Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 05/04/2020 - 07:55Atualizado em 05/04/2020 - 08:29

O coronel Cosme Manique Barreto efetivou a passagem da polícia militar para a política.
Deixou o comando da PM no sul do estado na sexta-feira, pediu baixa, foi para a reserva, e assinou filiação no PODEMOS, se colocando em condições de disputar a eleição de outubro.
Pode ser candidato em chapa majoritária, prefeito ou vice, mas também trabalha com a possibilidade de disputar para vereador, e por isso teve de pedir baixa agora.

Ele falou ao 4oito ontem à noite:

1- Deixar a farda, depois de quase 40 anos na PM, foi uma decisão difícil?

Coronel Cosme - “Foi uma decisão extremamente difícil, com a pandemia de coronavírus aí, aquela ocorrência horrível da Mina 4, quando um policial veio à óbito, outro saiu ferido, e eu estava olhando as datas, vendo o prazo para ficar em condições de concorrer a vereador, porque para prefeito ou vice poderia ser mais para frente, vereador teria que ser seis meses antes da eleição. Então, diante da situação, depois de 37 anos de policia militar, acredito que principalmente nestes últimos três anos ter conseguido fazer uma boa diferença aqui no sul, chega o momento em que a gente pára, pensa, e toma a decisão. Agora é esperar cair a ficha, que não preciso colocar a farda, ir para o quartel, ficar acompanhando ocorrências. Mas a idade e a experiência vai ajudar a susperar a fase do logo após”.

2- Disputar a eleição é uma decisão tomada. Mantêm encaminhamento de chapa com o PL, sendo vice de Julia Zanata?      

Coronel Cosme - "Politicamente, foi feito um trabalho forte com Paulinho Bornhausen, com o senador Alvaro Dias (presidente nacional do PODEMOS), vejo que o partido é leve, que dá para a gente tentar ser alguma coisa na cidade, estamos pensando em prefeito, vice ou vereador, não tem decisão formada, estamos fazendo as escolhas ainda, vamos ver as pesquisas. Vamos tentar construir o partido no sul do estado, com perfil parecido com o nosso, para trabalhar pelo sul e pelo estado".

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 05/04/2020 - 07:28Atualizado em 05/04/2020 - 07:57

O coronel Evandro Fraga, que foi comandante do batalhão da PM em Criciúma, foi nomeado ontem pelo coronel Araujo Gomes, comandante geral da corporacão, para assumir o comando da PM no sul do estado, em substituição ao coronelCosme Manique Barreto que pediu baixa, foi para a reserva.

Fraga foi comandante do batalhão de Criciúma até outubro de 2018, quando foi transferido para Florianópolis.

Na Capital, ele foi nomeado chefe da Seção de Operações da polícia Militar de Santa Catarina (Secop).

Em novembro de 2019, ele assumiu o comando da 3ª região da Polícia Militar, composta pelos batalhões de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, e que responde pela Central Regional de Emergência de Balneário Camboriú.

Cosme deixou o comando da PM no sul na sexta-feira.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 04/04/2020 - 08:41Atualizado em 04/04/2020 - 08:53

Entre as últimas filiações para a eleição de outubro na região, destaque em Criciúma para o médico Irany Alberton Júnior, que assinou filiação no PSDB, em operação conduzida pessoalmente pelo prefeito Clesio Salvaro.
Irany era do MDB, foi candidato a vereador, e deve disputar nova eleição para vereador pelo PSDB em outubro.

Em Araranguá, o ex-vereador Anisio Premoli, que foi o vereador mais votado do MDB, candidato a prefeito e candidato a vice, migrou ontem para o PDT, operação conduzida pelo deputado Rodrigo Minotto.
Anísio pode ser candidato em chapa majoritária na eleição de outubro.    
Também foi para o PDT o vereador Ronaldinho, que também era do MDB.

As filiações foram feitas ontem à noite, com o presidente do PDT municipal, Airton de Oliveira, o Barão (de pé, ao centro).

O prazo para filiação ou troca de partido de quem pretende disputar a eleição de outubro encerra hoje, sábado.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/04/2020 - 19:10Atualizado em 04/04/2020 - 12:11

Em Forquilhinha, agora a pouco, o vereador Ivoney Córneo, ex-PP, assinou filiação no Republicanos.

Ivoney é vereador de vários mandatos e está fechado com a candidatura a prefeito de José Claudio Gonçalves, o Neguinho, PSD.

Neguinho, inclusive, estava na sua filiação.

Também estavam no ato o presidente do PRB, Vanderlei de Jesus, o vereador Erico de Amorim e os suplentes de vereador Joelson Monteiro e Cristian Novack.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/04/2020 - 16:22Atualizado em 03/04/2020 - 16:47

O deputado do sul Rodrigo Minotto reagiu na hora que foi anunciada a suspensão dos pagamentos das bolsas dos artigos 170 e 171 e hoje cedo acionou o celular para convencer o governador Moisés a voltar atrás. E conseguiu. Mostrou mais uma vez o seu trânsito no governo e o ótimo relacionamento com o governador.

Minotto coversou primeiro com o secretário da educação, o cricumense Natalino Uggioni, na condição de coordenador da Frente Parlamentar das Universidades na Assembleia Legislativa.

No começo da tarde, o governo anunciou que está  mantido o calendário de execução do UNIEDU 2020, que representa dizer a confirmação dos pagamentos relativos as bolsas dos artigos 170 e 171.

O governo havia anunciado a suspensão temporária dos repasses em virtude da queda na arrecadação do estado provocada pela pandemia do coronavírus. Mas, não considerou que as universidades também estão sofrendo com queda de receita, porque aumentou a inadimplência, e sem os repasses dos artigos 170 e 171, estariam estourados todos os planejamentos/orçamentos, e praticamente inviabilizaria algumas delas.

Além disso, sem os repasses para as universidades, os alunos ficariam "devdedores" e poderiam ter o ano letivo comprometido.

Ainda bem que deu para fazer um "cavalo de pau" em cima da pista.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/04/2020 - 15:59Atualizado em 03/04/2020 - 17:01

O prefeito Clésio Salvaro convocou sessão extraordinária da Câmara de Criciúma para amanhã, sábado, para votar projetos de cortes em salários e despesas da prefeitura.

O primeiro projeto é de iniciativa do prefeito, o PE 010, que trata da redução temporária dos valores de funções gratificadas, e funções de confiança e gratificações atribuídas aos servidores municipais, e e mais os vencimento dos diretores e presidente de orgãos da administração direta e indireta.

Na justificativa, diz que isso será feito "em decorrência das ações para a contenção do coronavírus no municipio de Criciúma".

Um outro projeto, que terá que ser de iniciativa da Câmara, vai tratar da redução dos salários do prefeito, vice e secretário em mais 20%, além dos 30% que já havia sido aprovado.

O presidente da Câmara, vereador Tita Beoli, já foi inteirado para convocação e está notificando os vereadores para amanhã.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/04/2020 - 10:08Atualizado em 03/04/2020 - 11:53

As entidades empresariais de Criciúma e região querem que os recursos previstos para o Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário sejam repassados para as ações de combate ao coronavírus.

Para isso, a ACIC, Associação Empresarial de Criciúma, passa a liderar um movimento com  o FORCRI, Fórum de Entidades de Criciúma,  FIESC regional Sul  e CDL.

Primeiro passo, é atuar junto aos deputados da Bancada do Sul, pedindo que liderem encaminhamentos necessários para a alteração da Lei das Eleições e da Lei dos Partidos Políticos, ou que façam o devido encaminhameto por meio de Medida Provisória.

As entidades sugerem ainda que as verbas de representação e das emendas parlamentares sejam neste momento direcionadas totalmente às ações de combate à pandemia, pois entendem que, a exemplo do que já fizeram outros países, o Brasil precisa concentrar recursos, humanos e financeiros, em resposta à crise.

 

Filiações em Morro da Fumaça

A deputada federal Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, fez filiações ontem à noite em Morro da Fumaça.

Além dos vereadores José Carlos Bortolin, o Calita, e Tiago Minato, ambos ex-MDB, também se filiaram Pedrinho Alcebíades, empresário, que disputou eleição para presidente da Cooperativa, Sérgio da Soller, empresário, Jaiminho Patrício, ex-vereador,  Mi maccari, empresário, Pedro fogaça, candidato a vereador duas vezes, Toninho Patrício, empresário, e Neném De Biase, empresário.

Em Cocal do Sul,  o ex-vereador Nei da Auto Escola, ex-PSDB, se filiou no PL, e passa a integrar a lista de alternativas para disputar a prefeitura.

Em Forquilhinha, ontem à noite, o vereador Maciel Da Soler, ex-MDB, assinou filiação no PDT e passa a ser o candidato do partido a prefeito.

Maciel é uma das principais lideranças novas do processo político local. Ele levou para o PDT suplentes de vereadores e candidatos a vereador.

Em Criciúma, Neto Ugioni, que saiu do PSB no começo da semana, fez  a sua filiação no PSDB para ser candidato a vereador. Ato de filiação foi feito durante reunião com o empresário Henrique Salvaro.

À tarde, o PSL fez as filiações de Gelinho Cardoso, liderança do futebol amador e da região agrícola, e Márcio Luis da Silva, lider comunitário do residencial do Conjunto Eldorado.

O PL fez a filiação do lider comunitário Gentil Francisco, que deve ser candidato em outubro.

Em Lauro Müller, o PL fez a filiação de Alciomar De Brida, presidente da Cooperativa de Energia. De Brida pode ser candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Valdir Fontanella, PP, que vai disputar reeleição.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 03/04/2020 - 09:42Atualizado em 03/04/2020 - 09:56

Voltar ao trabalho, retomar as atividades, é o que todo mundo quer. Ninguém gosta de ficar em quarentena, parado, trancafiado, isolado.
A marca do povo do sul é o trabalho.

Mas, é preciso que sejam criadas as condições para a volta.
Diante das circunstâncias, não pode simplesmente mandar voltar, sem garantias, sem proteção.
Será mais ou menos como colocar o soldado na guerra, sem colete, sem arma, de pés descalços.

Hoje, não há garantias efetivas de reromada das atividades com apoio para compensar as perdas, ou para ter um tempo de se recompor.

A Assembléia Legislativa aprovou uma série de medidas para apoio as empresas neste momento de crise, começamdo pela a postergação de pagamento de ICMS,  e outros tributos e taxas. Mas, o governador Moisés anunciou que vai vetar tudo o que foi aprovado.

Por quê?    Porque o Governador disse que isso vai afetar a arrecadação do estado.
Ou seja, o governador está preocupado com o caixa do estado, não com a saúde das empresas.

Pelo mesmo motivo, o governo do estado anunciou a suspensão dos pagamentos das bolsas dos artigos 170 e 171. Mais de 30 mil alunos atingidos, que vão ter que virar com os "boletos".

As linhas de crédito anunciadas pelo governo federal para apoio às empresas ainda estão só no anúncio. Não chegaram nas agências as normativas e liberações para operação.

Ouví de um opereador do sistema bancário que podem chegar hoje, ou na segunda feira. Mas,  a saber em que condições, quantas e quais exigências.

A linha de crédito especial para pagamento da folha de salários das empresas, nada ainda. Talvez semana que vem. Já não vai dar para usar no pagamento da folha de março.
É numa situação como a que vivemos que se faz necessária a mão do poder público. Para dar apoio, retaguarda, e proteção.

Ninguém parou por vontade própria. Não se trata de uma greve. Todo mundo parou por ordem superior.
Para voltar, não se pode sair desesperado, de forma atabalhoada, de perito aberto, sem garantias para se recompor.

 

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 02/04/2020 - 18:10Atualizado em 02/04/2020 - 19:13

A deputada federal Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, estará em Morro da Fumaça daqui a pouco para comandar ato de filiação do vereador José Carlos Bortolin, o Calita, ex-MDB. Ele foi duas vezes presidente da Câmara. É um dos chamados tradicinais do MDB local.

Além dele, a deputada vai filiar o vereador Tiago Minato, também do MDB. Ele, inclusive, já cai assumir a presidência do partido.

Antes, a deputada Geovânia estava em São João do Sul, onde acertou a migração para o PSDB da vereadora Micheli, eleita pelo PT.

Em Forquilhinha, hoje à noite, o vereador Maciel Da Soler, ex-MDB, assina filiação no PDT e passa a ser o candidato do partido a prefeito.

Maciel é uma das principais lideranças novas do processo político local. Ele leva para o PDT suplentes de vereadores e candidatos a vereador.

Em Criciúma, Neto Ugioni, que saiu do PSB no começo da semana, fez agora a pouco a sua filiação no PSDB para ser candidato a vereador.

Ato de filiação foi feito durante reunião com o empresário Henrique Salvaro.

À tarde, o PSL fez as filiações de Gelinho Cardoso, liderança do futebol amador e da região agrícola, e Márcio Luis da Silva, lider comunitário do residencial do Conjunto Eldorado.

Em Lauro Müller, o PL fez hoje a filiação de Alciomar De Brida, presidente da Cooperativa de Energia. No ato de filiação, De Brida (no meio) está com o secretário de obras do municipio, Alcione Serrano (de pé). Um dos dois deve ser candidato a vice do prefeito Valdir Fontanella, PP, que vai disputar reeleição.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 02/04/2020 - 18:04Atualizado em 02/04/2020 - 18:24

O prefeito Clesio Salvaro terminou agora a pouco reunião com vereadores de Criciúma. Estavam 13 vereadores, de vários partidos.

Prefeito anunciou que vai cortar o seu salario e do vice, e tomar decisões para cortes em despesas na prefeitura.

Em contrapartida, pediu que a Câmara de Vereadores também monte um plano para cortes, a fim de diminuir a necessidade de recursos e de repasse do percentual da receita do município.

Disse o prefeito que está sendo cobrado pelo Ministério Público para apresentar um planejamento detalhado com origem dos recursos para pagamento das despesas.   

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 02/04/2020 - 06:54Atualizado em 02/04/2020 - 09:29

O vereador Maciel Da Soler, ex-PDT, saiu da reunião de ontem à noite com o comando do PDT de Forquilhinha com sua filiação encaminhada para hoje à noite.

Maciel deve ser candidato a prefeito em outubro.

Participaram da reunião com Maciel, o deputado Rodrigo Minotto, ex-prefeito Vanderlei Ricken e o ex-vereador Chile, presidente do partido na cidade. 

Em Criciúma, os principais movimentos ontem foram feitos pelo PP, em sintonia e com apoio do prefeito Salvaro.

Fiocu definido, depois de reuniões durante quase todo o dia, a filiação do vereador Pastor Jair, ex-PSC. Já assinou a ficha ontem mesmo. Será candidato a reeleição, com possibilidade real de ser o mais votado na legenda.

Também assinou no PP o ex-vereador Vanderlei Zilli, ex-MDB, que ficou liberado depois de arquivada a candidatura a vereador do secretário Acélio Casagrande (ele não teria como sair da secretaria com a crise do coronavírus nas ruas). Zilli deverá ser candidato a vereador apoiado por Acélio.
Em Içára,  Josimar da Silva, que foi candidato a presidente da CooperAliança, saiu do PSL e assinou filiação no PL. Será candidato a vereador.

 

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 18:53Atualizado em 02/04/2020 - 06:43

Desde sábado, eu falava com o Leandro Avany Nunes pelo menos três vezes por dia para saber da situação do Evaldo.

Sabia da gravidade do seu estado. Mesmo assim, foi um choque. Emoção. Dia difícil.

Evaldo foi um líder, uma referência boa, um balizador. 

Minha relação com ele veio desde os tempos em que eu trabalhava na rádio Araranguá, inicio da década de 70. Eu era um garoto, fazia operação técnica.

A rádio era do Grupo Freitas. Evaldo era diretor do Grupo e tinha sob seu comando a área de comunicação, que incluía mais de uma dezena de rádios e depois também emissoras de televisão.
Depois, quando vim para Criciúma, foi meu diretor quando trabalhei na radio Eldorado e na Tv Eldorado. E virou amigo, e conselheiro.  Aprendi muito com ele.
Foi também  meu sócio num jornal diário que montamos em Criciúma, o Jornal do Dia.

Era um cidadão irriquieto, sempre querendo coisas novas, novos projetos, em sintonia com a modernidade. 
Extremamente organizado, disciplinado, amigo dos seus amigos.
Brigava como um leão pelos seus amigos.

Quando saiu do Grupo Freitas, comprou a rádio Araranguá, e fez dela a maior e mais importante emissora do vale, formadora de opinião.

Depois, implantou/colocou no ar a rádio Transamérica.

No dia a dia, ele ficava indignado com a demora na solução de problemas na cidade onde morava, e na cidade onde tinha os seus negócios. E dava sugestões.
Vivia dando idéias, trazia novidades de fora, por onde passava.

Estava sempre interessado em contribuir, apoiar, encaminhar coisas novas.
Sempre pensando em fazer melhor o ambiente em que vivemos.

Era um empreendedor, um visionário, arrojado.
Alem do rádio, também foi vencedor com negócios no ramo imobiliário, especialmente loteamentos.

Tenho orgulho em dizer que o Evaldo foi o meu padrinho/ profissionalmente.
Era assim que eu o chamava.
Foi assim que eu o cumprimentei quando entrei na sua sala, em janeiro, quando fui visita-lo na radio Araranguá.

Não imaginava que seria última que estava me despedindo, que era o último abraço.

Ele vai fazer falta. Muita falta.

Morreu aos 73 anos, na plenitude das suas atividades.

Tinha muita estrada pela frente, e muito a fazer.

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 16:31Atualizado em 02/04/2020 - 10:24

O vereador Pastor Jair, ex-PSC, acaba de assinar filiação no PP de Criciúma e anuncia que será candidato a reeleição.

O vereador participou durante o dia de reuniões com o prefeito Clesio Salvaro, o presidente do PP, ex-deputado Valmir Comin, vereador Miri Dagostim e dirigentes do partido.

Salvaro chegou a convidar Pastor Jair a se filiar no PSDB.

Ele também foi convidado pelo chefe da Casa Civil do governo do estado, Douglas Borba, a entrar no PSL.

Mas, nas conversas durante o dia, se definiu pelo PP por duas razões.

Primeira - fica no arco de aliança que apoiará o prefeito Salvaro.

Segunda - vislumbra reais possibilidades de reeleição.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 12:54Atualizado em 01/04/2020 - 17:41

Agora saiu primeiro o resultado do Laboratório Central do Estado, o Lacen, atestando que Evaldo Stopassoli não estava com coronavírus.

Evaldo foi internado na sexta-feira, 27, e o resultado do exame só saiu poucas horas depois de ele ter sido cremado.

Mas, no período em que ele ficou na UTI do Hospital da Unimed, recebeu tratamento para paciente com coronavírus, porque foi assim diagnosticado.

O médico Leandro Avany Nunes, presidente da Unimed, disse hoje cedo na Som Maior:

"Ele internou com quadro tipico de Covid-19. Foi dirigido a UTI e ali começaram todas as providências, incusive uso de hidroxicloroquina, os antibióticos indicados e todo o processo que hoje o Ministério da Saúde e todas as entidades médicas preconizam para tratamento deste tipo de caso".

E disse mais, se referindo ao caso:

"A morte pelo coronavírus é muito trágica, não permite que a família nem entre em contato com o ente querido que faleceu. Ele tem que ser manipulado de maneiras especiais, inclusive com velório muito curto, só para a familia. É tudo muito drástico".

Evaldo faleceu às 2h25, e foi levado à cremação já às 8h, diante apenas da esposa e os dois filhos.

Por fim, o médico acrescentou na entrevista:

"Hoje a gente tem a primeira perda, de uma pessoa querida na cidade, de uma pessoa ativa, que trabalhava, e ai fica a mensagem para aqueles que estão se divertindo na rua. Ontem a cidade parecia que estava normal, mesmo em quarentena. Todas as características clinicas do paciente evidenciam o Covid-19. Porém há uma característica. Mesmo que o exame venha negativo, isso não exclui a doença do Covid. Isso é outro problema. No exame, o Covid-19 positivo aparece quando a doença está periférica no pulmão e vários trabalhos mostram que, quando a doença se mostra central no pulmão, pode dar negativo e o paciente ser positivo. Em alguns casos, os exames tem dado negativo, e se tem certeza que é Covid. Pelo exame de sangue, pela evolução da doença, pela tomografia".

Agora há pouco, o médico Leandro Avany Nunes conversou a respeito com o Secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, e acrescentou:

"Nos pacientes com tempo de evolução do Evaldo, o exame nasal não tem valor, porque já dá negativo, porque a infecção deixa de ser periférica e passa a ser central. No caso, a recomendação é que se faça a coleta da secreção traqueal, que foi feita nele, e vai sair o resultado amanhã. Deve sair amanhã".

Enfim, o paciente foi internado e tratado com medicamento para coronavírus, foi encaminhado para cremação praticamente sem velório, como é feito com pacientes com coronavírus, e os médicos tem convicção que era coronavírus.

Diante da polêmica gerada, recomendável então aguardar o resultado de amanhã.

Mas,  que fique registrado - as informações foram baseadas em diagnósticos e pareceres dos médicos que o trataram. Longe de ser fake news, como foi apontado pela assessoria de comunicação da Prefeitura. 

Tags: Coronavírus

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 11:44Atualizado em 01/04/2020 - 11:56

O vereador Maciel Da Soler, principal liderança do MDB em Forquilhinha, protocolou ontem o seu pedido de desfiliação.

Ele deve assinar amanhã sua filiação no PDT, com tendência de ser candidato a prefeito, em oposição ao governo local.

Hoje à noite, Maciel terá reunião com o deputado Rodrigo Minoto, o ex-vereador Chile e ex-prefeito Vanderlei Ricken,  que comandam o PDT na cidade.

Devem discutir um projeto de oposição para eleição de outubro.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 05:56Atualizado em 01/04/2020 - 07:17

O comando da PM de Criciúma anunciou por volta de 4h a morte do Cabo João Batista Figueira Ribeiro, que foi baleado durante operação realizada ontem à tarde.

Ele morreu por volta das 2h55min da madrugada no hospital São José.

O Cabo Ribeiro foi atingido na cabeça pelo disparo de um revólver calibre 38, quando ele e um colega cumpriam um mandado de prisão no bairro Renascer em Criciúma.

Um dos colegas do Cabo Ribeiro também foi ferido, um dos projéteis ficou alojado na coluna cervical ,mas apesar da gravidade do ferimento, ele está hospitalizado e não corre risco de morte.

A polícia desenvolveu operação durante a noite e a madrugada procurando Fabiano de Oliveira Dozol, 29 anos, que teria atirado nos dois policiais militares.

Participaram da operacão policiais militares de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Içara e Araranguá, além da Polícia Civil, Saer, Grupo Cobra, Bope, Canil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e duas aeronaves da Polícia Militar.

Abaixo, a nota do Comado da PM:

"É com imenso pesar que o Comando do 9° Batalhão de Polícia Militar comunica o falecimento do Cb PM João Batista Figueira *RIBEIRO* ocorrido no Hospital Sao José no horario das 02:55 do dia 01/04/2020".

 

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 05:38Atualizado em 01/04/2020 - 09:39

Faleceu nesta madrugada em Criciúma o empresário Evaldo Stopassoli, primeira vitima na cidade do coronavirus. Ele estava internado na UTI do hospital da Unimed desde sexta-feira.

A familia informou que, por orientação de segurança da central funerária, a cerimônia de cremação foi fechada somente para esposa, Nobia, e filhos, Eduardo e Ricardo, às 8h.

Evaldo era dono das rádios Transamérica e Araranguá, e também tinha atuação no ramo imobiliário em Araranguá, com loteamentos e condominios.

O dia começa de luto.

Está aí uma noticia  daquelas que eu não gostaria de ter anunciado. Porque trata-se de uma pessoa que admiro, respeito, tenho maior carinho. Além de ser a configuração da gravidade do que estamos enfrentando.

É triste, muito triste.

Vale registro: O diagnóstico de coronavírus foi confirmado pelos médicos, como afirmou pela manhã na Som Maior o médico Leandro Avany Nunes.

O que não tem ainda é o resultado do teste, que demora muito para sair. Isso é um problema que o mesmo Leandro Nunes ressaltou. E isso é no pais. A maioria dos pacientes mortos por coronavírus não havia recebido o resultado o teste.

 

 

Tags: Coronavírus

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 31/03/2020 - 23:54Atualizado em 01/04/2020 - 06:43

O empresário Fabio Brezola conversou nesta terça-feira à noite com o presidente estadual do PSB, ex-deputado Claudio Vignati, e praticamente a sua nomeação como presidente da comissão provisória do PSB de Criciúma.

Vignati e Brezola devem bater o martelo nesta quarta-feira.

Brezola foi candidato a prefeito, a vice-prefeito e a deputado.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 31/03/2020 - 18:14Atualizado em 31/03/2020 - 19:03

Os deputados estaduais aprovaram agora hoje à tarde na Assembleia Legislativa  o projeto do deputado Luiz Fernando Vampiro que obriga o Badesc a colocar toda sua linha de crédito prevista para o ano de 2020 para financiar o capital de giro das micro e pequenas empresas do estado. 

O projeto aprovado é mais abrangente que o Programa juro Zero do Badesc,  já que tem como objetivo que todos os recursos financeiros do banco sejam canalizados para das credito/capital de giro para as pequenas e micro empresas no ano de 2020.

Disse o deputado: "Há previsão de juros e encargos subsidiados pelo Governo do Estado, bem como que o banco não condicione o empréstimo ao oferecimento de garantia real ao tomador o que inviabilizaria a maioria dos empréstimos".

O projeto aprovado segue para ser sancionado pelo governador Carlos Moisés. 

 Os deputados também aprovaram o projeto da bancada do MDB para prorrogar o prazo de recolhimento do ICMS devido por estabelecimentos que tenham sido obrigados a suspender atividades durante a vigência de decretos do Governo do Estado.

Também depende agora de sanção do Governador.

De acordo com o projeto, as empresas não optantes do simples atingidas pela quarentena de forma total ou parcial também poderão prorrogar o pagamento do ICMS por três meses, nos mesmos moldes das empresas do simples.

Há exceção para a prorrogação do imposto para empresas de combustíveis, elétricas, telecomunicações, supermercados, farmácias, distribuidoras e empresas que não foram atingidas pela quarentena

Também fica suspenso, ate o final do ano, a inscrição em dívida ativa dos débitos dos pequenos produtores rurais.

Adelor Lessa
Por Adelor Lessa 31/03/2020 - 17:19Atualizado em 31/03/2020 - 17:39

Içara continua chamando mais a atenção na movimentação política nesta reta final para filiações e troca de partidos.

Hoje, foi a vez do MDB perder um vereador para o principal adversário.

Vereador Israel Rabelo saiu do MDB e foi para o PP, partido de Dalvania Cadoso, candidata a prefeita, principal adversário do MDB e do prefeito Murialdo, lider de todas as pesquisas de intenção de votos que são realizadas.

Em Criciúma, o PSL fez a filiação do presidente do conselho de saúde do centro, Roberto Claudio Lodeti, que deverá ser candidato a vereador. Operação  encaminhada pela dupla Jeferson Monteiro e Ricardo Beloli.

A filiação de maior impacto em Criciúma está prevista para amanhã. O vereador Pastor Jair, ex-PSC, vai definir entre PSDB e PP. Ele foi convidado pelo PSL, mas não abre mão de estar na aliança que apoiará o prefeito Salvaro.

Em Morro da Fumaça, o secretário municipal de saúde, Robson Francisconi, entregou o cargo hoje porque será candidato a vereador pelo PP.

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17