Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Claiton Pacheco Galdino 24/10/2017 - 09:00 Atualizado em 24/10/2017 - 18:39

Os produtos estão cada dia mais parecidos, os ciclos de vida do produto estão diminuindo, o comércio local, nacional e global está numa concorrência crescente e a internet reduziu as barreiras à entrada em muitas indústrias e países. Portanto, a necessidade de inovar é mais vital do que nunca.

A pergunta é: Preciso inovar, fazer diferente, mas como começar?

Para você implantar a inovação na sua pequena empresa, aqui estão 5 ideias:

Faça algo diferente

Nade contra a correnteza. Todos os negócios estão fazendo coisas da mesma maneira? Não, então Talvez haja uma necessidade inexplorada, onde seus concorrentes estão faltando ou falhando.

Por exemplo, uma rede de merceariasrecentemente criou um caixa para pagamento especial apenas para lanches saudáveis.

Outro exemplo, o Laboratório Burigo paasou a usar óculos de realidade virtual para distrair as crianças enquanto elas estão recebendo vacinas.

Enfrente seu medo da mudança

Nós desejamos e experimentamos coisas novas como consumidores todos os dias, mas como donos de empresas, muitas vezes tememos implementar novas ideias. Crie uma cultura pessoal que integre e comemore mudanças para incentivar iniciativas mais inovadoras em você e em sua equipe. Se você não pensar em inovar, não vai inovar.

Ouça os clientes

Se você sentir pouca energia criativa, converse com seus clientes regularmente ou faça uma pesquisa por telefone ou online. Esta é uma chave para muitos dos produtos mais recentes da Procter & Gamble, por exemplo.

Adicione serviços incomuns

Você não precisa ser um inventor para ser inovador - basta adicionar um serviço que tradicionalmente não é oferecido em sua indústria. Por exemplo, crie um serviço de entregas ou de vendas condicionais ou ainda uma estação de carregamento de celulares.

Coloque as ideias em prática

Não faça como a Kodak, que sentou em cima de sua invenção de câmera digital até que os concorrentes fizeram antes dela. Uma vez que você tenha uma ideia inovadora, coloque em prática, promova-a e melhore-a.

Como você inova em sua pequena empresa? Deixe um comentário e diga-nos como você faz isso acontecer.

Por Claiton Pacheco Galdino 17/10/2017 - 09:00

Para um proprietário de uma loja de varejo, pode ser comum sentir-se frustrado quando as vendas estão baixas ou quando não te gente o suficiente entrando em sua loja.

Por isso vou deixar aqui 6 dicas que você poderá colocar em ação imediatamente e preparar o caminho para um bom natal e um 2018 melhor ainda.

As dicas listadas abaixo só funcionarão se você escolher uma ou mais delas e colocá-las em prática.

 

1. Dê às pessoas uma razão para ir à sua loja

Use seu cadastro, mande mensagens e whatsapp, ligue para seus clientes pergunte como estão. Envie bônus para clientes que há tempos não compram de você.

Faça Pós Vendas, isso cria diferenciais em relação a concorrência

Crie eventos exclusivos,faça ações para atrair clientes com itens limitados.

 2. Concentre-se em como você vende o que você vende

Avalie o seu atendimento, observe diariamente sua equipe trabalhando e interagindo com clientes. Passamos de uma economia baseada na escassez de bens e serviços para um que oferece uma abundância inimaginável.  Qualquer produto que você venda pode ser obtido em outro lugar. Os produtos vêm e vão, mas sempre haverá mercado para quem atende muito bem.

3. Entenda que cadastro de clientes é tudo!

Em 50% de tudo que é faturado no varejo não há a identificação do cliente. Quanto de suas vendas estão associadas a um cliente cadastrado?

Foque em atualizar e manter seu cadastro atualizado, isso é vital para toda e qualquer estratégia de atração de clientes a baixo custo.

4. Nunca pare de pesquisar e analisar

Nunca pare de analisar, pesquise suas vendas ou a falta delas. Analise os dias anteriores, compare com meses anteriores e até anos. Pesquise o seu estoque e o que tem mais vendido. Pesquise sua concorrência e veja o que tem feito, aprenda com seus acertos e erros.

 Pesquise seus atuais clientes e os clientes que deseja conquistar.  Pesquise novas formas de fazer marketing.

Pesquise seus funcionários antes da contratar, a melhor hora de demitir é antes de contratar. Pesquise e coloque em prática técnicas de vendas e atendimento ao cliente para ajudá-lo a ter sucesso.

Nunca pare de pesquisar e analisar.

 5.  Conecte o Offline com o Online

Quase todo o conhecimento humano está disponível na ponta dos dedos, o comprador de hoje é muito mais rápido do que nunca. Para atender a esses compradores é fundamental ter uma presença digital.

Quando os varejistas pensam sobre seu marketing digital, eles não devem apenas pensar em termos de ecommerce, muitas vezes sua loja sequer é encontrada no Google. Crie eventos na sua página do Facebook para divulgar promoções. Muitas vezes seus clientes estão em sua loja, faça os amigos dele saber que ele está lá.

# 6 Conte uma história visual

Se você está em um excelente ponto com muito tráfego, ótimo, mas não deixe de ter uma vitrine atrativa e mutante.  Tem varejista que não troca uma prateleira de lugar há 10 anos. Sua loja, sua vitrine devem contar histórias. Sua vitrine deve ser seu convite para os passantes, deve fazê-los virar o pescoço.

 

Estas são apenas algumas dicas. Pronto para tomar alguma ação?

Conhece outras dicas, deixe na seção de comentários abaixo.

Vamos nos ajudar!

Por Claiton Pacheco Galdino 15/10/2017 - 16:56 Atualizado em 15/10/2017 - 17:49

Empresários que estão procurando estratégias de crescimento podem considerar a possibilidade de "franquear" seus negócios.  A seguir, descrevo algumas oportunidades e desafios associados a tal estratégia.  Espero que ela  provoque algumas reflexões e lhes estimule a estudar mais sobre o assunto  e sobre as questões envolvidas.

O que é franchising?

Franchising é uma estratégia de expansão de negócios que provou oferecer um crescimento rápido e com riscos calculados, mas razoavelmente reduzidos.  É uma forma de expansão de marca, de canal de distribuição e de aumentar o poder de compra junto a fornecedores.

Normalmente, uma empresa de franchising (um "franqueador") concede suas marcas, seu know how e modelo comercial estabelecido para "franqueados". Esses franqueados adotam esse modelo de negócios, incluindo a marca e depois operam em novos mercados. O modelo de negócios do franqueador muda para um modelo de "suporte" em vez de "operacional". Reconhecimento de marca e receitas aparecem como resultado para o franqueador, mas para que o franchising seja um sucesso, deve haver benefício mútuo.

Franchising é uma parceria de longo prazo e as empresas que desejam ser bem-sucedidas devem reconhecer a verdadeira natureza do relacionamento e as responsabilidades de cada parceiro.

Normalmente, um franqueador exigirá de um franqueado:

-comprometimento;

-uma licença ou taxa de compra;

-uma porcentagem das vendas ou lucros;

-exclusividade ou não-concorrência;

Em contrapartida, os franqueados normalmente recebem:

-treinamento inicial;

-manuais de operações;

-um "território";

-suporte contínuo;

-apoio de marketing nacional e / ou regional;

-uma licença de marca registrada;

-Dependendo do tipo de franquia, o acordo também pode incluir provisão de produtos, matérias-primas ou suprimentos.

Franquear não é para todo e qualquer negócio, se o seu negócio possui alguma das características abaixo, é possível que ele não seja franqueável:

-um produto ou serviço que provavelmente só terá um mercado de curto prazo ou um pequeno nicho de mercado que só existe em uma área geográfica limitada;

-um negócio que gera baixas margens brutas;

-um negócio "baseado em personalidade" que depende excessivamente da figura do dono e não da marca;

-um negócio governado por questões regulatórias e legislação que representaria desafios para franqueados, não serve para substituir representação comercial.

Características típicas de uma empresa que é franqueável:

-Marca: o núcleo de uma operação de franquia de sucesso é a marca. Os franqueadores devem ter uma marca com a qual as pessoas desejam comprar e estar associadas e tem de haver uma estratégia para o investimento contínuo na marca;

-Uma proposta de vendas convincente: uma empresa deve ter uma proposta de venda clara que seja compreendida e facilmente comunicada. Quer se baseie em preço, qualidade, serviço, disponibilidade ou qualquer outra coisa - a proposição deve ser consistente;

- Processos do negócio escritos e estruturados: uma empresa que desenvolveu processos de qualidade, consistentes e documentados para criar ou entregar seus produtos e / ou serviços.

-Consistência de produtos e serviços: os produtos ou serviços em si não precisam ser únicos ou mesmo melhores da classe, mas precisam ser consistentes na qualidade, preço e disponibilidade.

-Modelo replicável: os franqueados não estão apenas vendendo um produto ou serviço, mas uma maneira, um modelo de negócios comprovado. Empresas que não desenvolveram seus processos de negócios detalhadamente terão dificuldade em encontrar e depois gerenciar os franqueados.

-Experiência comprovada: embora não seja impossível, vender um "conceito" para um potencial franqueado é uma tarefa mais complexa. Os franqueados querem ver um produto ou serviço comprovado entregue a um mercado comprovado antes de investir seu dinheiro.

-Localização geográfica: se uma empresa já puder operar independentemente em locais diferentes, enquanto usa processos e métodos comuns, então há a base para estender esse modelo a uma operação de franquia.

Franchising é um modelo de negócios comprovado que pode gerar crescimento consistente e acelerar a penetração no mercado. No entanto, é uma estratégia para as empresas que entendem claramente qual é a base do seu sucesso e são capazes de repetir esse modelo várias vezes em outras praças e situações.

 

 

 

Por Claiton Pacheco Galdino 03/10/2017 - 11:44

As empresas que sobrevivem e crescem são aquelas que são as mais criativas e inovadoras. Essas organizações não só copiam o que os outros fazem,  elas usam ideias inovadoras de outras como inspiração para si e criam coisas novas. Elas tendem a se distanciar de concorrentes ao invés de competir com eles. E se veem outra empresa copiando o que elas fazem, elas criam algo novo e melhor.

Gostaria de ser uma dessas organizações? Você pode ser.

 Na verdade, todas as empresas podem ser mais criativas e inovadoras independentemente da sua experiência, produto ou serviço. Quando você aplica criatividade e inovação a todos os aspectos do seu negócio, você pode ficar à frente de um mercado em mudança e da competição.

O que é Criatividade?

A criatividade é uma função de conhecimento, curiosidade, imaginação e avaliação. Quanto maior a sua base de conhecimentos e nível de curiosidade, mais ideias, novos processos e estratégias você pode criar.

O que é Inovação?

Entretanto, ter o conhecimento não garante a inovação , é preciso colocar em prática. Inovação é, acima de tudo, execução.

Perceba que a criatividade e a inovação são diferentes. A criatividade refere-se à geração de ideias novas. A inovação refere-se à aplicação de uma ideia. Em outras palavras, a inovação é a criatividade aplicada.

Para começar nosso blog vou deixar aqui 10 estratégias para aumentar sua criatividade e inovação:

1-Pessoas verdadeiramente criativas fazem muitas sinapses, porque desenvolveram em si a capacidade de observar e cruzar as informações. Leia muito, leia coisas que você normalmente não lê, visite concorrentes, viaje para outras cidades e países, tudo isso para “afiar seu machado”;

2-A inovação é baseada no conhecimento, portanto, você precisa expandir continuamente sua base de conhecimento;

3-Suas crenças e percepções podem limitar seu raciocínio. Tenha cuidado com a forma como você está percebendo as coisas. Em outras palavras, fuja do “eu sempre fiz assim”;

4-Pratique mentalmente suas ideias, imagine ela colocada em prática. Como seria a reação dos clientes, funcionários e concorrentes. Lembre que toda ação tem uma reação;

5-Deixe suas ideias "incubarem" um pouco, dê uma pausa a elas e volte. Quando voltar irá perceber defeitos que não tinha percebido;

6-Experimente, teste o máximo que puder, colocar em prática faz surgir problemas que você não tinha percebido na fase de ideação;

7-Veja os atuais processos como passiveis de serem melhorados sempre. Tome cuidado para não se acomodar com processos que estão funcionando bem há muito tempo;

8-Defina o problema completamente. Quando você define o problema real, você pode resolvê-lo e seguir em frente, porque todos os problemas têm soluções;

9-Olhe para onde os outros não estão olhando para ver o que os outros não estão vendo;

10-Perceba a hora de parar de ter ideias novas para resolver um problema. Muitas vezes, apresentamos várias ideias e começamos a inovar e então temos mais ideias e nunca colocamos uma em prática;

Você pode ter sucesso no mundo atual e futuro, mas precisará fazer diferente e melhor do que fez até agora. E lembre, se você estiver sendo copiado pelos concorrentes isso é um bom sinal de que está no caminho certo. Não pare.

O problema é quando pararem de lhe copiar.

1 2 3 4 5 6 »

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito