Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 11/11/2020 - 08:50

Garrincha, batizado Manoel dos Santos, nasceu com as pernas tão tortas que até impressionaram a parteira dona Leonor. Seu nascimento foi no dia 28 de outubro de 1933 na Rua do Chiqueiro em Pau Grande, município de Magé no Estado do Rio de Janeiro.

Campo da Cia. América Fabril-Pau Grande

Garrincha foi o quinto filho de Amaro Francisco dos Santos que era guarda da Companhia América Fabril que sustentava toda Pau Grande. O menino, bisneto de índios fulniôs, cresceu solto, andando descalço pelo mato, montando cavalo em pêlo e nadando no rio Inhomirim.

Amaro, o pai, era um homem simples, mas extravagante. Suas duas maiores paixões eram mulher e bebida. Além dos nove filhos de seu casamento, estima-se que ele era pai de, no mínimo, 25 crianças na região. Mulheres solteiras ou casadas, jovens ou idosas, nada escapava da volúpia do seu Amaro. Que, certamente, passou essas duas paixões para seu filho Garrincha.

As matas de Paulo Grande eram povoadas de garrinchas, para alegria de Manoel, cuja maior diversão era matar passarinhos. Garrincha é o nome que, no Nordeste, se dá à cambaxirra, pequeno pássaro marrom que canta bonito, mas não se adapta ao cativeiro.

Aos 14 anos o moleque começou a trabalhar na América Fabril. Começou como varredor, passou a carregador de equipamento, mas nunca chegou a ser um bom funcionário. Faltava muito, chegava atrasado e tinha o hábito de dormir nas caixas de algodão.

O primeiro teste de Garrincha em um time grande aconteceu em 1950 quando ele foi levado ao Vasco da Gama por um diretor da América Fabril. Ele tinha 17 anos. Mas, esta já é uma história que fica para outra vez.
 

Por João Nassif 10/11/2020 - 16:54 Atualizado em 10/11/2020 - 16:58

O diretor executivo, ex-técnico, Edson Gaúcho tem muito a recordar de suas várias passagens pelo Criciúma, mas certamente a que mais marcou sua carreira, para não dizer sua vida foi em 2002 quando conquistou de forma inquestionável o campeonato brasileiro da série B.

Pude, juntamente com o Denis Luciano e o Mário Lima, conversar longamente com ele na Rádio Som Maior FM e depois da resenha habitual com quem tem história no clube, falamos sobre seu retorno e os desafios que terá pela frente.

Foto: Luana Mazzuchello / 4oito

Voltou a pedido do presidente Jaime Dal Farra que mais uma vez delega as explicações sobre o momento do time e com muita fé na classificação para a segunda fase do campeonato, mesmo sabendo das dificuldades em conquistar as quatro vitórias necessárias para se colocar em definitivo no G-4 da chave.

Sua experiência pode ser um motivador aos atletas, o próprio Edson afirmou que sentem a pressão e que a falta de resultados vai aumentando esta pressão absurda sobre um time que era tido como classificado pela baixa qualidade dos adversários. No andamento da competição o Criciúma também entrou na rota das derrotas e agora a situação beira as raias do desespero.

Mas, com muita fé no trabalho, principalmente do técnico Itamar Schülle, e na retomada das vitórias o diretor executivo acredita numa classificação e depois a disputa final para o retorno do time a série B do campeonato brasileiro.

Por João Nassif 10/11/2020 - 11:50

Thiago Ávila *

A Fórmula 1 confirmou na manhã desta terça-feira o calendário de corridas para 2021. Serão 23 etapas, um número recorde, iniciando dia 21 de março em Melbourne, na Austrália, e encerrando em Abu Dhabi dia 5 de dezembro.

Sobre o GP do Brasil, depois de muita demora, Rio de Janeiro foi descartada do planejamento. O autódromo de Deodoro, que estava orçado em mais de R$ 800 milhões, não havia sequer começado a ser construído. Outra situação são as questões ambientais. Segundo o estudo de impacto ambiental, a região cedida pelo exército em Deodoro é uma área de mata atlântica, a Floresta do Camboatá, que tem 170 hectares, dos quais 55 deverão virar área construída, totalizando 70 mil árvores derrubadas. A Fórmula 1, então, optou por manter o tradicional circuito de Interlagos.

Em relação às novas pistas, teremos Zandvoort, na Holanda, e Jeddah, que irá realizar o GP da Arábia Saudita. Vietnã, que estava previsto para o calendário deste ano, agora foi excluída por questões políticas e deve ser substituída por Istambul, Ímola ou Portimão.

* Jornalista

Por João Nassif 10/11/2020 - 08:30

O atacante argentino Mario Kempes e o técnico César Luís Menotti protagonizaram na Copa do Mundo de 1978 um episódio muito simples, mas que mostra com clareza como a superstição convive com o futebol.

Na época do Mundial Kempes usava um elegante bigode em forma de ferradura e cabelos longos e soltos. O técnico preocupado pelo fato de seu atacante titular não ter marcado um gol sequer na fase de grupos, lhe fez uma sugestão.

Menotti frisou que quando visitou o atacante na Espanha antes da Copa, Kempes estava barbeado e sem bigode e marcava seguidos gols pelo Valencia. Sugeriu que Kempes tirasse o bigode para ver se lhe traria sorte naquela Copa.

Dito e feito, Kempes acatou a sugestão de seu treinador, tirou o bigode e desandou a marcar gols nas fases seguintes do Mundial. Na segunda fase marcou logo dois contra a Polônia na vitória por 2x0 e fez mais dois naquele misterioso jogo contra o Peru quando os donos da casa venceram por 6x0.

Na decisão contra a Holanda Mário Kempes marcou mais dois se tornando o artilheiro daquela Copa do Mundo.

Meses depois Kempes comentou que o seu bigode tinha que ser esquecido e o Mundial foi um novo capítulo em sua vida.
 

Por João Nassif 09/11/2020 - 12:59

Thiago Ávila *

A Nascar realizou a sua final neste final de semana. Depois de 36 corridas disputadas ao longo de nove meses, quatro pilotos chegaram ao oval de Phoenix com chances iguais de levar o título.

Joey Logano, de 30 anos, piloto do Ford Mustang #22 da Penske, campeão de 2018; Brad Keselowski, 36 anos, #2, também da Penske, campeão de 2012; Danny Hamlin, 39, pilotando um Toyota Camry #11 da Joe Gibbs, vice-campeão de 2010; e Chase Elliott, de 24 anos, correndo com o Camaro #9 da Hendrick Motorsports, pela primeira vez disputando uma decisão da Nascar Cup Series.

Este último largaria na pole position se não tivesse sido pego com uma irregularidade na inspeção pré-corrida e obrigado a largar em penúltimo. Saindo de 38º, o piloto do #9 simplesmente voou e em menos de 20 voltas já estava entre os dez primeiros. Enquanto isso, Logano, Hamlin e Keselowski dividiam a liderança bem à frente dos demais.

O piloto do carro #22 venceu o primeiro segmento de ponta a ponta, só que não teria tanta facilidade na segunda parte. Depois da saída do Safety Car, Elliott relargou em oitavo e não demorou para estar entre os quatro líderes. Com 45 voltas de segmentos, Logano perdeu o rendimento do carro e Hamlin se aproximou. O piloto do #9 fez dupla ultrapassagem e assumiu a liderança pela primeira vez.

Keselowski cresceu no final do segmento. Depois de uma bandeira amarela provocada pela batida de James Davison há 30 voltas do fim da segunda parte, o piloto do carro #2 pulou de sexto para segundo e duelou com Elliott até conseguir assumir a liderança na última volta antes da bandeira amarela programada. O ‘bad Brad’ foi extremamente inteligente na ultrapassagem, ficando na cola de Chase por dez voltas e dando o bote apenas na última curva para levar o segmento.

Porém nas últimas 100 voltas da corrida não teve outro, foi Elliott quem mandou. Ele até chegou a perder posição para Logano nos boxes, mas com um carro extremamente veloz, logo retomou a liderança. Novamente o piloto do #2 cresceu na reta final, assumiu a vice-liderança e tirou a diferença que chegou a ser de cinco segundos, mas ninguém chegou perto de tirar a vitória do jovem de 24 anos.

O seu dia chegou, Chase Elliott! Em cinco temporadas como piloto titular da Nascar Cup Series, ele repete o feito do pai Bill Elliott 32 anos depois. 

Com 24 anos e 11 meses, ele é o terceiro piloto mais jovem a levar um título da principal categoria da Nascar, ficando atrás de Bill Rexford e o tetracampeão Jeff Gordon.

Se um jovem campeão surge, um histórico hepta se vai. Jimmie Johnson, aos 45 anos, se retirou das pistas da Nascar neste domingo com uma quinta colocação, e agora se junta ao grid da Fórmula Indy para disputar a temporada 2021 pela equipe Chip Ganassi..

* Jornalista


 

Por João Nassif 09/11/2020 - 08:02

Uma das superstições do futebol é a lenda do “sapo enterrado” quando um time fica anos sem ganhar um campeonato.

Esta história do “sapo enterrado” vem desde o final de 1937 quando jogaram no dia 29 de dezembro pelo campeonato estadual o pequeno Andarahy, em seu campo, contra o já poderoso Vasco da Gama.

Os vascaínos demoraram algumas horas para chegar ao local do jogo em virtude do ônibus ter quebrado. Os dirigentes do Andarahy não quiseram pedir W.O. e esperaram a chegada do adversário numa noite chuvosa.

Arubinha, ponteiro esquerdo do time da casa pediu antes do jogo que os jogadores do Vasco retribuíssem a gentileza e não humilhassem o Andarahy. De nada adiantou o Vasco foi implacável e venceram por 12x0 sem piedade dos oponentes que esperaram tanto tempo debaixo de chuva.

Arubinha, enfurecido, ajoelhou-se no campo e pediu aos céus que o Vasco ficasse 12 anos sem ganhar um título, como punição pelo ato espúrio daquela noite. E assim aconteceu o Vasco não ganhou mais nada a partir daquele dia. A cada título perdido vinha a lembrança do Arubinha.

De repente veio a sugestão que Arubinha havia enterrado um sapo no gramado de São Januário. O campo foi literalmente revirado e nada do sapo aparecer. O Vasco procurou o próprio Arubinha para que ele revelasse a localização do sapo.

O jogador afirmou que não havia enterrado nenhum sapo, mas retirou a praga. No mesmo ano, 1945 o Vasco foi campeão carioca e o sapo nunca foi encontrado.
 
 

Por João Nassif 08/11/2020 - 13:38

Reza a lenda que na reunião do conselho arbitral que definiria o regulamento do Campeonato Paulista de 1943, os presidentes dos times debateram normas e mais normas, detalhes após detalhes e encerraram a discussão. 

Foi então que um dirigente ou repórter teria afirmado que nada daquilo seria necessário, que bastaria jogar ao ar uma moeda para definir o vencedor daquele ano. 

Se ao cair desse cara, o campeão seria o Corinthians, se desse coroa, o Palmeiras. até então os tradicionais favoritos para a conquista do título.

Após esta manifestação alguém perguntou pelo São Paulo um clube da capital paulista que ainda não havia adquirido o status de grande time. Diz a lenda que um dos jornalistas presentes ou alguém que representava o São Paulo havia dito que o Tricolor só seria campeão se a moeda caísse de pé.

Ofendidos os dirigentes são-paulinos correram para contratar vários reforços de primeiro nível do futebol brasileiro e um argentino de nome Sastre que foi o condutor do time até a partida final.

No dia 03 de outubro de 1943 depois de grande campanha o São Paulo empatou em 0x0 com o Palmeiras no Pacaembu e a moeda caiu em pé. O São Paulo foi campeão paulista pela segunda vez em sua história, a primeira havia sido em 1935.

Por João Nassif 08/11/2020 - 09:19

Ficar depois de cada jogo do Criciúma repetindo os desastres que têm sido vistos, cansa e não se observa nada que possa gerar algum comentário positivo.

O técnico Itamar Schülle tem exaltado os muitos treinamentos e o esforço dos jogadores, mas ao mesmo tempo em suas manifestações deixa nas entrelinhas a falta de qualidade no momento decisivo do arremate ao gol adversário. Por isso ainda espera um reforço para o ataque.

Volta Redonda x Criciúma (Foto: Celso da Luz/CEC

Deixando de lado o aspecto técnico que não sugere melhoras, pois o ritmo do time é o mesmo em todo campeonato, quero frisar o que é necessário para o futuro não se transformar numa catástrofe definitiva.

Com apenas 17 pontos e um aproveitamento de 40% em 14 jogos, na sexta posição, o Criciúma terá obrigatoriamente que vencer os quatro jogos que restam para ultrapassar no limite os 28 pontos que têm sido a pontuação necessária para a classificação, de acordo com o histórico da chave do sul do campeonato brasileiro da série C.

Qualquer tropeço que não permita o time chegar aos 28 pontos, para avançar no campeonato o Criciúma ficará na dependência de tropeços de seus adversários diretos, o que convenhamos não o deixa numa situação confortável.

A tabela deixa ainda mais dúvidas sobre o futuro. Com três jogos por fazer no Heriberto Hülse, apenas um é confronto direto, o Ituano na próxima rodada. O time paulista é o quinto colocado e mesmo vencendo o Criciúma não terminará a rodada 15 no G-4. Os outros jogos serão contra Ypiranga e Brusque que estão muito próximos da classificação. O Ypiranga tem 24 e o Brusque 27 pontos e um jogo a menos.

No único jogo que fará fora de casa o Criciúma enfrentará o São José em Porto Alegre
 

Por João Nassif 07/11/2020 - 08:59

O Campeonato Acreano de Futebol teve a primeira edição com equipes profissionais somente a partir de 1989. Até então os campeonatos estaduais eram disputados por equipes amadoras cujos campeões não participavam de competições nacionais promovidas pela CBF.

Atlético Acreano

O primeiro campeão foi o Juventus, clube de Rio Branco capital do Estado que foi eliminado na primeira fase pelo Rio Negro do Amazonas.

Na era amadora do futebol acreano as duas primeiras competições foram organizadas pela Liga Riobranquense de Futebol em 1919 e 1920.

A partir de 1921 até 1946 foi a Liga Acreana de Esportes Terrestres quem organizou os campeonatos com todos os clubes sediados na capital Rio Branco.

Com a criação da Federação Acreana de Desportos a partir de 1947 os campeonatos foram sendo organizados por esta entidade até que em 1989, já como Federação de Futebol do Estado do Acre, iniciou a era profissional, inclusive com a inscrição na CBF no ano de sua fundação.

Os 10 clubes que participam do campeonato sete são da capital Rio Branco, os demais são de Porto Acre, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul.  

Por João Nassif 06/11/2020 - 11:12

O campeonato catarinense de 1959 foi disputado por 26 clubes no formato da época que dividia e estado em regiões e cada uma delas selecionava dois representantes para a fase estadual do campeonato.

Paula Ramos

Pela Zona Oeste os classificados foram o Comercial de Joaçaba e o Independente de Curitibanos.

Pela Zona Norte se classificaram o América e o Caxias, ambos de Joinville.

Foram para a segunda fase os classificados pela Zona Leste, Carlos Renaux de Brusque e Paula Ramos de Florianópolis

Finalmente pela Zona Sul passaram para a fase seguinte do campeonato estadual, um octogonal o Hercílio Luz de Tubarão e o Atlético Operário de Criciúma.

Só para registro além do Atlético Operário o outro representante de Criciúma foi o Comerciário eliminado na primeira fase. O Metropol campeão da década seguinte em 1959 inexistia no profissionalismo.

O octogonal decisivo do campeonato catarinense de 1959 disputado em turno e returno terminou somente em abril de 1960 com o Paula Ramos campeão com 20 pontos conquistados.

O Caxias foi o segundo com 19, o América ficou em terceiro com 17 e o Atlético Operário terminou na quarta colocação com 16 pontos ganhos.  
 

Por João Nassif 06/11/2020 - 08:01

Thiago Ávila *

Depois de 35 corridas disputadas, a Nascar chegou à sua final, com apenas quatro postulantes ao título. Diferente das categorias tradicionais, que mantém um sistema de pontuação homogêneo para todas as etapas e premiando o maior pontuador geral como campeão, a Nascar adota há um bom tempo o sistema de playoffs, que é muito comum em praticamente todos os esportes americanos.

Joey Logano, Chase Elliott, Brad Keselowski e Danny Hamlin formam o quarteto que disputará o título em Phoenix neste final de semana. Os 40 carros que compõem o grid tradicional da Nascar também disputam a prova, estes valendo posições da 5ª colocação para baixo, e quem entre os quatro finalistas chegar na frente vai se sagrar o campeão.

Quem ficou de fora dessa final foi Kevin Harvick. O piloto da Stewart-Haas foi campeão da temporada regular e fez seu melhor ano, com nove vitórias. Mas, por conta das três últimas corridas ter um rendimento tão ruim, acabou ficando sem pontos suficientes para chegar à final. Isso acontece porque o sistema de playoffs é dividido em quatro fases, em que a cada três provas quatro pilotos são eliminados. Apesar de Harvick ter ido bem nas fases anteriores, deixou muito a desejar no Texas e Martinsville e os concorrentes não perdoaram.

Já na Xfinity Series, os finalistas são Chase Briscoe, Justin Allgaier, Justin Haley e Austin Cindric. Destes, apenas Allgaier está acostumado a disputar finais. O restante é a turma jovem, pessoal que está há apenas dois anos na categoria. Haley tem 21, Cindric, 22, e Briscoe, 25 anos. Este último é o grande favorito a levar o caneco, visto a grande fase que se encontra, com nove vitórias na temporada.

E por último tem a Truck Series, com os postulantes ao título sendo: Sheldon Creed, Grant Enfinger, Brett Moffitt e Zane Smith, este último ainda é estreante na categoria. Papando seguimentos em praticamente todas as corridas da temporada, Creed vem com tudo para levar o seu primeiro título nacional da Nascar. 

Olhos atentos na sexta, sábado e domingo nos canais Fox Sports e ESPN!

* Jornalista

Tags: Nascar

Por João Nassif 05/11/2020 - 10:08

A antiga Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF, resolveu em 1978 promover um torneio que almejava aumentar a renda dos clubes e que seria inserido no calendário oficial como um segundo torneio de caráter nacional.

O torneio chamado de Copa dos Campeões do Brasil teria a participação dos campeões a partir de 1971 quando foi implantado o campeonato nacional.

Com a desistência do Palmeiras campeão em 1972/1973 que alegou cansaço de seus jogadores e a exclusão por decisão da CBD do Internacional campeão em 1975/1976, o torneio teve a participação de apenas três clubes, o Atlético Mineiro campeão em 1971, do Vasco da Gama campeão de 1974 e o São Paulo campeão em 1977.

Com apenas três participantes a CBD promoveu uma semifinal em ida e volta cujo vencedor enfrentaria o São Paulo em partida única que caso terminasse empatada seria decidida por pênaltis.

Assim o Atlético Mineiro eliminou o Vasco depois de vencer em Belo Horizonte por 2x1 e empatar em 1x1 no Rio de Janeiro.

Na decisão do torneio, depois de empatar em 0x0 no tempo regulamentar o Atlético derrotou o São Paulo por 4x2 nos pênaltis e se tornou campeão da primeira e única Copa do Campeões do Brasil inventada pela CBD. 
 

Por João Nassif 05/11/2020 - 08:25

Não deixa de ser surpreendente para trabalhar nos bastidores as duas recentes contratações do Criciúma quando vai se aproximando o final do contrato do clube com G.A.

Primeiro Ocimar Bolicenho, que é diretor executivo, que chegou como uma espécie de assessor do presidente Jaime Dal Farra. Bolicenho foi contratado no final de agosto. Agora Edson Gaúcho que veio como diretor executivo para ocupar um cargo vago desde a saída de Evandro Guimarães que foi demitido um mês atrás.

É surpreendente, mas vejo um caminho lógico para as contratações destes profissionais. 

O presidente está em final de mandato, pois já anunciou sua renúncia ao final da temporada. A G.A., pelo contrato, é proprietária de todos os ativos (jogadores) do plantel, tanto dos profissionais como da base. Pela sua profissão, Ocimar Bolicenho tem contatos por todo país o que explica a venda e/ou empréstimos de jogadores revelados no CT Antenor Angeloni. Veio para acelerar o desmanche neste final de mandato.

Com relação ao Edson Gaúcho que ocupou o cargo há três anos e teve uma demissão traumática, sua chegada mostra que haverá um choque no vestiário como última tentativa de fazer o time voltar a vencer e alcançar a classificação que está ficando cada vez mais distante. O Jaime aposta no estilo xerifão do ex-técnico campeão brasileiro em 2002.
 

Por João Nassif 05/11/2020 - 07:24

Thiago Ávila *

A MotoGP chega à Valencia este final de semana, para a disputa da antepenúltima etapa da temporada, o GP da Europa e o líder do campeonato Joan Mir ainda busca a sua primeira vitória. O espanhol de 23 anos vem em uma fase extremamente regular com cinco pódios nas últimas seis corridas, mas ainda falta um triunfo para abrilhantar o provável título.

Joan Mir

E a Suzuki tem moto para isso, visto que Álex Rins venceu em Aragão na primeira corrida e bateu na trave na segunda. Em contrapartida, as Yamahas vivem um grande dilema. Embora Morbidelli tenha vencido o GP de Teruel, Fabio Quartararo não vem rendendo o esperado, mesmo com duas poles nas últimas três etapas, mas resultados tenebrosos nas corridas, como o 18º lugar em Aragão.

A vitória de Mir em Valência não confirma seu título em nenhuma hipótese, mas o deixa a um passo dele e muito mais confortável historicamente, já que caso contrário ele seria o primeiro da classe rainha a ser campeão sem nenhum triunfo.

Valentino Rossi deve ficar de fora da prova mais uma vez. O multicampeão testou positivo para o COVID-19 pela segunda vez e deverá ser substituído pelo norte-americano Garrett Gerloff. O piloto fez sua estreia este ano pela Yamaha no mundial de Superbike conquistou um bom 11º lugar geral, e agora será a primeira vez que guiará uma YZR-M1.

Na Moto2, o britânico Sam Lowes vem varrendo as últimas etapas com três vitórias consecutivas e assumiu a liderança do campeonato. Luca Marini, que vinha liderando até o GP da França, sofreu um forte acidente em Le Mans, e não retornou com o desempenho que tinha antes e fez apenas cinco pontos nas últimas três provas. Quem deve ser o adversário de Lowes nessa reta final é Enea Bastianini, atrás apenas por sete pontos.

Na Moto3 há muito equilíbrio, mas Albert Arenas segue na frente, apesar de não ganhar há mais de dois meses. 19 pontos atrás vêm Ai Ogura, seguido muito próximo de Vietti e Masiá.

A Fox Sports transmite todos os treinos e corridas. A prova principal vai ao ar às 10 horas neste domingo.

* Jornalista
 

Por João Nassif 04/11/2020 - 09:34

O VAR foi introduzido no futebol para corrigir possíveis erros de arbitragem e dar maior transparência aos jogos. Aqui no Brasil a utilização do equipamento é recente, por isso ainda não bem utilizado, mas que já alterou várias decisões mostrando que veio para melhorar o futebol.

Durante o passar dos anos fomos assistindo várias situações em que os erros de arbitragem decidiram jogos e campeonatos.

Um dos mais emblemáticos aconteceu em 2005 quando Márcio Rezende de Freitas que fazia seu último jogo como árbitro de futebol interferiu escandalosamente no resultado do jogo entre Corinthians e Internacional que praticamente decidiu o título de campeão brasileiro ao clube paulista.

Quando o placar apontava 1x1, Tinga jogador colorado foi derrubado pelo goleiro Fábio Costa num pênalti claro não assinalado. Além de não marcar o pênalti o árbitro ainda expulsou o jogador por reclamação.

O campeonato daquele ano teve 11 jogos anulados pelo comprovado esquema de manipulação de resultados que também ajudou o Corinthians que teve vários jogos repetidos e conseguiu reverter alguns resultados.

Tivesse o VAR naquele tempo, certamente a história do campeonato teria sido outra. 
 

Tags: VAR

Por João Nassif 03/11/2020 - 09:56

Completando a relação dos indicados para a formação do time dos sonhos, iniciativa da revista France Football são estes os 10 ponteiros esquerdos que serão votados por 170 jornalistas de todo o planeta.

Dragan Dzajic

Oleg BLOKHINE, russo que jogou de 1969 até 1990, CRISTIANO RONALDO, que ainda está em atividade e começou a carreira em 2002. A revista acomodou o português na ponta esquerda por ter jogado por ali no início da carreira. Outro indicado foi o sérvio Dragan DZAJIC que começou em 1963 e atuou até 1978.

Também foram relacionados Ryan GIGGS, inglês que jogou de 1991 até 2004, o francês Thierry HENRI que jogou de 1994 até 2014 e os brasileiros RIVALDO que começou em 1989 e encerrou a carreira em 2015 e RIVELINO que jogou de 1965 até 1981 e RONALDINHO que atuou de 1998 a 2015.

Completando a lista dos centro avantes, Karl-Heinz RUMMENIGGE, alemão que jogou de 1974 até 1989 e o búlgaro Hristo STOICHKOV que jogou de 1982 a 2003.

Divulgados os nomes dos relacionados é aguardar para dezembro o resultado da votação para a formação do time dos sonhos de todos os tempos. 
 

Por João Nassif 02/11/2020 - 19:15 Atualizado em 02/11/2020 - 20:29

Thiago Ávila *

Lewis Hamilton ganhou mais uma! Dessa vez no retorno do circuito de Ímola, na Itália. Valtteri Bottas largou em primeiro e manteve a liderança, já Hamilton caiu para terceiro, perdendo posição para Max Verstappen. 

Na pista, o britânico não conseguia chegar nos dois líderes, mas foi inteligente na estratégia. Verstappen parou primeiro, e forçou Bottas a parar junto. Com a pista livre, Hamilton abriu 27 segundos de vantagem e ainda teve o Safety Car para ajudar.

Com isso, o hexacampeão conseguiu uma vantagem de 13 segundos de Bottas, que vinha mais lento que Verstappen. O finlandês ainda chegou a perder a posição para Max, mas logo voltou a segundo com um estouro de pneu do carro da Red Bull.

Depois disso não teve mais jeito, Hamilton manteve a frente, com Bottas em segundo e Daniel Ricciardo herdando a terceira colocação. Essa dobradinha manteve Hamilton mais líder ainda e rendeu o heptacampeonato seguido da Mercedes no mundial de construtores.

Agora apenas resta a Hamilton confirmar o título de pilotos, que pode conquistar já no GP da Turquia daqui duas semanas. E o cenário é muito tranquilo para o "padrão Lewis", basta vencer a prova ou ser segundo com a volta mais rápida para levar o caneco sem depender de qualquer resultado do finlandês. É, está ganho. 

* Jornalista
 

Por João Nassif 02/11/2020 - 13:39

A revista France Football, depois de 64 anos, não irá entregar em 2020 a Bola de Ouro em razão da pandemia que bagunçou o calendário do futebol e pela proibição da realização de eventos com público.

Eusébio

Para não passar em branco decidiu escolher o time dos sonhos de todos os tempos indicando para cada posição 10 jogadores que serão votados por 170 jornalistas espalhados pelo mundo todo.

Já vimos aqui no Almanaque jogadores das várias posições num esquema 3-4-3 proposto pela revista para acomodar os que realmente se destacaram durante suas carreiras.

Hoje é dia de divulgarmos os centro avantes indicados que são os seguintes: Dennis BERGKAMP, holandês que jogou de 1986 a 2006, Johan CRUYFF, também holandês que jogou de 1964 até 1984, o inglês Kenny DALGLISH que jogou de 1969 até 1990 e o português EUSÉBIO que jogou de 1957 até 1978.

Fazem parte da lista o húngaro Sándor KOCSIS que jogou de 1946 até 1966, o alemão Gerd MÜLLER que atuou de 1963 até 1982, os brasileiros ROMÁRIO que começou em 1985 a jogou até 2009 e RONALDO que jogou de 1993 até 2011. 

Completando a lista a revista indicou o holandês Marco VAN BASTEN que jogou de 1981 até 1995 e o liberiano George WEAH que atuou de 1987 a 2001.

Amanhã a divulgação dos ponteiros esquerdos que a France Football indicou para a formação do time do sonho de todos os tempos. 
 

Por João Nassif 02/11/2020 - 10:05

Não dá mais para comentar o Criciúma jogo a jogo, pois é redundante pela falta de futebol que vai se repetindo a cada rodada e a oscilação na classificação é fruto da também inconstância de seus adversários.

Entra técnico, sai técnico, entram jogadores, saem jogadores e o padrão do futebol é sempre o mesmo. A bola da vez é Itamar Schülle que sempre dá um discurso motivacional que serviria como palestra para melhorar a auto estima de um grupo, no caso os torcedores, pois para com seus jogadores não está funcionando.

Seus ensinamentos não estão surtindo efeito, pois não há um mínimo de acréscimo na produção de jogo para jogo e aí chegamos à conclusão de que um eventual projeto que porventura tenha sido pensado foi totalmente equivocado.

Aliás, não é de agora, todos os planejamentos para cada temporada sob o comando do Jaime Dal Farra não funcionaram pela incapacidade ou pelo baixo orçamento e depois do rebaixamento não houve uma retomada efetiva e hoje o clube chega ao risco de não conseguir retornar para a série B, o que era mais que obrigação.

E pior, independente do que acontecer nas próximas cinco rodadas e eventualmente uma campanha positiva na segunda fase da série C, com o rompimento do contrato com a G.A. o clube ficará zerado em termos de jogadores e o recomeço será muito mais doloroso deixando o futuro repleto de incertezas.

Por João Nassif 01/11/2020 - 08:06

Continuando com a divulgação dos jogadores escolhidos para compor o time dos sonhos de todos os tempos, proposta da revista France Football que este ano pela primeira vez desde 1964 não vai entregar a Bola de Ouro em razão da pandemia que bagunçou todo o calendário do futebol.

Stanley Matthews

Hoje iremos ver aqui no Almanaque da Bola os 10 ponteiros direitos indicados pela revista, lembrando que numa gambiarra para acomodar os melhores do mundo numa eventual seleção, Lionel Messi foi indicado como ponteiro direito, posição que ocupou no início de sua carreira.

Os 10 ponteiros são os seguintes: os ingleses David BECKHAM que jogou de 1992 a 2013 e George BEST que atuou de 1963 até 1984. O camaronês Samuel ETO’O, numa outra gambiarra, Eto’o que jogou de 1997 a 2009. O português Luís FIGO que jogou de 1990 até 2009, 

Os brasileiros, GARRINCHA, brasileiro que começou em 1953 e encerrou a carreira em 1972 e JAIRZINHO que jogou de 1962 até 1983.

Completando a lista, ao ingleses Kevin KEEGAN que jogou de 1968 a 1984, Stanley MATTHEWS que atuou de 1932 até 1965, Lionel MESSI que começou em 2003 e ainda está em atividade e Arjen ROBBEN, holandês que também está em atividade e que começou a carreira no ano 2000.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito