Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Franchising, Franqueador e Franqueado

Você sabe o que é o Franchising? Já pensou em comprar uma franquia ou mesmo transformar o seu negócio numa franquia?
Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 03/07/2018 - 09:00

Na última semana aconteceu em São Paulo a ABF Expo franchising, a maior feira de franchising do mundo.

Foram mais de 400 redes expositoras que participaram dos quatro dias de evento.

Mas você sabe o que é o Franchising?
Já pensou em comprar uma franquia ou mesmo transformar o seu negócio numa franquia?

Franquia é uma estratégia de negócios na qual o franqueador (o detentor da marca) vende ao ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) uma licença que dá o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.

Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

Em termos práticos franchising é uma forma de expansão de um negócio, de uma marca, que envolve uma cooperativa de compras entre os franqueados e um modelo de distribuição de produtos e serviços por parte do franqueador.

Vantagens de se tornar um franqueador:

*O franqueado financia a expansão da marca, não necessitando o franqueador de todo o capital;

*Concentra-se na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços;

*Os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, pois são donos do próprio negócio e por iso são parceiros motivados;

*Existe a criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado;

*A imagem da marca é reforçada localmente, pois é associada à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;

*Existe uma descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias;

*Possibilita ganhos pela economia de escala;

*O sistema possibilita expansão de mercado de forma rápida, pois a abertura de novos espaços é  mais célere;

*Viabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.

Vantagens de ser franqueado:

*Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor;

*Redução do risco envolvido, face a utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso;

*Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado;

*Formação inicial e de forma contínua;

*Existência de ferramentas de gestão muitas informação já disponíveis;

*Aproveitamento dos canais de distribuição e logística existentes, permitindo a adoção de preços competitivos e com ganhos de escala;

*Os estudos elaborados são compartilhados na rede existente, permitindo investimentos financeiramente mais sustentáveis;

*Melhor acesso na compra, ou aluguel de espaço, em resultado da existência de marca reconhecida;

*Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área, localização e acessibilidades;

*Sinergias na resolução de problemas que em outras unidades da rede já tenham ocorrido;

*Aproveitamento do recrutamento de recursos humanos, pois é mais acessível trabalhar em rede conhecido, do que em unidade do mesmo ramo mas com pouca notoriedade.

Agora que você ja conhece um pouco mais pode entender as possibilidades e oportunidades de ser um franqueador quanto de ser um franqueado.

Até o próximo artigo na próxima semana.



 

4oito

Deixe seu comentário