Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 13/03/2018 - 15:38Atualizado em 13/03/2018 - 16:30

Circulou o mundo a entrevista exclusiva do ministro Henrique Meirelles para o Programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior FM.

Foram mais de 15 minutos de conversa ao vivo nos quais o comandante da Fazenda Nacional tratou de crise, crescimento econômico atual e futuro, Santa Catarina e, como não poderia deixar de ser, sua candidatura à Presidência nas eleições deste ano.

Desde a entrevista com o ex-presidente Lula, em julho de 2017,  uma entrevista na Som Maior não dava tanta repercussão. E, dessa vez, o que foi falado no 100,7 Mhz sul catarinense chegou ao centro financeiro do mundo: Nova Iorque. Ou melhor, como diria Jorge Ben, deu no New York Times.

Bom momento

  

Além de dezenas de veículos de abrangência nacional, a entrevista foi destaque no site do jornal norte-americano The New York Times, que pegou como gancho o momento em que Meirelles afirma que “está estudando a proposta de concorrer à Presidência em outubro e sua pesquisa está mostrando que o momento é propício para que ele entre na disputa”.

O mesmo viés foi tomado por veículos nacionais, como o site do jornal Valor, referência na área de economia, que, além de reforçar a importância das pesquisas para a decisão do dia 7 de abril, abordou também o posicionamento político do economista, ao transcrever a parte da entrevista em que o Ministro afirma que "existe um espaço muito grande, o espaço do centro. A grande maioria da população brasileira está nesse centro, não é parte dos extremos, e está esperando um candidato que incorpore essa visão de reformas, de modernização da economia”.

A análise otimista de Meirelles do cenário para as eleições também foi o gancho do site Gazeta Online, que destacou a defesa de Meirelles à manutenção do esforço de ajuste fiscal, já que, segundo ele, “foi a questão fiscal que gerou essa instabilidade na economia”.

A entrevista de hoje foi destaque também na agência de notícias Reuters, que teve seu material reproduzido com destaque em portais como UOL Economia, Terra, Bol,  e Extra.  

Efeito Temer

Outro ponto bastante destacado pelos veículos foi a confiança do ministro de que as altas taxas de rejeição do presidente Michel Temer não prejudicariam uma possível candidatura sua. O Jornal do Brasil, por exemplo, destacou o momento em que Meirelles afirma que "a economia vai muito bem e a população vai entender isso. A população vai entender quem é o responsável pela melhora da economia".

A mesma linha foi seguida no site da revista Istoé, que ressaltou que a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) nas pesquisas eleitorais, outro fator que poderia dificultar a candidatura, não preocupam Meirelles, que entende que ainda assim haveria espaço para a sua candidatura.

O outro lado

Mas nem só de positivismo se trata a repercussão da entrevista. O site Brasil 247, por exemplo, afirmou que “desconectado da realidade e à frente de uma economia com desempenho medíocre e desemprego recorde, o ministro Henrique Meirelles diz que os dados reforçam sua candidatura presidencial”.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 06/03/2018 - 16:03Atualizado em 06/03/2018 - 17:00

O jornalista William Waack foi o convidado desta segunda-feira (5) do Programa do Porchat, na Record. E, como não podia deixar de ser, veio a tona durante a entrevista o polêmico vídeo, que custou o emprego na Rede Globo, em que ele faz uma piada racista enquanto esperava para entrar no ar. 

Não foi a primeira vez que ele tratou do assunto, mas, provavelmente pelo estilo do programa, foi o momento em que ele falou mais abertamente sobre o tema, mostrando sua indignação não só com o próprio vazamento do vídeo, retirado de um arquivo que não foi nem iria  ao ar, já que se tratava de imagens de bastidores, mas também pelas consequências.

Em dado momento da entrevista, após afirma que se arrepende do que falou, ele disse "eu sou um cara normal, falo palavrão, falo coisa fora de hora, xingo sem querer... Não é normalm quem acha que todo mundo é santinho. A hipocrisia nesse caso é fenomenal!".

Mais pra frente ele diz que o que aconteceu com ele é efeito da era em que vivemos, em que "cada um pega o que quer e fala o que quer na internet e acabou", e citou a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, que citou o caso, em palestra na PUC de Belo Horizonte, como sendo um exemplo de "constrangimento da liberdade de expressão".

Assista o trecho em que o assunto é tratado.     

Essa questão de piadas mal colocadas e polêmicas é um assunto delicado e vem se repetindo com uma certa frequencia nos últimos anos. Além desse caso, lembro de outros dois parecidos. Não são iguais, mas tem elementos semelhantes:

1 - CASO WAACK: Na espera para entrar no ar ao vivo, mas com a câmera já gravando  (praxe de qualquer produção televisiva), o jornalista William Waack faz uma piada indiscutivelmente racista e desrespeitosa. Longe de mim querer defender ou abonar o ato, mas era algo que não seria compartilhado com mais de 5 ou 6 pessoas naquele momento. O problema foi que aquele registro, que era privado, foi difundido globalmente (com o perdão do trocadilho). É semelhante ao filho que fala pro vizinho que "meu pai diz que o senhor é um bêbado vagabundo", mas em proporções astronômicas. A falta de noção daquele momento vale o fim da carreira de uma pessoa?

2 - CASO ARANHA: Não era famosa, nem lembro o nome dela, mas a torcedora gremista que, por um conjuntura de azares, foi filmada no momento em que chamava o goleiro Aranha de "macaco" virou símbolo do racismo no futebol. Será? Ela é o catalizador do ódio racial da sociedade? Ela é a única nos estádios de futebol que xinga, e que xinga nesse sentido? Valeu como punição pra ela a perda da própria segurança, já que chegou a ter a casa incendiada?

3 - CASO RAFINHA: Rafinha Bastos, âncora do CQC, programa de humor jornalístico da Band, fez uma piada sobre Wanessa (Camargo), que estava grávida. Ele disse que "comeria ela e o bebê". De novo, piada ruim, desrespeitosa. Mas alguém achou mesmo que ele estaria na porta da maternidade esperando a oportunidade? Ele também perdeu o emprego por conta dessa piada. E olha que ele era apresentador de um programa de humor.

De novo, não defendo o que falaram, nem vou dar uma de Voltaire e "defender até a morte o direito de dizê-lo", mas é importante refletir sobre as circustâncias e contextos dos acontecimentos e, principalmente, avaliar a intensidade da punição. Quanto falta pra que essa questão chegue no ponto de causar morte, como acontece no futebol? 

Se pensar bem, não é assim que o problema vai ser resolvido, no berro.

E outra... Tem muita gente roubando nosso dinheiro, nossa saúde, nossa segurança, nossa educação e não recebendo migalha dessa indignação. 

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 28/02/2018 - 18:43Atualizado em 28/02/2018 - 19:04

Com o comunicado em mãos desde ontem nas mão do reitor Ubaldo Balthazar, a Universidade Federal de Santa Catarina está trabalhando no último passo para a implantação do Curso de Medicina: o vestibular.

Em entrevista no Ponto Final, agora há pouco,  o coordenador eleito do curso, Paulo Marcondes, deixou claro que o certame acontece ainda no primeiro semestre de 2018, já que as aulas iniciam em agosto. Segundo ele, uma reunião com a Coperve (Comissão Permanente do Vestibular da UFSC) para definir estes detalhes dessa edição extraordinária do concurso. "O vestibular pode acontecer até julho, mas o curso começa em agosto".

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 26/02/2018 - 14:36Atualizado em 26/02/2018 - 14:48

O mais novo video do canal Desimpedidos, melhor canal de futebol do Brasil na minha opinião, conta os bastidores da histórica entrevista do Fred, apresentador do canal, com o seu grande ídolo Cristiano Ronaldo.

Nesse entrevista, das melhores que já vi do CR7, quando perguntado sobre o futebol brasileiro, o atacante falou que, mesmo os brasileiros sendo tão bons tecnicamente, seria hipocrisia afirmar que conseguem  jogar competitivamente com os grandes times europeus. Mas, o que chama mesmo atenção, logo na sequência, é que ele afirmou que, não agora, mas pode pensar em jogar no Brasil. E destacou dois times que mais lhe chamam a atenção: Flamengo e Grêmio.

 Dá uma olhada...

Esse video já é o mais assistido do Youtube, com mais de 2,1 milhões de views em menos de 20 horas.

Pra quem não acompanha o Desimpedidos, é importante ressaltar que a idolatria pelo Cristiano Ronaldo é ponto marcante na essência do personagem do Fred, que entrou no canal com um video em que imita o português em diversas situações, e também do Bruno, que é o nome verdadeiro do apresentador. 

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 16/02/2018 - 13:11Atualizado em 16/02/2018 - 16:53

Foi confirmada, agora há pouco, a morte do empresário Helder Búrigo, irmão do ex-prefeito Márcio Búrigo e do empresário Guido Búrigo.  Helder tinha recém completado 57 anos e sofria de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Ele deixa a esposa Adriana e dois filhos.

O corpo do Hélder será velado no Cemitério Municipal de Criciúma, iniciando por volta das 18 horas, onde será sepultado amanhã, às 10h.

O ex-prefeito Márcio Búrigo publicou há pouco no Facebook o seguinte texto em homenagem ao irmão: 
HELDER, morreste antes que eu, por isso me dou o direito de chorar o quanto quiser, mas não brigar com Deus por Ele ter te levado. Se alguns amigos me contarem algum fato a teu respeito, vou ouvir e se possível agregar algo. Se te criticarem vou te defender e afirmar que o que fizestes a vida inteira foi tentar ser bom e amigo. Se eu sentir muita saudade de ti, vou falar com Jesus e Ele vai te contar. Sei que vais estar com Ele e continuar sendo útil lá onde estiver. Se me der vontade de escrever alguma coisa sobre ti eu direi apenas uma frase : Foi meu amigo, meu Irmão e acreditou em mim, mas Deus o quis mais perto de Dele. Não estarás aqui para enxugar as lágrimas dos teus familiares e amigos, mas não faz mal, outros amigos farão isso no teu lugar. Sei que agora irás cuidar de novas tarefas onde estás e sei também que quando eu der uma espiadinha na direção do Céu não te verei, mas quando chegar a minha vez de ir para o Pai, vamos viver novamente a amizade que aqui nos preparou para chegar até Ele. Devemos viver como quem sabe que vai morrer um dia e morrer como quem soube viver direito. Nossa relação só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu se um dia for para lá . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo e irmão já foi um conhecer um pedaço dele! " Vá com Deus Helder." (Adaptação de poema do Vinicius de Moraes)

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 15/02/2018 - 16:01Atualizado em 15/02/2018 - 16:10

A Prefeitura de Criciúma emitiu, há pouco minutos, a nota oficial de exoneração de Robson Gotuzzo da Secretaria de Fazenda do município. A informação não é novidade, foi antecipada nesse blog no início da tarde. O que chama atenção é a "objetividade" da declaração, publicada abaixo na íntegra:

"A Administração Municipal de Criciúma acatou nesta quinta-feira (15), a solicitação de exoneração do secretário municipal da Fazenda, Robson Gotuzzo. O Governo do Município agradece pelos relevantes serviços prestados à frente da secretaria".

Nada mais que protocolar. Sem "por questões pessoais" ou coisas do tipo

Curto e grosso...

O secretário Gotuzzo fala nessa quinta-feira (15) no Ponto Final, a partir das 18h.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 15/02/2018 - 13:10Atualizado em 15/02/2018 - 13:22

Em férias forçadas desde que estourou a polêmica do IPTU de Criciúma, Robson Gotuzzo deixou a Secretaria da Fazenda do município.

O desfecho já era previsto e o desligamento definitivo do então secretário do governo do prefeito Salvaro foi consumado na manhã desta quinta-feira (15), após reunião entre os dois, Gotuzzo e prefeito Clesio Salvaro.

Auditor fiscal de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda, Gotuzzo estava "emprestado" à Prefeitura de Criciúma e reassume já na sexta-feira as funções na SEF.

Até o episódio do IPTU, Gotuzzo era o principal secretário de Salvaro.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 12/02/2018 - 14:57Atualizado em 12/02/2018 - 14:59

Trabalhadores demitidos do Hospital Regional de Araranguá conseguiram a liberação de recursos para o fundo de garantia, em ação contra a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Informação é do advogado Alberto Gonçalves de Souza Júnior, da assessoria jurídica do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), que atua em conjunto com o Sindsaúde.

A audiência ocorreu a sexta-feira (9) na Justiça do Trabalho de Araranguá.  Entre as questões ainda indefinidas está a multa de 40% sobre esse saldo e a multa definida no art. 477 da CLT, que consiste em mais uma remuneração. Uma nova audiência será realizada dia 2 de março.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 06/02/2018 - 18:13Atualizado em 06/02/2018 - 18:25

Em reunião agora há pouco com o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,  foi convidado para ministrar uma palestra na cerimônia de posse do novo presidente da ACIC, Moacir Dagostin.

O ministro Meirelles confirmou a presença ao evento, que acontece no dia 14 de março, às 19 horas, na sede da ACIC.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 02/02/2018 - 16:00Atualizado em 02/02/2018 - 16:28

Em decisão publicada na tarde de hoje pelo juiz de direito Fernando de Medeiros Ritter, reponsável pelo processo criminal movido contra Rogério Cizeski por ilicitudes na gestão da Criciúma Construções, autorizou o acesso do empresário às instalações da empresa Criciúma Construções Ltda. e suas empresas subsidiárias, mas “exclusivamente para acompanhar as atividades das empresas recuperandas em horário e local estabelecidos pelo Gestor Judicial, nos termos da decisão proferida pelo Juízo da Recuperação, sem prejuízo de eventual revisão da presente se necessário for”.

Na sentença, Ritter deixa claro que o abrandamento das restrições impostas a Cizeski é parcial e para fins consultivos, como retratado no trecho abaixo:
“ficam integralmente mantidas, no entanto, as restrições de afastamento do comando das empresas recuperandas, impedimento de atos de gerenciamento dessas mesmas empresas e impedimento de atuação em nome da Criciúma Construções e das suas empresas satélites, pois a gestão delas, até segunda ordem, continuam sob exclusiva competência e responsabilidade do Gestor Judicial, Sr. Zanoni dos Santos Elias”.

A decisão de hoje á uma vitória significativa da equipe de defesa de Cizeski, liderada pelo advogado Jefferson Monteiro. A sentença de hoje, do juiz da vara criminal,  junto à sentença de mesmo teor publicada no último dia 24, da vara da fazenda, possibilitam que o empresário posse, mesmo que parcialmente, voltar à empresa, da qual está afastado desde abril de 2015.

Confira abaixo a íntegra da sentença do juiz Fernando de Medeiros Ritter.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 30/01/2018 - 14:56Atualizado em 30/01/2018 - 15:54

Argel Fucks tem tudo pra ser o novo técnico do Criciúma. 

Negociação entre ele e a direção avançou bem e o treinador vem a Criciúma para consumar o negócio. Uma conversa com o novo executivo de futebol, Nei Pandolfo, anunciado hoje pelo Tigre, é o último passo para o acerto.

A vinda a Criciúma foi confirmada pelo próprio Argel em entrevista à rádio CBN Diário, de Florianópolis, quando elogiou Pandolfo e ressaltou que, se acontecer, "é uma volta depois de cinco anos e dois trabalhos muito bons". 

Ouça a participação de Argel Fucks no programa CBN Debate desta terça-feira (30).

 

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 30/01/2018 - 12:15Atualizado em 30/01/2018 - 12:32

Inconformados com o aumento do IPTU em Tubarão, os vereadores José Luiz Tancredo (PSDB), Douglas Antunes Antunes (PMDB) e Gilson Paes Vieira (PSDB) ingressaram com Ação Popular por Violação aos Princípios Administrativos, com o objetivo de suspender a cobrança do reajuste. São réus, o município de Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli (PP) e o secretário de Finanças, Rafael Bianchini (PSD).

Na ação, os vereadores tratam de imoral e desproporcional o aumento do imposto e questionam também a legalidade da aprovação “a toque de caixa” da matéria original, que alterou a PGV (Planta Genérica de Valores) e aumentou o valor do imposto a ser pago pelos contribuintes.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 29/01/2018 - 13:27Atualizado em 29/01/2018 - 13:41

 A coletiva de imprensa convocada para as 14h30 desta segunda-feira (29) deve oficializar publicamente a saída do técnico Lisca do comando do Criciúma. Informações de bastidores dão conta de que o desligamento já aconteceu, durante a manhã, e Grizzo já comanda a equipe interinamente contra o Brusque, nesta quarta-feira (31), em Brusque.

Lisca chegou ao clube no dia 10 de dezembro e comandou o Tigre em quatro partidas do Catarinense, tendo duas derrotas, uma vitória e um empate, acumulando saldo de -2 gols (quatro contra e dois a favor).

Além da impensável derrota de 3x0 para o Tubarão neste domingo (28), as saídas do diretor executivo Newton Drummond (contratado pelo Vasco) e do preparador físico Felipe Célia devem ter pesado contra o treinador.

Mais informações em seguida  

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 08/01/2018 - 16:06Atualizado em 08/01/2018 - 16:11

Eduardo Moreira vai pedir que todos os cargos de confiança do Governo sejam postos a disposição assim que assumir o comando do Estado, o que está programado para acontecer no final de fevereiro.

Ele confirmou a informação em entrevista ao jornalista Marco Aurélio Gomes, publicada nesta segunda (8) na Rede de Notícias Acaert, defendendo que “assim como o Governador vai sair mais cedo, também é justo que os secretários que vão ficar até o final do mandato possam assumir com mais tempo e menos ‘engessamento’”.

Na sequência, Moreira afirma que as vagas serão preenchidas seguindo o critério de conhecimento da área. “Provavelmente muitos serão dos quadros da própria área de atuação. São basicamente técnicos.”. Outra informação confirmada pelo vice-governador é que, por questão de economia no fechamento de contas do mandato, nem todas as lacunas serão preenchidas. “No último ano a Lei de Responsabilidade Fiscal é mais rigorosa”. 

Prioridade para a Saúde

Quando questionado sobre o que fará no curto período em que estará a frente do Governo, Moreira deu destaque à Saúde e Segurança Pública. “A dívida chega a R$ 1 bilhão, então é um setor que vai exigir esforço hercúleo no sentido de equacionar. E a questão da Segurança Pública tem que ter uma visão diferenciada e por isso eu preciso implantar em fevereiro novas ações que deem uma nova faceta à Segurança Pública”. 

Acélio na Saúde

Nome certo no Governo de Eduardo desde o fim de 2017. Acélio Casagrande não foi o único citado para assumir a Secretaria de Saúde, pasta mais delicada do Executivo. Além de Casagrande, que tem experiência como adjunto da pasta, secretário de saúde de Criciúma no mandato do próprio Moreira (1993/1996) e bom relacionamento em Brasília, onde atua como Secretário de Articulação Nacional, o futuro governador citou também o médico ortopedista Marcelo Lemos, com experiência na direção do Hospital Celso Ramos e na Superintendência de Hospitais Públicos do Estado. Quando perguntado se seria um dos dois, ele afirmou que, provavelmente, serão os dois. 

(A afirmação dá a entender que o Lemos será o Adjunto, já que Moreira confirmou Casagrande como titular da pasta na última sexta (5)no Programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior FM)

No páreo

Pensando na eleição desse ano, Moreira afirma que a política é dinâmica, seu nome segue comentado como possível candidato, mas espera trabalhar em apoio a Mauro Mariani. “O Mauro está em pré-campanha dentro do partido, ele tem méritos indiscutíveis e é hoje o nosso provável candidato. Espero que ele consolide definitivamente a candidatura que eu possa ser o seu principal cabo eleitoral”.

“O problema é no PMDB nacional”

Quando questionado sobre a principal preocupação apresentada pela militância do partido, Moreira foi taxativo ao citar a situação nacional do PMDB. “O PMDB catarinense é diferente mesmo, a nossa constituição foi diferente, tanto que nós temos o melhor desempenho do Brasil. São 16 deputados federais de Santa Catarina, sendo 5 nossos”. Segundo ele, o seu PMDB é o “do Luiz Henrique” e não “do Renan Calheiros”. “Luiz Henrique era o mentor político. Era um visionário. Ele repetia que ‘pensar grande e pensar pequeno custa o mesmo’. Ele deixa uma lacuna não preenchida”. 

Sem arrependimento

Moreira teve outras oportunidades de concorrer ao Governo do Estado e não consolidou a candidatura, mas não se arrepende dessa situação. “Em 2010 sofri um esvaziamento da minha candidatura, em parte pelo próprio PMDB. O partido estava dividido e isolado, por isso desisti e decidi ser vice de Raimundo Colombo. Não me arrependi, mas foi uma das decisões mais difíceis da minha vida”.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 20/12/2017 - 09:06Atualizado em 20/12/2017 - 15:57

O fato é sério.

O músico criciumense Robson Brígido, guitarrista de bandas como “Leopoldo & Valéria” e “Don Capone”, foi roubado na noite desta terça-feira (19) no bairro Michel, na saída de um ensaio. Levaram o carro dele, um HB20 preto, placa MKW8417, e vários instrumentos musicais.

Levaram:

- Marshall JCM2000 TSL 60 watts;

- Caixa Borne 2x12;

- Uma bolsa com vários cabos, adaptadores, fontes, pedestais e outros acessórios, e dentro estavam um pedal Fulltone OCD, um empower fuzz'n'bender, um BBE boosta grande, e um Radial London Bones;

- Um Pedalboard Landscape PS8, com fonte e com um Morley Maverick mini wah, um Ibanez TS9 tube screamer, um Boss DD5 delay, um EHX nano Chorus, um nux mod core, um Hotone Komp, um Polytune mini, além do footswitch de cinco vias do Marshall;

- Uma guitarra Gretsch Eletromatic Pro Jet com Bigsby (foto abaixo), preta, com case KGB.

Como são instrumentos pouco comuns, qualquer informação sobre tentativa de venda dessas peças será bem vinda.

O contato do Robson é 99107-2402

 

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 19/12/2017 - 19:04Atualizado em 22/12/2017 - 16:59

Em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN, o ex-técnico das Seleção Brasileira Luiz Felipe Scolari falou sobre a relação com Tite, atual comandante da Canarinho, a quem chamou de ingrato.

Na mesma entrevista, que foi ao ar na semana passada, Felipão, que treinou também a Seleção Portuguesa, falou sobre a disputa entre o pupilo Cristiano Ronaldo e Renato Gaúcho. Quem foi melhor, professor?

 

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 18/12/2017 - 14:54Atualizado em 18/12/2017 - 14:57

Grande expoente da música do sul catarinense, Jorge Nando continua tendo como destaque a capacidade de se manter sempre evoluindo.

Uma prova disse foi o lançamento, nessa segunda feira (18), da sua versão da música Era Uma Vez, da cantora Kell Smith.

A gravação foi produzida em parceria com o canal Nossa Toca e o de Carlos Bala, da banda do Djavan, um dos bateristas mais respeitados do país que já tocou com outros cantores consagrados como Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso e  Roberto Carlos.

Além da versão cover de Era uma vez, foram produzidas ainda mais duas canções com Jorge Nando, sendo uma autoral, que serão compartilhadas em breve por meio das plataformas digitais da Toca.

O Nossa Toca é um canal de música do produtor e apresentador Giba Moojen, junto com os diretores Leonardo Felippi e Rodrigo Schaefer. O canal recebe artistas nacionais que criam experiências musicais e apresentam sons autorais.

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 07/12/2017 - 15:53Atualizado em 07/12/2017 - 16:37

A memetização (ou memezação), que é a palavra que eu inventei agora pro movimento de transformação de tudo em "memes", é o grande "coqueluche" (expressão de velho, né?) do momento nas redes sociais das empresas e orgãos públicos. É usar o efeito atrativo e cômico das montagens, normalmente para tirar sarro de algo ou alguém, com o objetivo de ter likes e compartilhamentos.

O raciocínio é: "Hahaha, que engraçado! Vou passar pros meus amigos e minha avó! Eles vão adorar!". Assim, em rede, a mensagem se espalha por si só.

Mas, como tudo que envolve humor, é preciso ter cuidado. E parece que esse cuidado a Prefeitura de Criciúma não teve.

Para divulgar a substituição de carro, a equipe de comunicação do município divulgou o vídeo abaixo na página oficial do Executivo no Facebook. 

 

Mobi da Prefa

Chegou a nova versão do Uno da Prefa, mas espera, não é mais o Uno! Agora é a vez do Mobi

 

Sem surpresa, várias reações negativas nos comentários. A maioria fazendo relação do vídeo, que é um racha tirado do filme Velozes e Furioso, com o trânsito de Criciúma, complicado pra uma cidade de apenas 200 mil habitantes e, muitas vezes, violento. Houve também uma manifestação a favor, chamando os reclamantes de chatos.

Mas convenhamos... Se é decisão usar um meme pra divulgar a troca de carro do município (o que já não é um fato de grande repercussão, na minha opinião), tem outras diversos modelos e estilos.

Por exemplo... Vamos roteirizar juntos... Se o Uno foi trocado depois de anos de relação e parceria, eu faria com esse modelo (muito famoso internacionalmente):

 * Sim... Fiz o meme no Paint! #oldschool

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 29/11/2017 - 15:49Atualizado em 29/11/2017 - 16:20

Clima de tensão para o segundo jogo da final da Libertadores 2017 entre Lanús e Grêmio, na Argentina.

O placar magro de 1 a 0 na Arena dá pouca tranquilidade para a equipe brasileira, principalmente depois de ver o próprio Lanús eliminar o River Plate, que havia vencido pelo mesmo placar na ida.

Aí, amigo... Apelemos aos santos!

Tem que não consiga dormir! 

E tem quem não sonha com outra coisa!

jael tri

E na hora daquela prova de matemática, fim de ano, precisando passar...

Com aquela cutucada básica, é claro! 

Mas o importante mesmo é fazer história e manter a tradição viva, de pai pra filho!

Há, inclusive, quem veja hoje os heróis do passado...

E, como não podia ser diferente, tem o outro lado, que seca e provoca...

Mas, no fim das contas, o fato é que o Grêmio hoje é o Brasil na Libertadores e, se for campeão, a promessa tricolor é de...

 

Arthur Lessa
Por Arthur Lessa 29/11/2017 - 14:35Atualizado em 29/11/2017 - 14:53

Em clima de Grêmio na final da Libertadores, o gaúcho e internacional (por estar em Boston) David Coimbra citou o Próspera na coluna de hoje. Mais do que isso, citou Julio César, ponteiro-esquerdo do Time da Raça.

O Próspera tinha um ponteiro-esquerdo japonês. Eu achava isso importante. O Próspera é o segundo clube de Criciúma, formado com base na carbonífera que tinha esse nome e que depois virou CSN. Um time de mineiros, de raízes populares, orgulhosamente pobre, às vezes os jogadores treinavam com a camisa rasgada, às vezes o número de bolas não era suficiente para o trabalho tático do inteligente técnico Acioly Sanchez, mas coragem sempre tinha de sobra.

Na sequencia, David discorre sobre os grandes pontas (ou ponteiros) esquerdos da história do futebol brasileiro. Lula, Ortiz, Canhoteiro e por aí vai...

Aí, durante a leitura, vem a pergunta: o que isso tem a ver com o jogo de hoje, que é o grande assunto do futebol sulamericano (menos no Rio, que só olha pro Flamengo e o Caso Muralha) ou com o título do texto, que é O Grêmio tem um jogador que pode levá-lo à vitória nesta quarta-feira?

Lê aqui e descobre...

 

1 2 3 4 5