Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Marco Búrigo 31/07/2018 - 08:14 Atualizado em 31/07/2018 - 08:19

Falta um grande teste

No embalo da vitória diante do Vila Nova-GO, não faltaram elogios ao goleiro Belliato. Mas a grande verdade é que o arqueiro do Tigre foi pouco exigido. Ainda falta uma sequência de jogos para chegarmos à conclusão sobre o potencial do jogador contratado junto ao Atlético Tubarão. O novo arqueiro mostrou calma na saída com os pés, saiu bem da meta em algumas intervenções, mas não se pode dizer nada em relação a outros fundamentos. Agora com o titular Luiz voltando aos treinos, há uma grande chance de Belliato retornar ao banco. É uma pena pensando em ritmo de jogo.

 Belliato mostrou ser um bom goleiro na estreia contra o Vila Nova-GO (Foto: Divulgação/ CEC)

Uma parcela pede a troca

Luiz está tratando um desconforto na posterior da coxa direita. Há uma parcela da torcida carvoeira que vem fazendo duras críticas ao camisa 1. Para esse percentual da torcida, Luiz falha em jogos decisivos, principalmente aqueles considerados de “seis pontos”. Um dos grandes defeitos do jogador é em relação aos chutes de longa distância e algumas saídas do gol. Sem dúvida, não é fácil sustentar o status de principal jogador do clube, dono do maior salário e com contrato até final de 2020. Agora Luiz tem uma “sombra”.

Carlos Eduardo segue titular

Ao que tudo indica Carlos Eduardo segue sendo o titular na lateral-direita. Sueliton continua fora por um desconforto na posterior e na panturrilha esquerda. Carlos vem driblando as críticas do próprio Mazola Júnior, que recentemente ponderou falhas no jeito de marcar do jovem atleta. Nada como o tempo para ajudar também no futebol. E uma grande ironia, afinal o Tigre está usando o lateral do turno do Campeonato Catarinense, mesmo após a chegada de reforços e outras improvisações.

Nova dupla

Mesmo com gol anotado de cabeça, Liel deve sair da zaga do Criciúma. A dupla deverá ser formada por Jacy Maranhão e Nino. Não há muito o que fazer, já que Fábio Ferreira e Sandro também estão no DM. Que fase, hein amigo.

Maior desfalque

Mesmo com problemas na primeira linha de quatro e não precisando improvisar no ataque, o grande desfalque do Tigre pode continuar sendo Zé Carlos. O goleador, mesmo numa condição física limitada, ainda é mais perigoso do que Nicolas, Vítor Feijão e Kakil. Este último tem características parecidas, é alto, serve como referência, mas não fez nenhum gol em 36 jogos pelo time profissional. Atacante vive de bola na rede.

Destaque A Tribuna

Em alta no Brasileirão, o São Paulo prepara mudanças na lista de inscritos da Copa Sul-Americana. Para enfrentar o Colón-ARG na quinta-feira, dia 2, após a saída de alguns jogadores antes e durante a Copa do Mundo, o Tricolor pode fazer até três alterações no documento enviado para Conmebol para o duelo diante dos argentinos, no Morumbi. O lateral Bruno Peres, o meia-atacante Rojas e o volante Luan devem ser os donos das novas vagas. O Tricolor tem chance de ir longe, mas se for privilegiar o Nacional irá perder em qualidade como qualquer equipe do Brasil.

Nota Zero

Está virando perseguição doentia, mas quem também não perdeu a oportunidade de cutucar o craque Neymar, da Seleção Brasileira, foi o Íbis, conhecido como 'pior time do mundo'. O rubro-negro usou o perfil nas redes sociais para ironizar as quedas de Neymar. Em uma comparação bem humorada com as palavras do jogador numa campanha publicitária, o clube pernambucano destacou que está caindo há mais de 80 anos e ainda não sabe o que é se levantar, ironizando a campanha publicitária lançada por Neymar. Isto está indo longe demais, mesmo que seja na base da gozação.

Por Marco Búrigo 31/07/2018 - 08:08 Atualizado em 31/07/2018 - 08:20

Novas opções

Mazola Júnior deve estar feliz por ter ganhado novas opções para o sistema defensivo. Em época de lesões e suspensões, saber que pode contar com Jacy Maranhão e Liel na zaga é uma grande notícia. O Tigre vem sofrendo com o DM, mas agora pode assim vislumbrar uma melhora com a boa atuação da dupla no último sábado, na vitória contra o Vila Nova-GO. Jacy faz lembrar o estilo de Raphael Silva. É o típico defensor que não brinca em serviço. Ele joga do mesmo lado que Nino e deverá brigar por posição também com Sandro. Em meio a tantas carências em todos os setores, Mazola tem tirado o famoso leite de pedra. Os números mostram isso. O Tigre estaria brigando pelo acesso, caso fosse possível excluir as cinco primeiras rodadas da classificação.

Jacy Maranhão estreou bem com a camisa do Tigre (Foto: Denis Luciano/ Portal 4oito)

Torcer para o Figueira?

Será que o torcedor do Criciúma vai torcer para o Figueirense hoje? O mais fanático vai torcer o nariz, mas também não vai negar que uma vitória alvinegra diante do CRB-AL seria um ótimo resultado. Uma vitória do Figueira permitirá ao Criciúma permanecer fora do Z-4, mesmo em caso de tropeço diante do Sampaio Corrêa-MA. A combinação perfeita ainda exige uma derrota do Brasil-Pe diante do Goiás. Com a calculadora nas mãos, o torcedor carvoeiro acompanhará o início da última rodada do turno da Série B.

Sul-Americana

Seja do Brasil ou de algum país vizinho, vemos times pouparem jogadores para as respectivas competições nacionais. Tem alguma coisa errada no processo, pois não faz sentido deixar de lutar por vaga na Libertadores e uma premiação de R$ 8 milhões para o campeão e R$ 4 milhões para o vice. Amanha será a vez de o Botafogo entrar em campo pela competição continental. Já na quinta-feira será a hora de São Paulo e Fluminense entrarem em ação. São compromissos válidos pela segunda fase.

Ossos do ofício

O brasileiro Felipe Toledo, líder do ranking mundial de surfe, surpreendeu ao publicar uma foto do machucado que sofreu no Taiti. Filipinho estava em preparação para a próxima etapa do Circuito Mundial e levou uma “vaca”. Sofreu escoriações nas costas, o que de certa maneira prejudicará a temporada do paulista. Ele lidera e é o grande candidato ao título. Está na hora de se preservar também.

Filipinho sofreu a lesão no Taiti (Foto: Instragam de Filipe Toledo)

Destaque A Tribuna

São Paulo e Corinthians fazem as melhores campanhas do Brasileirão, no período pós-Copa. Depois que a França festejou o segundo título mundial, a dupla paulista vive um ótimo momento. Os dois estão com nove pontos ganhos na retomada da competição. O Tricolor do Morumbi deverá brigar pelo título até o final. Tem um bom elenco e está encaixado no belo trabalho do técnico Diego Aguirre. Já no Timão o destaque fica por conta do atacante Romero, com cinco gols em quatro jogos.

Nota Zero

Promessa do atletismo italiano, Daisy Osakue, foi alvo de um ataque racista em Turim, na Itália. Ela foi atingida por ovos arremessados de um carro. Os autores do ato racista não foram identificados. Filha de nigerianos, a lançadora de disco ainda sofreu uma lesão que prejudicará nos treinos. O ocorrido foi reportado ao jornal Gazzetta dello Sport, da Itália. Lamentável!!

Por Marco Búrigo 30/07/2018 - 13:17 Atualizado em 30/07/2018 - 13:23

De bola parada também vale

Mais uma vez o Criciúma venceu através de uma jogada de bola parada. Em épocas de vacas magras não há nenhum mal nisso. O fato é que o Tigre precisa comemorar o gol de Liel, no finalzinho da partida contra o Vila Nova-GO. Foi o terceiro gol do volante, que voltou às origens e jogou improvisado na zaga, ao lado de Jacy Maranhão. É verdade que o Tigre não teve volume de jogo ao ponto de merecer uma vitória. Mas ela veio e precisa ser festejada. Que sirva de empolgação e motivação para a sequência da Série B.

Élvis em pauta

O nome de Elvis está em pauta no futebol português. O camisa 10 do Tigre tem proposta do Belenenses de Portugal e está com uma negociação evoluída. Será um desfalque e tanto para o técnico Mazola. No jogo de sábado, por exemplo, Elvis mudou o rumo da partida, quando, ao lado de Amdrew, entrou no segundo tempo. Cobrou a falta do lado direito na cabeça de Liel, sendo decisivo na quinta vitória da competição.

Alex Maranhão salva a pátria?

Com a eminente saída de Élvis, a grande pergunta que fica é se Alex Maranhão consegue suprir a carência do meio-campo. Muito se falou nos últimos tempos da possibilidades de os dois jogarem juntos. No sábado ficou evidente que somente com Alex Maranhão, o Tigre ganha força nos arremates e na bola parada ofensiva, mas perde em criação. Maranhão não tem a mesma cadência. Mazola terá que quebrar a cabeça para montar o time e até com chance de mudar o esquema.

Estreias

O goleiro Belliato fez finalmente a estreia com a camisa do Criciúma. Não foi exigido. Mesmo assim mostrou tranquilidade. Não é nenhum novato e pode ser uma bela opção caso seja necessário com a ausência de Luiz. A outra novidade na vitória contra o Vila Nova foi na zaga. Jacy Maranhão mostrou ser um zagueiro que não brinca em serviço. Lembrou o estilo de Raphael Silva, que passou recentemente no Majestoso. São boas novas para o técnico Mazola Júnior.

Números positivos

Mazola Júnior tem cinco vitórias, cinco empates e três derrotas no comando do Criciúma. Possui um aproveitamento de 51%. Estaria hoje brigando pelo G4. É bom lembrar que Mazola assumiu a equipe carvoeira na sexta rodada da competição. Para o rebaixamento, após a vitória diante dos goianos, o Tigre continua atrás de mais oito vitórias, nos 20 jogos que faltam. Serão 10 partidas em casa no returno.

Pura sintonia

Há uma sintonia interessante entre os integrantes da comissão técnica do Criciúma. Ficou evidente na coletiva pós-jogo, na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, que Marcelo Dias e Mazola Júnior trabalham efetivamente em conjunto. O Tigre está em boas mãos. Trabalho não faltará mesmo com tantas baixas e problemas no elenco carvoeiro.

Destaque A Tribuna

O campeão voltou!! Após duas derrotas, em 14 anos de MMA, o peso-pena José Aldo superou as dúvidas e incertezas para vencer o UFC de Calgary, no Canadá. E a vitória foi da melhor forma. Aldo bateu Jeremy Stephens por nocaute técnico aos 4m19s do primeiro round.

Nota Zero

A indisponibilidade dos estádios de Criciúma está prejudicando o andamento do Campeonato Municipal de Futebol. Houve dois adiamentos na rodada do final de semana. Com isso, haverá um atraso na definição das semifinais. É preciso bom senso e boa vontade dos envolvidos, caso contrário a competição tende a perder força cada vez mais.
 

Por Marco Búrigo 28/07/2018 - 22:13 Atualizado em 28/07/2018 - 22:29

O Criciúma melhorou o desempenho na Série B, depois da chegada do técnico Mazola Júnior. São 13 jogos até agora e um aproveitamento de 51,28%. Se mantiver esse rendimento no returno, sem dúvida, o Tigre brigará pelo acesso. Mas é hora de ter calma e não fazer avaliações e projeções preciptadas. Mazola tem bons números, mas o Tigre está alcançando vitórias no finalzinho dos jogos, sem convencer na maioria das vezes. 

Neste sábado, dia 28, na vitória por 1 a 0 diante do Vila Nova-GO, o Tigre foi comandado à beira do gramado pelo auxiliar Marcelo Dias. , que fe questão de frisar na entrevsta coletiva sobre o entrosamento com o treinador. "Nós pensamos parecido. Temos a certeza de que vamos deixar o Criciúma na Série B", enfatizou. 

Mazola conseguiu tirar o Criciúma do Z-4 antes de acabar o turno da Série B (Foto: Caio Marcelo)

O Tricolor começou a competição nacional com o técnico Argel Fucks, que perdeu os cinco primeiros jogos. Veio Mazola que mudou o rumo das coisas. Até agora foram cinco vitótrias, cinco empates e três tropeços. Se vencer o Sampaio Corrêa, no próximo sábado, dia 4, às 21h, em São Luiz do Maranhão, o Tigre chegará a marca de 23 pontos, justamente a metade do que precisa para não cair. 

O time carvoeiro está com 20 pontos. É justamente a mesma pontuação do CRB-AL, o primeiro time da zona da degola. Nada está ganho, mas a recuepração finalmente ganhou força. A luz no fim do túnel está ficando cada vez mais clara. Se forem contratados novos jogadores de qualidade, a tarefa da comissão técnica será facilitada. 

Por Marco Búrigo 28/07/2018 - 18:46 Atualizado em 28/07/2018 - 22:52

O Renascer é a primeira equipe classificada para as semifinais do Campeonato Municipal de futebol amador de Criciúma, Taça Hybel / FME.

A classificação foi conquistada na tarde deste sábado, dia 28, com a vitória sobre o Mãe Luzia por 3 a 2, em jogo disputado no Estádio Olavo de Assis Sartori, no bairro Mãe Luzia, válido pelas quartas de finais da competição. Com a derrota, o Mãe Luzia está eliminado.

Tota, Lucas e Leon fizeram para o time do Renascer. E, Celino e Rafa Max marcaram para os donos da casa.

A partida entre Boa Vista e Colorado que seria realizado neste sábado, foi adiada para o próximo final de semana.

Neste domingo, dia 29, será disputada somente uma partida pelas quartas de finais. Ouro Preto e Comunidade se enfrentam no Estádio Bento Paes de Farias, no bairro Santa Augusta, a partir das 10 horas.

O jogo entre Vila Zuleima e Pnegão, que também seria realizado neste domingo, assim como o duelo entre Boa Vista e Colorado, foi adiado para o próximo final de semana.

(Colaboração: www.larmfutebol.com.br)

Por Marco Búrigo 28/07/2018 - 18:30 Atualizado em 28/07/2018 - 22:37

O Joinville perdeu a 16ª partida na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, dia 28, o JEC foi derrotado pelo Tupi-MG por 2 a 0, em Juiz de Fora, permanecendo na última posição do grupo B. O Tricolor do Norte do Estado não podia sequer empatar se quisesse manter vivas as chances de escapar da queda para a Série D. Mas dentro de campo o time voltou a repetir erros das últimas rodadas como a desatenção e perdeu por 2 a 0. A derrota decretou o rebaixamento do JEC a duas rodadas do fim da primeira fase.

JEC venceu somente três partidas em toda a competição (Foto: Beto Lima)

Foi o terceiro rebaixamento do clube em apenas quatro anos. O JEC chegou a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2015, mas no mesmo ano caiu para a Série B. Em 2016, o time foi rebaixado para a Série C do Brasileiro e, agora, cai para a quarta divisão nacional. A última vez que o Joinville disputou a Série D foi em 2010.

Por Marco Búrigo 27/07/2018 - 18:39 Atualizado em 27/07/2018 - 19:04

O Criciúma encara o Vila Nova de Goiás, neste sábado, dia 28, às 19 horas, no Heriberto Hülse, em jogo válido pela penúltima rodada do turno do Campeonato Brasileiro da Série B. O técnico Mazola Júnior, que não estará no banco de rservas por causa da expulsão contra o CRB-AL, fez algumas alterações importantes na equipe. A que mais chama atenção é a entrada de Alex Maranhão na vaga de Élvis no meio-campo. A outra novidade é na dupla de zaga que será composta por Jacy Maranhão e Liel, improvisado. Na lateral direita, Suéliton sentiu lesão e foi vetado. Com isso, Carlos Eduardo é mantido na posição. Luiz Fernando também perde lugar no meio. 

Alex Maranhão ganha posição de Elvis na meia-cancha do Tigre (Foto: Divulgação/CEC)

Sendo assim, o Tigre, que é o 18º colocado, pega o Vila, quinto colocado, com a seguinte formação: Luiz; Carlos Eduardo, Jacy Maranhão, Liel e Marlon; Jean Mangabeira, Eduardo, Marlon Freitas e Alex Maranhão; Vitor Feijão e Nícolas. Se o Tricolor vencer e ainda acontecer uma combinação de dois resultados, o Tigre poderá ganhar no mínimo duas posições e sair momentaneamente do Z-4. 

A transmissão do Futebol Som Maior neste sábado começa às 18 horas, com o Arena Som Maior, no comando de Marco Búrigo, com reportagens de Denis Luciano e comentários de João Nassif e Sarandi

Por Marco Búrigo 27/07/2018 - 13:11 Atualizado em 27/07/2018 - 13:12

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 27. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Fabrício Schambeck, João Pedro Hermann e Jairton Manique Barreto.

Em pauta: Problemas do Tigre para escalar a zaga e o futebol nacional.

 

Por Marco Búrigo 26/07/2018 - 13:15 Atualizado em 26/07/2018 - 13:19

Boas e más notícias

O torcedor carvoeiro sabe que a pressão é grande no Heriberto Hulse. Chega a ser redundante frisar a importância e até a obrigação de uma vitória do Criciúma, neste sábado, dia 28, às 19h, contra o Vila Nova-GO, em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Pois o Tigre sofrerá com o sistema defensivo mais uma vez. Mas agora o problema não está nas laterais. A dupla de zaga titular é que está fora. Seja por lesão ou suspensão. Fábio no DM e Nino estão fora. Assim como Sandro, que mal estreou com Mazola Júnior, e também fica fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Como será o desempenho de Jaci Maranhão? Quem será o parceiro defesa. O cenário é o pior possível em termos de defesa, mesmo que Suéliton tenha chances de voltar. Já no ataque Zé Carlos segue fora . Depois de alguns jogos fora, ficou provado que Zé do Gol, mesmo longe da melhor forma, segue sendo a principal peça do ataque tricolor. Então é um desfalque e tanto. O jogo é dos mais difíceis, afinal o Tigre pegará um dos visitantes mais indigestos da competição. O Vila Nova merece respeito.

Zé do Gol segue na transição e está fora do jogo contra os goianos (Foto: Caio Marcelo)

Maioria aprova

Uma pesquisa do Ibope aponta que a maioria dos brasileiros é favorável a permanência do técnico Tite. A continuidade do treinador no comando da Seleção Brasileira teve o aval de 76% dos entrevistados. A pesquisa apontou ainda que 12% dos brasileiros querem a saída do comandante, 5% são indiferentes e 7% não sabem ou não responderam. São bons números, mas longe da quase unanimidade antes do Mundial da Rússia.

Alteração I

O encontro entre Boa Vista e Colorado, que seria realizado no Estádio João Estevão de Souza, no Bairro Metropol, será disputado no Estádio Mário Balsini, no Bairro Próspera. O local e horário foram mantidos. A partida acontece no sábado, dia 28, às 15 horas.

Alteração II

Já a partida entre Ouro Preto e Comunidade, que seria disputada no Estádio Antônio Peruchi, no Bairro São Defende, acontecerá agora no disputado no Estádio Bento Paes de Farias, no bairro Santa Augusta. O jogo segue marcado para o domingo, dia 29, às 10 horas.

Alteração III

Também no domingo, dia 29, às 10h, o jogo entre Vila Zuleima e Pnegão, que seria realizado no Estádio Olavo de Assis Sartori, no Bairro Mãe Luzia, foi transferido para o Estádio João Estevão de Souza, no Metropol.

Justificativas

Fiz uma critica ao regulamento do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Criciúma, e recebi algumas justificativas de diretores de equipes da competição. Eles não concordam que os confrontos em campo neutro empobrecem a disputa, afinal é uma maneira de darem chances aos considerados times pequenos. Mais um motivo para não ter vantagem do empate para a equipe de melhor campanha na fase inicial.

Destaque A Tribuna

O Metropolitano de Blumenau iniciou o processo de recuperação no Campeonato Catarinense da Série B. Após um mau primeiro turno, o Metrô faz finalmente uma campanha que condiz com a estrutura e grandeza em nível estadual, comparando com os demais participantes da Segundona. São quatro vitórias, em cinco rodadas disputadas. Ao lado do Marcílio Dias, o time de Blumenau é um dos destaques do segundo turno.

Nota Zero

Roger Machado levou o Palmeiras a uma das melhores campanhas da Copa Libertadores da América, mas pouco depois da volta do Brasileirão, no período pós-Copa do Mundo, foi demitido. Não resistiu após o tropeço diante do Fluminense, no Maracanã. Isso mostra o quanto os treinadores são prejudicados pela obrigação de alcançarem uma sequência positiva de resultados. O trabalho como um todo não é avaliado. Essa é uma política estritamente do futebol brasileiro.

 

Por Marco Búrigo 26/07/2018 - 13:09 Atualizado em 26/07/2018 - 13:11

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 26. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Delir Milanezi, Chico Balthazar, Coronel Cabral, Humberto Feldmann e Fernanda Zampoli.

Em pauta: MBL fora do Facebook, Campanha anti-vacina e política local.

 

Por Marco Búrigo 25/07/2018 - 13:06 Atualizado em 25/07/2018 - 13:09

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 25. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá, Plácido Pizetti e Joni Márcio. Em pauta: Empate do Tigre e a renovação de Tite na Seleção.

 

Por Marco Búrigo 25/07/2018 - 10:42 Atualizado em 25/07/2018 - 11:20

Menos, Mazola!!

Ainda repercutem as declarações dadas pelo Criciúma, após a partida contra o CRB-AL, em Maceió. Mazola Júnior usou um termo que provou total destempero do treinador e um certo despreparo, ainda não visto na passagem pelo Tigre. O fato é que Mazola chamou o árbitro do jogo de “artista”, em tom de deboche. Após a expulsão viu o jogo com o presidente Jaime Dal Farra e acabou colando uma “pilha” desnecessária no diretor, que foi ainda mais longe, chamando o juiz do jogo de “safado”, entre outros insultos. Não houve nenhum erro da arbitragem que merecesse tamanha revolta dos tricolores. Mazola vinha numa postura positiva e serena. Justamente o contrário do que vinham mostrando os antecessores Argel Fucks e Lisca. É hora de acalmar os ânimos. Vamos ao trabalho, Mazola!! É isso que o torcedor carvoeiro espera. É preciso continuar com o mesmo foco, sem transferir responsabilidades.

Mazola venceu quatro jogos, empatou cinco e perdeu três no comando do Criciúma (Foto: Aílton Cruz)

É a hora da virada

Chegou o grande momento da virada na carreira de Neymar. A imagem arranhada com a péssima temporada, que também foi prejudicada por uma lesão, e o “cai-cai” dos últimos jogos, tendo virado inclusive chacota em nível mundial, podem fazer o jogador dar uma virada na carreira. É o momento de dar uma resposta para todos que o criticam. Não ter ficado sequer entre os 10 do mundo é uma derrota e tanto para quem sonhava com a estatueta de ouro na premiação da FIFA.

Ainda em férias, Neymar tem disputado competições de pôker (Foto: Carlos Monti)

Baixa na Chape

A Chapecoense tem um time “ajeitadinho” para os padrões do futebol nacional. Não teria grandes dificuldade para não cair de divisão no Brasileiro. Mas a janela de agosto fez mais uma baixa na equipe. O volante Luiz Antônio está prestes a deixar o clube. O Verdão negocia a transferência do atleta para um clube árabe. Luiz pode ser o terceiro a sair da equipe catarinense, depois de Apodi e Arthur.

Negociação

Com passagens por Flamengo, Bahia e Sport, Luiz Antônio tem contrato com o Verdão até o final do ano. E para liberar o jogador a Chape deve pedir uma compensação financeira. O volante atuou em 70 jogos, marcando sete gols com a camisa do Verdão.

Luiz Antônio é um dos principais jogadores da recente campanha do Verdão (Foto: Márcio Cunha)

Sem vantagem

Os clubes da Larm aprovaram o regulamento do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Criciúma, mas não há como negar que o mata-mata ser disputado em campo neutro e sem nenhuma vantagem para o time de melhor campanha, não faz sentido algum. Isso pode colocar uma injustiça no desenrolar da competição.

Destaque A Tribuna

O atacante Vitinho, ex-Botafogo e Internacional, e que estava no CSKA da Rússia, acertou com o Flamengo. A novela da negociação chegou a um final feliz para o Rubro-Negro. Vitinho tem 24 anos e chega num ótimo momento da carreira. Mais maduro e afim de fazer história no clube carioca. Em contrapartida, o volante Willian Arão poderá deixar o clube. É a janela internacional a todo vapor.

Nota Zero

Essa saída do lateral-esquerdo Arthur do Criciúma é mais um mico do clube. O jogador já vinha negociando com outro clube, fez apenas um jogo e já saiu do Majestoso. Com tantos erros do departamento de futebol, seja por ingenuidade ou pura incompetência, não cair esse ano será verdadeiramente um milagre!

Por Marco Búrigo 24/07/2018 - 13:13 Atualizado em 24/07/2018 - 13:15

Hora decisiva 

É grande a expectativa para os confrontos das quartas-de-final do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Criciúma - Taça Hybel / FME. Após sorteio no começo da semana, foram definidas as datas, os horários e os locais das partidas. Tudo será decidido em campo neutro, o que na minha visão empobrece a disputa entre os bairros, mas também dá para entender que foi a saída encontrada para baratear a realização do evento. 

Sábado com dois jogos 
 
No sábado, dia 28, às 15 horas, serão realizados dois jogos. No Estádio João Zanette, no Bairro Boa Vista, o Renascer enfrenta o Mãe Luzia. Já no Estádio João Estevão de Souza, no Metropol, o Boa Vista encara o Colorado. No primeiro jogo da competição, o atacante Borrachinha fez três gols da vitória do Boa Vista sobre o próprio Colorado. Tudo indica que o goleador defenderá o Ouro Negro de Forquilhinha na Segunda Divisão do Regional da Larm. 

Domingo mais dois duelos 
 

No domingo, dia 29, às 10 horas, acontecerão as outras duas partidas da fase. No Estádio Antônio Peruchi, no São Defende, o Ouro Preto terá pela frente o Comunidade. Já no Estádio Olavo de Assis Sartori, no Bairro Mãe Luzia, o Vila Zuleima joga contra o Pnegão. Para esta fase, o Vila inscreveu os ex-jogadores do Tigre, Fernandinho Santa Clara e Leandro Melo, que são amigos do competente técnico Nadinho. 

Empate leva aos pênaltis 

Nesta fase, os confrontos serão eliminatórios. O vencedor de cada partida estará classificado para as semifinais e o perdedor estará eliminado. Caso haja empate, o classificado será conhecido através das penalidades. Boa Vista, Ouro Preto e Renascer são os grandes favoritos ao título.

Destaque A Tribuna 

Bastidores agitados no Futebol Amador. Visando o Regional da Larm, o Metropolitano manteve a base do título da Copa Sul e ainda tentará contratar três jogadores de destaque na região. Já o Cocal do Sul está com grupo fechado com 22 dois atletas. E o Rui Barbosa inicia hoje os treinamentos também para o Regional, além de apresentar o elenco a comunidade de Morro da Fumaça. O objetivo é fazer bonito na volta a elite. 

Nota Zero 

Existe ética no futebol? É óbvio que sim. Em todas as áreas. No futebol não é diferente. Mas há quem diga que faltou seriedade ao Barcelona por atravessar a negociação com o atacante Malcom. O negócio entre o Bordeaux e a Roma estava acertado e anunciado nas mídias sociais dos dois clubes. Mas o Barcelona literalmente deu um balão no clube italiano, que com o aval do time francês acabou fechando com o jogador brasileiro de 21 anos, ex- Corinthians. Os valores da negociação estão na faixa de R$ 177 milhões.

Por Marco Búrigo 24/07/2018 - 13:10 Atualizado em 24/07/2018 - 13:12

Ouça o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 24. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Dr. Anderlei Antonelli, Coronel Márcio Cabral, Delegado Márcio Campos Neves, Jonathas Roberge e Vinícius Schambeck.

Em pauta: Evento "Criciúma do amanhã" na Unesc. A prospecção de crescimento da região pelos próximos anos.

O Criciúma também foi pauta, afinal joga hoje contra o CRB-AL, em Alagoas, no Rei Pelé, pela Série B.

 

Por Marco Búrigo 23/07/2018 - 13:08 Atualizado em 23/07/2018 - 13:11

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 23. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, João Pedro Hermann, Joni Márcio, Itá e Sarandi.

Em pauta: Criciúma, Série A e Seleção Brasileira.

Teve espaço também para as informações do Tigre que joga amanhã contra o CRB-AL, em Alagoas.

 

Por Marco Búrigo 23/07/2018 - 11:41 Atualizado em 23/07/2018 - 11:55

Ataque desfalcado

Além do problema crônico nas laterais, em virtude de cartões e lesões, o Criciúma sofre também no ataque. Depois de Zé Carlos, foi a vez de João Paulo sofrer uma lesão. Ambos não jogam contra o CRB-AL, em mais um jogo intitulado de “vida ou morte”, na reta final do turno do Campeonato Brasileiro da Série B. Caberá a Kalil, Vitor Feijão, Andrew e Nícolas a missão de ajudar o Tigre a tentar sair do Z-4. Independentemente da escalação que o treinador irá escolher, o time carvoeiro precisa mais uma vez de equilíbrio para alcançar a segunda vitória fora de casa com o técnico Mazola Júnior. De quatro jogos que o treinador comandou a equipe fora de casa, Mazola venceu um, perdeu três e empatou outro. O jogo de amanhã no Rei Pelé começa às 20h30min, mas a transmissão do Futebol Som Maior começa às 19 horas.

João Paulo é a mais nova vítima do DM (Foto: Guilherme Hahn)

Ex-técnico do Tigre é demitido

Uma boa parcela de jogadores que passaram pelo Criciúma o considera o melhor técnico do clube em todos os tempos. Levir Culpi teve a passagem abreviada pelo Gamba Osaka do Japão. O clube asiático demitiu o treinador. Levir deixa a equipe na zona de rebaixamento, em 16º lugar, com quatro vitórias, três empates e 10 derrotas, após sete meses de trabalho.

Levir está livre no mercado e pode voltar ao futebol brasileiro (Foto: Zhizhao Wu)

Luto

Ele teve uma passagem rápida pelo Tigre. Mas deixou sua marca pela simplicidade e calma com que tratou repórteres e torcedores. Veio com a missão árdua de levar o Tigre à Série A, após a demissão de Luiz Carlos Winck, mas não conseguiu. A morte inesperada de Beto Campos abalou o futebol gaúcho e o criciumense também. Beto tinha 54 anos. Comandou o Tricolor em 12 jogos e morreu depois de sofrer um infarto na cidade de Santa Cruz do Sul.

 Beto Campos sofreu um enfarto enquanto dormia (Foto: Caio Marcelo)

Destaque A Tribuna

Após fazer a quarta campanha no primeiro turno do Campeonato Catarinense da Série B, o Marcílio Dias começou diferente o returno. Em quatro rodadas, venceu três jogos e empatou outro. Uma das vitórias foi sobre o Fluminense de Joinville, em plena Arena, por 3 a 0, mostrando que o Marinheiro está disposto a voltar à elite. Já o Metrô de Blumenau, outro que carrega a pressão de ter que subir, em virtude do peso da camisa, é o segundo colocado no returno. Por enquanto, garantido na semifinal só o Camboriú, campeão do turno.

Nota Zero

Uma morte abalou o futebol mundial. Especialmente o argentino. O goleiro Facundo Espíndola, de 25 anos, foi esfaqueado na porta de um bar na região metropolitana de Buenos Aires. O jogador morreu no local. O principal suspeito de cometer o crime é o também jogador profissional Nahuel Oviedo, de 28 anos. Espindola chegou a defender o River Plate. Já Oviedo iniciou a carreira no Uracán e estava atualmente no San Telmo, ambos da Argentina.

Por Marco Búrigo 22/07/2018 - 18:04 Atualizado em 22/07/2018 - 18:25

O “vencer ou vencer” de novo em ação

A política da obrigatoriedade da vitória tem acompanhado o Criciúma desde o início do Campeonato Brasileiro da Série B. Faz 15 rodadas que o Tigre está no Z-4. Só não está desde a primeira rodada porque outros times tiveram derrotas piores na estreia. Pois nesta terça-feira, às 20h30min, contra o CRB-AL, no Rei Pelé, em Alagoas, o time de Mazola Júnior sabe que se vencer vai ficar pela primeira vez à frente dos quatro últimos colocados. Os problemas ainda perseguem a comissão técnica. O panorama de dificuldades é o mesmo: lesões, falta de reposição e problemas para repetir escalação. Uma situação é muito positiva para o duelo contra os alagoanos: Mazola conhece como a palma da mão o adversário. É hora de tirar proveito disso.

Em alta

O São Paulo vive o melhor momento dos últimos anos no Campeonato Brasileiro da Série A. Depois de vencer dois postulantes ao título, Flamengo e Corinthians, o time de Diego Aguirre está organizado e se não sofrer com lesões no meio da competição, sem dúvida, brigará na ponta até o fim. Destaque para o lateral-esquerdo Reinaldo, que esteve emprestado recentemente à Chapecoense, e que passa por uma fase espetacular. Fez dois gols no clássico do último sábado.

Despedida com honra

O Próspera foi eliminado do Catarinense Sub-20, mas nem por isso não merece os elogios pelo trabalho feito pela direção e especialmente pelo técnico Paulo Serrano, comandante do time júnior. A despedida veio com uma derrota diante do Orleans, que já vem de um trabalho feito há alguns anos. Vale lembrar que o Time da Raça usou uma formação Sub-17 e mesmo assim lutou pela classificação até a última rodada.

Terceirona à vista

A pouco mais de um mês da volta oficial ao futebol profissional, o Próspera deve anunciar novidades nesta semana. O clube vem fechando parcerias, buscando patrocinadores e começa a montar o elenco, de olho sempre em jogadores da região também. A estreia do Campeonato Catarinense da Série C é no dia 2 de setembro, em casa, contra o Orleans. O gerente Célio Rocha alinha reforços e a montagem do elenco.

Sem força

O Joinville não tem força para escapar do rebaixamento. O JEC perdeu neste domingo, na Arena, para o Botafogo-SP por 1 a 0, pelo returno da Série C. A três rodadas do fim da primeira fase, o JEC é obrigado a vencer todos os jogos. Terá que vencer o mesmo número de jogos que venceu nas 15 rodadas disputadas até agora. O descenso matemático pode vir já na próxima rodada. De maneira incrível, o JEC não fez sequer um gol fora de casa em todo o campeonato.

Destaque A Tribuna

O maior investimento prevaleceu e o Metropolitano sagrou-se campeão da Copa Sul. O time de Nova Veneza faz um trabalho sério no esporte amador e merece todo o respeito da região carbonífera. Tem muito clube do futebol profissional que poderia se espelhar no trabalho feito pelo Metrô. O vice-campeão, Araranguá, não deixa por menos. Também faz um trabalho competente e promete voltar logo ao futebol profissional. Agora o foco do amador está nos torneios municipais e depois no Campeonato Regional da Larm.

Nota Zero

Mesmo que a Mercedes justifique o pedido para que O finlandês Valter Bottas não brigasse por posição com Lewis Hamilton, em virtude da chuva, ficou um gostinho de decepção aos aficionados pela velocidade. O que todos querem ver é uma briga bonita na pista, ainda mais numa condição escorregadia como estava o GP da Alemanha. Pior que a Ferrari fez o mesmo pedindo que Kimi Raikkonen deixasse Sebastian Vettel passar, prejudicando a naturalidade da corrida. No fim, Hamilton, que largou em 14º, venceu a prova e lidera o Mundial com 17 pontos sobre Vettel.

 

Por Marco Búrigo 22/07/2018 - 17:56 Atualizado em 22/07/2018 - 18:11

Mesmo atuando em casa, o Joinville fez mais uma vez um péssimo jogo e perdeu no Campeonato Brasileiro da Série C. O JEC perdeu desta vez para o Botafogo-SP por 2 a 0, na Arena, e se vê obrigado a vencer os últimos três da primeira fase e ainda depender de outros resultados para não cair. Com os três pontos ganhos, o Botafogo chega aos 30 pontos e por isso não pode mais ser alcançado pelos adversários. Sendo assim está classificado para a segunda fase da competição nacional. A equipe de Ribeirão Preto está na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do Operário. Já o Joinville segue na lanterna com apenas dez pontos, bem próximo do rebaixamento.

Joinville terá que vencer os últimos três jogos e ainda depender de uma combinação de resultados para não cair (Foto: Beto Lima)

No próximo sábado, dia 28, o Joinville viaja até Minas Gerais para enfrentar o Tupi, no Estádio Municipal de Juiz de Fora. O JEC terá que vencer três jogos na reta final e é justamente o que venceu em 15 rodadas disputadas até aqui.

Por Marco Búrigo 22/07/2018 - 17:43 Atualizado em 22/07/2018 - 18:26

Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio. Com as equipes do pote um enfrentando as do pote dois. No pote um estão as de melhores índice técnico, que são: Renascer, Boa Vista, Vila Zuleima e Ouro Preto. No dois, as demais classificadas, que são: Mãe Luzia, Colorado, Comunidade e Pnegão.

Boa Vista é o atual campeão da competição e segue vivo na luta pelo bi (Foto: Larm)

Nesta segunda-feira, dia 23, às 19 horas, haverá uma reunião na sede da Larm, com os clubes classificados, para a realização do sorteio e as definições de datas, locais e horários dos jogos da segunda fase.

(Colaboração: www.larmfutebol.com)

Por Marco Búrigo 22/07/2018 - 17:36 Atualizado em 22/07/2018 - 17:42

Foram realizados neste domingo de manhã, dia 22, seis jogos válidos pela quinta rodada do Campeonato Municipal de futebol amador de Criciúma, Taça Hybel / FME, que determinou o fim da primeira fase e os classificados para as quartas de finais da competição.

No bairro Vila Zuleima, os donos da casa venceram o Metropol por 3 a 1. Macaco, duas vezes e, Eduardo, fizeram os gols do Vila Zuleima. Josué, marcou para o Metropol. O Vila Zuleima com a conquista dos três pontos segue adiante na competição. Já, o Metropol, está desclassificado.

Vila Zuleima venceu e avançou na competição (Foto: Larm)

No bairro São Francisco, o Colorado venceu o Mãe Luzia por 2 a 0. Lucas Campos marcou os dois gols do jogo. Com a vitória, o Colorado conquistou uma vaga para a próxima fase. O Mãe Luzia, já estava garantindo.

No bairro Argentina, o time local empatou em 0 a 0 com o Boa Vista. Com o empate, a Argentina deu adeus ao campeonato. O Boa Vista já estava classificado.

No bairro Boa Vista, o Comunidade ganhou do Cogacri por 3 a 1. Jef, em duas oportunidades e, Dodi, marcaram para o Comunidade. Mohammed, fez para o Cogacri. A vitória deu a classificação ao Comunidade. O Cogacri, já não tinha chances de classificação.No bairro São Marcos, o Pnegão foi derrotado pelo Ouro Preto, por 4 a 1. Guto, duas vezes, Wil e Victor Hugo, os gols do Ouro Preto. Somália, o gol do Pnegão. Com o resultado, o Ouro Preto segue no certame. O Pnegão, já estava com a vaga assegurada.

E, no bairro Naspolini, o Sarnentos foi goleado pelo Maria Céu, por 6 a 1. Xande, em três oportunidades, Cleber, Julio Cesar e Bruno, marcaram para o Maria Céu. Bico, fez o gol de honra do Sarnentos. Mesmo com a goleada, o Maria Céu não conquistou a classificação. O Sarnentos, já não tinha chances de seguir adiante.

Colaboração: www.larmfutebol.com.br

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito