Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Tenha parceiros de negócio e não só fornecedores

Ser empresário é muitas vezes uma realidade bem solitária. Entretanto, apesar de você estar no negócio por si só, muitas vezes está sozinho por opção. Na verdade, poucas são as empresas que podem se tornar marcas consolidadas e crescer no mercado sem alguma ajuda de parceiros nos bastidores.
Por Claiton Pacheco Galdino 21/08/2018 - 09:00 Atualizado em 21/08/2018 - 09:10

Ser empresário é muitas vezes uma realidade bem solitária.

Entretanto, apesar de você estar no negócio por si só, muitas vezes está sozinho por opção. Na verdade, poucas são as empresas que podem se tornar marcas consolidadas e crescer no mercado sem alguma ajuda de parceiros nos bastidores.

Raramente se dá o real valor e reconhecimento aos fornecedores, principalmente em pequenas empresas que tem uma estrutura na maioria das vezes muito enxuta.  E em muitos casos a empresa terá tanto sucesso quanto qualidade e nível de parcerias que tem com seus fornecedores.

Descobrir quem são os fornecedores que você necessita de uma parceria mais estratégica é chave para ter acesso a melhores oportunidades e a informações fresquinhas e de qualidade para tomadas de decisões mais assertivas.

Mesmo que em alguns casos por questões de orçamento você só possa contratá-los pontualmente ou esporadicamente, tê-los mapeados é fundamental para quando precisar não perder tempo nem errar na escolha.

Por isso, vou sugerir algumas categorias de serviços em que você deveria ter mais que fornecedores, parceiros.

Principalmente se você está começando, ter um fornecedor parceiros pode ser um recurso ou mesmo diferencial valioso para você.

Por isso, uma atividade estratégica cada vez será pesquisar e encontrar os fornecedores que melhor se adequam às suas necessidades e às de seu mercado.

Minhas dicas de serviços seriam:

  • Contabilidade;
  • Sistema e Tecnologia para Gestão ERP;
  • Banco ou Cooperativa de Crédito
  • Serviços jurídicos;
  • Marketing e Publicidade;
  • Meios de Pagamento;
  • Outros serviços on line de tecnologia;
  • Consultoria de processos, gestão e inovação.

Contabilidade

Muitos desconhecem o potencial das informações e s­erviços que o contador tem para ajudar a melhorar os resultados.

Não falo daquele contador emissor de guias, mas sim aquele que é parceiro e faz o papel de um consultor. Que trabalhe um pouco pra gente também e não só para o governo.

O contador pode nos entregar diversos relatórios gerenciais que ajudam na tomada de decisão, pois muitos empreendedores tem dificuldade em entender contábil e tributariamente o seu próprio negócio.

Sistema para Gestão ERP

Independentemente do tamanho da empresa, ao adotar um software de gestão a empresa pode ganhar em economia, processos mais enxutos, agilidade, e informações para a tomada de decisão.

Viver desorganizado ou num mar de planilhas do Excel gera muito retrabalho e perda de tempo, além de más decisões. É importante enxergar a implantação de sistema ERP como um investimento que trará benefícios para todas as áreas da organização, promovendo um maior controle de dados e propiciando melhores resultados e mais sustentáveis.

Banco ou Cooperativa de Crédito

Instituições bancárias são um parceiro extremamente estratégico para o crescimento de uma empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

São tantos os desafios de gestão que o empresário precisa superar para manter um negócio em operação que o relacionamento bancário acaba por ficar em segundo plano. Quando necessitam de linhas de crédito, por exemplo, as empresas “descobrem” que estão com o cadastro desatualizado e isso irá atrasar qualquer negociação que precise ser feita.

Sem dúvida, ter uma instituição bancária parceira pode ser bem estratégico. Por tudo isso, converse sempre com seu banco parceiro e mantenha um relacionamento próximo, mesmo que não precise no momento.

Advogados

“Tenha um bom advogado” parece um conselho de Vó, mas garanto: ter bom advogado pode gerar muito valor para seu negócio.

Um bom advogado te ajuda a achar soluções onde você só vê problemas e isso cria diferencias em relação aos seus competidores. Quando você não tem um bom advogado ou não tem nenhum em muitas situações você irá gastar mais tempo dinheiro.

Um bom advogado pode trazer soluções criativas e inovadoras para o seu negócio, mas principalmente pode evitar que você cometa erros básicos de gestão e coloque em risco todo o seu negócio.

Marketing e Publicidade

Em tempos de alta competição as empresas precisam sempre atingir o seu público alvo da melhor forma possível e é ai onde entra um bom parceiro de marketing, tanto digital quanto tradicional.

Ele pode te ajudar a planejar os melhores caminhos e formatos para que a mensagem da sua empresa chegue ao seu público-alvo no momento certo.

Além de criar campanhas de publicidade para divulgação de seus produtos e serviços, ele deve avaliar resultados junto com você e mais que isso se comprometer com eles.

Repensar as estratégias de marketing da empresa e "pegar no seu pé" para dizer onde você está errando são atributos de um bom parceiro de marketing e ajudarão sua empresa a prosperar cada dia mais.

Meios de Pagamento

Quanto mais formas de pagamentos você aceitar, mais chances você terá de realizar mais vendas. Aceitar vários cartões de crédito, por exemplo, pode ser estratégico para seu negócio.

Outro exemplo muito comum é o brasileiro estar sem limite em seu cartão de crédito. E será uma boa alternativa permitir que a compra seja paga em mais de um cartão, assim a soma do limite dos dois permitirá efetuar a compra.

Um bom parceiro nesta área também tem que ter um sistema de conciliação das compras e recebimento simples e confiável.

Isso evitará perda de tempo procurando valores e até falta de recebimento de alguns. Muitos empreendedores ainda não sabem o que fazer diante dessa situação ou nem mesmo conhecem o conceito de conciliação.

Outros serviços on line de tecnologia

Não há dúvida de que a tecnologia desempenhou um papel importante na capacidade das empresas de se expandirem. Para manter operações consistentes e em crescimento sua empresa vai precisar conhecer alguns serviços de tecnologia que estão disponíveis e acessíveis a quase todos.

Conhecer e se manter atualizado sobre soluções tecnológicas em áreas como CRM, vendas, operações, contabilidade e muito mais para ajudar seus negócios a funcionar e prosperar com mais facilidade.

Há diversas ferramentas e serviços que podem eliminar ou automatizar processos em sua empresa e você precisa conhecê-los.

Consultoria de processos, gestão e inovação

No mundo atual e futuro é muito importante ter parceiros que entrem no seu negócio e ajudem a mudá-lo, melhorá-lo de dentro para fora.

Uma consultoria muito importante para ter próximo de sua empresa é a de processos, inicialmente. Ter bons processos escritos é fundamental.

Além disso, é sempre bom ter alguém para contar para ajudar a melhorar outras áreas de sua gestão e para implantar inovações.

Bom, estas foram apenas algumas dicas de fornecedores que você deve conhecer e querer ter como parceiros de sua empresa para se manter no mercado e crescer.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito