Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 01/05/2018 - 17:59Atualizado em 01/05/2018 - 23:37

Não houve investimento. O Criciúma contratou jogadores sem a mínima condição física. Veio Argel Fucks. Por um tempo, o estilo vibrante do treinador deu certo. Mas bastou começar a Série B que a conta chegou. A incapacidade de fazer futebol ficou escancarada no tropeço contra o CSA-AL. O placar de 3 a 1 para os alagoanos foi a quarta derrota na competição. Foi um baile do CSA-AL. Na carona vieram duas expulsões, uma de Marlon em campo e outra com Zé Carlos, do banco de reservas. Teve também uma trapalhada de Nino, que marcou um gol contra, e um show particular de Didira. O torcedor saiu, e com razão, na bronca.

João Paulo fez o único gol do Tigre (Foto: Reprodução Sportv)

Mesmo com dois no meio-campo, Elvis e Alex Maranhão, o Tigre continuou com problemas na armação. Zé Carlos perdeu um gol incrível. E as mexidas não acrescentaram em nada. Em resumo foi uma tarde horrorosa do time carvoeiro. E agora, demite técnico ou reforça em qualidade o elenco? Lembrando que faltam 45 pontos para a permanência. Lamentável o começo de competição do Tigre. 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 30/04/2018 - 13:14Atualizado em 30/04/2018 - 13:15

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 30. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Sarandi, Itá e Maurício Nassif. O convidado especial foi o empresário Maurício Nassif.

O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre, que joga amanhã contra o CSA-AL, no Majestoso. Natan, Alex Maranhão e Zé Carlos são as novidades na escalação do time carvoeiro.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 29/04/2018 - 22:00Atualizado em 30/04/2018 - 09:18

O futebol catarinense entrou em ação no final de semana pelo Campeonato Brasileiro e teve um saldo positivo principalmente na Série D. Na Quarta Divisão, o Inter de Lages venceu fora de casa o Nova Iguaçu por 1 a 0, na Chave A15, alcançando a terceira posição com três pontos. O Brusque passou pelo Prudentópolis por 2 a 0, em casa, com dois gols do artilheiro Lima, também chegando aos primeiros três pontos, assumindo a vice-liderança da Chave A17. Já o Atlético Tubarão venceu a segunda partida. Desta vez, o Peixe venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0, fora de casa, mantendo 100% de aproveitamento, com seis pontos, na Chave A16.

Atlético Tubarão venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0 e manteve a ponta da Chave A16 (Foto: Notisul)

Já na Série C, o Joinville perdeu em casa para o Bragantino por 2 a 0, na Arena Joinville, ficando com a lanterna da Chave B, apenas três pontos. Na Série B, o Tigre perdeu na sexta-feira, em Curitiba, para o Coxa, por 2 a 1, de virada, ficando com a 18ª posição. Já o Figueirense, no mesmo dia, superou o Boa Esporte-MG por 2 a 0, assumindo a vice-liderança com nove pontos, e 100% de aproveitamento.

JEC perdeu a segunda partida em três jogos na Série C (Foto: A Notícia)

Na Série A, a Chapecoense segurou o Palmeiras e ficou no 0 a 0, neste domingo, na Arena Palestra, em São Paulo, ficando na 16ª colocação.

Um lance já aos 49min do segundo tempo poderia ter mudado a história do jogo entre Palmeiras e Chapecoense, neste domingo (29), no Allianz Parque, não fosse a marcação de impedimento do assistente no gol de cabeça de Antônio Carl... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2018/04/29/zagueiro-do-palmeiras-reclama-de-gol-anulado-no-fim-eu-estava-na-linha.htm?cmpid=copiaecola
Um lance já aos 49min do segundo tempo poderia ter mudado a história do jogo entre Palmeiras e Chapecoense, neste domingo (29), no Allianz Parque, não fosse a marcação de impedimento do assistente no gol de cabeça de Antônio Carl... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2018/04/29/zagueiro-do-palmeiras-reclama-de-gol-anulado-no-fim-eu-estava-na-linha.htm?cmpid=copiaecola
Palmeiras e Chape ficaram no empate sem gols e o Palestra reclamou bastante da arbitragem (Foto: Gazeta)

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 29/04/2018 - 17:12Atualizado em 29/04/2018 - 17:18

Natan na vaga de Sueliton?

Argel Fucks já tinha dado o recado nos treinos que antecederam a partida contra o Coritiba. Natan foi testado entre os titulares. Sueliton não foi bem contra os paranaenses. Natan entrou no jogo. E ele deverá ser uma das novidades na escalação do Criciúma diante do CSA-AL, nesta terça-feira, dia 1º de maio, às 16 horas, no Heriberto Hulse, em jogo válido pela quarta rodada da Série B. Por mais que Argel esteja tentando dar entrosamento a equipe, insistindo na manutenção de alguns jogadores, as falhas defensivas de Sueliton pesam contra o jogador. Isso é um problema, afinal Sueliton não foi contratado para resolver o problema da lateral? E do outro lado, Marlon está suprindo as necessidades? Tem muita coisa que ainda precisa ser ajeitada no Tigre.

Natan tem apenas 18 anos (Foto: Denis Luciano)

Serenidade

Serenidade. Calma. Tranquilidade. São palavras que precisam andar ao lado do Tigre diante do CSA-AL. Se a ansiedade pela primeira vitória tomar conta dos jogadores, dificilmente os três pontos serão alcançados. Nos três últimos tempos, contando a etapa final contra a Ponte Preta e o jogo inteiro contra o Coritiba, o Tigre criou diversas oportunidades, mas faltou a tal tranquilidade.

Coincidência

A primeira vitória do Tigre no ano passado foi contra uma equipe alagoana. Quem sabe esse ano o time de Argel consiga fazer o mesmo. Mas se engana quem pensa que será um jogo fácil. O CSA-AL vem de uma goleada de 5 a 1. Isso significa que o Tricolor terá um adversário com a confiança lá em cima.

Caio Rangel fez o gol da primeira vitória do Tigre na Série B 2017 (Foto: Caio Marcelo)

Jogo no feriado...

Imaginem o Majestoso lotado. Jogar contra o Criciúma e ainda tendo contra 12, 14 mil torcedores, é uma tarefa muito complicada. Vários jogadores e treinadores já confessaram o quanto é difícil encarar o Tigre com o estádio cheio. Mas quando o público não passa de 2 mil torcedores, acontece o inverso. O campo praticamente neutro vira mais um obstáculo para a equipe. Tempos difíceis para o Tigrão.

Apoio da torcida faz falta ao Tigre (Foto: Caio Marcelo)

Como mudar isso?

E como mudar essa relação time e torcida? Aí é uma resposta que está nas mãos do clube. Somente a direção poderá encher o estádio novamente. E como fazer isso? Fazendo time competitivo. E esse é um processo que pode demorar um ou dois anos. Mas enquanto o time forte não vem, o verdadeiro torcedor precisa fazer a parte dele.

Destaque A Tribuna

O Liverpool anunciou a renovação de contrato com o brasileiro Roberto Firmino. O ex-jogador do Figueirense ficará no clube até junho de 2023. Firmino irá receber R$ 857 mil por semana, tornando-se o jogador mais bem pago do clube. Considero essa cifras absurdas, mas é preciso reconhecer a postura profissional e a conduta correta que o brasileiro sempre teve na Europa.

Nota Zero

Essa disputa judicial no comando da Federação Catarinense de Futebol (FCF) não faz bem ao nosso futebol. Se houve irregularidades no processo, então que seja lançado logo o novo edital. Mas também tem o outro lado. O candidato de oposição à Rubens Angelotti é ex-presidente do TJ e soube usar os atalhos para, às vésperas da eleição, suspender a votação. O futebol precisa de abnegados, entusiastas pela matéria e não apenas uma luta pelo poder.
 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 28/04/2018 - 15:41Atualizado em 28/04/2018 - 16:08

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, após a liminar concedida a chapa de oposição, que acabou cancelando as eleições de segunda-feira, dia 30, lançou uma nota oficial agora a tarde. Rubinho, através do departamento jurídico da FCF, esclareceu algumas situações em meio à polêmica disputa.

Lembrando que a chapa “Muda FCF”, liderada por Alexandre Monguilhott, ex-presidente do TJD-SC, conseguiu uma liminar e suspendeu a eleição de segunda-feira, dia 30, na disputa pela presidência da Federação Catarinense de Futebol (FCF). A suspensão veio através da Justiça Comum.  Ainda na noite de ontem, o blog entrou em contato com o atual presidente e candidato da situação, Rubens Angelotti, da Chapa 1, "Renovação, Respeito e Transparência", que preferiu não se manifestar.

Agora a tarde é que veio a nota oficial.

Confira a nota:

Em função dos últimos acontecimentos, a Federação Catarinense de Futebol, por seu Presidente, entende necessário esclarecer o que segue:

1- Fez publicar o edital de convocação para eleição da nova diretoria dentro do prazo legal e cumprindo todos os requisitos previstos em estatuto.
2- O estatuto estabelece como exigência para inscrição de chapas as assinaturas de 40% de ligas e 40% de clubes.
3- No prazo estabelecido no edital, duas chapas foram inscritas.
4- O registro da chapa 1 cumpriu todas as exigências, incluindo as assinaturas de todas as ligas e quase todos os clubes (só dois não assinaram).
5- O registro da chapa 2 não teve assinatura de nenhuma liga e quatro clubes assinaram (eram necessários dez).
6- A comissão eleitoral impugnou a chapa dois por não cumprir as exigências estabelecidas no estatuto e inseridas no edital.
7- A chapa dois protocolou ação judicial com pedido de liminar para suspensão da eleição, o que foi indeferido em primeira instância, no juízo da Comarca de Balneário Camboriú.
8- A chapa dois protocolou recurso no Tribunal de Justiça e foi concedida liminar (decisão provisória) suspendendo a eleição até segunda ordem.
9- A assessoria jurídica da Federação está tomando as providências cabíveis com a intenção de confirmar a continuidade do processo eleitoral.
10- Desde que o atual Presidente assumiu a Federação só foi feita uma alteração estatutária, aprovada em Assembleia, a fim restringir a possibilidade de apenas uma reeleição. Nenhuma outra alteração foi feita no estatuto. As regras estabelecidas para eleição de 2018 são as mesmas de processos anteriores.
11- A direção da Federação confia piamente no poder judiciário, respeita as decisões e está a disposição para o que for necessário esclarecer.

Rúbens Angelotti
Presidente da Federação Catarinense de Futebol

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/04/2018 - 23:22Atualizado em 27/04/2018 - 23:33

Foi um grande jogo. Um dos melhores dos últimos tempos da Série B. Sem exagero algum, o Criciúma poderia ter ganhado facilmente, mas acabou tomando dois gols e marcou apenas um. Foi no detalhe. O Tigre perdeu muitos gols. Criou. Lutou até o fim. Teve volume para vencer, mas sofreu a terceira derrota seguida na competição, repetindo o início do ano passado. O revés faz o Tigre repetir a campanha do ano passado.

Tigre crioiu diversas oportunidades, mas não soube aproveitá-las (Foto: Reprodução Sportv)

A diferença é que esse ano o Tigre mostra uma condição de melhora, mas ainda tem dificuldades em várias posições. Argel Fucks armou a equipe carvoeira no 4-1-4-1, foi pra cima do adversário, abriu o placar num belo gol de João Paulo, porém sofreu a segunda virada na competição. É questionável o posicionamento do goleiro Luiz nos dois gols do Coxa, de Kady e Yan Sasse. Nicolas perdeu várias oportunidades.

O autor do gol tricolor foi eleito o melhor em campo pela equipe do Futebol Som Maior. Como sabíamos, o Criciúma tem um time que no máximo lutará para não cair. E terá que ser assim, com muita raça e disposição. Agora é ter calma e pensar no jogo de terça-feira, contra o CSA-AL, que goleou o Oeste-SP por 5 a 1, em Alagoas.

Com a vitória, o Coritiba sobe para a sétima posição na tabela, agora com seis pontos. O Criciúma continua o jejum na Série B e zerado na pontuação, na 17º posição, abrindo a zona de rebaixamento, podendo perder posição em caso de empate ou vitória do Goiás no complemento da rodada.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/04/2018 - 20:54Atualizado em 27/04/2018 - 21:28

A chapa “Muda FCF”, liderada por Alexandre Monguilhott, ex-presidente do TJD-SC, conseguiu uma liminar e suspendeu a eleição de segunda-feira, dia 30, na disputa pela presidência da Federação Catarinense de Futebol (FCF). A suspensão veio através da Justiça Comum.

Alexandre Manguilhott é o atual presidente do Conselho Estadual (Foto: Vandrei Bion)

O blog entrou em contato com o atual presidente e candidato da situação, Rubens Angelotti, da Chapa 1, "Renovação, Respeito e Transparência", que preferiu não se manifestar. Rubinho aguarda um posicionamento do jurídico.

Mais informações em instantes.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/04/2018 - 13:27Atualizado em 28/04/2018 - 01:27

Foi a melhor notícia da semana. O ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, está banido das atividades do futebol. Foi uma decisão da FIFA. O dirigente está impedido de exercer qualquer função no esporte. Del Nero é um câncer no futebol nacional. Mas e agora, como ficam as eleições da CBF? Elas tem validade? E toda a manobra feita por Del Nero para eleger Caboclo? É por essa e por outras que eu digo que a CBF hoje, e desde muito tempo, é uma verdadeira máfia. 

Del Nero vinha articulando uma perpetuação no comando (Foto: CBF)

Manobra

Faltava apenas a confirmação. E ela veio com a  eleição de Rogério Caboclo no comando da CBF. O então diretor executivo de gestão da entidade venceu a disputa pelo pleito de forma praticamente unânime e será o principal nome do futebol brasileiro entre abril de 2019 e abril de 2023, período de seu mandato.

Caboclo contou com todos os 27 votos das federações estaduais, que tinham peso três nas eleições. Dos 20 clubes da Série A do Brasileirão, 17 também escolheram o diretor da CBF, além de todas as agremiações que disputam a Série B. Flamengo, Corinthians e Atlético-PR foram os únicos clubes que optaram por não apoiar.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/04/2018 - 13:19Atualizado em 27/04/2018 - 13:26

Tigre além das quatro linhas 

Se a instabilidade ainda preocupa o Criciúma dentro de campo, fora das quatro linhas o clube prepara mais um grande evento para comemorar os 71 anos. Será um “Costelaço”, no dia 19 de maio, na semana do aniversário do clube, que é no dia 13. O evento acontecerá no pátio do Majestoso, das 11h às 23h, com uma grande estrutura. Depois do Tigre Festival, este será mais um “gol de placa” do Tigrão.

Tigre prepara mais um evento no Pátio do Majestoso (Foto: Vanessa Amando) 

Fora da curva 

Um ponto fora da curva no esporte criciumense é o Handebol. A modalidade buscou parcerias e sem depender tanto da FME, vem conseguindo manter os compromissos do calendário da temporada 2018. Neste final de semana, o time liderado pelo técnico Martinho Mrotiskoski jogará na região de Florianópolis, a II Copa São José de Handebol Sub16 e Sub18, contra equipes do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. 

Números impressionantes

O trabalho que é feito no Handebol, especialmente no masculino, em virtude da parceria com a Satc, é esplendoroso. Graças a um treinador abnegado, como Martinho, e apoiadores, a modalidade vem crescendo cada vez mais. Das 12 competições disputadas este ano, o time criciumense venceu 10. São números impressionantes. 

Pendura as chuteiras

É, sem dúvida, um momento triste para o futebol mundial. O anúncio da aposentadoria de Andreas Iniesta deixará um vazio no futebol europeu, principalmente na Catalunha, onde o jogador atuou por 22 anos, defendendo a equipe do Barcelona, chegando a incrível marca de 31 títulos. Ele pendura as chuteiras ao fim da temporada. Iniesta foi um dos jogadores mais clássicos do futebol mundial. Está na lista do melhor de todos os tempos. Fica fácil entre os 100 melhores. Por isso é um momento de tristeza para o futebol mundial. Vai fazer falta. 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 27/04/2018 - 13:08Atualizado em 27/04/2018 - 13:17

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta sexta-feira, dia 27. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Waldeci Rampinelli, Jairton Manique Barreto, Itá e Fabrício Schambeck. Em pauta: Del Nero banido do futebol e o Tigre, que joga hoje contra o Coritiba.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 26/04/2018 - 23:17Atualizado em 26/04/2018 - 23:27

Com a impugnação da chapa de oposição, o caminho está livre para Rubens Angelotti na Federação Catarinense de Futebol (FCF). A eleição está marcada para segunda-feira, em Balneário Camboriú. As Ligas e os clubes votam. Rubinho tem imensa maioria. Mesmo assim a vitória não pode ser comemorada antes do tempo, afinal o advogado Alexandre Monguilhott, ainda buscará via Justiça Comum uma anulação da eleição por supostas irregularidades na condução do processo. É bom lembrar que somente quatro clubes e nenhuma das 11 ligas apoiam Manguilhott.

Angelotti estava com "mandato tampão" desde a morte de Delfim Pádua Peixoto Filho (Foto: Marco Búrigo)

Angelotti já fez um “gol de placa”, quando acabou com a possibilidade daqueles mandatos intermináveis, ao melhor estilo Delfim Pádua Peixoto Filho. Mas também deixou escapar um contrato com o Premier. Os torcedores ficaram órfãos das transmissões na TV, embora a ideia do FCPlay seja bastante interessante, mas também necessite de um aprimoramento. Houve também o “questionável” apoio a Rogério Caboclo, o fantoche de Marco Pollo Del Nero, que é uma das maiores vergonhas do futebol sul-americano.  

Marco Polo Del Nero e Rogério Caboclo trabalham em conjunto na CBF  (Foto: Lucas Figueiredo)

Para o bem do futebol catarinense, espera-se que o presidente Rubinho tenha amadurecido no cargo, durante os 17 meses de "mandato tampão", e que sempre busque o melhor para os clubes e Ligas.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 26/04/2018 - 13:41Atualizado em 26/04/2018 - 13:51

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quinta-feira, dia 26. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Coronel Márcio Cabral, Dr. Márcio Campos Neves, Dr. Humberto Feldmann e Ney Lopes.

Em pauta: Delação de Palocci e o Criciúma Esporte Clube.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 26/04/2018 - 11:30Atualizado em 26/04/2018 - 11:36

Amanhã tem Futebol Som Maior

O Criciúma mede força amanhã contra o Coritiba, às 21h30min, com transmissão do Futebol Som Maior - Uma sintonia, varias emoções - e a esperança de trazer de Curitiba, do Estádio Couto Pereira, a primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. Nossa equipe, composta pelo narrador Jotha Del Fabro, o comentarista Sarandi e o repórter Denis Luciano, espera acompanhar os primeiros pontos do Tigre. Mas as dúvidas de Argel Fucks ao longo da semana e as incertezas na preparação colocam o Coxa como favorito aos três pontos. Isso que o time curitibano estará estreando um novo treinador: Eduardo Baptista. A transmissão de Coxa e Tigre começa às 20 horas. Eu apresento o Arena Som Maior, ao lado do capitão Itá e toda turma de Curitiba.

Sob o comando de Argel Fucks, Criciúma venceu o Coritiba em 2013 (Foto: Fernando Ribeiro)

Adversário motivado

A troca de comando técnico sempre gera uma expectativa de melhor em qualquer equipe. Contra o Criciúma não será diferente. O Coritiba terá o apoio total do torcedor coxa-branca, mesmo que a expectativa de público não seja tão boa assim. Eduardo Baptista espera uma equipe mais ligada na marcação e na saída para o ataque. Há uma certa pressão no time paranaense. É algo que o Criciúma pode tirar proveito.

Para evitar distanciamento

Uma derrota do Tigre e uma vitória do Figueirense, por exemplo, poderão deixar o time de Argel Fucks a pontos dos líderes da Série B. O cenário seria o pior possível. Somente na base da superação é que o torcedor carvoeiro espera uma vitória amanhã a noite. É preocupante também o fato de a equipe estar com varias alterações na formação titular. O entrosamento está comprometido, mas o mais importante é o time ter uma nova atitude.

Ação da FCB

O presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer, recebeu nesta semana representantes de 12 entidades filantrópicas para uma reunião que formaliza a doação de recursos, próxima ação social da FCB, em parceria com a Trimania. A Ação Social Comemorativa Dia das Mães será realizada no dia 8 de maio, às 10h, no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis.

Repasses

Durante o evento será efetuado o repasse de R$ 10 mil para 10 instituições com foco no atendimento às pessoas e mais R$ 5 mil para instituições voltadas aos cuidados de animais, instaladas nas cidades de abrangência da Trimania/FCB nas regiões da Grande Florianópolis, Sul e Serra Catarinense.

Instituições atendidas

Entre as instituições que serão beneficiadas estão a Casa Guido de Criciúma e a Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Combemtu) de Tubarão.

Destaque A Tribuna

Vencer na La Bombonera não é para qualquer um. O Palmeiras soube aproveitar as chances, contou com uma apresentação inspirada do atacante Keno, e saiu da Argentina com uma vitória sobre o Boca e uma classificação aproximada. Seguir adiante na Libertadores é tudo que o Palestra quer para apagar a perda do título do Paulista.

Nota Zero

Aí não, seu juiz!! O árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk teve uma péssima atuação no empate entre Flamengo e Independiente Santa Fe-COL, em Bogotá, também pela Libertadores. Os rubro-negros saíram de campo reclamando do árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk, que apitou o fim da partida no momento que Geuvânio roubou uma bola no campo de ataque e poderia ter dado a vitória aos cariocas.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/04/2018 - 13:20Atualizado em 25/04/2018 - 13:25

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta quarta-feira, dia 25. Participaram os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Denis Luciano, Coronel Cabral, Claiton Pacheco e Joni Márcio.

Em pauta: Trânsito de Criciúma, CriciúmaPrev e o futebol.

O Tigre foi tema na reportagem de Denis Luciano. O time está em preparação para o jogo de sexta-feira, contra o Coritiba, em Curitiba.

 

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/04/2018 - 11:26Atualizado em 25/04/2018 - 13:45

Rendimento gerando incertezas

O Criciúma não quer repetir a campanha de início do último Brasileiro da Série B. E para evitar a terceira derrota, em três jogos, é provável que o técnico Argel Fucks altere a formação titular diante do Coritiba. A possibilidade de o time jogar no 4-1-4-1 mostra que o treinador admite a necessidade de mudança e vê também uma superioridade no adversário. Natural. E infelizmente para a sequência do trabalho, a convicção tem dado lugar as dúvidas, e daqui a pouco o mesmo técnico Argel, que outrora afirmou confiar no elenco, deverá implorar por mais reforços para a sequência da competição. Tudo bem que o DM também atrapalha na hora de escalar a equipe, mas o Criciúma é de uma limitação técnica sem precedentes. Será difícil aumentar a média de público na Série B. A projeção da formação titular iniciou com a seguinte escalação: Luiz; Natan (Sueliton), Sandro (Christian), Nino e Marlon; Liel (Jean Mangabeira), Nicolas, Elvis, João Paulo e Andrew; Lucas Coelho. Com o que o time vêm apresentando, não passaremos da pífia média de três mil torcedores no Majestoso. Que fase, ein galera carveira!!?

Argel busca formação ideal, sem contar ainda com Fábio Ferreira e Zé Carlos (Foto: Marco Favero)

Cotado

Claudinei Oliveira é um dos nomes cotados para assumir o Sport Recife, após a saída do técnico Nelsinho Baptista. O ex-treinador do Avaí tem um perfil que se encaixa no clube pernambucano, segundo a imprensa do Nordeste. No futebol catarinense, Claudinei teve ótimos momentos no Leão da Ilha, mas saiu com fama de "medroso" por algumas escalações mais defensivas.

Claudinei levou o Avaí à elite do Nacional, mas também não evitou a queda no ano seguinte (Foto: Guilherme Hahn)

Bem treinados

Quem viu os últimos jogos do Corinthians deve concordar que o time paulista continua sendo um dos melhores do país. Podemos dizer o mesmo do Grêmio. Os dois mantiveram os treinadores e continuam praticando um futebol bem organizado. E olha que o Timão perdeu o centroavante Jô. Mesmo assim, Carile tem feito a equipe jogar sem um camisa 9 de ofício. A liberação de Rodriguinho, que vêm jogando dentro da área, tem dado certo. Já no Grêmio, de Renato Gaúcho, a posse de bola e a qualidade no passe ainda são as grandes virtudes.

Corinthians, do técnico Fábio Carile, é líder isolado do Brasileirão (Foto: Daniel Augusto)

Mercado da bola

O zagueiro Balbuena renovou contrato com o Corinthians até o fim da temporada de 2021. Sem dúvida, o defensor paraguaio é um dos melhores da posição que atuam no Brasil. Aos 26 anos, o jogador foi bicampeão paulista, em 2017 e 2018, e campeão brasileiro na temporada passada.

Destaque A Tribuna

O Santos deu a maior reviravolta até o momento na Libertadores da América. Após perder na estreia para o Real Garcilaso do Peru por 2 a 0, fora de casa, o time de Jair Ventura alcançou três vitórias seguidas e está a um passo da próxima fase. Parece que o antigo treinador do Botafogo conhece os atalhos da competição. Destaque positivo para o bom futebol do atacante Gabigol que vai fazendo jus à fama de artilheiro e espantando as dúvidas que vieram após uma fracassada passagem pela Europa.

Nota Zero

Após algumas declarações aumentarem a expectativa sobre a participação do sueco Zlatan Ibrahimovic na próxima Copa do Mundo, o próprio técnico da Suécia, Janne Anderson, afirmou que não vai convocar o craque que hoje atua no futebol dos Estados Unidos. Foi uma notícia que abalou os fãs do polêmico atacante. Recentemente, Zlatan havia concedido uma entrevista, com a seguinte declaração: “"Uma Copa sem Zlatan, não é uma Copa". Que marra, ein!!

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/04/2018 - 10:47Atualizado em 25/04/2018 - 13:41

Polêmica

Essa polêmica envolvendo o atacante João Paulo comprova que o “sereno” da noite criciumense continua sendo um problema e tanto para o Criciúma. Isso também não é exclusividade do Tigre. Mas o próprio ex-técnico do Tigre, Luiz Carlos Barbieiri, responsável pelo penúltimo título estadual do clube, em 2005, me confessou, antes de gravarmos uma entrevista, que a noite em Criciúma é bastante convidativa. E olha que Barbieri jogou em times de várias cidades brasileiras. João Paulo negou exageros noturnos e vai ficar o “dito pelo não dito”. Uma "multinha" só para o jogador ficar ciente das reponsabilidades. Independentemente de o jogador ter cometido exageros ou não, a grande discussão tem que estar na ausência de João Paulo entre os titulares contra a Ponte Preta. Se Argel pensou em punir o jogador, ele até pode ter conseguido, mas também puniu o time, que acabou não contando com um dos principais jogadores do elenco na atualidade. Essa virose foi forte ein, meu amigo!!?? Me pareceu mais uma punição ao jogador. 

João Paulo é um dos principais jogadores do Tigre (Foto: Guilherme Hahn)

LSCB inicia disputas

O final de semana foi de muita emoção e basquete na primeira rodada do Campeonato Adulto Masculino da Liga Sul Catarinense de Basketball (LSCB). Foram disputadas partidas pela Divisão Estadual e Primeira Divisão, em Criciúma e Tubarão, respectivamente.   

Primeira Divisão e Divisão Especial

No sábado, pela Primeira Divisão, o Tubarão Basketball ganhou do CBT pelo placa de 37 a 35; depois, o Assob derrotou o Sharks por 58 a 28. Já pela Divisão Especial, o Sharks superou o CBC por 86 a 47; o COS superou o Ducks por 73 a 60; por fim, o Gorillaz derrotou o Avibi por 68 a 39.

Segue o jogo

O Palmeiras ainda pode recorrer, mas ao que tudo indica a novela da final do Campeonato Paulista está perto do fim. A 3ª Comissão Disciplinar do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo) optou por arquivar o caso envolvendo o Palestra e a Federação Paulista de Futebol. Polêmicas à parte, o Corinthians foi campeão após uma decisão justa da arbitragem.

Discussão sobre o VAR

Os lances polêmicos da final do Campeonato Paulista e do início do Brasileirão voltam a colocar em pauta a utilização do árbitro de vídeo. No Brasil, querer é uma coisa. Fazer acontecer é outra. A ideia é boa, necessária, mas ainda muito cara para a realidade nacional. O correto seria a CBF arcar com a implantação do sistema pelo menos nas principais competições.

Destaque A Tribuna

Para quem gosta da modalidade, é muito importante o fortalecimento da Liga Sul Catarinense de Basketball. Quem pôde comparecer no Ginásio do Marista, viu jogos interessantes e de um bom nível técnico. Sem falar no evento como um todo, que é bem organizado, com direito a um som de qualidade embalando os momentos de intervalo. É um dos belos eventos que acontece na região, justamente no pior momento da história da FME/ Criciúma. Por sinal, a LSCB dá certo porque não depende do apoio municipal.

Nota Zero

A proposta da FIFA de fazer um Mundial de Clubes a cada quatro anos com 24 equipes já está causando polêmica entre as Confederações. O grande embate está no número de clubes europeus. Seriam 12 do Velho Continente e apenas quatro ou cinco da América do Sul. Isso já causou um constrangimento entre a Conmebol e a UEFA. A entidade máxima do futebol mundial explica que a proposta de fazer uma competição com maioria europeia foi a maneira encontrada para persuadir a UEFA. A Conmebol não gostou nada. Parece que a ideia não vai vingar por pura incapacidade da FIFA.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/04/2018 - 13:04Atualizado em 24/04/2018 - 16:07

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta terça-feira, dia 24. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Dr. Márcio Campos Neves, Jonathas Roberge, Dr. Anderlei Antonelli e Dr. Humberto Feldmann.

Em pauta: Infidelidade partidária e renovação política no Brasil.

E no futebol, o repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tigre, que elegeu ontem o empresário Gilson Pinheiro como vice-presidente administrativo.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/04/2018 - 01:00Atualizado em 24/04/2018 - 01:57

A efetivação do empresário Gilson Pinheiro como vice-presidente administrativo do Criciúma faz parte das mudanças positivas que estão acontecendo nos bastidores do clube. A chegada de Robson Izidro, que está na superintendência da presidência há um mês e meio, também deu o equilíbrio necessário ao clube para encarar a crise do começo da temporada. A instabilidade foi criada não apenas pela questão financeira, mas por algumas atitudes do presidente Jaime Dal Farra e principalmente pela montagem equivocada do elenco profissional para a temporada 2018.

Dal Farra tem buscado ajuda em empresários que são apaixonados pelo Tigre (Foto: Denis Luciano)

Uma hora a conta chega. E realmente chegou. A herança é pesada. E com o carro em movimento, as melancias foram se ajeitando. Vieram Nei Pandolfo, Argel e alguns reforços. Mas o Tigre precisa de muito mais para superar a miserável média de três mil torcedores por jogo. E esse algo a mais está nos resultados dentro de campo. O clube precisa aprender essencialmente a fazer futebol. Lembram do ano passado? O Tricolor começou o Brasileiro da Série B com três derrotas. Esse ano já foram duas. Isso significa que o clube pouco ou nada evoluiu. Triste realidade.

Não é à toa que o Tigre teve um déficit no ano passado e já teve prejuízo nos primeiros três meses do ano. Se planejar melhor o futebol, o Tigre colherá bons frutos lá na frente. O barato sai caro. E foi isso que aconteceu com a intenção do presidente em economizar excessivamente na montagem do time. O jeito agora é trabalhar duro para não sofrer uma queda de divisão, o que poderá ocasionar uma queda de receita ainda maior.

Vale lembrar que foi de Pinheiro que partiu a ideia de a Gestão de Ativos ter a inclusão de mais cinco sócios, que terão 10% de participação no clube. Os outros 50% continuarão com Dal Farra. Isso ainda está sendo estudado, mas deverá sair do papel futuramente. Gilson poderá ser um desses novos cotistas da GA.

Preenchimento do cargo

O cargo de vice-administrativo estava vago desde a saída de Carlos Henrique Alamini, que deixou a função e se elegeu presidente do Conselho Deliberativo do clube.

Alamini está há nove meses como presidente do Conselho Deliberativo do Criciúma (Foto: Divulgação/Criciúma)

Gilson Pinheiro se mostra contente com o desafio de assumiu um cargo diretivo no Tigre. “Estou muito feliz em sair da arquibancada para a diretoria do Criciúma. Espero contribuir com o clube”, aponta o novo dirigente do clube. Entre os 86 presentes, 85 votaram pela eleição de Gilson Pinheiro o clube.

Além da eleição do novo vice presidente do clube, na reunião ordinária também foram abordados outros temas, como a apreciação e aprovação das contas da diretoria executiva em relação a 2017. Ocorreu também a apreciação do balancete do primeiro trimestre de 2018.

Na reta final do encontro ocorreu esclarecimentos em relação aos sócios patrimoniais e também a apresentação do planejamento do futebol profissional e de base para a temporada. O futebol do clube foi apresentado pelo executivo Nei Pandolfo.

(Colaboração: www.criciumaesporteclube.com)

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 23/04/2018 - 13:16Atualizado em 23/04/2018 - 13:19

Acompanhe o Debate Aberto da Som Maior FM100,7, desta segunda-feira, dia 23. Participaram do programa os seguintes debatedores: Marco Búrigo, Denis Luciano, Sarandi, Itá e João Pedro Hermann.

As duas derrotas do Tigre no começo da Série B ligaram o sinal de alerta no Tigre. O repórter Denis Luciano trouxe as informações do Tricolor, especialmente o motivo da ausência do atacante João Paulo, no jogo contra a Ponte Preta.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 22/04/2018 - 22:52Atualizado em 22/04/2018 - 23:01

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino conquistou o título da Copa América 2018. O time comandado pelo técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, ex-Criciúma, entrou em campo neste domingo, no Estádio La Portada, no Chile, contra a Colômbia, já com o heptacampeonato garantido. A equipe brasileira iniciou o jogo em La Serena com o título matematicamente garantido em virtude do resultado da Argentina diante do Chile. O revés argentino deixou o Brasil garantido na liderança do quadrangular. Mesmo assim o time do técnico Vadão venceu a Colômbia por 3 a 0 e comemorou o título em grande estilo.

Vadão levou o Brasil ao heptacampeonato da Copa América (Foto: CBF)

Como técnico do Tigre, Vadão teve 13 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. Foi campeão do Catarinense 2013, superando a Chapecoense na grande final.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13