Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 28/08/2020 - 09:15 Atualizado em 28/08/2020 - 11:36

Debaixo de muita chuva, em Belém o Criciúma começou a definir o acesso e o título da série B de 2002. Como primeiro colocado na fase de classificação, pelo regulamento, enfrentou o Remo, oitavo colocado, treinado por João Francisco que já havia sido campeão estadual pelo próprio Criciúma.

No acanhado Evandro Almeida também conhecido como Baenão, localizado na Travessa Antônio Baena, o Criciúma saiu na frente com o gol do Paulo César, mas tomou a virada e o jogo foi registrado nesta forma na revista “Mais uma estrela”:

Baenão

“O time foi para Belém começar a decisão da vaga para a primeira divisão em 2003. O Remo, que somente na última rodada conseguiu se classificar, estava como franco-atirador e tinha um bom retrospecto em casa. Ao contrário do que se esperava, o jogo foi confirmado para o Baenão, estádio para pouco mais de 10 mil torcedores. A torcida remista é fanática, lotou logo o estádio e fez festa durante todo o jogo.

O Criciúma, emocionalmente preparado, jogou livre de qualquer pressão, dominou o jogo até metade do primeiro tempo e saiu na frente com um gol de falta do Paulo César, uma bola que bateu na trave antes de entrar. Lá pelos 30 minutos caiu a chuva que durou até o segundo tempo e o Criciúma não conseguiu mais impor seu ritmo. O Remo virou o jogo e esteve na iminência de ampliar quando, no final, Cametá teve que cometer uma falta no meio campo que resultou em sua expulsão.

Do jogo ficou o sentimento que o Remo não seria adversário no jogo de volta no Heriberto Hülse”.

Com arbitragem do carioca Edílson Soares da Silva o Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Cametá, Luciano, Luciano Almeida; Cléber Gaúcho (Edinho), Paulo César, Juca, Dejair (Sandro); Tico (Anderson Lobão), Delmer.

O jogo está registrado na página 12 da revista. 

Por João Nassif 27/08/2020 - 09:44

No Almanaque da Bola de ontem fiz o relato do último jogo do Criciúma na fase de classificação da série B de 2002, o 25º que a revista “Mais uma estrela” registrou logo após o final do campeonato. Ainda faltavam mais quatro jogos para o acesso e seis para o título.

A revista ainda mostrou nas páginas centrais, a 24 e 25, o resultado de todos confrontos entre os 25 times que participaram do campeonato. Foram realizados 325 jogos com a marcação de 929 gols que deu a média de 2,86 gols por jogo.

Na página 23 a classificação final com o Criciúma em primeiro com 51 pontos seguido do Sport com 50, o Fortaleza com 48, o Santa Cruz com 47, o Avaí com 46, o América-MG com 40, o Jundiaí com 39 e o Remo com 38. Estes oito times disputaram as quartas de final, a segunda fase da série B-2002.

Foram rebaixados o Americano, o Botafogo de Ribeirão Preto, o Sampaio Correa, o Guarany de Sobral, o XV de Piracicaba e o Bragantino.

O maior artilheiro da série B de 2002 foi o atacante Vinícius do Fortaleza que marcou 22 gols. O segundo foi Marquinhos do CRB com 16, seguido pelo Delmo do São Raimundo que marcou 15 gols.

Dejair com 10, Paulo Cesar Baier com nove e Delmer com oito foram os principais artilheiros do Criciúma. 

Os confrontos das quartas de final, pelo regulamento colocaram frente a frente o Criciúma e Remo, 1º contra o 8º, e pela ordem Sport x Jundiaí, Fortaleza x América-MG e Santa Cruz x Avaí.
 

Por João Nassif 26/08/2020 - 12:33 Atualizado em 26/08/2020 - 12:53

Como estou recordando a campanha do Criciúma na Série B 2002, com os registros na revista “Mais uma estrela” que editei logo após o encerramento do campeonato, para ilustrar ainda mais a campanha estou resgatando alguns heróis da grande conquista, responsáveis por mais um título na gloriosa campanha do Tigre pelo futebol brasileiro.

Nesta terça-feira fiz uma live com dois zagueiros que até hoje são lembrados com saudades por toda torcida. Vale a pena acompanhar a conversa que tive com Cametá e Luciano. Assista:

Por João Nassif 26/08/2020 - 09:47 Atualizado em 26/08/2020 - 10:30

Fim da fase de classificação do campeonato brasileiro da série B de 2002. No alto do primeiro lugar o Criciúma se deu ao luxo de jogar a partida final da fase com um time recheado de garotos, poupando os titulares para as batalhas seguintes, os mata-matas que levariam o time para a elite do futebol brasileiro.

O jogo foi em Recife contra um Santa Cruz que seria o adversário nos jogos do acesso. A revista “Mais uma estrela” que editei logo após o término do campeonato registrou a derrota por 4x0 desta forma:

Mundão do Arruda

“Time reserva no Mundão do Arruda. O Santa Cruz também classificado, buscava posição entre os quatro primeiros e levou para o jogo mais de 40 mil pessoas. O segundão até que fez um bom jogo, mas a falta de entrosamento e o nervosismo, tanto da defesa como do ataque na hora de concluir, determinou uma goelada. Foi bom, pois se houvesse um cruzamento contra o mesmo Santa Cruz, os pernambucanos iriam pensar que seria barbada.

Edson Gaúcho aproveitou para colocar vários jovens no time para que sentissem o clima de ume estádio lotado, o que lhes dariam uma ótima experiencia. A última rodada definiu as posições dos classificados e para o Criciúma sobrou o Remo como adversário no primeiro confronto.

Depois de 25 jogos, invicto com doze vitórias e um empate em casa e um rendimento de sessenta e cinco por cento no total, fizeram desta campanha a maior de toda história do Criciúma e uma das maiores de todos os tempos”. 

A arbitragem foi do alagoano Fernando Oliveira Assunção e o Criciúma jogou com Genivaldo, Robson, Turato, Valter, Jerson (Luciano Amaral); Edinho, Cléber Orleans, Douglas (Bruno); Carlos Henrique, Anderson Lobão, Tico (Juninho).

No rodapé da página 43 uma frase da comissão técnica: “Todas as nossas vitórias não foram obra do acaso, mas sim de nossa capacidade: crescer dá trabalho e não é pra covarde”.

Por João Nassif 25/08/2020 - 09:35

Depois de uma intensa maratona o Criciúma jogou a penúltima partida no campeonato brasileiro da série B em casa contra o Anapolina e já classificado como primeiro colocado na fase de classificação. Sem ainda saber de seu adversário nas quartas de final, mas na certeza de jogar a segunda partida em casa, a estratégia usada contra o time goiano foi manter a invencibilidade no Heriberto Húlse e zerar os cartões amarelos para as fases decisivas do campeonato. 

A revista “Mais uma estrela” na página 42 fez o comentário do jogo: “Foi o famoso jogo dos cartões amarelos. A cada cartão amarelo a torcida vibrava como se fosse um gol, e ninguém prestava atenção no andamento da partida. O Anapolina fez um gol no começo e por pouco o Criciúma não perdia a invencibilidade em casa. Empatou com um gol de pênalti duvidoso.

Criciúma x Anapolina

Naturalmente Fabiano e Luciano levaram o amarelo. Cametá, machucado, entrou aos 45 do segundo tempo para zerar e praticamente implorou ao árbitro para ser advertido. Conseguiu e foi outro delírio na torcida. Só Paulo César que, de tanto insistir acabou levando o vermelho. O Criciúma já havia programado um time reserva para a última rodada, pois o empate garantiu de vez o primeiro lugar na fase de classificação. 

Ainda havia a dúvida com relação ao adversário no primeiro mata-mata. América-MG, CRB, Mogi Mirim e Remo tinham chances e somente na última rodada o Criciúma iria conhecer seu adversário”. 

Cléber Gaúcho de pênalti fez o gol do Criciúma e que jogou contra o Anapolina com Fabiano, Robson (Carlos Henrique), Turato, Luciano, Luciano Almeida; Cléber Gaúcho, Paulo César, Juca, Douglas (Edinho); Tico, Anderson Lobão (Cametá).

O árbitro foi Elvécio Zaqueto do Mato Grosso do Sul.

A informação da página: “Na primeira fase do Brasileirão 2002-Série B, Criciúma, Fortaleza e Sport foram os times que mais pontos ganharam jogando em casa, 34. Fora de casa quem mais ganhou foi o Criciúma, 17 pontos.

Por João Nassif 24/08/2020 - 09:29 Atualizado em 25/08/2020 - 07:34

Com a fase de classificação chegando ao final o Criciúma ia caminhando de maneira consistente para terminar na primeira colocação e decidir tudo dentro de casa. Depois da goleada em cima do Sport, nova viagem para cumprir seu 23º jogo na série B de 2002. A parada foi em Ribeirão Preto.

A revista “Mais uma estrela” que editei em seguida ao final do campeonato registrou desta forma a vitória contra o Botafogo:

“Outra partida de luxo do Criciúma. Contra um time que ainda tinha chances de classificação, o Criciúma entrou decidido a resolver rapidamente a vitória e com menos de 20 minutos já vencia por dois a zero.

Pela primeira vez Anderson Lobão começou uma partida e foi fundamental, jogando no estilo do titular Tico e marcando dois gols num jogo de muitos gols. O Criciúma sofreu dois gols de pênaltis, um que não existiu, e a diferença mínima no resultado não traduziu o que foi a partida, pois foi grande o número de gols perdidos por um time que tinha obsessão pelo ataque.

A vitória deixou o Criciúma a um ponto do primeiro lugar na fase de classificação faltando ainda duas rodadas, sendo que tinha mais um jogo no Heriberto Hülse. Começava a tarefa de zerar os cartões amarelos que seria o assunto mais discutido na semana seguinte”. 

A vitória sobre o Botafogo foi por 4x3 a além de Anderson Lobão marcaram Dejair e Juca com arbitragem do carioca Samir Yarak.

O Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Cametá, Luciano. Luciano Almeida; Cléber Gaúcho, Paulo César (Sandro), Juca, Dejair (Carlos Henrique); Delmer (Cléber Orleans), Anderson Lobão.

Na página 41 da revista a informação: “O recordista do Criciúma em levar cartões amarelos foi Paulo César Baier com 12, seguido de Paulo César com 9, Edinho com 8 e Cléber Orleans com 7. O time no total levou 97 cartões amarelos no campeonato brasileiro”. 

Por João Nassif 23/08/2020 - 09:45

Tenho procurado com insistência em vários sites de que forma foi disputado o campeonato catarinense de 1968. Durante muitos anos, desde os primórdios não havia a mínima preocupação por parte de dirigentes, jornalistas e outros desportistas de registrar jogos e competições deixando como legado a memória do futebol do Estado.

O que pude apurar foi que o campeonato estadual de 1968 foi disputado por 20 clubes divididos na primeira fase em duas chaves com cada clube de um grupo enfrentando os clubes do outro. Daí em diante não existe informações sobre a fórmula e de que maneira o campeonato teve sequência.

O que está registrado é que a competição começou no dia 28 de janeiro e terminou no dia 29 de junho. Depois de ter disputado 40 jogos nas fases de classificação o Comerciário EC foi para a decisão contra o Caxias de Joinville que também cumpriu 40 partidas para se classificar.

A decisão do título começou no dia 08 de junho em Joinville no Ernesto Schelem Sobrinho, o popular Ernestão, e o jogo terminou empatado em 0x0. O segundo jogo foi realizado no dia 15 de junho no Heriberto Hülse e aconteceu novo empate, desta vez por 1x1.

O tira teima foi para Florianópolis como era praxe na época e no dia 29 de junho o Comerciário venceu por 2x1 e se tornou campeão estadual pela primeira vez em sua história. Darlan e Jair foram os artilheiros do clube que em 1978 se tornou Criciúma EC.

O Comerciário disputou 43 jogos no campeonato estadual de 1968 com 22 vitórias, nove empates e 12 derrotas. Marcou 53 gols e sofreu 34.  

Por João Nassif 22/08/2020 - 09:27

Tempo para nova pausa na caminhada do Criciúma na série B de 2002 que estou registrando pelas páginas da revista “Mais uma estrela” que editei após a final do campeonato.

Domingo passado aqui no Almanaque da Bola registrei a supremacia da Espanha num curto espaço de quatro anos neste século. Foi bicampeã da Eurocopa em 2008 e 2012 e entre estes títulos foi campeã mundial na África do Sul em 2010.

Para chegar na sede da Copa de 2010 a Espanha passou invicta sem derrotas nas eliminatórias europeias num grupo com Bósnia Herzegovina, Armênia, Estônia, Bélgica e Turquia. Foram 10 jogos e nas 10 vitórias a Espanha marcou 28 gols e sofreu apenas cinco.

Na África do Sul a Espanha caiu no Grupo H tendo como adversários Chile, Suíça e Honduras. Na estreia os espanhóis foram derrotados pela Suíça por 1x0, na sequência derrotaram Honduras por 2x0 e fecharam a chave com vitória por 2x1 sobre o Chile.

Nas oitavas de final a Espanha derrotou Portugal por 1x0, nas quartas fez 1x0 no Paraguai e na semifinal passou pela Alemanha também por 1x0 e foi para a decisão contra a Holanda.

Mantendo a escrita em vencer quase todos seus jogos por 1x0 a Espanha repetiu o placar na final contra a Holanda com gol de Andrés Iniesta na prorrogação quando faltavam apenas quatro minutos para o final da partida.

Além de ser pela primeira vez que a Espanha venceu uma Copa do Mundo, a decisão ficou também marcada pela violência dos dois times nos 120 minutos de jogo. O árbitro inglês Howard Webb aplicou cinco cartões amarelos para jogadores espanhóis e oito amarelos e um vermelhos para os holandeses.

Por João Nassif 21/08/2020 - 09:35 Atualizado em 21/08/2020 - 18:51

Mesmo com duas derrotas seguidas como visitante o Criciúma sobrava no campeonato da série B de 2002, mantendo a primeira colocação e caminhando rapidamente para ser o primeiro ao final da fase de classificação.

De volta para casa o time massacrou o Sport Recife numa noite de gala levando sua torcida à loucura no Heriberto Hülse. A revista “Mais uma estrela” registrou desta forma a espetacular goelada:

“O time não sentiu as duas derrotas que sofreu no Norte e Nordeste do país, voltou líder e realizou contra o Sport sua melhor partida na fase de classificação. A décima-segunda vitória em casa consolidava um tabu que custaria caro aos adversários das finais e trazia novamente o torcedor para o Heriberto Hülse.

Foi uma partida fantástica com a goleada já definida no primeiro tempo. Os destaques foram o zagueiro Luciano que marcou dois gols, e Fabiano fazendo duas defesas fantásticas quando o jogo estava 1x0. Foi neste jogo que um foguete vindo das arquibancadas estourou perto do assistente. O incidente foi para o relatório do árbitro e traria apreensão quando do julgamento.

Ao final da rodada o Criciúma tornava a disparar na liderança, abrindo cinco pontos de vantagem sobre o segundo, agora o Fortaleza. Além disso o time era o primeiro a garantir classificação entre os quatro que teriam vantagens na final. A meta agora era o primeiro lugar”. 

Marcaram além do zagueiro Luciano na goleada por 5x1 Delmer e Tico também duas vezes. A arbitragem foi do gaúcho Fabrício Neves Correa.

O Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Cametá, Luciano, Luciano Almeida; Cléber Gaúcho, Paulo César, Juca (Cléber Orleans), Dejair; Delmer (Douglas), Tico (Carlos Henrique).

Na página 40 a informação: “Luiz Carlos Oliveira em 1996, com 4 gols, é o jogador do Criciúma EC com maior número de gols marcados numa única edição da Copa do Brasil”

Por João Nassif 20/08/2020 - 09:27 Atualizado em 20/08/2020 - 10:36

Última escala da mini maratona pelo Norte e Nordeste do país o Criciúma aterrissou em Fortaleza depois da derrota para o São Raimundo em Manaus. Mal sabia que iria enfrentar o adversário na decisão do título e como um pré aquecimento teve início uma grande rivalidade nesta segunda derrota consecutiva sofrida no jogo de número 21 do campeonato.

A revista “Mais uma estrela” que editei logo após o término da série B de 2002 teve o seguinte texto na sua página 39:

“Pela primeira vez o Criciúma sofria duas derrotas consecutivas no campeonato. Outra goleada na frente de uma torcida que pressionou o tempo todo num estádio pequeno. 

Estava sendo gerada a grande rivalidade na série B, pois o Fortaleza começava a mostrar para todo Brasil um técnico despreparado, sem postura de comandante para seus cinco minutos de fama. Tendo como escudeiro um preparador físico que já havia passado pelo Criciúma, pressionou demais a arbitragem e criou vários atritos, inclusive com alguns jogadores do Criciúma.

No jogo, o Criciúma sucumbiu à pressão do torcedor cearense e o resultado foi também em função do bom time do Fortaleza. Mesmo com duas derrotas seguidas o Criciúma manteve a liderança e os mesmos três pontos sobre os segundos, Avaí e Sport. O time encaminhava-se rapidamente para não só ficar entre os quatro como também para ser o primeiro no final da fase de classificação”.

Paulo César Baier fez o único gol do Criciúma na derrota por 4x1 com arbitragem de Jaime Carlos Garcez do Distrito Federal. O Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Valter (Anderson Lobão), Luciano, Luciano Almeida; Edinho, Cléber Orleans (Carlos Henrique) (Douglas), Paulo César, Sandro; Tico, Dejair.

No rodapé da página está escrito: “O outro time que o Criciúma EC mais enfrentou pelas Copas do Brasil foi o Grêmio de Porto Alegre, em 1991, 1994, 1996. Jogaram 6 partidas com 2 empates e 4 vitórias do Grêmio. O Criciúma foi eliminado duas vezes, mas ganhou seu título exatamente contra o Grêmio”

Por João Nassif 19/08/2020 - 09:28 Atualizado em 19/08/2020 - 10:54

O calendário do campeonato brasileiro da série B de 2002 não dava trégua e o Criciúma líder com seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado depois de 19 rodadas partia para o Norte e Nordeste para mais dois jogos fora de casa. 

A primeira parada foi em Manaus e o jogo contra o São Raimundo foi registrado desta forma na revista “Mais uma estrela” que editei logo após o campeonato:

“Na segunda divisão o que conta muito é a pressão sobre o adversário. Os times mandantes levam seus jogos para estádios acanhados, sem estrutura para jogos importantes, esmo tendo estádios maiores e mais seguros, inclusive para a arbitragem.

O estádio Vivaldo Lima, em Manaus, foi abandonado pelo São Raimundo que jogou todas as partidas no Esmael Benigno, literalmente um campo de várzea. O Criciúma sentiu o alçapão que lhe foi preparo e sofreu a sua primeira grande derrota no campeonato.

Foi a única tarde infeliz do goleiro Fabiano, um dos maiores nomes da campanha. O placar foi construído no primeiro tempo debaixo de muita chuva, uma certeza na floresta amazônica.

O Sport foi o único dos quatro primeiros que venceu na vigésima rodada, pulando para segundo isolado agora a três pontos do ainda líder Criciúma que permanecia com 44 pontos”.

Na derrota em Manaus por 3x0 o Criciúma jogou com Fabiano, Adaílton (Sandro), Cametá, Luciano, Luciano Almeida; Edinho, Cléber Orleans, Juca, Dejair; Carlos Henrique (Douglas), Tico (Juninho).

Apitou o jogo Domingos de Jesus Vieira Filho, árbitro paraense.

Na página 38 da revista está escrito: “A maior goleada aplicada pelo Criciúma EC em competições nacionais foi em 28 de outubro de 1989, pela segunda divisão quando no Heriberto Hülse venceu o Figueirense por 6x0”

Por João Nassif 18/08/2020 - 09:10 Atualizado em 18/08/2020 - 11:32

Depois de duas vitórias seguidas fora de seus domínios o Criciúma voltou ao Heriberto Hülse para conquistar sua quinta vitória consecutiva no campeonato brasileiro da série B de 2002.

Com a classificação para a segunda fase garantida a sequencia de vitórias indicou que o time conseguiria terminar a fase de classificação na primeira posição e decidir as partidas dos mata-mata dentro de casa.

A vítima da vez em seu 19º jogo foi o América de Natal, numa partida épica que a revista ‘Mais uma estrela” registrou desta forma:

“De volta para casa oi Criciúma encontrou uma enorme resistência de um adversário que ainda lutava para ficar entre os oito. Foi outro jogo complicado decidido somente nos últimos dez minutos quando ocorreu a virada, que teve muito a ver com a manifestação da torcida, que sentiu o perigo da perda da invencibilidade em casa e literalmente empurrou Cametá para o gol de empate e não parou até o pênalti sofrido pelo Tico.

O caldeirão voltava a ferver mostrando a todos o que viria pela frente. O garoto Sandro, que substituiu Dejair, tornava-se a grande opção do treinador pela sua versatilidade e também por um grande futebol.

Todos os concorrentes direto perderam na décima-nona rodada e o Criciúma pode abrir seis pontos de vantagem sobre os segundos, Avaí, Sport e Jundiaí, que entrava na briga.

Teria dois jogos duríssimos na sequencia e esta vantagem dava fôlego para qualquer tropeço”.

Na vitória sobre o time potiguar por 3x2, com gols de Luciano Almeida, Cametá e Paulo César Baier, o Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Cametá, Luciano, Luciano Almeida; Cléber Gaúcho (Cléber Orleans), Paulo César (Anderson Lobão), Juca, Sandro (Carlos Henrique); Tico e Delmer.

A arbitragem foi do gaúcho Fabiano Gonçalves. 

No rodapé da página 37 da revista foi escrito: “Betinho em 1994, Mabília em 1996 e Nando em 1998 foram os jogadores com maior número de gols numa única competição nacional pelo Criciúma EC. Cada um marcou 11 gols”. 

Por João Nassif 17/08/2020 - 09:39 Atualizado em 17/08/2020 - 10:14

Hoje vou retornar à sequencia de jogos do Criciúma no campeonato brasileiro da Série B de 2002. Todas as partidas estão registradas na revista “Mais uma estrela” que editei assim que terminou a competição. Na página 36 o comentário sobre o jogo de número 18, com o Criciúma já classificado para a segunda fase, é sobre o Vila Nova de Goiás:

“A luta agora era para ficar entre os quatro primeiros e levar vantagem no mata-mata. Seguindo a viagem, a próxima parada foi Goiânia, terra por onde passou Dejair que virou ídolo da torcida do Vila Nova. E Dejair não decepcionou seus fãs.

Estádio Serra Dourada

Deu um verdadeiro show de futebol, marcou três gols e no final foi aplaudido por todos os torcedores do time goiano. Novamente Edson Gaúcho surpreendeu, colocando Sandro, meia armador, como lateral esquerdo, pois Luciano Almeida havia recebido o terceiro cartão amarelo em Maceió.

Cléber Orleans entrou no segundo tempo na lateral direita, fez um gol e tornou-se mais uma opção para o técnico numa eventual necessidade. Delmer saiu no intervalo com uma pequena contratura, primeira lesão muscular no plantel depois de 18 jogos.

O Criciúma ia abrindo contagem na liderança. Depois de 18 rodadas tinha três pontos de vantagem sobre o segundo, o Avaí que pulou para 38 pontos”.

Na vitória por 4x2 sobre o Vila Nova no Serra Dourada o Criciúma jogou com Fabiano, Robson (Cléber Orleans), Cametá, Luciano, Sandro; Edinho, Paulo César, Juca, Dejair; Delmer (Douglas), Tico (Cléber Gaúcho). A arbitragem foi de Klever Gonçalves de Minas Gerais.

A informação da página: “O maior artilheiro do Criciúma EC em Copas do Brasil é o meia-esquerda Grizzo que marcou 5 gols nas disputas de 1990 1991”. 

Por João Nassif 16/08/2020 - 21:36

Thiago Ávila *

O tradicional circuito de Barcelona-Catalunha nunca foi lá uma pista com ótimas provas. Talvez as únicas mais recentes que tiveram um resultado interessante foram nas vitórias de Max Verstappen em 2016, e de Pastor Maldonado em 2013. A primeira foi logo na estreia do jovem holandês na Red Bull, e a última citada, foi o único momento de sucesso do atrapalhado venezuelano da Williams.

Bom, o GP da Espanha de 2020 não entra nessas exceções, foi uma corrida ruim – muito chata, falando o português bem claro. Lewis Hamilton largou na frente e liderou muito tranquilo todas as voltas, chegando a abrir 23 segundos de vantagem para Verstappen em segundo colocado. 

O único piloto que poderia ameaçar o rei absoluto da Formula 1 era seu companheiro Valtteri Bottas, mas o finlandês já jogou a corrida fora na largada, quando chegou a perder posição para Lance Stroll e quase caiu para quinto com a ameaça de Pérez. O finlandês até que não fez uma má corrida, terminou no pódio e com uma margem absurda de 52 segundos para Pérez – e fazendo duas paradas a mais que o rival.

Bom, corridas na Espanha tem uma característica fundamental, que determina o resultado da corrida: a estratégia. É uma pista de difícil ultrapassagem, portanto quem escolhe melhor as horas das paradas ou conserva bem os pneus para parar menos, leva a melhor.

Foi o que fez Sebastian Vettel, que inclusive levou o prêmio de piloto do dia no voto popular. Ele largou em 11º, depois de um treino de classificação horroroso, mas com uma vantagem sobre os demais: os compostos médios. Todos os pilotos do top-10, por obrigatoriedade, largaram com os pneus que fizeram o Q2 (a segunda fase da classificação), sendo estes mais macios. O alemão tinha a estratégia na mão, era só executar: largar de médio e colocar os duros durante a corrida.

Mas a Ferrari tentou algo diferente, uma tática que poderia ter matado de vez a corrida de Seb. Trocou os médios por macios, portanto forçando o piloto a ter que gerenciar muito os pneus para chegar com eles inteiros no final ou parar mais uma vez. Mas Alex Albon, que vinha muito bem na sexta posição, já tinha parado algumas voltas antes para testar os pneus duros, e estes eram extremamente lentos.

No fim, a estratégia que os italianos fizeram para o tetracampeão deu bastante certo. Vettel pulou para quinto e até o final da corrida perdeu posições para Stroll e Sainz, que tinham compostos mais novos e também mais carro. Seb levou a Ferrari para uma boa sétima colocação – sim, para a porcaria da Ferrari este ano, isso é um bom resultado! – e ainda na frente de Albon...

Este foi o GP da Espanha. Uma corrida morna, com um resultado lógico e uma visão de estratégia perfeita da Ferrari e Vettel – quem diria!

Hamilton segue tranquilo na liderança com 132 pontos, 37 pontos à frente de Verstappen, e Bottas em terceiro, com 89. Próxima corrida é daqui duas semanas, o GP da Bélgica.

* Jornalista
 

Por João Nassif 16/08/2020 - 09:29

A Espanha manteve um ciclo de liderança no futebol mundial entre o final da primeira década e o início da segunda neste século. Venceu duas Eurocopas em 2008 e 2012 e entre elas a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

O domínio espanhol começou no torneio europeu de seleções disputa em sede compartilhada entre a Áustria e a Suíça. Com a participação de 16 seleções a Espanha terminou a fase de grupos invicta na primeira posição derrotando pela ordem Rússia, Suécia e Grécia. 

Fernando Torres e o gol do título

Nas quartas de final eliminou a Itália numa decisão por pênaltis depois de empate em 0x0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Na semifinal derrotou a Rússia por 3x0 e foi campeã vencendo a Alemanha por 1x0 com gol de Fernando Torres.

Depois de vencer pela primeira vez uma Copa do Mundo a Espanha conquistou o segundo título consecutivo na Eurocopa de 2012 que foi disputada também em sede compartilhada na Polônia e na Ucrânia. Ainda com 16 seleções a Espanha passou em primeiro na fase de grupos vencendo a República da Irlanda e a Croácia e teve o empate contra a Itália.

Nas quartas de final derrotou a França por 2x0, na semifinal eliminou nos pênaltis Portugal depois de empatar nos 90 minutos e na prorrogação em 0x0.

Na decisão contra a mesma Itália que enfrentou na fase de grupos a Espanha aplicou uma sonora goleada por 4x0. David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata foram os artilheiros no jogo que deu à Espanha o segundo título consecutivo na Eurocopa.
 

Por João Nassif 15/08/2020 - 09:24 Atualizado em 15/08/2020 - 10:34

Chegou o final de semana e vou dando uma pausa na história do Criciúma campeão da série B de 2002. Segunda-feira retornarei à sequencia de jogos registrada na revista “Mais uma estrela” que editei logo após o término do campeonato. Portanto, hoje troco a prosa.

O Santos campeão da Taça Brasil de 1961 foi o representante brasileiro na Copa Libertadores do ano seguinte. O time da Vila Belmiro quebrou a sequência de dois títulos do Peñarol que venceu as duas primeiras edições do torneio.

Dos 10 países da América do Sul somente a Venezuela não teve representante na Libertadores de 1962. Os outros países foram representados pelos seus campeões sendo que o Uruguai teve dois clubes no torneio o Peñarol campeão da edição anterior e o Nacional vice-campeão uruguaio de 1961. Os times foram divididos em três grupos com três equipes em cada um com o Peñarol ficando de fora na primeira fase pelo título no ano anterior.

No Grupo 1 o Santos se classificou em primeiro eliminando o Cerro Porteño do Paraguai e o Deportivo Municipal da Bolívia.

No Grupo 2 o classificado foi o Nacional que eliminou o Racing da Argentina e o Sporting Cristal do Peru.

E no Grupo 3 quem se classificou foi a Universidad Católica do Chile que eliminou o Emelec do Equador e o Millonarios da Colômbia.

Nas semifinais o Santos derrubou o time chileno com um empate em 1x1 em Santiago e vitória em Santos por 1x0. Na outra perna no confronto entre os dois uruguaios deu Peñarol que perdeu o primeiro jogo para o Nacional por 2x1, venceu o segundo por 3x1. Foi necessária uma terceira partida que terminou empatada em 1x1.

Como o Peñarol no agregado dos dois primeiros jogos teve um melhor saldo de gols, foi vencedor da semifinal para tentar contra o Santos o tricampeonato. Foi outra batalha duríssima. No primeiro jogo em Montevideo o Santos venceu por 2x1, no segundo em Santos o Peñarol deu o troco venceu na Vila Belmiro por 3x2.

Na partida final no Monumental de Nuñez em Buenos Aires o Santos aplicou 3x0 para se tornar o primeiro clube brasileiro a vencer uma Libertadores da América. Estava aberto o caminho para o Santos se tornar pela primeira vez campeão mundial de clubes. 

Por João Nassif 14/08/2020 - 09:41

Com a fase de classificação se aproximando do final, o Criciúma que mantinha os 100 por cento dentro de casa se aproximava da classificação para as fases decisivas da série B de 2002.

Tinha novos desafios à frente, pois depois de vencer o Avaí saiu para dois jogos fora de casa que seriam decisivos para a classificação. O primeiro deles foi contra o CRB que a revista “Mais uma estrela” registrou da seguinte forma:

“O campeonato não dava trégua e mais uma mini maratona tinha início com mais dois jogos fora de casa. Nesta, o rendimento foi total, pois após dezesseis jogos o time mostrava uma condição física invejável que fez a diferença em muitas partidas.

O CRB começou na frente com um gol de Saulo, jogador que entrou nos planos do Criciúma para o ano que vem. Como o time não se encontrava no começo do jogo, o técnico não perdeu tempo, aos 10 minutos colocou Tico no aquecimento e aos 20 fez uma alteração que surpreendeu a todos. Tirou Cléber Gaúcho, aumentou a força de ataque e virou o jogo.

Após dezesseis jogos o Criciúma atingia a marca de 38 pontos que lhe dava, faltando oito rodadas a classificação antecipada para a segunda fase. Foi o primeiro time a fazer parte do G-8 da série B”.

Em Maceió o Criciúma jogou com Fabiano, Robson (Cléber Orleans), Cametá, Luciano, Luciano Almeida; Edinho (Sandro), Cléber Gaúcho (Tico), Paulo César, Juca; Delmer, Dejair.

Apitou o jogo Valdomiro Matias Silva Filho de Pernambuco. Cametá, Dejair e Tico marcaram para o Criciúma na vitória por 3x1.

No rodapé da página 35 da revista ficou escrito: “Um dos times que o Criciúma mais enfrentou pelas Copas do Brasil foi o Goiás, com confrontos em 1990, 1991 e 1996. Disputaram seis jogos com 3 vitórias do Criciúma, 1 empate e 2 vitórias do Goiás. O Criciúma só foi eliminado em 1990 na disputa por pênaltis”. 

Por João Nassif 13/08/2020 - 09:28 Atualizado em 13/08/2020 - 10:58

De volta para casa depois da viagem, quando realizou dois jogos com uma vitória e uma derrota o Criciúma disputou o segundo confronto com velhos conhecidos catarinenses na série B de 2002. Havia perdido para o Joinville no primeiro clássico estadual e desta feita contra o Avaí fez seu 16º jogo no campeonato. 

A revista “Mais uma estrela” que editei logo após o final da competição registrou desta forma o confronto:

Dejair o ,nome do jogo

“A rivalidade histórica ficou acirrada, pois o técnico Adilson Batista havia afirmado numa entrevista que seu time mais o Sport seriam os finalistas, pois tinham mais qualidade que qualquer outro. A torcida do Criciúma deu a resposta e pela primeira vez compareceu em grande número ao Heriberto Hülse. Foi uma noite memorável com Fabiano sendo uma muralha e Dejair finalmente encontrando seu futebol marcando os dois gols da vitória.

Os jogadores do Avaí perderam a cabeça e dois foram expulsos, pois sentiram a força de um time que se encaminhava para a consagração. Jogo de estreia de Sandro, garoto que veio emprestado do Cruzeiro e que teria importante participação na reta final do campeonato.

O jogo foi numa sexta-feira, o Criciúma ultrapassou o Avaí na classificação e foi para o primeiro lugar com 35 pontos. A liderança durou apenas um dia, pois no sábado o Sport venceu e deixou o Criciúma em segundo ao final da décima-sexta rodada, pois tinha melhor saldo de gols”.

Na vitória por 2x0 sobre o Avaí o Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Cametá, Luciano, Luciano Almeida; Edinho, Cléber Gaúcho (Sandro), Paulo César (Douglas), Juca; Delmer (Carlos Henrique), Dejair.

Giuliano Bozzano da Federação Catarinense apitou o jogo.

A informação na página 34 da revista: “O artilheiro do Criciúma no campeonato brasileiro foi Dejair com 10 gols, seguido de Paulo César Baier com 09 e Delmer com 08”.   
 

Por João Nassif 12/08/2020 - 09:52 Atualizado em 12/08/2020 - 11:03

Depois da derrota no Maranhão o Criciúma continuou como visitante na disputa de seu 15º jogo na série B de 2002. Contra o Bragantino de velhas más recordações o time comandado por Edson Gaúcho buscava outra vitória fora do Heriberto Hülse para continuar sonhando com o acesso.

A revista “Mais uma estrela” que editei após o término do campeonato fez o seguinte registro do jogo: 

“Nesta segunda viagem de dois jogos fora de casa a escala seguinte foi em Bragança Paulista. Mais um adversário que estava na zona do rebaixamento. Até então o Criciúma só havia vencido um jogo fora e voltava a preocupação de todos, pois havia a necessidade de mais vitórias para espantar de vez a síndrome de jogar como visitante.

Foi outro jogo complicado num estádio quase vazio, com o Bragantino precisando desesperadamente da vitória. O gol salvador veio quase no final, numa bola cruzada da direita que o Juca tentou dominar, não conseguiu e sobrou para Dejair marcar com o pé direito. Foi o segundo gol de Dejair que se reencontrava com o time no campeonato.

O Avaí novamente pulou para a liderança com 34 pontos, o Sport foi para 32 ao lado do Criciúma, mas com melhor saldo de gols. Estava terminada a décima-quinta rodada”.

Com arbitragem do carioca Samir Yarak, o Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Cametá, Luciano, Luciano Almeida; Cléber Orleans, Paulo César, Juca, Dejair (Douglas); Delmer, Tico (Carlos Henrique).

No rodapé da página 33 da revista estava escrito: “O jogador do Criciúma que marcou mais gols em um único jogo por campeonatos nacionais foi Vanderlei que no dia 24 de fevereiro de 1991 marcou os quatro gols do time no empate em casa com o Caxias, válido pela segunda divisão”. 

Por João Nassif 11/08/2020 - 09:39 Atualizado em 12/08/2020 - 11:03

Depois de jogadas 13 partidas no campeonato brasileiro da série B em 2002, sendo oito dentro de casa o Criciúma faz nova viagem para disputar dois jogos como visitante.

O primeiro deles, o 14º da campanha foi em São Luís, capital do Maranhão, contra o Sampaio Correa que a revista “Mais uma estrela” registrou desta forma:

 

“Jogar no Estádio Nhozinho Santos certamente não é um trabalho agradável. Ambiente apertado, repórteres com a camisa do time da casa e uma corneta que é assoprada o jogo inteiro atrás do banco de reservas do visitante.

O técnico Edson Gaúcho estava de volta a este banco de reservas depois de cumprir suspensão. Nos seis jogos disputados sem sua presença, o Criciúma ganhou cinco e empatou um.

O “boliviano” como é chamado o Sampaio Correa, estava na zona do rebaixamento e mudou de treinador para estabilizar-se na competição. Fez 2x0 no primeiro tempo. O Criciúma empatou no segundo e tomou no final um gol num rebote de uma falta.

Samuel entrou em campo cinco minutos com a camisa do time. Na volta foi emprestado ao Grêmio de Porto Alegre. A derrota empurrou o Criciúma para a quarta colocação”.

O Criciúma jogou com Fabiano, Paulo César Baier, Cametá. Luciano, Luciano Almeida; Edinho, Cléber Gaúcho, Paulo César (Tico), Juca; Delmer (Samuel), Dejair (Douglas).

Delmer e Paulo César Baier, de pênalti, marcaram para o Criciúma. Edinho e Cléber Gaúcho foram expulsos pelo árbitro cearense Marco Antônio Colares Brasil.

informação da página 32 da revista destaca: “Em apenas uma edição da Copa do Brasil o Criciúma EC foi eliminado na primeira rodada. Foi em 1994, quando enfrentou o Grêmio e foi derrotado no Olímpico por 2x1, depois de ter empatado em 2x2 no Heriberto Hülse”. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito