Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Um Dinossauro Apavorado ou Paralisado?

Por Claiton Pacheco Galdino 22/05/2018 - 09:00 Atualizado em 22/05/2018 - 09:28

Em uma conferência realizada recentemente nos Estados Unidos no Milken Institute o mega empresário e investidor Jorge Paulo Lemann se autodenominou como um “dinossauro apavorado”.

A conferência em que ele participava junto a outros grandes empresários de negócios globais era sobre Estratégia e Liderança na Era da Disrupção.

Mas por que Lemann se acha um “dinossauro apavorado”?

O que levou o homem mais rico do Brasil a afirmar isso são todas essas mudanças na sociedade que estão afetando diretamente a forma como as pessoas vivem e consomem. Pessoas diferentes com novos hábitos e valores.

Não me surpreende a franqueza com que Lemann se posicionou, mas a situação de  fragilidade em que ele se colocou. Lembrando, novamente, que ela veio do principal líder empresarial brasileiro, mas que é investidor em indústrias tradicionais e antigas, de marcas consagradas e grandes volumes, ou seja mercados estáveis em que sua principal preocupação era se tornar sempre mais eficiente em fazer o mesmo.

Tudo mudou, todos os dias surgem centenas de marcas novinhas em folha e agora os clientes querem receber os produtos sem sair de casa.
Em outras palavras, Lemann disse que ele e seus sócios acordaram e acordaram num mundo diferente e disruptivo.  Concluiu que os que os trouxe até não os levará mais adiante.

Ano passado nossa empresa foi contratada pela CDL para fazer uma pesquisa de cliente oculto durante a Mega Liquidação. Os resultados em sua grande maioria foram muito ruins. A qualidade do atendimento em seus itens mais básicos, como sorriso e “bom dia”, deixava muito a desejar.

Mas isso não for me surpreendeu, pois fazemos isso há muitos anos e não é diferente em quase todo o Brasil. O que me surpreendeu foi que, ao final da apresentação, nenhum dos empresários presentes teve qualquer reação. Todos ficaram me olhando com cara de paisagem como se aquilo que aquilo não fosse com eles.

Estavam estagnados, sem ação, literalmente paralisados. Como se houvesse nada que pudesse ser feito, como se mudar aquela realidade não dependesse  deles.

A grande pergunta é: Você está percebendo a necessidade de mudança nesse cenário que se desenha a nossa frente?

Ou você ainda acha que sua principal ameaça é o concorrente da loja sua frente?

Ficar apavorado faz parte, pode ser bom se isso fizer você se movimentar e mudar. 

Entretanto, o que mais tenho percebido é que todas essas mudanças, e são muitas, têm feito com que os empresários fiquem paralisados. Sem saber o que fazer.

Não faça isso. Você pode estar decretando hoje a morte da sua empresa. E o pior é que isso não vai acontecer hoje, vai demorar algum tempo ainda e você poderá achar que não está sendo afetado por essa avalanche de mudanças que estão acontecendo.

Pare agora e reflita. Reflita sobre tudo que tem acontecido ao seu redor e veja o quanto isso lhe afetar, ao seu modelo de negócios e a sua empresa.

Ainda há tempo ficar apavorado faz parte, só não fique paralisado.

Boa semana e até o próximo artigo.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito