, atola!
Porque eles querem guerra - a guerra pelo poder!

No lado de fora, no mundo real, o país avança pela iniciativa privada, pelo setor produtivo. 
Ganha espaço no mundo, pela modernidade e novos produtos.
Pela energia e ousadia dos empreendedores e trabalhadores.

Enquanto no ambiente político, temos um país atrasado, envelhecido, onde cada um, via de regra, vê o mundo pelo seu umbigo, pelos seus interesses, e pelas vantagens que tem.

O pais vai bem, e cresce a passos largos, no que depende da iniciativa privada, que está com o pé no acelerador.

Mas, quando precisa do poder publico, seja para aprovar um projeto, uma obra, ou para fazer algum ajuste na legislação, aí tranca, trava, emperra.

O país precisa que o ambiente politico esteja em sintonia com o setor privado.
Que seja facilitador, apoiador, que crie as condições necessárias para o crescimento.
Só isso! 

A briga politica sempre vai ter, mas que seja no tempo certo, no momento adequado, com um mínimo de respeito.
A guerra politica não pode ser mais importante que tudo.

Por Adelor Lessa 06/08/2025 - 11:28 Atualizado em 06/08/2025 - 11:49

A sendora Ivete da Silveira (MDB) acaba de assinar o pedido de investigação contra o ministro Alexandre de Moares, do STF. Mas, reagiu ao vídeo da deputada Julia Zanatta (PL): "não aceito ofensas, xingamentos ou qualquer forma de desrespeito. Minha trajetória e o cargo que ocupo merecem respeito".

Ontem, em vídeo que publicou nas redes, a deputada Julia cobrou pressão do Governador sobre a senadora, que ainda não havia assinado o pedido: "Se eu fosse governador eu falaria assim: ou assina ou o MDB todo está fora do meu governo. Simples assim”.

Agora pela manhã, a senadora Ivete postou video assinado o pedido e se posicionando a respeito.

"Minha decisão é baseada em fatos, não em ataques pessoais. É um gesto de coerência, em nome da legalidade e da confiança que recebi do povo catarinense", afirmou.

Antes disso, o deputado Carlos Chiodini, presidente estadual do MDB, registrou sua indignação em conversas com deputados e dirigentes do partido hoje pela manha pela forma como a deputada Júlia tratou o assunto, e disse que comunicaria ao Governador que os cargos do partido estão a disposição.

Confira o vídeo:
 

 

 

 

Por Adelor Lessa 05/08/2025 - 21:04 Atualizado em 06/08/2025 - 11:48

Foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira, na sessão da Câmara de Vereadores, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Vaguinho (PSD) que institui o programa de internação involuntária.

O projeto foi votado sem passar pela análise das comissões técnicas, como havia solicitado o prefeito aos vereadores, que alegou urgência para tomada de medidas.

Na segunda-feira, quatro vereadores do PL impediram que o projeto fosse votado naquela sessão, pedindo mais tempo de discussão e possibilidade de apresentar emendas. Mas, no debate, e depois da sessão, foram acusados por vereadores da base do governo municipal de "facilitar" a vida de traficantes e usuários.

Durante toda a terça feira, foram feitas muitas conversas de bastidores para garantir a aprovação do projeto.

Na sessão, os vereadores do PL, Obadias Benones, Luiz Fontana e Joares de Jesus, foram à tribuna para se defender, rechaçar acusação de "apoiar viciados e estupradores" e anunciar que são favoráveis ao projeto.

O vereador Daniel Formentin (PSD) admitiu na tribuna que se excedeu nas acusações e pediu desculpas.

O ambiente ficou tenso quando o vereador Marcos Machado (MDB) fez discurso com críticas duras aos vereadores da oposição e desafiou que votassem contra o projeto.

O vereador Obadias disse em aparte que ele estava distorcendo fatos e "jogando para a torcida".  

O vereador Nicola Martins foi o último a falar, com criticas a condução do processo pelo governo e disse que o prefeito Vaguinho, na segunda-feira, na Câmara, chamou um servidor público de "vagabundo".

Depois disso, o projeto foi votado e aprovado por unanimidade.

A sessão de ontem foi a primeira "itinerante" do ano, realizada no distrito de Rio Maina.

 

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito