Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Denis Luciano
Por Denis Luciano 05/07/2018 - 19:05Atualizado em 05/07/2018 - 19:13

A expulsão do atacante Zé Carlos contra o CSA, na derrota por 3 a 1 para o CSA no dia primeiro de maio, resultou em suspensão por três jogos em julgamento no STJD. Em seguida, o departamento jurídico conseguiu um efeito suspensivo e assim ele veio atuando nas últimas rodadas. Agora, o problema que o tirou do jogo desta quinta contra o Figueirense e o afastará por mais tempo motivou a retirada do recurso.

Na prática, Zé Carlos ainda tem dois jogos de suspensão a cumprir. Um ja foi, pela automática, no caso diante do Guarani de Campinas. Esses dois serão absorvidos pelo tempo que Zé ficará afastado enquanto se cura da hidrocele. Ontem, na entrevista coletiva da véspera do jogo com o Figueirense, o técnico Mazola Júnior revelou que o camisa 9 precisará ser submetido a uma cirurgia.

Fazendo cirurgia, Zé vai ficar um mês fora / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

Outro dia, o médico Ricardo Furtado havia nos confirmado que, caso houvesse realmente a opção do médico urologista que trata Zé pela cirurgia, o afastamento com o pós operatório e a necessária recuperação física chegaria a trinta dias. Zé Carlos tem hidrocele, excesso de líquido concentrado no saco escrotal, é um problema de origem infecciosa e tem lhe causado diversas dores desde antes do jogo com o São Bento, tanto que ele não treinou mais após a partida de sábado.

Amanhã tem outro na mesa de cirurgia. É o atacante Lucas Coelho, o substituto natural de Zé Carlos na opinião de Mazola. Ele sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo e ficará pelo menos trinta dias fora de condições de jogo. O ortopedista Marcelo Beirão será o responsável pela intervenção no joelho do jogador.

Lucas Coelho vai fazer cirurgia no joelho amanhã / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

Por essas questões, um centroavante está na ordem do dia sobre contratações. "Não falo mais sobre isso. É com a diretoria que está com a caneta na mão", disse Mazola ontem. "Mas está visível que precisamos", emendou. Porém, o treinador disse que "vamos dar oportunidade aos jovens que temos aí". De jovem para a função o Criciúma tem Kalil pois os demais atacantes do elenco são de lado, de flancos. Como é João Paulo, que hoje contra o Figueirense será aproveitado como o referência.

Sobre os reforços, o presidente Jaime Dal Farra havia dito, no sábado, antes do 1 a 0 com o São Bento, que no começo da semana chegariam novidades. Até agora, nada. Daqui a pouco, 20h, tem Futebol Som Maior para Criciúma x Figueirense.

Alex Maranhão foi julgado hoje no STJD e apenas advertido. Está liberado / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

 

Denis Luciano
Por Denis Luciano 04/07/2018 - 20:35Atualizado em 04/07/2018 - 20:48

Em maio de 2014, pela terceira rodada da Série A, o Criciúma venceu o Figueirense por 1 a 0, gol de Silvinho. Depois daquilo, os dois times se encontraram mais cinco vezes no Heriberto Hülse e o Tigre não conseguiu ganhar.

Contra um jejum de dois empates, três derrotas e quatro anos é que o Criciúma joga às 21h desta quinta. Além do mais, a necessidade de vencer para tentar deixar o Z-4 ainda nesta rodada.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Para um desafio tão importante veio uma boa notícia no fim da tarde. O atacante Vitor Feijão, tratado como dúvida na entrevista coletiva da tarde pelo técnico Mazola Júnior, está liberado. Ele foi julgado no STJD pela expulsão contra o Avaí,  na sua estreia, e acabou absolvido.

Com ele, Mazola ainda não confirma mas vai o Criciúma com Luiz, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Eduardo, Marlon Freitas, Luiz Fernando e Elvis, Vitor Feijão e João Paulo.

Fernando Ribeiro  / Criciúma EC 

Nesta quinta o Tigre volta ao STJD. O meia Alex Maranhão será julgado pela expulsão contra o Oeste. Ele se encontra entre os 23 jogadores concentrados para o clássico.

"Pra mim é clássico sim", disse Milton Cruz, técnico do Figueirense. A entrevista coletiva dele está disponível no podcast abaixo.

 

Denis Luciano
Por Denis Luciano 04/07/2018 - 17:15Atualizado em 04/07/2018 - 17:59

Vai ser briga das boas nesta quinta-feira, 21h, no Heriberto Hülse. O Criciúma terá pela frente "uma das melhores equipes da Série B". Palavras do próprio Mazola Júnior, técnico do Tigre, que optou por economia nas palavras na véspera do confronto com o Figueirense pela Série B.

Mazola no ginásio observando o treino da tarde / Foto: Denis Luciano / 4oito

"Quanto menos informações você passar para o adversário, melhor". E o técnico foi fiel a isso. Não quis confirmar o time. "Tem jogador agora em julgamento", disse. É o caso de Vitor Feijão, cuja expulsão na estreia contra o Avaí na Ressacada lhe rendeu um cartão vermelho que agora o leva a juri no STJD.

Este um dos times do bate bola do apronto no Colombo Salles / Foto: Denis Luciano / 4oito

Com a chuva forte da tarde, o treino do gramado ficou restrito aos goleiros Luiz e Belliato, enquanto os demais foram para o ginásio Colombo Salles para um animado bate bola. Nada tático, apenas para movimentar os atletas sob o olhar atento de Mazola.

Eduardo é o primeiro volante contra o Figueirense / Foto: Denis Luciano / 4oito

Na coletiva, conseguimos colher do treinador que João Paulo é mesmo o atacante no lugar de Zé Carlos, conforme havia ensaiado no trabalho de terça. "É o atacante que mais reúne características de um centroavante, já que os nossos dois centroavantes estão no DM e vão passar por cirurgia", afirmou, antecipando ainda que Zé Carlos vai realmente ser submetido a uma cirurgia para se livrar da hidrocele, a infecção que causou acúmulo de líquido no saco escrotal, com fortes dores. Ele não treinou esta semana.

João Paulo no lugar de Zé Carlos, confirmou Mazola / Foto: Denis Luciano / 4oito

Com a cirurgia, Zé deverá ficar até trinta dias afastado. No fim da coletiva, mesmo se esquivando de falar sobre contratações, o técnico realçou a necessidade de um centroavante, já que os dois estão fora de combate. "Contratação é com a diretoria. Eles estão com a caneta na mão".

Mazola aposta no torcedor como diferencial para esta quinta. "O Criciúma tem dado mostras que está retomando o bom caminho na competição. Vontade, dedicação e entrega não estão faltando aqui". 

Kalil, à espera de chance, e Luiz Fernando, de volta ao time / Foto: Denis Luciano / 4oito

O treinador projeta um confronto muito equilibrado e tático. "A norma dos clássicos deve se repetir amanhã: detalhes, bola parada, encaixes nas marcações, será um jogo muito mais prático do que plástico", apontou. "Vamos ter que estar no nosso melhor, numa grande noite, para conseguir vencer a bela equipe do Figueirense".

Vitor Feijão sendo julgado por expulsão contra o Avaí / Foto: Denis Luciano / 4oito

O Figueirense está bem estudado pelo técnico tricolor. "Os jogadores deles conseguem aliar velocidade e técnica na frente. Vamos ter que tomar cuidado, diminuir espaços, ser rápidos na retomada da bola e da marcação", explanou. "Eles tem muita velocidade e qualidade do meio para frente. "Quando o mandante vai afoito contra o Figueirense tem muito problema", completou.

Andrew pode ter chance / Foto: Denis Luciano / 4oito

Buscamos outra pista da escalação quando indagamos Mazola a respeito da escalação de Eduardo como primeiro volante, e não Jean Mangabeira ou Liel. "A manutenção do Eduardo é exatamente pela dinâmica do meio campo do Figueirense. Vamos precisar de jogadores mais dinâmicos no meio", frisou. "Vamos tentar igualar a capacidade técnica que o Figueirense tem na zona central do campo, por isso a ideia do Eduardo, Freitas e Luiz no meio", completou, praticamente escalando a meia cancha.

Mazola não confirmou o time na coletiva / Foto: Denis Luciano / 4oito

Com tudo isso, o Criciúma deverá jogar com Luiz, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Eduardo, Marlon Freitas, Luiz Fernando e Elvis, Vitor Feijão (Andrew) ou João Paulo. Ouça a entrevista coletiva com Mazola no podcast abaixo.

A relação dos concentrados do Criciúma para esta quinta:

Goleiros: Luiz, Belliato 
Laterais: Sueliton, Marlon, Artur
Zagueiros: Nino, Fábio Ferreira, Ianson
Volantes: Eduardo, Marlon Freitas, Jean Mangabeira, Liel, Ralph
Meias: Luiz Fernando, Elvis, Alex Maranhão, Wallacer
Atacantes: Vitor Feijão, João Paulo, 
Andrew, Julimar, Kalil, Nicolas

Denis Luciano
Por Denis Luciano 04/07/2018 - 12:59Atualizado em 04/07/2018 - 13:00

Está treinando desde segunda-feira no Criciúma o meia atacante Leo Dreyer, 21 anos. Por enquanto, não se trata de contratação. Está fazendo "um trabalho especial", segundo a informação do próprio clube.

Leo Dreyer correu ao lado de Sandro ontem / Foto: Denis Luciano / 4Oito

Leonardo da Silva Dreyer é gaúcho de Santiago onde nasceu em 23 de abril de 1997 e começou no Internacional. Ainda na base passou por Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro, Ferroviária e Grêmio antes de chegar no Criciúma, pelo qual jogou no sub-20 em 2016 marcando dois gols em nove jogos.

Leo Dreyer no Varzim de Portugal

No Exterior, Leo jogou no sub-14 da Juventus da Itália e entre 2016 e 2017 passou no Portimonense e Varzim de Portugal. Por último, defendeu o Tijuana do México.

Abaixo, uma notícia do jornal Record de Portugal referindo a ida de Leo para o Varzim e a característica dele, de meia ofensivo.

 

Denis Luciano
Por Denis Luciano 04/07/2018 - 10:59Atualizado em 04/07/2018 - 11:04

Nenhum time faz mais cruzamentos na Série B que o Criciúma. É a comprovação, com as estatísticas da bola, de uma característica do Tigre bastante citada pelos adversários, as jogadas aéreas. Dados publicados pelo Criciúma Scouts no Twitter indicam que o Tigre tem 281 cruzamentos no Campeonato Brasileiro, precisão de 25%. O melhor neste quesito no elenco tricolor é o atacante João Paulo, com 59 cruzamentos, sendo 20% deles precisos.

João Paulo, campeão de passes, arremates e faltas / Foto: Denis Luciano / 4oito

João Paulo é, ainda, o jogador que mais arremata neste Criciúma, 41 vezes, 34% destas no gol adversário. O Tigre é o quinto time que mais bate a gol na competição.

As estatísticas do Criciúma / Reprodução / Twitter

O técnico Mazola Júnior lembrou no sábado, após a vitória de 1 a 0 sobre o São Bento, que João Paulo está ansioso pelo gol que não tem saído. Ele ainda não balançou as redes em oito jogos com Mazola no comando. Os três gols do atacante nesta Série B foram com Argel Fucks, diante do Atlético Goianiense, Coritiba e CSA.

João Paulo com Leandro Melo e Kalil no treino / Foto: Denis Luciano / 4oito

Outra estatística. João Paulo é o jogador que mais comete faltas no Criciúma. Foram 24, empatado com o volante Jean Mangabeira, em um universo de 268 do time inteiro na Série B. O meia Elvis é o maior passador da equipe. Deu 597 passes, 81% deles certos.

Elvis, o que mais passa a bola no Tigre / Foto: Denis Luciano / 4oito

"Se ficar, o bicho pega"

O Criciúma precisa correr para seguir seus objetivos na Série B. E secar um pouco também. Hoje são três partidas da Série B que interessam diretamente ao Tigre: Avaí x Goiás, Atlético-GO x Boa Esporte e CRB x São Bento. Amanhã tem Brasil x CSA. Se o Tigre ganhar do Figueirense nesta quinta às 21h e, antes disso, o Goiás perder para o Avaí e o Brasil não ganhar do CSA, o Criciúma fecha o dia amanhã fora do Z-4. Mais uma oportunidade.

Fora de dois jogos, Sueliton está de volta / Foto: Denis Luciano / 4oito

Na página 24 de A Tribuna hoje tratamos do treino de ontem que encaminhou o Criciúma para o clássico da rodada com Luiz, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Eduardo, Marlon Freitas, Luiz Fernando e Elvis, Vitor Feijão e João Paulo. Uma simpática cachorrinha tomou a cena da atividade da tarde passada no CT.

A visita "animal" do treino de ontem / Foto: Denis Luciano / 4oito

Mais do que tratamos nas esportivas de A Tribuna nesta quarta e as notícias do dia no Tigre você confere no podcast abaixo.

Mazola já engatilhou o Criciúma para o jogo de amanhã / Foto: Denis Luciano / 4oito

À tarde tem treino no gramado do Heriberto Hülse, a partir das 15h30min. É o apronto. Falo mais do Criciúma daqui a pouco no Debate Aberto.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 03/07/2018 - 23:40Atualizado em 03/07/2018 - 23:44

Nem o vento frio e os 8 graus de sensação térmica da tarde desta terça-feira desanimaram a alegre cachorrinha que invadiu o gramado do CT Antenor Angeloni enquanto os jogadores faziam a roda de bobinho, o bate bola que normalmente antecede os treinamentos durante alguns minutos. Ela correu até João Paulo, brincou bastante com o atacante, depois rondou Nicolas e até tentou brincar com o técnico Mazola Júnior. Deu um cansaço nos funcionários que tentaram alcançá-la e, por conta própria, partiu.

João Paulo brincou com a cachorrinha que passeou pelo treino da tarde / Foto: Denis Luciano / 4oito

Sobre o tempo, o Criciúma deve fazer o apronto da tarde desta quarta, 15h30min, sob chuva no gramado do Heriberto Hülse. E como o climatologista previu na Rádio Som Maior que vai chover de 25 a 40 milímetros até o final da manhã de quinta-feira, o jogo às 19h será com gramado pesado. A temperatura estará em 17 graus. Menos frio quando a bola rolar diante do Figueirense do que no trabalho da tarde desta terça que encaminhou o Criciúma.

O carioca Marlon Freitas encarando o frio de Criciúma / Foto: Denis Luciano / 4oito

Mazola escalou a equipe com novidades nos três setores. A volta do lateral direito Sueliton está confirmada. Ele treinou normalmente, recuperado de lesão que sentiu no segundo tempo do jogo com o Oeste em Barueri. Ficou fora das partidas contra Brasil e São Bento. No meio, Luiz Fernando voltou a figurar entre os titulares. No ataque, João Paulo foi posto no lugar de Zé Carlos.

Elvis com a bola, observado por Vitor Feijão / Foto: Denis Luciano / 4oito

Os titulares contaram com Luiz, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Eduardo, Marlon Freitas, Luiz Fernando e Elvis, Vitor Feijão e João Paulo.

Cachorrinha deu uma encarada no técnico Mazola também / Foto: Denis Luciano / 4oito

No segundo tempo do treino, Mazola mexeu apenas nos reservas. Manteve os mesmos onze titulares. O time suplente contou com Belliato, Ralph (Carlos Eduardo), Jacy Maranhão, Ianson e Artur, Jean Mangabeira (Leandro Melo), Liel, Alex Maranhão (Wallacer) e Nicolas (Eltinho), Kalil e Andrew (Julimar).

Time encaminhado para encarar o Figueira. Luiz Fernando, de azul, no lance / Foto: Denis Luciano / 4oito

Zé Carlos não treinou mais uma vez. Continua afastado tratando a hidrocele, a inflamação que resultou em acúmulo de líquido no saco escrotal. Submetido a exames com um médico urologista, o jogador está no aguardo do diagnóstico, se precisará ou não ser submetido a uma cirurgia. É bem provável que sim. Mesmo assim, está fora do jogo de quinta.

O substituto de Zé Carlos seria Lucas Coelho, mas o atacante segue às voltas com os problemas físicos. Agora, é a lesão no menisco do joelho esquerdo e uma necessária cirurgia já marcada para esta sexta-feira, sob responsabilidade do médico ortopedista Marcelo Beirão.

Vitor Feijão segue titular / Foto: Denis Luciano / 4oito

Expectativa por reforços no Criciúma. Há três contratações engatilhadas, parceiras com clubes da Série A para a vinda de jogadores com salários pagos metade pelo Tigre, metade pelos clubes de origem. Os nomes seguem guardados a sete chaves, mas são um lateral direito, um meia e um atacante.

Eduardo é um dos pendurados / Foto: Denis Luciano / 4oito

Cabe lembrar o time dos pendurados. São nove jogadores com dois cartões amarelos. Oito deles estarão no grupo para o jogo de quinta: os titulares Nino, Marlon, Eduardo, Elvis, João Paulo e Vitor Feijão e os reservas Andrew e Artur. Há, ainda, o zagueiro Sandro, que nesta terça começou a sua transição, recuperado de mais uma lesão.

Nicolas, mais um que interagiu com a alegre visita da tarde / Foto: Denis Luciano / 4oito

Nesta quinta o meia Alex Maranhão será submetido a um julgamento no STJD, por conta da expulsão contra o Oeste. Não é um caso grave, e deve se resumir ao jogo de suspensão já cumprido. O recente julgamento, a liberação para continuar jogando e a recuperação do bom futebol foram alguns dos assuntos com o lateral esquerdo Marlon na entrevista coletiva com a reportagem no CT. Confira no podcast.

Marlon também na lista de pendurados do Tigre / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

O Criciúma espera uns quatro mil torcedores no jogo com o Figueirense. Para tanto, tem promoções: sócio retira ingresso com cinco apostas da Timemania. Não sócio pega o bilhete com R$ 20 mais as cinco apostas até as 18h. A partir deste horário na quinta, R$ 60 o valor na bilheteria. Quem comprar a camisa especial da Copa, que o Criciúma usou contra o Boa Esporte, ganha ingresso para a partida.

Eltinho apareceu como meia entre os reservas / Foto: Denis Luciano / 4oito
Zagueiro Sandro saiu do DM e começou a transição / Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Denis Luciano
Por Denis Luciano 02/07/2018 - 17:25Atualizado em 02/07/2018 - 17:38

A volta do lateral direito Sueliton aos treinos com bola foi a boa nova da tarde de segunda-feira no CT Antenor Angeloni. Com Ralph improvisado na função nos últimos jogos, o técnico Mazola Júnior volta a contar com o seu titular, recuperado de lesão. Ele participou do trabalho, um treino técnico no gramado com ênfase em cruzamentos e posicionamentos ofensivos. É alternativa para o compromisso de quinta-feira, 21h, no Heriberto Hülse, contra o Figueirense.

Carlos Eduardo e Sueliton, os laterais direitos do treino da tarde / Foto: Denis Luciano / 4oito

Chamou a atenção que Mazola destacou dois laterais para cada lado do campo, para efetuar os cruzamentos com apoios dos atacantes. Pela direita, Sueliton revezou com Carlos Eduardo, há muito citado como possível alternativa para o setor mas que Mazola vinha desconsiderando por contar com o jogador como opção para volante. Parece que o treinador está revendo esse conceito e observado, agora sim, Carlos Eduardo como uma alternativa para substituir Sueliton. Pela esquerda, treinaram Eltinho e Artur.

Mazola Júnior e Nicolas no treino de reservas à tarde no CT / Foto: Denis Luciano / 4oito

Trabalharam no gramado, além dos quatro laterais, os zagueiros Jacy Maranhão e Ianson, os volantes Jean Mangabeira, Liel e Leandro Melo, o meia Wallacer, os atacantes Nicolas, João Paulo, Kalil e Julimar além dos goleiros Luiz, Belliato, Ronaldo e Diego.

Eltinho e Artur, os laterais esquerdos da tarde / Foto: Denis Luciano / 4oito

Cabe lembrar que, a exemplo da reapresentação de ontem, pós vitória sobre o São Bento por 1 a 0, os titulares fizeram trabalhos regenerativos, sem descer para o campo. Todos os que jogaram mais tempo no sábado à exceção de Zé Carlos. Abatido pela hidrocele, o acúmulo de líquido no saco escrotal que causa muita dor e limita movimentos, Zé foi ao urologista para definir seu quadro.

"Até amanhã ele vai decidir com o urologista se é caso de cirurgia ou não", informou o médico do Criciúma, Ricardo Furtado. "Ele sofre com muito inchaço, ele começou a sentir essa dor na semana passada, isso provavelmente resulta de uma infecção", detalhou. Se Zé Carlos for submetido a uma cirurgia para drenagem do líquido acumulado ele corre o risco de ficar afastado por até trinta dias. A outra opção é tratar com medicamentos, o que o jogador já vem fazendo.

João Paulo, Leandro Melo e Kalil / Foto: Denis Luciano / 4oito

O reserva de Zé Carlos também está fora de combate. O atacante Lucas Coelho será submetido a uma cirurgia na sexta-feira no menisco do joelho esquerdo. "Ele não tem histórico de problemas nos joelhos, mas sim de lesões musculares", lembrou o médico tricolor. O médico Marcelo Beirão será o responsável pela cirurgia e Lucas poderá ficar afastado por até 45 dias.

Liel, autor do gol de sábado, treinou hoje com os reservas / Foto: Denis Luciano / 4oito

A segunda-feira segue sendo de tratativas de contratações nos bastidores. O Criciúma está encaminhado com um lateral direito, um meia e um atacante, e ao menos dois desses reforços poderão ser anunciados nas próximas horas. Os próximos contratados são resultados de parcerias com clubes da Série A e virão com ao menos metade dos salários pagos pelas equipes de origem.

Jean Mangabeira volta de suspensão. Ele no treino com Julimar / Foto: Denis Luciano / 4oito

A Chapecoense encerrou as negociações com a Sampdoria da Itália para a venda do goleiro Jandrei. Ele fica em Chapecó. Os valores ficaram aquém do que o clube do Oeste queria. Com isso, Luiz deixa a lista da Chape. Não chegou a haver sondagem, apenas a lembrança do nome do camisa 1 tricolor por lá. Luiz completou no sábado 200 jogos pelo Criciúma e o presidente Jaime Dal Farra chegou a dizer que "ele vai completar 300 jogos conosco". O contrato de Luiz no Tigre vai até o final de 2020.

Luiz fora da lista da Chape, firme e forte no Criciúma / Foto: Denis Luciano / 4oito

O volante Marlon Freitas conversou com a reportagem hoje à tarde no CT. Referiu que está ansioso pelo primeiro gol, lembrou as chances perdidas em especial no jogo de Pelotas, quando acertou duas vezes a trave, e confirmou que teve um breve desentendimento com Zé Carlos durante o jogo de sábado, mas logo superado. Confira o bate papo no podcast abaixo.

A semana começa agitada nas categorias de base do Criciúma. O clube promoveu a dispensa de dez atletas e recebeu cinco novos jogadores, a maioria oriundos de Grêmio e Internacional. São algumas das ações, e outras virão por aí, orientadas pelo coordenador técnico da base Wilson Vaterkemper. O time sub-20 despediu-se do Catarinense na última quinta-feira em quinto lugar. Entre sexta e sábado, o Criciúma perdeu dois jogos por 4 a 1 para o Atlético Tubarão, nos juniores e juvenis.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 02/07/2018 - 10:55Atualizado em 02/07/2018 - 10:58

Eram 25 minutos do segundo tempo. Zé Carlos tinha atuação apagada contra o São Bento, o 0 a 0 insistia no placar e o artilheiro havia sido agudo em duas oportunidades. No primeiro tempo, um cabeceio aos 24 minutos para grande defesa do goleiro Rodrigo Viana e outra de cabeça aos 16 da etapa final, para fora.

Zé caiu. Estapeou o chão. Estava visivelmente irritado. Sentia dor. Mas não parecia muscular, pois recebeu o atendimento do médico Ricardo Furtado e saiu caminhando. Lentamente, mas caminhando. Não aparentava lesão. Talvez alguma dor muscular.

Zé Carlos contra o São Bento / Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC

Perguntamos para Mazola Júnior. O técnico teve, no princípio, alguma dificuldade para explicar. Chegou a mencionar que Zé sofria de "hidrocefalia". Feito o reparo, trata-se de hidrocele. "Ele está jogando no sacrifício, se dedicando demais". No podcast abaixo, o que disse Mazola sobre Zé.

Buscamos uma opinião de alguém do meio. Conversamos ontem à noite, na TV Litoral Sul, com o fisioterapeuta Marcos de Villa Oliveira. Ele referiu a hidrocele como um acúmulo fora do normal de fluído nos testículos, o que ocasiona muitas dores, confirmando o quadro exposto por Mazola. "É uma íngua, que vem limitando demais o Zé", completou Mazola.

Conforme o fisioterapeuta, em alguns casos há necessidade até de cirurgia. A origem do problema pode ser traumática, uma bolada ou um impacto forte na região genital. "O urologista tem que analisar. Talvez com os medicamentos seja suficiente para resolver, mas cria uma falsa pumbalgia pela dor", referiu Marcos.

Isso pode fazer de Zé Carlos mais um problema para o jogo com o Figueirense na quinta. O técnico Mazola ainda não sabe se poderá contar com o lateral direito Sueliton. É provável que não. Ele escalou Ralph contra o São Bento, mas ele não foi bem. Eduardo foi deslocado para o setor, com bom rendimento. Não será surpresa se ficar por ali enquanto isso, já que o volante Jean Mangabeira volta de suspensão, a exemplo do meia Luiz Fernando.

Dúvidas para tirar a partir do treino da tarde de hoje no CT Antenor Angeloni.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 02/07/2018 - 07:05

O Próspera goleou o Curitibanos por 4 a 1 neste sábado, no Mário Balsini, em seu primeiro jogo em casa pelo Campeonato Catarinense de Juniores da Série C. O destaque do time do técnico Paulo Serrano ficou por conta do atacante Gabriel. Ele entrou aos 13 do segundo tempo e aos 17 já anotou o seu primeiro gol, os 2 a 0 do Time da Raça. E anotou o quarto aos 37. Lucas abriu o placar aos 14 do primeiro e Carlos Gabriel deixou o seu aos 20 minutos da etapa final.

Próspera comemorando um dos gols contra o Curitibanos

Carlos Gabriel é outro que vem chamando a atenção nesse Próspera com uma base sub-17 que encara um campeonato sub-20. Ele marcou os dois gols do Próspera na derrota por 4 a 2 para o Itajaí na segunda rodada. Na estreia, a equipe não entrou em campo - seria em casa contra o Orleans - mas a FCF registrou em seu site vitória orleanense por 3 a 0. O Próspera deu razão, por problemas de documentação, à não realização daquela partida.

Time da Raça tem uma vitória e duas derrotas no Estadual de Juniores

Por isso que a chave A tem o Orleans com nove pontos, Curitibanos, Próspera e Itajaí com três. Ainda no sábado, o Orleans ganhou em casa do Itajaí por 2 a 1. O segundo turno começa no próximo sábado com Curitibanos x Próspera no estádio Antônio Amadeu Moisés, em Paulo Lopes, às 15h. No domingo vão jogar Itajaí x Orleans em Itajaí.

Uma zebra segue mandando na Série B do Catarinense. É o Fluminense de Joinville, que pode na quarta-feira assegurar o título do turno e a primeira fase na semifinal da competição, que vai promover dois clubes para a elite estadual de 2019.

Fluminense ganhou do Blumenau na Arena

Neste domingo, o Fluminense recebeu o Blumenau na Arena Joinville e ganhou por 2 a 1. Sem estrelas, o Fluminense tem o comando do técnico Valmir Israel e entrou na Série B estadual na temporada passada. Havia sido o vice-campeão da Série C em 2016 e herdou a vaga pela desistência do Itajaí, único clube que garantiu acesso. Terminou a Segundona do ano passado em oitavo lugar, sem destaque.

Para garantir o turno na quarta, o Fluminense terá que vencer o Guarani em Palhoça e torce por tropeço do Camboriú em casa diante do Juventus. Se não decidir na quarta, o Fluminense terá a chance na rodada final em casa, no domingo, quando receberá o Camboriú em confronto direto na Arena Joinville.

Torcida do Blumenau no jogo com o Fluminense na Arena Joinville

O Camboriú goleou o Guarani por 4 a 0 no Renato Silveira, em Palhoça, neste domingo. Flávio Paulino, duas vezes, Paulinho e Neilson fizeram os gols. Dois ex-Criciúma jogaram. Zé Carlos é o goleiro titular e Matheus Arence entrou durante a partida. O time do técnico Mauro Ovelha tem 16 pontos, um a menos que o Fluminense, e joga quarta em casa com o Juventus e domingo em Joinville com o líder.

Goleada do Camboriú sobre o Guarani em Palhoça

O Marcílio Dias perdeu o clássico de Itajaí para o Almirante Barroso por 3 a 1 no estádio Camilo Mussi. Estacionou nos 12 pontos mas ainda tem chances de ser o campeão do turno. Para tanto, precisará ganhar do Metropolitano em casa e do Operário fora e ainda torcer por resultados paralelos.

No clássico de Itajaí deu Barroso contra o Marcílio Dias

O Juventus goleou o Operário de Mafra por 4 a 0 em Jaraguá do Sul, gols de Raílson, Cristian Roque, Wendel e Silvio Gomes. Tem 11 pontos, visita o Camboriú e recebe o Barra nas últimas rodadas mas não conquista mais o turno.

Mesmo com goleada no Operário, Juventus está fora do turno

O Metropolitano é uma decepção nesse turno. O time de Blumenau, que vem da Série A, empatou na noite deste domingo, 2 a 2 com o Barra de Balneário Camboriú no estádio do Sesi. No Barra jogou mais uma vez o meia Athos, ex-Criciúma, que desta vez não fez gols.

Athos joga no Barra, de Balneário Camboriú, que manda seus jogos em Itajaí

Na rodada anterior o Barra havia batido o Blumenau por 3 a 1 com dois gols de Athos e um de Matheus, outro atacante ex-Criciúma, e que recentemente estava no plantel profissional do Tigre. Clique aqui e confira a classificação completa da Série B do Catarinense.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 01/07/2018 - 16:15Atualizado em 01/07/2018 - 16:17

A meta imediata é deixar o Z-4. E nas próximas seis rodadas o Criciúma almeja se aproximar do décimo lugar, para assim fechar o primeiro turno. A vitória de ontem, 1 a 0 sobre o São Bento, aliviou um pouco a pressão. "Vamos sair dessa situação", garantiu o zagueiro Nino, um dos bons destaques tricolores neste sábado. Teria meu voto para Craque Som Maior não tivesse Liel entrado, feito o gol salvador e por isso merecido a unanimidade da equipe FM 100,7.

Liel logo após fazer o gol ontem / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Vamos às contas. Neste domingo, fechando a rodada 13, Londrina e Sampaio Corrêa vão se enfrentar no estádio do Café. O bom seria o empate. São dois concorrentes diretos. Mas havendo vencedor, o perdedor ficará ao alcance do Criciúma na rodada 14.

Nesta rodada 14, são os seguintes os compromissos dos adversários tricolores: o Goiás, na quarta-feira, visita o Avaí. Bom será o Azurra somar os três pontos. Na quinta, meia hora antes de Criciúma x Figueirense que se enfrentam às 21h, o Londrina visita o Vila Nova e o Brasil recebe o CSA. Duas broncas. E no domingo que vem, de novo fechando rodada, o Sampaio Corrêa vai encarar o Juventude em São Luís no Maranhão.

Marlon Freitas marcando / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Deve o Tigre ganhar. Mais que necessário, é obrigatório. E contra um Figueirense que virá mordido, pelos 2 a 0 sofridos em casa ontem perante à Ponte. Ganhando, o Criciúma vai a 15 pontos. Se o Brasil não ganhar do CSA, estará ultrapassado. Se o Londrina perder as duas (Sampaio em casa e Vila fora), também fica para trás. Ou pode ser o caso do Sampaio, se ele perder para Londrina e Ponte. E tem o Goiás ainda, caso seja derrotado pelo Avaí.

Desses oito resultados possíveis expostos acima, três poderão ser suficientes para, no cenário mais simples, o Criciúma sair do Z-4: a sua vitória, o empate ou derrota do Brasil e a derrota do Goiás.

Mazola Júnior já pensa no clássico com o Figueirense / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Outra conclusão interessante e animadora ao espiar a tabela. Depois de receber o Figueirense, o Criciúma terá cinco adversários pela frente, dos quais quatro são concorrentes, confrontos diretos para fugir do Z-4. O Tigre visita o Goiás, recebe o Londrina, visita o CRB, recebe o Vila Nova e fecha o turno no Maranhão contra o Sampaio.

O Criciúma não perdeu tempo e já voltou aos treinos neste domingo, horas depois do magrinho 1 a 0 no São Bento. Os titulares fizeram um regenerativo, os reservas trabalharam com bola no campo. O volante Jean Mangabeira e o meia Luiz Fernando voltam de suspensão. O lateral Sueliton, que se recupera de lesão, segue como dúvida.

Carlos Eduardo e Jean Mangabeira no treino de hoje / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

E Zé Carlos? Está com uma íngua genital, conforme revelou ontem o técnico Mazola ao responder a uma pergunta nossa sobre o atacante. "Ele está com muitas dores, jogando no sacrifício", disse. Lucas Coelho, o reserva, fará uma cirurgia no joelho esquerdo na sexta-feira. Ficará uns 40 dias afastado.

A lista de pendurados aumentou. Agora, estão com dois cartões amarelos os jogadores Nino, Marlon, Eduardo, Elvis, João Paulo, Artur, Andrew, Vitor Feijão e o zagueiro Sandro que, lesionado, ficará mais alguns dias no departamento médico.

Criciúma volta a campo na quinta-feira em casa / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Após o jogo, batemos um papo pela Som Maior com Andrew, Elvis, Nino e Liel. Destaque para o que disse Elvis sobre jogar com dedo quebrado. Confira no podcast.

Na base, o Criciúma tomou oito gols em três jogos contra o Atlético Tubarão entre sexta e sábado. Na sexta, o sub-20 foi eliminado do Campeonato Catarinense ao tomar 4 a 1. No sábado, o sub-17 também levou 4 a 1, enquanto o sub-15 conseguiu vencer por 1 a 0.

Tubarão x Criciúma ontem em Treze de Maio / Foto: Serginho Lopes / Criciúma EC

 

Denis Luciano
Por Denis Luciano 30/06/2018 - 17:41Atualizado em 30/06/2018 - 17:55

O presidente Jaime Dal Farra entregou ao goleiro Luiz, meia hora antes do jogo com o São Bento, a camisa 200, homenagem à marca histórica de 200 partidas que o jogador completa pelo clube.

Fernando Ribeiro/Criciúma EC

No bate papo com a reportagem, Dal Farra afirmou que não recebeu sondagens por Luiz, embora se especule o interesse da Chapecoense.

Dal Farra revelou que o meia Zezinho foi oferecido pelo Paraná mas descartado, e que a meta é anunciar um meia e um lateral direito no começo da semana.

Ouça a entrevista do presidente no podcast.

 

Denis Luciano
Por Denis Luciano 29/06/2018 - 21:05Atualizado em 29/06/2018 - 21:10

Invicto havia quatro jogos, o Criciúma foi a Pedras Grandes encarar o Atlético Tubarão no estádio Nardi Mello, pela última rodada da primeira fase do Estadual de Juniores, com chances de chegar às semifinais. Mas precisava vencer o Peixe e torcia por tropeço do Figueirense contra a Chapecoense. Deu tudo errado, e o Tigre encerrou a competição sub-20 na quinta posição, apenas à frente do Joinville.

O Criciúma foi atropelado. Tomou 4 a 1 do Tubarão. O Figueirense venceu a Chapecoense por 2 a 0 no Oeste e garantiu a última vaga na semifinal. O Avaí, já classificado, bateu o eliminado Joinville por 2 a 0. As semifinais terão os confrontos Chapecoense x Avaí e Figueirense x Tubarão. Enquanto o Criciúma foi vice lanterna, o Tubarão terminou a fase inicial como vice-líder.

Sub-20 tomou goleada na despedida

O time júnior do Criciúma é treinado por Lalo e tem no elenco que atuou nesta sexta jogadores que vinham servindo ao profissional, como o lateral direito e volante Natan e o lateral esquerdo Enzo. O volante Lucas Bessa, promessa da base, se recuperou de uma ruptura no tendão do tornozelo esquerdo e esteve no banco contra o Tubarão.

Enquanto o sub-20 despede-se, o sub-17 e o sub-15 jogam neste sábado pelo Campeonato Catarinense. Os dois confrontos deste sábado pela manhã serão contra o Tubarão. Desta vez, no estádio Abílio Serafim, em Treze de Maio. Às 9h enfrentam-se os times infantis. Nesta categoria, o Tigre é terceiro com 13 pontos. Depois, às 10h45min, tem o jogo dos juvenis. Nesta, o tricolor é sétimo com nove pontos.

Vai ter bola rolando com a base neste sábado em Criciúma também. O Próspera faz seu primeiro jogo em casa pelo Catarinense Sub-20. Recebe o Curitibanos às 15h no estádio Mário Balsini. O time do técnico Paulo Serrano estreou em Itajaí perdendo por 4 a 2. O atacante Carlos Gabriel anotou os dois gols. O Time da Raça deve jogar com Mainner, Tales, Vitor, Lucas e Guilherme, Vinícius, Luiz Fernando, Ruan e Luís Antônio, Carlos Gabriel e Saimon. O Curitibanos vem de derrota para o Orleans, fora de casa, por 6 a 1.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 29/06/2018 - 20:35Atualizado em 29/06/2018 - 20:43

O presidente Jaime Dal Farra voltou da Rússia. Vestindo uma jaqueta da Seleção Brasileira, assistiu o treino apronto da manhã desta sexta-feira no estádio Heriberto Hülse. Fez a viagem de volta ontem, depois de quinze dias conferindo o Brasil de perto. Ele assistiu nas arenas da Copa, a convite da CBF, os jogos contra Suíça, Costa Rica e Sérvia.

Dal Farra encontrou o Criciúma como deixou, na zona de rebaixamento. Onde aliás o Tigre está na Série B desde a segunda rodada. Vai para o décimo terceiro jogo neste sábado diante do São Bento. Depois de assistir o treino, o presidente conversou com o superintendente Róbson Izidro, o diretor executivo de futebol Nei Pandolfo e o técnico Mazola Júnior.

Dal Farra no treino com o supervisor Tiago Neoti e o médico Ricardo Furtado / Foto: Denis Luciano / 4oito

Após a derrota em Pelotas na semana passada, Mazola pediu "providências urgentes", realçando sua preocupação com o momento do Criciúma, citado por ele como "gravíssimo". De lá para cá, o Criciúma contratou apenas o goleiro Júnior Belliato, que veio por empréstimo do Tubarão. O nome de Belliato, aliás, saiu no BID no fim da tarde desta sexta e ele estará no banco sábado, ao lado de Diego, os reservas de Luiz.

E os reforços? O Criciúma resolveu esperar o jogo deste sábado e na segunda-feira deve pintar alguma novidade. Estão claras as necessidades de um lateral direito e um atacante. O lateral, pois Sueliton, lesionado, segue sem reserva. Ralph está improvisado no time titular e Andrew, atacante, é opção de outro improviso no banco.

E o atacante? O Tigre tem sete concentrados para o jogo com o São Bento: Zé Carlos, Vitor Feijão, Andrew, João Paulo, Nicolas, Julimar e Kalil. Ainda assim, ressente-se de opções, na análise da comissão técnica. Nesta semana o Tigre perdeu Lucas Coelho, lesionado (vai se submeter a uma cirurgia no joelho no dia 6) e Mailson, que se transferiu para os Emirados Árabes Unidos.

João Paulo, um dos sete atacantes do Criciúma neste sábado / Foto: Denis Luciano / 4oito

Luiz, jogo 200 e a Chape

O goleiro Luiz completa 200 jogos pelo Criciúma neste sábado. Para registrar a marca histórica, receberá uma camisa comemorativa com o número 200 já produzida pela Embratex. Ele está em vias de receber um novo assédio. É que a Chapecoense vai fechar a venda de Jandrei para a Sampdoria da Itália por R$ 8 milhões (comprou por R$ 350 mil do Tubarão, que ainda tem 40%), e Luiz figura na ponta da lista em Chapecó. Não é a primeira vez que o camisa 1 tricolor está sendo lembrado na Arena Condá.

Luiz quando renovou até 2020, em dezembro de 2015 / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC / Arquivo

No último dia 3 de junho, recebi o Luiz no Papo de Bola, o programa que apresentamos aos domingos, às 22h, na TV Litoral Sul. Na ocasião, ele confirmou as sondagens que recebeu do Sport e Vitória em maio, mas que "não eram vantajosas para o clube". Na ocasião (isso Luiz não falou, mas sabemos) o Criciúma pediu R$ 2 milhões de multa rescisória.

O goleiro tem contrato com o Tigre até o final de 2020. A renovação com ele, aliás, foi uma das primeiras atitudes da gestão Dal Farra, em dezembro de 2015. Ele está no Criciúma desde maio de 2014. No podcast abaixo, o trecho do papo com Luiz em que ele fala no futuro. Com investimentos na cidade a família feliz, ele planeja manter residência na cidade.

Tem mais sobre Luiz e a volta de Dal Farra no jornal A Tribuna deste sábado. Confira!

Denis Luciano
Por Denis Luciano 29/06/2018 - 17:40Atualizado em 29/06/2018 - 17:42

A cada rodada, vai ficando mais difícil a missão do Criciúma. Nas últimas três partidas, o Tigre tinha a chance de escapar da zona de rebaixamento com vitórias. Foram apenas dois pontos somados em nove disputados diante de concorrentes diretos.

"Mais uma oportunidade. Já tivemos aqui contra o Boa, contra o Oeste, contra o Brasil, então não vamos jogar muita responsabilidade em cima desses dois jogos", disse o técnico Mazola Júnior, na entrevista coletiva da manhã desta sexta-feira, referindo-se aos confrontos de amanhã com o São Bento e da próxima quinta-feira diante do Figueirense, ambos no Heriberto Hülse.

Apronto da manhã de hoje no Majestoso / Foto: Denis Luciano / 4oito

Apresentamos hoje em A Tribuna o cálculo atual dos matemáticos do portal Chance de Gol. Eles dão conta que hoje, antes dos jogos de sexta na Série B, o Criciúma é o terceiro time sob maior risco de descenso: 61,1%. Aqui, a grade completa.

Por citar grade, é o que mais vem afligindo Mazola. Ele treinou no apronto com Artur na lateral esquerda. Estava ciente que Marlon seria suspenso no julgamento da manhã no STJD. Era a convicção de todos. Eis que veio a surpresa, com grande desempenho do advogado Osvaldo Sestário e do jurídico tricolor, e o Criciúma conseguiu a punição de apenas um jogo, já cumprido. Assim, Marlon é o titular. Artur segue aguardando no banco.

"Se estiver liberado vai jogar o Marlon. Temos o Marlon com dois cartões amarelos, o Artur com dois cartões e o Eltinho buscando a sua melhor forma". Eltinho que, recuperado de lesão, estará no banco.

Mazola com time escalado / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

O time está escalado: Luiz, Ralph, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Eduardo, Marlon Freitas, Alex Maranhão e Elvis, Vitor Feijão e Zé Carlos. No apronto, destaque para Vitor Feijão, com boa movimentação e gols. Após, nas cobranças de falta, ele até arriscou, mas como de hábito os melhores foram Elvis e Alex Maranhão.

Um dos filhos de Zé Carlos no treino desta sexta / Foto: Denis Luciano / 4oito

É na análise dos reservas que concentram que se nota o desequilíbrio do atual elenco tricolor. Estão disponíveis os goleiros Belliato (que até agora, 17h40min, não saiu no BID) e Diego, os laterais Artur e Eltinho (ambos canhotos), o zagueiro Jacy Maranhão, o volante Liel, o meia Wallacer e os atacantes Andrew, João Paulo, Julimar, Kalil e Nicolas. Ou seja, dos entre os reservas não há lateral direito (pois o Criciúma não tem outro), e cinco dos suplentes são homens de frente.

Para tentar amenizar um pouco, Mazola trabalhou com Andrew como lateral pela direita no apronto. Montou o time reserva, por curiosidade, com Diego, Andrew, Jacy Maranhão, Ianson e Marlon (a essa altura ele era candidato a suspensão), Liel, Wallacer e Nicolas, Julimar, Kalil e João Paulo.

Tigre pronto para amanhã / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Cabe lembrar que Luiz Fernando e Jean Mangabeira cumprem suspensão, com o terceiro cartão amarelo, e treinaram à parte com Leandro Melo e Carlos Eduardo. E há os lesionados, o zagueiro Sandro e o atacante Lucas Coelho, que será submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo no dia 6.

Há uma lista de pendurados. Nino, Marlon, Elvis e Eduardo, entre os titulares, João Paulo e Artur, entre os reservas, estão com dois cartões amarelos. Na coletiva, Mazola explicou ainda a razão de ter deixado João Paulo no banco. Confira essa e outras questões no podcast abaixo:

Técnico adversário na arquibancada

Atenção ao São Bento. "É um time que defende muito bem, com uma linha de quatro sólida e um bom goleiro", avaliou Mazola.

O técnico Marquinhos Santos, recém saído do Londrina, substitui Paulo Roberto Santos, demitido na segunda-feira após discutir no sábado passado com o presidente Márcio Dias. Ele caiu com apenas uma derrota em doze jogos. Marquinhos estará em Criciúma, mas vai assistir o jogo da arquibancada no Heriberto Hülse. O preparador físico Diego Mura comandará o time no Majestoso, e o novo treinador assume suas funções na semana que vem.

Marquinhos Santos, novo técnico do São Bento, estará na arquibancada no HH

O time do São Bento terá Rodrigo Viana, Lucas Farias, Luizão, Douglas Assis e Paulinho, Fábio Bahia, Dudu Vieira, Doriva e Diego Oliveira, Ronaldo (Ricardo Bueno) e Everaldo.

Tags: Criciúma Tigre

Denis Luciano
Por Denis Luciano 29/06/2018 - 12:00Atualizado em 29/06/2018 - 12:07

Uma boa notícia para o técnico Mazola Júnior no final da manhã. O lateral esquerdo Marlon foi julgado no STJD pela expulsão contra o Juventude e, contrariando expectativas, ele foi suspenso por apenas um jogo, já cumprido.

O Criciúma foi defendido pelo advogado Osvaldo Sestario. Marlon estava enquadrado em artigo que previa suspensão de quatro a doze jogos e o clube já projetava a necessidade de efeito suspensivo.

Como já cumpriu o jogo de suspensão, Marlon vai atuar contra o São Bento. Antes do apronto, Mazola antecipou que Marlon seria titular caso estivesse livre. No treino, por precaução, Artur trabalhou na equipe titular.

Mazola escalou Luiz, Ralph, Nino, Fábio Ferreira e Marlon, Eduardo, Marlon Freitas, Alex Maranhão e Elvis, Vitor Feijão e Zé Carlos. O jogo deste sábado começa às 18h no Heriberto Hülse.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 28/06/2018 - 19:40Atualizado em 28/06/2018 - 19:48

O Criciúma vai ganhar um novo mascote. "Quem sabe não está vindo aí o filhote do Tigrão", contou, em tom interrogativo mas depois afirmativo, o assessor de marketing e comercial do clube, Paulo Pacheco, em bate papo com a colega Pity Búrigo no Ponto a Ponte desta quinta-feira na Rádio Som Maior. "Estamos trabalhando nisso", confirmou.

Acontece que o Criciúma tem voltado seu foco para ações que visam atrair os torcedores do futuro. Para tanto, foi lançado o Berçário do Tigre. "Nessa campanha, nosso sócio se inscreve para levar as crianças de zero a quatro anos para um tour guiado pelo estádio, vão bater bola com o Tigrão no gramado e, no fim, serão batizados como Torcedores Mirins do Criciúma", contou Pacheco.

Tigrão está ganhando um filhote / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

O Berçário do Tigre será quinzenal, nas manhãs de sábado, e as inscrições podem ser feitas pelos associados na secretaria do clube. Dentro disso, a meta é contar com um segundo mascote para criar uma identidade ainda maior com os novos tricolores. Abaixo, o podcast com a conversa da Pity com o assessor.

Pacheco fez questão de lembrar na entrevista que crianças até 11 anos não pagam ingressos nos jogos do Criciúma. Para citar o caso de um torcedor mirim fanático, o jornal A Tribuna apresenta nesta sexta-feira, na matéria "O cavalinho do Tigre", o Kevin Costa, de 7 anos, que curte todos os jogos do tricolor no Majestoso nos últimos três anos e acredita que o Criciúma vai escapar do rebaixamento, embora hoje o risco matemático seja muito alto. Vale conferir essa figura aí da foto abaixo na página 29 do nosso A Tribuna amanhã.

Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Denis Luciano
Por Denis Luciano 28/06/2018 - 12:28Atualizado em 28/06/2018 - 12:31

Tem novo goleiro no Criciúma. Júnior Belliato, 30 anos, foi apresentado nesta manhã no CT Antenor Angeloni. "Fico muito feliz, é um clube grande. É o reconhecimento pelo nosso trabalho no Tubarão", comemorou.

Belliato jogou com Luiz, o goleiro titular do Criciúma. "De 2005 até a saída dele para o Criciúma em 2014 trabalhamos juntos. Somos da mesma escola, e temos afinidade no trabalho", lembrou. Luiz completa 200 jogos pelo Tigre no sábado contra o São Bento. Terá direito inclusive a uma camisa especial.

"Chego no clube com perspectiva de ficar um bom tempo e fazer um grande trabalho e alcançar metas", disse Belliato. Ele tem contrato com o Atlético Tubarão até o final de 2019 e veio por empréstimo para o Criciúma. É um goleiro experiente, que já jogou por alguns clubes, mas não muitos. "Procuro chegar em um clube e ficar bastante tempo. Gosto de me firmar, e não pular de galho em galho".

Belliato apresentado / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

"Se o Mazola precisar, eu chego em totais condições de jogo". O Criciúma acelera a documentação e espera que Belliato apareça logo no BID para estar no banco sábado. Vinícius, o outro goleiro tricolor, treina desde segunda-feira e até o próximo dia 5 com a Seleção Brasileira Sub-20 em Belo Horizonte. Belliato vem credenciado por boa passagem pelo Tubarão. "Tenho 1m94cm, a penalidade é uma especialidade minha", lembrou, citando que defendeu dois pênaltis em recente disputa com o Brusque no mata-mata da Série D. "Tento desestabilizar o batedor, é uma das minhas características". 

Belliato jogou as duas partidas contra o Criciúma no último Catarinense, na vitória por 3 a 0 no Domingos Gonzales que derrubou o técnico Lisca e no empate em 1 a 1 no Heriberto Hülse. Ouça a entrevista coletiva com o novo goleiro tricolor no podcast abaixo.

O técnico Mazola Júnior comandou um treino tático em dois tempos hoje pela manhã no CT. Escalou o time titular com Luiz, Ralph, Nino, Fábio Ferreira e Artur, Eduardo, Marlon Freitas, Alex Maranhão e Elvis, Vitor Feijão e Zé Carlos. No segundo tempo da atividade, sacou Ralph e testou Andrew na lateral direita, trocou Artur por Marlon na esquerda (ele será julgado amanhã e deve ser suspenso por alguns jogos) e tirou Alex Maranhão para colocar João Paulo, mudando o esquema para três atacantes.

Marlon será julgado amanhã e deve ser suspenso / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Contra o São Bento, às 18h de sábado, Mazola não contará com o meia Luiz Fernando e o volante Jean Mangabeira, suspensos, mais os lesionados Sandro e Lucas Coelho. O atacante Mailson deixou o Criciúma, está se transferindo para os Emirados Árabes e nem treina mais no Tigre.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 28/06/2018 - 11:55Atualizado em 28/06/2018 - 11:59

Uma baixa no Criciúma. O atacante Mailson não joga mais no clube. Ele está em Caxias do Sul onde acerta com o Juventude, clube com o qual mantém vínculo, detalhes para a transferência para os Emirados Árabes Unidos.

"Um clube do Oriente Médio procurou o empresário do Mailson, fizeram acerto, ele já está cuidando da documentação e o Juventude nos comunicou extra oficialmente, e agora estão mandando um e-mail com a confirmação oficial da saída dele", confirmou hoje pela manhã o diretor executivo de futebol do Criciúma, Nei Pandolfo.

Mailson de saída do Criciúma / Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC / Arquivo

Com a saída de Mailson, aumenta a necessidade da busca de atacantes pelo Criciúma. Lucas Coelho, que foi apresentado junto com Mailson e João Paulo em 19 de janeiro, está lesionado. Com problemas no menisco do joelho esquerdo, será submetido a uma cirurgia e ficará 40 dias afastado. João Paulo, em fase técnica não muito boa, foi sacado do time titular por Mazola Júnior, perdendo lugar para Vitor Feijão.

O presidente Jaime Dal Farra está voltando hoje da Rússia. Com a chegada dele, o clube espera bater o martelo para contratar ao menos um lateral direito e um atacante. "Estamos com esses reforços engatilhados", disse Pandolfo. "Dependemos da chegada do presidente e da definição de mais alguns detalhes", emendou.

Apresentação de Mailson com Lucas Coelho e João Paulo / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Mailson jogou 21 vezes pelo Criciúma. Participou de cinco vitórias, cinco empates e 11 derrotas, tomou sete cartões amarelos e não foi expulso. Ele sai do Tigre como vice-artilheiro do time na temporada, com cinco gols. Ele fez três no Campeonato Catarinense, duas vezes contra o Concórdia e uma diante do Brusque, e dois na Copa do Brasil, contra São Caetano e Cianorte. Na Série B, disputou seis partidas e não balançou as redes. A despedida dele acabou sendo na quinta passada, quando foi titular contra o Brasil em Pelotas e ficou os 90 minutos em campo. Os dados são do Meu Time na Rede.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 28/06/2018 - 11:25Atualizado em 28/06/2018 - 11:33

O lance é claro. Chegando aos 35 do segundo tempo, Marlon disputa uma bola com Felipe Mateus perto da lateral esquerda defensiva. O Criciúma vai empatando com o Juventude em 0 a 0 no Heriberto Hülse. É uma noite tensa de terça-feira, o Tigre vinha de cinco derrotas em cinco jogos e estreava naquela partida o técnico Mazola Júnior, após a queda de Argel Fucks. Eis que o lateral esquerdo tricolor pisou nas costas do adversário. Cartão vermelho.

O árbitro Marcelo Aparecido de Souza, de São Paulo, não deixou dúvidas na súmula. "Jogo brusco grave", anotou. "Por pisar nas costas do seu adversário".

Reprodução / SporTV

O caso será julgado na pauta que começa às 10h desta sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O jogo foi em 15 de maio, logo o julgamento ocorre um mês e meio depois. Na denúncia, Marlon é citado no artigo 254-A, que coloca punição de quatro a até doze jogos de suspensão. "O Marlon foi julgado recentemente por outra expulsão. É reincidente", lembra a advogada Samira Zambrano, do Criciúma.

Reprodução / CBF

O clube será representado pelo advogado Osvaldo Sestário no STJD. "O mínimo que ele pode pegar é quatro jogos. A defesa é no intuito de conseguir absolvição ou o mínimo possível de pena", comenta a advogada tricolor. Mas o clube reconhece que a missão é complicada. Tanto que já se cerca de cuidados. "Se ele for condenado vamos de imediato tentar um efeito suspensivo para ver se ele joga sábado", aponta. O Tigre ainda espera contar com Marlon contra o São Bento.

Jogador do Juventude após entrada de Marlon / Reprodução / SporTV

O efeito suspensivo está funcionando a favor do Criciúma no caso de Zé Carlos. O atacante pegou pena de três jogos pela expulsão diante do CSA em julgamento no dia 4 de junho e desde então ele joga com o efeito que, na prática, estabelece um novo e definitivo julgamento no Pleno do STJD, que ainda não está marcado.

As imagens do lance de Marlon serão usadas no júri de amanhã na quarta Comissão Disciplinar. "É praxe usar imagens", lembra a advogada Samira. No link abaixo, o lance mostrando a agressão do lateral tricolor ao jogador do Juventude.

O técnico Mazola Júnior já está precavido. Tanto que avisou Artur, o lateral que veio recentemente do Brasil de Pelotas. Se Marlon estiver fora, vai ser tudo com ele já diante do São Bento. Artur apareceu pela primeira vez no banco de reservas na quinta-feira passada, em Pelotas, na derrota para o Brasil. Ele já treina há quase um mês no Criciúma.

Artur no lugar de Marlon quando vier a suspensão / Foto: Denis Luciano / 4oito

A pauta de amanhã do STJD (clique aqui e confira) conta ainda com um outro processo contra o Criciúma. Ocorre que na mesma súmula do jogo com o Juventude o árbitro relatou que "após o termino da partida e durante a saída dos jogadores e comissão técnica da equipe Criciúma torcedores da mesma equipe arremessaram 2 copos de plástico descartáveis e uma bola de papel em direção aos atletas que não foram atingidos e portanto não teve maiores consequências". Por isso, o Tigre corre risco de ser multado em R$ 100 a R$ 100 mil.

Denis Luciano
Por Denis Luciano 27/06/2018 - 13:09Atualizado em 27/06/2018 - 13:29

Confirmando a informação aqui antecipada na segunda-feira, a Procuradoria do município não deu respaldo jurídico ao pedido do Criciúma de abonar o pagamento de IPTU em troca dos projetos sociais que o clube oferece.

"Soubemos disso pela imprensa mas vamos continuar tentando negociar", informou ao blog o superintendente do Criciúma, Robson Izidro. O prefeito Clésio Salvaro havia recebido o pedido do clube no último dia 11 e encaminhado à procuradora Ana Cristina Youssef, que não conseguiu o enquadramento jurídico necessário.

Assim, o Criciúma terá que pagar os R$ 128 mil de IPTU referentes às áreas do estádio Heriberto Hulse e CT Antenor Angeloni. "Prestamos muitos serviços ao município e temos projetos sociais de grande alcance", justifica Izidro.

Fotos: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Problemas também dentro de campo. O atacante Lucas Coelho será submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo. Ele sofreu com uma pancada no treino de sexta-feira e ficará até 45 dias afastado.

O técnico Mazola Júnior está montando o time que enfrenta o São Bento no sábado. Eduardo será primeiro volante e Alex Maranhão ganha lugar no meio. No ataque, João Paulo perde lugar para Vitor Feijão.

E tem o caso Marlon ainda. Conforme antecipamos ontem aqui, o lateral esquerdo será julgado na sexta no STJD e provavelmente suspenso. Se ficar fora, Artur entra.

O time deverá ter Luiz, Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon (Artur), Eduardo, Marlon Freitas, Alex Maranhão e Elvis, Vitor Feijão e Zé Carlos. Houve treino pela manhã no CT e à tarde é de folga.

Zagueiro Nino na coletiva hoje / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

"É uma fase difícil, na qual nós jogadores nos colocamos e precisamos sair. E nós vamos sair", afirmou o zagueiro Nino. Do outro lado, o Tigre terá um São Bento que, mesmo tendo perdido a invencibilidade na Série B somente no sábado, vem em crise. O técnico Paulo Roberto Santos foi demitido segunda-feira com apenas uma derrota no Brasileiro, para o Londrina em casa por 1 a 0. O clube alegou que a dispensa "se deve ao desgaste do longo período de trabalho". Ocorre que Paulo Roberto discutiu com o presidente Márcio Dias no vestiário após a derrota e a direção optou pela demissão. Tarcísio Pugliese, ex-Guarani, deve ser o substituto.

"É um ótimo time o São Bento, muito arrumado, tem muitos empates, é verdade, mas temos a consciência que será um jogo muito difícil", completou Nino. Ouça a entrevista coletiva com o zagueiro no podcast abaixo.

Ouça as informações do Criciúma no podcast:

 

Tags: Criciúma Tigre

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18