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* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 21/01/2020 - 09:00

Nos mais diferentes empreendimentos da vida, seja no trabalho, na escola ou nos negócios, é muito importante que nos preparemos adequadamente para as coisas que nos propomos a fazer.

 

Acompanho há algum tempo o Vala Afshar da Salesforce, empresa que já tive o privilégio de visitar no EUA.

 

Ele fez uma postagem ontem no Linkedin sobre o que é investimento usando o Usain Bolt como exemplo e que muito me chamou a atençao. (Link do Post:

 

https://bit.ly/2Rd0kNz )

 

 

Usain Bolt ganhou 8 medalhas olímpicas em 3 olimpiadas. No total, finais correu 115 segundos e ganhou 119 milhões de dólares, ou seja mais de um milhão por segundo.

 

Entrentanto para correr estes quase 2 minutos se preparou por mais de 20 anos.

 

 

E você, como você tem se preparado?

 

Para um curso que você deseja fazer? Para o novo produto que você deseja lançar?

 

Para o negócio que você deseja iniciar?

 

Até que ponto você se preparou para as coisas que espera neste ano?

Até que ponto você se preparou para seus objetivos, sonhos e planos de vida?

 

Além disso, é importante se perguntar se você tem alguma preparação em prática para os objetivos que espera alcançar em 3 a 4 meses.

 

Muitas vezes, a preparação é negligenciada, e não deve ser assim, porque a preparação é uma das coisas importantes que precisamos fazer para executar bem algo que planejamos.

 

Bobby Unser disse: "O sucesso é onde a preparação e a oportunidade se encontram".

 

Por exemplo, se você deseja escrever um livro em 2020, como está se preparando para esse livro agora?

 

Você já tem uma idéia do tipo de livro que será, do tamanho, da maneira que deseja escrevê-lo? E o calendário indicando como você escreverá o livro? Você escreverá diariamente ou semanalmente?

 

Existem muitos benefícios para quem se prepara, alguns deles são:

 

=>Ajuda a começar bem: quando você se prepara bem, é fácil começar bem, porque você adotou algumas medidas antes de começar.

 

=>Isso ajuda a entender as coisas que você precisa fazer: quando você se prepara bem, compreende várias coisas necessárias para um objetivo ou curso de ação específico. Com eles, você pode identificar algumas coisas importantes para modificar ou substituir.

 

=>Ajuda a conhecer os pontos fortes e fracos de algo: quando você se prepara bem para algo, entende alguns dos pontos fortes e fracos daquilo para o qual está se preparando. Além disso, você tem uma idéia de como pode usar os pontos fortes em seu benefício, bem como os pontos fracos.

 

No entanto, é importante observar que não basta preparar, mas preparar bem também é importante. Então, como nos preparamos bem?

 

Aqui estão algumas dicas sobre a preparação:

 

=>Reserve tempo suficiente para se preparar: comece a se preparar cedo o suficiente.

 

=>Observe todas as coisas que você precisa fazer: quais são as coisas necessárias para você fazer? Anote-os.

 

=>Defina metas: metas específicas, mensuráveis, realizáveis, realistas e oportunas para o que você deseja fazer.

 

=>Seja disciplinado sobre isso: você precisa ser disciplinado sobre o que quer que se proponha a fazer.

 

Pense nisso e se prepare para o que deseja fazer.

 

Até a proxima.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 14/01/2020 - 08:20Atualizado em 14/01/2020 - 09:00

Ah, idéias...

Quem não quer ter grandes idéias ? Eu quero, sempre quis e acredito que sempre vou querer.

 

Muito tem se falado que ideia não vale nada, o que vale é a execução.

Óbvio que em termos de resultado o que vale é a execução.

Entretanto, o que vamos executar se não tivermos ideias?

 

Costumo pensar nas idéias como aqueles truques de mágica fascinantes, mas muito difíceis de realizar.

Em geral, as pessoas esperam que eles aconteçam, mas não entendem todo o esforço, estudo, trabalho e treino para isso.

Para ter grandes ideias que transformem seu negócio é preciso preparo, processos e disciplina.

Grandes ideias que surgem do nada geralmente é romantismo.

A boa notícia é que o cultivo de idéias  é  um processo que podemos praticar para produzir mais (e espero que melhores) idéias.

Por outro lado, com processo muitas vezes  grandes idéias também podem surgir quando estamos no chuveiro  ou em outro ambiente relaxante.

 

Uma ideia, normalmente nada mais é do que uma combinação nova de elementos antigos.

Portanto, cuide do que você lê, vê, das pessoas com que se relaciona. Suas ideias serão um resultado disso.

 

Preste atenção no mundo ao seu redor.

A capacidade de trazer elementos antigos para novas combinações depende muito da capacidade de nos atentar a detalhes e nuances.

As correlaçoes que fazemos entre eles ajudarão a formar novas e melhores ideias.

 

Vejo muita gente procurando ou normalmente esperando A GRANDE IDEIA.

E como já percebemos, grandes ideias não caem do céu, se você está entre os que querem ter A GRANDE IDEIA, deixo aqui A ESTRATÉGIA:

1- Para ter A GRANDE IDEIA, você precisa ter várias boas ideias;

 

2- Para ter várias boas ideias, você precisa filtrar entre muitas ideias "mais ou menos";

 

3- Para ter muitas ideias você precisa:

=> Manter o olhar atento e ter sede por ideias;

=> Ler e pesquisar muito sobre sua área e sobre tendências;

=> Anotar suas ideias para fixá-las e lembrar delas para fazer as correlações e refiná-las;

=> Num processo com um fim determinado, se preocupe primeiro em ter muitas ideias e só depois filtrar. Evite escolher uma ideia antes de ter várias.

=> Converse com outras pessoas sobre suas ideias. Suas ideias de negócios irão atender as necessidades de outras pessoas e não as suas. Então converse com elas;

=> Entenda que nem toda ideia tem que ser inédita, mas que pode e deve ser melhorá-la.

 

4- Coloque em prática.

Voltando ao assunto execução, para que serve uma grande ideia na gaveta?

Pense nisso e até a próxima.

 

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 07/01/2020 - 09:00

O pensamento estratégico envolve prever o que pode acontecer no futuro e, em seguida, aplicá-lo às nossas circunstâncias atuais. Isso pode parecer um exercício difícil, especialmente se você é um contador ou consultor financeiro ocupado com pouco tempo para pensar no que está à sua frente, e muito menos no que pode ser.

Mas com um pouco de direção e as técnicas certas, qualquer pessoa pode se tornar um pensador estratégico melhor e, no processo, um empresário melhor. Aqui está como você pode fazer isso.


1. Reflita

A Harvard Business Review coloca desta forma: “Pessoas estratégicas criam conexões entre idéias, planos e pessoas que outras pessoas não conseguem ver.” Mas como você pode fazer essas conexões se nunca dá a sua mente a chance de vê-las?

Em outras palavras, a primeira pista sobre como pensar estrategicamente também é a primeira palavra da frase. Você precisa pensar. E isso significa comprometer-se a desacelerar e deixar sua mente mudar as coisas.

Uma maneira simples de fazer isso é agendar um horário todos os dias ou todas as semanas em que você tenta ativamente simplesmente passar o tempo pensando. Pode ser durante uma caminhada matinal, enquanto dirige para o trabalho ou apenas durante um período enquanto você está sozinho. Seja qual for o seu pensamento, apenas certifique-se de que isso aconteça regularmente: quanto mais você fizer isso, melhor ficará.


2. Use todo o seu cérebro

Como o pensamento estratégico se refere à criação de conexões, na verdade, são necessários dois tipos de pensamento: pensamento divergente, onde analisamos o cenário geral e geramos idéias, e pensamento convergente, onde examinamos e organizamos essas idéias racionalmente. Estudos também mostram que os pensadores mais inovadores têm a capacidade de alternar rapidamente entre esses dois estilos.

A boa notícia é que qualquer um pode melhorar sua capacidade de alternar entre os dois, fazendo conscientemente a mudança de um estilo de pensamento para o outro. Um método popular para fazer isso é através da técnica Six Thinking Hats , pioneira em Edward De Bono. Isso envolve abordar um problema usando seis 'chapéus' diferentes, refletindo diferentes tipos de pensamento convergente e divergente.

Isso inclui o chapéu verde (que se concentra em possibilidades e novas idéias), o chapéu vermelho (sentimento e intuição), chapéu amarelo (otimismo), chapéu branco (informação), chapéu azul (pensamento) e chapéu preto (julgamento). Embora a mudança entre essas abordagens possa parecer desconfortável a princípio, quanto mais você pratica, melhor se torna - e mais flexível sua mente se move de uma maneira de pensar para a seguinte.


3. Amplie seus horizontes

Pensamento estratégico e curiosidade andam de mãos dadas. Afinal, quanto mais idéias e experiências estivermos expostas, mais material teremos para fazer conexões. A maneira mais eficaz de fazer isso é sair de trás de sua mesa quando puder e começar a experimentar o mundo: tente experimentar coisas novas, novos lugares e novas pessoas. Aproveite as férias que você está economizando, visite a galeria para a qual você está pensando. Mesmo tomar uma rota diferente para casa ou visitar um novo parque ou restaurante pode ajudar a estimular a mente.

Mas nem todas as novas experiências precisam ser físicas: ler sobre novos lugares, novas idéias e novas opiniões também pode ajudar nosso pensamento estratégico.

De fato, alguns especialistas acreditam que os melhores pensadores estratégicos são em forma de T. A barra na parte superior do 'T' representa a amplitude de seu conhecimento, enquanto a haste representa um entendimento profundo de sua própria área de especialização. Portanto, além de ler amplamente, você precisará entender os pontos mais delicados do seu próprio setor. Ao participar de seminários e conferências, você terá a chance de se manter atualizado, além de aproveitar a experiência e os conhecimentos de seus colegas.

Estratégia não é só pensar; também é sobre execução. Então, depois que você começar a gerar idéias e estabelecer conexões entre elas, terá que começar a tomar uma decisão sobre o que fazer em seguida.


4. Coloque-se no lugar dos outros

Outra chave para começar a pensar de forma mais estratégica é discutir suas idéias com pessoas diferentes. E isso se torna exponencialmente mais valioso quando você discute suas idéias com pessoas que pensam diferente de você. Isso porque você não apenas aumentará o conjunto de idéias e pontos de vista sobre um tópico, mas também terá a chance de analisar os problemas de uma maneira diferente. Portanto, se você gosta de detalhes, mas um colega é um quadro geral, por que não pedir que ele se junte a você para uma sessão de brainstorming? Reunir pessoal técnico e de vendas ou extraverts e introvertidos pode ser uma mina de ouro para gerar idéias.

Seus clientes também podem servir como uma grande fonte de inspiração para novas idéias e novas formas de pensar. E, incentivando-os a compartilhar seus pensamentos com você, você não acabará apenas com material para novas idéias estratégicas, estará fortalecendo relacionamentos e construindo confiança.


5. Incentive os outros

Quanto mais mentes estratégicas você tiver para gerar idéias, melhor. Então, por que não tentar construir uma cultura em seus negócios, onde todos sejam incentivados a pensar estrategicamente? A maneira mais fácil de fazer isso é começar a recompensar as pessoas que apresentam maneiras engenhosas de fazer as coisas. Nem sempre precisa ser um incentivo financeiro - geralmente apenas o reconhecimento público dos esforços de alguém é suficiente para incentivá-los.

Você também pode incentivar sua equipe a pensar de maneira mais estratégica, designando um mentor ou incorporando idéias estratégicas ao seu sistema de treinamento e avaliação de desempenho.


6. Tomar decisões

Estratégia não é só pensar; também é sobre execução. Então, depois que você começar a gerar idéias e estabelecer conexões entre elas, terá que começar a tomar decisões sobre o que fazer em seguida. E, como todos somos limitados por tempo, dinheiro e recursos, geralmente isso significa priorizar.

Para colocar sua estratégia em prática, você pode ter que abandonar algo que está fazendo, procurar um funcionário com uma nova qualificação ou gastar dinheiro em um novo escritório, um novo produto ou uma nova aquisição. Às vezes, você pode até precisar deixar a equipe ir.

A pior coisa que você pode fazer é desperdiçar seu pensamento estratégico, porque você não foi capaz de tomar uma decisão sobre o que fazer.


O valor real do pensamento estratégico

Finalmente, vale lembrar que o valor real do pensamento estratégico não é apenas gerar idéias ou tomar melhores decisões: trata-se de criar uma estrutura que proteja seus negócios no futuro, faça de você um melhor gerente e líder e ofereça as melhores chances de alcançar sucesso a longo prazo.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 31/12/2019 - 09:00Atualizado em 31/12/2019 - 09:07

As empresas de hoje sabem que, para ter sucesso no mercado, precisam ter um toque pessoal no atendimento ao cliente. Embora isso pareça ótimo no abstrato, não é tão óbvio como chegar lá. Afinal, as estratégias acontecem um passo de cada vez.

Podemos pelo menos ajudar a limpar o caminho para o primeiro passo. Essa é a importância de tratar os clientes pelo nome.

O atendimento aos clientes pelo nome está no centro de qualquer estratégia que valorize a experiência do cliente - especialmente no mundo moderno.

O valor da personalização

comunicação pessoal com os clientes

A personalização é muito importante. As estatísticas sobre personalização falam alto o suficiente por conta própria.

Mais de 70% dos clientes esperam uma experiência personalizada quando entram pela porta. Gerações mais recentes, como a geração do milênio, assumem uma experiência personalizada como algo fundamental.

Enquanto isso, a empresa de pesquisa Genesys descobriu que as empresas nos Estados Unidos perdem cerca de US $ 83 bilhões por ano como resultado do mau atendimento ao cliente . E o que acontece quando os clientes recebem um atendimento ruim? Eles irão comprar outro lugar.

Graças à digitalização de quase tudo, é fácil para os clientes encontrar um concorrente e comprar com ele - se esse concorrente atender às suas necessidades. É algo que as empresas devem prestar atenção.

Afinal, é mais caro adquirir novos clientes do que reter clientes existentes .

Qual a solução?

Melhorar experiência do cliente através de atendimento personalizado

A solução é simples: crie uma cultura da empresa enfatizando o toque pessoal do atendimento ao cliente. “Claro, isso é fácil de dizer. Mas como exatamente eu faço isso?

Vamos começar com o básico. As empresas precisam parar de pensar em si mesmas como uma empresa. Essas palavras em si têm uma espécie de fria indiferença. Mas não precisa. Porque as empresas são compostas de pessoas.

E o que a personalização se resume é promover um relacionamento de pessoa para pessoa com os seus clientes . Isso significa tratar os clientes não como "clientes", mas como pessoas com desejos, necessidades, esperanças e desejos.

Pense sempre que você passou uma ligação com uma empresa. Você ouve avisos pré-gravados esperando para falar com uma pessoa. Porque é uma pessoa que respira viva que vai ajudá-lo.

Então, qual é o primeiro passo de uma estratégia que prioriza oferecer aos clientes a melhor experiência possível? Fácil: use os nomes dos clientes .

O que há em um nome (do cliente)

nomes de clientes

"Os nomes são o som mais doce e mais importante de qualquer idioma", é uma das máximas mais citadas em Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie . E por uma boa razão também: é absolutamente verdade.

Pesquisas relacionadas à psicologia do uso do nome de alguém confirmaram o conselho de Carnegie. Nosso cérebro fica extasiado quando ouvimos o nosso nome ser chamado , chamando nossa atenção imediatamente para o som.

Por que as empresas precisam se preocupar?

Porque os nomes humanizam a interação entre uma empresa e seus clientes. Uma transação se torna uma troca entre duas pessoas, promovendo uma experiência individualizada.

O que quero dizer é que, quando nossas equipes dizem o nome de uma pessoa, nossa empresa reconhece os clientes como humanos que são. O benefício de usar o nome do cliente é criar um ambiente de experiência pessoal.

Sim, são pequenos, mas pequenos detalhes se somam.

Por este ano era isso, mas ano que vem tem mais.

Até a próxima semana.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 24/12/2019 - 09:15Atualizado em 24/12/2019 - 09:21

Se você conhece o mundo das startups, provavelmente já ouviu muitos empresários falarem sobre uma qualidade chamada "Grit".

Existem muitas maneiras de definir essa característica, muitas das quais referenciam paixão e perseverança.

Muitos definem como sendo a busca apaixonada de objetivos difíceis que impressionam e inspiram você e outras pessoas a se tornarem pessoas melhores, crescerem emocionalmente, assumirem riscos positivos e viverem melhor suas vidas.

Há vários componentes a serem trabalhados, no entanto, a raiz disso é "ikigai", o termo japonês para "aquilo que me faz acordar e sair da cama" - em outras palavras, o seu propósito.

Quando temos um propósito autêntico e conectado diretamente ao que queremos buscar por seu próprio valor intrínseco, ele nos enche da paixão que nos apóia em tempos difíceis e contratempos desafiadores.

Coragem autêntica é ter objetivos que realmente fazem as pessoas quererem se tornar melhores porque testemunham a humildade, paciência, risco, autoconfiança e autorregulação que você demonstra ao persegui-los.

É fundamental aprender três habilidades-chave para obter coragem autêntica:


Foco: Aprenda a se concentrar em uma coisa de cada vez para entender profundamente como criar novos caminhos para o sucesso.

Paixão:
Interesse-se e faça uma escolha deliberada para mergulhar nesse tópico para ver se é algo pelo qual você pode se apaixonar.


Humildade: Entreviste alguém sobre a coisa mais difícil que eles já realizaram e conte a outros sobre isso, em vez de alardear suas próprias realizações. Não poste selfies por uma semana. Não interrompa ninguém na conversa e verifique se os holofotes permanecem neles. Faça perguntas de aprendizado abertas que começam com "como" e "o quê" para que você possa expandir seu conhecimento.

As pessoas que exibem boa e autêntica coragem geralmente não perdem tempo com movimentos desperdiçados em tecnologia, com os objetivos de outras pessoas ou com a reação, de modo que aprender com essas pessoas pode mudar o foco rapidamente.

Cerque-se de pessoas semelhantes em paixão e capacidade de trabalhar duro.

Prepare o seu ambiente de trabalho diário com lembretes dos objetivos que você está perseguindo.

Quanto mais você estiver cercado por slogans, fotos e outros lembretes de onde espera chegar na vida, maior será a probabilidade de ser levado com entusiasmo e curiosidade a esses lugares.

Pense nisso.
Feliz Natal.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 17/12/2019 - 09:00

Você está parando antes da linha de chegada?

Analise sua consistência, ela pode estar sendo a diferença entre o seu fracasso e seu sucesso.

Ao longo da minha carreira, tenho me esforçado para permanecer consistente com a consistência. Até os melhores planos de negócios fracassam sem atençao a consistência. 

Se você disser que vai fazer alguma coisa, faça. Se você disser que estará em algum lugar, esteja lá. Se  for iniciar um novo processo ou iniciativa de negócios, continue e termine. Na minha experiência, a consistência é essencial para construir e, principalmente, ampliar seus negócios.

Ser consistente é uma das maneiras mais infalíveis de crescer continuamente um negócio e torná-lo bem-sucedido, mas também é algo que geralmente é ignoramos.

Manter um nível consistente de serviço é essencial, isso garante que os clientes sempre recebam um alto padrão de nossa empresa.

Cumprir consistentemente o que dizemos é muito importante para a construção de relacionamentos com clientes., mas as empresas também devem ser consistentes com os funcionários. Tendo processos padronizados para que os funcionários saibam o que devem fazer e o que a gerência espera que eles atinjam.

Para uma empresa em expansão, ser inconsistente significa ser ineficaz, portanto, manter a consistência e a confiabilidade é a verdadeira marca registrada de uma empresa de sucesso.

1. A consistência permite a medição.

Até que você tente algo novo por um período de tempo e de maneira consistente, não poderá decidir se funciona ou não. Como você mede a eficácia se o que você está medindo não é executado de forma consistente?

Normalmente novas iniciativas, processos e estruturas organizacionais precisam de pelo menos seis meses antes de julgá-las um sucesso ou fracasso. Geralmente, são pequenos ajustes em vez de grandes revisões que fazem a diferença.

2. Consistência cria responsabilidade. 

Peçaaos seus funcionários que prestem contas de seus resultados e objetivos. Eles devem esperar o mesmo em troca de sua liderança.

Priorize ​​tempo e disponibilidade para sua equipe. Trabalhe para estabelecer reuniões consistentes e recorrentes quando um projeto ou aspecto do negócio exige atenção.

O simples fato de haver um tempo definido para relatar o progresso geralmente é o catalisador que leva uma iniciativa a um fim bem-sucedido.


3. A consistência estabelece sua reputação.

O crescimento dos negócios requer um histórico de sucesso. Você não pode estabelecer um histórico se estiver constantemente mudando de marcha ou tentando táticas diferentes. Muitos esforços fracassam antes de chegarem à linha de chegada, mas não porque a tática foi falha ou os objetivos não estavam claros. O problema geralmente é que você e sua equipe não seguiram o curso para atingir o objetivo.

4. A consistência o torna relevante.

Seus funcionários e clientes precisam de um fluxo previsível de informações suas. Com frequência, vejo empresas, pequenas e grandes, adotando iniciativas para finalizá-las ou iniciar outras antes da primeira sequer ter tido tempo de ganhar força. 

5. A consistência mantém sua mensagem.

Sua equipe presta muita atenção ao que você faz do que ao que você diz. A consistência em sua liderança serve de modelo para o comportamento deles. Se você considera uma reunião sem importância, não se surpreenda ao descobrir que eles estão fazendo o mesmo com colegas de equipe ou mesmo clientes.

Quando algo não funciona, olhe para o que aconteceu e se faço algumas perguntas.

Mudamos de marcha muito rapidamente?

Parte da equipe não cumpriu um compromisso?

Ou o resultado esperado ficou fora da base desde o início?

Muitas vezes, o motivo está relacionado à falta de consistência.

Pense nisso e até a próxima

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 10/12/2019 - 09:00

Para seu crescimento as empresas geralmente consideram uma destas quatro estratégias: penetração no mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos ou diversificação.

Faz sentido, pois investir em novos mercados, aumentar a lucratividade com os clientes que você já se possui, desenvolver novos produtos ou migrar para uma nova linha de negócios, são boas maneiras de aumentar seus resultados.

Mas há outra estratégia de crescimento que é frequentemente desconsiderada, embora muitas vezes seja uma grande oportunidade para as empresas que é a coopetição .

"Coopetição" combina "competição" e "cooperação" em uma única idéia ou estratégia. Pode parecer que esses dois conceitos são diametralmente opostos, mas, de fato, concorrentes podem se beneficiar muito através de cooperação estratégica entre si.

Fazer isso, no entanto, requer pensamento criativo. Muitas vezes, vemos os outros de nosso segmento como inimigos contra os quais devemos lutar por clientes e participação de mercado.

Mas quando pensamos em nossa concorrência só dessa maneira, podemos estar atuando contra nós mesmos e a nossos clientes.

Afinal, embora as empresas de um setor possam ser concorrentes, elas normalmente atendem clientes diferentes e têm pontos fortes e fracos diferentes. Isso pode deixar lacunas entre o produto ou serviço que eles oferecem e as necessidades do cliente.

A coopetição elimina essas lacunas. A coopetição analisa verticalmente um mercado e reconhece que os concorrentes também podem ser fornecedores, como no caso da Microsoft e da Intel. Também analisa horizontalmente os mercados, reconhecendo que uma empresa pode ter uma boa penetração no mercado em uma região, mas não em outra.

A coopetição reconhece esses tipos de diferenças como oportunidades para as organizações se complementarem, em vez de competir. Essa abordagem transforma diferenças em oportunidades de crescimento para ambas as partes.

Os concorrentes então se tornam colaboradores, desenvolvendo soluções conjuntas que atendem mais completamente às necessidades do cliente.

Coopetição: uma vitória para o cliente

Então, como você pode incorporar a ideia de coopetição para ajudar sua empresa a crescer?

Comece examinando as quatro estratégias de crescimento orgânico mais comuns; A coopetição pode melhorar seu sucesso com qualquer um deles.

  • Penetração no mercado - Muitas empresas de pequeno e médio porte têm bom alcance em seus mercados domésticos, mas fora dessa área geográfica não são bem conhecidas. No entanto, eles podem ter outros pontos fortes que podem trazer. A coopetição facilita a penetração no mercado; trabalhando em colaboração com organizações dentro dos seus mercados-alvo, você traz soluções mais completas para esses clientes.
  •  
  • Desenvolvimento de mercado - O desenvolvimento de mercado é fornecer soluções mais completas para os clientes que você já possui. Muitas organizações têm uma ou duas especialidades com as quais lidam muito bem, mas podem não conseguir ajudar os clientes com necessidades fora dessas concentrações. Ao entrar em um relacionamento de coopetição com uma organização que presta os serviços que lhe faltam, você pode atender aos clientes que já possui de mais maneiras.
  •  
  • Desenvolvimento de produtos - Duas cabeças pensam melhor que uma; portanto, se sua organização está procurando maneiras de inovar e desenvolver novos produtos para atender às necessidades dos clientes, a coopetição é uma maneira de aproveitar o que outras pessoas do seu setor estão fazendo. Dois concorrentes podem trabalhar em colaboração para desenvolver novas ofertas, usando as soluções e a experiência que ambos já desenvolveram.
  •  
  • Diversificação - Por fim, todos sabemos que não devemos colocar todos os ovos em uma cesta. As indústrias crescem e evoluem com o tempo. A diversificação é uma defesa contra a mudança, pois permite que sua empresa se mova para setores relacionados, para que você não fique excessivamente dependente de um fluxo de receita. A coopetição pode permitir que sua empresa se diversifique trabalhando com outras empresas de setores relacionados.

A coopetição muda as regras. Ele permite que as organizações combinem seus conhecimentos com os de outros para criar uma solução mais completa para os clientes. Em vez de um jogo de soma zero, com um vencedor e um perdedor, os concorrentes se tornam colaboradores, que desenvolvem soluções que permitem que todos - incluindo o cliente - ganhem.

Pense nisso.

Até a próxima.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 26/11/2019 - 09:00Atualizado em 26/11/2019 - 14:43

Prestar atenção às últimas tendências pode colocar você à frente da concorrência.
E como a concorrência é acirrada, conhecer as últimas notícias e tendências de negócios,  torna mais fácil aumentar as vendas da empresa, oferecer melhores serviços aos clientes e operar seu negócio com mais eficiência.

Algumas tendências para pequenas empresas a serem observadas em 2020

1. Comentários de clientes valem ouro.
A compra de um novo produto envolve muitas etapas, mas, recentemente, os clientes começaram a se concentrar em um único aspecto acima de todos os outros, os comentários dos outros clientes. Não se trata apenas de recursos ou preços, mas também do que as outras pessoas têm a dizer sobre um determinado produto. Os clientes se sentem muito mais à vontade comprando algo que outra pessoa comprou e tentou.

Cada vez mais a pessoas hesitarão em concluir uma compra quando não houver comentários disponíveis.  Devemos cada vez mais estimular comentários de todos os clientes, pois isso nos torna muito mais atraente para outros clientes.

2. Comunicação através de celulares com seus funcionários.

Atualmente, os millennials representam 50% da força de trabalho e são projetados para representar 75% da força de trabalho até 2025. E se há uma coisa que todos sabem sobre os millennials, é que eles são muito entendidos em tecnologia e orientados a dispositivos móveis. Portanto, se você quiser manter suas equipes milenares focadas e engajadas, precisará adaptar seus esforços de comunicação ao nível deles, ou seja, a comunicação móvel primeiro.

E-mails, intranet , telefonemas ou reuniões em que 73% dos participantes não prestam atenção são métodos desatualizados para espalhar sua mensagem de maneira eficaz aos seus funcionários. Para aumentar a comunicação dos funcionários, mais empresas estão mudando para o uso de aplicativos de comunicação - isso aumenta a produtividade, aumenta o engajamento, reduz mal-entendidos e muito mais.

3 . O trabalho remoto está crescendo.

Como uma pequena empresa, a infraestrutura e o espaço podem reduzir os custos . O setor imobiliário não sai barato e as empresas precisam crescer; no entanto, se você estiver se afogando em custos, terá muito mais dificuldade. É por isso que o trabalho remoto atraiu muitas pequenas 

4. É hora de ser verde.

Muito mais pessoas estão optando por adotar um estilo de vida verde. A Beyond Meat é uma fabricante de proteínas vegetais e, desde o seu lançamento, experimentou um aumento maciço nos preços das ações - em mais de três vezes! No entanto, para os consumidores, viver um estilo de vida ecológico não significa apenas seguir uma dieta vegetariana e usar produtos de higiene orgânicos. Agora, empresas de todos os tipos e tamanhos estão ampliando seus esforços para economizar energia, reduzir o dióxido de carbono, usar materiais sustentáveis com mais frequência e otimizar as embalagens.

5. A felicidade dos funcionários é muito importante.
Os funcionários não querem apenas um salário ou promoções, eles querem ser felizes no trabalho e isso significa sentir que são importantes e que o trabalho que eles fazem contribui para os resultados. A felicidade dos funcionários é crucial e está diretamente ligada aos seus níveis de produtividade. 

O trabalho nos tempos modernos mudou, especialmente quando a muitos escritórios tem mesas de sinuca, paredes coloridas, espaços para animais de estimação, espaços de trabalho abertos e muito mais. Todos esses esforços fazem parte da cultura da empresa porque o foco está em aumentar o moral e o engajamento, mantendo os melhores funcionários e atraindo novos.

6. Benefícios não monetários precisam ser focados.
Era uma vez, tudo costumava ser sobre dinheiro, mas isso não é mais somente o que os funcionários querem. Os funcionários hoje estão buscando uma experiência, não apenas um emprego. Pacotes de remuneração tradicionais, não são mais tão atraentes. Em vez disso, os funcionários desejam que sua experiência diária de trabalho inclua motivadores mais eficazes, como telecomunicações, horário flexível de trabalho, licença por paternidade e muito mais.

7. O comércio eletrônico está dominando o jogo.

O comércio eletrônico global crescerá para cerca de US $ 5 trilhões nos próximos quatro anos. Com esses números, toneladas de varejistas estão transferindo investimentos das fachadas de lojas físicas para as lojas on-line. É importante aproveitar as mídias sociais para obter mais vendas, usar um armazém de ponta para enviar pedidos mais rapidamente e mais. Todos os itens a seguir podem ajudar seu comércio eletrônico a vencer a concorrência.

8. A Inteligencia Artificial não irá assumir o controle de tudo.

Sim, a IA nos ajudará a oferecer experiências de alto nível aos clientes, mas não substituirá o trabalhador humano. Em vez disso, precisamos considerar a IA como o colega de trabalho que nos ajuda a tornar-nos mais eficientes, para que os clientes sejam melhor atendidos.

9. O reconhecimento de voz está se desenvolvendo cada vez mais.

O Alexa e o Google Home ganharam enorme popularidade nos últimos dois anos. Um estudo do Gartner aponta que um terço das pesquisas será feita por voz já em 2020.

Isso não chega a ser surpreendente, pois realmente é muito mais fácil executar uma pesquisa com ativação por voz enquanto fazemos outra atividade qualquer de nosso dia a dia.

10. O atendimento ao cliente precisa ter um toque pessoal.

Proporcionar ao seu cliente uma experiência personalizada é fundamental, afinal, os clientes são indivíduos com seus próprios gostos e desejos. Considere a Amazon, ao visitar sua página inicial, você vê recomendações de produtos semelhantes a algo que você comprou antes - se você comprou livros, verá mais livros ou, se estava usando tênis, mais equipamentos para exercícios serão direcionados. Sua página inicial na Amazon é adaptada às suas necessidades.

O Gartner também informou que os mecanismos de personalização inteligente que reconhecem a intenção do cliente também permitirão que as empresas digitais aumentem os lucros em até 15%.  Em vez de achar que isto só é possível no mundo on line, você pode entender como conhecer melhor seus clientes e mostrar opções mais relevantes para eles.

2019 ainda não acabou, mas essas são as algumas tendências para ficar de olho em 2020. Mantenha-se à frente da concorrência, adicionando dessas tendências aquelas que mais fazem sentido ao seu negócio e estratégia de crescimento. Esta é uma boa forma de manter seus negócios à frente da concorrência.

Pense nisso e até a próxima semana.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 05/11/2019 - 09:00

Testes A / B são experimentos para determinar quais variações diferentes de uma experiência ou ações apresentam melhor desempenho.

Ao apresentar diferentes versões aos clientes simultaneamente e analisar  os resultados você entenderá qual a melhor versão e mantê-la em prática.

Os testes A / B demonstram a eficácia de possíveis mudanças, permitindo decisões baseadas em dados e garantindo impactos positivos para seu negócio.

Os testes A / B são muito usados no mundo on line mas podem lhe inspirar em decisões no mundo off line também.

Um teste A / B pode fazer muito mais do que provar como as alterações podem impactar suas conversões no curto prazo, eles ajudam você a priorizar o que fazer no futuro também.

Quando utilizado s de forma contínua e consistente, os testes A / B podem melhorar a experiência geral dos clientes, aumentando suas taxas de conversão no curto e no longo prazo.

Benefícios dos testes A / B:

a) Maior envolvimento dos clientes

São muitos os elementos que podem ser testados, desde uma página web, aplicativo, anúncio, e-mail até suas abordagens pessoais ou por telefone.

Você pode testar o título de uma postagem ou a linha de assunto de um email, imagens, roteiro, layout, fontes e cores, entre outros.

 

b) Conteúdo aprimorado e taxas de conversão aumentadas

Os testes contribuem com o processo de criação, consideração e avaliação de campanhas, pois revelam qual linguagem ou estratégia é mais eficaz tornando as versões finais melhores para os clientes.

Um teste A / B é o meio mais simples e eficaz para determinar o melhor conteúdo para converter visitas em inscrições e compras. Saber o que funciona e o que não ajuda a converter mais leads.

 

c) Facilidade de análise e resultados rápidos

A determinação de um vencedor e um perdedor de um teste A / B é direta. Escolha as métricas que explicam melhor seus objetivos e análise qual versão deu melhor resultado.

Mesmo um tamanho de amostra relativamente pequeno em um teste A / B pode fornecer resultados significativos ​​sobre quais mudanças são mais atraentes para seus clientes.

Um dos principais benefícios dos testes A / B como demonstrado acima é aumentar as vendas.

Além do aumento inicial das vendas, as mudanças permitidas a partir dos testes A / B oferecem melhores experiências aos clientes.

E isso, por sua vez, geram maior confiança na marca, criando clientes mais fiéis e, portanto, aumentam as vendas.

 

Estude mais sobre testes A / B garanto que você e sua empresa terão muito a ganhar.

Até a próxima.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 29/10/2019 - 09:00Atualizado em 29/10/2019 - 21:20

Neste fim de semana estive na Convenção da ABF - Associaçao Brasileira de Franchising e escrevo este artigo ainda impactado por esta experiência.

Construí minha empresa graças a uma rotina de viagens pelo Brasil e algumas mundo afora e posso dizer por experiência própria, que não só é possível, mas também há benefícios reais. 

Aqui estão cinco razões para sair de sua cidade e levar você e seu negócio para a estrada.

1. Você aprenderá a ser mais produtivo.

A viagem obriga a se concentrar na única variável que você pode controlar como empreendedor, que é seu hábito de trabalho.

Viajar atua como um grande motivador para realizar o trabalho.  Não apenas há uma abundância de atividades e lugares para explorar em seu negócio, mas também é um lembrete constante da vida que você deseja e da liberdade que está tentando criar.  Não há tempo para procrastinação.

 

Além disso, como você está constantemente indo de um lugar para outro, sua confiança na tecnologia aumenta. 

A princípio, isso pode parecer uma desvantagem.  Porém, as ferramentas certas podem ajudá-lo em suas tarefas e reuniões.  Tudo é feito dentro do cronograma, porque não há outra escolha.

2. Você encontrará muita inspiração.

Muitos empreendedores abaixam a cabeça e vão trabalhar com seus empreendimentos comerciais sem, muitas vezes, olhar para fora de sua região ou mercado.

Embora o trabalho árduo seja parte integrante da construção de um negócio de sucesso, não parar para refletir pode prejudicar sua capacidade de apresentar novas idéias e encontrar inspiração. 

Viajar pode levar a algumas idéias surpreendentes sobre como as coisas funcionam.

3. Viajar pode reduzir seus custos.

Quando se trata de despesas, a maioria das pessoas pensa que ficar parado é a melhor maneira de manter os custos baixos.

Viajar de forma programada pode não ser tão caro quanto a maioria das pessoas pensa. 

Além disso, muitas vezes uma viagem para visitar um cliente pode encurtar e muito o tempo de fechamento de um negócio.

4. Você irá expandir sua rede.

Muitos empreendedores agora estão viajando pelo mundo conhecendo pessoas e fazendo novas conexões. 

Você pode conhecer fisicamente investidores, possíveis co-fundadores, freelancers e muitos outros com quem você pode optar por trabalhar ou não no final da linha. 

Ao conhecer, pessoalmente alguém, terá uma melhor analise se deseja prosseguir com um relacionamento comercial.

Invariavelmente, você também encontrará pessoas inesperadas que afetarão profundamente seus negócios.

Algumas das maiores idéias revolucionárias para o meu negócio são de pessoas que conheci viajando e que aumentaram, em muito, os nossos resultados.

5. Você pode ter um melhor padrão de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Você não se sentiria mais motivado a trabalhar nos seus negócios se pudesse fazer um exercício matinal rápido ou após fazer uma aula de tênis?

Quando você viaja, realiza muitas coisas que não necessariamente faria ou experimentava em casa. 

Isso mantém seu corpo ativo e sua mente saudável.  E, se você não é saudável o suficiente para trabalhar em seus negócios, para o que está construindo?

Como viajante, não faltam opções para escolher.  Existem muitas cidades ótimas para fazer negócios.  A única coisa que te impede é o medo do desconhecido.

Hoje, é mais fácil do que nunca levar seus negócios para qualquer lugar.  Usando a tecnologia, mantendo o foco nas prioridades e dando tempo para descansar e refletir, você pode aumentar significativamente o sucesso do seu negócio.

Pense nisso e até a próxima.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 22/10/2019 - 09:00

Muito, mas muito se fala em inovação hoje em dia, não só aqui em nossa região, mas globalmente.

Muitos gestores pedem a suas equipes para inovar, para pensar fora da caixa, mas na hora de implementar não querem arriscar.

Como fornecedor de serviços já vivi muitas situações em que o discurso e a prática não batem.

Já fomos chamados por empresários nos pedindo por algo novo, ou inovador e na hora H nos perguntaram: "Mas onde isso já foi implementado?"

As organizações e seus gestores tem comportamentos muito contraditórios com inovação.

Fazem pressão para surgir novas idéias inovadoras que impulsionarão os negócios. No entanto, as idéias que sejam realmente inovadoras sofrem com muita resistência de todos os lados da empresa, de cima abaixo.

Como resultado, as organizações podem ficar presas a uma série de inovação incrementais, lançando apenas idéias que estão próximas do já que foi feito antes.

A inovação invariavelmente leva as organizações para fora de suas zonas de conforto. Inovar é desconfortável, é dolorido, pois fazer coisas novas te levam a lugares onde nunca foi antes.

A inovação incremental é fundamental, ela garante o dia a dia, a melhoria contínua. No entanto, se quisermos criar algo disruptivo que crie um novo oceano azul, precisamos aprender a ficar mais à vontade com desconforto, com a falta de certeza.

Querer 100% de certeza que vai dar certo irá sempre matar a inovação disruptiva.

Logo após os aplausos e o extase da ideia inicial, a inovação disruptiva será colocada na gaveta esperando o momento seguro de colocá-la em prática.

Esse momento pode nunca chegar ou pior, podemos ver nossa ideia sendo implementada por um concorrente.

Isso deve nos fazer refletir sobre o modo como avaliamos o risco.

As organizações são especialistas em identificar os riscos de uma nova idéia. Mas muitas vezes há um ponto cego para os riscos de não correr esses riscos. Jogar sempre pelo seguro pode ser o risco mais arriscado de todos.

Pense nisso e até a proxima.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 08/10/2019 - 09:00

PaaS é uma plataforma como serviço.

 

No modelo de plataforma como serviço (PaaS), os desenvolvedores alugam basicamente tudo o que precisam para criar um aplicativo, contando com um provedor de nuvem para ferramentas de desenvolvimento, infraestrutura e sistemas operacionais. Este é um dos três modelos de serviço de computação em nuvem.

 

O PaaS simplifica bastante o desenvolvimento de aplicativos da web; da perspectiva do desenvolvedor, todo o gerenciamento de back-end ocorre nos bastidores. Embora o PaaS tenha algumas semelhanças com a computação sem servidor , há muitas diferenças críticas entre eles.

 

Existem três modelos de serviço de computação em nuvem:

 

PaaS - Plataforma como Serviço

SaaS - Software como Serviço

IaaS - Infraestrutura como Serviço

 

IaaS refere-se à infraestrutura de computação em nuvem - servidores, armazenamento etc. - gerenciada por um fornecedor de nuvem, enquanto SaaS refere-se a aplicativos completos hospedados na nuvem e mantidos pelo fornecedor de SaaS.

 

Se um cliente de SaaS é como alguém que aluga uma casa, então um cliente de PaaS é como alguém que aluga todo o equipamento pesado e ferramentas elétricas necessárias para construir rapidamente uma casa, se as ferramentas e equipamentos forem mantidos e reparados continuamente pelo proprietário.

 

Como o PaaS se compara aos ambientes de desenvolvimento hospedados internamente?

 

O PaaS pode ser acessado por qualquer conexão com a Internet, possibilitando a criação de um aplicativo inteiro em um navegador da Web. Como o ambiente de desenvolvimento não é hospedado localmente, os desenvolvedores podem trabalhar no aplicativo de qualquer lugar do mundo. Isso permite que equipes espalhadas por locais geográficos colaborem. Isso também significa que os desenvolvedores têm menos controle sobre o ambiente de desenvolvimento, embora isso ocorra com muito menos sobrecarga.

 

O que está incluído no PaaS?

 

As principais ofertas incluídas pelos fornecedores de PaaS são:

 

Ferramentas de desenvolvimento

 

Middleware

 

Sistemas operacionais

 

Gerenciamento de banco de dados

 

A infraestrutura

 

Diferentes fornecedores também podem incluir outros serviços, mas esses são os principais serviços de PaaS.

 

Ferramentas de desenvolvimento:

 

Os fornecedores de PaaS oferecem uma variedade de ferramentas necessárias para o desenvolvimento de software, incluindo um editor de código-fonte, um depurador, um compilador e outras ferramentas essenciais. Essas ferramentas podem ser oferecidas juntas como uma estrutura. As ferramentas específicas oferecidas dependerão do fornecedor, mas as ofertas de PaaS devem incluir tudo o que um desenvolvedor precisa para criar seu aplicativo.

 

Middleware:

 

As plataformas oferecidas como um serviço geralmente incluem middleware, para que os desenvolvedores não precisem construí-lo. Middleware é um software que fica entre aplicativos voltados para o usuário e o sistema operacional da máquina; por exemplo, o middleware é o que permite ao software acessar a entrada do teclado e do mouse. O middleware é necessário para a execução de um aplicativo, mas os usuários finais não interagem com ele.

 

Sistemas operacionais:

 

Um fornecedor de PaaS fornecerá e manterá o sistema operacional em que os desenvolvedores trabalham e o aplicativo é executado.

 

Bases de dados:

 

Os provedores de PaaS administram e mantêm bancos de dados. Eles geralmente também fornecem aos desenvolvedores um sistema de gerenciamento de banco de dados.

 

A infraestrutura:

 

O PaaS é a próxima camada do IaaS no modelo de serviço de computação em nuvem, e tudo incluído no IaaS também está incluído no PaaS. Um provedor de PaaS gerencia servidores, armazenamento e data centers físicos ou os compra de um provedor de IaaS.

 

Por que os desenvolvedores usam PaaS?

 

Menor tempo de colocação no mercado:

 

O PaaS é usado para criar aplicativos mais rapidamente do que seria possível se os desenvolvedores precisassem se preocupar em criar, configurar e provisionar suas próprias plataformas e infraestrutura de back-end. Com o PaaS, tudo o que eles precisam fazer é escrever o código e testar o aplicativo, e o fornecedor lida com o resto.

 

Um ambiente do início ao fim:

 

O PaaS permite aos desenvolvedores criar, testar, depurar, implantar, hospedar e atualizar seus aplicativos, tudo no mesmo ambiente. Isso permite que os desenvolvedores tenham certeza de que um aplicativo Web funcione corretamente como hospedado antes do lançamento e simplifica o ciclo de vida do desenvolvimento do aplicativo.

 

Preço:

 

O PaaS é mais econômico do que o aproveitamento do IaaS em muitos casos. A sobrecarga é reduzida porque os clientes de PaaS não precisam gerenciar e provisionar máquinas virtuais. Além disso, alguns provedores possuem uma estrutura de preços de acordo com o uso, na qual o fornecedor cobra apenas pelos recursos de computação usados ​​pelo aplicativo, geralmente economizando dinheiro para os clientes. No entanto, cada fornecedor tem uma estrutura de preços ligeiramente diferente e alguns fornecedores de plataformas cobram uma taxa fixa por mês.

 

Facilidade de licenciamento:

 

Os provedores de PaaS lidam com todo o licenciamento de sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento e tudo mais incluído em sua plataforma.

 

Quais são as possíveis desvantagens do uso de PaaS?

 

Bloqueio do fornecedor:

 

Pode ser difícil mudar de provedor de PaaS, já que o aplicativo é criado usando as ferramentas do fornecedor e especificamente para sua plataforma. Cada fornecedor pode ter requisitos de arquitetura diferentes. Fornecedores diferentes podem não suportar os mesmos idiomas, bibliotecas, APIs, arquitetura ou sistema operacional usados ​​para criar e executar o aplicativo. Para trocar de fornecedor, os desenvolvedores podem precisar reconstruir ou alterar fortemente seu aplicativo.

 

Dependência de fornecedor:

 

O esforço e os recursos envolvidos na mudança de fornecedores de PaaS podem tornar as empresas mais dependentes de seus fornecedores atuais. Uma pequena alteração nos processos internos ou na infraestrutura do fornecedor pode ter um enorme impacto no desempenho de um aplicativo projetado para executar com eficiência na configuração antiga. Além disso, se o fornecedor alterar seu modelo de preços, um aplicativo poderá se tornar repentinamente mais caro de operarn

Este é um modelo de negócios cada vez mais comum no mundo da Tecnologia, vale a pena conhecer mais.

 

Até a próxima.

 

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 01/10/2019 - 09:00

Passei quase duas semanas no Vale do Silício conhecendo de perto a energia e a cultura empreendedora daquele lugar, visitando diversas empresas e claro, fazendo muito networking.

Agora, de volta ao Brasil, é hora de colocar em prática e aplicar todo o conhecimento que adquirimos.

Abaixo um pouco da experiência que tivemos e que quero compartilhar com outros empreendedores.

1) A Cultura

Todos falam de Cultura como fator essencial para o sucesso das startup e eu sou uma pessoa que sempre defendeu isso. O que percebi por lá é que quando eles falam de cultura, eles não estão necessariamente falando de “vestir a camisa”, como muitos acreditam.

A cultura para eles é um alinhamento (comprometimento) de todos com suas metas, com seus colegas de trabalho e com o ambiente da empresa. Todos trabalham juntos por objetivos em comum.

Isso significa que:

– Os funcionários podem jogar vídeo game às 15h? Sim.

– Eles podem não ir trabalhar? Sim.

Mas desde que cada um cumpra com suas entregas e resultados.

2) A Diferença

Uma das maiores diferenças que percebi é o mindset.

Primeiro de tudo muita vontade e agilidade para fazer negócios.

Respostas "Sim" ou "Não" muito rápidas, principalmente o "Não" mas se você receber um "Sim" eles são mais rápidos ainda.

Segundo, Go Global ou Go Home. Na Câmara de Comércio de São Francisco ouvimos exatamente isso do diretor da divisão LATAM. “Se a startup não tiver produto global, nem precisa vir”.

Entretanto, ficou muito claro que pra ser global é preciso de muita preparação e recursos. Afinal, você vai competir com os maiores.

Não adianta vir com site “meia-boca”, sem cases com marcas globais, sem customer sucess e sem time de vendas.

3) São Francisco e o Vale 

Tanto o Vale quanto SF respiram inovação. Tanto que os gigantes estão todos procurando abrir escritórios na região. Equipes de tecnologia de todo o mundo estão se mudando para lá para continuar inovando.

5) Aceleradoras

Em  visita à GSV e Plug and Play, percebemos que o modelo de negócio da aceleradora é diferente das que temos no Brasil. É uma mudança que impacta todo o ecossistema: enquanto as aceleradoras do Brasil procuram fazer dinheiro com exits/fusão. 

As aceleradoras fazem dinheiro com patrocínio de grandes empresas que querem acessar de startups.

Com isso, as startups ganham parceiros sensacionais, primeiros clientes e em muitos casos, escala imediata.

 

 

6) A Educação

Tivemos a oportunidade de fazer um tour em Stanford e descobri o quanto estamos atrasados quando o assunto é educação. A universidade é simplesmente incrível!

Os incentivos aos esportes e aos projetos individuais dos alunos, as turmas de poucos alunos, os professores que acompanham os alunos no laboratório durante a madrugada quando o projeto está atrasado, os dormitórios no campus, o processo seletivo, as bolsas para quem precisa, são apenas alguns dos fatores que fazem com que pessoas incríveis saiam de lá para construírem carreiras fantásticas, empresas e ONGs de sucesso e muito mais.

Com certeza vale a pena visitar o Vale do Silício, e participar de uma Missão Internacional reduzirá muito seu tempo em agendar reuniões, participar de eventos e visitas específicas e falar com as pessoas certas, nos lugares certos, de acordo com seu interesse.

Mas não pense que em uma semana você irá conseguir tudo: prospectar, fazer reuniões e fechar vendas, por isso, tenha em mente que um bom planejamento ANTES e APÓS a Missão é fundamental para se obter resultados futuros.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 27/08/2019 - 09:00

 

É impressionante quantas pessoas tem a falsa ideia de que ou as empresas são inovadoras ou não.

Esta é uma perspectiva muito simplista que não leva em conta os diferentes tipos de inovações que as empresas podem fazer e fazem.

Para este post, dividi a inovação em duas dimensões: Tecnologia e Mercado, o que nos dá os seguintes 4 tipos de inovação:

Inovaçao Incremental

A Inovação Incremental é a forma mais comum de inovação. Ela utiliza sua tecnologia existente e aumenta o valor para o cliente (recursos, alterações de design, etc.) dentro do mercado existente. 

Quase todas as empresas tem algum tipo de inovação incremental, mesmo sem perceber que estão inovando.

Exemplos incluem adicionar novos recursos a produtos ou serviços existentes ou até mesmo remover recursos (valor por simplificação). 

Mesmo pequenas atualizações na experiência do usuário podem agregar valor.

 

Inovação Disruptiva

A inovação disruptiva envolve a aplicação de novas tecnologias ou processos no mercado atual de sua empresa. 

Esta nova tecnologia é, muitas vezes, mais cara, tem menos recursos, ou é mais difícil de usar e não é tão esteticamente agradável. 

É apenas após algumas iterações que a tecnologia mais recente ultrapassa a antiga e perturba todas as empresas existentes. 

Depois disso, pode ser tarde demais para as empresas estabelecidas competirem rapidamente com a tecnologia mais recente.

Existem alguns exemplos de inovação disruptiva, sendo que um dos mais proeminentes é a do iPhone pela Apple no mercado de telefonia móvel. Antes do iPhone, os telefones mais populares dependiam de botões ou teclados para a entrada do usuário.

Inovação de Modelos de Negócios

A inovação de modelo de negócios (ou architectural em inglês) é simplesmente aproveitar as lições, habilidades e tecnologia geral e aplicá-las dentro de um mercado diferente. 

Essa inovação pode ser incrível no aumento de novos clientes se o novo mercado for receptivo. 

Na maioria das vezes, o risco envolvido na inovação de modelos de negócios tende a ser menor devido ao conhecimento existente para reintrodução de uma tecnologia já comprovada. 

Embora em quase todos os casos seja necessário ajustes para atender às exigências do novo mercado.

Inovação Radical

A Inovação radical, em geral, é o que pensamos quando consideramos a inovação. 

Dá origem a novas indústrias (ou engole as existentes) e envolve a criação de tecnologia revolucionária. 

O avião, por exemplo, não foi o primeiro meio de transporte, mas foi revolucionário por permitir que as viagens aéreas, mais rápidas e melhores, se desenvolvessem e prosperassem.

Os quatro tipos diferentes de inovação mencionados aqui - Incremental, Disruptivo, de Modelo de Negócios e Radical - ajudam a ilustrar as várias maneiras pelas quais as empresas podem inovar. 

Há, certamente, mais maneiras de inovar do que essas quatro, mas o mais importante é encontrar o (s) tipo (s) adequado (s) à sua empresa e executar para transformá-los em sucesso.

Até o próximo.

 

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 20/08/2019 - 09:00

 

O viés de sobrevivência é o ato de se concentrar em pessoas, empresas ou estratégias de sucesso e ignorar aqueles que falharam. 

Por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, forças aliadas estudaram aviões que voltaram mesmo sendo baleados para decidir onde reforçar suas estruturas com a colocação de armaduras. 

Ao negligenciar onde teriam sido os buracos de bala em aviões perdidos, eles perderam oportunidades de entender que áreas são de fato as mais vulneráveis nos aviões.

Confira este TED Talk para saber mais sobre o viés de sobrevivência:

Então, como podemos evitar o viés de sobrevivência nos negócios?

Aqui estão cinco exemplos comuns de viés de sobrevivência  e sugestões sobre como se proteger contra cada um deles.

Exemplos de viés de sobrevivência:


1. “Os aviões voltando para casa da batalha têm buracos de bala em todos os lugares, exceto o motor e o cockpit, então devemos colocar armaduras em todos os lugares, menos no motor e na cabine do piloto. "


Embora, esse exemplo não tenha uma correlação direta com os negócios, começo por aqui porque este é considerado o berço da ideia de viés de sobrevivência.

Na Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas queriam adicionar armaduras de proteção a seus aviões de guerra. Como os recursos eram escassos, eles não podiam adicionar armadura em todo o avião. Assim, os especialistas precisavam decidir quais áreas eram mais vulneráveis ​​a ataques e que se beneficiariam mais com proteção adicional.

Para decidir onde alocar a armadura, eles estudaram aviões que haviam sido atingidos, mas conseguiram chegar em casa com sucesso. Eles descobriram que esses aviões não tinham feito buracos de balas no motor ou no cockpit, de modo que a óbvia linha de pensamento os levou a colocar armaduras em todos os lugares, exceto no cockpit e no motor.

Felizmente, o matemático Abraham Wald apontou a falha em seu plano: eles estavam apenas analisando os aviões que tinham chegado em casa com segurança. A localização dos buracos de balas não foi fatal para os aviões e, portanto, a aeronave não foi derrubada. Ele recomendou que os militares colocassem armaduras nas áreas onde a aeronave sobrevivente não possuia buracos de bala, que eram no motor e cockpit.

Ao analisar os aviões que falharam, Wald deu início à ideia do viés da sobrevivência - e provavelmente salvou muitas vidas.

2. “ Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg abandonaram a faculdade e se tornaram milionários, então eu também vou conseguir. ”


Uma pesquisa rápida no Google sobre "Fundadores de sucesso que abandonaram a faculdade" vai mostrar alguns dos maiores nomes do mundo. Jobs, Gates e Zuckerberg são exemplos de empreendedores que tiveram uma ideia, deram um salto e, milagrosamente, tiveram sucesso.

Mas ao igualarmos o sucesso deles ao trabalho duro, ignoramos um fato muito importante: para cada abandono bem-sucedido da faculdade, há centenas, senão milhares, que não tiveram a mesma sorte.

Os fundadores que colocamos em pedestais trabalharam muito, mas também houve muitos eventos circunstanciais que abriram caminho para o sucesso. Na verdade, a pesquisa mostra que a maioria dos executivos mais bem-sucedidos dos Estados Unidos se formou na faculdade - 94%, para ser exato.

Assumir que um diploma universitário não é necessário para ser bem sucedido é um exemplo de viés de sobrevivência. Embora possa não ser certo para todos, é importante analisar todos os fatos disponíveis antes de tomar uma decisão.

3. “ Se eu ler as biografias dos empresários mais bem sucedidos do mundo, vou entender como ser bem sucedido. "
“ Os hábitos matutinos das pessoas bem-sucedidas ” , “ As seis características que todos os bilionários têm em comum ” , “ A única coisa que Jeff Bezos diz que o tornou bem-sucedido.

Quantos desses artigos você clicou? Eu também cliquei nestes e em muitos outros.

Adoramos a ideia de que, ao aprendermos sobre nossos ídolos, poderemos imitar seu sucesso. O problema é que esses artigos - e até mesmo biografias profundas - não apresentam todos os dados necessários para que possamos espelhar seu sucesso. Ignoramos as variáveis ​​que não são visíveis para o leitor médio e tomamos decisões com dados incompletos.

Embora seja difícil encontrar livros sobre as centenas de pessoas que provavelmente tentaram e não conseguiram criar a Amazon antes de Bezos, é importante lembrar que tentar recriar o sucesso do sucesso não se traduzirá necessariamente em resultados semelhantes. Às vezes a pressa não é suficiente e as circunstâncias assumem o controle.

4. “ Se eu modelar minha empresa depois de Netflix, terei sucesso. "

Você provavelmente já viu frases ciomo essa usadas em referência a novas startups comentadas. 

As probabilidades não estão a seu favor e modelar sua empresa depois de uma que foi um sucesso não garante que você alcance o mesmo nível de sucesso.

Esta versão do viés de sobrevivência leva muitos fundadores a tentar encaixar seus negócios em um modelo que não é certo para o mercado atual, seu público ou seu estágio de crescimento.

Ao iniciar um novo negócio, inspire-se nas empresas que você admira, mas avalie o mercado para entender como você deve evoluir para o bem-estar de sua ideia.

5. "Eu tenho um baixo numero de reclamações" ou "O NPS ou satisfação dos meus clientes é alta"

Basear tomada de decisões em numeros de reclamações é extremanente perigoso hoje em dia. As pessoas não reclamam tanto quanto imaginamos, elas geralmente trocam de fornecedor. 

Portanto, achar que sua empresa é um sucesso porque as pessoas não reclamam pode ser um erro grave.

Da mesma forma tomar decisões baseadas somente em pesquisas de pós vendas por ser perigoso, mas pois os maiores aprendizados estão nos clientes que que não compraram.

E esses clientes nunca, ou quase nunca, são pesquisados.

 

Agora que você entende o que é um viés de sobrevivência busque identificar se está ou não caindo numa dessas armadilhas.

Até a próxima.

 

 

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 13/08/2019 - 09:00Atualizado em 13/08/2019 - 09:02

 

A inovação tornou-se uma palavra de muito usada e que pode ser difícil lembrar o que realmente significa. 

Dependendo de com quem você fala, a barra de “inovação” pode parecer incrivelmente alta (“Vamos ser a próxima Netflix!”), Ou muito baixa (“Vamos pendurar algumas redes e colocar uns puffs em nosso escritório!”). 

Existem várias maneiras diferentes pelas quais uma empresa pode inovar. Neste artigo dividi a inovação em três categorias gerais: produto, processo e modelo de negócios. 

Ao estreitar seu foco nestes 3 tipos específicos de inovação meu objetivo é facilitar seu entendimento para torná-lo um inovador mais eficaz e estratégico.

Inovação de Produto

Quando as pessoas pensam em inovação, geralmente pensam em inovação de produto. A inovação de produto pode vir de três formas diferentes.

a) O desenvolvimento de um novo produto, como o Fitbit ou o Kindle da Amazon. 

b) Uma melhoria do desempenho do produto existente, como um aumento na resolução da câmera digital do iPhone7. 

c) Um novo recurso para um produto existente, como janelas elétricas para um carro.

Os impulsionadores da inovação de produto podem ser avanços tecnológicos, mudanças nos requisitos do cliente ou design de produto desatualizado. A inovação do produto é geralmente visível para o cliente e deve resultar em uma maior demanda por um produto.

Inovação de Processos

Inovação de processos é provavelmente a forma menos sexy de inovação. Processo é a combinação de recursos, habilidades e tecnologias usadas para produzir, entregar e oferecer suporte a um produto ou fornecer um serviço. Dentro dessas categorias amplas, existem inúmeras maneiras de melhorar o processo.

A inovação de processo pode incluir mudanças no equipamento e na tecnologia usados na manufatura (incluindo o software usado no projeto e desenvolvimento do produto), melhoria nas ferramentas, técnicas e soluções de software usadas para ajudar na cadeia de fornecimento e sistema de entrega, mudanças nas ferramentas usadas para vender e manter o seu bem, bem como os métodos utilizados para contabilidade e atendimento ao cliente.

Embora a inovação de produto seja geralmente visível para seus clientes, uma mudança no processo é normalmente vista e valorizada internamente. Em geral, as alterações no processo reduzem os custos de produção com mais frequência do que geram um aumento na receita. Dos três tipos de inovação, o processo é tipicamente o de menor risco.

Exemplos:

  1. Um dos exemplos mais famosos e inovadores de inovação de processo é a invenção de Henry Ford da primeira linha de montagem móvel do mundo. Este processo não apenas simplificou a montagem do veículo, mas reduziu o tempo necessário para produzir um único veículo de 12 horas para 90 minutos.

  2. Recentemente, o Grupo Bimbo, uma empresa de panificação tem 65 fábricas e 2,5 milhões de centros de vendas localizados em 22 países, em 3 continentes. Como resultado, os membros da equipe executiva viajam muito, reunindo-se com seus subordinados diretos em todo o mundo. Ter um painel de vendas móvel fornece à equipe acesso rápido às informações de vendas e outros KPIs para cada país, canal e marca, eliminando adivinhações nas decisões de vendas e reduzindo o tempo de reunião.

Inovação do modelo de negócios

A inovação do modelo de negócios não implica necessariamente mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na maneira como é trazido ao mercado. 

A inovação do modelo de negócios é provavelmente o mais desafiador dos tipos de inovação, pois provavelmente apresentará uma organização com requisitos importantes para a mudança. Muitas vezes, os próprios recursos ou processos que foram otimizados para tornar uma empresa bem-sucedida e lucrativa se tornarão os alvos de transformação. Em alguns casos, essas alterações podem ameaçar elementos da identidade da empresa e entrar em conflito com as expectativas ou promessas da marca.

Enquanto a inovação de produto e processo pode ser incremental e moderada, a inovação do modelo de negócios é quase sempre radical, arriscada e transformadora.

Ao falar sobre inovação de modelos de negócios, sem dúvida, nomes como AirBnB, Uber ou Spotify aparecerão. Esses são exemplos perfeitos de empresas de movimentos rápidos que conseguiram romper mercados milenares (táxi de hotel, música) modificando ou invertendo o modelo de negócios tradicional da indústria.

Por causa dessas potências, muitos podem presumir que apenas startups são capazes de inovar em massa modelos de negócios.As startups têm uma grande vantagem devido à sua capacidade de iterar e adaptar seus modelos, pois estão no processo de criação de um projeto inicial de modelo de negócios; no entanto, existem várias organizações grandes e bem estabelecidas que se apoiaram em suas vantagens de uma base maior de clientes e recursos maiores para desafiar seu modelo de negócios existente e “romper” a si mesmos.

Exemplos:

  1. A IBM gerenciou mudanças nas ofertas de clientes de mainframes para computadores pessoais para serviços de tecnologia.

  2. A Amazon encontrou um novo canal para o cliente por meio da tecnologia, eliminando o tradicional canal de distribuição varejista e desenvolvendo relacionamentos diretos.

Em vez de metas genéricas de inovação, tente aprimorar seu foco em um tipo específico de inovação. Depois de fazer isso, você pode começar a fazer perguntas mais úteis, como "Como a facilidade de uso desse produto pode melhorar?" Ou "Em que processo de contratação gastamos mais tempo?" Respondendo a essas perguntas por meio de entrevistas e pesquisa você apontará você de uma maneira mais clara (embora às vezes arriscada) para os esforços de inovação de sua empresa.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 06/08/2019 - 09:00Atualizado em 06/08/2019 - 09:24

 

Desde a infância todos nós aprendemos com imitações.

Todo ser humano aprende com seus pais com seus amigos com a sociedade, de uma forma geral se não copiassemos não aprenderíamos coisas como, linguagem, expressão corporal, estilo de vida e etiqueta, por exemplo.

Se copiar faz parte do nosso processo de aprendizado, então por que não copiar um modelo que já é lucrativo e vencedor para ter sucesso no seu negócio.

Você pode usar o Copycat como estratégia para desenvolver ou melhorar o seu modelo de negócio. Para ter sucesso não é necessário reinventar a roda.

Os empreendedores que usam copycat podem ter sucesso porque replicam modelos de negócios que já são vencedores em outros mercados ou países.

Com o copycat é mais fácil começar, pois exige menos esforços e há uma necessidade  menor de  ter que lutar com tentativas e erros. As chances de falhar no começo também são menores.
Usar o Copycat como estratégia de criação de um negócio pode ser muito bom mas isso não significa que ela servirá para sempre. Obviamente você vai precisar a partir desse início criar diferenciais em relação aos negócios que já existem para poder se destacar no mercado. O copycat, não é por si só, a garantia de sucesso de um negócio. Ele pode ser um bom começo, mas não é o que vai garantir que o negócio vai ter sucesso eternamente.

Caso você decida usar o Copycat como estratégia para o seu modelo de negócios vou dar aqui umas dicas de como começar:

  1. Encontre um tipo de negócios ou segmento que faça sentido para você e que você tenha aptidão para tocar;
  2. Dentro desse segmento encontre o líder, aquele que melhor atua. Com ele aprenda sobre os seus produtos sobre suas estratégias. Que tipo de promoções que faz, como se comporta, como se relaciona com seus clientes, como se relaciona nas redes sociais e quais estratégias ele coloca em prática no dia a dia;
  3. Não faça isso somente antes de começar o seu negócio. Mantenha o monitoramento constante da empresa líder. Fique acompanhando o seu negócio, verifique seu progresso e veja para onde que ele está indo. Acompanhe continuamente;
  4. Faça uma lista do que deseja melhorar em seu negócio em relação ao modelo de negócio do líder do seu segmento;
  5. O copycat tem limites. Tome cuidado com aspectos legais  e não faça nada que seja ilegal ou antiético;

Em linhas gerais um Copycat pode ser um bom começo, é uma forma de entregar o modelo de negócios vencedor em outro mercado e colocar no em prática dentro do seu mercado.

Leia e estude mais sobre o assunto para se aprofundar.

Até a próxima.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 30/07/2019 - 09:00Atualizado em 30/07/2019 - 09:45

Pesquisas mostram que a grande maioria dos executivos vêem a inovação como crítica para seus negócios.

Mas, se você quiser tornar sua organização mais ágil e inovadora, por onde começar?

Você poderia lançar uma grande iniciativa com belos discursos, aulas de treinamento e um esquema de ideias, mas você pode ter tentado tudo isso no passado e mesmo assim ter fracassado.

O melhor é começar com uma avaliação brutalmente honesta sobre o que está impedindo que a inovação aconteça.

As organizações involuntariamente desenvolvem bloqueios internos à inovação em termos de cultura e práticas corporativas.

Não adianta fazer brainstorming super fértil em idéias se houver bloqueios que impeçam a implementação das boas idéias.

Nas minhas conversas com clientes sobre inovação, começamos discutindo o que é inovação e quais são seus benefícios.

Então, pergunto aos gestores o que está impedindo a inovação em seus negócios hoje. As respostas mais comuns que recebo incluem:

  • Nós não temos tempo suficiente para tentar coisas novas
  • Não há orçamento para experimentação
  • Somos avessos ao risco
  • Há um medo do fracasso
  • Os processos de aprovação são longos e difíceis com muitas etapas
  • Não está nos nossos objetivos ou Key Performance Indicators (KPIs)
  • Não há recompensas ou incentivos
  • Departamentos trabalham só para si
  • Não há visão ou estratégia para inovação

Discutimos e priorizamos esses problemas.Então, geramos ideias para superar alguns dos impedimentos mais importantes.

É incrível como os problemas são semelhantes em diferentes organizações em diferentes setores - seja no governo, instituições de caridade ou empresas privadas.

O problema mais comum que ouço é o tempo.

As pessoas em todos os lugares estão tão ocupadas com o trabalho diário que não têm tempo para experimentar novos métodos ou abordagens.

Felizmente, podemos aprender e tomar emprestado ideias das organizações mais inovadoras - que muitas vezes enfrentam problemas semelhantes.

Google, Genentech e 3M permitem que até 20% do tempo de experiência dos funcionários seja usado para inovar.

Você não precisa ser tão ousado inicialmente. Alocar um dia por mês seria um bom começo.

E você não precisa dar isso a todos os funcionários. Você pode começar em determinados departamentos, medir o progresso e, em seguida, expandi-lo para mais áreas.

Inovação tem que ter um propósito e deve apoiar a estratégia corporativa.

Então, comece com uma visão de para onde a organização quer ir e como a inovação é necessária para chegar lá. Para quem não sabe onde quer ir nenhuma inovação vai ajudar.

Depois de definir a visão, siga este plano:

  1. Avalie o estado de inovação do seu negócio hoje. Identifique os bloqueadores e priorize retirá-los do caminho.
  2. Desenvolva planos para superar as questões mais importantes.
  3. Implemente esses planos em alguns departamentos e só depois distribua-os em toda a empresa.
  4. Meça o progresso.
  5. Melhore o que fez e implemente mais ideias.

Isso parece simples e é, mas mudar as práticas corporativas e a cultura arraigadas exige esforço determinado.

Belos discursos não são suficientes.

A mudança é alcançada através de ações e elas precisam ser priorizadas e seguidas.

A boa notícia é que quase todos na organização querem ver inovações benéficas. Portanto, comece removendo as barreiras atuais para que as ideias possam fluir mais facilmente desde o início até a implementação.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 16/07/2019 - 08:55Atualizado em 16/07/2019 - 09:00

O mundo dos negócios têm mudado muito rapidamente se não desenvolvermos e aprimorarmos as nossas habilidades iremos ficar para trás.

Dentre as muitas habilidades necessárias para quem quer empreender vou listar aqui algumas para ilustrar o meu pensamento:

 1. Curiosidade  Grandes empreendedores são encarregados de descobrir novos problemas, revelar potenciais oportunidades de nicho, refatorar seu processo original de negócios e inovar.  Isso depende de ser apaixonado por diferentes áreas de estudo e casos de negócios fora da zona de conforto.

 2. Gerenciamento de tempo.  Planejamento prioritário cuidadoso, definição de marcos, execução e iteração são todos importantes.  Nada disso levaria ao progresso sem a metodologia correta de gerenciamento de projetos e alocação de tempo que realiza o trabalho.

 3. Pensamento Estratégico.  Aprender a decompor um problema em seu núcleo e revelar oportunidades de crescimento.  Descobrir soluções criativas e identificar os frutos mais fáceis.  Definir o escopo de um MVP e testar conceitos dentro de um tempo limitado e com um baixo orçamento.

 4. Eficiência.  Você precisa de alto desempenho quando se trata de resolver um problema.  Aplicando a regra 80/20 e outras técnicas para obter resultados mais altos em menos tempo.  Alternando entre diferentes tarefas e progredindo efetivamente dia-a-dia.

 5. Resiliência.  Lidar com rejeições, stress, burnouts, falta de foco, progresso lento.  Determinação e vontade de lutar contra o mesmo dragão todas as manhãs são fundamentais quando se trata de construir um negócio a partir do zero.

 6. Comunicação.  Comunicação nítida e concisa é fundamental para toda e qualquer interação com clientes, parceiros, colegas, clientes, clientes potenciais.

 7. Rede.  O crescimento de uma rede facilita oportunidades de negócios, acordos de parceria, procura de subcontratados ou futuros funcionários.  Ele expande os horizontes do PR e transmite a mensagem certa em todas as frentes.

 8. Finanças.  A gerência financeira fará ou quebrará um negócio.  Lidar com recursos de forma adequada e avaliar cuidadosamente os investimentos em comparação com o ROI é um requisito sólido para os empreendedores.

 9. Branding.  Construindo uma marca pessoal e comercial consistente, adaptada ao público certo.  Acendendo a notoriedade da marca em novas verticais.

 10. Vendas.  Estar à vontade fazendo divulgação e criando novas oportunidades de negócios.  Encontrar os canais de vendas certos que convertem melhor e investem fortemente no desenvolvimento deles.  Criação de funis de vendas e oportunidades de receita previsíveis para o crescimento.

Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 02/07/2019 - 09:00Atualizado em 02/07/2019 - 09:16

Muitas vezes me pergunto como as pessoas não entendem que um ótimo atendimento ao cliente é feito de detalhes -  em qualquer negócio .

A foto acima me enviada ontem pelo amigo e cliente Flavio Conrad do Grupo Restaura. Ela foi tirada no banheiro da concessionária onde ele é cliente e comprou um veiculo de quase R$ 100.000,00.

O que você achou?

Sem noção, não é?

Para fazer o aviso tiveram tempo e "criatividade", mas para consertar a descarga quebrada não.

Outro exemplo, se você entrar em um restaurante e o dono ou garçom estiver demoradamente ao telefone, não prestando atenção e sem sequer lhe fazer um sinal com a cabeça ou lhe oferecer sorriso, certamente como cliente isso lhe trará uma imagem negativa.

Essas pequenas coisas afetam muito a maneira como uma pessoa percebe o negócio  e muitas delas são tão fáceis de corrigir.

Outro exemplo que tenho certeza de que todos podemos nos identificar é com uma ida a um médico.

Com que frequência você realmente é atendido por seu médico na hora marcada? E o pior, é que muitos fazem questão de demostrar que não importam ou que isso é normal, afinal eles são médicos.

Esses são exemplos de péssimo atendimento ao cliente.

Como alguém que ajuda a construir reputação de várias empresas, e muitas delas em setores onde você não ganha clientes competindo em preços, mas no atendimento ao cliente, acho que essa é uma das partes mais importantes do empreendedorismo - em qualquer setor.

A forma como você se comunica com seus clientes e atende às expectativas deles tem uma correlação direta com a probabilidade de eles voltarem.

E você quer que eles voltem, ou não?

Esse é o erro número um que as empresas cometem, está pensando que o atendimento ao cliente simplesmente “acontece”, mas a verdade é que ele não acontece sozinho.

Você tem que fazer parte e criar sua cultura. Você tem que dar exemplo e ensinar a seus funcionários para torná-los conscientes da realidade. E a realidade é que não existimos como empresa sem clientes.

E se você não fizer isso, sua empresa está condenada.

Então, o que é um bom atendimento ao cliente?

1. Defina as expectativas com sua equipe e reforce-as sempre:

 

Se seus funcionários aprenderem que é aceitável para você que eles façam o mínimo possível, eles quase sempre o farão só isso.

Cabe a você definir suas expectativas e principalmente a de seus clientes.

Você não pode dizer a eles serem simpáticos com todos os clientes e, em seguida, você não ser com um cliente ou com algum deles.

Como a sua empresa, existem muitas outras empresas que podem fornecer exatamente o que a sua fornece. Então, crie diferenciais e ganhe com o atendimento ao cliente.

 

2. Certifique-se de que todos na empresa entendam quais são as métricas que importam.

Como eu disse, o ótimo serviço ao cliente não apenas "acontece".

Faça pós vendas, meça clientes perdidos.

Tem que ser métricas simples, mas que lhe permita medir com precisão a satisfação de seus clientes e por consequência sua reputação.

Meça quantos clientes atendidos e quantas vendas são perdidas por dia. Isso, pode ser fruto do mau atendimento ao cliente, mas também de uma política de preços mal feita ou um mix de produtos errado.

Reduza o atrito. Quanto tempo alguém tem que esperar na fila para ser atendido ou para pagar o que já comprou em sua loja de varejo?

Se você não estiver avaliando isso e ajudando seus funcionários a melhorar essas medidas, certamente elas não melhorarão sozinhas.

 

3. Cumpra o que você prometeu.

Um dos melhores conselhos que você poderia seguir nos negócios é que é melhor prometer menos e entregar mais do que prometer demais e entregar menos.

 

Se em seu site ou propagandas você diz que sua empresa entrega em até 24 horas, e você não o faz, então você não está cumprindo o que prometeu - e isso é ruim para os negócios.

Toda empresa deve estar sempre procurando melhorar a forma como atendem seus clientes. Se estou com 80%, por que não trabalhar para chegar em 90%? Se eu puder fechar um negócio de R$ 1.000,00 dias, por que trabalhar por que me contentar em fechar com um de R$ 700,00?

Afinal, em geral dá o mesmo trabalho.

Essa deve ser sempre a mentalidade.

Não é um bom negócio ser sempre a escolha do cliente por ter o menor custo. É um jogo ruim para se jogar, alguém pode sempre baixar mais o preço.

As empresas de sucesso, independentemente do porte, são construídas por com um serviço eficaz aos clientes.

É o serviço que mantém as pessoas voltando de novo e de novo, porque se torna um relacionamento construído com base na confiança mútua.

Pense nisso.

Até a próxima.

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