Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 25/09/2020 - 16:40 Atualizado em 25/09/2020 - 16:44

Mais uma marca passa a ser exibida na camisa do Tigre. Foi assinado há pouco, na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, o contrato de parceria entre o Criciúma e a Cerâmica Elizabeth, que terá exposição da sua marca nas costas da camisa, ao lado do número. A Elizabeth já participa da camisa tricolor no jogo desta sexta, 20h, contra o São José, no Heriberto Hülse.

Pela Elizabeth participou do ato o diretor executivo, Manfredo Gouvêa. Ele conversa conosco logo mais, no Arena Timaço, falando sobre essa parceria com o Tigre.

Por Denis Luciano 25/09/2020 - 14:35 Atualizado em 25/09/2020 - 14:51

A CBF anunciou o desdobramento da tabela do segundo turno da Série C. O Criciúma jogará em três sábados, duas quintas-feiras, dois domingos e uma segunda-feira. A última rodada só será confirmada alguns dias antes, por conta dos possíveis confrontos valendo classificação.

Antes de iniciar o returno, o Criciúma ainda tem três jogos do turno pela frente: nesta sexta em casa contra o São José, na quarta que vem fora diante do Tombense e no dia 5 de outubro, uma segunda-feira, fora frente ao Brusque.

A estreia no segundo turno será em casa. No dia 8 de outubro, quinta-feira, às 20h, o Criciúma recebe o Londrina no Heriberto Hülse.

Londrina e Criciúma empataram em 0 a 0 no turno, na primeira rodada
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC / Arquivo

No dia 18, o adversário será o Boa, em Varginha, num domingo, às 18h. No dia 26, uma segunda-feira, o Criciúma vai visitar o São Bento às 20h, em Sorocaba. O Tombense vem a Criciúma em 31 de outubro, um domingo, jogo marcado para 16h no Majestoso.

Em novembro, o Criciúma vai ao Rio de Janeiro visitar o Volta Redonda no dia 7, um sábado, às 15h30min. O jogo vai ocorrer no estádio Luso-Brasileiro, que fica na Capital, onde o Volta Redonda tem mandado as suas partidas. No dia 14, sábado seguinte, tem Criciúma x Ituano às 18h no Heriberto Hülse. Na quinta seguinte, 19, o Ypiranga visita o Tigre às 20h. No dia 28, sábado, São José x Criciúma em Porto Alegre, às 15h.

Ficam pendentes data e horário do jogo da última rodada, Criciúma x Brusque, marcado para o HH. Clique aqui e confira a íntegra da tabela desdobrada pela CBF.

Por Denis Luciano 24/09/2020 - 11:25 Atualizado em 24/09/2020 - 11:29

O flagrante foi feito ao longo desta quarta-feira, 23, pelo nosso colega Max Everson, aqui da Som Maior. Ele passou pela Avenida Centenário e notou que, entre o Colégio Lapagesse e a Estação Rodoviária, várias lâmpadas de LED da iluminação pública estavam acesas. Algumas, inclusive, com uma do par acesa e outra do par do mesmo poste, apagada.

Fomos tentar saber o que aconteceu. 

Recebemos da prefeitura, via turma da Cosip, que cuida da iluminação pública, que se tratava de um teste. As lâmpadas são acesas durante o dia para o trabalho de manutenção, para a equipe perceber quais estão e quais não estão com defeito. 

Soubemos que registros de furtos estão ocorrendo com alguma frequência, por se tratarem de lâmpadas muito boas e com bom preço de mercado. "Eles colocam pela manhã e à noite são furtadas", chegou a contar um funcionário do setor.

Por Denis Luciano 21/09/2020 - 16:51 Atualizado em 21/09/2020 - 16:55

Serão conhecidos na quarta-feira, 23, os dez nomes que vão compor o chamado tribunal do impeachment, a comissão mista a ser montada entre Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça (TJSC) para levar adiante, ou não, o processo de impedimento do governador Carlos Moisés (PSL) e da vice Daniela Reinehr (sem partido). A lembrar que, o que a Alesc, aprovou na última quinta, 18, foi a admissibilidade, ou seja, a sequência do processo. Tanto que não houve afastamento imediato dos envolvidos.

Na quarta, a Alesc fará uma votação, da maior para a menor bancada, e dessa votação serão apurados os cinco mais votados para compor a comissão mista. A votação começa pelo MDB e pelo seu líder, o deputado criciumense Luiz Fernando Vampiro. Ou seja, o ritual de votação para montagem da comissão será o mesmo que foi adotado na sessão do impeachment no plenário. Cada deputado terá cinco votos, vai sugerir cinco nomes. Difícil fazer apostas, embora haja uma clara inclinação pelos 32 (no caso de Daniela) ou 33 (no caso de Moisés), que votaram pelo impeachment.

Também na quarta, o TJ faz a sessão a partir das 15h para sortear os cinco desembargadores. O presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Roesler, é quem presidirá a comissão mista. É nessa comissão que, por votação simples, vai ser selado o destino breve de Moisés e Daniela. Se, por maioria simples, já na abertura dos trabalhos, os membros da comissão entenderem que a investigação terá que transcorrer com Moisés e Daniela afastados por 180 dias, eles serão afastados imediatamente. E isso ocorrerá em poucos dias.

Por Denis Luciano 20/09/2020 - 19:35 Atualizado em 20/09/2020 - 19:40

Fiquei preocupado, e registrei isso no Futebol Som Maior com o Timaço antes do jogo do Criciúma em Erechim, com a entrevista do técnico Roberto Cavalo. A que antecedeu a partida diante do Ypiranga. Me preocupou a irritação do treinador com três perguntas endereçadas a ele.

Uma delas, sobre o entra e sai do Criciúma no G-4 da Série C. Outra, com resultados que podem eventualmente - e acabou acontecendo - complicar a situação do Tigre. E uma terceira a respeito da programação do Criciúma para jogar em Erechim.

Ok, é discutível o tal entra e sai. Ou melhor, era discutível, afinal agora o Criciúma está a dois pontos do primeiro time do G-4 e tem o mesmo número de jogos que Brusque e Londrina, e um a menos que Ypiranga e Volta Redonda. Logo, já deixou de ser confortável a situação, na medida em que o jogo fora é contra o Tombense, e o Tigre segue horrível longe de casa. Fato que todos concordam, ou deveriam concordar.

O resultado deste domingo complicou a situação do Criciúma. Ou não passava na cabeça do Cavalo o risco de perder para o bem arrumado time do Ypiranga? Claro que ninguém espera derrota, mas quem vive do futebol é realista o suficiente para, no seu íntimo, saber onde esta pisando. E o Cavalo sabe. Muito bem. É vivido o suficiente.

E a programação, bem, de fato pode parecer uma pegação de pé um tanto sem relevância agora - se é que alguém pegou no pé do Criciúma por viajar sexta para Erechim, penso que não - mas a reunião desses fatores pré-jogo, somados às suas respostas lacônicas e irritadas, e potencializando com o que aconteceu em Erechim e os argumentos pós-partida no Colosso da Lagoa me deixam a certeza que o técnico tricolor está pressionado. E não é pouco.

O que, de certa forma, me estranha, já que ele é praticamente "incaível" nas mãos de Jaime Dal Farra (usei aspas pelo pouco comum do emprego dessa expressão, embora ela exista na Língua Portuguesa). Basta ver que ele comandou um rebaixamento e seguiu no cargo. E caiu de quatro na Copa do Brasil, e continuou. E fez um Catarinense insosso (chego na semifinal, mas convenhamos...), e ficou. Cavalo é o técnico do Criciúma até o fim desta Série C, só uma hecatombe completa não permitirá que isso ocorra, e o que salva o Criciúma dessa tal hecatombe é a presença de Boa Esporte e São Bento na chave, garantias bem encaminhadas de que outro degrau não poderá ser descido tão cedo (batam na madeira!).

Mas os nervos que o Cavalo expôs antes do jogo, dizendo não ter entendido as perguntas, em gesto de desrespeito aos colegas que não estão podendo fazer entrevistas presenciais, mostram um destempero que não é típico do Cavalo, um cara cortês, gentil, bacana, boa praça mesmo. Pode estar atrapalhado no Criciúma, e está, mas é preciso concordar que, mais uma vez, lhe deram um elenco carente para tirar leite de pedra, e nem sempre se tira água, leite ou seja lá o que for de pedra. Nada que defenda ele, que segue sem dizer a que veio nesse retorno para o Criciúma ainda no ano passado.

Só um fator explica isso tudo, e deveria servir de consolo para o Cavalo: ele é "incaível" com Dal Farra. Mesmo depois de dizer que o gramado prejudicou o Criciúma em Erechim. É melhor reconhecer a superioridade do adversário e a sua má fase do que achar uma explicação dessa. Prova que, com as palavras, Cavalo já viveu melhores momentos.

Que ele drible essa má fase, ganhe do Sâo José e faça a sua obrigação: classificar o Criciúma nesse grupo fraco da Série C. Depois, seja o que Deus quiser.

Por Denis Luciano 16/09/2020 - 16:51 Atualizado em 16/09/2020 - 16:52

Não está muito fácil conversar com o ex-presidente Moacir Fernandes. Ele anda mais restrito nos seus contatos nos últimos dias, mergulhado que esteve nas conversas para a sucessão no Criciúma. Acabou não apresentando oficialmente ao clube no prazo limite, que era esta terça-feira, 15, o seu projeto de gestão do clube a partir de 2021.

"Ele já tinha um projeto pronto, mas apareceram outros aí e ele resolveu esperar um pouco", nos contou, ontem, a esposa de Moacir, dona Terezinha, sempre afinada com os projetos do marido. Ela confidenciou que a família teve peso na decisão de recuo do ex-presidente nos planos no Criciúma. 

Moacir conversou hoje com o colega Gilberto Custódio, que nos repassou algumas informações. No bate papo, o ex-presidente minimizou a questão do afastamento. "Eu não quero mais estar viajando, pra lá e pra cá, CBF e FCF, eu não tenho mais pique, com 74 anos. Mas continuo querendo ajudar. Já temos dez investidores certos, faltam dez", destacou, lembrando a intenção de atrair até dez investidores, com cada um aplicando R$ 1 milhão no clube. Ou seja, ele já teria R$ 10 milhões garantidos.

O ex-presidente deixou nas entrelinhas uma impressão de que estaria chateado com a aparição de outras propostas para o clube, já que ele lutava por uma convergência. "Acho muito importante o time sair da Série C, vamos ver se sobe. Como é que vai fazer na C, na C é complicado. Na B dá para administrar", disse, em outro momento da conversa com o colega. 

Ele admitiu, ainda, a possibilidade de ser diretor ou até vice-presidente de futebol em uma eventual futura gestão com outro presidente. E compartilhou uma impressão importante sobre o futuro da gestão Jaime Dal Farra. "entendo que, do jeito que está, o presidente Jaime só sai se quiser da presidência. Ele tem mandato até dezembro do ano que vem".

Moacir confirma que o plano era ele, com aval do empresário Anselmo Freitas, que vinha sendo o articulador do processo, tornar-se vice-presidente Administrativo a partir da eleição marcada para o dia 28 para, posteriormente, encaminhar a transição junto com o presidente Dal Farra.

Por agora, estão colocados, para o futuro do Criciúma, os projetos de Alexandre Farias e do grupo representado pelo lateral Rafinha, ex-Flamengo, e pelo ex-jogador Alex.

Por Denis Luciano 16/09/2020 - 16:21 Atualizado em 16/09/2020 - 16:30

Em uma nota oficial breve, de apenas uma linha, o Criciúma comunicou, na tarde desta quarta-feira, 16, a dispensa dos dois jogadores envolvidos na briga da noite desta terça, 15, no CT Antenor Angeloni.

A confusão envolveu o atacante Jajá e o zagueiro Cayque. Houve bate boca, briga e até a Polícia Militar teve que ser acionada, terminando por lavrar um Boletim de Ocorrência. A nota do Criciúma:

O Criciúma comunica o desligamento dos atletas Jajá e Cayque na manhã desta quarta-feira (16/09) por comportamento inadequado no Centro de Treinamento Antenor Angeloni.

Dos dois, apenas Jajá jogou pelo time principal. Fez 16 partidas, a última delas na estreia na Série C, no 0 a 0 com o Londrina, no Paraná. Ele marcou um gol, na estreia pelo Tigre, nos 2 a 1 sobre o Concórdia na abertura do Catarinense.

Jajá, um dos dispensados pelo Criciúma depois da briga da noite passada

Cayque era da base e estava recém integrado ao elenco profissional.

Por Denis Luciano 16/09/2020 - 15:27 Atualizado em 16/09/2020 - 15:32

Esta quarta-feira, 16, é para esclarecimentos no Criciúma. Um caso envolvendo o presidente Jaime Dal Farra e uma suposta negociação e outra relacionada a uma briga entre atletas estão entre as pautas do dia no Tigre.

Nesta tarde, o Criciúma divulgou, em suas redes sociais, uma nota na qual nega com veemência que o presidente Dal Farra estivesse negociando algo sobre o clube com um representante de uma empresa da Rússia. Diz a nota:

O Criciúma Esporte Clube vem a público esclarecer que tomou ciência da circulação, via aplicativos e redes sociais, de uma mensagem envolvendo uma suposta negociação realizada entre o atual presidente do Clube, Sr. Jaime Dal Farra e um representante de uma empresa russa.

 

O Clube afirma com veemência que a mensagem é FAKE NEWS, tratando-se de uma mera adaptação de outra mensagem falsa, de teor semelhante, viralizada no ano de 2018, como se comprova facilmente em pesquisa no site Boatos.org.

 

Lamentamos que esse tipo de mensagem esteja sendo circulada. O Tigre orienta que as pessoas confirmem a veracidade de qualquer notícia antes de compartilhá-la e esclarece que as medidas legais para identificar e punir os criadores da referida FAKE NEWS já estão sendo tomadas.

Outra situação chegou à Polícia Militar na noite passada. A PM foi acionada por conta de uma briga entre dois jogadores no CT Antenor Angeloni, um do elenco profissional e outro da base. Ao que consta, a briga foi feia. Até boletim de ocorrência foi lavrado. O clube deve se pronunciar nas próximas horas.

Por Denis Luciano 15/09/2020 - 17:23 Atualizado em 15/09/2020 - 17:31

Mais cedo, veio a informação de que Moacir Fernandes não vai mais colocar seu nome à disposição para ser presidente do Criciúma a partir de 2021. Agora, veio mais um anúncio. O empresário Gilmar Cechet distribuiu nota informando que não irá apresentar um projeto de gestão para o Criciúma. A exemplo de Moacir, a posição da família pesou na decisão de Cechet. Leia a nota:

Boa tarde amigos e parceiros que me apoiaram até aqui nesta caminhada postulando a Presidência do nosso glorioso Criciúma Esporte Clube, 
Em conversa FAMILIAR, concluo que não posso assumir essa missão tão dignificante de encaminhar o nosso time ao lugar que merece.
Me coloco como sempre me coloquei na condição de ajudar, porém sem cargo diretivo.
Obrigado a todos que me apoiaram e certamente ficarão chateados com essa decisão, vida que segue.

No último dia 2, em entrevista ao 4oito, Cechet havia antecipado uma parte do que pretendia propôr para o futuro do Criciúma. Ele pensava em sugerir uma espécie de Criciúma S/A, uma empresa de capital fechado com 5 mil acionistas para manter o clube.

Cechet participou do ato de lançamento do projeto do advogado Alexandre Farias, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 15, na Sociedade Recreativa Mampituba. Farias confirmou o seu projeto e o está entregando em minutos ao presidente do Conselho Deliberativo do Tigre, Carlos Henrique Alamini.

O projeto de Farias será o segundo formalizado junto ao clube. O primeiro, entregue ontem, é de um grupo de fora da cidade. A tendência, então, é que fiquem esses dois projetos para apreciação. Eles serão abertos na manhã desta quarta, 16, em reunião da diretoria do Criciúma, e expostos aos conselheiros no dia 28, em reunião já marcada para eleição do novo vice-presidente de Administração do clube.

Por Denis Luciano 15/09/2020 - 14:11 Atualizado em 15/09/2020 - 14:13

Tudo se encaminha para a confirmação de sete candidaturas à prefeitura de Criciúma. Dos sete cabeças de chapa encaminhados, quatro já contam com candidatos a vice-prefeito. Restam os outros três.

Clésio Salvaro (PSDB) repete a dobradinha com Ricardo Fabris (PSD). Dr Anibal chancela na convenção desta terça, 15, a parceria com Lisiane Tuon (DEM). Chico Balthazar oficializou, no fim de semana, o vice Júlio Bittencourt, também do PT. Ederson da Silva vai confirmar, na convenção desta quarta, 16, a chapa pura do PSTU, com o vice Pedro Ângelo.

O próximo que deve anunciar o vice é Rodrigo Minotto. O deputado vai, em chapa pura, contar com um vice também filiado ao PDT. "Vai ser alguém completamente fora das especulações", garantiu fonte ligada ao partido. "Vocês vão se surpreender com o nome que vamos apresentar", confidenciou Minotto em conversas nas últimas horas. Minotto marcou uma live para as 19h desta terça para anunciar seu vice.

É questão de horas, também, para a confirmação do vice de Júlia Zanatta. Era para ter sido na noite desta segunda, 14, na convenção do PL. Júlia levou o nome do marido Guilherme Colombo, mas algumas resistências fizeram minar a indicação. "Não estavam me oferecendo outra alternativa, e o Guilherme é de minha confiança", justificou a candidata, em entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta terça. Mas em seguida Júlia anunciou que há outro nome indicado: o do pastor Lucas Alexandre, filiado ao PL e que não estava mapeado para concorrer à Câmara. Lucas é filho do pastor e vereador Jair Alexandre, e a exemplo do pai milita na Igreja do Evangelho Quadrangular.

E tem o vice do PSL ainda. Dr Allison Pires confirmou candidatura no fim de semana, e a vaga de vice ficou em aberto para um possível aliado. A bola da vez é o Podemos, que poderia indicar o Coronel Cosme Manique Barreto, ainda mantido como pré-candidato a prefeito. Se Cosme confirmar a candidatura própria do Podemos, o que ainda é uma possibilidade, ele teria como vice, também pelo Podemos, o ex-vereador Pedro César Faraco. Neste caso, Allison buscaria no próprio PSL um vice, talvez um dos vereadores do partido, Júlio Kaminski ou Edson Paiol. Mas há uma chance maior, de fato, de parceria entre PSL e Podemos.

Os martelos serão batidos até o apagar das luzes desta quarta-feira. Lembrando que hoje estão faltando exatamente dois meses para as eleições.

Por Denis Luciano 10/09/2020 - 14:44 Atualizado em 10/09/2020 - 14:48

O SBT voltará a ter experiência com o futebol. E experiência das boas. A partir de agora, e incluindo as temporadas de 2021 e 2022, a Taça Libertadores da América terá transmissão exclusiva para o Brasil, em TV aberta, pelo Sistema Brasileiro de Televisão, que tirou proveito do recente rompimento da Globo com a Conmebol para fechar o acordo. Fica claro que Sílvio Santos tomou gosto pela bola rolando na tela depois do impasse envolvendo Globo e futebol carioca. Entrou na decisão do Carioca e, com o Fla-Flu, liderou a audiência.

Em nota publicada nesta quinta-feira, 10, o SBT saudou o acordo com a Conmebol. "É muito bom poder anunciar esta parceria", comemorou o CEO do SBT, José Roberto dos Santos Maciel.

A estreia do SBT será na próxima quarta-feira, 16, com dois jogos: Bolívar x Palmeiras, na Bolívia, e Universidad Católica x Grêmio, no Chile.

Na decisão do Carioca vencida pelo Flamengo, em 15 de julho, o SBT marcou, durante a bola rolando, com média de 27,2 pontos de audiência e pico de 34,6 pontos.

Abaixo, o comunicado da Conmebol sobre o acordo com o SBT:

A CONMEBOL chegou a um acordo com uma das redes de TV Aberta mais importantes do Brasil, o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão para a cessão de direitos de transmissão para as temporadas de 2020 a 2022.

 

A venda destes direitos foi realizada depois que o Grupo Globo rescindiu o contrato de direitos, cuja vigência ia até 2022.

 

"Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da CONMEBOL Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro", expressou Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da CONMEBOL.

 

"É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT", diz José Roberto dos Santos Maciel - CEO do SBT.

 

O acordo com o SBT, para a plena satisfação de ambas as partes, garante mediante tv aberta, o acesso da enorme torcida esportiva brasileira aos jogos do torneio de clubes mais importante do continente.

 

O cronograma da rodada 3 da Fase de Grupos da Libertadores começa na próxima semana, e no dia 16 de setembro o SBT fará a transmissão dos dois primeiros jogos entre Universidade Católica versus Grêmio e Bolivar versus Palmeiras."

Por Denis Luciano 08/09/2020 - 18:11 Atualizado em 08/09/2020 - 18:22

A terça-feira, 8, começou com um contratempo para os usuários da Via Rápida: o deslizamento que deixou o trânsito em meia pista no sentido Criciúma/BR-101, nas proximidades do acesso ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus.

O trecho com o deslizamento foi limpo nesta tarde / Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito

Era muito barro na pista. Eis que uma equipe a serviço da Secretaria de Estado da Infraestrutura foi ao local e efetuou a limpeza. Ou melhor, a remoção da lama. Ainda há sujeira por ali a exigir atenção redobrada dos condutores. E há visíveis riscos de novos deslizamentos na encosta, que ficou exposta e visível. Quem passou por ali nesse fim de tarde ficou com a impressão de que novos deslizamentos poderão ocorrer.

E quem passa pela Via Rápida pode anotar outra conclusão preocupante: a quantidade de lixo no entorno. As fotos comprovam. São garrafas, copos, papeis, plásticos, sujeira de toda a ordem.

Lixo na Via Rápida hoje

Cabe lembrar que a Via Rápida, estadualizada recentemente, é uma rodovia com nem três anos completos mas que já é vítima de burocracia. A Celesc prometeu iluminar, o tempo passou, a promessa ficou no ar e até agora, nada.

A Via Rápida requer cuidados. Providências são urgentes. Abaixo, mais fotos do lixo nas margens da rodovia:

 

Por Denis Luciano 08/09/2020 - 13:55 Atualizado em 08/09/2020 - 14:01

A lista de pré-candidatos a prefeito de Criciúma sofre um enxugamento. Nesta terça-feira, 8, em reunião no fim da tarde, o advogado e ex-vereador Douglas Mattos vai anunciar que retira seu nome para a disputa à prefeitura em 15 de novembro. Ele era o nome apontado pelo PCdoB como um possível candidato.

Atual presidente estadual do PCdoB, Douglas quer continuar empenhado no projeto de eleição proporcional do partido em Criciúma, na mesma linha do que vem participando em outras cidades de Santa Catarina nas quais os comunistas trabalham para reforçar suas representações.

"Estamos com uma boa nominata, de mais de 20 nomes para a Câmara em Criciúma, trabalhando para retomar um assento no Legislativo", informa Douglas. A última vez que o PCdoB teve um vereador em Criciúma foi justamente com Douglas, na legislatura 2005 a 2008. Em 2013, ele foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo então deputado Ronaldo Benedet (MDB).

PCdoB com Minotto

O PCdoB deve anunciar apoio à candidatura de Rodrigo Minotto (PDT). "Das propostas que temos aí colocadas é a que mais se afina conosco", justifica. Ele admite que houve conversas com o MDB, do candidato Dr. Anibal, para uma possível aliança. "Mas a conversa não evoluiu", observa.

Questionamos Douglas sobre uma possível parceria com o PT, que lançou o advogado Chico Balthazar para prefeito. "Estamos em momentos distintos. O PT está muito inclinado a trabalhar pela defesa do seu passado, da sua história, que é um direito legítimo do PT. Nós estamos olhando para a frente, para propostas de futuro, para o amanhã", argumenta.

Em contato com o blog na semana passada, Rodrigo Minotto já havia comentado que o PCdoB estava no possível arco de alianças do PDT para a disputa em 15 de novembro. A bola da vez para a coligação de Minotto é o PSL, que está em vias de anunciar o acerto para indicar o candidato a vice da chapa.

O cenário

Sem o PCdoB na lista - ele já era apontado como um candidato pouco provável, embora a insistência dos comunistas de mante-lo nessa condição - a relação de candidaturas em Criciúma vai nesse embalo, faltando oito dias para o término do período de convenções:

Clésio Salvaro (PSDB) - Com apoios de PSD, PP, Republicanos, Patriota, Solidariedade e Avante

Dr. Anibal (MDB) - com o apoio do DEM

Júlia Zanatta (PL) - com possível apoio do PTB e Podemos

Cosme Manique Barreto (Podemos) - ou possível coligação com o PL

Rodrigo Minotto (PDT) - possível coligação com PSL e PCdoB

Allison Pires (PSL) - ou possível coligação com o PDT

Chico Balthazar (PT) - possível coligação com o PCB

Ederson da Silva (PSTU)

Por Denis Luciano 08/09/2020 - 07:16 Atualizado em 08/09/2020 - 07:20

Na semana passada, reunimos no Agora, na Som Maior, três ex-vereadores de Criciúma para um bom bate papo sobre a cidade. Foi produtivo trocar ideias com Vânio de Oliveira, Itaci de Sá e Sérgio Pacheco.

Pois para hoje montamos mais um time desse porte. Estarão reunidos das 9h às 10h, no estúdio da Som Maior, os ex-vereadores Tadeu Mosmann, José Paulo Serafim e Itamar da Silva. Tadeu foi vereador pelo MDB, Zé Paulo representou o PT no Legislativo e Itamar foi do PDS e da sua mais recente versão, o PP, foi do PSDB e até do PRN.

Nossa intenção: lembrar algumas histórias do passado, avaliar o presente e projetar o futuro de Criciúma com a experiência de quem já viveu a cidade a partir da Câmara. Todos convidados a acompanhar!

Por Denis Luciano 02/09/2020 - 15:45 Atualizado em 02/09/2020 - 15:55

Quando o Comerciário foi fundado, em 1947, Rubens Costa era um jovem de 21 anos e trabalhava na primeira agência da Caixa Econômica Federal na cidade, onde atuou por dois anos.

Já envolvido com as coisas da cidade, Rubens participou, três anos antes, aos 18, em 1944, da fundação da Associação Comercial e Industrial de Criciúma, a atual Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). 

Inquieto por natureza, ele continuou seu rumo. Em 1949, ano em que o Comerciário ganhou seu primeiro título, Rubens Costa deixou a Caixa e foi ser executivo da Cerâmica Santa Catarina, a Cesaca, isso com 23 anos. Seu pai havia sido um dos iniciadores da empresa. Tornou-se tabelião em 1957, assumindo no lugar de seu sogro, Elias Angeloni, e uma década depois fundou, com sócios, a Forauto Veículos.

Divulgação

No meio de todo esse bonito histórico, finalizado na última segunda-feira, 31, com seu óbito aos 94 anos, seu Rubens foi um grande colaborador do futebol criciumense. Era sócio patrimonial do Criciúma e, como tal, merece a homenagem que está lá, no estádio Heriberto Hülse, desde esta terça-feira, 1: a bandeira do Criciúma encontra-se hasteada a meio mastro, em memória do saudoso torcedor.

Mais uma homenagem

Pinçamos aqui mais uma justa homenagem a Rubens Costa. Fomos buscar, do acervo do colega Marciano Bortolin, uma matéria que ele escreveu em 2019, nos eventos de 75 anos da Acic, e que resultou de uma entrevista com o empresário. Confira:

Da união, o surgimento de uma das maiores instituições do estado

 

Dia 18 de junho de 1944. Às 10 horas o sino tocou, estava encerrada mais uma tradicional missa de domingo. Excepcionalmente desta vez, Rubens Costa, de 18 anos de idade, não iria imediatamente para casa. Havia um compromisso antes e ele rumou, junto com outras cerca de 100 pessoas, ao Cine Rovaris. 

 

Aos poucos a sala foi sendo tomada por comerciantes. No comando da assembleia estava o prefeito, Elias Angeloni. Em debate, a constituição da Associação Comercial de Cresciúma. Após conversas e deliberações, foi confeccionado o primeiro documento da Acic: a ata de fundação, que contou com 117 assinaturas, entre elas a do jovem Rubens Costa. 

Foto: Lucas Colombo / Especial

 

A constituição de uma associação comercial seguia o exemplo do que já acontecia em algumas capitais do Brasil e tinha o papel de buscar novos horizontes e perspectivas econômicas a cidade que crescia pela demanda do carvão. “Fomos para o Cine Rovaris depois da missa. Eu tinha 18 anos. A sala estava cheia e me chamara para assinar a ata mesmo com a minha pouca idade”, relata.
 

Costa, hoje com 94 anos, é o único daqueles que assinaram o documento que está vivo. Além dele, personalidades como Heriberto Hülse, que viria a ser governador de Santa Catarina, e de Cincinato Naspolini, ex-prefeito de Criciúma, também deixaram as suas assinaturas.

 

Da assembleia, saiu eleita a primeira diretoria da Acic, que teve como presidente Antônio Roque Júnior que passou a deliberar em uma sala em um dos edifícios da Praça Nereu Ramos, que foi emprestada por Célio Rolim. “O comércio, que também crescera, por conta da indústria carbonífera, sentiu a necessidade de uma organização social que o representasse. Nesse período, mais precisamente em 1943, já se instalava a Comarca de Criciúma, com ela assume os seus profissionais, entre eles, o promotor público Francisco de Oliveira, ao tomar conhecimento da reivindicação dos empresários da área comercial, organizou os estatutos para a formação da Associação Comercial de Criciúma sob a presidência do empresário Antônio Roque Júnior que mais tarde, em 1952, sob a presidência do advogado José Pimentel, foi incluído à entidade os industriários, passando a chamar-se Associação Comercial e Industrial de Criciúma”, explica o historiador, Mário Belolli.

Foto: Lucas Colombo / Especial

 

Empreendedor desde jovem e no ramo automobilístico desde 1967, Rubens Costa mostra que tem acompanhado o desenvolvimento da entidade ao citar presidentes como Jayme Zanatta e César Smielevski e o envolvimento da associação com a comunidade da região. “Todos os presidentes foram importantes”, fala Costa que hoje dá nome a uma das salas da sede da Acic, localizada no Bairro Próspera.

Por Denis Luciano 01/09/2020 - 19:17 Atualizado em 01/09/2020 - 20:56

Tem casos em que há desculpa para tudo. Mas nesse, de fato, não há como culpar o Governo do Estado. Era para já estar em andamento a obra de revitalização da Rodovia Jorge Lacerda, no acesso Sul a Criciúma.

Mas acontece, como é praxe de obras de governo, que houve recurso. Quem perde na licitação acha motivos para ir à Justiça. É frequente isso. Quase uma regra. E isso, por si só, já gera amarras, mas nesse caso foi um pouco pior.

Em entrevista ao Ponto Final, na Som Maior, faz poucos minutos, o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, revelou a razão do atraso para o começo efetivo dos trabalhos: o desembargador que vai analisar o caso no Tribunal de Justiça se aposentou. É verdade.

"Homologamos a licitação com a empresa vencedora, uma outra entrou com ação judicial que ainda não foi julgada. Ganhou uma liminar, o Estado se manifestou de forma célere faz bastante tempo, mas o desembargador que analisa o caso pediu aposentadoria. Precisa ser distribuído, estamos aguardando essa decisão judicial", contou o secretário.

O Estado fez a sua parte. Quando da citação do recurso pelo TJSC, respondeu rapidamente. "Já fizemos os contatos e todas as medidas judiciais. Acreditamos no Judiciário, esperamos que seja célere essa resposta", reforçou.

O que o secretário quer, e logo, é poder tocar a obra. Se tiver que fazer nova licitação, por conta do recurso encaminhado, ele fará. "Se homologada, dar a ordem de serviço. Senão, lançar de novo e colocar as obras no terreno o mais rápido possível. É a nossa intenção", destacou.

Uma das muitas saliências no castigado asfalto da Rodovia Jorge Lacerda
Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

O impasse é o seguinte. A empresa JR Construções venceu a licitação. A segunda colocada, recorreu, alegando problemas no atestado técnico apresentado pela vencedora do certame. 

O contrato com a JR, de R$ 15,7 milhões, havia sido anunciado com pompa no começo de julho, diante da expectativa de início das obras no fim daquele mês. Mais de trinta dias se passaram do prazo aguardado e, até agora, nada. Os dez quilômetros que ganharão asfalto novo seguem lá, esburacados e precários.

Por Denis Luciano 01/09/2020 - 15:08 Atualizado em 01/09/2020 - 15:17

Já houve tentativas de unir as forças e fazer Tubarão chegar mais longe no futebol com uma camisa só. A atitude mais cristalina, certamente, foi a do Tubarão Futebol Clube. Ele foi, inicialmente, o novo nome do velho Ferroviário a partir de 1992. Depois, no fim de 95, um protocolo de intenções com o Hercílio Luz tornava esse Tubarão o time da cidade, mandando seus jogos no Anibal Costa, a casa do antigo rival. 

O clássico Ferro-Luz passava a ser coisa do passado, então. E os resultados vieram. Fez de 1998 o seu grande ano, com o vice-campeonato do Catarinense e o título da Copa Santa Catarina. Foi sexto na Série C do Brasileiro em 2001 e, com grande campanha, fechou a Copa Sul Minas na quinta posição em 2002. O declínio começou em 2003, com o rompimento da parceria com o Hercílio pelo uso do estádio e, posteriormente, o licenciamento em 2005.

Houve, ainda, outras tentativas mais tímidas de aproximar os clubes. Hoje, cada um segue o seu rumo, do seu jeito, mas sem grandes resultados. O Tubarão lambe as feridas de um recente rebaixamento no Catarinense, e vai disputar a Série D do Brasileiro. O Hercílio, envolvido na construção de seu novo estádio, joga a Série B estadual como um dos candidatos ao acesso, já que três equipes subirão para a elite em 2021.

Agora, uma conversa, mas que nada tem a ver com fusão, gera sempre um frisson nos bastidores. O Eduardo Ventura noticia no Esporte de Primeira sobre uma conversa entre os presidentes para que os times se enfrentem em jogos-treinos, um em cada estádio. Seria algo simples, em rivalidades menores, mas até isso é complicado no futebol de Tubarão. Confira a nota:

Uma aproximação provocada pelo presidente do Tubarão, Joca Zapolli ao presidente do Hercilio Luz, Fábio Mendonça, é algo sadio e importante para o desenvolvimento do futebol na Cidade Azul.

 

Por mais que alguns não gostem e não vão gostar do que vou escrever, seria interessante para a preparação dos dois clubes disputarem jogos-treinos, um em cada estádio.  O primeiro tem pela frente uma competição nacional que é a disputa da Série D, já o outro a busca pelo acesso.

 

São competições distintas, e buscar esse contato demonstra a maturidade entre os dirigentes, em que a rivalidade tem que ser entre os torcedores, mas sem exageros, fora de campo, um pode colaborar muito um com o outro.

 

Além de economizar para ambos, essa aproximação é importante após o mundo ser afetado de forma direta pelo coronavírus.

Em campo

O Tubarão estreia na Série D no dia 19, em casa, contra o São Luiz (RS). Está no Grupo 8 ao lado de sete equipes. Já o Hercílio está em preparação à Série B estadual, que enfrentou algumas mudanças de datas. Está, agora, programada para novembro, com o Hercílio estreando em casa contra o Barra. Serão dez equipes, entre as quais o Próspera, na disputa.

Por Denis Luciano 31/08/2020 - 19:46 Atualizado em 31/08/2020 - 19:48

O Debate Aberto deixou sua marca nos começos de tarde do rádio sul catarinense. O nosso debate de todos os dias na Rádio Som Maior, com uma mesa eclética e uma turma super qualificada - tive a alegria de apresenta-lo a partir de outubro de 2018 - vai dar o ar da graça nesta terça-feira, abrindo o mês de setembro em alto estilo no nosso programa Agora, o matinal de jornalismo que apresentamos das 9h às 10h na FM 100,7.

Nesta terça, para reativar alguns daqueles marcantes debates, recebo três das figuras marcantes do nosso Debate Aberto. Estarão no estúdio para conversar com a gente o Anderlei Antonelli, o Vinícius Schambeck e o Marcelo Zarur, representando o time bom daquela mesa nem sempre calma, nem sempre tranquila, mas sempre antenada e muito bem informada. E polêmica também.

A pauta? De tudo um pouco. Nesta terça, a partir das 9h, o Debate Aberto dá o ar da graça no Agora. Todos convidados!

Por Denis Luciano 31/08/2020 - 07:58 Atualizado em 31/08/2020 - 08:02

A placa de reinauguração do Parque Centenário Altair Guidi está diferente. No fim de semana, foram removidas as letras com os nomes que pautaram Ação Civil Pública movida no decorrer deste ano pelo Ministério Público (MPSC).

A denúncia citava inauguração de obra inacabada e também autopromoção do prefeito, em função do conteúdo da placa. Na posterior decisão judicial, veio a determinação de remoção da placa. Depois, houve o acordo para a retirada somente das letras.

O prefeito Clésio Salvaro defendeu-se quando a denúncia veio à tona, em julho. Ele apontava tranquilidade diante da acusação de improbidade administrativa. "Quando o Altair Guidi fez essa prefeitura em 1980, tem a placa com o nome dele aqui", comentou, na ocasião. "Eu refiz essa prefeitura e eu coloquei a placa. Tem placa com o meu nome em hospital, creche, UPA, postos. É normal isso", argumentou.

A inauguração do parque com a placa, em 6 de janeiro

A placa continua lá. Sem as letras. E o Parque Centenário, quase oito meses depois da reinauguração - completa oito meses no domingo -, é um sucesso de público. Só não tem mais frequentadores pelas limitações impostas por conta da pandemia de Covid-19.

Por Denis Luciano 26/08/2020 - 17:05 Atualizado em 26/08/2020 - 17:08

A próxima sexta-feira, 28, promete ser importante na ordem dos acontecimentos visando a sucessão do presidente Jaime Dal Farra e da GA no Criciúma. É que um grupo de empresários, torcedores e conselheiros estarão reunidos para tratar de um projeto em comum para o futuro do Tigre.

Entre os nomes confirmados na reunião estão o do ex-presidente Moacir Fernandes, o do advogado Alexandre Farias e o do empresário Anselmo Freitas, que já foi dirigente do Criciúma. No total, umas duas dezenas de convidados vão se encontrar para deliberar sobre o que fazer para o amanhã do Criciúma. Esse é o limite de pessoas que poderão se concentrar no auditório que foi escolhido para acolher o debate.

Conforme a conclusão desse encontro, outros também poderão ser realizados.

Tão logo surgiu a informação da saída de Dal Farra no fim do ano - ele comunicou o Criciúma em maio -, Moacir Fernandes foi o primeiro a se movimentar. Falou publicamente sobre um projeto de reunir um grupo de empresários, cada um com cotas, para financiar um projeto de futebol para o Tigre. Seria um consórcio de investidores para tocar o Criciúma, todos de nível local e regional.

Mais recentemente, veio Alexandre Farias, que também é presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT) com outra ideia. Um projeto que ele planeja entregar ao Conselho Deliberativo na próxima semana consta de presidencialismo sem cogestão do futebol, mas sem fechar portas para eventuais parceiros, com diretoria ampla, forte e local, com um investimento pé no chão e planos ousados para incremento e melhor gestão do patrimônio, com foco em resultados.

Agora é aguardar para ver se as forças locais poderão se reunir em um projeto só. Recentemente, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Henrique Alamini, nos disse que já havia nove grupos interessados no Criciúma, oito de fora e um daqui.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito