Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Claiton Pacheco Galdino 18/09/2023 - 11:09 Atualizado em 18/09/2023 - 11:27

A generosidade é uma virtude que muitos de nós valorizam e buscam cultivar em suas vidas. É o ato de doar livremente, seja em termos de tempo, recursos, ou simplesmente em gestos de bondade. Mas e se a generosidade não fosse apenas um ato isolado, mas sim uma postura constante, um estilo de vida,  uma troca fluida de dar e receber que pudesse ser prazerosa e produtiva? É exatamente isso que a generosidade mútua representa.

Generosidade: Um Conceito Mais Produtivo

A generosidade mútua é mais do que simplesmente doar sem esperar nada em troca. É um equilíbrio sutil entre ser um doador e um recebedor, reconhecendo que ambos os papéis são essenciais em nossas vidas e em nossos ambientes de trabalho. A chave aqui é que a postura de doador deve prevalecer, sendo o motor que impulsiona nossas interações, mas sem esperar retorno imediato ou agradecimentos.

No contexto empresarial, a generosidade mútua pode ser uma ferramenta poderosa. Imagine um ambiente de trabalho onde as pessoas estão dispostas a compartilhar conhecimento, recursos e apoio de maneira desinteressada. Isso não só cria um clima de confiança e colaboração, mas também resulta em uma equipe mais produtiva e um ambiente mais saudável. No entanto, é fundamental que essa generosidade seja genuína e não somente uma estratégia para ganhos pessoais.

O Lado Doador: Puxando as Cordas da Generosidade

A generosidade mútua começa com a postura de doador. Ser um doador significa estar disposto a contribuir para o bem-estar dos outros, compartilhar conhecimento, ajudar em momentos de dificuldade e fazer isso sem esperar um retorno imediato. É o lado doador que cria a base para relacionamentos saudáveis e produtivos.

A generosidade do doador é como uma corrente que puxa todos na direção certa. Quando as pessoas veem que você está genuinamente disposto a ajudar e contribuir, elas tendem a retribuir de maneira igualmente generosa. No entanto, é vital lembrar que o ato de doar deve ser livre de expectativas. Não devemos fazer favores esperando gratidão ou recompensas. A generosidade genuína não é uma transação, mas um presente.

Assumindo o Lado Recebedor: Receber Também é Importante

Embora a generosidade do doador seja fundamental, também é crucial reconhecer e assumir o nosso lado recebedor. Todos nós precisamos receber em algum momento, seja apoio emocional, ajuda prática ou reconhecimento pelo nosso trabalho. Se nos recusarmos a reconhecer esse lado e nos tornarmos apenas doadores, corremos o risco de nos frustrar com as pessoas e até mesmo sermos rotulados como ingênuos.

Assumir o nosso lado recebedor não significa ser egoísta ou oportunista. Pelo contrário, é reconhecer que a generosidade mútua é uma dança de equilíbrio na qual todos os participantes desempenham papéis diferentes. Quando somos abertos a receber, fortalecemos os vínculos com os outros e permitimos que eles também se sintam úteis e apreciados.

O Conector: Para além da Generosidade

Além do doador e do tomador, há um terceiro papel crucial na generosidade mútua: o conector. O conector é aquela pessoa que equilibra a atitude de doador e recebedor e ainda conecta as pessoas a outras pessoas que podem ajudar ou ser ajudadas. Eles desempenham um papel fundamental em criar uma rede de generosidade que se estende além de suas próprias ações.

Conclusão: O Equilíbrio da Generosidade Mútua

Em resumo, a generosidade mútua é uma postura de vida que combina o ato de doar e receber de forma equilibrada e genuína. Ao ser um doador em primeiro lugar, criamos um ambiente propício para relacionamentos saudáveis e produtivos, mas também devemos estar dispostos a assumir nosso lado recebedor.

A generosidade mútua não apenas enriquece nossas vidas pessoais, mas também pode ser uma força transformadora no mundo empresarial. Ela constrói equipes mais unidas e eficazes, promove uma cultura de colaboração e inovação, e permite que todos prosperem juntos. Portanto, seja um doador, mas não hesite em receber quando for apropriado. É nesse equilíbrio que encontramos o verdadeiro poder da generosidade mútua.

Por Claiton Pacheco Galdino 02/08/2023 - 07:00 Atualizado em 02/08/2023 - 10:53

Neste artigo, irei explorar algumas das principais áreas que podem impulsionar o crescimento de um negócio, desde a adoção de novos modelos de negócios até a internacionalização e o acesso a fundos de investimento.

Um dos primeiros passos para desenvolver uma estratégia de crescimento é a exploração de novos modelos de negócios. A constante evolução da tecnologia e as mudanças nas demandas dos consumidores estão criando novas oportunidades. Startups e empresas estabelecidas estão buscando modelos disruptivos que atendam às necessidades emergentes. Um exemplo disso é a economia compartilhada, que permite que empresas compartilhem recursos e alcancem eficiência operacional. Ao adotar um novo modelo de negócio, as empresas podem explorar novos mercados, aumentar a receita e melhorar sua posição competitiva.


Outra estratégia de crescimento eficaz é a expansão por meio de franquias. Esse modelo permite que uma empresa cresça rapidamente ao conceder licenças a empreendedores interessados em abrir unidades independentes, mas seguindo um padrão estabelecido. Ao expandir por meio de franquias, a empresa pode aproveitar o conhecimento local e reduzir os riscos associados à expansão direta. Além disso, o franqueador pode se beneficiar do aumento da receita, já que os franqueados assumem parte dos custos e responsabilidades.


O marketing digital é uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento dos negócios na era digital. Através do uso de estratégias de marketing online, como SEO, publicidade paga, marketing de conteúdo e mídias sociais, as empresas podem alcançar um público global, aumentar a visibilidade da marca, gerar leads qualificados e aumentar as vendas. O marketing digital oferece uma gama de ferramentas de segmentação e análise de dados que permitem às empresas otimizar suas campanhas e direcionar esforços para o público certo, no momento certo.


A inteligência artificial (IA) também desempenha um papel importante no crescimento empresarial. Com avanços significativos em aprendizado de máquina e análise de dados, a IA pode automatizar processos, melhorar a tomada de decisões e fornecer insights valiosos sobre o mercado e os clientes. Além disso, a IA pode ser usada para aprimorar a experiência do cliente, personalizando produtos e serviços, e também para identificar tendências e oportunidades de negócio.


As fusões e aquisições (M&A) são outra estratégia de crescimento comum. Através da combinação de recursos, expertise e mercados, as empresas podem expandir sua base de clientes, aumentar a participação de mercado e ganhar vantagens competitivas. As fusões e aquisições permitem acesso a novas tecnologias, talentos e infraestrutura, e também podem resultar em sinergias significativas e redução de custos.


Acesso a fundos de investimento é crucial para empresas que buscam crescer rapidamente. O financiamento adequado pode permitir a expansão, o desenvolvimento de novos produtos, a contratação de talentos e o aumento da capacidade de produção. Empreendedores têm buscado cada vez mais investidores de capital de risco, investidores-anjo e programas de aceleração para garantir os recursos necessários para impulsionar o crescimento de suas empresas.


Por fim, a internacionalização oferece oportunidades de crescimento além das fronteiras nacionais. Entrar em novos mercados pode trazer acesso a uma base de consumidores maior, diversificar receitas e mitigar riscos associados à dependência de um único mercado. No entanto, a internacionalização requer uma análise cuidadosa do mercado-alvo, adaptação às diferenças culturais e regulatórias e uma estratégia sólida de entrada no mercado.


Em resumo, ter uma estratégia de crescimento para sua empresa é fundamental para alcançar o sucesso a longo prazo. Explorar novos modelos de negócios, considerar a expansão por meio de franquias, aproveitar o potencial do marketing digital, adotar inteligência artificial, considerar fusões e aquisições, buscar acesso a fundos de investimento e considerar a internacionalização são todas estratégias viáveis ​​e eficazes para impulsionar o crescimento e garantir a sustentabilidade em um mercado altamente competitivo e em constante mudança.


Estratégia de crescimento, tenha uma, tenha a sua!

Por Claiton Pacheco Galdino 28/06/2023 - 11:00 Atualizado em 28/06/2023 - 11:19

Com quem você se aconselha? Quem você ouve? Quem lhe ajuda a refletir sobre suas decisões tomadas e a tomar?

Criar um conselho consultivo pode se tornar um diferencial estratégico para fazer sua empresa crescer ainda mais. Para discussões estratégicas poder se reunir com pessoas experientes e qualificadas, capazes de oferecer insights e orientações fundamentadas é muito valioso.
Um conselho consultivo pode ser formal, com membros designados oficialmente, ou informal, com um grupo de pessoas confiáveis e influentes que se reúnem periodicamente.

Mesmo informal, a criação de um conselho tem muito valor. Ele pode ser fisico, com reuniões presenciais, hibrido ou totalmente on line, ou seja dá pra começar até com gente que esteja distante de você.

Existem várias razões pelas quais criar um conselho consultivo pode ser extremamente vantajoso para uma empresa.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que um conselho consultivo não se limita apenas às questões empresariais. Ele também pode oferecer suporte emocional ao empreendedor.  Ter alguém com quem conversar sobre as emoções e os desafios enfrentados no mundo dos negócios é extremamente benéfico para o bem-estar mental e a resiliência do empreendedor, pois além de dar força, traz perspectivas diferentes e experiências diversas para a mesa.

Ao mesmo tempo, reunir-se com pessoas de diferentes áreas de atuação e backgrounds permite obter uma visão mais abrangente e enriquecedora das questões em discussão. Essa diversidade de pensamentos e conhecimentos pode levar a soluções inovadoras e criativas, impulsionando o crescimento e o sucesso da empresa.

Além disso, um conselho consultivo é uma fonte de mentoria e aconselhamento para os empreendedores. Ao cercar-se de pessoas mais experientes e/ou bem-sucedidas, é possível aprender com seus erros e acertos, evitando armadilhas comuns e acelerando o desenvolvimento pessoal e profissional.

O conselho consultivo também pode atuar como uma forte rede de contatos, conectando o empreendedor a pessoas-chave e oportunidades de negócios.

Outro benefício importante é a melhoria do processo de tomada de decisões. O conselho consultivo traz uma abordagem mais objetiva e imparcial para avaliar opções e tomar decisões estratégicas. Os membros do conselho podem fornecer análises críticas e desafiar suposições, garantindo que as decisões sejam fundamentadas em dados e informações sólidas.

Ter um conselho consultivo também ajuda muito a fortalecer a credibilidade e a imagem da empresa. A presença de profissionais experientes e respeitados no conselho pode transmitir confiança aos clientes, investidores e parceiros de negócios. Essa credibilidade pode abrir portas, atrair investimentos e contribuir para o crescimento sustentável da empresa.

No entanto, é importante destacar que o sucesso de um conselho consultivo depende de uma boa seleção de seus membros. É essencial escolher pessoas com conhecimentos relevantes, experiência sólida e comprometimento com os objetivos da empresa. Além disso, é fundamental estabelecer uma boa comunicação e uma relação de confiança com os membros do conselho, promovendo um ambiente aberto e colaborativo.

Em conclusão, criar um conselho consultivo, seja formal ou informal, pode trazer inúmeros benefícios e pode ser uma peça chave na sua estratégia de crescimento, tanto como ser humano quanto nos seus negócios.
 

Por Claiton Pacheco Galdino 15/06/2023 - 07:00 Atualizado em 27/06/2023 - 15:48

 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como os negócios são gerenciados em todo o mundo. Essa tecnologia inovadora tem o potencial de transformar a maneira como as empresas operam, ao mesmo tempo em que potencializa o papel do ser humano e da inteligência humana.

 

Neste artigo, discutiremos o impacto da IA na gestão dos negócios, explorando como essa tecnologia está melhorando processos, aumentando a eficiência e capacitando os profissionais.

A IA tem a capacidade de analisar grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa. Com algoritmos avançados, os sistemas de IA podem identificar padrões e tendências ocultas nos dados, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões empresariais. Isso permite que os gestores tenham uma visão mais clara dos desafios e oportunidades enfrentados pela organização, facilitando a formulação de estratégias eficazes.

 

Além disso, a IA pode automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades mais complexas e criativas. Por exemplo, os chatbots alimentados por IA podem lidar com consultas básicas dos clientes, enquanto os funcionários podem se concentrar em resolver problemas mais complexos e fornecer um atendimento personalizado. Essa automação também pode levar a uma redução nos erros humanos e a um aumento na eficiência operacional.

 

A IA também está transformando a gestão de recursos humanos. Com o uso de algoritmos de IA, é possível identificar padrões comportamentais e de desempenho dos funcionários, permitindo uma avaliação mais justa e objetiva. Além disso, a IA pode ajudar a identificar lacunas de habilidades e fornecer recomendações de treinamento personalizadas para cada funcionário, impulsionando o desenvolvimento profissional.

 

No entanto, apesar de todas as vantagens da IA, é importante destacar que ela não substitui a inteligência humana, mas sim a potencializa.

IA pode processar grandes quantidades de dados e executar tarefas complexas de maneira eficiente, mas a tomada de decisões estratégicas ainda requer o julgamento e a experiência de um humano. A capacidade de interpretar nuances, ter empatia e pensar criativamente são habilidades exclusivas dos seres humanos e continuam sendo essenciais para o sucesso dos negócios.

 

A IA enfrenta desafios significativos, como viés algorítmico e questões éticas. Os algoritmos de IA são tão bons quanto os dados nos quais são treinados, o que significa que podem reproduzir preconceitos e discriminações presentes nos dados de treinamento. Portanto, é fundamental que os gestores estejam atentos a essas questões e garantam que a IA seja usada de maneira ética e justa.

Para aproveitar ao máximo a IA na gestão dos negócios, é necessário encontrar um equilíbrio entre a tecnologia e a inteligência humana. Os gestores devem estar dispostos a adotar novas ferramentas e tecnologias, ao mesmo tempo em que investem no desenvolvimento de habilidades humanas essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.

 

Em resumo, a IA está revolucionando a gestão dos negócios, oferecendo insights valiosos, automatizando tarefas e melhorando a eficiência operacional. No entanto, é importante lembrar que a inteligência humana continua sendo fundamental para tomar decisões estratégicas, interpretar cenários e lidar com questões éticas.

Ao combinar o poder da IA com a inteligência humana, as empresas podem obter resultados extraordinários e alcançar um sucesso duradouro no mundo dos negócios em constante evolução.

PS: Este Artigo é um exemplo do uso de IA, ele foi escrito pelo ChatGPT, foi treinado e orientado por mim e foi publicado após a revisão de um ser humano.

Por Claiton Pacheco Galdino 18/02/2020 - 09:00

A população mundial está envelhecendo e as "Age Tech's" são uma importante e nova vertical no setor de tecnologia, produtos e serviços

 A população do mundo está envelhecendo., isso não é novidade. Pessoas de todo o mundo estão tendo menos bebês e vivendo mais.

Em 2050, espera-se que o número de pessoas com mais de 60 anos atinja 2,1 bilhões - quase um quarto da população mundial. Esse aumento maciço na porcentagem de idosos na população significa que haverá menos adultos jovens para apoiá-los.

Embora a população de pessoas com mais de 65 anos seja extremamente diversa, é seguro dizer que a maioria delas prefere envelhecer no local. Envelhecer no local em que mora, significa que eles preferem viver em suas casas pelo maior tempo possível. Ainda assim, à medida que envelhecemos, surgem novos desafios dentro de casa. A tecnologia pode ajudar os idosos a superar esses desafios.

A economia da longevidade é a soma de todas as atividades econômicas que atendem às necessidades dos idosos. Espera-se que o poder de gasto global de pessoas com mais de 60 anos chegue a US $ 20 trilhões até 2020. Espera -se que os americanos com mais de 50 anos gastem US $ 84 bilhões anualmente em produtos de tecnologia até 2030.

Ao contrário do que possa se pensar, a maioria dos idosos tem uma percepção positiva da tecnologia. Muitos estão ansiosos para aprender novas habilidades tecnológicas - desde que as considerem úteis. No entanto, a maioria deles admite que precisa de ajuda para configurar e aprender a usar novos dispositivos.

Um  relatório do Pew Research Center descobriu que 42% dos idosos nos EUA possuem smartphones e 67% usam a internet. Os baby boomers passam uma média de 27 horas por semana online!

A geriatecnologia é a tecnologia projetada para adultos mais velhos.

Cada vez mais, estamos vendo a tecnologia projetada com os idosos em mente. Isso não significa somente botões grandes e áudio alto, significa colocar os idosos no centro do processo de design e ter como objetivo atender às suas necessidades e aspirações.

Cada bez mais entram no radar de investidores empresas e startups que fabricam tecnologias que serão usadas por idosos e / ou cuidadores famili e ou para prestadores de serviços que prestam serviços à população idosa.

A economia da Longevidade já é um celeiro de oportunidades e será cada dia mais.

Pense nisso e até a próxima.

 

Por Claiton Pacheco Galdino 11/02/2020 - 09:00

Como proprietário de uma empresa, a decisão de apoiar uma instituição de caridade ou organizações sem fins lucrativos pode ser difícil.

Não que escolher ajudar os necessitados seja difícil, mas fazer isso de maneira consistente através da empresa envolve decisões estratégicas e não só filantrópicas.

Ao pensar nisso, você provavelmente imagina que sera bombardeado com pedidos de doação e que isso pode se tornar um obstáculo para a administração de seus negócios.

Mas negar educadamente esses pedidos é difícil, mas isso faz parte de seu dia a dia como administrador.

As preferências do consumidor mudaram significativamente nos últimos anos.

A geração do milênio, principalmente, apresenta um novo conjunto de expectativas.

Essa mudança de preferências do consumidor significa que as empresas precisam adotar novos paradigmas.

E que as empresas devem servir a um propósito maior do que maximizar lucros é um deles.

Uma maneira de sua empresa atender às expectativas dos consumidores é retribuindo e existem diversas maneiras de fazer isso.

Fazer doações para instituições de caridade, organizações sem fins lucrativos ou organizações da sua comunidade é só uma delas.

Existem muitas outras e que trarão benefícios para a sociedade e também muitas vantagens para sua empresa.

Para esclarecer por que dar ajudará sua empresa montei uma lista de benefícios que seu negócios poderá ter ao retribuir.

IMAGEM POSITIVA

Ao se envolver com organizações de caridade, você demonstrará preocupação com o bem-estar da sua comunidade. Além disso, você mostrará que está comprometido em ter um impacto social positivo. Por outro lado, seus concorrentes podem se concentrar em maximizar lucros.

Associar sua empresa a grandes causas ajudará os consumidores a ver sua marca de uma maneira mais positiva. Os consumidores querem saber sobre suas doações. Faz com que se sintam melhor em fazer negócios com você. É algo que eles contarão à família e aos amigos.

DIFERENCIAÇÃO DO SEU NEGÓCIO

A operação de um negócio socialmente responsável o diferencia da concorrência. Ajudar a apoiar organizações em sua comunidade ganhará confiança e lealdade do consumidor.

Por exemplo, veja TOMS Shoes. O que começou como uma pequena empresa de calçados derrubou uma das indústrias mais competitivas. TOMS Shoes foi construído em um modelo de doação 1 por 1. Para cada par de sapatos vendidos, um par é dado a uma criança carente. A TOMS criou a doação de uma parte essencial de seu modelo de negócios. Como resultado, o TOMS explodiu em popularidade e continua a prosperar. Os consumidores querem patrocinar negócios com impacto positivo.

ATRAÇÃO DE NOVOS CLIENTES

Os consumidores diante de uma escolha entre produtos de qualidade e preço semelhantes usam outros fatores para tomar decisões. Apoiar ativamente instituições de caridade locais e a comunidade pode ser o fator decisivo.

Por isso, seria do seu interesse ser a marca para a qual os consumidores mudam, e não de.

Sua concorrência tem um processo para retribuir? Caso contrário, essa poderia ser a vantagem competitiva necessária.

AUMENTO DA MORAL E ATRAÇÃO DE TALENTOS

Mesmo com pequenas empresas - pode ser difícil interagir com todos os funcionários. Envolva seus funcionários nas doações da sua empresa. Incentive-os a serem voluntários em instituições de caridade da comunidade. Isso pode fortalecer os vínculos entre os funcionários. Retribuir às nossas comunidades aproxima as pessoas. Isso nos faz sentir bem. Muitos dos principais talentos serão desativados por uma empresa que não retribuir.

Muitas empresas têm programas que correspondem a doações de funcionários. É um grande incentivo para a doação de funcionários. Sem mencionar que literalmente dobra o impacto das doações. Programas como esse promovem uma cultura forte, mais atraente para os funcionários.

Permita que os funcionários selecionem as organizações às quais sua empresa dará. Oferecer oportunidades de voluntariado durante o horário de trabalho. Incentive sua equipe a participar de projetos comunitários. Isso aumentará a conscientização de seus negócios. Além disso, proporciona aos funcionários um sentimento de orgulho e conexão.

GANHE SUPORTE DOS CLIENTES

Os empresários têm uma responsabilidade com as comunidades em que operam. É importante retribuir e se envolver. Doar para organizações locais promove a boa vontade. Além disso, você criará evangelistas para sua marca.

A doação consistente atrairá a atenção das pessoas que trabalham e são voluntárias nas organizações que você apoia. Eles ficarão agradecidos e desejarão agradecer. É comum que um destinatário mostre apreço ao patrocinar seus negócios. Também referindo amigos e familiares e contando aos outros sobre sua generosidade.

PUBLICIDADE GRATUITA

Empresas socialmente conscientes têm maior probabilidade de receber publicidade positiva. Basta um blogueiro ou repórter influente para ouvir sua história. Você pode receber mais cobertura gratuita do que jamais poderia ter pago. A maioria das coberturas noticiosas é negativa. Portanto, histórias positivas tendem a se sair bem.

Os consumidores querem ouvir sobre as doações de uma empresa. Isso precisa ser promovido sutilmente, mas algumas menções nas mídias sociais podem se tornar um dilúvio de cobertura positiva.

Você pode oferecer descontos especiais em seus produtos ou serviços. Essa é uma ótima maneira de atrair publicidade e aumentar a lealdade do cliente. Além disso, aproveite a oportunidade para formar parcerias mais estratégicas com as organizações que você apoia.

OPORTUNIDADES DE NETWORKING

Essa é uma das habilidades mais valiosas para os empresários. No entanto, é mais fácil falar do que fazer. Encontre um terreno comum para ajudar a fazer conexões. Seu compromisso em retribuir e melhorar sua comunidade é um ótimo ponto de partida. Ele fala com seus valores e fornece um ótimo tópico para redes.

Voluntário em sua comunidade. Essa é uma ótima maneira de fazer networking e conhecer pessoas que pensam da mesma forma. Tente encontrar oportunidades com as organizações que sua empresa oferece suporte.

AUMENTO DOS LUCROS

Quando sua empresa oferece suporte à sua comunidade, ela suporta seus negócios. Estabelecer um processo para retribuir não é uma estratégia de curto prazo. Não vai aumentar os negócios e aumentar os lucros da noite para o dia. A implementação de uma abordagem consciente e sistemática da doação ao longo do tempo colherá recompensas maiores do que qualquer estratégia de curto prazo.

À medida que a palavra se espalhar sobre sua generosidade, as pessoas verão seu negócio como parte integrante da comunidade. Eles farão o possível para apadrinhar seus negócios ou enviar os clientes do seu jeito. Ao doar uma pequena porcentagem de sua receita para causas nobres hoje, você garantirá um amanhã muito lucrativo.

Como você pode ver, os benefícios de retribuir às empresas são significativos. Pode ter um impacto poderoso em sua comunidade e negócios. No entanto, existe uma razão, acima de tudo, para implementar um processo de doação em seus negócios. É a coisa certa a fazer.

Pense nisso e até a próxima.

Por Claiton Pacheco Galdino 04/02/2020 - 09:00

Sempre que ouço alguém ser anunciado ou se apresentar como um empreendedor em série, fico pensando quando desses negócios em série, de fato, tiveram sucesso.

Se você já tentou iniciar um negócio, experimentou aquela fase do "descobrir".

É emocionante e cheia de novas idéias, inovações e prototipagem rápida. Veja bem, novas idéias são suas amigas, mas a capacidade de correr riscos e implementar um negócio vai muito além da iniciativa, tem que ter "acabativa".

Alguns dos empreendedores em série que conheço são viciados na alegria, na adrenalina, assim como no caos e risco da fase do "descobrir". Em geral, parece que eles nunca querem que isso acabe, que isso é a realidade do negócio. Não é.

Aprendi que, para expandir negócios e ser bem-sucedido,é preciso fazer parcerias com pessoas dispostas e capazes de equilibrar seu gosto pelo risco e a busca de novas idéias, com a disposição de adotar a disciplina, padrões e processos para a evolução dos negócios.

Temos que buscar parceiros que estejam dispostos a se tornar quem a empresa precisa que se tornem. Temos que nos aproximar e fazer parceria com 'construtores de negócios'.

Portanto, se você ou seus parceiros de negócios não conseguiram ir além da mentalidade empreendedora, tente adotar comportamentos compatíveis com cada fase do negócios.

Isso ajudará você e sua empresa a avançar para o próximo nível.

1. Lançamento.

Essa fase é sobre o aumento de vendas e capacidade de entrega.  Você deve passar por isso o mais rápido possível. 

Você deve estar preparado para silenciar sua sede de risco e fixação na próxima grande idéia.

Concentre-se em desenvolver a estrutura de seu negócio, a repetibilidade, os padrões, os processos e, principalmente, a disciplina.

Depois de descobrir como replicar o modelo o negócio está pronto para evoluir para a próxima fase. A repetibilidade se torna a palavra de ordem nesta fase.

2. Operação.

Depois de desenvolver uma maneira de aumentar sistematicamente a capacidade de vendas e entrega, os negócios estão prontos para passar para a fase de operação em marcha.

Essa fase tem tudo a ver com padronização - usando o que funciona e contratando mais pessoas, máquinas, ferramentas para suportar a demanda de negócios.

Os empreendedores que tem mais iniciativa que "acabativa" geralmente se sentem muito desafiados nessa fase.

Em são tentados a querer melhorar o que está funcionando, mas isso fará com que os negócios voltem sempre fase de lançamento, design e aos testes, além de diminuir seu foco no aumento de escala.

A empresa agora precisa de "engenheiros" no negócio, para valorizar a confiabilidade, a integridade e a disciplina.

Consistência se torna a palavra de ordem.

3. Inovação.

A empresa está prosperando , seu sistema já funciona, agora é hora de focar em uma mentalidade de inovação.

O negócio tem duas necessidades muito distintas.

Nos negócios devemos permanecer vigilantes e consistentes na sistemática de vendas e na capacidade de entrega das ofertas atuais e, simultaneamente, devemos buscar a descoberta de novas ofertas que o mercado deseja ou desconheça.

É aqui que vejo muitas pessoas relutando. Pense, como você pode inovar e desenvolver novas ofertas alinhadas com as atuais e ajudar a apoiar sua visão geral da empresa? 

Equilíbrio se torna a palavra de ordem.

O "pulo do gato" está em manter o que se tem funcionando e bem, enquanto se busca sempre inovar.

Pense nisso.

Até a próxima semana.

Por Claiton Pacheco Galdino 28/01/2020 - 09:00 Atualizado em 28/01/2020 - 09:01

“Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.” - W. Edwards Deming

Opiniões: todo mundo tem uma, aliás várias. Em termos de internet parece que todo mundo é especialista em tudo.

Os líderes empresariais tendem a ter muitos deles, e muitas vezes sentimos fortemente sobre eles. Nossas opiniões sobre o que deve e o que não deve acontecer são influenciadas por quem somos, de onde somos e por nossas próprias experiências no mercado de trabalho.

Descobri que as opiniões podem ser terrivelmente perigosas nos negócios. Desde a Western Union, que recusou a oferta de Alexander Graham Bell de vender a patente do telefone até a Blockbuster que não quis comprar a Netflix por $ 50 milhões de dólares, opiniões e palpites vêm custando muito dinheiro aos negócios há séculos.

 

Claro, algumas vezes os palpites estão corretos, mas devem ser um ponto de partida e não um fim. Em vez de apostar com a veracidade de uma opinião, os líderes devem perceber o risco e sempre tomar o cuidado de coletar dados para examinar se sua ideia está realmente levando a empresa na direção certa.

Use os dados para evitar armadilhas futuras

 

Faça a analise dis dados que dispõe sem paixão, converse com seus funcionários, e principalmente, clientes para garantir que a decisão certa está sendo tomada.

Além de analisar somente os dados que dispõe, procure dados do mercado, compare.

Mas tenha também cuidado com comparações. Veja se as situações são similares e o que de fato pode ser comparado e o que apenas deve servir de inspiração.

 

Seja nas notícias, mídias sociais ou na vida, é fácil querer nos comparar com os outros, especialmente quando estamos em momentos de decisão.

 

Muitas vezes nos comparamos com empresas que julgamos serem perfeitas. 

Esse hábito é melhor descrito pelo pastor Steve Furtick, que disse uma vez:  " A razão pela qual lutamos com a insegurança é porque comparamos nossos bastidores com os destaques de todos os outros".

 

Não compare seus bastidores com o palco dos outros.

 

E essa é a verdade: sem dados geralmente não vemos a realidade por trás do verniz de um Instagram cuidadosamente selecionado ou de uma noticia muito bem polida.

 

Se o fizéssemos com uso de dados poderíamos fazer comparações e não nos sentirmos tão desanimados ou inferiores.

 

Afinal, como diz um amigo meu André Gaidzinski: "Os problemas de todas empresas são muito parecidos, o que muda é o número de zeros."

 

Pense nisso.

 

Até a próxima semana.

Por Claiton Pacheco Galdino 21/01/2020 - 09:00

Nos mais diferentes empreendimentos da vida, seja no trabalho, na escola ou nos negócios, é muito importante que nos preparemos adequadamente para as coisas que nos propomos a fazer.

 

Acompanho há algum tempo o Vala Afshar da Salesforce, empresa que já tive o privilégio de visitar no EUA.

 

Ele fez uma postagem ontem no Linkedin sobre o que é investimento usando o Usain Bolt como exemplo e que muito me chamou a atençao. (Link do Post:

 

https://bit.ly/2Rd0kNz )

 

 

Usain Bolt ganhou 8 medalhas olímpicas em 3 olimpiadas. No total, finais correu 115 segundos e ganhou 119 milhões de dólares, ou seja mais de um milhão por segundo.

 

Entrentanto para correr estes quase 2 minutos se preparou por mais de 20 anos.

 

 

E você, como você tem se preparado?

 

Para um curso que você deseja fazer? Para o novo produto que você deseja lançar?

 

Para o negócio que você deseja iniciar?

 

Até que ponto você se preparou para as coisas que espera neste ano?

Até que ponto você se preparou para seus objetivos, sonhos e planos de vida?

 

Além disso, é importante se perguntar se você tem alguma preparação em prática para os objetivos que espera alcançar em 3 a 4 meses.

 

Muitas vezes, a preparação é negligenciada, e não deve ser assim, porque a preparação é uma das coisas importantes que precisamos fazer para executar bem algo que planejamos.

 

Bobby Unser disse: "O sucesso é onde a preparação e a oportunidade se encontram".

 

Por exemplo, se você deseja escrever um livro em 2020, como está se preparando para esse livro agora?

 

Você já tem uma idéia do tipo de livro que será, do tamanho, da maneira que deseja escrevê-lo? E o calendário indicando como você escreverá o livro? Você escreverá diariamente ou semanalmente?

 

Existem muitos benefícios para quem se prepara, alguns deles são:

 

=>Ajuda a começar bem: quando você se prepara bem, é fácil começar bem, porque você adotou algumas medidas antes de começar.

 

=>Isso ajuda a entender as coisas que você precisa fazer: quando você se prepara bem, compreende várias coisas necessárias para um objetivo ou curso de ação específico. Com eles, você pode identificar algumas coisas importantes para modificar ou substituir.

 

=>Ajuda a conhecer os pontos fortes e fracos de algo: quando você se prepara bem para algo, entende alguns dos pontos fortes e fracos daquilo para o qual está se preparando. Além disso, você tem uma idéia de como pode usar os pontos fortes em seu benefício, bem como os pontos fracos.

 

No entanto, é importante observar que não basta preparar, mas preparar bem também é importante. Então, como nos preparamos bem?

 

Aqui estão algumas dicas sobre a preparação:

 

=>Reserve tempo suficiente para se preparar: comece a se preparar cedo o suficiente.

 

=>Observe todas as coisas que você precisa fazer: quais são as coisas necessárias para você fazer? Anote-os.

 

=>Defina metas: metas específicas, mensuráveis, realizáveis, realistas e oportunas para o que você deseja fazer.

 

=>Seja disciplinado sobre isso: você precisa ser disciplinado sobre o que quer que se proponha a fazer.

 

Pense nisso e se prepare para o que deseja fazer.

 

Até a proxima.

Por Claiton Pacheco Galdino 14/01/2020 - 08:20 Atualizado em 14/01/2020 - 09:00

Ah, idéias...

Quem não quer ter grandes idéias ? Eu quero, sempre quis e acredito que sempre vou querer.

 

Muito tem se falado que ideia não vale nada, o que vale é a execução.

Óbvio que em termos de resultado o que vale é a execução.

Entretanto, o que vamos executar se não tivermos ideias?

 

Costumo pensar nas idéias como aqueles truques de mágica fascinantes, mas muito difíceis de realizar.

Em geral, as pessoas esperam que eles aconteçam, mas não entendem todo o esforço, estudo, trabalho e treino para isso.

Para ter grandes ideias que transformem seu negócio é preciso preparo, processos e disciplina.

Grandes ideias que surgem do nada geralmente é romantismo.

A boa notícia é que o cultivo de idéias  é  um processo que podemos praticar para produzir mais (e espero que melhores) idéias.

Por outro lado, com processo muitas vezes  grandes idéias também podem surgir quando estamos no chuveiro  ou em outro ambiente relaxante.

 

Uma ideia, normalmente nada mais é do que uma combinação nova de elementos antigos.

Portanto, cuide do que você lê, vê, das pessoas com que se relaciona. Suas ideias serão um resultado disso.

 

Preste atenção no mundo ao seu redor.

A capacidade de trazer elementos antigos para novas combinações depende muito da capacidade de nos atentar a detalhes e nuances.

As correlaçoes que fazemos entre eles ajudarão a formar novas e melhores ideias.

 

Vejo muita gente procurando ou normalmente esperando A GRANDE IDEIA.

E como já percebemos, grandes ideias não caem do céu, se você está entre os que querem ter A GRANDE IDEIA, deixo aqui A ESTRATÉGIA:

1- Para ter A GRANDE IDEIA, você precisa ter várias boas ideias;

 

2- Para ter várias boas ideias, você precisa filtrar entre muitas ideias "mais ou menos";

 

3- Para ter muitas ideias você precisa:

=> Manter o olhar atento e ter sede por ideias;

=> Ler e pesquisar muito sobre sua área e sobre tendências;

=> Anotar suas ideias para fixá-las e lembrar delas para fazer as correlações e refiná-las;

=> Num processo com um fim determinado, se preocupe primeiro em ter muitas ideias e só depois filtrar. Evite escolher uma ideia antes de ter várias.

=> Converse com outras pessoas sobre suas ideias. Suas ideias de negócios irão atender as necessidades de outras pessoas e não as suas. Então converse com elas;

=> Entenda que nem toda ideia tem que ser inédita, mas que pode e deve ser melhorá-la.

 

4- Coloque em prática.

Voltando ao assunto execução, para que serve uma grande ideia na gaveta?

Pense nisso e até a próxima.

 

Por Claiton Pacheco Galdino 07/01/2020 - 09:00

O pensamento estratégico envolve prever o que pode acontecer no futuro e, em seguida, aplicá-lo às nossas circunstâncias atuais. Isso pode parecer um exercício difícil, especialmente se você é um contador ou consultor financeiro ocupado com pouco tempo para pensar no que está à sua frente, e muito menos no que pode ser.

Mas com um pouco de direção e as técnicas certas, qualquer pessoa pode se tornar um pensador estratégico melhor e, no processo, um empresário melhor. Aqui está como você pode fazer isso.


1. Reflita

A Harvard Business Review coloca desta forma: “Pessoas estratégicas criam conexões entre idéias, planos e pessoas que outras pessoas não conseguem ver.” Mas como você pode fazer essas conexões se nunca dá a sua mente a chance de vê-las?

Em outras palavras, a primeira pista sobre como pensar estrategicamente também é a primeira palavra da frase. Você precisa pensar. E isso significa comprometer-se a desacelerar e deixar sua mente mudar as coisas.

Uma maneira simples de fazer isso é agendar um horário todos os dias ou todas as semanas em que você tenta ativamente simplesmente passar o tempo pensando. Pode ser durante uma caminhada matinal, enquanto dirige para o trabalho ou apenas durante um período enquanto você está sozinho. Seja qual for o seu pensamento, apenas certifique-se de que isso aconteça regularmente: quanto mais você fizer isso, melhor ficará.


2. Use todo o seu cérebro

Como o pensamento estratégico se refere à criação de conexões, na verdade, são necessários dois tipos de pensamento: pensamento divergente, onde analisamos o cenário geral e geramos idéias, e pensamento convergente, onde examinamos e organizamos essas idéias racionalmente. Estudos também mostram que os pensadores mais inovadores têm a capacidade de alternar rapidamente entre esses dois estilos.

A boa notícia é que qualquer um pode melhorar sua capacidade de alternar entre os dois, fazendo conscientemente a mudança de um estilo de pensamento para o outro. Um método popular para fazer isso é através da técnica Six Thinking Hats , pioneira em Edward De Bono. Isso envolve abordar um problema usando seis 'chapéus' diferentes, refletindo diferentes tipos de pensamento convergente e divergente.

Isso inclui o chapéu verde (que se concentra em possibilidades e novas idéias), o chapéu vermelho (sentimento e intuição), chapéu amarelo (otimismo), chapéu branco (informação), chapéu azul (pensamento) e chapéu preto (julgamento). Embora a mudança entre essas abordagens possa parecer desconfortável a princípio, quanto mais você pratica, melhor se torna - e mais flexível sua mente se move de uma maneira de pensar para a seguinte.


3. Amplie seus horizontes

Pensamento estratégico e curiosidade andam de mãos dadas. Afinal, quanto mais idéias e experiências estivermos expostas, mais material teremos para fazer conexões. A maneira mais eficaz de fazer isso é sair de trás de sua mesa quando puder e começar a experimentar o mundo: tente experimentar coisas novas, novos lugares e novas pessoas. Aproveite as férias que você está economizando, visite a galeria para a qual você está pensando. Mesmo tomar uma rota diferente para casa ou visitar um novo parque ou restaurante pode ajudar a estimular a mente.

Mas nem todas as novas experiências precisam ser físicas: ler sobre novos lugares, novas idéias e novas opiniões também pode ajudar nosso pensamento estratégico.

De fato, alguns especialistas acreditam que os melhores pensadores estratégicos são em forma de T. A barra na parte superior do 'T' representa a amplitude de seu conhecimento, enquanto a haste representa um entendimento profundo de sua própria área de especialização. Portanto, além de ler amplamente, você precisará entender os pontos mais delicados do seu próprio setor. Ao participar de seminários e conferências, você terá a chance de se manter atualizado, além de aproveitar a experiência e os conhecimentos de seus colegas.

Estratégia não é só pensar; também é sobre execução. Então, depois que você começar a gerar idéias e estabelecer conexões entre elas, terá que começar a tomar uma decisão sobre o que fazer em seguida.


4. Coloque-se no lugar dos outros

Outra chave para começar a pensar de forma mais estratégica é discutir suas idéias com pessoas diferentes. E isso se torna exponencialmente mais valioso quando você discute suas idéias com pessoas que pensam diferente de você. Isso porque você não apenas aumentará o conjunto de idéias e pontos de vista sobre um tópico, mas também terá a chance de analisar os problemas de uma maneira diferente. Portanto, se você gosta de detalhes, mas um colega é um quadro geral, por que não pedir que ele se junte a você para uma sessão de brainstorming? Reunir pessoal técnico e de vendas ou extraverts e introvertidos pode ser uma mina de ouro para gerar idéias.

Seus clientes também podem servir como uma grande fonte de inspiração para novas idéias e novas formas de pensar. E, incentivando-os a compartilhar seus pensamentos com você, você não acabará apenas com material para novas idéias estratégicas, estará fortalecendo relacionamentos e construindo confiança.


5. Incentive os outros

Quanto mais mentes estratégicas você tiver para gerar idéias, melhor. Então, por que não tentar construir uma cultura em seus negócios, onde todos sejam incentivados a pensar estrategicamente? A maneira mais fácil de fazer isso é começar a recompensar as pessoas que apresentam maneiras engenhosas de fazer as coisas. Nem sempre precisa ser um incentivo financeiro - geralmente apenas o reconhecimento público dos esforços de alguém é suficiente para incentivá-los.

Você também pode incentivar sua equipe a pensar de maneira mais estratégica, designando um mentor ou incorporando idéias estratégicas ao seu sistema de treinamento e avaliação de desempenho.


6. Tomar decisões

Estratégia não é só pensar; também é sobre execução. Então, depois que você começar a gerar idéias e estabelecer conexões entre elas, terá que começar a tomar decisões sobre o que fazer em seguida. E, como todos somos limitados por tempo, dinheiro e recursos, geralmente isso significa priorizar.

Para colocar sua estratégia em prática, você pode ter que abandonar algo que está fazendo, procurar um funcionário com uma nova qualificação ou gastar dinheiro em um novo escritório, um novo produto ou uma nova aquisição. Às vezes, você pode até precisar deixar a equipe ir.

A pior coisa que você pode fazer é desperdiçar seu pensamento estratégico, porque você não foi capaz de tomar uma decisão sobre o que fazer.


O valor real do pensamento estratégico

Finalmente, vale lembrar que o valor real do pensamento estratégico não é apenas gerar idéias ou tomar melhores decisões: trata-se de criar uma estrutura que proteja seus negócios no futuro, faça de você um melhor gerente e líder e ofereça as melhores chances de alcançar sucesso a longo prazo.

Por Claiton Pacheco Galdino 31/12/2019 - 09:00 Atualizado em 31/12/2019 - 09:07

As empresas de hoje sabem que, para ter sucesso no mercado, precisam ter um toque pessoal no atendimento ao cliente. Embora isso pareça ótimo no abstrato, não é tão óbvio como chegar lá. Afinal, as estratégias acontecem um passo de cada vez.

Podemos pelo menos ajudar a limpar o caminho para o primeiro passo. Essa é a importância de tratar os clientes pelo nome.

O atendimento aos clientes pelo nome está no centro de qualquer estratégia que valorize a experiência do cliente - especialmente no mundo moderno.

O valor da personalização

comunicação pessoal com os clientes

A personalização é muito importante. As estatísticas sobre personalização falam alto o suficiente por conta própria.

Mais de 70% dos clientes esperam uma experiência personalizada quando entram pela porta. Gerações mais recentes, como a geração do milênio, assumem uma experiência personalizada como algo fundamental.

Enquanto isso, a empresa de pesquisa Genesys descobriu que as empresas nos Estados Unidos perdem cerca de US $ 83 bilhões por ano como resultado do mau atendimento ao cliente . E o que acontece quando os clientes recebem um atendimento ruim? Eles irão comprar outro lugar.

Graças à digitalização de quase tudo, é fácil para os clientes encontrar um concorrente e comprar com ele - se esse concorrente atender às suas necessidades. É algo que as empresas devem prestar atenção.

Afinal, é mais caro adquirir novos clientes do que reter clientes existentes .

Qual a solução?

Melhorar experiência do cliente através de atendimento personalizado

A solução é simples: crie uma cultura da empresa enfatizando o toque pessoal do atendimento ao cliente. “Claro, isso é fácil de dizer. Mas como exatamente eu faço isso?

Vamos começar com o básico. As empresas precisam parar de pensar em si mesmas como uma empresa. Essas palavras em si têm uma espécie de fria indiferença. Mas não precisa. Porque as empresas são compostas de pessoas.

E o que a personalização se resume é promover um relacionamento de pessoa para pessoa com os seus clientes . Isso significa tratar os clientes não como "clientes", mas como pessoas com desejos, necessidades, esperanças e desejos.

Pense sempre que você passou uma ligação com uma empresa. Você ouve avisos pré-gravados esperando para falar com uma pessoa. Porque é uma pessoa que respira viva que vai ajudá-lo.

Então, qual é o primeiro passo de uma estratégia que prioriza oferecer aos clientes a melhor experiência possível? Fácil: use os nomes dos clientes .

O que há em um nome (do cliente)

nomes de clientes

"Os nomes são o som mais doce e mais importante de qualquer idioma", é uma das máximas mais citadas em Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie . E por uma boa razão também: é absolutamente verdade.

Pesquisas relacionadas à psicologia do uso do nome de alguém confirmaram o conselho de Carnegie. Nosso cérebro fica extasiado quando ouvimos o nosso nome ser chamado , chamando nossa atenção imediatamente para o som.

Por que as empresas precisam se preocupar?

Porque os nomes humanizam a interação entre uma empresa e seus clientes. Uma transação se torna uma troca entre duas pessoas, promovendo uma experiência individualizada.

O que quero dizer é que, quando nossas equipes dizem o nome de uma pessoa, nossa empresa reconhece os clientes como humanos que são. O benefício de usar o nome do cliente é criar um ambiente de experiência pessoal.

Sim, são pequenos, mas pequenos detalhes se somam.

Por este ano era isso, mas ano que vem tem mais.

Até a próxima semana.

Por Claiton Pacheco Galdino 24/12/2019 - 09:15 Atualizado em 24/12/2019 - 09:21

Se você conhece o mundo das startups, provavelmente já ouviu muitos empresários falarem sobre uma qualidade chamada "Grit".

Existem muitas maneiras de definir essa característica, muitas das quais referenciam paixão e perseverança.

Muitos definem como sendo a busca apaixonada de objetivos difíceis que impressionam e inspiram você e outras pessoas a se tornarem pessoas melhores, crescerem emocionalmente, assumirem riscos positivos e viverem melhor suas vidas.

Há vários componentes a serem trabalhados, no entanto, a raiz disso é "ikigai", o termo japonês para "aquilo que me faz acordar e sair da cama" - em outras palavras, o seu propósito.

Quando temos um propósito autêntico e conectado diretamente ao que queremos buscar por seu próprio valor intrínseco, ele nos enche da paixão que nos apóia em tempos difíceis e contratempos desafiadores.

Coragem autêntica é ter objetivos que realmente fazem as pessoas quererem se tornar melhores porque testemunham a humildade, paciência, risco, autoconfiança e autorregulação que você demonstra ao persegui-los.

É fundamental aprender três habilidades-chave para obter coragem autêntica:


Foco: Aprenda a se concentrar em uma coisa de cada vez para entender profundamente como criar novos caminhos para o sucesso.

Paixão:
Interesse-se e faça uma escolha deliberada para mergulhar nesse tópico para ver se é algo pelo qual você pode se apaixonar.


Humildade: Entreviste alguém sobre a coisa mais difícil que eles já realizaram e conte a outros sobre isso, em vez de alardear suas próprias realizações. Não poste selfies por uma semana. Não interrompa ninguém na conversa e verifique se os holofotes permanecem neles. Faça perguntas de aprendizado abertas que começam com "como" e "o quê" para que você possa expandir seu conhecimento.

As pessoas que exibem boa e autêntica coragem geralmente não perdem tempo com movimentos desperdiçados em tecnologia, com os objetivos de outras pessoas ou com a reação, de modo que aprender com essas pessoas pode mudar o foco rapidamente.

Cerque-se de pessoas semelhantes em paixão e capacidade de trabalhar duro.

Prepare o seu ambiente de trabalho diário com lembretes dos objetivos que você está perseguindo.

Quanto mais você estiver cercado por slogans, fotos e outros lembretes de onde espera chegar na vida, maior será a probabilidade de ser levado com entusiasmo e curiosidade a esses lugares.

Pense nisso.
Feliz Natal.

Por Claiton Pacheco Galdino 17/12/2019 - 09:00

Você está parando antes da linha de chegada?

Analise sua consistência, ela pode estar sendo a diferença entre o seu fracasso e seu sucesso.

Ao longo da minha carreira, tenho me esforçado para permanecer consistente com a consistência. Até os melhores planos de negócios fracassam sem atençao a consistência. 

Se você disser que vai fazer alguma coisa, faça. Se você disser que estará em algum lugar, esteja lá. Se  for iniciar um novo processo ou iniciativa de negócios, continue e termine. Na minha experiência, a consistência é essencial para construir e, principalmente, ampliar seus negócios.

Ser consistente é uma das maneiras mais infalíveis de crescer continuamente um negócio e torná-lo bem-sucedido, mas também é algo que geralmente é ignoramos.

Manter um nível consistente de serviço é essencial, isso garante que os clientes sempre recebam um alto padrão de nossa empresa.

Cumprir consistentemente o que dizemos é muito importante para a construção de relacionamentos com clientes., mas as empresas também devem ser consistentes com os funcionários. Tendo processos padronizados para que os funcionários saibam o que devem fazer e o que a gerência espera que eles atinjam.

Para uma empresa em expansão, ser inconsistente significa ser ineficaz, portanto, manter a consistência e a confiabilidade é a verdadeira marca registrada de uma empresa de sucesso.

1. A consistência permite a medição.

Até que você tente algo novo por um período de tempo e de maneira consistente, não poderá decidir se funciona ou não. Como você mede a eficácia se o que você está medindo não é executado de forma consistente?

Normalmente novas iniciativas, processos e estruturas organizacionais precisam de pelo menos seis meses antes de julgá-las um sucesso ou fracasso. Geralmente, são pequenos ajustes em vez de grandes revisões que fazem a diferença.

2. Consistência cria responsabilidade. 

Peçaaos seus funcionários que prestem contas de seus resultados e objetivos. Eles devem esperar o mesmo em troca de sua liderança.

Priorize ​​tempo e disponibilidade para sua equipe. Trabalhe para estabelecer reuniões consistentes e recorrentes quando um projeto ou aspecto do negócio exige atenção.

O simples fato de haver um tempo definido para relatar o progresso geralmente é o catalisador que leva uma iniciativa a um fim bem-sucedido.


3. A consistência estabelece sua reputação.

O crescimento dos negócios requer um histórico de sucesso. Você não pode estabelecer um histórico se estiver constantemente mudando de marcha ou tentando táticas diferentes. Muitos esforços fracassam antes de chegarem à linha de chegada, mas não porque a tática foi falha ou os objetivos não estavam claros. O problema geralmente é que você e sua equipe não seguiram o curso para atingir o objetivo.

4. A consistência o torna relevante.

Seus funcionários e clientes precisam de um fluxo previsível de informações suas. Com frequência, vejo empresas, pequenas e grandes, adotando iniciativas para finalizá-las ou iniciar outras antes da primeira sequer ter tido tempo de ganhar força. 

5. A consistência mantém sua mensagem.

Sua equipe presta muita atenção ao que você faz do que ao que você diz. A consistência em sua liderança serve de modelo para o comportamento deles. Se você considera uma reunião sem importância, não se surpreenda ao descobrir que eles estão fazendo o mesmo com colegas de equipe ou mesmo clientes.

Quando algo não funciona, olhe para o que aconteceu e se faço algumas perguntas.

Mudamos de marcha muito rapidamente?

Parte da equipe não cumpriu um compromisso?

Ou o resultado esperado ficou fora da base desde o início?

Muitas vezes, o motivo está relacionado à falta de consistência.

Pense nisso e até a próxima

Por Claiton Pacheco Galdino 10/12/2019 - 09:00

Para seu crescimento as empresas geralmente consideram uma destas quatro estratégias: penetração no mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos ou diversificação.

Faz sentido, pois investir em novos mercados, aumentar a lucratividade com os clientes que você já se possui, desenvolver novos produtos ou migrar para uma nova linha de negócios, são boas maneiras de aumentar seus resultados.

Mas há outra estratégia de crescimento que é frequentemente desconsiderada, embora muitas vezes seja uma grande oportunidade para as empresas que é a coopetição .

"Coopetição" combina "competição" e "cooperação" em uma única idéia ou estratégia. Pode parecer que esses dois conceitos são diametralmente opostos, mas, de fato, concorrentes podem se beneficiar muito através de cooperação estratégica entre si.

Fazer isso, no entanto, requer pensamento criativo. Muitas vezes, vemos os outros de nosso segmento como inimigos contra os quais devemos lutar por clientes e participação de mercado.

Mas quando pensamos em nossa concorrência só dessa maneira, podemos estar atuando contra nós mesmos e a nossos clientes.

Afinal, embora as empresas de um setor possam ser concorrentes, elas normalmente atendem clientes diferentes e têm pontos fortes e fracos diferentes. Isso pode deixar lacunas entre o produto ou serviço que eles oferecem e as necessidades do cliente.

A coopetição elimina essas lacunas. A coopetição analisa verticalmente um mercado e reconhece que os concorrentes também podem ser fornecedores, como no caso da Microsoft e da Intel. Também analisa horizontalmente os mercados, reconhecendo que uma empresa pode ter uma boa penetração no mercado em uma região, mas não em outra.

A coopetição reconhece esses tipos de diferenças como oportunidades para as organizações se complementarem, em vez de competir. Essa abordagem transforma diferenças em oportunidades de crescimento para ambas as partes.

Os concorrentes então se tornam colaboradores, desenvolvendo soluções conjuntas que atendem mais completamente às necessidades do cliente.

Coopetição: uma vitória para o cliente

Então, como você pode incorporar a ideia de coopetição para ajudar sua empresa a crescer?

Comece examinando as quatro estratégias de crescimento orgânico mais comuns; A coopetição pode melhorar seu sucesso com qualquer um deles.

  • Penetração no mercado - Muitas empresas de pequeno e médio porte têm bom alcance em seus mercados domésticos, mas fora dessa área geográfica não são bem conhecidas. No entanto, eles podem ter outros pontos fortes que podem trazer. A coopetição facilita a penetração no mercado; trabalhando em colaboração com organizações dentro dos seus mercados-alvo, você traz soluções mais completas para esses clientes.
  •  
  • Desenvolvimento de mercado - O desenvolvimento de mercado é fornecer soluções mais completas para os clientes que você já possui. Muitas organizações têm uma ou duas especialidades com as quais lidam muito bem, mas podem não conseguir ajudar os clientes com necessidades fora dessas concentrações. Ao entrar em um relacionamento de coopetição com uma organização que presta os serviços que lhe faltam, você pode atender aos clientes que já possui de mais maneiras.
  •  
  • Desenvolvimento de produtos - Duas cabeças pensam melhor que uma; portanto, se sua organização está procurando maneiras de inovar e desenvolver novos produtos para atender às necessidades dos clientes, a coopetição é uma maneira de aproveitar o que outras pessoas do seu setor estão fazendo. Dois concorrentes podem trabalhar em colaboração para desenvolver novas ofertas, usando as soluções e a experiência que ambos já desenvolveram.
  •  
  • Diversificação - Por fim, todos sabemos que não devemos colocar todos os ovos em uma cesta. As indústrias crescem e evoluem com o tempo. A diversificação é uma defesa contra a mudança, pois permite que sua empresa se mova para setores relacionados, para que você não fique excessivamente dependente de um fluxo de receita. A coopetição pode permitir que sua empresa se diversifique trabalhando com outras empresas de setores relacionados.

A coopetição muda as regras. Ele permite que as organizações combinem seus conhecimentos com os de outros para criar uma solução mais completa para os clientes. Em vez de um jogo de soma zero, com um vencedor e um perdedor, os concorrentes se tornam colaboradores, que desenvolvem soluções que permitem que todos - incluindo o cliente - ganhem.

Pense nisso.

Até a próxima.

Por Claiton Pacheco Galdino 26/11/2019 - 09:00 Atualizado em 26/11/2019 - 14:43

Prestar atenção às últimas tendências pode colocar você à frente da concorrência.
E como a concorrência é acirrada, conhecer as últimas notícias e tendências de negócios,  torna mais fácil aumentar as vendas da empresa, oferecer melhores serviços aos clientes e operar seu negócio com mais eficiência.

Algumas tendências para pequenas empresas a serem observadas em 2020

1. Comentários de clientes valem ouro.
A compra de um novo produto envolve muitas etapas, mas, recentemente, os clientes começaram a se concentrar em um único aspecto acima de todos os outros, os comentários dos outros clientes. Não se trata apenas de recursos ou preços, mas também do que as outras pessoas têm a dizer sobre um determinado produto. Os clientes se sentem muito mais à vontade comprando algo que outra pessoa comprou e tentou.

Cada vez mais a pessoas hesitarão em concluir uma compra quando não houver comentários disponíveis.  Devemos cada vez mais estimular comentários de todos os clientes, pois isso nos torna muito mais atraente para outros clientes.

2. Comunicação através de celulares com seus funcionários.

Atualmente, os millennials representam 50% da força de trabalho e são projetados para representar 75% da força de trabalho até 2025. E se há uma coisa que todos sabem sobre os millennials, é que eles são muito entendidos em tecnologia e orientados a dispositivos móveis. Portanto, se você quiser manter suas equipes milenares focadas e engajadas, precisará adaptar seus esforços de comunicação ao nível deles, ou seja, a comunicação móvel primeiro.

E-mails, intranet , telefonemas ou reuniões em que 73% dos participantes não prestam atenção são métodos desatualizados para espalhar sua mensagem de maneira eficaz aos seus funcionários. Para aumentar a comunicação dos funcionários, mais empresas estão mudando para o uso de aplicativos de comunicação - isso aumenta a produtividade, aumenta o engajamento, reduz mal-entendidos e muito mais.

3 . O trabalho remoto está crescendo.

Como uma pequena empresa, a infraestrutura e o espaço podem reduzir os custos . O setor imobiliário não sai barato e as empresas precisam crescer; no entanto, se você estiver se afogando em custos, terá muito mais dificuldade. É por isso que o trabalho remoto atraiu muitas pequenas 

4. É hora de ser verde.

Muito mais pessoas estão optando por adotar um estilo de vida verde. A Beyond Meat é uma fabricante de proteínas vegetais e, desde o seu lançamento, experimentou um aumento maciço nos preços das ações - em mais de três vezes! No entanto, para os consumidores, viver um estilo de vida ecológico não significa apenas seguir uma dieta vegetariana e usar produtos de higiene orgânicos. Agora, empresas de todos os tipos e tamanhos estão ampliando seus esforços para economizar energia, reduzir o dióxido de carbono, usar materiais sustentáveis com mais frequência e otimizar as embalagens.

5. A felicidade dos funcionários é muito importante.
Os funcionários não querem apenas um salário ou promoções, eles querem ser felizes no trabalho e isso significa sentir que são importantes e que o trabalho que eles fazem contribui para os resultados. A felicidade dos funcionários é crucial e está diretamente ligada aos seus níveis de produtividade. 

O trabalho nos tempos modernos mudou, especialmente quando a muitos escritórios tem mesas de sinuca, paredes coloridas, espaços para animais de estimação, espaços de trabalho abertos e muito mais. Todos esses esforços fazem parte da cultura da empresa porque o foco está em aumentar o moral e o engajamento, mantendo os melhores funcionários e atraindo novos.

6. Benefícios não monetários precisam ser focados.
Era uma vez, tudo costumava ser sobre dinheiro, mas isso não é mais somente o que os funcionários querem. Os funcionários hoje estão buscando uma experiência, não apenas um emprego. Pacotes de remuneração tradicionais, não são mais tão atraentes. Em vez disso, os funcionários desejam que sua experiência diária de trabalho inclua motivadores mais eficazes, como telecomunicações, horário flexível de trabalho, licença por paternidade e muito mais.

7. O comércio eletrônico está dominando o jogo.

O comércio eletrônico global crescerá para cerca de US $ 5 trilhões nos próximos quatro anos. Com esses números, toneladas de varejistas estão transferindo investimentos das fachadas de lojas físicas para as lojas on-line. É importante aproveitar as mídias sociais para obter mais vendas, usar um armazém de ponta para enviar pedidos mais rapidamente e mais. Todos os itens a seguir podem ajudar seu comércio eletrônico a vencer a concorrência.

8. A Inteligencia Artificial não irá assumir o controle de tudo.

Sim, a IA nos ajudará a oferecer experiências de alto nível aos clientes, mas não substituirá o trabalhador humano. Em vez disso, precisamos considerar a IA como o colega de trabalho que nos ajuda a tornar-nos mais eficientes, para que os clientes sejam melhor atendidos.

9. O reconhecimento de voz está se desenvolvendo cada vez mais.

O Alexa e o Google Home ganharam enorme popularidade nos últimos dois anos. Um estudo do Gartner aponta que um terço das pesquisas será feita por voz já em 2020.

Isso não chega a ser surpreendente, pois realmente é muito mais fácil executar uma pesquisa com ativação por voz enquanto fazemos outra atividade qualquer de nosso dia a dia.

10. O atendimento ao cliente precisa ter um toque pessoal.

Proporcionar ao seu cliente uma experiência personalizada é fundamental, afinal, os clientes são indivíduos com seus próprios gostos e desejos. Considere a Amazon, ao visitar sua página inicial, você vê recomendações de produtos semelhantes a algo que você comprou antes - se você comprou livros, verá mais livros ou, se estava usando tênis, mais equipamentos para exercícios serão direcionados. Sua página inicial na Amazon é adaptada às suas necessidades.

O Gartner também informou que os mecanismos de personalização inteligente que reconhecem a intenção do cliente também permitirão que as empresas digitais aumentem os lucros em até 15%.  Em vez de achar que isto só é possível no mundo on line, você pode entender como conhecer melhor seus clientes e mostrar opções mais relevantes para eles.

2019 ainda não acabou, mas essas são as algumas tendências para ficar de olho em 2020. Mantenha-se à frente da concorrência, adicionando dessas tendências aquelas que mais fazem sentido ao seu negócio e estratégia de crescimento. Esta é uma boa forma de manter seus negócios à frente da concorrência.

Pense nisso e até a próxima semana.

Por Claiton Pacheco Galdino 05/11/2019 - 09:00

Testes A / B são experimentos para determinar quais variações diferentes de uma experiência ou ações apresentam melhor desempenho.

Ao apresentar diferentes versões aos clientes simultaneamente e analisar  os resultados você entenderá qual a melhor versão e mantê-la em prática.

Os testes A / B demonstram a eficácia de possíveis mudanças, permitindo decisões baseadas em dados e garantindo impactos positivos para seu negócio.

Os testes A / B são muito usados no mundo on line mas podem lhe inspirar em decisões no mundo off line também.

Um teste A / B pode fazer muito mais do que provar como as alterações podem impactar suas conversões no curto prazo, eles ajudam você a priorizar o que fazer no futuro também.

Quando utilizado s de forma contínua e consistente, os testes A / B podem melhorar a experiência geral dos clientes, aumentando suas taxas de conversão no curto e no longo prazo.

Benefícios dos testes A / B:

a) Maior envolvimento dos clientes

São muitos os elementos que podem ser testados, desde uma página web, aplicativo, anúncio, e-mail até suas abordagens pessoais ou por telefone.

Você pode testar o título de uma postagem ou a linha de assunto de um email, imagens, roteiro, layout, fontes e cores, entre outros.

 

b) Conteúdo aprimorado e taxas de conversão aumentadas

Os testes contribuem com o processo de criação, consideração e avaliação de campanhas, pois revelam qual linguagem ou estratégia é mais eficaz tornando as versões finais melhores para os clientes.

Um teste A / B é o meio mais simples e eficaz para determinar o melhor conteúdo para converter visitas em inscrições e compras. Saber o que funciona e o que não ajuda a converter mais leads.

 

c) Facilidade de análise e resultados rápidos

A determinação de um vencedor e um perdedor de um teste A / B é direta. Escolha as métricas que explicam melhor seus objetivos e análise qual versão deu melhor resultado.

Mesmo um tamanho de amostra relativamente pequeno em um teste A / B pode fornecer resultados significativos ​​sobre quais mudanças são mais atraentes para seus clientes.

Um dos principais benefícios dos testes A / B como demonstrado acima é aumentar as vendas.

Além do aumento inicial das vendas, as mudanças permitidas a partir dos testes A / B oferecem melhores experiências aos clientes.

E isso, por sua vez, geram maior confiança na marca, criando clientes mais fiéis e, portanto, aumentam as vendas.

 

Estude mais sobre testes A / B garanto que você e sua empresa terão muito a ganhar.

Até a próxima.

Por Claiton Pacheco Galdino 29/10/2019 - 09:00 Atualizado em 29/10/2019 - 21:20

Neste fim de semana estive na Convenção da ABF - Associaçao Brasileira de Franchising e escrevo este artigo ainda impactado por esta experiência.

Construí minha empresa graças a uma rotina de viagens pelo Brasil e algumas mundo afora e posso dizer por experiência própria, que não só é possível, mas também há benefícios reais. 

Aqui estão cinco razões para sair de sua cidade e levar você e seu negócio para a estrada.

1. Você aprenderá a ser mais produtivo.

A viagem obriga a se concentrar na única variável que você pode controlar como empreendedor, que é seu hábito de trabalho.

Viajar atua como um grande motivador para realizar o trabalho.  Não apenas há uma abundância de atividades e lugares para explorar em seu negócio, mas também é um lembrete constante da vida que você deseja e da liberdade que está tentando criar.  Não há tempo para procrastinação.

 

Além disso, como você está constantemente indo de um lugar para outro, sua confiança na tecnologia aumenta. 

A princípio, isso pode parecer uma desvantagem.  Porém, as ferramentas certas podem ajudá-lo em suas tarefas e reuniões.  Tudo é feito dentro do cronograma, porque não há outra escolha.

2. Você encontrará muita inspiração.

Muitos empreendedores abaixam a cabeça e vão trabalhar com seus empreendimentos comerciais sem, muitas vezes, olhar para fora de sua região ou mercado.

Embora o trabalho árduo seja parte integrante da construção de um negócio de sucesso, não parar para refletir pode prejudicar sua capacidade de apresentar novas idéias e encontrar inspiração. 

Viajar pode levar a algumas idéias surpreendentes sobre como as coisas funcionam.

3. Viajar pode reduzir seus custos.

Quando se trata de despesas, a maioria das pessoas pensa que ficar parado é a melhor maneira de manter os custos baixos.

Viajar de forma programada pode não ser tão caro quanto a maioria das pessoas pensa. 

Além disso, muitas vezes uma viagem para visitar um cliente pode encurtar e muito o tempo de fechamento de um negócio.

4. Você irá expandir sua rede.

Muitos empreendedores agora estão viajando pelo mundo conhecendo pessoas e fazendo novas conexões. 

Você pode conhecer fisicamente investidores, possíveis co-fundadores, freelancers e muitos outros com quem você pode optar por trabalhar ou não no final da linha. 

Ao conhecer, pessoalmente alguém, terá uma melhor analise se deseja prosseguir com um relacionamento comercial.

Invariavelmente, você também encontrará pessoas inesperadas que afetarão profundamente seus negócios.

Algumas das maiores idéias revolucionárias para o meu negócio são de pessoas que conheci viajando e que aumentaram, em muito, os nossos resultados.

5. Você pode ter um melhor padrão de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Você não se sentiria mais motivado a trabalhar nos seus negócios se pudesse fazer um exercício matinal rápido ou após fazer uma aula de tênis?

Quando você viaja, realiza muitas coisas que não necessariamente faria ou experimentava em casa. 

Isso mantém seu corpo ativo e sua mente saudável.  E, se você não é saudável o suficiente para trabalhar em seus negócios, para o que está construindo?

Como viajante, não faltam opções para escolher.  Existem muitas cidades ótimas para fazer negócios.  A única coisa que te impede é o medo do desconhecido.

Hoje, é mais fácil do que nunca levar seus negócios para qualquer lugar.  Usando a tecnologia, mantendo o foco nas prioridades e dando tempo para descansar e refletir, você pode aumentar significativamente o sucesso do seu negócio.

Pense nisso e até a próxima.

Por Claiton Pacheco Galdino 22/10/2019 - 09:00

Muito, mas muito se fala em inovação hoje em dia, não só aqui em nossa região, mas globalmente.

Muitos gestores pedem a suas equipes para inovar, para pensar fora da caixa, mas na hora de implementar não querem arriscar.

Como fornecedor de serviços já vivi muitas situações em que o discurso e a prática não batem.

Já fomos chamados por empresários nos pedindo por algo novo, ou inovador e na hora H nos perguntaram: "Mas onde isso já foi implementado?"

As organizações e seus gestores tem comportamentos muito contraditórios com inovação.

Fazem pressão para surgir novas idéias inovadoras que impulsionarão os negócios. No entanto, as idéias que sejam realmente inovadoras sofrem com muita resistência de todos os lados da empresa, de cima abaixo.

Como resultado, as organizações podem ficar presas a uma série de inovação incrementais, lançando apenas idéias que estão próximas do já que foi feito antes.

A inovação invariavelmente leva as organizações para fora de suas zonas de conforto. Inovar é desconfortável, é dolorido, pois fazer coisas novas te levam a lugares onde nunca foi antes.

A inovação incremental é fundamental, ela garante o dia a dia, a melhoria contínua. No entanto, se quisermos criar algo disruptivo que crie um novo oceano azul, precisamos aprender a ficar mais à vontade com desconforto, com a falta de certeza.

Querer 100% de certeza que vai dar certo irá sempre matar a inovação disruptiva.

Logo após os aplausos e o extase da ideia inicial, a inovação disruptiva será colocada na gaveta esperando o momento seguro de colocá-la em prática.

Esse momento pode nunca chegar ou pior, podemos ver nossa ideia sendo implementada por um concorrente.

Isso deve nos fazer refletir sobre o modo como avaliamos o risco.

As organizações são especialistas em identificar os riscos de uma nova idéia. Mas muitas vezes há um ponto cego para os riscos de não correr esses riscos. Jogar sempre pelo seguro pode ser o risco mais arriscado de todos.

Pense nisso e até a proxima.

Por Claiton Pacheco Galdino 08/10/2019 - 09:00

PaaS é uma plataforma como serviço.

 

No modelo de plataforma como serviço (PaaS), os desenvolvedores alugam basicamente tudo o que precisam para criar um aplicativo, contando com um provedor de nuvem para ferramentas de desenvolvimento, infraestrutura e sistemas operacionais. Este é um dos três modelos de serviço de computação em nuvem.

 

O PaaS simplifica bastante o desenvolvimento de aplicativos da web; da perspectiva do desenvolvedor, todo o gerenciamento de back-end ocorre nos bastidores. Embora o PaaS tenha algumas semelhanças com a computação sem servidor , há muitas diferenças críticas entre eles.

 

Existem três modelos de serviço de computação em nuvem:

 

PaaS - Plataforma como Serviço

SaaS - Software como Serviço

IaaS - Infraestrutura como Serviço

 

IaaS refere-se à infraestrutura de computação em nuvem - servidores, armazenamento etc. - gerenciada por um fornecedor de nuvem, enquanto SaaS refere-se a aplicativos completos hospedados na nuvem e mantidos pelo fornecedor de SaaS.

 

Se um cliente de SaaS é como alguém que aluga uma casa, então um cliente de PaaS é como alguém que aluga todo o equipamento pesado e ferramentas elétricas necessárias para construir rapidamente uma casa, se as ferramentas e equipamentos forem mantidos e reparados continuamente pelo proprietário.

 

Como o PaaS se compara aos ambientes de desenvolvimento hospedados internamente?

 

O PaaS pode ser acessado por qualquer conexão com a Internet, possibilitando a criação de um aplicativo inteiro em um navegador da Web. Como o ambiente de desenvolvimento não é hospedado localmente, os desenvolvedores podem trabalhar no aplicativo de qualquer lugar do mundo. Isso permite que equipes espalhadas por locais geográficos colaborem. Isso também significa que os desenvolvedores têm menos controle sobre o ambiente de desenvolvimento, embora isso ocorra com muito menos sobrecarga.

 

O que está incluído no PaaS?

 

As principais ofertas incluídas pelos fornecedores de PaaS são:

 

Ferramentas de desenvolvimento

 

Middleware

 

Sistemas operacionais

 

Gerenciamento de banco de dados

 

A infraestrutura

 

Diferentes fornecedores também podem incluir outros serviços, mas esses são os principais serviços de PaaS.

 

Ferramentas de desenvolvimento:

 

Os fornecedores de PaaS oferecem uma variedade de ferramentas necessárias para o desenvolvimento de software, incluindo um editor de código-fonte, um depurador, um compilador e outras ferramentas essenciais. Essas ferramentas podem ser oferecidas juntas como uma estrutura. As ferramentas específicas oferecidas dependerão do fornecedor, mas as ofertas de PaaS devem incluir tudo o que um desenvolvedor precisa para criar seu aplicativo.

 

Middleware:

 

As plataformas oferecidas como um serviço geralmente incluem middleware, para que os desenvolvedores não precisem construí-lo. Middleware é um software que fica entre aplicativos voltados para o usuário e o sistema operacional da máquina; por exemplo, o middleware é o que permite ao software acessar a entrada do teclado e do mouse. O middleware é necessário para a execução de um aplicativo, mas os usuários finais não interagem com ele.

 

Sistemas operacionais:

 

Um fornecedor de PaaS fornecerá e manterá o sistema operacional em que os desenvolvedores trabalham e o aplicativo é executado.

 

Bases de dados:

 

Os provedores de PaaS administram e mantêm bancos de dados. Eles geralmente também fornecem aos desenvolvedores um sistema de gerenciamento de banco de dados.

 

A infraestrutura:

 

O PaaS é a próxima camada do IaaS no modelo de serviço de computação em nuvem, e tudo incluído no IaaS também está incluído no PaaS. Um provedor de PaaS gerencia servidores, armazenamento e data centers físicos ou os compra de um provedor de IaaS.

 

Por que os desenvolvedores usam PaaS?

 

Menor tempo de colocação no mercado:

 

O PaaS é usado para criar aplicativos mais rapidamente do que seria possível se os desenvolvedores precisassem se preocupar em criar, configurar e provisionar suas próprias plataformas e infraestrutura de back-end. Com o PaaS, tudo o que eles precisam fazer é escrever o código e testar o aplicativo, e o fornecedor lida com o resto.

 

Um ambiente do início ao fim:

 

O PaaS permite aos desenvolvedores criar, testar, depurar, implantar, hospedar e atualizar seus aplicativos, tudo no mesmo ambiente. Isso permite que os desenvolvedores tenham certeza de que um aplicativo Web funcione corretamente como hospedado antes do lançamento e simplifica o ciclo de vida do desenvolvimento do aplicativo.

 

Preço:

 

O PaaS é mais econômico do que o aproveitamento do IaaS em muitos casos. A sobrecarga é reduzida porque os clientes de PaaS não precisam gerenciar e provisionar máquinas virtuais. Além disso, alguns provedores possuem uma estrutura de preços de acordo com o uso, na qual o fornecedor cobra apenas pelos recursos de computação usados ​​pelo aplicativo, geralmente economizando dinheiro para os clientes. No entanto, cada fornecedor tem uma estrutura de preços ligeiramente diferente e alguns fornecedores de plataformas cobram uma taxa fixa por mês.

 

Facilidade de licenciamento:

 

Os provedores de PaaS lidam com todo o licenciamento de sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento e tudo mais incluído em sua plataforma.

 

Quais são as possíveis desvantagens do uso de PaaS?

 

Bloqueio do fornecedor:

 

Pode ser difícil mudar de provedor de PaaS, já que o aplicativo é criado usando as ferramentas do fornecedor e especificamente para sua plataforma. Cada fornecedor pode ter requisitos de arquitetura diferentes. Fornecedores diferentes podem não suportar os mesmos idiomas, bibliotecas, APIs, arquitetura ou sistema operacional usados ​​para criar e executar o aplicativo. Para trocar de fornecedor, os desenvolvedores podem precisar reconstruir ou alterar fortemente seu aplicativo.

 

Dependência de fornecedor:

 

O esforço e os recursos envolvidos na mudança de fornecedores de PaaS podem tornar as empresas mais dependentes de seus fornecedores atuais. Uma pequena alteração nos processos internos ou na infraestrutura do fornecedor pode ter um enorme impacto no desempenho de um aplicativo projetado para executar com eficiência na configuração antiga. Além disso, se o fornecedor alterar seu modelo de preços, um aplicativo poderá se tornar repentinamente mais caro de operarn

Este é um modelo de negócios cada vez mais comum no mundo da Tecnologia, vale a pena conhecer mais.

 

Até a próxima.

 

« 1 2 3 4 5 6

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito