Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 31/03/2020 - 12:51

Deve ser votado em sessão online da Assembleia Legislativa (Alesc) nesta quarta-feira, 1, projeto de autoria do deputado estadual Jessé Lopes (ainda no PSL) que visa derrubar o decreto de isolamento social assinado pelo governador Carlos Moisés. Na proposta, Jessé defende que é ilegal decretar isolamento de pessoas saudáveis. Ele considera as medidas excessivas pois "restringem a liberdade do cidadão". Saiba mais do projeto clicando aqui e conferindo postagem do Blog do Adelor Lessa.

Para defender o projeto de sua autoria, Jessé fez circular nesta terça-feira, 31, pelas redes sociais, um relato no qual utiliza a situação da sua esposa como exemplo. Ela é dentista em Forquilhinha e segue, conforme o parlamentar, trabalhando normalmente. Confira:

MINHA ESPOSA E MINHA FAMÍLIA CORREM RISCOS?
 

Dep Jessé Lopes

 

-No município de Forquilhinha, onde hoje resido, minha esposa é concursada e dentista de posto de saúde. Assim que foi decretado o isolamento horizontal no estado, TODOS os dentistas foram DISPENSADOS. Mas minha esposa recebeu um CONVITE para que ficasse à disposição, para atender somente as emergências.

-Conversamos e a incentivei a ACEITAR esta HONROSA missão. Assim, ela o fez e está fazendo até hoje, e fará até o final, o que me enche de orgulho!

-Mas, o que fazem as pessoas pensarem que ela está IMUNE? Que ela não pode trazer o vírus pra minha casa onde também temos um filho de 6 anos? Que temos nossos pais vivos - graças a Deus - todos com mais de 60 anos?! E estendo isso para todos os que ainda estão trabalhando em bancos, mercados e farmácias.

 

ELES NÃO ESTÃO IMUNES! Apenas trabalham com os devidos cuidados e precauções. Se assim todos o fizerem, podemos voltar a trabalhar e produzir em Santa Catarina!!

 

-Com este pensamento é que amanhã, dia 1 de abril, devemos votar em sessão on-line na ALESC, a SUSTAÇÃO de ATO de minha autoria, que REVOGA o decreto autoritário do governador Moisés.

Santa Catarina não pode parar!

Tags: Coronavírus

Por Denis Luciano 30/03/2020 - 22:51 Atualizado em 30/03/2020 - 22:58

Foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira, 30, o ladrão de fios do Paço Municipal. Ele estava carregando 100 metros de fios, avaliados em R$ 2 mil, quando a Polícia Militar foi acionada.

"Deu tempo de pegar ele ali nas proximidades", informou o sargento Everton, pela guarnição que atendeu a ocorrência. 

Há poucos dias o prefeito Clésio Salvaro gravou um vídeo que visualizou chamando a atenção para a situação. "Eu quero falar contigo, vagabundo", avisou o prefeito. Relembre:

https://www.4oito.com.br/blog/denis-luciano/post/salvaro-eu-quero-falar-contigo-vagabundo-video-5757

Por Denis Luciano 30/03/2020 - 20:36 Atualizado em 30/03/2020 - 20:46

Santa Catarina registra a segunda morte por coronavírus. Foi em Joinville, na noite desta segunda-feira, 30. O paciente era o empresário Mário Borba, 68 anos, que fazia parte do Conselho de Administração da Krona. A informação é do jornalista Rodrigo Santos.

Mário voltou de recente viagem ao Exterior e encontrava-se internado no Hospital Dona Helena. Ao retornar da viagem, sentiu-se mal durante a quarentena, tendo sido internado na última semana. Trata-se de um dos 14 casos diagnosticados de Covid-19 na cidade e um dos 219 no estado.

A primeira vítima havia sido um paciente de 86 anos falecido na semana passada em São José. 

Confira, abaixo, a postagem de Rodrigo Santos com a informação no Twitter:

Joinville tem a primeira morte causada pelo coronavírus: Mario Borba, 68 anos, membro do conselho de administração da Krona.

Por Denis Luciano 27/03/2020 - 11:17 Atualizado em 27/03/2020 - 11:23

Seguindo o exemplo do que aconteceu na noite passada em Balneário Camboriú, criciumenses vão promover uma carreata na tarde desta sexta-feira, 27, para comemorar o fim da quarentena em Santa Catarina, por conta do coronavírus. O governador Carlos Moisés anunciou, no fim da tarde desta quinta, medidas que flexibilizam o isolamento social, como a volta ao trabalho de bancos, correspondentes bancários e cooperativas de crédito a partir de segunda-feira, 30, e a retomada de serviços não essenciais a partir da próxima quarta-feira, 1.

O convite do grupo criciumense que organiza a carreata corre as redes sociais, mas não possui uma liderança identificada. A advogada e jornalista Julia Zanatta, pré-candidata a prefeita pelo PL, foi marcada em um dos convites em rede social, e confirma que está sabendo do movimento. "Estou sabendo. Ontem mesmo várias cidades estavam se organizando. Algumas pessoas de Balneário Camboriú que fizeram a carreata lá nos procuraram. Só falei com algumas pessoas daqui, dei a sugestão e já estavam divulgando", contou. "Mas não sei quem está organizando, é o pessoal que faz sempre as manifestações, e mais gente também. Não tem uma organização centralizada, é uma vontade das pessoas, é algo espontâneo", comentou.

Mas uma carreta agora, não atentaria justamente contra o que está disposto nos decretos de isolamento ainda em vigor em Santa Catarina? "Entendemos que não. Cada um pegou e fez o convite por conta própria, está bem aleatória a organização desse movimento. E esse decreto do governador não anula a Constituição Federal, que garante o direito de ir e vir", respondeu o assessor parlamentar Lucas Campos, que atua no gabinete do deputado estadual Jessé Lopes, e que também confirmou estar sabendo do movimento que vem sendo organizado nas redes sociais. "Mas não fazemos parte da organização", completou.

A carreata está marcada para 15h a partir do Parque das Nações.

 

Por Denis Luciano 26/03/2020 - 01:42 Atualizado em 26/03/2020 - 07:09

Um homem de 86 anos que residia em São José, na Grande Florianópolis, foi a primeira vítima do novo coronavírus em Santa Catarina. O anúncio da morte do idoso foi feito no início da madrugada desta quinta-feira, 26, pelo governador Carlos Moisés, em suas redes sociais. 

A primeira morte por conta da Covid-19 no estado veio à tona horas depois do anúncio que Santa Catarina contava com 122 casos confirmados.

Na madrugada passada um idoso de 70 anos morreu em Criciúma com suspeita de coronavírus. Aguarda-se o resultado dos exames para uma conclusão. 

Abaixo, a postagem do governador Carlos Moisés:

Notícia triste: hoje perdemos o primeiro catarinense para o #Coronavirus . Paciente masculino, de 86 anos, faleceu em #SãoJosé. Deus nos abençoe e proteja e console a família

Por Denis Luciano 22/03/2020 - 22:51 Atualizado em 22/03/2020 - 22:57

Em postagem nas suas redes sociais na noite deste domingo, 22, o presidente Jair Bolsonaro usou uma imagem de Criciúma para exemplificar ações do Exército pelo Brasil no combate ao coronavírus.

Na postagem há um mosaico com dez imagens e entre elas, abaixo, está a fachada do Centro de Triagem do Coronavírus - 24h, instalado faz poucos dias na antiga UBS do Centro.

No texto, Bolsonaro enaltece o papel do Exército. No caso de Criciúma, a corporação colabora com barracas e estrutura de apoio junto ao Centro de Triagem. 

Abaixo, o texto de Bolsonaro:

- Nossas Forças Armadas, sempre lembradas em tempos difíceis, estão à disposição para dar todo apoio possível aos Estados e Municípios do país na guerra contra o coronavírus, com logística, transporte de profissionais de saúde e materiais, postos de triagem, etc. JUNTOS VENCEREMOS!

- Detalhes: Ministério da Defesa

Por Denis Luciano 22/03/2020 - 14:17 Atualizado em 22/03/2020 - 14:18

Uma discussão já pautada em nível nacional está agora sendo reaberta: a unificação do calendário eleitoral. Um juiz paranaense está propondo, por força do coronavírus, a suspensão da eleição deste ano, prorrogando os mandatos de prefeitos e vereadores.

Confira abaixo a postagem que O Antagonista fez a respeito:

Entre as diversas propostas para alocar os R$ 2 bilhões do fundo eleitoral no combate ao novo coronavírus, surgiu uma ideia ainda mais ousada: cancelar as eleições municipais deste ano e estender o mandato dos atuais prefeitos e vereadores até 2022.

 

De quebra, a mudança promoveria a unificação das eleições, algo debatido há alguns anos em propostas que tramitam no Congresso com objetivo de economizar dinheiro. E, claro, evitaria todo o tumulto e os riscos que a pandemia trará às convenções e campanhas.

 

Um texto da proposta de emenda à Constituição está sendo redigido pelo juiz federal Anderson Furlan, ex-presidente da associação paranaense da classe e diretor da Escola da Magistratura Federal, para que seja adotada por algum parlamentar.

 

"A ideia é não realizar eleições esse ano e concentrar esforços e recursos no combate à pandemia, prestigiando o comando que está na linha de frente do enfrentamento da crise do COVID-19 e da crise econômica”, diz o magistrado. 

Por Denis Luciano 20/03/2020 - 21:31 Atualizado em 20/03/2020 - 21:34

O aeroporto de Jaguaruna, que já sofreu volumosa queda nos seus atendimentos, vai perder ainda mais. A partir de segunda-feira, 23, os voos da Azul para Campinas estão cancelados. O cancelamento foi comunicado na noite desta sexta-feira, 20, e se estende até 30 de junho.

Sem a Azul, resta somente a Latam, que traz de São Paulo às 14h35 e leva de volta às 15h05. Especula-se que a Latam também vá suspender seus serviços no Regional Sul.

Desde o início da pandemia de coronavirus até agora, o aeroporto perdeu 75% dos seus passageiros.

Por Denis Luciano 19/03/2020 - 06:32 Atualizado em 19/03/2020 - 06:37

Eis que começamos o dia com essa triste notícia. Vejo o Carvoeiro Doente postar a informação da morte, nessa madrugada, da nossa amiga Maria de Lourdes Scotti, a De Lourdes.

Mais que fiel torcedora do Criciúma, era sempre a primeira a chegar. O portão abria, lá estava ela no.Majestoso. A última vez que falei com ela foi durante um dos programas de verão da Som Maior. Ela, que morava no Rincão, foi lá nos ver.

No último jogo do Criciúma em casa, aquele contra o Figueirense, a turma já falava da ausência dela, e pedia pela saúde dela. Agora é pedir pela alma dessa querida amiga, que parte em um momento tão difícil do seu Tigre.

Nada a ver com esse coronavírus o adeus à De Lourdes. Ela vinha sofrendo outras complicações. Triste notícia. Ficamos tristes. O Criciúma perdeu uma grande torcedora.

 

Por Denis Luciano 17/03/2020 - 21:35 Atualizado em 17/03/2020 - 21:40

Partiu do Palácio do Planalto, na noite desta terça-feira, 17, um pedido com ar de reconhecimento: o governo Jair Bolsonaro quer decretar estado de calamidade pública no Brasil, por conta do rápido avanço da pandemia de coronavirus. Para tanto, precisa de aval do Congresso Nacional.

"Essa mensagem, se aprovada no Congresso, vai dar ao governo mais liberdade para investimentos importantes", comentou à Rede Globo, há pouco, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.

Se aprovada a calamidade, o governo está desobrigado a cumprir a meta fiscal até o fim do ano.

Por Denis Luciano 16/03/2020 - 13:52 Atualizado em 16/03/2020 - 13:55

A Federação Catarinense de Futebol vai anunciar oficialmente, na tarde desta segunda-feira, 16, a suspensão do Campeonato Catarinense por tempo indeterminado.

A informação é do repórter Eduardo Ventura, do Timaço da Rádio Som Maior.

Mais detalhes em instantes. 

Por Denis Luciano 15/03/2020 - 13:20 Atualizado em 15/03/2020 - 13:33

Ganhou repercussão a fala do prefeito Clésio Salvaro sobre furto de fios e luminárias no Paço Municipal. Em vídeo, ele atribuiu a ação a um "vagabundo" e o convidou a voltar, pois na próxima vez "teria problemas".

A pré-candidata do PL à prefeitura e concorrente de Salvaro na eleição de outubro, Julia Zanatta, providenciou uma resposta. Ela gravou um vídeo no qual chama Salvaro de "político profissional".

Julia usou o recente episódio do desvio de carnes da Afasc, que está em investigação, para cobrar o prefeito. Leia a transcrição abaixo e confira o vídeo:

Eu vi um vídeo de um político profissional. Político profissional é aquele que se adequa a tudo o que está acontecendo no momento. Tudo o que for modinha ele vai fazer. Nesse vídeo ele chamou um ladrãozinho de vagabundo mas eu não vi a mesma indignação da boca dele quando tiraram comida da boca das nossas crianças. Eu não vi ele fazendo vídeo de lacração. O povo quer saber o que vão fazer com os vagabundos entranhados dentro da máquina pública, roubando o nosso dinheiro diariamente, dificultando a nossa vida diariamente. É essa indignação que nós gostaríamos de ver dos nossos políticos.

 

Por Denis Luciano 14/03/2020 - 14:40 Atualizado em 14/03/2020 - 16:11

Quem passou pelo Paço Municipal na noite de quinta-feira, 12, observou: a prefeitura estava às escuras. A habitual e bonita iluminação colorida deu lugar a um apagão no prédio. O Parque Altair Guidi, ao lado, estava normalmente iluminado.

O que aconteceu? Os bandidos agiram. Levaram fios, cabos e luminárias. O prefeito Clésio Salvaro tomou algumas atitudes nesta sexta para reforçar a segurança.

 Em vídeo compartilhado nas suas redes sociais, Salvaro foi ao ataque: cutucou os "vagabundos" e prometeu vida dura para quem quiser furtar o Paço. Confira abaixo:

 

Eu quero falar contigo, vagabundo.
Tu tá acostumado a vir aqui no Parque da prefeitura pra roubar a fiação, como já fizesse da quinta ou sexta vez, deixando parte do parque da prefeitura às escuras, na frente da prefeitura está tudo às escuras. Você que está  acostumado a roubar os refletores também, quero te dizer uma coisa: a partir de hoje à noite tu não vem, porque se tu vier tu vai encontrar muita dificuldade. Tem um pessoal preparado pra te receber, então não vem, hein.

Por Denis Luciano 11/03/2020 - 16:27 Atualizado em 11/03/2020 - 16:28

Em audiência no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na tarde desta quarta-feira, 11, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), buscou articular a vinda da ministra Damares Alves a Criciúma.

O parlamentar diz que a visita ainda não está certa, mas duas datas são estudadas. “Teria o dia 27 de abril e também o dia 20, quando ela vai a Florianópolis”, comenta.

A vinda a Criciúma seria durante as comemorações do aniversário da Abadeus. Mais detalhes às 18h no programa Ponto Final, na Rádio Som Maior.

(Colaboração: Marciano Bortolin)

Por Denis Luciano 09/03/2020 - 16:51 Atualizado em 09/03/2020 - 16:52

Em vídeo distribuído na tarde desta segunda-feira, 9, os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Daniel Freitas (PSL-SC) e o senador Jorginho Mello (PL-SC) fazem comentários sobre a missão liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que está desde sábado nos Estados Unidos.

"Uma viagem importantíssima para o Brasil, para dizer aos Estados Unidos que o Brasil mudou, o governo sabe o que está fazendo e vai dar muito orgulho para muitos nós", avaliou o senador Jorginho. "Uma honra para mim estar aqui acompanhando o nosso presidente Jair Bolsonaro representando cada cidadão catarinense", acrescentou o deputado Daniel. Eduardo Bolsonaro valorizou o acordo assinado pelo presidente sobre pesquisas na área militar. "Um acordo que vai dar acesso a 100 bilhões para pesquisas militares, isso vai passar pela Câmara e Senado. Importante que o presidente esteja aqui conosco pois depois, lá na ponta, vai beneficiar a todo o Brasil", enfatizou.

Os três citaram a advogada e jornalista Julia Zanatta, pré-candidata a prefeita de Criciúma pelo PL. "Um abraço especial para a Julia Zanatta, minha amiga, que me convidou, e estive junto com outros grupos aí em Santa Catarina fazendo um evento que foi sensacional", lembrou Eduardo. "Um beijo, Julia", acrescentou Jorginho. "Fica meu abraço, meu beijo para a Julia, sucesso na missão", concluiu Daniel.

Bolsonaro e o grupo que o acompanha retornam da viagem nesta terça-feira, 10.

Assista a fala dos parlamentares no vídeo abaixo:

Por Denis Luciano 06/03/2020 - 15:59 Atualizado em 06/03/2020 - 18:39

Santa Catarina terá presença importante na comitiva do presidente Jair Bolsonaro que embarca na próxima madrugada para missão rumo aos Estados Unidos. Apenas quatro parlamentares conseguiram autorização para viajar no avião presidencial, e dois deles são catarinenses: o senador Jorginho Mello (PL) e o deputado federal Daniel Freitas (PSL).

Daniel e Jorginho estão em um grupo que reúne desde a primeira dama, Michele Bolsonaro, até seis ministros. O desembarque em Miami será na manhã deste sábado. À noite, haverá um jantar com o presidente Donald Trump, depois de uma reunião entre os presidentes em Palm Beach, também na Flórida. Situação política da Venezuela - Bolsonaro retirou o corpo diplomático brasileiro do país vizinho - e investimentos em infraestrutura estão na pauta, conforme antecipou a Secretaria de Imprensa da Casa Branca.

"Como líderes das duas maiores economias do hemisfério, Trump e Bolsonaro discutirão oportunidades para restaurar a democracia na Venezuela, trazer paz ao Oriente Médio, implementar políticas comerciais pró-crescimento e investimentos em infraestrutura", resume o comunicado do governo norte-americano. “O presidente [Trump] usará esta reunião como uma oportunidade para agradecer ao Brasil por sua forte aliança com os Estados Unidos”,completou a Casa Branca.

A viagem da comitiva brasileira durará quatro dias. Entre os encontros com políticos e empresários, haveria uma agenda na Tesla, a montadora de veículos elétricos que se almeja trazer para o Brasil. O fato de lutar pela vinda da Tesla ajudou Daniel Freitas a ser incluído no grupo que acompanha Bolsonaro, e o deputado vem se empenhando para, caso a empresa seja convencida a fazer o investimento no Brasil, que possa optar por Criciúma. Mas não ocorrerá visita à Tesla, já que o presidente da empresa encontra-se na Alemanha e anunciou a disposição de visitar o Brasil em breve para tratar do assunto.

A fábrica da Embraer e reuniões com prefeitos da Flórida também estão no cronograma das visitas nos Estados Unidos.

Por Denis Luciano 05/03/2020 - 21:41 Atualizado em 05/03/2020 - 22:31

O catarinense Eduardo Ribeiro é o novo presidente nacional do partido Novo. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 5, quando o então presidente, João Amoêdo, informou em seu site que estava deixando o cargo.

Amoêdo, que concorreu à presidência da República pelo Novo em 2018, vai se dedicar a uma fundação associada ao partido, e continuará militando na sigla.

Eduardo Ribeiro percorreu Santa Catarina na construção do Novo e, além de presidente estadual, vinha fazendo parte da Executiva Nacional. Ele esteve algumas vezes em Criciúma em atos de filiação nos últimos anos.

O Novo elegeu um deputado federal em Santa Catarina e outros sete pelo Brasil, e hoje conta com Bruno Souza como deputado estadual. Em Criciúma o partido não terá candidato a prefeito nem vereadores em 2020.  No estado o  partido participará do pleito em Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis e São José.

Por Denis Luciano 04/03/2020 - 11:12 Atualizado em 04/03/2020 - 11:14

O trecho sul da BR-101 vai ganhar quatro praças de pedágio. Vencedora da licitação do último dia 21, a CCR está autorizada a implantar quatro pontos de cobrança, cada um com tarifa inicial de R$ 1,97 para carros de passeio, valor que deverá ser arredondado para R$ 2 por conta do troco. E o trabalho na rodovia já começou.

Uma equipe foi vista na manhã desta quarta-feira, 4, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Tubarão, analisando o terreno que vai receber uma das praças, perto do limite com Treze de Maio.

Além dessa praça, no quilômetro 396, no sentido sul haverá as de Araranguá, no limite com Maracajá, no quilômetro 408, e a de São João do Sul, no limite com Passo de Torres, no quilômetro 460. A praça mais ao norte do trecho recém concedido será a de Laguna, perto do limite com Imbituba, no quilômetro 298.

Conforme acordado entre Ministério da Infraestrutura e a concessionária CCR, os próximos meses são, em paralelo à construção das praças, de adequação da pista, dos primeiros investimentos para que, quando o pedágio começar efetivamente a ser cobrado, a pista esteja "em padrão de primeiro mundo", como prometeu um dos diretores da empresa quando da divulgação do resultado do leilão.

Por Denis Luciano 03/03/2020 - 10:49 Atualizado em 03/03/2020 - 10:51

Todo início de mês as lideranças do Bairro da Juventude e das redes de supermercados parceiras da campanha SuperAção encontram-se no estúdio da Rádio Som Maior. É uma tradição de quase nove anos, da iniciativa que é um verdadeiro case de sucesso, e que gera bons frutos para a instituição na luta cotidiana para manter seus compromissos em dia.

E não é de hoje que o trabalho benemerente do Bairro da Juventude abre portas no meio político. Uma breve olhada ao passado permite listar inúmeros voluntários da entidade que acabaram fazendo carreiras políticas em Criciúma. E não é que dois partidos tentaram repetir essa fórmula agora, em 2020?

Em épocas semelhantes, não faz muitas semanas, pelo menos dois partidos lançaram tentáculos em direção a duas figuras exponenciais do Bairro da atualidade. O empresário José Altair Back, presidente do Conselho Deliberativo da instituição, foi fortemente assediado pelo PP. O partido queria faze-lo o seu candidato a prefeito em outubro. E a diretora-executiva do Bairro, professora Sílvia Regina Zanette, também foi procurada, mas por outro partido.

Back e Sílvia hoje, na Som Maior / Foto: Guilherme Nuernberg / 4oito

Os dois foram questionados por Adelor Lessa a respeito disso, hoje, na Som Maior. "Sem comentários", respondeu Back. 

"Sem comentários", disse Back. Perante a insistência de Adelor, ele comentou que "me falaram algumas vezes (para ser candidato a prefeito), mas quando eu fui para o Bairro da Juventude, o projeto era para o Bairro da Juventude, nada mais". E completou: "eu estava nos planos deles, mas nos meus planos isso não estava. O meu objetivo no Bairro continua sendo o Bairro da Juventude", arrematou.

Sílvia foi mais sucinta. "Sem comentários", respondeu, com um breve sorriso, à provocação feita por Adelor Lessa, não desmentindo a informação. Segundo consta, o assédio para ela partiu do PSL, depois que o partido do governador Carlos Moisés viu frustrada a tentativa de filiar o ex-deputado federal Jorge Boeira e antes de chegar ao nome efetivamente escolhido, o do vereador Júlio Kaminski (de saída do PSDB) e que já está devidamente abençoado por Moisés.

Ouça abaixo a conversa de Adelor Lessa com os dois, Back e Sílvia, sobre os convites para candidaturas:

Sem Back nem Sílvia no páreo político, o Bairro segue sua missão, com eles e muitos outros infatigáveis trabalhadores. E a eleição toma seus contornos, com, por enquanto, esse time de candidatos: Clésio Salvaro (PSDB, reeleição), Júlio Kaminski (PSL), Júlia Zanatta (PL), Aníbal Dario (MDB) e Chico Baltazar (PT), nomes certos na disputa. Rondando e visualizando o cenário estão Rodrigo Minotto (PDT), coronel Cosme Manique Barreto (Podemos), Lisiane Tuon (DEM), Douglas Mattos (PCdoB) e algum nome da extrema esquerda, como PSOL ou PSTU.

Por Denis Luciano 02/03/2020 - 16:17 Atualizado em 02/03/2020 - 16:22

Ficou um pouco mais difícil para o Criciúma voltar à Série B. Em reunião do Conselho Técnico da Série C do Brasileiro na tarde desta segunda-feira, 2, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os clubes aprovaram a mudança na fórmula da segunda fase da competição. Agora, os quatro classificados de cada uma das chaves formarão dois quadrangulares para a definição dos quatro times que subirão. Assim, está abolido o mata-mata que, até a temporada passada, definia as equipes promovidas. Agora, para alcançar o acesso, serão necessários 24 jogos. Antes, eram 20.

A primeira fase continua igual, com dois grupos de dez times jogando entre si, dentro das chaves, em turno e returno, totalizando 18 rodadas. Os quatro primeiros de cada uma das duas chaves avançam à segunda fase. Daí, os quadrangulares: 1º do A, 2º do B, 3º do A e 4º do B num grupo, e vice-versa no outro. Depois de turno e returno, com seis rodadas, os dois melhores de cada chaves estarão na Série B do ano que vem. O primeiro colocado de cada grupo se enfrenta na decisão do título.

Da primeira fase, caem à Série D os dois últimos de cada chave. A mudança na fórmula foi proposta pelo Santa Cruz, e aprovada por 14 votos a 6.

As chaves estão montadas. No grupo do Criciúma estão Brusque, São José (RS), Ypiranga (RS), Londrina, São Bento, Ituano, Tombense, Boa Esporte e Volta Redonda.

A competição começa em 3 de maio e vai até novembro. Mais detalhes em instantes.

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito