Por Denis Luciano
04/08/2018 - 23:24 Atualizado em 04/08/2018 - 23:32
Depois da importante vitoria da noite deste sábado, 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa no Maranhão, o presidente Jaime Dal Farra anunciou uma contratação.
Trata-se do lateral esquerdo Iago, 23 anos, que estava disputando o Campeonato Russo pelo Baltica. Chega segunda-feira.
Iago fez base no Fluminense e Grêmio. Subiu ao profissional no tricolor gaúcho, jogou no Figueirense em 2016 e foi emprestado pelo Grêmio aos russos no ano passado.
Com a chegada de Iago o Criciúma supre a perda de Artur, que deixou o clube recentemente.
Por Denis Luciano
06/08/2018 - 20:16 Atualizado em 06/08/2018 - 20:21
Gilson Kleina não resistiu à sequência negativa de resultados e foi demitido pela Chapecoense. A decisão foi acertada no começo da noite desta segunda-feira. Com ele saem os auxiliaers Fabiano Xhá e Juninho. Kleina deixa a Chape após 51 jogos, com 21 vitórias, 20 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 54,2%.
O empate de ontem, 1 a 1 com o Sport Recife, foi fatal para Kleina. Detalhe, a Chapecoense vencia o jogo até os 47 minutos do segundo tempo na Ilha do Retiro. Ele chegou em Chapecó em outubro do ano passado e fez grande arrancada, colocando o time do Oeste em primeiro lugar no returno do Brasileirão. O treinador deixa a Chapecoense em 16º lugar no Brasileirão com 18 pontos, à frente somente das equipes da zona de rebaixamento.
O treinador do sub-23, Emerson Cris, será o interino até a contratação de um substituto. A Chape volta a campo domingo, em casa, contra o Corinthians.
Mais uma nesse universo positivo de um agosto que vai se firmando sem desgostos no Majestoso. Muito pelo contrário. O mês começa com a conta engordando, já que os dólares da venda de Róger Guedes estão a caminho, e o mês se firma com a saída da zona de rebaixamento, a melhor de todas as notícias.
Para um rumo ainda mais firme, era necessário não perder uma peça como Elvis. Ele chegou sob as lembranças da passagem anterior mas, como contrapeso, com atuações nada brilhantes em seus últimos clubes. Veio para um recomeço. E foi crescendo. E encontrou sua nova fase agora, com Mazola Júnior. Está no seu melhor momento em sua segunda passagem pelo Criciúma. Acumula atuações convincentes. É o grande pifador dessa Série B. Ninguém dá mais assistências que ele no campeonato.
O melhor de tudo, a personalidade do Tigre no negócio. A direção pediu uma multa rescisória. Afinal, Elvis tem contrato até o fim do ano. Ou o Belenenses pagava - falou-se até em R$ 600 mil - ou nada feito. O clube fez valer o seu direito. Não cedeu apenas, com medo de que Elvis ficasse aqui de má vontade. O jogador, profissional que é, entendeu pelo visto. Fica, cumpre o contrato e fim do ano tem nova janela. Se ele seguir nesse embalo, vai conseguir propostas até melhores da Europa para 2019.
Por Denis Luciano
10/08/2018 - 22:15 Atualizado em 10/08/2018 - 22:17
O que faz uma sequência positiva em uma competição dura para a Série B. Se abrir o returno com vitória neste sábado, contra o Atlético Goianiense, o Criciúma corre o sério risco, dos bons, de fechar a rodada a quatro pontos do G-4. E isso é matemática. Não é chute.
Vamos aos fatos. O quarto colocado nesse instante é o Goiás. Ele mesmo, que com o Criciúma - não com tanta persistência como o Tigre - chegou a rondar a zona de rebaixamento. O alviverde goiano foi Z-4 da segunda até a décima rodada, escapou na 11, voltou na 12 e da rodada 13 em diante começou essa arrancada que o faz virar para o returno respirando os ares de cima, não mais os de baixo.
A chegada no grupo de acesso veio na noite desta sexta-feira com os 3 a 0 diante do CSA no estádio Olímpico de Goiânia, mesmo estádio onde o Criciúma abriu a Série B, lá em abril, visitando o Atlético Goianiense e perdendo por 3 a 2. Mas isso é história para daqui a pouco.
Ainda sobre o Goiás. Com o poder de fogo que tem, investiu, contratou e se credenciou. Mas muitas vezes gastar não é sinônimo de sucesso. O próprio Goiás que o diga. Mas desta vez encaixou. A estrela deles é Lucão. O atacante ex-Criciúma anotou mais um, abriu o placar contra o CSA, é o goleador da Série B, balançou as redes nove vezes.
Coritiba, Figueirense, Guarani, Ponte Preta, Vila Nova e Atlético foram ultrapassados de uma vez só com os três pontos que o Goiás faturou diante dos alagoanos. O Coxa ainda joga hoje, se bater o Sampaio Corrêa em casa o Goiás deixa o Z-4. E ainda tem Atlético, Guarani e Figueirense por jogar na rodada.
Oito times no G-4
O crescimento do Goiás é inspirador. Fiz uma conta sobre quantas rodadas cada time fechou no Z-4 em todo o turno, e deu o seguinte: Coritiba, Avaí e Londrina, uma rodada (o Londrina entrou no Z-4 na rodada passada e ali está, depois de 18 fora), Sampaio Corrêa, 6 (está lá agora), Brasil de Pelotas 8, Goiás 10 rodadas, CRB 14, Criciúma 16 e o Boa, simplesmente toda a Série B até agora, 19 rodadas no descenso. No total, são oito times que já frequentaram o grupo da morte no campeonato.
Abaixo, o "eletrocardiograma" do Criciúma. O paciente está em recuperação. E cheio de esperanças. Neste sábado tem Futebol Som Maior a partir das 15h, estarei com o Jotha, o Nassif, o Sarandi, a Amanda e o Marco contando tudo de Tigre x Atlético de Goiás.
Por Denis Luciano
12/08/2018 - 09:59 Atualizado em 12/08/2018 - 10:19
As derrotas para Atlético Goianiense, Ponte Preta, Coritiba, CSA e Guarani derrubaram Argel Fucks e fizeram o Criciúma contratar o técnico Mazola Júnior. A estreia com empate em casa na sexta rodada, 0 a 0 com o Juventude, colocou o primeiro ponto em uma campanha de recuperação que fez o Tigre, pela terceira vez em todo o campeonato, fechar uma rodada fora da zona de rebaixamento. E, agora, com três pontos de vantagem sobre o grupo de descenso na Série B.
Ou seja, o empate de ontem, 1 a 1 com o Atlético Goianiense não foi de todo ruim mesmo sendo em casa. Contra um adversário da ponta de cima, um bom time que é candidato ao acesso. E mais, esse ponto já faz o Criciúma arrancar melhor no returno do que no turno.
"Eles não são mais time. Digamos que o Atlético tem mais opções no elenco", disse Mazola quando o questionamos ontem, após o empate no Majestoso, sobre o fato de o Criciúma ter buscado na garra e na superação diminuir a diferença em relação ao adversário, que tem mais qualidade. Ele discordou concordando. Justo. Protege seu elenco sem deixar de reconhecer que a "grade" ainda deixa a desejar.
Joanderson vai continuar titular no ataque / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna
Belliato entrou bem de novo. Fez defesas importantes e deixa o Criciúma tranquilo, já que ele será titular pela terceira vez na terça, 21h30min, contra a Ponte Preta em Campinas. Liel está consolidado na defesa, enquanto Fábio Ferreira, ainda em recuperação, segue mais um tempo fora.
Mazola não quis falar sobre os expulsos. O time mais indisciplinado da Série B somou mais dois cartões vermelhos à conta. As expulsões de Zé Carlos e Marlon na confusão do final do jogo desfalcam o Criciúma de novo, assim como o terceiro cartão que Andrew tomou após o jogo ser encerrado. "Isso é com a diretoria", respondeu o treinador.
Viram o gol do Vitor Feijão? E viram o que aconteceu em seguida? Na comemoração, ele abordou o colega repórter fotográfico Guilherme Hahn, que estava ali atrás do gol, perto da gente. Pegou emprestado o equipamento dele para fazer a sua festa e... sobre esta e outras conversamos com o atacante. Confira no podcast.
A comemoração de Vitor Feijão / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna
Para encarar a Ponte, Mazola terá que improvisar na lateral esquerda. Iago, que chegou faz poucos dias, não está pronto e nem no BID apareceu ainda, a exemplo do meia atacante Patrick. Logo, apostas sobre Alex Maranhão e Luiz Fernando como alternativas para a vaga de Marlon, que tomou o terceiro cartão vermelho no campeonato. E era o capitão do time ontem.
Zé Carlos vai ficar um bom tempo fora. Palavras do próprio Mazola Júnior. Espaço para Joanderson, que ganha de vez lugar no ataque ao lado de Vitor Feijão. Mazola considerou o empate justo ontem, e que pelo equilíbrio do jogo é difícil argumentar uma diferença de sete pontos entre os dois times. Estas e outras do bate papo com o treinador no podcast abaixo, na entrevista coletiva com o treinador.
Por Denis Luciano
12/08/2018 - 21:48 Atualizado em 12/08/2018 - 21:55
Santa Catarina conhecerá no próximo domingo os dois novos integrantes da Série A do Campeonato Catarinense. Metropolitano e Marcílio Dias estão muito perto de confirmar seus retornos à elite estadual.
Rebaixado na temporada passada, o Metro deve mesmo fechar apenas um ciclo de Série B. Começou instável, fez um primeiro turno mediano, daí investiu no técnico Mabília para o returno e o time cresceu. Neste domingo, na partida de ida da semifinal, venceu o Camboriú por 2 a 0, gols de Ari Moura e Elton. Por ter melhor campanha, o Camboriú joga por dois resultados iguais. Logo, se vencer na volta, domingo que vem, em casa, despacha o Metro.
Metropolitano, de verde, bateu o Camboriú no Sesi / Foto: Sidnei Batista / CA Metropolitano
O time de Blumenau, que foi apoiado por mais de 1,5 mil torcedores no estádio do Sesi neste domingo, sobe até perdendo por um gol de diferença. A partida decisiva será no estádio Roberto Garcia.
Em Joinville, na Arena, o Fluminense até saiu na frente do Marcílio Dias, mas não resistiu e tomou a virada de 3 a 1. Edinho fez o gol do Flu, enquanto Abner, Wilson Júnior e Sabiá anotaram para o Marcílio, que vai decidir a parada em casa. Domingo que vem, no estádio Hercílio Luz, por até perder por dois gols que mesmo assim volta à elite. O Marcílio não joga a primeira divisão desde 2015.
Marcílio, de vermelho, passou pelo Flu fora de casa / Foto: Bruno Golembiewski / CNMD
Os times que subirem vão decidir o título da Série B e tomarão as vagas de Concórdia e Inter de Lages na primeira divisão em 2019.
Catarinense, Série B
Semifinais
Hoje - Metropolitano 2x0 Camboriú e Fluminense 1x3 Marcílio Dias
Domingo, 19 - 15h, Camboriú x Metropolitano e Marcílio Dias x Fluminense
Por Denis Luciano
15/08/2018 - 11:10 Atualizado em 15/08/2018 - 11:12
A derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta ontem à noite, em Campinas, foi repleta de afirmações e respostas. "Fizemos um jogo dentro das nossas possibilidades, do nosso alcance". Ao assim definir o revés de Campinas - mais um, o Tigre perdeu duas vezes lá nesta Série B -, Mazola Júnior, inteligente que é, sabe na medida exata o tamanho dos passos que o Tigre pode dar nesse Campeonato Brasileiro. E esses passos são para uma fuga segura do rebaixamento. Nada mais que isso.
Sabe bem o Mazola que falar em acesso com as condições atuais do Criciúma é vender uma realidade muito além do poder de fogo do time posto. Não é torcer contra, longe disso. Ele, tanto quanto nós, gostaria de subir. Mas uma coisa é pensar e sonhar, outra bem diferente é viver a vida real. Como andar de Ferrari se o que podemos é pagar o IPVA do nosso popularzinho que está na garagem? Ser realista é uma virtude, jamais um defeito.
Jean Mangabeira, Eduardo e Marlon Freitas na marcação / Foto: Leandro Ferreira / Correio Popular
Se Mazola errou nas opções de ontem? Elvis teria feito muito diferente no lugar de Alex Maranhão? Não creio. E com Carlos Eduardo na lateral e Eduardo no meio, o resultado teria sido outro? Não acredito. A diferença ontem era de causa, jamais de efeito. E a causa é: a Ponte Preta tem mais time. Como tem mais time o Atlético Goianiense, por isso o empate em casa, na bacia das almas, à base de muito sacrifício, foi um baita resultado.
Apanhe a tabela. O campeonato do Tigre é contra o Oeste para baixo, do 11º em diante. O próximo adversário é justamente o décimo, o Coritiba, de campanha instável e no Heriberto Hülse. Dá para ganhar? Claro. No turno, com toda aquela dificuldade com o Argel no comando, o Criciúma quase aprontou lá no Couto Pereira. Pelo momento, digo mais: o Criciúma é favorito na terça que vem. Mas, por favor, depois de vencer o Coxa, não falem em acesso. É pressão demais para essa atual equipe. O Mazola e os jogadores merecem todo o crédito por estarem tirando o clube do rebaixamento, e esse já é o título, se vier, e ao que tudo indica, vai vir.
Comemoração do gol do Alex Maranhão / Foto: Leandro Ferreira / Correio Popular
Depois de opinar um bocado, vamos ao que é informação. Alex Maranhão fez o gol ontem. Cobrando falta. Com muita categoria. Um golaço. Antes do jogo, Maranhão recebeu a camisa 100 do presidente Jaime Dal Farra. Mas ele não conseguiu, nos 90 minutos, ser o jogador agudo que Mazola queria. Não deu certo. Em 100 jogos pelo Criciúma, Alex Maranhão fez 16 gols, o décimo sexto justamente ontem.
Maranhão e o presidente com a camisa 100 antes do jogo / Foto: Criciúma EC / Divulgação
Fica a impressão que Elvis volta contra o Coritiba. É em casa e o Criciúma precisa propor o jogo. Como deve voltar também o goleiro Luiz, embora Belliato não tenha comprometido. Pelo contrário, fez ao menos duas grandes defesas e contou com alguns lances de sorte, já que por pouco a Ponte Preta não fez 5 a 1, outra prova contundente da diferença posta entre os de cima e os debaixo. Sem deméritos. Apenas realidade.
Retornam os suspensos. Marlon fez falta. Christian teve muitas dificuldades, mas não deve ser crucificado. Pelo contrário. Elogios ao esforço, à coragem do menino. Não se fez de rogado, tentou, errou mas fez o feijão com arroz como um terceiro zagueiro pela esquerda. Zé Carlos precisa mostrar muito mais. Aposto que ele fica no banco diante do Coxa. Andrew é reserva, mas sempre uma arma interessante para dar velocidade em momentos extremos. Fazer aquela fumaceira quando o jogo requer.
Ronaldo contra seu ex-time. Primeiro jogo dele como titular no Criciúma / Foto: Leandro Ferreira / Correio Popular
"Foram oito ausências. Precisamos dividir responsabilidades". Essa frase de Mazola ontem à noite esteve longe de culpar alguém, apenas deu a real dimensão do tamanho dos problemas. Dos lesionados, seguem pelas bandas do DM gente como Nicolas (à espera da máscara para jogar) e os casos mais arrastados, como João Paulo e Lucas Coelho, mais o Sandro. Vale ouvir a entrevista coletiva do Mazola no podcast abaixo.
Até o fim da semana devem ganhar condições legais o lateral esquerdo Iago e o meia atacante Patrick. Sobre Iago, chegou ontem ao Grêmio uma papelada da Rússia que permitirá a oficialização do empréstimo ao Tigre. Sobre Patrick, o presidente Jaime Dal Farra falou em parceria com o Grêmio, que fixou multa em 2,5 milhões de euros na expectativa de que ele vá estourar por aqui. Todo mundo apostando nessa revelação gremista de 19 anos. É bem possível que os dois tenham chances de estrear diante do Coritiba.
À medida que o tempo passa, vão-se multiplicando as homenagens e as provas de que, de facto, Cristiano Ronaldo é um ídolo para muitos.
O último episódio deste tipo aconteceu durante um jogo no Brasil, entre o Ponte Preta e o Criciúma. Depois da equipa da casa ter entrado a vencer, com um golo aos dez minutos, o brasileiro Alex Maranhão marcou um golaço que promete correr o mundo.
Na cobrança de um livre direto, o médio, de 33 anos, festejou da mesma maneira que CR7 ao executar o ‘Siii’, demonstrando ser um verdadeiro fã do internacional português.
No final, o Criciúma acabou por perder (3-1), mas o golo de Maranhão continuará a dar que falar.
Alex Maranhão comemorando o gol ontem / Foto: Leandro Ferreira / Correio Popular
Alex Maranhão completou ontem 100 jogos com a camisa do Criciúma. Desta vez, ao comemorar o gol, não tirou a camisa, como havia feito na última ocasião em que marcou, aquele decisivo diante do Londrina, o que rendeu um cartão amarelo, algumas críticas e até uma multa aplicada pela direção de futebol, já que, por contrato com a Caixa Econômica Federal, os jogadores não podem tirar a camisa durante as partidas, por exposição da marca.
A homenagem de ontem em Campinas / Foto: Criciúma EC / Divulgação
Por Denis Luciano
16/08/2018 - 22:32 Atualizado em 17/08/2018 - 12:09
Com gol de Dudu, de cabeça, aos 28 minutos do segundo tempo, o Palmeiras bateu o Bahia por 1 a 0 e está classificado às semifinais da Copa do Brasil. Não teve barbada para o time do Luiz Felipe Scolari, que na ida havia empatado em 0 a 0 em Salvador.
Nas semifinais, o Palmeiras terá pela frente o Cruzeiro, que ontem despachou o Santos nos pênaltis depois daquela polêmica derrota por 2 a 1 no tempo normal no Mineirão.
No outro confronto, o Corinthians, que bateu a Chapecoense por 1 a 0, cruza com o Flamengo, que despachou o Grêmio, 1 a 0.
Dudu e o gol do Palmeiras
O equilíbrio continua. O sucesso da Copa do Brasil, também. Duelos de gigantes, grandes jogos, casas lotadas. E muitos títulos em campo.
Em uma semifinal, oito títulos em campo, cinco do Cruzeiro (o maior campeão ao lado do Grêmio), e três do Palmeiras. Na outra, seis conquistas, três de corinthianos e três de flamenguistas. Dos cinco maiores campeões da história, só o Grêmio não chegou nesta semifinal. Ou seja, vai ter um peso-pesado campeão.
Meu favorito? Aposto em ligeiro favoritismo do Flamengo. Mas, é imprevisível.
Por Denis Luciano
17/08/2018 - 11:55 Atualizado em 17/08/2018 - 11:59
O atacante Nicolas fez ontem, com o cirurgião bucomaxilofacial Eron Baroni, o teste da máscara de proteção que ele usará para voltar aos gramados pelo Criciúma.
“Liberei ele para treinos leves”, anunciou o cirurgião. “Na próxima terça-feira ele retorna para uma reavaliação e provavelmente esteja liberado para o jogo”, informou Baroni, referindo-se à próxima partida do Tigre, terça-feira, no Heriberto Hülse, diante do Coritiba.
Por Denis Luciano
18/08/2018 - 10:30 Atualizado em 18/08/2018 - 10:48
O goleiro Vinícius, do Criciúma, estará de novo servindo à Seleção Brasileira Sub-20. Mas desta vez, diferente das outras duas convocações, Vinícius vai viajar ao Exterior. Ele está no grupo chamado ontem pelo técnico Carlos Amadeu para apresentação no dia 3 e posterior viagem para amistosos no México.
A convocação foi feita ontem e seguiu a lista dos chamados para treinos em maio no Rio de Janeiro e julho em Minas Gerais. Entre os testes já confirmados estão jogos contra Japão e México, em preparação ao Sul Americano Sub-20, em janeiro de 2019, que será classificatório ao Mundial da categoria.
Por Denis Luciano
19/08/2018 - 12:43 Atualizado em 19/08/2018 - 12:58
O Criciúma muda para pegar o Coritiba na terça no Heriberto Hülse. No treino tático da manhã deste domingo no Majestoso o técnico Mazola Júnior montou o time com novidades.
Belliato segue no gol. Luiz, recuperando de lesão, está fora. Sueliton volta à lateral. Marlon Freitas e Joanderson perdem espaço para Luiz Fernando e Zé Carlos.
O time tem Beliatto, Sueliton, Nino, Liel e Marlon, Jean Mangabeira, Eduardo, Luiz Fernando e Elvis, Zé Carlos e Vítor Feijao.
Uma das novidades foi Patrick, que já está no BID, em condições de estrear, e no segundo tempo do treino de hoje entrou no lugar de Vitor Feijão. É opção para o banco a exemplo de Marlon Freitas e Ronaldo que chegaram a ser testados nos lugares de Elvis e Jean Mangabeira.
Por Denis Luciano
19/08/2018 - 18:55 Atualizado em 19/08/2018 - 19:00
Marcílio Dias e Metropolitano estão de volta à Série A do Campeonato Catarinense. O Marcílio retorna depois de três anos e vai disputar a elite no seu centenário enquanto o Metrô ficou apenas uma temporada na Série B estadual.
O acesso do Marcílio veio com empate em casa, 2 a 2 com o Fluminense de Joinville. O Metrô subiu mesmo perdendo, 2 a 1 para o Camboriú fora de casa. Os classificados vão agora decidir o título
Eles tomam as vagas de Inter de Lages e Concórdia, rebaixados neste ano.
Por Denis Luciano
20/08/2018 - 01:05 Atualizado em 20/08/2018 - 01:31
Cresce entre torcedores o apoio para que Mazola Júnior continue técnico do Criciúma por mais tempo. Até um longo prazo. Um contrato que garante ele no ano que vem no Tigre, por exemplo. Cabe lembrar a simpatia que o presidente Jaime Dal Farra tem à ideia de técnico de contrato longo. Assim foi com Roberto Cavalo, que chegou com garantia de três anos, o que não foi possível pelas diversas crises que culminaram com a saída dele.
Mazola veio apagar um incêndio. Tanto que nem apartamento alugou. Mora em um hotel da cidade. "Estou morando bem. É confortável lá", contou. Durante uma hora e meia, conversei com o técnico do Criciúma na noite deste domingo na RTV, no nosso programa semanal Papo de Bola. Do papo, concluímos que o treinador gostaria sim de ficar no Tigre por mais tempo. Mas com uma condição um tanto óbvia e básica.
Mazola salientou que está muito feliz em Criciúma. "Adorei o clube, estrutura excelente, equipe de trabalho muito boa. O presidente fantástico comigo. Estou hiper feliz. Conseguindo o objetivo, eu gostaria sim de ficar". Mas qual é esse objetivo? Ele nem titubeia. "Evitar o rebaixamento. Estamos a apenas um ponto, o campeonato é difícil demais". E dá para sonhar mais? "O negócio é chegar logo nos 45 pontos. Depois, o que vier é lucro".
Daniel Búrigo / A Tribuna
Se a permanência na Série B vier, se pintar o convite para ficar e o martelo for batido pensando em 2019, aí sim Mazola deixa o hotel e traz a esposa e a sua cachorrinha de estimação. Elas vivem em Campinas, onde o treinador matou um pouco das saudades antes e depois da derrota de terça passada para a Ponte Preta.
Na conversa conosco na RTV, Mazola falou ainda de contratações, da situação do time, das escalações, convicções e mudanças, dos jogadores recuperados e dos seus cálculos. Vamos contar mais nas próximas postagens.
Por Denis Luciano
20/08/2018 - 11:35 Atualizado em 20/08/2018 - 11:36
São normais as oscilações que o Criciúma vem enfrentando no Campeonato Brasileiro. E a matemática do Tigre é clara, livrar-se logo da barreira dos 45 pontos. Faltam 21 portanto, 24 já estão conquistados. Estas e outras colhemos do técnico Mazola Júnior de um interessante bate papo ontem à noite em nosso programa Papo de Bola, na RTV, que compartilhamos agora aqui.
Mazola considera absolutamente normal os episódios de oscilação que o Criciúma vem tendo mesmo dentro dos jogos. "Normal, até pelo começo ruim que tivemos no campeonato". Quando indagado sobre cálculos, chegou a opinar sobre a recente perspectiva de parte da torcida por briga pelo acesso. "É jogo a jogo. Não é fácil reconstruir uma campanha assim. A meta era até a décima rodada sair do Z-4. Não deu. Agora criou uma empolgação ilusória de sonhar com o G-4".
Para o returno, Mazola considera que o limite para se saber onde o time chegará é o meio da tabela. "Chegar em uma posição confortável até a décima rodada".
Fernando Ribeiro / Criciúma EC
Reforços
O treinador chegou a citar dois jogadores da Ponte Preta que estavam na mira mas acabaram indo para Campinas: o atacante Hyuri e o lateral Nicolas. "O Atlético foi buscar quatro ou cinco jogadores de Série A. O Coritiba, a Ponte Preta também". Daí, o treinador fez um porém sobre os reforços do Tigre. "O risco das nossas contratações é maior. Como nosso orçamento está mais do que estourado, trazemos muitos jogadores por parcerias, e muito jovens, jogadores que às vezes não são do campeonato".
Ele garantiu que não pede reforços. "Não peço nada. É uma relação diferenciada. Não peço reforço mas tenho direito a veto e tenho sido atendido".
Dificuldades
"O Criciúma faz muita força para jogar", concorda o técnico. "Temos problemas sérios de não conseguir manter mesmo padrão por vários jogos". Ele não concorda que venha mexendo demais no time nos últimos jogos. "Não achei que houve tanta mudança assim. Foram forçadas", explica. Ele elogiou o papel do zagueiro Christian que jogou improvisado como lateral esquerdo contra a Ponte, na suspensão do titular Marlon. "Christian foi muito bem. Anulou o melhor atacante da Série B", disse, referindo-se ao jogador André Luís.
"Faltou matar a jogada no terceiro gol" , recordou, referindo o problema de marcação no lance que Liel e Nino acabaram envolvidos pelo atacante da Ponte no lance que fechou os 3 a 1 da terça passada. Mazola flagrou, ainda, um problema de estatura do Criciúma. "Diferença grande de altura", disse, comparando com a Ponte.
Patrick
Patrick, apresentado hoje / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC
Regularizado, o meia atacante foi apresentado na manhã desta segunda e estará no banco nesta terça diante do Coritiba. "Ele não disputa posição com Alex Maranh"ao e Elvis, é um meia atacante pelos lados com bom poder de finalização", apontou. No treino de ontem, Mazola testou Patrick, que veio do Grêmio, na vaga de Vitor Feijão.
Com mais reforços, já não tem gente demais no elenco tricolor. "No plantel tem. Mas temos muitos lesionados. Não tenho João Paulo, não tenho Lucas Coelho. Muita gente no DM". O técnico pondera ainda que há muita prata da casa. "A maioria é de jogadores da casa".
Sobre um deles, Carlos Eduardo, Mazola lembrou o resgate feito com o jogador. "Ele estava afastado quando eu cheguei. Ele é diferenciado do mundo do futebol, educado, inteligente, soube atender as nossas solicitações". O treinador reforçou a razão de ter optado por Eduardo, e não Carlos Eduardo, na lateral direita contra a Ponte. "Ele não jogou contra a Ponte pois eu tenho convicção que o Eduardo pode produzir mais ofensivamente". Amanhã, contra o Coritiba, a opção é por Sueliton. "Ele é o especialista da função e está recuperado. Saiu dois jogos no intervalo por sentir mas fizemos um trabalho diferenciado com ele".
Terça
A montagem de meio e ataque do Criciúma é "a mais equilibrada", segundo Mazola, com Jean Mangabeira, Eduardo, Luiz Fernando e Elvis. "Ter volante canhoto é importante. Única peça é o Luiz Fernando. Ele teve problemas de lesão. Antes, uma suspensão e não voltou o mesmo. A partir da saída do Luiz Fernando desequilibrou o meio". O técnico reforçou que "os melhores jogos com essa plataforma foram contra o Avaí e o Paysandu" e a intenção é repetir isso diante do Coritiba. "Temos que voltar à plataforma que deu certo".
Marlon
A expulsão de Marlon contra o Atlético Goianiense não causou qualquer irritação ao técnico tricolor. "Foi situação de jogo. Complicado punir ou achar que decepcionou. O médico do Atlético falou o que não devia. Ele é um dos melhores e mais importantes líderes do grupo. Evoluiu muito". Mazola apontou que Marlon "perdeu peso. Hoje é um atleta recuperado".
Zé Carlos
"Vem tendo dificuldades físicas, não é de agora, mas é um jogador decisivo"
Coritiba
"Estudamos o jogo deles. Tecnicamente é um muito forte. Eles vem com a faca no pescoço"
Luiz
Mazola está preocupado com a condição física do goleiro, que ficou fora dos jogos contra Atlético e Sampaio Corrêa e também não enfrenta o Coritiba amanhã. "Panturrilha, é um problema frequente dele. No treino ele sentiu. Estava bem. Vem fazendo um trabalho diferenciado".
A contratação de Belliato foi lembrada por Mazola como um acerto, já que Vinícius recebeu nova convocação à Seleção e deverá ficar todo o setembro com a CBF no México. "O Ronaldo teve possibilidade de sair, não deixamos, está muito bem", contou, referindo um dos goleiros reservas do Tigre, outra cria da base.
João Paulo
O treinador não escondeu a preocupação com o atacante João Paulo, fora desde o jogo com o Londrina quando sofreu um edema ósseo. "Nem no clube ele está. É um caso grave. Vai requerer cuidado especial", comentou. "Vejo com muita dificuldade. Ele tem problema de peso, um mês parado. Se fosse meu filho eu teria outra conduta, que o São Paulo não teve". Mazola disse que não colocaria a haste que foi posta na perna do jogador há algum tempo, quando ele teve seu primeiro problema físico ainda no São Paulo. "Vai ser difícil recuperar ele esse ano".
Por Denis Luciano
25/08/2018 - 19:20 Atualizado em 25/08/2018 - 19:25
Uma derrota difícil de explicação essa por 3 a 0 para o CSA? Talvez nem tanto. Ocorre que o Criciúma tem o seu campeonato, que é um. E o CSA tem outro, que é o da briga pelo acesso. Basta olhar a tabela e ver a diferença de 15 pontos entre os times. Por essas e outras que o técnico Mazola Júnior voltou a apelar ao choque de realidade no Campeonato Brasileiro.
"Para que a gente pare com essa conversa de G-4. Não estamos aqui para enganar ninguém. Vamos falar a verdade. Já que não conseguimos vitória no começo do returno, caímos na mesma realidade do turno, praticamente com o mesmo grupo, vamos reinventar o nosso sistema de marcação para que pare de tomar gols, colocar os pés no chão e assumir o nosso grande objetivo que são os 45". Mais claro, impossível.
Sobre o jogo em Maceió, Mazola não escondeu o seu descontentamento. "Dificil explicar uma situação dessa. Não competimos, pouco agressivos ao marcar e jogar. Um dia para esquecer aqui". Ele fez duas substituições no intervalo. "As duas substituições foram porque não conseguíamos jogar nem marcar". Ele elogiou a entrada do estreante Patrick. "Gostei da entrada do Patrick. Não vai resolver o nosso problema mas gostei da entrada dele".
O treinador não deixou de opinar sobre Vitor Feijão e Elvis, sacados para as entradas de Joanderson e Patrick. "Feijão estava mal, totalmente disperso. Elvis, muito mal, tentamos, fizemos trabalho diferenciado, tem dificuldades de jogar duas em alto nivel".
O lateral Carlos Eduardo não atendeu às expectativas do técnico tricolor. "Não. Mas não adianta crucificar nem fazer marquetagem toda. Não esteve bem mas tem o direito de não estar bem. Pegou um atacante de qualidade. Não vamos crucificar o menino não. Tem trabalhado e evoluído bastante. Se tem algum culpado da escalação sou eu".
Mas... marqueetagem? Eis o novo rótulo de Mazola para designar, neste caso, o lobby pela entrada de Carlos Eduardo na equipe. "Eu também gosto de valorizar, mas tomar cuidado para não supervalorizar demais. Não jogar responsabilidade demais. Pressão está muito grande. Não vamos achar que a base vai ser solução"
Zé Carlos deixou o campo dizendo que "tem jogador achando que é craque". Foi além, afirmando que "faltou concentração na defesa" e que "a bola não chegou", em uma crítica ao meio de campo. "Não costumo falar com os jogadores no vestiário depois do jogo. Jogador muitas vezes sai com cabeça quente, Zé é daqui, desabafou, a gente conhece o perfil dele, o grupo também conhece, vamos gerir melhor essas situações".
Mazola fez uma interessante definição sobre o que, para ele, é o "grande erro" do Criciúma. "Antes se achava que tinha se montado um grupo para subir. Aí foi o grande erro. Quando recuperamos os pontos que recuperamos, contra equipes do nosso campeonato, e é bom não iludir mais o torcedor, o nosso campeonato quando jogamos contra os mais qualificados não ganhamos. Vamos inverter esse discurso e pensar nos 45 pontos para que todo mundo caia na realidade".
E reforços? Estão sendo especulados os nomes dos atacantes Ortigoza, do Náutico, e Giovani Gomes, do Pelotas. Sem entrar no porém dos nomes, Mazola não deixa de esconder a necessidade de contratar. "Não adianta bater nessa tecla. Todo mundo sabe. Está claro, tudo muito visto. Uma coisa é isso, outra coisa é o clube ter condições de honrar com seus compromissos. A diretoria está trabalhando, se esforçando, os grandes nomes da Série B e Série A custam muito mais do que valem, então temos que tomar cuidados de ficar cobrando contratação pois não temos como fazer grandes mudanças no plantel. Não foi feito até agora. Não será feito até o fim das inscrições". As inscrições terminam no dia 10 de setembro.
Pouco tempo até o próximo jogo. Terça o Criciúma pega o Guarani às 19h15min no Heriberto Hülse. Ouça a entrevista de Mazola aos colegas da Rádio Eldorado no podcast abaixo.
Por Denis Luciano
26/08/2018 - 22:30 Atualizado em 26/08/2018 - 22:47
A Série C do Campeonato Brasileiro definiu, neste domingo, o acesso de três clubes à Série B da próxima temporada. Vão disputar a Segunda Divisão nacional no ano que vem o Operário de Ponta Grossa, Bragantino e Botafogo de Ribeirão Preto. Os três despacharam nordestinos em confrontos de volta das quartas de final. A última vaga será definida nesta segunda-feira e apontará um adversário bem distante: Atlético do Acre ou Cuiabá, do Mato Grosso.
Em Ponta Grossa, Operário 3x0 Santa Cruz
O Operário já vinha credenciado por uma ótima primeira fase, quando somou 35 pontos e fez a segunda melhor campanha do Grupo B. Esteve na chave do rebaixado Joinville. Em 2016 eliminou o Criciúma na Copa do Brasil em pleno Heriberto Hülse. Naquela mesma temporada foi rebaixado à Segunda Divisão do Paranaense. No ano seguinte, sagrou-se campeão da Série D nacional e da Segundona Estadual. Neste ano garantiu
Os oito mil torcedores no estádio Germano Krüger foram à loucura neste domingo com os 3 a 0 do time do técnico Gerson Gusmão. Alisson abriu o placar aos 21 minutos. No segundo tempo, Schumacher ampliou aos 2 e Dione fechou aos 34. Na ida o tradicional Santa Cruz havia vencido por 1 a 0. Assim, o Santinha fica mais um ano na terceira divisão enquanto o Operário volta à Série B mais de duas décadas e meia depois.
Em Recife, Náutico 1x1 Bragantino
Dois recentemente rebaixados brigaram em confronto direto por um lugar na Série B do ano que vem. E o Bragantino levou a melhor. Com o empate em 1 a 1 na Arena Pernambuco, despachou o Timbu, que jogará pelo segundo ano seguido a Terceirona. Caiu no ano passado. O Braga retorna depois de dois anos, já que havia despencado em 2016.
Com a vantagem de 3 a 1 construída na ida, em Bragança Paulista, o Bragantino saiu na frente com Matheus Peixoto, aos 32 do primeiro tempo. Wallace Pernambucano empatou para o Náutico aos 38 da etapa final. O Náutico vinha credenciado pela melhor campanha do Grupo A, enquanto o Braga passou na quarta posição do Grupo B.
Em Ribeirão Preto, Botafogo (SP) 1x0 Botafogo (PB)
Foi no detalhe que o Botafogo da Paraíba deixou escapar o acesso. Na ida, havia vencido por 1 a 0 em João Pessoa. Jogava pelo empate neste domingo em Ribeirão Preto. E estava garantindo até os 47 minutos do segundo tempo quando Caio Dantas anotou o gol dos paulistas. Com o placar, pênaltis, e neles o time da casa levou a melhor, 4 a 3.
O Botafogo de Ribeirão Preto fez a melhor campanha da primeira fase, como campeão do Grupo B, enquanto o Botafogo paraibano havia classificado com três pontos de vantagem sobre o Confiança, o primeiro dos eliminados no Grupo A.
Atlético Acreano e Cuiabá fazem o confronto final das quartas, valendo a última vaga do acesso à Série B, às 21h desta segunda-feira em Rio Branco, capital do Acre. Na ida o Cuiabá ganhou por 2 a 0. Seja quem for o promovido, colocará outro estado no mapa da Segunda Divisão, já que Mato Grosso está fora desde o ano passado com a queda do Luverdense e o Acre há muito tempo não frequenta a competição.
Por Denis Luciano
30/08/2018 - 20:30 Atualizado em 30/08/2018 - 20:37
Em busca de um atacante, o Criciúma foi de Wellington Paulista a Giovane Gomes, da Série A do Brasileiro à Copa Rio Grande do Sul, passando por opções da Série C. "Temos conversado com vários atletas", confirmou o diretor executivo de futebol tricolor, Nei Pandolfo, em entrevista coletiva nesta tarde.
"Wellington Paulista por enquanto não quer fazer qualquer movimentação, mas a situação dele com a Chapecoense não está bem definida", disse o dirigente. O jogador está afastado dos treinamentos com o elenco profissional na Chape, segundo a diretoria do clube do Oeste, por "questões técnicas". Wellington distribuiu uma nota hoje afirmando desconhecer as razões.
Wellington Paulista teve boa passagem pelo Criciúma em 2013
Giovane Gomes é atacante do Pelotas, pelo qual foi promovido à elite do Campeonato Gaúcho. Agora, disputa um torneio estadual. Aliás, nem tem sido relacionado nas últimas partidas, o que faz aumentar a especulação em torno do interesse do Criciúma. "O Giovane entrou na pauta, está vindo bem no Gaúcho. É um atleta bem referendado, um dos treinadores que trabalhou com ele falou muito bem, jovem, 23 anos", disse Pandolfo.
Giovane Gomes, do Pelotas, também na mira tricolor
O clube está de olho também no interior de São Paulo. Do Bragantino, tentou o atacante Matheus Peixoto. "Tem um atleta que foi bem no Paulista e a concorrência é pesada", comentou o dirigente. E do Náutico o Criciúma queria Ortigoza, mas ele está nos planos do Paraná. Wallace Pernambucano, outro atacante do clube pernambucano, foi citado por Pandolfo hoje.
Wallace Pernambucano, do Náutico, é outra possibilidade
"Estamos buscando mais um atleta preocupados com a suspensão do Zé. Ele precisa de um reserva", lembrou o diretor, citando que João Paulo ainda ficará mais duas semanas no mínimo em tratamento no São Paulo, e não tem previsão de retorno, e Lucas Coelho também não tem data marcada para voltar. Zé Carlos foi suspenso por quatro jogos em julgamento no STJD.
Nei Pandolfo atrás de reforços
Na entrevista de hoje Pandolfo fez também elogios ao trabalho do técnico Mazola Júnior. Confira no podcast.
Por Denis Luciano
01/09/2018 - 17:55 Atualizado em 01/09/2018 - 18:02
O Caravaggio abriu com vitórias neste sábado a edição 2018 do Regional da LARM/Taça Carvão Mineral. Na partida principal, o Azulão derrotou o Mesquita de Araranguá por 3 a 0.
Everton Boff abriu o placar aos 34 minutos. Juca ampliou aos 42 e Alan Miguel fechou a conta aos 27 minutos da etapa final.
Na preliminar, na abertura do Regional Júnior, o Caravaggio fez 1 a 0 no Mesquita, gol de Gu aos 27 do primeiro tempo. As partidas ocorreram no estádio da Montanha, no Caravaggio.
A primeira rodada do Regional continua neste domingo com Inter x Meleiro, Cocal do Sul x Araranguá e Rui Barbosa x Metropolitano. A partida Turvo x Mãe Luzia foi transferida para sexta, dia 7.
Por Denis Luciano
01/09/2018 - 18:33 Atualizado em 01/09/2018 - 18:43
O Figueirense venceu o Avaí por 1 a 0 neste sábado, na Ressacada, em jogo da Série B do Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por João Paulo, de pênalti, aos 2 minutos do primeiro tempo.
Ainda na etapa inicial o Avaí perdeu um pênalti aos 41 minutos. Guga cobrou e Denis defendeu.
Mais cedo, aos 21, um torcedor do Figueira caiu da arquibancada dos visitantes. Ele bateu com a cabeça no chão e foi deslocado em estado grave para o Hospital Celso Ramos. O jogo parou e um helicóptero desceu no centro do gramado para deslocar o torcedor.
Fotos: Robson Boamorte / GloboEsporte
Dentro de campo, o Avaí mesmo com o revés está em terceiro lugar com 39 pontos enquanto o Figueirense é quinto com 37.
Natural de Rio Grande (RS), onde começou no rádio esportivo em 1995 e trabalhou nas rádios Cultura Riograndina e Cassino. Em 2001 migrou para a Rádio ABC de Novo Hamburgo. De 2001 a 2006 atuou na Rádio Guaíba de Porto Alegre. Em 2006 transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Migrou para Criciúma em 2007, onde atuou na Rádio Eldorado e teve primeira passagem na Rádio Som Maior em 2013, para a qual retornou em 2018. Atuou nas TVs Guaíba (de Porto Alegre), Litoral Sul e RTV de Criciúma. Atualmente é comentarista da NSC TV Criciúma. Graduou-se em Jornalismo pela Faculdade Satc. Trabalha com jornalismo online desde 2001.Conheça outros Blogs