Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sem adesão, carreata não aconteceu em Criciúma (VÍDEOS)

Após manifestação do Ministério Público, Polícia Militar foi ao Parque das Nações para evitar possível iniciativa
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 27/03/2020 - 16:05 Atualizado em 27/03/2020 - 16:08
Foto: Marciano Bortolin / 4oito
Foto: Marciano Bortolin / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A carreata que ocorreria na tarde desta sexta-feira, 27, em Criciúma não teve adesão. O movimento se daria devido ao anúncio do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), de que as atividades retornarão de forma gradativa a partir da semana que vem, após o período de quarentena devido ao coronavírus (Covid-19).

No local, apenas viaturas da Polícia Militar e veículos da imprensa. Pouco antes das 15h, horário marcado, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), através do promotor Luiz Fernando Ulyssea, recomendou que a PM tomasse providências para evitar a realização do movimento. “A Polícia Militar entrou em contato com o Ministério Público e com a Prefeitura para tomar as medidas necessárias porque sabemos da importância do isolamento domiciliar neste momento. A população de Criciúma entendeu a importância de ficar em casa e sair somente para o essencial, como para ir na farmácia ou supermercado. Agradecemos a população de Criciúma por entender isso.”, fala o Primeiro Tenente da Polícia Militar, Giovanni Fagundes dos Santos.

O Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Cristian Dimitri Andrade, destacou a resposta dada pela PM. “O Ministério Público recomendou que viéssemos impedir que este evento acontecesse, sob pena de os organizadores, caso identificados, sofrer sanções da lei através da Polícia Civil, instaurando o devido inquérito policial. Não flagramos nenhuma pessoa. As pessoas são conscientes, não vieram”, citou Dimitri, lembrando que o convite para a concentração foi feita via redes sociais. “A informação se alastrou em grupos de redes sociais que era para se encontrarem aqui. Se nós verificássemos que tivessem aqui chegado, poderíamos aplicar alguns dispositivos legais. O decreto 525 do governador, prevê crime de desobediência ao Código Penal, espalhar ou contagiar através de moléstia grave, que é o coronavírus”, pontua.

Confira também:
MP recomenda que PM impeça carreata
Criciúma vai ter carreata para comemorar o fim da quarentena

Orientações seguem

Santos acrescenta que a corporação segue dando as mesmas orientações já repassadas.  “É preciso ter calma neste momento. Sabemos que não é fácil e pedimos para as pessoas ficarem em casa. O isolamento residencial é fundamental para combater a propagação do vírus. A população de Criciúma, especialmente, está de parabéns”, pontua.

Nos últimos dias, os policiais trabalham ainda na fiscalização de estabelecimentos para conferir se estão cumprimento o que foi determinado pelo Decreto estadual. 

Município emite nota

O Governo Municipal se manifestou sobre a carreata na tarde desta sexta-feira, 27. Conforme o texto, o Município se diz preocupado com a movimentação. 

Confira a nota na íntegra:

Governo de Criciúma vem a público externar sua preocupação quando à possibilidade de ocorrência nesta sexta-feira (27) de uma carreata em celebração à abertura comercial no Estado a partir da próxima semana. 

 

Neste momento em que a ordem é ‘isolamento social’ na tentativa de barrar o avanço da pandemia do coronavírus em todo o Brasil, a aglomeração de pessoas pode trazer consequências nefastas à saúde pública, como a elevação abrupta da curva epidemiológica, a exemplo do que ocorreu na China e na Itália, com a sobrecarga dos sistemas de saúde, chegando ao colapso da capacidade de atendimento e ao exorbitante número de mortes.

 

A Administração Municipal não tem medido esforços para fazer valer as recomendações dos especialistas da área da saúde, mobilizando equipes, recursos e adotando todas as providências para o enfrentamento da pandemia, por isso desaconselha totalmente a saída da população às ruas neste momento, que é crucial para o controle da disseminação do vírus. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito