Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

10 receitas para automatizar seu smartphone com o IFTTT

Por Claiton Pacheco Galdino 17/04/2018 - 09:00

Você já conhece o sistema IFTTT? Trata-se de um serviço online que cria tarefas condicionais nos mais diversos aplicativos. O nome do sistema é uma sigla para “If This and This Then That”, que em português significa “Se isso e isso então aquilo”. Ou seja, uma ação desempenhada no smartphone desencadeia outras que são ativadas automaticamente. E as possibilidades de criar condições com ele são imensas.

Isso significa que decorar tudo o que pode ser feito é praticamente impossível, ainda mais quando estamos falando sobre a integração de uma ferramenta que é compatível com quase todos os apps mais populares da atualidade. Por isso, hoje nós trouxemos algumas das receitas disponíveis no sistema e que são capazes de automatizar o seu smartphone com muita qualidade.

Vale dizer que não estamos falando de receitas culinárias, é claro. Este é apenas o nome dado pelos desenvolvedores para cada uma das sequências condicionais que são possíveis com o aplicativo.

1. Faça um relatório de suas viagens

Existem várias formas de fazer com que o IFTTT entenda que você quer fazer relatórios de viagem, mas uma das mais simples é por meio do Google Drive. Para isso, você só precisa permitir que os recursos de localização do smartphone estejam ligados, pois todo o rastreio e a criação dos relatórios serão feitos automaticamente pelo IFTTT. Gostou da ideia?

2. Programe o silêncio do seu aparelho

Chega um momento do dia em que você já não aguenta mais receber notificações barulhentas do seu trabalho. Por isso, é bem importante criar formas de deixar o seu aparelho no silencioso automaticamente — evitando que você tenha que ir até ele e acabe lendo tudo o que recebeu. Uma forma bem interessante é programar um horário para que o aparelho passe a tocar apenas no modo vibratório.

 

3. Faça relatórios de chamadas

Às vezes, nós perdemos chamadas e nem nos damos conta. Se você sabe bem do que estamos falando, você pode criar relatórios completos de todas as ligações que recebeu diretamente no Google Drive. Você pode fazer isso diretamente por esta receita, sendo que isso ainda pode ser completado por outras duas do mesmo autor: relatórios de chamadas atendidas e discadas.

4. Programe-se para a chuva

É possível que chova amanhã, mas talvez faça sol! Se esta segunda possibilidade acontecer, seu dia poderá seguir normalmente. Caso contrário, você terá que carregar guarda-chuva, sapatos impermeáveis, uma capa e roupas extras para onde quer que vá. É melhor saber disso com antecedência, então use o IFTTT para receber notificações na noite anterior a um dia chuvoso. 

 

5. Receba notificações quando a WiFi for desconectada

Você pode estar no escritório, em casa ou na faculdade... Não são raros os momentos em que as conexões sem fio são misteriosamente interrompidas. Quando isso acontece, nem sempre nós estamos atentos aos ícones de conectividade do smartphone, e a situação pode passar sem qualquer percepção. Pois você só precisa de uma rápida opção para fazer com que notificações alertem você sobre isso.

6. Desligue a WiFi automaticamente

Ao contrário do que descrevemos logo acima, há diversos casos em que nós realmente queremos que as conexões WiFi sejam desligadas. Um dos exemplos mais comuns é o da saída do escritório ou de casa — pois muitas vezes fazemos isso e deixamos tudo ativado sem necessidade. Para economizar bateria nesses casos, você pode automatizar o processo em seu aparelho. 

 

7. Salve suas mensagens de texto no Google Drive

Assim como acontece com as ligações, você também pode fazer com que o seu smartphone envie as mensagens de texto diretamente para o Google Drive. Isso torna mais fácil o acesso e a localização delas no futuro, o que ainda pode fazer com que o espaço de armazenamento nos portáteis seja economizado. Isso deveria ter sido inventado antes, não é mesmo?

8. Avise que você chegou

O nome original desta receita é “Ligar para a esposa”, mas pode ser usado de outras maneiras. Uma das melhores indicações é a de programar o aparelho para fazer uma ligação automática sempre que você chegar na frente da casa de um amigo ou da namorada, por exemplo. Enquanto você ainda está estacionando seu carro ou arrumando o cabelo, a chamada já está sendo realizada.

9. Encontrar seu aparelho

Você não faz ideia de onde deixou o seu smartphone? Bem que alguém poderia ligar para ele para facilitar a localização, mas são bem grandes as chances de ele estar no silencioso, não é mesmo? Não tem problema. Isso porque é possível ativar uma receita no IFTTT para fazer com que uma mensagem de texto aumente o volume dos toques até o máximo possível.

 

10. Perdeu uma ligação? Retorne com uma mensagem

Como já dissemos anteriormente, não são raros os momentos em que perdemos alguma ligação. Se isso acontecer novamente, você pode agir de um modo muito bem-educado e enviar mensagens automáticas para o contato, informando que você retornará em breve. Você ainda pode personalizar o SMS para deixar claro que a mensagem é automática. Uma ótima ideia!

Gostou das dicas que trouxemos aqui neste artigo? Você conhece outra receita do IFTTT que seja bem útil e que possa ajudar os outros usuários? Então comente com os links que achar mais interessantes para que outras pessoas possam aproveitar também!

Fonte: www.tecmundo.com.br

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito