Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Claiton Pacheco Galdino 11/09/2018 - 09:00 Atualizado em 11/09/2018 - 09:14

Ninguém gosta de ouvir um não . Essa pequena palavra de três letras é igual a rejeição e a rejeição é dolorosa. Na verdade, é um dos mais profundos e sombrios dos medos humanos.

A rejeição, ao contrário de todas as outras emoções, imita a dor física e é por isso que dói tanto.

Ok, mas que isso significa para os empreendedores e vendedores?

Bem, geralmente tentamos evitar ouvir as objeções que os nossos clientes estão pensando.

E fazemos isso falando mais e normalmente demais. Ficamos rodeando, rodeando, muitas vezes justificamos nosso comportamento com declarações como "não quero parecer muito agressivo".

Mas a realidade é que estamos evitando encarar a objeção e evitar objeções não faz sentido.

O que você precisa fazer é ser curioso e descobrir qual é a  verdadeira objeção do cliente.

Faça isso logo e frequentemente.

Qualquer outra coisa é escolher a ilusão sobre a realidade. Está fazendo a escolha de mentir para si mesmo e diminuir suas chances de sucesso. Pode sentir-se melhor naquele momento, mas a longo prazo  isso sempre irá prejudicar o seu desempenho.


O que você deve fazer é estimular seu cliente a revelar suas objeções, preocupações e preferencialmente no início do processo. Isso permite que você comece a minimizar as preocupações imediatamente e com mais eficiência.

Os clientes, provavelmente, estão esperando que você fuja das objeções deles, afinal este não é o primeiro rodeio deles e normalmente é isso que os vendedores fazem.

Então quando você for aberto e honesto com eles, eles começarão a confiar mais em você. Isso estabelece as bases para o tipo de relacionamento de longo prazo que você realmente deseja e precisa.

E, claro, se uma compra e com sua empresa realmente não está nos planos do cliente, pelo menos você saberá cedo.

Uma das coisas mais inteligentes que um vendedor pode fazer é implementar estratégias que obtenham objeções imediatamente.

Para ser franco, evitar objeções é estúpido. Eles são apenas parte do processo, e quanto mais rápido lidamos com eles, mais rápido podemos passar para a próxima fase.

Lembre-se que tempo é dinheiro. Não invista o seu em  estratégias ou ausência de estratégias que estão fadadas a falhar.

Na próxima semana vou apresentar algumas estratégias para descobrir as verdadeiras objeções dos clientes.

Até a próxima.

Por Claiton Pacheco Galdino 04/09/2018 - 09:00

É muito comum vermos os empresários preocupados com o futuro de seus negócios. Geralmente estas preocupações são ligadas as mudanças que estamos vivenciando e principalmente com as que ainda virão.

Se você deseja construir um negócio bem-sucedido e sustentável, se pergunte inicialmente, sobre o que não irá mudar nos próximos dez anos e que poderia afetar sua empresa.

Em vez disso, pergunte a si mesmo o que não vai mudar e coloque toda a sua energia e esforço nessas coisas.

Esse é o conselho do CEO da Amazon, Jeff Bezos, destacado em uma entrevista recentemente.

Bezos sugere que você construa uma estratégia de negócios em torno das coisas que sabe que ainda serão estáveis ao longo do tempo.

Por exemplo, não é provável que os clientes irão preferir preços mais altos no futuro por serviços que eles contratam, portanto você deve investir pesado para garantir que você conseguirá se manter rentável e lucrativo no futuro mesmo com preços mais baixos.

Para ajudar a alcançar preços mais baixos, a Uber investiu tempo e dinheiro nos algoritmos de roteamento de seu aplicativo e um sistema de inteligência para previsão de demanda, previsão de congestionamento, correspondência de suprimentos, posicionamento de suprimentos, despacho inteligente e preços dinâmicos. A empresa também lançou o UberPool, uma opção de compartilhamento de caronas que se tornou uma das iniciativas desta estratégia de preçcos baixos da empresa.

Ou seja, o Uber está fazendo um grande investimento em algo que nunca mudará, pessoas que querem pagar menos pelo transporte.

Bezos acredita que as pessoas se manteriam como clientes da Amazon desde que eles sempre tivessem melhores preços e remessas rápidas. Assim, a empresa passou os últimos 11 anos investindo nessas coisas - muitas vezes renunciando a lucros de curto prazo para fazê-lo.

Para trabalhar em prol dessas coisas, a Amazon gastou bilhões na construção de centros de distribuição nos EUA e ao redor do mundo.

Todos os novos centros de distribuição foram criados para estarem mais próximos dos clientes e ajudar no aumento da velocidade de entrega e também na redução de custos de transporte e entrega.

Tem sido um esforço longo e que nunca terminará já que os clientes sempre valorizam melhores preços e as opções de entrega rápida da Amazon.

E no seu negócio o que não vai mudar e que você deve colocar muita energia, foco e investimentos?

Por Claiton Pacheco Galdino 28/08/2018 - 09:00

Uma das coisas mais temidas nos dias atuais é uma reclamação nas redes sociais se tornar viral.

Mas o que fazer quando alguém fala mal da gente nas redes sociais?

Esse medo é o que mantém muitos empresários e suas empresas fora das mídias sociais. Só que não percebem estar perdendo oportunidades e que as pessoas podem estar falando mal sem que eles possam se defender ou resolver.

Acreditar que as pessoas não estão falando de sua empresa só porque ela não está nas mídias sociais é como acreditar que pessoas fofoqueiras não estão fofocando sobre você quando você não está por perto.

E quando acontecer um comentário negativo, o que fazer?

Publicar um “textão”? Excluir o comentário? Xingar o reclamante?

Inicialmente, você não precisa de uma "super" política de comunicação formal, primordialmente você precisa ter um compromisso.

Você precisa se comprometer a responder a todas e quaisquer reclamações que as pessoas tenham.

Precisa demonstrar que se importa, ter uma resposta oficial da empresa e uma promessa de fazer as coisas certas ou investigar e garantir que isso não aconteça novamente.

Porque lidar com detratores, é intimidante e estressante, mas são situações que não podem ser ignoradas.

Aqui estão algumas dicas para lidar com incidentes quando as pessoas falam mal sobre sua empresa em mídias sociais, mas que servem para reclamações em geral:

Reconheça seu direito de reclamar

Ele tem esse direito como consumidor e a liberdade de expressão é um princípio fundador de nossa democracia.

Se um cliente tiver um desentendimento com a sua marca a qualquer momento e não estiver satisfeito, ele pode e deve reclamar.

Inclusive, porque isso pode lhe ajudar a melhorar.

Peça desculpas pela situação

Existem palavras muito poderosas na redução da tensão de uma reclamação pertinente, são elas: "Sinto muito" e “Nos desculpe”.

Você não precisa imediatamente assumir que houve um erro, principalmente se não tiver todas as informações sobre o ocorrido em mãos. Peça desculpas pela situação ou pela má experiência dos clientes e peça mais informações sobre como você pode ajudá-los ou melhorar a situação e vá investigar e dê retorno.

Tenha clareza em sua política e cumpra prazos

Às vezes as pessoas ficam muito chateadas com políticas não claras ou prazos não cumpridos.

É perfeitamente possível ter regras que não podem ser alteradas mesmo diante de uma reclamação de um cliente.

No entanto, faça isso de forma educada, com empatia, informando ao cliente as razões pelas quais a política existe.

Prometeu um prazo para investigar ou dar uma resposta, cumpra, não faça o cliente reclamar novamente.

Tente descobrir o que ajudará o cliente a se sentir melhor

"Como posso ajudar?" O que essas palavras simples fazem é transferir o centro da conversa para o cliente e deixá-lo, mesmo que apenas por um momento, ditar os termos do que ajudaria a fazê-lo se sentir melhor.

Quando os clientes se sentem ouvidos e empoderados, a empresa muitas vezes ganha credibilidade e fidelidade mesmo após um problema.

Aja em conformidade com as regras, mas resolva

Se você puder, dentro das políticas da empresa e dentro da razão, fazer o que o cliente diz que o fará feliz, faça sem pestanejar.

Entretanto, haverão casos em que uma solicitação do cliente está além de seu poder ou mesmo do que é justo.

Pense o seguinte, extinguir o marketing boca a boca negativo de forma rápida e eficiente deve ser sempre sua meta principal.

Muitas vezes uma reclamação resolvida é a melhor maneira de transformar esse detrator em um fã.

Abra mão do cliente

Se você esgotou todos os meios razoáveis ​​de resolver o problema do cliente e ele ainda insiste em respostas não razoáveis, não há problema em se afastar.

Educadamente, ofereça solução novamente e informe ao cliente que isso é realmente tudo o que você pode fazer.

Existem pessoas que estão passando por outros problemas naquele momento, problemas pessoais muitas vezes, e que por mais que você tente ajudá-la ela não quer resolver.

Por isso, é tão importante ter clientes fãs que podem defendê-lo de um ataque de um “idiota”, porque eles existem.

Se você foi justo, honesto e razoável com o cliente, mas ele não está sendo nada razoável, o restante da audiência perceberá que essa pessoa está sendo irracional também .

Estas são algumas dicas, fique a vontade para comentar e perguntar.

Até a próxima

Por Claiton Pacheco Galdino 21/08/2018 - 09:00 Atualizado em 21/08/2018 - 09:10

Ser empresário é muitas vezes uma realidade bem solitária.

Entretanto, apesar de você estar no negócio por si só, muitas vezes está sozinho por opção. Na verdade, poucas são as empresas que podem se tornar marcas consolidadas e crescer no mercado sem alguma ajuda de parceiros nos bastidores.

Raramente se dá o real valor e reconhecimento aos fornecedores, principalmente em pequenas empresas que tem uma estrutura na maioria das vezes muito enxuta.  E em muitos casos a empresa terá tanto sucesso quanto qualidade e nível de parcerias que tem com seus fornecedores.

Descobrir quem são os fornecedores que você necessita de uma parceria mais estratégica é chave para ter acesso a melhores oportunidades e a informações fresquinhas e de qualidade para tomadas de decisões mais assertivas.

Mesmo que em alguns casos por questões de orçamento você só possa contratá-los pontualmente ou esporadicamente, tê-los mapeados é fundamental para quando precisar não perder tempo nem errar na escolha.

Por isso, vou sugerir algumas categorias de serviços em que você deveria ter mais que fornecedores, parceiros.

Principalmente se você está começando, ter um fornecedor parceiros pode ser um recurso ou mesmo diferencial valioso para você.

Por isso, uma atividade estratégica cada vez será pesquisar e encontrar os fornecedores que melhor se adequam às suas necessidades e às de seu mercado.

Minhas dicas de serviços seriam:

  • Contabilidade;
  • Sistema e Tecnologia para Gestão ERP;
  • Banco ou Cooperativa de Crédito
  • Serviços jurídicos;
  • Marketing e Publicidade;
  • Meios de Pagamento;
  • Outros serviços on line de tecnologia;
  • Consultoria de processos, gestão e inovação.

Contabilidade

Muitos desconhecem o potencial das informações e s­erviços que o contador tem para ajudar a melhorar os resultados.

Não falo daquele contador emissor de guias, mas sim aquele que é parceiro e faz o papel de um consultor. Que trabalhe um pouco pra gente também e não só para o governo.

O contador pode nos entregar diversos relatórios gerenciais que ajudam na tomada de decisão, pois muitos empreendedores tem dificuldade em entender contábil e tributariamente o seu próprio negócio.

Sistema para Gestão ERP

Independentemente do tamanho da empresa, ao adotar um software de gestão a empresa pode ganhar em economia, processos mais enxutos, agilidade, e informações para a tomada de decisão.

Viver desorganizado ou num mar de planilhas do Excel gera muito retrabalho e perda de tempo, além de más decisões. É importante enxergar a implantação de sistema ERP como um investimento que trará benefícios para todas as áreas da organização, promovendo um maior controle de dados e propiciando melhores resultados e mais sustentáveis.

Banco ou Cooperativa de Crédito

Instituições bancárias são um parceiro extremamente estratégico para o crescimento de uma empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

São tantos os desafios de gestão que o empresário precisa superar para manter um negócio em operação que o relacionamento bancário acaba por ficar em segundo plano. Quando necessitam de linhas de crédito, por exemplo, as empresas “descobrem” que estão com o cadastro desatualizado e isso irá atrasar qualquer negociação que precise ser feita.

Sem dúvida, ter uma instituição bancária parceira pode ser bem estratégico. Por tudo isso, converse sempre com seu banco parceiro e mantenha um relacionamento próximo, mesmo que não precise no momento.

Advogados

“Tenha um bom advogado” parece um conselho de Vó, mas garanto: ter bom advogado pode gerar muito valor para seu negócio.

Um bom advogado te ajuda a achar soluções onde você só vê problemas e isso cria diferencias em relação aos seus competidores. Quando você não tem um bom advogado ou não tem nenhum em muitas situações você irá gastar mais tempo dinheiro.

Um bom advogado pode trazer soluções criativas e inovadoras para o seu negócio, mas principalmente pode evitar que você cometa erros básicos de gestão e coloque em risco todo o seu negócio.

Marketing e Publicidade

Em tempos de alta competição as empresas precisam sempre atingir o seu público alvo da melhor forma possível e é ai onde entra um bom parceiro de marketing, tanto digital quanto tradicional.

Ele pode te ajudar a planejar os melhores caminhos e formatos para que a mensagem da sua empresa chegue ao seu público-alvo no momento certo.

Além de criar campanhas de publicidade para divulgação de seus produtos e serviços, ele deve avaliar resultados junto com você e mais que isso se comprometer com eles.

Repensar as estratégias de marketing da empresa e "pegar no seu pé" para dizer onde você está errando são atributos de um bom parceiro de marketing e ajudarão sua empresa a prosperar cada dia mais.

Meios de Pagamento

Quanto mais formas de pagamentos você aceitar, mais chances você terá de realizar mais vendas. Aceitar vários cartões de crédito, por exemplo, pode ser estratégico para seu negócio.

Outro exemplo muito comum é o brasileiro estar sem limite em seu cartão de crédito. E será uma boa alternativa permitir que a compra seja paga em mais de um cartão, assim a soma do limite dos dois permitirá efetuar a compra.

Um bom parceiro nesta área também tem que ter um sistema de conciliação das compras e recebimento simples e confiável.

Isso evitará perda de tempo procurando valores e até falta de recebimento de alguns. Muitos empreendedores ainda não sabem o que fazer diante dessa situação ou nem mesmo conhecem o conceito de conciliação.

Outros serviços on line de tecnologia

Não há dúvida de que a tecnologia desempenhou um papel importante na capacidade das empresas de se expandirem. Para manter operações consistentes e em crescimento sua empresa vai precisar conhecer alguns serviços de tecnologia que estão disponíveis e acessíveis a quase todos.

Conhecer e se manter atualizado sobre soluções tecnológicas em áreas como CRM, vendas, operações, contabilidade e muito mais para ajudar seus negócios a funcionar e prosperar com mais facilidade.

Há diversas ferramentas e serviços que podem eliminar ou automatizar processos em sua empresa e você precisa conhecê-los.

Consultoria de processos, gestão e inovação

No mundo atual e futuro é muito importante ter parceiros que entrem no seu negócio e ajudem a mudá-lo, melhorá-lo de dentro para fora.

Uma consultoria muito importante para ter próximo de sua empresa é a de processos, inicialmente. Ter bons processos escritos é fundamental.

Além disso, é sempre bom ter alguém para contar para ajudar a melhorar outras áreas de sua gestão e para implantar inovações.

Bom, estas foram apenas algumas dicas de fornecedores que você deve conhecer e querer ter como parceiros de sua empresa para se manter no mercado e crescer.

Por Claiton Pacheco Galdino 14/08/2018 - 09:00

Nenhuma empresa pode prosperar sem clientes, por essa razão, os esforços dos profissionais de marketing geralmente estão voltados muito mais para a atração de novos clientes. 

Infelizmente, muitas empresas negligenciam seus clientes existentes e uma das razões pelas quais isso acontece é que elas não se fazem uma pergunta simples: quem são nossos clientes? 

A boa notícia é que as empresas estão cada vez mais interessadas em aprender mais sobre seus clientes e, é claro, identificar os clientes mais valiosos. Graças ao Big Data e às ferramentas de análise cada vez mais sofisticadas, isso geralmente é mais fácil de fazer hoje do que há apenas alguns anos. 

E o retorno potencial é grande: quando você sabe quem são seus clientes mais valiosos, sabe quem é mais importante manter e pode concentrar seus esforços de marketing de clientes existentes nos clientes com maior potencial. 

Então, quais métricas as empresas podem usar para segmentar seus clientes mais valiosos? Aqui estão cinco delas: 

 

1. Frequência de visitas e compras 

O acompanhamento da frequência com que seus atuais clientes compram ou lhe visitam  pode servir de base para algumas das mais importantes informações do cliente, identificar clientes que compram com mais frequência. 

Embora você provavelmente não deva chegar à conclusão de que seus frequentadores são leais - a lealdade verdadeira é difícil de obter - a atividade de vendas frequente sugere que eles serão mais fáceis de manter, tornando este grupo de clientes dignos candidatos ao status de Mais Valiosos Clientes.  

 

2. Valor médio de compra 

Quanto um cliente gasta em média e como isso se compara a outros clientes? Por razões óbvias, os clientes que gastam mais devem ser identificados como tal. Em alguns casos, você pode até querer ser notificado em tempo real quando um pedido acima de um certo limite for recebido. 

 

3. Valor comercial do relacionamento com o cliente 

Os pesos pesados ​​que podem fazer sua semana com uma única compra são muito importantes, mas a competição MVC não é um sprint, é uma maratona. Rastrear quanto um cliente gastou no decorrer do relacionamento dele com você é uma das melhores maneiras de identificar clientes de alto valor. 

Como os relacionamentos com os clientes variam em tamanho, é importante fazer comparações precisas. Por exemplo, ao olhar para um cliente relativamente novo com apenas seis meses de histórico de compras, você deve medir seu valor atual com base em clientes mais antigos também nos primeiros seis meses. 

 

4. Sensibilidade ao preço 

As compras são motivadas por diferentes razões e alguns clientes são muito sensíveis ao preço. Embora um cliente que é altamente influenciado pelo preço não seja necessariamente eliminado do status MVC, pode ser muito útil avaliar clientes por meio de uma lente centralizada no preço para identificar os caçadores de pechinchas que provavelmente não concluirão uma compra, a menos que seu preço seja sempre o mais baixo ou com o maior desconto. 

Uma maneira relativamente fácil de fazer isso é determinar quais clientes aumentaram suas compras quando foram oferecidas vendas ou descontos. Para resultados mais precisos, que refletem o fato de que alguns descontos são mais acentuados do que outros, tente pesar seu cálculo com base no valor do desconto usado. 

 

5. Renda    

Embora você provavelmente não possa espiar as contas bancárias de seus clientes, dependendo da quantidade de informações coletadas dos clientes, você pode adivinhar indiretamente quais provavelmente têm maior renda. 

A renda, é claro, não se traduz necessariamente em vendas, mas saber quem tem dinheiro para gastar pode ser muito útil para determinar quais clientes valem a pena engajar e, quando necessário, lutar para manter. 

 

Um abraço e até o próximo artigo

Por Claiton Pacheco Galdino 07/08/2018 - 09:00 Atualizado em 07/08/2018 - 09:27

 

Você luta com a procrastinação na sua empresa? Se sim, acredite ou não,ela pode não ser uma coisa tão ruim.

Há sempre algo que você preferiria estar fazendo. Mesmo agora, você pode estar lendo este artigo em uma tentativa de evitar realizar algo lhe é menos agradável.

A procrastinação é normal, especialmente nos dias de hoje. As mídias sociais, streaming de televisão e filmes, a facilidade de acesso à internet e a onipresença dos smartphones sempre podem nos distrair. Existem muitas razões pelas quais as pessoas procrastinam, e sempre foi pensado como um bloqueio à produtividade.


Entretanto, a percepção da procrastinação nem sempre corresponde à realidade. 
"A procrastinação não é apenas evitar ou atrasar uma tarefa", diz David Ballard, chefe do Centro de Excelência Organizacional da Associação Americana de Psicologia. "Também tem 
que incluir uma visão de que ela é contraproducente, irracional ou desnecessária."


Mas de fato, a procrastinação ativa pode ajudá-lo a fazer mais coisas em algumas situações . Abaixo estão quatro razões psicológicas que os empreendedores devem às vezes se inclinar para a procrastinação:

1. A procrastinação ajuda a estimular a criatividade.

Aaron Sorkin, criador da Westwing, disse uma vez , "Você chama isso de procrastinar, eu posso chamar de estou pensando." Sorkin adia coisas algumas vezes até o último minuto, mas nem por isso não é uma pessoa de muito sucesso.

Mesmo se não formos todos pessoas de muito sucesso, quando você está colocando algo de lado no momento, não significa ser, necessariamente, uma distração. Pode ser simplesmente uma pausa e essa ruptura pode abrir um mundo de novas ideias.
Quando você se permite mais tempo para sentar e pensar sobre o que você está trabalhando, diferentes caminhos para um resultado podem borbulhar em seu cérebro. Um estudo de 2012 na Nature descobriu, através de imagens do cérebro, que o córtex pré-frontal (DLPFC) ficava largamente adormecido quando os rappers faziam improvisos.
Para os empresários, a procrastinação pode ser a única coisa que desencadeia uma resposta que seria impossível alcançar se eles não deixassem suas mentes vagarem para longe da tarefa ou decisão que tem em mãos.

2. Procrastinação ajuda na memória.

Em 1927, o psicólogo lituano Bluma Zeigarnik descobriu pela primeira vez como a interrupção de um evento pode realmente ajudar as pessoas a lembrar-se dele. Depois que seu professor notou que os garçons em um café próximo se lembravam de contas abertas melhor do que as que já haviam sido pagas. Ela testou a hipótese dando uma série de quebra-cabeças para as pessoas completarem, enquanto sutilmente interrompia metade delas.

Aqueles que foram interrompidos foram capazes de lembrar detalhes com 90% mais precisão do que aqueles que foram autorizados a completar a tarefa.

O mesmo poderia ser dito para os empresários de hoje. Pausar para o almoço, ir a academia, ler um livro, pular para outra tarefa ou simplesmente ficar olhando pela janela pode ajudá-lo a lembrar melhor as várias partes da atividade que você está tentando terminar.

3. Surpreendentemente, a procrastinação pode melhorar o foco.

Em primeira análise, isso pode parecer um paradoxo. Afinal, como você pode se concentrar melhor interrompendo o que você está fazendo - ou seja, procrastinando?

Em vez de suportar a monotonia de trabalhar em uma única tarefa até que seja feita, é mais útil se afastar dela, pelo menos brevemente. A concentração diminui se não rompermos o tédio. Semelhante à criatividade, somos mais capazes de nos concentrar se dermos uma breve pausa.

Um estudo em 2011 analisou esse efeito psicológico. Os indivíduos foram convidados a lembrar de dígitos aleatórios durante a execução de uma tarefa visual. Eles descobriram que 
uma vez que as pessoas foram solicitadas a lembrar os dígitos, seu desempenho na tarefa visual diminuiu com o tempo. Mas quando os pesquisadores interromperam o exercício visual com lembretes esporádicos dos dígitos, suas pontuações visuais permaneceram altas, independentemente da duração. Em resumo: faça uma pausa de vez em quando, mesmo que esteja com o prazo apertado.


4. A procrastinação geralmente produz melhores decisões.

Muitas vezes, os empreendedores receberão um email importante que precisa de uma resposta. Não há a exigência de uma resposta rápida, mas devido a importância da questão, as 
pessoas deixam tudo para chegar a uma resposta. Se você não tiver um momento para se sentar e deixar que todos os aspectos da questão se encaixem, você está sujeito a tomar a decisão errada. Pesquisadores da Universidade de Columbia realizaram um experimento para testar essa hipótese.

Um pouco mais de tempo levaria a melhores decisões?

Primeiro, eles pediram aos participantes que determinassem em qual direção um conjunto de pontos pretos estava se movendo pela tela. Ao mesmo tempo, um grupo de pontos coloridos começa a se mover para distraí-los. Os participantes foram convidados a julgar o mais rapidamente possível.
Quando os pontos coloridos se moviam na mesma direção dos pontos pretos, os resultados eram basicamente perfeitos. Mas quando eles se moviam em direções opostas, a precisão diminuía. 
Segundo, eles realizaram exatamente o mesmo experimento, mas os participantes foram solicitados a responder quando ouviram um som de clique, que variaram entre 17 e 500 
milissegundos - um intervalo de tempo destinado a imitar decisões da vida real, como dirigir. 

Os pesquisadores descobriram que quando as decisões foram atrasadas em cerca de 120 milissegundos, sua precisão melhorou significativamente.
No entanto, os pesquisadores diferenciaram entre a tomada de decisão prolongada e atrasada. 
Se os sujeitos tomavam a decisão muito rapidamente, o cérebro ainda estava filtrando as distrações (pontos coloridos). Mas se demorasse demais, poderia ser prejudicado por outras distrações.

O mesmo poderia ser dito para a procrastinação. Procrastinar demais, ou por muito tempo, e nada será feito. Mas, como vimos, existem alguns benefícios psicológicos sérios para a 
procrastinação.

Uma abraço e até a próxima semana.

Este artigo foi publicado originalmente na Revista Entrepreneur e é de autoria de Lucas Miller

www.entrepreneur.com/amphtml/316996

 

 

Por Claiton Pacheco Galdino 31/07/2018 - 09:03 Atualizado em 31/07/2018 - 09:06

Cada vez mais as empresas procurando maneiras diferentes de vencer os desafios do negócio. Uma maneira de trabalhar que permita que a empresa tome de decisões estratégicas de longo prazo, ao mesmo tempo em que obtém benefícios comerciais positivos no curto prazo. Uma abordagem que estimula os clientes e capacita os funcionários, além de ser econômica e flexível o suficiente no atual mundo digital em constante mudança.

E cada vez mais empresas estão experimentando uma abordagem de teste e aprenda.



O teste e aprenda, em poucas palavras, é um conjunto de práticas que permite que uma empresa experimente novas ideias e conceitos, seja com um pequeno conjunto de clientes ou em um número limitado de locais (por exemplo, em apenas algumas lojas) para entender o impacto que isso tem em fatores como a experiência do cliente, a produtividade dos funcionários e as vendas.

Há muitas razões pelas quais uma abordagem de Teste e Aprendizado deve ser considerada como parte de qualquer estratégia de negócios, mas quero salientar três que considero mais relevantes no contexto da atual cultura de consumo de ritmo acelerado.

Teste com clientes reais

A beleza de uma abordagem de Teste e Aprenda é que, em sua essência, são os verdadeiros clientes ou funcionários que fornecem os dados sobre os quais as aprendizagens e, em última análise, as decisões estratégicas podem ser tomadas.

Muitas vezes desenvolvemos estratégias ou novos produtos sem qualquer envolvimento de clientes, funcionários ou áreas comerciais.

Uma abordagem de teste e aprendizado coloca a iniciativa - seja um novo canal de comunicação, um novo processo ou qualquer outra coisa - diretamente nas mãos do usuário final (por exemplo, o cliente) para "brincar". Se eles gostarem, você pode continuar com a iniciativa no futuro. Se eles não gostarem, você pode aprender com a experiência e aprimorá-la, ou pode optar por desfazer tudo.

Seja qual for o resultado, você pode ter certeza de que a decisão tomada será baseada em algo que é comprovado, em vez de conjectura e teoria.

Mantenha-o pequeno e flexível

No exemplo acima, em que a decisão pode ser abandonar completamente uma iniciativa, pouco dano irá ocorrer.

Uma abordagem Teste e Aprenda é aquela que deve começar pequena - seja com um segmento específico ou grupo de pessoas, ou em um pequeno subconjunto de lojas - e à medida que os resultados se tornarem mais repetíveis e os resultados mais concretos, os experimentos podem gradualmente ser ampliados para se adequar às suas necessidades de negócios mais amplas e, eventualmente adotadas totalmente.

Começar pequeno não apenas ajuda a minimizar o impacto se algo der errado, mas também oferece aos negócios flexibilidade adicional no caso de as condições do experimento precisarem ser alteradas, e ajuda a manter os gastos em um nível administrável sem ter que se preocupar demais com isso.

Saiba o que não funciona

Para que uma abordagem de Teste e Aprenda seja realmente bem-sucedida e inserida na cultura de uma organização, todos devem aceitar e concordar com o fato de que, às vezes, as iniciativas e ideias falharão.

Isso se aplica em todos os níveis, desde a equipe do projeto que executa os experimentos até os tomadores de decisões estratégicas.

É importante que cada pessoa entenda que saber o que não funciona é tão importante quanto saber o que funciona. Quando algo não termina como esperado, as perguntas que devem ser feitas são "o que poderia ser feito de maneira diferente da próxima vez?", Em vez de "por que você não entregou o que esperávamos?".

Mais empresas fariam bem em considerar a adoção de uma abordagem de Teste e Aprenda e incorporá-la como uma nova maneira de trabalhar em seus negócios porque é importante lembrar que você não pode testar sem aprender e não pode aprender sem testar.

Boa semana e até o próximo artigo.
Abs Claiton

Por Claiton Pacheco Galdino 17/07/2018 - 09:00 Atualizado em 17/07/2018 - 09:23

Se você quer aprender sobre fazer negócios, o xadrez é o jogo a ser jogado.

As lições que o jogo oferece aos aspirantes a empreendedores e empresários são, além de,  estratégicas muito práticas. 
 
O xadrez é um complicado jogo mental modelado após a guerra, a luta para alcançar a vitória é intensa. Nos países desenvolvidos, o xadrez recebe mais apoio em reconhecimento dos vastos benefícios que as pessoas obtêm ao jogar o jogo. Eu acredito que o investimento do governo na promoção do xadrez é um dinheiro muito bem gasto. Mesmo sem os benefícios do negócio, o xadrez é um jogo fascinante que é amado por milhões de pessoas em todo o mundo.
 
No entanto, é bom saber que também pode ser uma ferramenta para melhorar as habilidades de um empresário ou futuro empresário.
 
No mundo dos negócios também existem concorrentes planejando te tirar do mercado e muitas das estratégias e táticas usadas no xadrez são aplicáveis ​​ao mundo real. O mercado apresenta diariamente mudanças em suas variáveis que implicam  em tomadas de decisão mais assertivas e ajustes do seu raciocínio.

Vou listar apenas alguns dos benefícios que uma pessoa adquire ao jogar xadrez:
 
1. Mais importante de tudo, você aprende o valor da preparação. Uma pessoa que sabe jogar xadrez vai ganhar 100% das partidas contra um adversário que só sabe mexer as peças. Isso mostra que conhecer, entender e praticar o jogo é fundamental para ganhar. Da mesma forma o mundo real não é feito para amadores ou pessoas mal preparadas, se você não domina o que vai fazer, tem tudo para se dar mal;

2. Você aprende a olhar para frente. Somente aqueles que podem prever vários movimentos à frente se tornarão bons no jogo de xadrez. O que faz da capacidade de olhar o mercado e fazer boas previsões fundamental para o sucesso de qualquer negócio;
 
3. Ensina-lhe o valor do sacrifício. No xadrez, há situações em que você precisa sacrificar uma peça para ganhar uma vantagem mais tarde. Isso é semelhante a tomar decisões nos negócios, onde você precisa investir em coisas que não trarão retorno no curto prazo, vão gerar dificuldades agora, mas que podem lhe dar um retorno maior mais tarde;
 
4. Desenvolve sua memória. Para poder olhar para frente, você deve aprender a memorizar um grande número de movimentos em potencial. Como a memória é um elemento essencial do raciocínio, ela irá lhe ajudar a melhorar a tomada de decisões nos negócios;
 
5. Você aprende a ser honrado. Há uma regra nos torneios de xadrez chamada “movimento de toque”. Isso significa que quando você toca em uma peça, você deve movê-la. Embora você possa se safar se não houver testemunhas, você rapidamente destruirá sua credibilidade. Esse também é o caso nos negócios quando você engana seus clientes com declarações falsas ou exageradas;

6. Você aprende o valor da paciência. No xadrez, você precisa de tempo para posicionar suas peças na posição correta antes de poder atacar efetivamente; um ataque prematuro pode sair pela culatra. Isso é muito semelhante nos negócios em que você deve pacientemente se conter de fazer movimentos precipitados até que tudo esteja definido. Você realiza estudos de mercado e estudos de viabilidade antes de arriscar seu capital;
 
7. Você aprende a antecipar os movimentos de seus concorrentes. Ao fazer um movimento no xadrez, você também deve antecipar as respostas prováveis ​​do seu oponente, porque eles estão planejando derrotá-lo. Essa ideia de um inimigo pensante deve ser incorporada na elaboração de planos de negócios. No mundo real, os competidores certamente irão reagir aos seus movimentos, então você deve estar preparado para o contra-ataque;
 
8. Você aprende a pensar fora da caixa. Embora o xadrez tenha regras rígidas, o jogador pode usar sua criatividade para fazer movimentos surpresa para derrotar o inimigo.  Um empreendedor, por exemplo, precisa criar uma campanha de marketing inovadora se quiser vencer seus concorrentes;
 
9. Você aprende a jogar pelas regras. O xadrez tem regras que devem ser seguidas ou você será desclassificado. Os negócios também têm suas próprias regras que, se violadas, podem levar a penalidades, falência, e como temos visto no Brasil ultimamente, até mesmo à prisão;
 
10. Você adquire a disciplina para concentrar seu pensamento por horas. Como o xadrez exige horas de concentração total, é um excelente treinamento para focar sua mente. Esta é uma terapia excelente, especialmente para aqueles cujas mentes têm uma tendência a vagar ou se cansar muito rapidamente;

Estas são algumas, das muitas, vantagens de jogar xadrez para quem está ou quer se aventurar no mundo dos negócios.

E se você tem filhos estimule-os a jogar.

Até o proximo artigo.

Bons jogos!

 

Por Claiton Pacheco Galdino 10/07/2018 - 09:00 Atualizado em 10/07/2018 - 09:21

Neste comercial da IBM de 2006, um homem com cara de mau vestindo um sobretudo percorre os corredores de um supermercado e vai enchendo seus bolsos com produtos e antes de sair da loja é abordado por um segurança. Supõe-se que se trata de um ladrão, até que o segurança lhe entrega um recibo de pagamento dos itens que colocou no casaco e agradece. 

Doze anos atrás, essa experiência de compra parecia muito futurista, quase fantasia, o anúncio fazia parte de uma campanha que imaginava o futuro do varejo com a tecnologia RFID.

Agora, a Amazon Go tornou isso uma realidade, exceto pela falta de necessidade de um recibo em papel.

Nossas experiências de compra estão mudando e isso transforma o papel do vendedor, especialmente no varejo.

Mas isso significa o fim dos associados das lojas? Acho que não.

Pense nisso: o vendedor é, na maioria dos casos, o único contato humano na loja que um cliente tem com uma marca.

Eles são a representação mais valiosa da experiência de um varejista - mais do que qualquer propaganda ou website.

É por isso que, quando se trata de vendedores, tenho certeza de que seus trabalhos se concentrarão cada vez mais em duas responsabilidades distintas: vender melhor e criar uma experiência de compra diferenciada e mais humana, mais amiga.

Ao interagir com um comprador, o vendedor precisa não apenas ter uma personalidade envolvente, mas também um conhecimento profundo da marca e do cliente. Eles precisam narrar a história da marca e expor seus valores, bem como adquirir e fornecer recomendações de produtos aos clientes com base em seus padrões de compra anteriores.

Invista em seus funcionários e na tecnologia que eles usam : Nos Estados Unidos, segundo a National Retail Federation e Human Resources Today, a taxa média de rotatividade de vendedores das lojas é de 60% e aqui no Brasil não é diferente. Isso custa aos varejistas americanos mais de 230 milhões de dias produtivos e US $ 19 bilhões em novos custos de pessoal. 

Por isso que os principais varejistas estão investindo em novas tecnologias para treinar funcionários e executar tarefas com ferramentas tecnológicas como os smartphones e tablets.

Seja tão bom ou melhor do que o seu site : os clientes querem mais e nossos vendedores precisam agir de acordo com isso.

Os vendedores precisam ter conhecimento dos produtos que estão vendendo, já que muitos clientes hoje fazem suas próprias pesquisas on-line antes de entrar em uma loja.

Eles também precisam ser capazes de explicar aos clientes como os produtos podem resolver seus problemas ou desejos.

Pense no futuro : o uso da tecnologia RFID, que irá auxiliar no gerenciamento de estoque e operações, ainda está a alguns anos de distância para a maioria dos varejistas.

Mas para alguns a revolução do varejo digital já está acontecendo. Os varejistas precisam pensar seriamente em investir na tecnologia daqui para frente para acompanhar os concorrentes e principalmente os clientes.

Precisam criar experiências de compra diferenciadas.

Uma experiência de compra diferenciada consiste em criar um ambiente na loja que represente a marca e seus valores.

Deixe espaço para alterações : Embora a experiência da marca precise ser consistente em todos os locais, o layout e o design exatos podem variar de acordo com as especificações e locais.

Abra a linha de comunicação : para ser bem-sucedido - seja para vender para clientes ou criar ambientes de compras experienciais - é necessário haver uma melhor comunicação bidirecional em tempo real entre todos os níveis da organização.

Usando a tecnologia para compartilhar tarefas e diretivas com os vendedores da loja, os varejistas podem alcançar a conformidade operacional mais rapidamente do que nunca, garantindo a consistência da marca em várias equipes e locais, seja uma loja tradicional ou um espaço interativo.

O mesmo vale para análises. As decisões costumavam ser tomadas com base no instinto ou em percepções limitadas. Agora, as informações de lojas estão sendo compartilhadas com os varejistas em tempo real, permitindo que as empresas tomem decisões mais rápidas e bem informadas para impulsionar as vendas, canalizando esses insights para equipe.

Em última análise, a tecnologia nunca substituirá a necessidade de contato humano, mas pode ajudar o vendedor a proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Por Claiton Pacheco Galdino 03/07/2018 - 09:00

Na última semana aconteceu em São Paulo a ABF Expo franchising, a maior feira de franchising do mundo.

Foram mais de 400 redes expositoras que participaram dos quatro dias de evento.

Mas você sabe o que é o Franchising?
Já pensou em comprar uma franquia ou mesmo transformar o seu negócio numa franquia?

Franquia é uma estratégia de negócios na qual o franqueador (o detentor da marca) vende ao ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) uma licença que dá o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.

Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

Em termos práticos franchising é uma forma de expansão de um negócio, de uma marca, que envolve uma cooperativa de compras entre os franqueados e um modelo de distribuição de produtos e serviços por parte do franqueador.

Vantagens de se tornar um franqueador:

*O franqueado financia a expansão da marca, não necessitando o franqueador de todo o capital;

*Concentra-se na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços;

*Os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, pois são donos do próprio negócio e por iso são parceiros motivados;

*Existe a criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado;

*A imagem da marca é reforçada localmente, pois é associada à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;

*Existe uma descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias;

*Possibilita ganhos pela economia de escala;

*O sistema possibilita expansão de mercado de forma rápida, pois a abertura de novos espaços é  mais célere;

*Viabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.

Vantagens de ser franqueado:

*Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor;

*Redução do risco envolvido, face a utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso;

*Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado;

*Formação inicial e de forma contínua;

*Existência de ferramentas de gestão muitas informação já disponíveis;

*Aproveitamento dos canais de distribuição e logística existentes, permitindo a adoção de preços competitivos e com ganhos de escala;

*Os estudos elaborados são compartilhados na rede existente, permitindo investimentos financeiramente mais sustentáveis;

*Melhor acesso na compra, ou aluguel de espaço, em resultado da existência de marca reconhecida;

*Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área, localização e acessibilidades;

*Sinergias na resolução de problemas que em outras unidades da rede já tenham ocorrido;

*Aproveitamento do recrutamento de recursos humanos, pois é mais acessível trabalhar em rede conhecido, do que em unidade do mesmo ramo mas com pouca notoriedade.

Agora que você ja conhece um pouco mais pode entender as possibilidades e oportunidades de ser um franqueador quanto de ser um franqueado.

Até o próximo artigo na próxima semana.



 

Por Claiton Pacheco Galdino 19/06/2018 - 09:00 Atualizado em 19/06/2018 - 09:33

A diferença entre insatisfeito e totalmente insatisfeito está na emoção, no impacto que o 
produto ou serviço causa naquele momento na vida do cliente.


Você já parou pra pensar o que leva uma pessoa dizer que não gostou de um 
atendimento e outra de detestou o atendimento?
Algumas pessoas saem de determinadas situações de atendimento com tanta raiva que,
se não vivêssemos em uma sociedade civilizada, provavelmente chamaria o atendente 
para um duelo.


Mas o que faz a diferença de sairmos de uma loja insatisfeito com o atendimento ou 
totalmente insatisfeito e com vontade de detonar com aquela empresa?
A diferença está na emoção, no sentimento que a pessoa tem naquele momento como o 
seu produto ou o seu serviço impacta a vida dele.


Às vezes, uma mesma situação ou o mesmo produto com problemas iguais, impactam 
de maneiras diferentes causando reações diferentes também .


Um exemplo que possa ficar claro essa definição é:
Imagine um homem que vai fazer a bainha de uma calça jeans que comprou, uma calça igual a 
várias outras que o mesmo possui. Ao chegar em casa e provar a calça 
percebeu que a bainha ficou uma perna mais curta que a outra. Nessa situação 
provavelmente o cliente ficará insatisfeito, mas tendo várias outras calças jeans, ele 
deixará esta de lado e vestirá outra. O cliente ficará insatisfeito, mas o impacto 
que isso causou em sua vida foi pequeno.


Agora, imaginando outra situação que também é uma bainha de uma calça. O cliente 
compra um terno e leva até uma loja para fazer a bainha. Só que com este terno ele irá ao 
casamento de sua irmã. Ao retirar a calça da loja, como a maioria dos homens, ele só 
irá provar a calça uma hora antes do casamento. Ao fazer isso e perceber que uma perna estava 
mais curta, certamente este cliente ficará totalmente insatisfeito, ficará p....


Vejam, é o mesmo serviço realizado nos dois casos, só que o impacto que o serviço 
teve na primeira situação e na segunda são totalmente diferentes.
Sendo assim, o impacto do serviço e o produto na vida do cliente no momento que ele está
usando ou comprando é o que vai determinar o grau de insatisfação.


É claro, que a segunda situação mesmo que a gente tente relevar, ela é muito mais 
complicada do que a primeira. Mesmo se tratando do mesmo serviço a forma como nos atinge no 
dia a dia é que faz a diferença. Então, não pense nessas questões sobre o produto que 
você vendeu, pense sempre com o foco do cliente, como este serviço ou produto 
impactou a vida do cliente. Se você se colocar no lugar do seu cliente, em qualquer uma 
dessas duas situações, você sabe que terá reações diferentes. Sabendo disso, você sabe 
também que a forma que você vai lidar com seu cliente depois disso também tem que 
ser diferente.


Imagine-se provando uma calça uma hora antes de um casamento e não tendo outra 
para colocar no lugar.
Então, a diferença de um cliente insatisfeito e totalmente insatisfeito está no impacto que você, sua empresa, produto ou serviço causaram na 
vida da pessoa ou familia do cliente.


Pense nisso.

Por Claiton Pacheco Galdino 12/06/2018 - 09:00 Atualizado em 12/06/2018 - 09:20

 

Inovação vem em muitas formas e tamanhos. Às vezes, é algo novo, nunca visto antes de desenvolvimentos que mudam a vida das pessoas para sempre. Em outras ocasiões, envolve melhorar o que já sabemos, pegar itens e sistemas do dia-a-dia, agitando-os e tornando-os melhores.

Qualquer que seja o setor em que você se dedica, seja qual for o produto ou serviço oferecido, a inovação sempre envolve um processo criativo. Isso não acontece facilmente como vemos nos filmes. Aquele flash seguido por resultados instantâneos e adoção fácil e generalizada.

Entretanto, a inovação exige uma combinação de curiosidade e persistência.
Não basta ser curioso, é preciso ser comprometido para resolver um problema, para perseverar até conseguir.

A curiosidade sem persistência é aquela sem um propósito maior, que satisfaz necessidades sem muita importância normalmente.

Segundo Walter Longo ex-CEO do Grupo Abril todos nós temos três tipos de curiosidade.

A curiosidade diversiva, que é aquela curiosidade genérica, superficial. A gente quer se sentir seguro no mundo, então quer saber quem ganhou o jogo ontem, como está o trânsito, se vai chover. Essa sensação de estar sob controle do nosso entorno. Esta é a curiosidade diversiva, vamos dizer que abrangente e genérica.

Depois, você tem a curiosidade empática, que é a curiosidade que eu tenho em relação a outras pessoas. Quem casou com quem, quem foi promovido, quem foi demitido... A origem da fofoca está na curiosidade empática.

E aí você tem a curiosidade epistêmica, que é a curiosidade de saber por que as coisas acontecem, qual a consequência dos fato. É a curiosidade mais profunda, mais estratégica, mais analítica.

O que ficou claro é que a curiosidade diversiva e a empática normalmente são satisfeitas na internet ou numa conversa trivial. Já para existir a curiosidade epistêmica é preciso persistência da pessoa. As pessoas e as empresas precisam saber que o que muda o mundo é a curiosidade epistêmica.

O grande problema é que como as curiosidades, diversiva e empática, são facilmente resolvidas com clique na internet, nós ficamos mal acostumados e achamos que tudo é assim fácil.

Muitas pessoas nunca visitaram a segunda página do Google.
A maioria não refina ou escolhe bem as palavras para chegar nas pesquisas em resultados mais profundos e assertivos.

Pensar, resolver problemas exige esforço, só que infelizmente as pessoas se acostumaram a ter informações rápidas e rasas e se satisfazerem com isso.

Cuidado, isso pode estar matando o seu futuro e o da sua empresa.
 
A curiosidade é a mãe da inovação, mas aquela epistemica, que exige esforço e persistência.

Pense nisso e até o próximo artigo.

Por Claiton Pacheco Galdino 05/06/2018 - 09:00 Atualizado em 05/06/2018 - 09:23

Quando os funcionários têm baixo desempenho, é fácil atribuir a eles a culpa pelo problema. No entanto, a gestão de um negócio tem muitas outras complicações além desta.

O que acontece, por exemplo, se o problema com o desempenho do funcionário tem mais a ver com o gestor do que com o empregado?

Embora esse cenário possa criar uma situação difícil, pois na maioria dos casos você não pode se demitir e contratar um executivo. Entretanto, é crucial saber se é você que está prejudicando o desempenho de seus funcionários e por consequência de sua empresa.

Se isso por si só já não fosse um problema ainda pode levar a outro, você também poderá perder funcionários de qualidade.

Aqui estão alguns sinais de fumaça de que a sua liderança pode estar causando problemas de desempenho na sua empresa:

Os funcionários começam a sair.


O relacionamento entre funcionários e gestores tem um impacto direto na retenção.

De fato, muitas pesquisas apontam que em.média 50% dos profissionais abandonam um emprego para "fugir de seu chefe" em algum momento de sua carreira.

Se os seus empregadores tem uma boa gestão, uma boa liderança a rotatividade não irá acontecer a taxas tão altas. Se você perceber que os principais talentos começam a abandonar o navio, atente-se, esta é claramente a hora de uma mudança.

São vários os motivos que levam a isto, você pode estar fazendo promessas que depois não cumpre. Você pode não estar ajudando seus funcionários a aprender e a crescer ou mesmo podem se sentir despercebidos porque nunca são reconhecidos.

A moral está em baixa.


Os funcionários querem trabalhar para gestores em quem confiam e respeitam, e é por isso que a criação de relacionamentos é vital para o processo de gerenciamento de desempenho da empresa. Caso contrário, os funcionários podem se sentir no escuro e desconectados da liderança.

Essa relação gestor-empregado tem um impacto direto no moral. Alguns dos maiores problemas enfrentados pelas empresas vêm um ambiente de relacionamentos tensos.

Os funcionários precisam de gestores que se comuniquem com mais frequência e que quando merecem recebam mais elogios e não só as críticas, que claro são necessárias. A dica é simples: os funcionários querem mais comunicação aberta, transparência e merecem mais reconhecimento.

Caso contrário, o moral provavelmente cairá e a produtividade diminuirá. Assim, abrace a transparência em sua organização. Faça reuniões semanais, onde os funcionários compartilham suas realizações. Deixe-os mostrar o que conseguiram aos colegas, celebre bons resultados e agradeça publicamente.

Crie programas de reconhecimento e incorpore-os a cultura de sua empresa.

Resultados e vendas estagnadas continuadamente.


Gestores precisam inspirar e motivar seus funcionários a tirar o melhor de si todos os dias. Quando isso acontece, os funcionários respondem bem ao feedback e o desempenho melhora.

Por outro lado, quando o desempenho pára de melhorar e os funcionários se desligam, é hora de os empregadores avaliarem todos os fatores que contribuem para o fluxo de trabalho.

Se os gestores estiverem longe demais e se afastarem das linhas de frente, os funcionários podem se sentir desconectados de suas responsabilidades e isso passar despercebido.

Os gestores muitas vezes ignoram o valor de um dos aspectos mais importantes do processo de gerenciamento de desempenho: monitorar o desempenho dos funcionários e desenvolver talentos.

Os dados de desempenho são valiosos porque dão aos gestores e funcionários um visual do que é o "sucesso". Realize avaliações contínuas de desempenho que envolvam esses dados e incorpore o acompanhamento de metas. Dessa forma, pessoas talentosas podem ver seu progresso pessoal e lutar por objetivos maiores ainda.

Pense nisso e até o próximo artigo.

Por Claiton Pacheco Galdino 29/05/2018 - 09:00 Atualizado em 29/05/2018 - 09:10

 

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas se veem obrigadas a encontrar alternativas para promover uma gestão eficiente, com foco em resultados e capaz de envolver todos os aspectos organizacionais do negócio.

Considerando ainda a dinâmica dos tempos atuais, em que tudo muda rapidamente, os processos internos ganharam mais velocidade, exatamente para acompanhar as demandas e desejos dos consumidores. Nesse contexto, fica clara a importância de uma gestão efetiva, capaz de integrar todas as equipes de trabalho em prol dos mesmos objetivos, através de uma comunicação confiável e transparente.

Assim, a gestão à vista pode ser considerada uma grande aliada para os processos de comunicar e engajar os colaboradores, já que, como o próprio nome diz, informações relevantes são colocadas à vista dos colaboradores e gestores, permitindo o acompanhamento de indicadores da área, status de projetos e tendências.

Essa possibilidade de enxergar os dados atualizados de forma ampla favorece a tomada de decisões acertadas, minimizando problemas e prejuízos. É importante perceber que a gestão à vista necessita de padrões visuais claros e de fácil entendimento para que a correta interpretação das informações fique assegurada. Continue acompanhando e confira mais sobre a gestão à vista e como aplicá-la em sua empresa:

 

Benefícios da gestão à vista

A adoção da gestão à vista pode trazer muitos benefícios para a empresa, tais como:

  • A atualização constante dos dados permite uma visão exata do que está acontecendo na empresa, bem como quais são os processos críticos, tendências positivas e negativas e pontos de controle. É essencial a integração de todos os setores que compõem o negócio, bem como elementos financeiros, resultados de vendas, estoque, prazos, custos e eficiência operacionais, além de indicadores para gestão de pessoas.
  • Os colaboradores passam a acompanhar os resultados e a performance das próprias equipes, compreendendo a importância do trabalho e dedicação de todos para atingir metas e também superar desafios.
  • É possível reforçar a cultura da gestão com base em informações e fatos, eliminando riscos relacionados à falta de conhecimento. Desta forma, o processo de tomada de decisões ganha ferramentas que garantem maior eficiência.
  • Com a análise das tendências dos indicadores e suas variáveis, é possível agir na correção de desvios, ajustes de processos, falhas na operação e, assim, minimizar os danos.

 

Como implantar a gestão à vista

Alguns cuidados são necessários para garantir o sucesso da implantação da gestão à vista. Dentre os principais estão:

  • Definir os indicadores que serão incluídos na gestão à vista e também estabelecer os padrões visuais a serem adotados. É fundamental selecionar apenas os relevantes para que não haja informações em excesso e sem utilidade para os grupos de trabalho.
  • Criação de uma equipe responsável por coletar todas as informações de forma segura e alimentar constantemente os padrões.
  • Preparar todos os líderes para utilização desta ferramenta, de maneira eficiente para que sejam capazes de disseminar o conceito entre os colaboradores.

 

 

Exemplos práticos de gestão à vista

 
1. Kanban
É um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. O sistema Kanban utiliza cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção. Esses cartões contêm orientações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”. A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.

 
Gestão à Vista

Também já existe uma versão eletrônica, o e-Kanban, que pode substituir o método físico, evitando alguns problemas como a perda de cartões, além de proporcionar mais rapidez na atualização do quadro de tarefas.

 
2. Dashboards – Painéis de gestão
Também conhecidos como quadros de gestão à vista, esses painéis englobam informações sobre uma série de indicadores e podem até mesmo incentivar uma competição sadia entre as equipes, através da comparação de desempenhos e de objetivos alcançados. Mas os painéis precisam ser atualizados constantemente, demonstrando coerência aos conceitos da gestão à vista e assegurando o valor das informações.

Vale ressaltar que a gestão à vista tem como objetivo principal entender rapidamente o que está ocorrendo na empresa, para que as decisões sejam tomadas no momento apropriado, visando sempre melhorar os resultados do negócio.

Fonte:https://www.opservices.com.br

 

Por Claiton Pacheco Galdino 22/05/2018 - 09:00 Atualizado em 22/05/2018 - 09:28

Em uma conferência realizada recentemente nos Estados Unidos no Milken Institute o mega empresário e investidor Jorge Paulo Lemann se autodenominou como um “dinossauro apavorado”.

A conferência em que ele participava junto a outros grandes empresários de negócios globais era sobre Estratégia e Liderança na Era da Disrupção.

Mas por que Lemann se acha um “dinossauro apavorado”?

O que levou o homem mais rico do Brasil a afirmar isso são todas essas mudanças na sociedade que estão afetando diretamente a forma como as pessoas vivem e consomem. Pessoas diferentes com novos hábitos e valores.

Não me surpreende a franqueza com que Lemann se posicionou, mas a situação de  fragilidade em que ele se colocou. Lembrando, novamente, que ela veio do principal líder empresarial brasileiro, mas que é investidor em indústrias tradicionais e antigas, de marcas consagradas e grandes volumes, ou seja mercados estáveis em que sua principal preocupação era se tornar sempre mais eficiente em fazer o mesmo.

Tudo mudou, todos os dias surgem centenas de marcas novinhas em folha e agora os clientes querem receber os produtos sem sair de casa.
Em outras palavras, Lemann disse que ele e seus sócios acordaram e acordaram num mundo diferente e disruptivo.  Concluiu que os que os trouxe até não os levará mais adiante.

Ano passado nossa empresa foi contratada pela CDL para fazer uma pesquisa de cliente oculto durante a Mega Liquidação. Os resultados em sua grande maioria foram muito ruins. A qualidade do atendimento em seus itens mais básicos, como sorriso e “bom dia”, deixava muito a desejar.

Mas isso não for me surpreendeu, pois fazemos isso há muitos anos e não é diferente em quase todo o Brasil. O que me surpreendeu foi que, ao final da apresentação, nenhum dos empresários presentes teve qualquer reação. Todos ficaram me olhando com cara de paisagem como se aquilo que aquilo não fosse com eles.

Estavam estagnados, sem ação, literalmente paralisados. Como se houvesse nada que pudesse ser feito, como se mudar aquela realidade não dependesse  deles.

A grande pergunta é: Você está percebendo a necessidade de mudança nesse cenário que se desenha a nossa frente?

Ou você ainda acha que sua principal ameaça é o concorrente da loja sua frente?

Ficar apavorado faz parte, pode ser bom se isso fizer você se movimentar e mudar. 

Entretanto, o que mais tenho percebido é que todas essas mudanças, e são muitas, têm feito com que os empresários fiquem paralisados. Sem saber o que fazer.

Não faça isso. Você pode estar decretando hoje a morte da sua empresa. E o pior é que isso não vai acontecer hoje, vai demorar algum tempo ainda e você poderá achar que não está sendo afetado por essa avalanche de mudanças que estão acontecendo.

Pare agora e reflita. Reflita sobre tudo que tem acontecido ao seu redor e veja o quanto isso lhe afetar, ao seu modelo de negócios e a sua empresa.

Ainda há tempo ficar apavorado faz parte, só não fique paralisado.

Boa semana e até o próximo artigo.

 

Por Claiton Pacheco Galdino 15/05/2018 - 09:00

 Todos sempre ouvimos que o universo conspira mas que se será a favor ou contra depende das nossas atitudes.

Semana passada quando falávamos de fazer o óbvio contei a história de uma empresária que procurava um novo software e que não tinha sequer procurado no Google.

E também contei que uma empresa indicada por mim tinha ido lá visitá-la sem ter o software para atendê-la, simplesmente porque achava que era o certo e para tentar ajudá-la a resolver o seu problema.

Um dos donos da empresa ouviu meu comentário aqui na rádio e me mandou uma mensagem dizendo o porquê que eles tinham ido lá. Ele disse que era uma atitude comum deles, mesmo não tendo como atender o cliente, dar total atenção e tentar ajudar o cliente a resolver o problema dele.

Aí ele me contou que lá mesmo na Plurall, conversando com algumas pessoas enquanto estava lá ele saiu com duas indicações de outras empresas que tinham necessidade do software que ele tinha e procurou essas empresas e acabou fechando os dois negócios.

Ou seja, ele saiu para atender alguém que ele não tinha como resolver o problema, mas que achou que o certo era fazer isso e voltou com dois negócios fechados.

Por isso, que eu sempre digo que o grande sucesso vai vir de pessoas que tem interesse em ajudar os clientes a resolver os seus problemas e não simplesmente vender. Se ele tivesse pensando somente vender, sequer teria ido visitar essa empresa da minha amiga. Como estavam com interesse genuíno de ajudar ela resolver o problema, eles conseguiram por outros caminhos dois clientes novos.

Desse modo, fica muito claro que universo conspira, a favor ou contra depende exclusivamente das nossas atitudes, de como a gente encara as relações com outras pessoas e com o mundo.

Pense bem, você está tomando as atitudes certas?

Ou  você está sempre simplesmente pensando em vender?

Pense nisso e até a próxima semana.
 

Por Claiton Pacheco Galdino 08/05/2018 - 09:00 Atualizado em 08/05/2018 - 11:18

As vezes pensamos tanto em fazer coisas novas ou diferentes que deixamos de fazer o óbvio.

Acho que é porque o óbvio não tem muito glamour.

Constantemente somos surpreendidos não por situações imprevisíveis, mas por problemas que estiveram diante de nossos olhos o tempo todo, mas que foram ignorados que atrasam nossos projetos e geram custos desnecessários.

Recorrendo ao dicionário um dos significados de óbvio é:
1. Que salta à vista. = CLARO, EVIDENTE, MANIFESTO, VISÍVEl, LATENTE.

O óbvio quase sempre não é surpreendente ou tão pouco atraente, ninguém vai te dar os parabéns por ter visto o que está diante dos seus olhos. Ficamos a procura de algo que nos coloque em outro patamar, que nos eleve, que traga reconhecimento.

Uma busca muitas vezes fútil, mas comum em nossa sede por afagos em nosso ego.

Muitas vezes não percebemos que ao ignorar questões simples do dia a dia, atrasos, pequenos empurrões com a barriga, uma procrastinadinha aqui e outra ali, ao deixar de lado algo que podemos resolver rapidamente, alimentamos problemas simples, para que se tornem algo maior, até o ponto em que percamos o controle.

O ÓBVIO PODE SE TORNAR INIMIGO DO ACERTO, DO SUCESSO.

Pessoas ao nosso redor estão fracassando por não tomarem a iniciativa, não resolverem problemas do dia a dia, por protelarem indefinidamente até que o problema se agrave e fique grande.

Um aumento no consumo de óleo do carro, que aparentemente não é nada grave, mas se você não levar ao mecânico para resolver, pode chegar ao ponto que trará um custo muito maior que a manutenção.

Um vazamento de água, se não for resolvido irá gerar um aumento na fatura de água, o problema é que não percebemos que a partir de um certo nível de consumo, o valor por m3 pago é 2 ou 3 vezes maior que nas faixas iniciais.

Uma falha no nosso atendimento que deixamos correr, vai se espalhando, gerando marketing boca a boca negativo até perdermos o controle, pois serão muitas pessoas com uma má impressão sobre sua empresa.

O funcionário relapso, que você gosta, mas há muito não rende o suficiente para justificar sua presença na equipe, uma hora poderá te expor e você passará por relapso e omisso.

Problemas devem ser resolvidos.

Brechas devem ser fechadas.

NÃO SUBESTIME O FÁCIL, NÃO SUBESTIME O ÓBVIO, POIS ELE É UM GRANDE INIMIGO.

Torne o óbvio seu aliado, use ele ao seu favor, resolva logo.
 

Por Claiton Pacheco Galdino 24/04/2018 - 09:00 Atualizado em 24/04/2018 - 09:20


Tem horas que você sente que sua empresa está uma bagunça e que ninguém sabe o que tem que fazer?

As tarefas estão empacadas, não fluem de uma pessoa para outra e as datas de entrega são confusas?

Se você quer resolver essa situação do fluxo de atividades e da gestão de equipes no seu negócio, a ferramenta Trello é a solução ideal.

Simples de operar e baseada em lista de tarefas, é um software muito visual e intuitivo, além de contar com uma versão gratuita que resolve boa parte de seus problemas.

Nesta postagem, você vai conhecer tudo sobre a ferramenta Trello, inclusive porque foi adquirida recentemente por quase meio bilhão de dólares.

A psicologia do checklist e a ferramenta Trello podem revolucionar seu negócio

Segundo estudos científicos, dividir grandes tarefas em pequenos blocos, mais fáceis de completar, ajuda a te deixar mais motivado.

Essa teoria se baseia na chamada “psicologia do checklist”, segundo a qual, a cada pequena tarefa concluída em direção do objetivo maior, nosso cérebro se sente recompensado, libera dopamina e nos anima a prosseguir.

E o esquema de organização de equipes e fluxos de trabalho do Trello, inspirado nokanban, se baseia exatamente nisso: Quadros de equipes  onde listas de tarefas contém cartões (que as descrevem em detalhes)e fluem de uma lista para a outra, até serem concluídas.

Pera aí! Como funciona isso?

O funcionamento da ferramenta Trello é muito simples:

Depois de se cadastrar no site (gratuitamente) você convida os integrantes de seu time para um quadro, onde ficam as listas de tarefas.

Por exemplo: você pode ter um quadro com o nome “Expedição” e convidar para participar dele todos os integrantes dessa equipe e outros, que podem colaborar com eles.

Em seguida, você organiza a lista das atividades necessária para fazer a expedição de um item.

A primeira lista pode ser “entrada”, onde os pedidos de entregas são colocados.

A segunda pode ser “retirada do estoque”

A terceira “conferência de itens e embalagem”, seguida de “endereçamento do destinatário” e “enviado”. Por fim, pode haver uma última lista “confirmação de recebimento pelo destinatário”.

Para colocar um pedido na lista de entrada, é criado um cartão com todas as informações necessárias para que ele possa ser entregue, como os itens que devem ser enviados, a data de entrega, o endereço, outros dados do destinatário e até, se for o caso, assinalar o funcionário responsável por esse pedido específico.

Conforme esse funcionário lê o cartão e retira os itens do estoque, ele o transfere para a segunda coluna, e assim por diante, até que todas as tarefas de cada remessa sejam feitas.

Note que sempre estarão surgindo novas entradas, mas como o quadro é supervisual e intuitivo, o gerente dessa área, só de bater o olho nele, já sabe quantos pedido estão em andamento, quantos, estão esperando para serem iniciados, se tem algum parado na conferência e assim por diante.

Sim, é tudo muito simples e funciona muito bem. Foi por isso que uma das maiores empresas de ferramentas de colaboração e gestão de equipes, a Atlassian, comprou o Trello recentemente por 425 milhões de dólares. Vale cada centavo.

Outra das grandes vantagens da ferramenta Trello é que ela conta com uma série de integrações prontas com outros softwares.

Isso facilita muito o seu trabalho e de sua equipe, automatizando algumas tarefas e evitando que se tenha que sair de uma ferramenta para outra para saber o que está acontecendo por lá.

Espero que gostem e usem.

Até o próximo artigo.

Fonte: pluga.co

Por Claiton Pacheco Galdino 17/04/2018 - 09:00

Você já conhece o sistema IFTTT? Trata-se de um serviço online que cria tarefas condicionais nos mais diversos aplicativos. O nome do sistema é uma sigla para “If This and This Then That”, que em português significa “Se isso e isso então aquilo”. Ou seja, uma ação desempenhada no smartphone desencadeia outras que são ativadas automaticamente. E as possibilidades de criar condições com ele são imensas.

Isso significa que decorar tudo o que pode ser feito é praticamente impossível, ainda mais quando estamos falando sobre a integração de uma ferramenta que é compatível com quase todos os apps mais populares da atualidade. Por isso, hoje nós trouxemos algumas das receitas disponíveis no sistema e que são capazes de automatizar o seu smartphone com muita qualidade.

Vale dizer que não estamos falando de receitas culinárias, é claro. Este é apenas o nome dado pelos desenvolvedores para cada uma das sequências condicionais que são possíveis com o aplicativo.

1. Faça um relatório de suas viagens

Existem várias formas de fazer com que o IFTTT entenda que você quer fazer relatórios de viagem, mas uma das mais simples é por meio do Google Drive. Para isso, você só precisa permitir que os recursos de localização do smartphone estejam ligados, pois todo o rastreio e a criação dos relatórios serão feitos automaticamente pelo IFTTT. Gostou da ideia?

2. Programe o silêncio do seu aparelho

Chega um momento do dia em que você já não aguenta mais receber notificações barulhentas do seu trabalho. Por isso, é bem importante criar formas de deixar o seu aparelho no silencioso automaticamente — evitando que você tenha que ir até ele e acabe lendo tudo o que recebeu. Uma forma bem interessante é programar um horário para que o aparelho passe a tocar apenas no modo vibratório.

 

3. Faça relatórios de chamadas

Às vezes, nós perdemos chamadas e nem nos damos conta. Se você sabe bem do que estamos falando, você pode criar relatórios completos de todas as ligações que recebeu diretamente no Google Drive. Você pode fazer isso diretamente por esta receita, sendo que isso ainda pode ser completado por outras duas do mesmo autor: relatórios de chamadas atendidas e discadas.

4. Programe-se para a chuva

É possível que chova amanhã, mas talvez faça sol! Se esta segunda possibilidade acontecer, seu dia poderá seguir normalmente. Caso contrário, você terá que carregar guarda-chuva, sapatos impermeáveis, uma capa e roupas extras para onde quer que vá. É melhor saber disso com antecedência, então use o IFTTT para receber notificações na noite anterior a um dia chuvoso. 

 

5. Receba notificações quando a WiFi for desconectada

Você pode estar no escritório, em casa ou na faculdade... Não são raros os momentos em que as conexões sem fio são misteriosamente interrompidas. Quando isso acontece, nem sempre nós estamos atentos aos ícones de conectividade do smartphone, e a situação pode passar sem qualquer percepção. Pois você só precisa de uma rápida opção para fazer com que notificações alertem você sobre isso.

6. Desligue a WiFi automaticamente

Ao contrário do que descrevemos logo acima, há diversos casos em que nós realmente queremos que as conexões WiFi sejam desligadas. Um dos exemplos mais comuns é o da saída do escritório ou de casa — pois muitas vezes fazemos isso e deixamos tudo ativado sem necessidade. Para economizar bateria nesses casos, você pode automatizar o processo em seu aparelho. 

 

7. Salve suas mensagens de texto no Google Drive

Assim como acontece com as ligações, você também pode fazer com que o seu smartphone envie as mensagens de texto diretamente para o Google Drive. Isso torna mais fácil o acesso e a localização delas no futuro, o que ainda pode fazer com que o espaço de armazenamento nos portáteis seja economizado. Isso deveria ter sido inventado antes, não é mesmo?

8. Avise que você chegou

O nome original desta receita é “Ligar para a esposa”, mas pode ser usado de outras maneiras. Uma das melhores indicações é a de programar o aparelho para fazer uma ligação automática sempre que você chegar na frente da casa de um amigo ou da namorada, por exemplo. Enquanto você ainda está estacionando seu carro ou arrumando o cabelo, a chamada já está sendo realizada.

9. Encontrar seu aparelho

Você não faz ideia de onde deixou o seu smartphone? Bem que alguém poderia ligar para ele para facilitar a localização, mas são bem grandes as chances de ele estar no silencioso, não é mesmo? Não tem problema. Isso porque é possível ativar uma receita no IFTTT para fazer com que uma mensagem de texto aumente o volume dos toques até o máximo possível.

 

10. Perdeu uma ligação? Retorne com uma mensagem

Como já dissemos anteriormente, não são raros os momentos em que perdemos alguma ligação. Se isso acontecer novamente, você pode agir de um modo muito bem-educado e enviar mensagens automáticas para o contato, informando que você retornará em breve. Você ainda pode personalizar o SMS para deixar claro que a mensagem é automática. Uma ótima ideia!

Gostou das dicas que trouxemos aqui neste artigo? Você conhece outra receita do IFTTT que seja bem útil e que possa ajudar os outros usuários? Então comente com os links que achar mais interessantes para que outras pessoas possam aproveitar também!

Fonte: www.tecmundo.com.br

Por Claiton Pacheco Galdino 10/04/2018 - 09:00

Todo mundo sabe que conhecer seu mercado é muito importante, dizer isso é uma coisa, mas fazer isso é o que irá ajudá-lo a ficar à frente.

Seu mercado inclui seus clientes, seus fornecedores e seus concorrentes, esses três são personagens essenciais que definem o sucesso do seu negócio.

Obviamente, seus clientes são aqueles que compram de sua empresa. Conhecer o que eles gostam, o quanto eles gastarão e o que eles precisam lhe dará uma melhor compreensão do que eles querem de você, permitindo que você traduza seus produtos em algo que irá vender para o seu mercado-alvo.

Ao longo de sua jornada de desenvolvimento de seu negócio, certifique-se de perguntar ao seu cliente o que ele pensa em cada etapa. Você deve se guiar pelo que eles vão comprar, não pelo que você acha que eles vão querer.

Um bom lugar para começar a avaliar seu cliente é olhando para os seus concorrentes. O que outras pessoas estão fazendo é semelhante ao seu negócio? O que eles estão fazendo bem? O que seus clientes gostam e não gostam da concorrência?

Isso lhe dará a percepção necessária sobre como tornar seu produto ou serviço ainda melhor em preço e qualidade.

Olhe para seu mercado e tente descobrir lacunas que você possa preencher. Invista muito tempo pesquisando o mercado, para entender o que os outros estão fazendo e onde pode-se criar valor para seus clientes.

Existem maneiras bem simples de conhecer seu mercado. Estimulo todos os empreendedores a “tirar a bunda da cadeira” e conhecer de perto seus concorrentes. Usar as mídias sociais e outras ferramentas on-line também ajuda muito, pois elas geralmente são gratuitas, rápidas e fáceis de usar.

Eu encorajaria você, no entanto, a não olhar apenas para o seu mercado quando estiver começando. Há empresas começando todos os dias e elas estão observando suas falhas e criando novos produtos que irão atuar em seus flancos.

Portanto, há sempre inovações tanto nos concorrentes existentes quanto em concorrentes novos.

Fique de olho no que está acontecendo e em como as necessidades de seus clientes estão mudando. Para ficar à frente, você precisa garantir que sabe tudo o que está acontecendo em seu mercado. Fazer isso depois de ter sido superado, pode ser tarde demais.

Pense nisso e até a próxima semana.

1 2 3 4 5 6

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito