Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A evolução do calendário do futebol brasileiro

Almanaque da Bola #851
Por João Nassif 20/11/2020 - 11:05

O campeonato brasileiro de futebol foi disputado pela primeira vez em 1971. Até então a competição mais importante do país era o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputado pelos grandes times de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Paraná.

Em 1971 a competição que foi denominada em campeonato nacional começou com 20 equipes e o primeiro campeão foi o Atlético Mineiro treinado por Telê Santana.

O campeonato nacional ficou marcado pelas mudanças do regulamento, as famosas viradas de mesa que sempre protegeram os grandes clubes em detrimento dos médios e pequenos. 

Esta mania tipicamente brasileira durou até 2001 quando começou a moralização e o campeonato brasileiro ganhou credibilidade. O regulamento passou a ser respeitado e aos poucos a competição passou a tomar forma até que em 2003 passou a ser disputada com 24 times no sistema de pontos corridos. 

Em 2006 o limite foi diminuído e somente 20 equipes passaram a jogar o campeonato e a cada ano os quatro últimos são rebaixados para a série B.

Também em 2006 foi implantada a série B também com 20 times no mesmo sistema da primeira divisão. No mesmo ano a série C teve grande valorização, afinal de contas jogar a segunda divisão é um grande negócio pela importância e visibilidade.

Ainda por questões financeiras e terceira divisão é disputada por divisão regional, mas vai ganhando visibilidade e certamente num futuro não muito distante será também jogada no mesmo sistema das divisões maiores.

Finalmente em 2009 foi implantada a série D ainda inchada, mas certamente nas próximas temporadas terá seu regulamento parecido com as outras divisões e o campeonato brasileiro que já ganhou credibilidade poderá ter um maior crescimento técnico com as quatro divisões bem definidas pelo país a fora.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito