Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Existe o lado bom da Procrastinação?

Você luta com a procrastinação na sua empresa? Se sim, acredite ou não, ela pode não ser uma coisa tão ruim.
Por Claiton Pacheco Galdino 07/08/2018 - 09:00 Atualizado em 07/08/2018 - 09:27

 

Você luta com a procrastinação na sua empresa? Se sim, acredite ou não,ela pode não ser uma coisa tão ruim.

Há sempre algo que você preferiria estar fazendo. Mesmo agora, você pode estar lendo este artigo em uma tentativa de evitar realizar algo lhe é menos agradável.

A procrastinação é normal, especialmente nos dias de hoje. As mídias sociais, streaming de televisão e filmes, a facilidade de acesso à internet e a onipresença dos smartphones sempre podem nos distrair. Existem muitas razões pelas quais as pessoas procrastinam, e sempre foi pensado como um bloqueio à produtividade.


Entretanto, a percepção da procrastinação nem sempre corresponde à realidade. 
"A procrastinação não é apenas evitar ou atrasar uma tarefa", diz David Ballard, chefe do Centro de Excelência Organizacional da Associação Americana de Psicologia. "Também tem 
que incluir uma visão de que ela é contraproducente, irracional ou desnecessária."


Mas de fato, a procrastinação ativa pode ajudá-lo a fazer mais coisas em algumas situações . Abaixo estão quatro razões psicológicas que os empreendedores devem às vezes se inclinar para a procrastinação:

1. A procrastinação ajuda a estimular a criatividade.

Aaron Sorkin, criador da Westwing, disse uma vez , "Você chama isso de procrastinar, eu posso chamar de estou pensando." Sorkin adia coisas algumas vezes até o último minuto, mas nem por isso não é uma pessoa de muito sucesso.

Mesmo se não formos todos pessoas de muito sucesso, quando você está colocando algo de lado no momento, não significa ser, necessariamente, uma distração. Pode ser simplesmente uma pausa e essa ruptura pode abrir um mundo de novas ideias.
Quando você se permite mais tempo para sentar e pensar sobre o que você está trabalhando, diferentes caminhos para um resultado podem borbulhar em seu cérebro. Um estudo de 2012 na Nature descobriu, através de imagens do cérebro, que o córtex pré-frontal (DLPFC) ficava largamente adormecido quando os rappers faziam improvisos.
Para os empresários, a procrastinação pode ser a única coisa que desencadeia uma resposta que seria impossível alcançar se eles não deixassem suas mentes vagarem para longe da tarefa ou decisão que tem em mãos.

2. Procrastinação ajuda na memória.

Em 1927, o psicólogo lituano Bluma Zeigarnik descobriu pela primeira vez como a interrupção de um evento pode realmente ajudar as pessoas a lembrar-se dele. Depois que seu professor notou que os garçons em um café próximo se lembravam de contas abertas melhor do que as que já haviam sido pagas. Ela testou a hipótese dando uma série de quebra-cabeças para as pessoas completarem, enquanto sutilmente interrompia metade delas.

Aqueles que foram interrompidos foram capazes de lembrar detalhes com 90% mais precisão do que aqueles que foram autorizados a completar a tarefa.

O mesmo poderia ser dito para os empresários de hoje. Pausar para o almoço, ir a academia, ler um livro, pular para outra tarefa ou simplesmente ficar olhando pela janela pode ajudá-lo a lembrar melhor as várias partes da atividade que você está tentando terminar.

3. Surpreendentemente, a procrastinação pode melhorar o foco.

Em primeira análise, isso pode parecer um paradoxo. Afinal, como você pode se concentrar melhor interrompendo o que você está fazendo - ou seja, procrastinando?

Em vez de suportar a monotonia de trabalhar em uma única tarefa até que seja feita, é mais útil se afastar dela, pelo menos brevemente. A concentração diminui se não rompermos o tédio. Semelhante à criatividade, somos mais capazes de nos concentrar se dermos uma breve pausa.

Um estudo em 2011 analisou esse efeito psicológico. Os indivíduos foram convidados a lembrar de dígitos aleatórios durante a execução de uma tarefa visual. Eles descobriram que 
uma vez que as pessoas foram solicitadas a lembrar os dígitos, seu desempenho na tarefa visual diminuiu com o tempo. Mas quando os pesquisadores interromperam o exercício visual com lembretes esporádicos dos dígitos, suas pontuações visuais permaneceram altas, independentemente da duração. Em resumo: faça uma pausa de vez em quando, mesmo que esteja com o prazo apertado.


4. A procrastinação geralmente produz melhores decisões.

Muitas vezes, os empreendedores receberão um email importante que precisa de uma resposta. Não há a exigência de uma resposta rápida, mas devido a importância da questão, as 
pessoas deixam tudo para chegar a uma resposta. Se você não tiver um momento para se sentar e deixar que todos os aspectos da questão se encaixem, você está sujeito a tomar a decisão errada. Pesquisadores da Universidade de Columbia realizaram um experimento para testar essa hipótese.

Um pouco mais de tempo levaria a melhores decisões?

Primeiro, eles pediram aos participantes que determinassem em qual direção um conjunto de pontos pretos estava se movendo pela tela. Ao mesmo tempo, um grupo de pontos coloridos começa a se mover para distraí-los. Os participantes foram convidados a julgar o mais rapidamente possível.
Quando os pontos coloridos se moviam na mesma direção dos pontos pretos, os resultados eram basicamente perfeitos. Mas quando eles se moviam em direções opostas, a precisão diminuía. 
Segundo, eles realizaram exatamente o mesmo experimento, mas os participantes foram solicitados a responder quando ouviram um som de clique, que variaram entre 17 e 500 
milissegundos - um intervalo de tempo destinado a imitar decisões da vida real, como dirigir. 

Os pesquisadores descobriram que quando as decisões foram atrasadas em cerca de 120 milissegundos, sua precisão melhorou significativamente.
No entanto, os pesquisadores diferenciaram entre a tomada de decisão prolongada e atrasada. 
Se os sujeitos tomavam a decisão muito rapidamente, o cérebro ainda estava filtrando as distrações (pontos coloridos). Mas se demorasse demais, poderia ser prejudicado por outras distrações.

O mesmo poderia ser dito para a procrastinação. Procrastinar demais, ou por muito tempo, e nada será feito. Mas, como vimos, existem alguns benefícios psicológicos sérios para a 
procrastinação.

Uma abraço e até a próxima semana.

Este artigo foi publicado originalmente na Revista Entrepreneur e é de autoria de Lucas Miller

www.entrepreneur.com/amphtml/316996

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito