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Conhecer o mercado e a concorrência é crucial

Por Claiton Pacheco Galdino 10/04/2018 - 09:00

Todo mundo sabe que conhecer seu mercado é muito importante, dizer isso é uma coisa, mas fazer isso é o que irá ajudá-lo a ficar à frente.

Seu mercado inclui seus clientes, seus fornecedores e seus concorrentes, esses três são personagens essenciais que definem o sucesso do seu negócio.

Obviamente, seus clientes são aqueles que compram de sua empresa. Conhecer o que eles gostam, o quanto eles gastarão e o que eles precisam lhe dará uma melhor compreensão do que eles querem de você, permitindo que você traduza seus produtos em algo que irá vender para o seu mercado-alvo.

Ao longo de sua jornada de desenvolvimento de seu negócio, certifique-se de perguntar ao seu cliente o que ele pensa em cada etapa. Você deve se guiar pelo que eles vão comprar, não pelo que você acha que eles vão querer.

Um bom lugar para começar a avaliar seu cliente é olhando para os seus concorrentes. O que outras pessoas estão fazendo é semelhante ao seu negócio? O que eles estão fazendo bem? O que seus clientes gostam e não gostam da concorrência?

Isso lhe dará a percepção necessária sobre como tornar seu produto ou serviço ainda melhor em preço e qualidade.

Olhe para seu mercado e tente descobrir lacunas que você possa preencher. Invista muito tempo pesquisando o mercado, para entender o que os outros estão fazendo e onde pode-se criar valor para seus clientes.

Existem maneiras bem simples de conhecer seu mercado. Estimulo todos os empreendedores a “tirar a bunda da cadeira” e conhecer de perto seus concorrentes. Usar as mídias sociais e outras ferramentas on-line também ajuda muito, pois elas geralmente são gratuitas, rápidas e fáceis de usar.

Eu encorajaria você, no entanto, a não olhar apenas para o seu mercado quando estiver começando. Há empresas começando todos os dias e elas estão observando suas falhas e criando novos produtos que irão atuar em seus flancos.

Portanto, há sempre inovações tanto nos concorrentes existentes quanto em concorrentes novos.

Fique de olho no que está acontecendo e em como as necessidades de seus clientes estão mudando. Para ficar à frente, você precisa garantir que sabe tudo o que está acontecendo em seu mercado. Fazer isso depois de ter sido superado, pode ser tarde demais.

Pense nisso e até a próxima semana.

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