Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 08/09/2017 - 08:34Atualizado em 08/09/2017 - 08:34

Winck muda o Tigre

A entrada de João Henrique muda o jeito de jogar do Criciúma. O novo escolhido do técnico Luiz Carlos Winck vai jogar mais aberto pelo lado direito, cortando para o meio, abrindo espaço para o lateral-direito Diogo Mateus, que terá mais liberdade de subir do que Diego Giaretta. João Henrique também irá ajudar Dodi na armação, deixando a proteção de zaga com Ricardinho e Jonathan Lima. Sem Lucão, o Tigre perde um pouco de força ofensiva, mas ganha em velocidade com Kalil. Teremos um Tigre novo, e que terá de ter bastante paciência para vencer o jogo, pois sabemos que o Luverdense-MT virá fechado no sistema defensivo. Sem uma grande movimentação dos jogadores de meio e ataque, o Tigre continuará tendo dificuldades. Hoje acontece o último treino antes da partida deste sábado. A bola vai rolar às 16h30, com cobertura do Futebol Som Maior FM100,7, a partir das 15h.

Essa é a hora

Sabemos que o Criciúma precisa evoluir bastante para se consolidar na luta pelo acesso, mas há um componente muito importante para uma reviravolta na classificação: a confiança. O nível de confiança pode aumentar bastante caso a equipe carvoeira vença os próximos dois jogos em casa.

Chance de sair do Z-4

Exceto no começo quando figurou no G-4, o Figueirense tem jogado sempre pressionado pela zona de rebaixamento. Hoje, diante do Boa Esporte-MG, em solo mineiro, o time de Milton Cruz terá a chance de sair momentaneamente do Z-4, em caso de vitória. O Figueira foi beneficiado com o tropeço do Goiás, na quarta-feira. Se perder, as coisas complicam ainda mais, já que na próxima rodada o adversário será o Internacional, em Porto Alegre.

Clássico gaúcho

Antes de encarar o Criciúma, na próxima terça-feira, o Juventude terá pela frente o Internacional, no Jaconi. O clássico gaúcho será disputado neste sábado, às 16h30min. A promessa é de um bom jogo, em virtude da melhora do rendimento do Colorado e a necessidade de vencer dos donos da casa.

Curiosidade

Curiosamente, a retomada do Juventude em 2017 aconteceu justamente na estreia do técnico Gilmar Dal Pozzo, com a vitória sobre o próprio Internacional, ainda no Gauchão, com o gol através de um pênalti, mal marcado pelo árbitro Diego Real, mas que fez justiça à superioridade dos donos da casa naquela oportunidade. Será que o Ju vai barrar a ascensão do Colorado?

Recuperação

Roberto Fernandes tem conseguido deixar o Náutico competitivo. Depois que o treinador chegou, com a demissão do então comandante Beto Campos, o Timbu de Recife tem ensaiado uma bela recuperação na Série B. Já saiu da lanterna e está a cinco pontos de uma fuga do Z-4.

Mulher no apito

Uma mulher está escalada para apitar uma partida do Campeonato Alemão. Bibiana Steinhaus fará história neste domingo, ao se tornar a primeira mulher a arbitrar um jogo da elite alemã. A policial, de 38 anos, vai apitar o jogo entre Hertha Berlin e Werder Bremen.

Destaque A Tribuna

Destaque para a equipe "Pé na bola, cabeça na escola", de Criciúma, que irá participar do Campeonato Catarinense de Futebol Feminino. A estreia é no final de semana. As atletas que disputaram os Joguinhos Abertos pela cidade vão compor o elenco, que contará também com jogadoras mais experientes. A FME, Rogacionista e a Esucri são os grandes apoiadores. A equipe mandará os jogos no CT do Bairro Cristo Redentor. A média de idade é de 19 anos.

Nota Zero

Manipulação de resultados mexe com as Eliminatórias Africanas. O confronto entre África do Sul e Senegal, no dia 12 de novembro de 2016, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, precisará ser disputada novamente, porque o árbitro do jogo, Jospeh Lamptey, acabou banido do futebol por manipulação de resultados. A seleção sul-africana se vê prejudicada pois venceu o jogo por 2 a 1, e diz que o árbitro punido não teve participação direta no resultado. Que fase!!

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 06/09/2017 - 08:33Atualizado em 06/09/2017 - 08:36

Ambição dita o nível do comprometimento

Caso a meta do Criciúma venha a ser somente a permanecia na Série B, não há o que reclamar da maneira que tudo está sendo conduzido no Tigre. Em termos de programação de treino e pontuação, tudo leva a crer que a equipe irá escapar sem sustos do rebaixamento. Mas se o clube pensar em acesso, o momento é esse. Era hora de um fato novo. Fazer diferente. Confesso que me intriga o nível técnico da competição, pois dificilmente teremos uma chance de subir como a desse ano. Um acerto aqui e outro ali, e o Tricolor poderá sonhar mais alto. É onde entra a minha maior indignação: o pouco comprometimento de alguns jogadores.

Falta de foco

A gente percebe pelas redes sociais, o quanto alguns atletas do Criciúma estão longe de um comprometimento ideal. Não me refiro do excesso de álcool. Não é somente a bebida que prejudica o desempenho físico dos atletas. Um jogador profissional que se preze, precisa ter disciplina, valorizar uma boa noite de sono. Se não preencher esses requisitos estará fadado ao insucesso e sujeito a sucessivas lesões. Estamos falando da premissa básica de um grupo vencedor: foco no trabalho.

Muita coisa mudou

O futebol realmente mudou e para pior. Mas a culpa não é dos fisiologistas ou preparadores. O fato é que os jogadores estão sempre muito blindados e protegidos. Quase nunca são levados à exaustão pela repetição. Percebemos isso no Criciúma há algum tempo. Essa aversão ao treino coletivo, seguindo uma tendência mundial, também incomoda. Não é somente com trabalho de campo reduzido que o Tigre irá evoluir e brigar definitivamente pelo acesso.

Fica uma pergunta no ar

É claro que não podemos generalizar. Não é todo o grupo do Criciúma que não está comprometido. Obviamente que nem toda a programação da comissão técnica está equivocada. Mesmo assim também fica uma pergunta no ar: porque os reservas jogaram ao invés dos titulares, contra o Atlético Tubarão?

Outra parada à vista

Depois de encarar o Luverdense-MT e o Juventude, o Criciúma terá mais um espaço de tempo razoável até o próximo jogo da Série B. Serão 11 dias até o duelo contra o CRB-AL, em Maceió. É o sonho de qualquer comissão técnica.

Brasil faz jogo seguro

Já com a primeira posição das Eliminatórias garantida, o Brasil enfrentou a Colômbia, em Barranquilla, e teve como grande adversário o forte calor. As altas temperaturas ditaram o ritmo da partida. Foi um jogo lento de ambas as equipes, mas que ganhou velocidade na etapa final, quando Tite colocou Philippe Coutinho e Gabriel Jesus. Os próprios donos da casa ficaram satisfeitos quando empataram a partida. Foi um empate que ficou de bom tamanho para os dois lados.

Marcelo e Casemiro fizeram falta

O Brasil de Tite tem alguns titulares incontestáveis. Dois deles fizeram bastante falta diante da Colômbia. Sem o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, o Brasil não teve o mesmo rendimento com Filipe Luís e Fernandinho. Mesmo assim foi importante para o técnico Tite fazer os testes necessários, visando a Copa do Mundo da Rússia. Cada vez mais fica evidente que o esquema preferido é o 4-1-4-1, a menos de um ano do Mundial.

Destaque A Tribuna

Temos muita gente séria trabalhando pelo esporte em Criciúma. Principalmente na formação dos atletas. Vimos recentemente a velocista Ana Cláudia Lemos voltar à Criciúma e não deixar de visitar os treinadores e amigos que a ajudaram a crescer no Atletismo. Ana atingiu o atual nível técnico graças ao trabalho feito pelos professores Carlos Roberto Bortolotto e Sandro Araújo. Sem falar nas outras modalidades. Pena que o prefeito não está nem aí para as competições da Fesporte.

Nota Zero

Foi uma "pelada". Em jogo isolado da 23ª rodada da Série B, Guarani e Vila Vova fizeram um jogo sofrível e ficaram no 0 a 0, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. O resultado não mudou muita coisa na classificação. O Bugre subiu para a sétima posição, com 32 pontos, ainda a cinco pontos do quarto colocado. Já o Vila seguiu em terceiro lugar, com 39 pontos, dois a menos que o líder da competição.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 05/09/2017 - 08:39Atualizado em 05/09/2017 - 08:40

Ansiedade para a volta

A quatro dias da retomada do Campeonato Brasileiro da Série B, cresce a ansiedade no torcedor do Criciúma. A grande expectativa da massa carvoeira é saber como o Tigre irá se comportar nas partidas contra o Luverdense-MT e Juventude, ambas no Majestoso. No total serão 18 dias desde o último duelo contra o América-MG. Duas vitórias podem colocar a equipe novamente perto do G-4. O jogo-treino contra o Atlético Tubarão serviu para confirmar que o meia Jeferson, recém-contratado pelo Tigre, prefere jogar no meio-campo, dividindo a função de armar a equipe com outro jogador. É mais uma situação que pode fazer com que o técnico Luiz Carlos Winck opte por um esquema com quatro jogadores no setor. Independentemente de esquema, o torcedor espera uma equipe vibrante e competitiva ao ponto de sair de campo com bons resultados.

Novo teste para a Seleção

Já garantida inclusive com a primeira posição das Eliminatórias, o Brasil encara a Colômbia, hoje à partir das 17h30min (horário de Brasília), em Barranquilha. As entradas de Tiago Silva e Filipe Luís, nas vagas de Miranda, machucado, e Marcelo, suspenso, não alteram a forma da equipe jogar. Talvez a equipe perca um pouco das investidas pelo lado esquerdo, afinal Marcelo é incomparável em termos ofensivos. Contudo, o jogo pode ser considerado um grande teste na medida que o adversário precisa da vitória.

Marcaram presença

Em clima de Seleção Brasileira, a galera do Urussanga Futebol Clube marcou presença no último jogo disputado em Porto Alegra, na bela Arena do Grêmio. Tivemos bastante torcedores da região carbonífera assistindo a vitória por 2 a 0 sobre o Equador. A turma do UFC não poderia ficar fora dessa.

Sonho realizado

Um sonho realizado. Esse é o sentimento do criciumense Natã dos Santos Lalau. O atleta criciumense passou a fazer parte do time de basquete da Layton Christian Academy, escola de ensino médio, que disputa os campeonatos de high school, no Estado de Utah, nos Estados Unidos. Nos próximos dois anos, o jogador vai morar e estudar na cidade de Layton, convivendo em casa de família com colegas de várias partes do mundo. Natã é filho do professor e pastor Antônio Luiz Lalau. Merece todo o sucesso!

Destaque A Tribuna

A chegada da seleção brasileira a Barranquilla, na Colômbia, foi tumultuada. Centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao hotel e alguns tentaram invadir a área cercada por grades. Os seguranças da CBF e a polícia local tiveram trabalho para conter os fãs eufóricos. Em um ano, sob o comando do técnico Tite, o Brasil voltou a ser respeitado e admirado inclusive pelos adversários.

Nota Zero

O Bragantino vive uma fase horrível. O time paulista prestes a cair para a Série D do Campeonato Brasileiro, sendo uma queda vertiginosa, já que há alguns anos esteve participando da Série A. O Braga empatou com o Joinville em 1 a 1, em São Paulo, e só não caiu matematicamente porque o Macaé perdeu para o Mogi-Mirim por 3 a 0, também em solo paulista. Ao menos o nosso JEC não tem mais chances de queda.

 

 

 

 

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 04/09/2017 - 08:02Atualizado em 04/09/2017 - 08:05

Pintando novo titular

O meia Jeferson foi um dos destaques do Criciúma, no jogo-treino contra o Atlético Tubarão, disputado no sábado, no CT do Bairro Cristo Redentor. Jeferson pode estar cavando uma vaga entre os titulares do Tigre, diante do Luverdense-MT, no sábado, no Heriberto Hulse, em jogo válido pela 23ª rodada da Série B. O técnico Luiz Carlos Winck poderá armar a equipe com dois meias de armação. Fica então a expectativa sobre a postura que o treinador terá na retomada do Brasileiro: será que vai jogar no 4-4-2? Apostaria que sim.

Ânimos exaltados

Teve até empurra-empurra no jogo treino contra o Atlético Tubarão. Os jogadores do Criciúma estavam literalmente com ânimos exaltados. Isso comprovou um certo descontrole, mas também que a atividade foi levada a sério. O Tigre venceu a atividade por 2 a 1, com gols de Alex Maranhão e Moisés.

Dúvidas do comandante

Caso a ausência de Raphael Silva seja confirmada, não há dúvida na substituição. Nino será o companheiro de Edson Borges na zaga. A dúvida ronda o ataque. Sem Lucão, Winck vai dar nova oportunidade a Kalil? A resposta teremos nos trabalhos da semana.

Agora é com o "Rei do Acesso"

Depois da polêmica demissão do técnico Agnaldo Liz, o Hercílio Luz acertou a contratação de Paulo Sales, mais conhecido como o "Rei do Acesso" no futebol baiano. Segundo o jornalista Eduardo Ventura, o diretor Nazareno Silva vinha cobrando bastante do técnico Agnaldo e a relação entre os dois não estava das melhores. Com o mau começo no returno da Série B do Catarinense, ficou difícil a permanência.

Lisca Doido

Ainda no campo das demissões polêmicas, chamou a atenção a saída do técnico Lisca, do Paraná. Justamente às vésperas da semifinal da Primeira Liga e após eliminar o Flamengo nos pênaltis, a direção paranista tomou a decisão. Lisca teria trocado socos e insultos contra um diretor do clube. Fez jus ao apelido "Lisca Doido".

Hamilton é o novo líder

A temporada 2017 da Fórmula-1 tem um novo líder: o britânico Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes venceu o tradicional GP de Monza, na Itália. O então líder, até a corrida de ontem, o italiano Sebastian Vettel, da Ferrari, ficou em terceiro lugar. Com isso, Hamilton abre três pontos para Vettel.

Ricciardo faz ótima prova

O australiano foi eleito o melhor piloto da prova, em virtude da excepcional corrida de recuperação. Largou em 16º lugar, chegou a pressionar Vettel, nas últimas voltas, mas acabou em quarto lugar. A próxima prova é em Cingapura, em 17 de setembro.

Destaque A Tribuna

Grande vitória do Grêmio diante do Sport-PE. Em ritmo de treino, o time de Renato Portaluppi aplicou 5 a 0, na Arena, em cima da equipe comandado por Vanderlei Luxemburgo. É muito difícil o time gaúcho alcançar o líder Corinthians, mas a goleada reascendeu uma esperança no torcedor tricolor.

Nota Zero

Definitivamente a Copa da Primeira Liga nasceu morta. A ideia de confrontar com a CBF não deu o resultado esperado. Parece difícil incluí-la no calendário do futebol brasileiro. Esse espaçamento de datas que houve da primeira fase às quartas-de-final, tirou completamente o interesse das principais equipes.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 02/09/2017 - 09:06Atualizado em 02/09/2017 - 09:07

Jogo-treino do Tigre

O jogo-treino do Criciúma deste sábado contra o Atlético Tubarão servirá para o técnico Luiz Carlos Winck analisar alguns jogadores que não estão sendo muito utilizados na Série B. Mesmo com essa intenção, nomes como Jocinei, Alex Maranhão e Alisson Farias deverão estar em campo. A partida começa às 10h, no CT do Bairro Cristo Redentor. Estarei apresentando o Som Maior Esportes, ao lado do comentarista João Nassif, e informando o andamento da atividade. O programa inicia às 10h e vai até às 11h.

Demissão precipitada

Me pareceu precipitada a demissão do técnico Agnaldo Liz do Hercílio Luz. O time de Tubarão não faz um segundo turno dos sonhos, mas nem por isso vinha deixando de praticar um futebol "aceitável". O regulamento permitiu que o time afrouxasse no returno, depois do título do turno e vaga garantida na semifinal. A direção tubaronense não pensou assim, o que não é nenhuma novidade em nível de Brasil.

Jogo da vida

O Joinville já está em Bragança Paulista para o jogo mais importante da temporada. Contra o Bragantino, neste domingo, às 15h, o JEC não pensa em outro resultado que não seja a vitória. Um bom resultado afasta o perigo do rebaixamento, além de manter viva a esperança de acesso. O canal Esporte Interativo, da TV a Cabo, transmitirá o duelo.

Solta a bola, Neymar!

As individualidades não podem sobrepor o coletivo. Essa frase cabe perfeitamente à Neymar. O individualismo excessivo no primeiro tempo contra o Equador não deverá passar em branco com o técnico Tite. Neymar precisa entender que o Brasil tem mais chances, contra qualquer adversário, quando o jogo coletivo está aflorando.

Dor de cabeça

A mais nova "dor de cabeça" do técnico Tite é a utilização de Phillipe Coutinho mais recuado, armando o Brasil no 4-2-3-1. A atuação do atacante no segundo tempo contra o Equador comprova que a comissão técnica da Seleção Brasileira pode ter mais de uma alternativa de jogo. Contudo, o esquema de preferência ainda é o 4-1-4-1.

Que momento

Depois que Paulinho foi campeão mundial com o Corinthians, teve a negociação com o Chelsea da Inglaterra e logo depois um grande ponto de interrogação na carreira, em virtude do 7 a 1 contra a Alemanha. A ida para a China sinalizava que o jogador estava mais preocupado em ganhar dinheiro, mas as novas atuações com a Seleção de Tite, recolocaram o jogador na condição de um dos melhores do mundo na posição. O Barcelona que o diga.

Pinta de artilheiro

Com o técnico Tite, Paulinho é uma espécie de quarto atacante da Seleção. Virou artilheiro nato, sem medo de ser feliz. As investidas de Paulinho ao ataque são possíveis, graças a cobertura muito bem executada pelo companheiro de meio-campo, Casemiro. Sintonia pura na meia cancha brasileira.

Destaque A Tribuna

O Brasil não é uma equipe imbatível, mas sem dúvida tem o melhor treinador desde a época de Telê Santana. Isso dá uma garantia ao torcedor brasileiro de poder sonhar com o hexacampeonato mundial. A menos de 10 meses da Copa da Rússia, o time brasileiro é, sem duvida, um dos três favoritos. A esperança aumenta ainda mais pelo fato de ninguém estar na zona de conforto. Mérito total do técnico Tite, que já garantiu o Brasil na ponta das Eliminatórias. Valeu, professor!!

Nota Zero

Vai uma "Nota Zero" ao decepcionante público que compareceu na Arena do Grêmio, no jogo do Brasil contra o Equador, em Porto Alegre. Pouco menos de 37 mil pessoas viram a vitória do time de Tite sobre o Equador por 2 a 0. A justificativa pelo público ruim passa pelo preço "salgado" do ingresso. Teve ingresso custando R$ 400. Mancada da CBF!!

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 01/09/2017 - 11:26

Tigre quer reforçar o ataque 

Depois de acertar uma contratação para o meio-campo, o Criciúma parte agora para o ataque. Insatisfeito com o desempenho dos atacantes, o clube pretende anunciar nos próximos dias a chegada de mais um jogador do setor. Depois de rechaçar o atacante Bernardo, ex-Vasco, o Tricolor teve outra negativa com um dos destaques da Série C. O atacante André Luiz, do Ypiranga de Erechim, está lesionado e a negociação não evoluiu da maneira que o Tigre pretendia. André Luiz é o artilheiro da Série C do Brasileirão, ao lado de Grampola, do JEC. Com isso, o Tigre ainda procura outro nome.

Confusão no anúncio 

Houve uma pequena polêmica na divulgação da venda do atacante Pedro Rocha ao Spartak Moscou da Rússia. Após publicar nota no site oficial e depois apagar, o Grêmio postou novamente um comunicado confirmando a negociação. Na publicação, o clube agradeceu a dedicação do jogador e lhe desejou êxito na carreira. 

Grêmio perde com negociação  

O Grêmio perde força ofensiva com a saída de Pedro Rocha. Justamente no momento mais importante da temporada, onde a equipe briga pelo título da Libertadores. Talvez o técnico Renato Gaúcho não consiga repor à altura, podendo sofrer como uma nova eliminação no mata-mata. Financeiramente, o Grêmio deverá embolsar boa parte dos R$ 12 milhões, valor total da negociação.  

Formato do Regional 

O Campeonato Regional da Larm começará nos dias 16 e 17 de setembro. Teremos dois grupos de cinco equipes, com o cruzamento das chaves, em turno único. As oito melhores equipes, independentemente da chave, se classificam para as quartas-de-final. O último colocado será rebaixado para a Segunda Divisão.

Preliminares 

Os jogos da Primeira Divisão terão as conhecidas preliminares. Sempre às 13h30min, serão disputadas as partidas da categoria Júnior. As equipes e a tabela serão as mesmas da Divisão Principal. 

 
Parajasc 
 
Os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina 2017 serão disputados de 26 de setembro a 1º de outubro, em Criciúma. O Congresso Técnico já foi realizado, definindo os encaminhamentos que serão dados pela Fundação Municipal de Esportes. Toda parte de estrutura dos jogos e alojamentos das cidades já foram definidos. 
 
Muita grana 
 
A superluta entre Floyd Mayweather e Conor McGregor movimentou cifras impressionantes. A comissão atlética divulgou os valores dos salários recebidos pelos lutadores. O astro do boxe embolsou cerca de R$ 316 milhões, enquanto o irlandês faturou R$ 94,8 milhões.
 
Destaque A Tribuna 
 
Foi emocionante a benção do Papa Francisco, concedida aos jogadores da Chapecoense, que sobreviveram a tragédia do acidente aéreo do ano passado. Alan Ruschel e Jackson Follmann tiveram a oportunidade de conversar com o líder da Igreja Católica. Jogadores e parentes portavam fotos, e o Papa Francisco deu a benção às vítimas. A delegação, de cerca de 85 pessoas, presenteou o chefe de Estado com uma bola verde e branca, nas cores do clube catarinense.
 
Nota Zero 
 
O destaque negativo também fica por conta da Chapecoense. No mesmo dia da visita dos jogadores ao Papa Francisco, véspera do jogo contra a Roma, as viúvas e familiares dos jogadores e funcionários do clube, que morrem na tragédia, concederam uma entrevista à Reuters, dizendo que o clube catarinense e a empresa boliviana devem sérias explicações. As indenizações ainda não foram pagas. 
Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 01/09/2017 - 08:28Atualizado em 01/09/2017 - 08:31

Solta a bola, Neymar!

As individualidades não podem sobrepor o coletivo. Essa frase cabkke perfeitamente à Neymar. O individualismo excessivo no primeiro tempo contra o Equador não deverá passar em branco com o técnico Tite. Neymar precisa entender que o Brasil tem mais chances, contra qualquer adversário, quando o jogo coletivo está aflorando.

Dor de cabeça

A mais nova "dor de cabeça" do técnico Tite é a utilização de Phillipe Coutinho mais recuado, armando o Brasil no 4-2-3-1. A atuação do atacante no segundo tempo contra o Equador comprova que a comissão técnica da Seleção Brasileira pode ter mais de uma alternativa de jogo. Contudo, o esquema de preferência ainda é o 4-1-4-1.

Que momento

Depois que Paulinho foi campeão mundial com o Corinthians, teve a negociação com a Inglaterra e logo depois um grande ponto de interrogação na carreira, em virtude do 7 a 1 contra a Alemanha. A ida para a China sinalizava que o jogador estava mais preocupado em ganhar dinheiro, mas as novas atuações com a Seleção de Tite, recolocaram o jogador na condição de um dos melhores do mundo na posição. O Barcelona que o diga.

Pinta de artilheiro

Com o técnico Tite, Paulinho é uma espécie de quarto atacante da Seleção. Virou artilheiro nato, sem medo de ser feliz. As investidas de Paulinho ao ataque são possíveis, graças a cobertura muito bem executada pelo companheiro de meio-campo, Casemiro. Sintonia pura na meia cancha brasileira.

Destaque

O Brasil não é uma equipe imbatível, mas sem dúvida tem o melhor treinador desde a época de Telê Santana. Isso dá uma garantia ao torcedor brasileiro de poder sonhar com o hexacampeonato mundial. A menos de 10 meses da Copa da Rússia, o time brasileiro é, sem duvida, um dos três favoritos. A esperança aumenta ainda mais pelo fato de ninguém estar na zona de conforto. Mérito total do técnico Tite, que já garantiu o Brasil na ponta das Eliminatórias. Valeu, professor!!

Nota Zero

Vai uma "Nota Zero" ao decepcionante público que compareceu na Arena do Grêmio, no jogo do Brasil contra o Equador, em Porto Alegre. Pouco menos de 37 mil pessoas viram a vitória do time de Tite sobre o Equador por 2 a 0. A justificativa pelo público ruim passa pelo preço "salgado" do ingresso. Teve ingresso custando R$ 400. Mancada da CBF!!

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 31/08/2017 - 08:45Atualizado em 31/08/2017 - 08:46

Semana puxada no Tigre

O Criciúma tem focado a parte física ao longa da semana, em virtude do distanciamento até o próximo jogo na Série B. Critiquei aqui na coluna a folga dada aos jogadores no último final de semana, mas precisamos também elogiar a programação de treinos dessa semana. Ontem foram dois turnos e hoje um turno. Amanhã mais um dia de treinos em dois períodos e no sábado todo o grupo carvoeiro trabalha pela manhã. Somente no domingo haverá folga. O mais importante, nesse espaço até os duelos contra Luverdense-MT e Juventude, é os jogadores acreditarem numa ascensão na classificação e o técnico Luiz Carlos Winck achar o modo de o time evoluir. Lembrando que o problema não está no descanso, mas na maneira em que alguns jogadores utilizam a folga.

Brasil defende 100% com Tite

A expectativa é a melhor possível para o jogo da Seleção Brasileira, na noite de hoje contra o Equador, na Arena do Grêmio, pelas Eliminatórias da América do Sul. Desde que o técnico Tite assumiu o Brasil, a equipe não sabe o que é perder ou empatar em jogos da seletiva do Mundial. Penso que o time titular já está definido para a estreia do Mundial, restando apenas algumas vagas para fechar a convocação para a Rússia.

Time na ponta da língua

O mundo inteiro já sabe que o Brasil de Tite gosta de jogar no 4-1-4-1. Inclusive as peças do esquema estão praticamente definidas. A menos de 300 dias do Mundial, penso que o time titular não deverá fugir da seguinte escalação: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar.

O ápice muito cedo

Nos últimos três mundiais, o Brasil sofreu por ter atingido o ápice muito cedo. Os títulos da Copa das Confederações prejudicaram a preparação. Com a Seleção de Tite está acontecendo praticamente a mesma coisa, porém não acredito que o treinador vá permitir uma queda na concentração e rendimento dos atletas. O discurso de que o grupo não está fechado fará com que os jogadores se dediquem cada vez mais.

Muito treino

É importante ressaltar que os resultados que o triatleta criciumense Artur Barcelos Henrique está alcançando são fruto de muito treino e persistência. Aos 26 anos, o triatleta do Clube Onlife Fitness e da Seleção Brasileira de Triathlon, está entre os 10 melhores do mundo da modalidade. Artur alcançou o 8º lugar, em Penticton, no Canadá, numa prova que envolvia 3km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida. Haja fôlego!

Próximo desafio

O próximo compromisso do triatleta Artur Barcelos Henrique será no Challenge de Florianópolis. O evento está marcado para o dia 3 de dezembro. A preparação já começará no meio do mês de setembro, quando o triatleta retornar ao Brasil

Destaque A Tribuna

O adversário da Seleção Brasileira é especial para Gabriel Jesus. Foi contra o Equador, há um ano, que o centroavante fez a estreia pela Seleção Brasileira. O primeiro jogo teve um belo cartão de visita, com direito a dois belos gols, colaborando com a vitória por 3 a 0, em Quito. Foi também a primeira vitória da equipe sob o comando do técnico Tite.

Nota Zero

O torcedor do Criciúma segue tirando conclusões dos jogadores contratados antes mesmo da estreia deles. Foi assim com Lucão, e o resultado todos viram. Nem mesmo a experiência com o artilheiro da equipe na Série B fez o torcedor carvoeiro refletir e mudar a postura. Bastou a direção anunciar o meia Jeferson, de 23 anos, que as críticas já começaram nas redes sociais. É bom dar tempo ao tempo.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 30/08/2017 - 07:41

Golaço no mundo virtual

Está no ar desde ontem à tarde o novo site do Criciúma Esporte Clube. A Neuro Digital elaborou todo o layout e design do site. A última vez que o clube havia investido numa novidade do mundo virtual foi em 2012, quando na época lançava o então novo endereço. Agora repaginado, o www.criciumaec.com.br promete proporcionar uma bela ferramenta de informação e interação da massa carvoeira. Parabéns ao presidente Jaime Dal Farra e a gerente de marketing Viviane Olimpio, pela iniciativa de manter o clube atualizado no mundo digital. Muito bom!!

Ano "sabático"

A Chapecoense faz um amistoso contra a Roma, na Itália, na sexta-feira, às 15h45min (horário de Brasília). Somente três titulares viajaram com a delegação, em virtude da péssima fase na Série A. Será o terceiro compromisso na Europa em 2017. Antes os jogos foram contra Barcelona e Lyon, na Espanha e França, respectivamente.

Aquela cervejinha

O Estado do Paraná caminha para liberar a venda e o consumo de cerveja e chope nos estádios de futebol. O mesmo já é feito no Rio de Janeiro e na Bahia. O projeto que regulamenta a questão foi aprovado em primeiro turno. Foram 23 votos a favor, 16 contrários e uma abstenção. Eu particularmente acho um retrocesso vender álcool nos estádios.

Liberação próxima

A matéria seguirá agora para sanção ou veto do governador Beto Richa (PSDB). A expectativa é de que isso ocorra no máximo até semana que vem. A medida não inclui outras bebidas alcoólicas, como as destiladas ou fermentadas.

Caso de polícia

Após cumprir dois meses de pena por descumprir ordens judiciais durante a liberdade condicional, o jogador Jóbson, ex-Botafogo, foi liberado da prisão após pagar uma fiança de dez salários mínimos. O jogador estava encarcerado na cadeia pública de Colméia, no estado de Tocantins, acusado de estupro de vulnerável.

Punição

Jóbson não pode atuar profissionalmente até dia 31 de março de 2018, data que termina a suspensão pelo caso de doping. Quando atuava pelo Al Ittihad, em 2015, o clube árabe o denunciou por ter se recusado a fazer o exame antidoping. Desta maneira, a Federação Saudita acabou o proibindo de entrar em campo, o que foi acatado também pela FIFA.

Destaque A Tribuna

A possível venda do atacante Lucca para o Nantes da França, deve render cerca de R$ 4 milhões aos cofres do Criciúma Esporte Clube. Lucca evoluiu muito no Corinthians e agora na Ponte Preta se consolidou como um dos principais atacantes do Campeonato Brasileiro da Série A. Lucca merece toda a sorte do mundo!!

Nota Zero

O São Paulo vive um dos piores momentos da história. O Tricolor não tem uma equipe que mereça estar na zona de rebaixamento, mas tem deixado a desejar nos últimos jogos. Contra o Palmeiras, o time de Dorival Júnior chegou a criar algumas oportunidades, largou na frente do placar, mas acabou goleado. Hernanes tem jogado muito, mas uma andorinha sozinha não faz verão!!

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 29/08/2017 - 17:45Atualizado em 29/08/2017 - 17:50

O Criciúma apresentou de forma oficial o meia Jeferson, de 23 anos. O atleta, revelado nas categorias de base do Grêmio, chega por empréstimo até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. A apresentação oficial foi feita pelo diretor executivo de futebol, Edson Gaúcho.

Natural de Porto Velho (RO), Jeferson tem 1,76 metro. “Sou meia, que chego bastante no ataque e ajudo bastante na marcação”, destaca Jeferson, em relação as suas características dentro das quatro linhas. “Estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui”, complementa.

O jogador teve passagens também pela Ponte Preta, Coritiba, Fluminense, Mogi Mirim e Lajeadense-RS.

Jeferson poderá ficar à disposição de Winck contra o Luverdense, já na partida marcada para o dia 9 de setembro, às 16h30min, no Heriberto Hülse. O novato vai brigar por posição com Aalex Maranhão, Dodi e João Henrique.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 29/08/2017 - 07:32Atualizado em 29/08/2017 - 07:35

Empate em Chapecó

Enquanto o time profissional tem bastante tempo até o próximo jogo contra o Luverdense-MT, válido pela quarta rodada do returno do Campeonato Brasileiro da Série B, a equipe junior do Criciúma iniciou a caminhada no Catarinense Sub-20. No domingo, em Chapecó, contra o Verdão do Oeste, o time de Cleber Gaúcho ficou no empate em 1 a 1. Os atuais campeões da Copa SC voltam a atuar pelo estadual na sexta-feira, dia 1º, contra o Metropolitano, no CT do Cristo Redentor. Gaúcho tem entrosamento com a direção do clube e poderá ajudar muito no processo de formação dos atletas. Futuramente, o time profissional colherá os frutos. 


Mais um brasileiro no Barça

Depois do volante Paulinho, o Brasil deve ter mais um jogador negociado com o Barcelona. O atacante Philippe Coutinho está prestes a deixar o Liverpool e acertar com o time catalão. Antes de liberar o jogador ao Barça, o clube inglês precisa encontrar um substituto para o camisa 10. A primeira opção é o português Renato Sanches, que tem sido bastante contestado no Bayern de Munique.  


Ganso brilha

O meia Paulo Henrique Ganso foi o grande herói da primeira vitória do Sevilla no Campeonato Espanhol. No domingo, o jogador brasileiro marcou um golaço de calcanhar para assegurar o 1 a 0 sobre o Getafe, fora de casa.


Karatê de Urussanga dá show 

O Karatê de Urussanga conquistou um resultado importante no Pan-Americano de Buenos Aires. O urussanguense Bernardo Oliveira da Silva, representando a Seleção Brasileira, faturou a medalha de prata na categoria Júnior (55 quilos). É uma conquista que premia o trabalho sério desenvolvido na DME/Urussanga. 


Sem apoio em Criciúma, Ciclismo brilha em Içara

Desde que o prefeito de Criciúma, Clécio Salvaro, fechou as portas para o Ciclismo, o técnico criciumense Gustavo Freitas, o Maninho, continua brilhando nos torneios da Fesporte, mas agora por outras cidades. Além de Joinville, a vizinha Içara também está sendo representada pela equipe Bike Point. 


Em Maringá

A equipe Bike Point/FME Içara/Imepel colheu mais um bom resultado. O time içarense se consolidou como a melhor equipe juvenil do Brasil, no final de semana, durante o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, em Maringá. 


Hegemonia içarense 

Além do título de Artur Simeoni, a equipe içarense teve a prata com o ciclista Danilo Carvalho e a medalha de bronze com Vinicius Rangel, na prova de resistência. O técnico Maninho merece todos os elogios. É uma referência sul-americana na modalidade. 


Destaque A Tribuna 

O Boa Vista faturou o título das duas categorias em disputa no Campeonato Municipal de Futebol Amador. Alem do Adulto, o Boa Vista também ergueu o troféu de campeão na categoria Sub-16. O título veio com gol de Pepe, na grande final contra o Metropol. O gol da vitória foi marcado aos 16 minutos do primeiro tempo. O título da garotada embalou a equipe adulta, que logo depois não deu chances ao Colorado, precisando dos pênaltis para fechar a competição com chave de ouro.


Nota Zero 

O Joinville desperdiçou uma grande oportunidade de entrar no G4 da Série C. No domingo, em plena Arena, o JEC perdeu para o Macaé-RJ, que estava na penúltima posição da Chave B. Além de perder a chance de assumir a quarta colocação, o time do técnico Pingo terminou a rodada na sétima posição. Faltando duas rodadas para acabar a primeira fase, o Tricolor se vê bastante pressionado inclusive pelo fantasma do rebaixamento. Os dois últimos colocados cairão para a Série D. 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 28/08/2017 - 00:37Atualizado em 28/08/2017 - 00:39

Folga na tabela 

Uma coisa é certa. O Criciúma não poderá mais reclamar da falta de tempo para treinar. Essa parada de duas semanas é o sonho de qualquer comissão técnica. Especialmente para o Tigre, o tempo precisar ser aproveitado para acertar vários detalhes. O conjunto perdeu consistência. Desde a chegada do técnico Winck, o time carvoeiro vive o pior momento técnico, principalmente em termos ofensivos. Algumas lesões atrapalharam, mas outros jogadores também caíram bastante de rendimento. Se o atacante Lucão está fora por suspensão, o zagueiro Raphael Silva volta a ficar à disposição. Os resultados da rodada deixaram o Tigre na décima posição, a seis pontos do G4 e com sete de vantagem para o Z4. Duas vitórias podem deixar a equipe novamente em condição de disputar uma entrada na zona de acesso. É nisso que os jogadores devem mentalizar. 

Qualidade faz a diferença 

O Internacional teve mais um adversário que complicou a vida na Série B. Contra o Paysandu-PA, no Beira-Rio, o Inter precisou especialmente dos talentos de Leandro Damião e D'Alessandro para decidir o duelo. O Colorado assumiu a liderança da competição. Parece que agora vai embalar!

Relaxamento 

O Hercílio Luz não consegue imprimir o mesmo nível de competitividade no returno do Campeonato Catarinense da Série B. Pelo fato de ter conquistado o primeiro turno, o time tubaronense decidirá uma vaga na elite em casa. Isso fez a equipe de Aguinaldo Liz relaxar. O Leão perdeu para o Camboriú por 1 a 0, no sábado, no Estádio Robertão, sendo apenas o sétimo colocado com quatro pontos. 

Mauro Ovelha "levanta" o Concórdia 

Depois de um primeiro turno ruim, o Concórdia contratou o técnico Mauro Ovelha e a partir daí melhorou na Série B do Catarinense. No returno, o Galo do Oeste tem 100% de aproveitamento, na liderança. Se ganhar o returno terá a mesma vantagem do Hercílio Luz na semifinal da competição. 

Sub- do Anjo Futsal bem no Estadual 

A equipe sub-15 de Forquilhinha/Teclenet/Anjo Futsal venceu mais uma no Campeonato Estadual de Futsal, foi o time Apaf/Colégio São Bento/FME Criciúma por 6 a 2 em partida válida pelo returno da primeira rodada da competição, no Ginásio Municipal de Criciúma. O time de Forquilhinha está com 33 pontos e é líder da chave que conta com oito equipes. Vencer o time de Criciúma foi fundamental porque era um adversário  direto, já que está em segundo lugar na chave. Méritos do técnico Jean Reis e toda a garotada.

Vencer é fundamental 

O técnico de Forquilhinha, Jean Reis, lembra que a classificação para a segunda fase já está garantida, mas vencer é muito importante porque quanto mais perto da liderança o time estiver, mais diferença em quantidade de pontos terá a equipe adversária. O adversário da última rodada da primeira fase será FME Morro da Fumaça, com data ainda a ser definida.

Hamilton encosta em Vettel

A vitória de Lewis Hamilton, da Mercedes, no charmoso GP de Spa Francorschamps, fez a diferença entre o líder e o segundo colocado ficar em apenas sete pontos. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, líder do Mundial, foi o segundo colocado na Bélgica. O brasileiro Felipe Massa, que corre o risco de ser substituído por Alonso na Willians em 2018, foi o oitavo colocado, ganhando oito posições desde a largada. Próximo encontro é em Monza no domingo, dia 3. 

Destaque A Tribuna 

A experiência pesou a favor do Boa Vista na hora decisiva do Municipal de Futebol Amador de Criciúma. No sábado, no Mario Balsini, a equipe superou o Colorado nos pênaltis para poder levantar o troféu de campeão. Foi uma tarde especial pois a renda levantada, com o ingresso de R$ 5, foi destinada ao Próspera, e os alimentos arrecadados foram destinados às famílias carentes das comunidades envolvidas da final. Parabéns a Larm!! 

Nota Zero 

A divulgação da luta foi muito maior do que o espetáculo. Esse é o resumo que faço da luta entre o americano Floyd Mayweather e o irlandês Conor McGregor, na superluta de boxe disputada em Las Vegas, nos Estados Unidos. Floyd literalmente cozinhou o adversário no começo do combate e só foi vencer o duelo no 10º round, com um belo nocaute. O americano encaixou uma ótima sequência de golpes no irlandês até o árbitro interromper a luta.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 26/08/2017 - 04:42

Mais um Som Maior Esportes

Neste sábado, terei o prazer de apresentar na rádio Som Maior, ao lado de João Nassif, mais uma edição do Som Maior Esportes. O programa voltou a grade da emissora na semana passada e contou com convidados ilustres, como o boa praça Luiz Carlos Winck. Largamos bem com uma baita conversa com o técnico carvoeiro. Para a segunda edição do programa, teremos novamente convidados especiais, entre eles o ex-diretor do Grêmio, Valdir Espinosa, demitido recentemente do time gaúcho. Pelo menos um convidado do Criciúma Esporte Clube também marcará presença. Vai perder essa? Não, né!? O programa começa às 10h. Tudo em FM100,7.

Siderópolis é campeão

Siderópolis foi o grande campeão do Regional da LAC/Taça Rádio Hulha Negra, ao vencer Turvo por 5 a 2, na quinta-feira, no Ginásio Abelle Bez Batti, em Turvo. No primeiro jogo da final a vitória de Siderópolis foi pelo mesmo placar. Foi um título justo, que premiou a equipe de uma superioridade incrível nos dois jogos da final.

Martinho em busca do conhecimento

O professor e técnico da SATC/FME/ALTHOFF Martinho Mrotskoski Neto participou do Curso Internacional de Handebol, promovido pela Confederação Brasileira de Handebol. O evento aconteceu no Ginásio da Barra, em Balneário Camboriú. O evento contou com a participação de 85 técnicos dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Ex-técnico da Espanha marca presença

O ex-técnico da Espanha, Jorge Duñas, ministrou uma palestra bastante proveitosa para os técnicos que compareceram em Balneário Camboriú. Martinho conseguirá trazer novas metodologias para trabalhar com os alunos da SATC e FME. Isso é muito bom!!

Sideropolitano fazendo história

O piloto de Siderópolis, Fellipe Scaini, que participa do Rally dos Sertões 2017 pela primeira vez, concluiu com êxito a etapa mais longa e mais difícil da competição. Na quinta-feira, entre Barra do Garças (MT) e Coxin (MS), o piloto percorreu 666 quilômetros entre serras e longas retas em áreas agrícolas.

Parte final do Rally

Nessa sexta-feira, Scaini partiu de Coxin até Aquidauana-MT, em um percurso de 429 quilômetros. Neste sábado, último dia da prova, serão mais 420 quilômetros até o ponto de chegada na cidade de Bonito-MS. O piloto merece o nosso respeito por levar o nome de Siderópolis ao maior evento de Rally do país.

Destaque A Tribuna

O combate entre Floyd Mayweather e Conor McGregor, neste sábado, em Las Vegas, é tratado pela ShowTime e pelo UFC como o maior duelo dos esportes de combate de todos os tempos. A luta movimenta cifras que podem chegar perto dos US$ 619 milhões de dólares, ou seja, R$ 1,9 bilhão. De um lado um norte-americano, especialista em boxe. Do outro lado um irlandês, especialista no MMA, mas com um soco potente. Peguem a pipoca e acompanhem a luta. É a grande pedida para este sábado. Sportv Combate transmite.

Nota Zero

Vai uma "Nota Zero" para o desempenho do Grêmio nos pênaltis diante do Cruzeiro, no jogo de volta pela semifinal da Copa do Brasil. A cobrança mais decepcionante foi do atacante Luan. A expectativa criada em cima do jogador fez a torcida esperar pela bola na rede, mas não deu. Em outras duas cobranças a trave ajudou o goleiro Fábio. Foi a segunda decisão por pênaltis que o Grêmio levou a pior. A primeira foi no Gauchão, diante do Novo Hamburgo. No final, o discurso arrogante de Renato Gaúcho foi vencido pelo estrategista Mano Menezes.

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 25/08/2017 - 06:02

Folga novamente no final de semana

O descanso faz parte da recuperação, mas também tira o ritmo dos jogadores. Mais uma vez o Criciúma dá folga no sábado e domingo ao grupo tricolor. Mesmo com o próximo jogo sendo somente no dia 9 de setembro, não vejo como necessária mais uma folga de dois dias. O técnico Luiz Carlos Winck tem muitas coisas a corrigir no Tigre. Avalio a folga como exagerada e inoportuna. O momento é de mobilização total. Pela maneira que as coisas estão sendo conduzidas parece que o clube está muito satisfeito com a permanência na Série B. Dificilmente teremos uma oportunidade como esta de subir de divisão. É bom lembrar que os próximos dois jogos serão em casa e o Tricolor terá a chance de voltar a se aproximar do G-4. Parece que nem isso sensibiliza o departamento de futebol e a comissão técnica. O futebol mudou e para pior!!

Intruso na final

O Grêmio era o único favorito entre os semifinalistas da Copa do Brasil, mas por ironia do destino acabou eliminado pelo Cruzeiro, que precisou dos pênaltis para derrotar o atual campeão. Mesmo passando pela equipe que pratica o futebol mais vistoso no país na atual temporada, o time de Minas Gerais ainda é considero um intruso na grande final. O favoritismo está com o Flamengo, que ganha força e confiança com a chegada do técnico Rueda.

Final do Municipal terá cobrança de ingresso

Quem quiser acompanhar a final do Campeonato Municipal de Futebol de Criciúma, no sábado, no Estádio Mário Balsini, entre Boa Vista e Colorado, terá que desembolsar R$ 5. A partida começa às 15 horas. Na preliminar tem a decisão da categoria Sub-16, entre Boa Vista e Metropol.

Handebol do Colégio São Bento

Um belo trabalho é feito pelo Colégio São Bento no Handebol Feminino. As meninas são comandadas pelo técnico Luís Carlos Vieira. Recentemente conquistaram o título da etapa estadual dos Jogos Escolares, em Rio Negrinho. O título credenciou o São Bento a disputar a etapa nacional, em Curitiba, de 12 a 21 de setembro. Foi um título histórico para um dos colégios mais tradicionais da cidade.

Marcelo Just confiante

Em 2013, o futsal feminino do Colégio Rogacionista conquistou o título do Campeonato Sul-Americano. Méritos das atletas, mas principalmente do competente técnico Marcelo Just. O treinador faz um belo trabalho na modalidade. Assim como o São Bento, o Rogacionista estará em Curitiba em setembro, após levar o título da fase estadual do Jesc.

Destaque A Tribuna

A velocista Ana Cláudia Lemos está em Criciúma, visitando amigos e professores que ajudaram muito na formação da atleta. Ana Cláudia é uma das melhores do atletismo brasileiro. Fora das principais competições internacionais de 2016 por problemas de contusão e doping, em 2017, no Campeonato Mundial de Atletismo disputado em Londres, integrou o revezamento 4x100 m que ficou em 7º lugar na final da prova.

Nota Zero

O Criciúma encontra dificuldade na busca por reforços para o restante da Série B. Fica evidente a falta de planejamento do clube, desde o começo da temporada 2017. Alguns jogadores de qualidade questionável permaneceram no elenco e pouco foram testados até agora pelo técnico Luiz Carlos Winck. O Tigre tem muita quantidade, mas pouca qualidade. Será um enorme problema para o treinador conseguir fazer o time melhorar, sem reforços de um nível técnico superior em comparação com os jogadores que já estão por aqui.

 

 

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 24/08/2017 - 05:35

Uma parada que vem a calhar

Todos que cobrem o Criciúma devem respeitar as opções do técnico Luiz Carlos Winck, afinal ele é o comandante e trabalha no dia-dia com o elenco de jogadores. Mas uma situação em especial também é comum a todos que acompanham a rotina tricolor: o Tigre precisa reencontrar o futebol competitivo do começo da própria "era Winck". Essa parada de duas semanas será muito importante para o rumo do Tigre na competição. Penso que a equipe carvoeira não terá problemas para escapar do rebaixamento, mas em relação ao acesso é uma grande utopia projetar um lugar entre os quatro melhores. Lembram da arrancada do Avaí no ano passado? Se o Tigre melhorar em todos os setores, poderemos conversar sobre esse assunto mais à frente.

Duas finais em casa

Os próximos dois jogos em casa devem ser tratados como verdadeiras finais. O Criciúma não pode deixar se abater pelos últimos tropeços no Majestoso. É momento de mobilização total para os duelos contra o Luverdense-MT e Juventude. Serão dois jogos em casa num espaço de quatro dias.

E o fato novo?

O Criciúma precisa de um fato novo, que vai muito além da mudança do esquema ou da escolha de novos jogadores. Até mesmo uma concentração fora da cidade poderia ser feita. A parte física será cuidada, mas a comissão técnica precisa também renovar o foco dos jogadores. A folga foi dada no Dia dos Pais. Agora é hora de arregaçar as mangas e calçar as chuteiras!!

Metade da proposta cumprida

O Tigre cumpriu a metade da proposta de jogo diante do América-MG. Os comandados de Luiz Carlos Winck se defenderam com perfeição, mas em contrapartida não souberam jogar com a bola nos pés. Ofensivamente, o Tricolor foi um desastre contra o líder.

Matemática x Permanência

É bem provável que com mais quatro vitórias o Criciúma escape do descenso. Com 43 pontos, o Tigre dificilmente cai. Pelo futebol que a equipe vem apresentando, o Tigre tem futebol para ficar entre os 12 primeiros colocados. Nada muito além disso. De pontinho em pontinho, o Tricolor vai se consolidando na Segundona, sem grandes sustos.

Destaque A Tribuna

O jornalista tubaronense João Lucas Cardoso terá o desafio de correr a prova de 10km, na Maratona Internacional de Floripa. Sedentário, João Lucas foi instigado pela redação do Diário Catarinense a cumprir uma trajetória que poucos conseguem. Toda a preparação dele vem sendo acompanhada pelo DC e pela rádio CBN Diário. O jornalista contará a expectativa da prova de domingo, na véspera do evento. No sábado, João participará do Som Maior Esportes.

Nota Zero

O norte-americano John Jones, de 30 anos, que havia recuperado o cinturão meio-pesado (até 93 kg) do UFC, no fim de julho, ao nocautear Daniel Cormier na luta principal do UFC 214, testou positivo para turinabol, um esteroide anabolizante. Jones é reincidente e passa a ser uma das grandes decepções da história da organização, pelos sucessivos casos de doping. Está jogando a carreira pelo ralo!!

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 23/08/2017 - 20:10Atualizado em 23/08/2017 - 20:13

Jogou para empatar e empatou

O Criciúma pode comemorar o empate diante do líder da Série B. Diante do América-MG, ontem à noite, no Independência, em Belo Horizonte, o Tigre apostou todas as fichas na estratégia de apenas se defender. Jogou para empatar e conquistou o objetivo. Desde o começo da partida, ficou evidente a superioridade dos mineiros, mas o Tigre errou pouco e não permitiu que os donos da casa abrissem o placar. Nitidamente, com quatro jogadores no meio-campo, o Tigre povoou mais o setor e não permitiu a infiltração dos atacantes do Coelho. Foi uma baita atuação da dupla de zaga formada por Nino e Edson Borges. A preocupação ficou por conta do poder de criação da equipe carvoeira, que continuou inoperante quando tomava a posse de bola. Os laterais não ajudam e fica cada vez mais difícil a situação do centroavante Lucão, que quase nunca recebe em condições de marcar. Agora, sem o atacante Lucão, suspenso, o Tigre volta a campo somente daqui a 17 dias, contra o Luverdense-MT, no Heriberto Hulse. Winck tem a grande oportunidade de trabalhar com bastante calma e tentar fazer o Criciúma voltará jogar um futebol competitivo.

Winck incomodado

Pelas últimas entrevistas do técnico Luiz Carlos Winck é fácil perceber que o gaúcho de 54 anos está visivelmente incomodado com as cobranças. Todos querem melhores resultados, desde a torcida ao presidente. "Culpa" do próprio treinador que fez o Criciúma sair da lanterna para uma aproximação do G-4.

Pouca qualidade

Alguns jogadores pouco atuaram com o técnico Winck. São os casos do zagueiro Ianson, dos meias Caique Valdivia e João Henrique, que finalmente ontem fez a primeira partida como titular. No ataque, Moisés ainda não entrou numa partida. Sem falar em outros nomes que receberam poucas oportunidades. O nível técnico pode não ajudar, mas já deu o tempo suficiente para Winck achar uma maneira do time jogar melhor. Justamente atrás de reforços, o diretor Edson Gaúcho e o presidente Jaime Dal Farra estão em São Paulo na busca por novidades para o Tigre.

Sempre atrás do equilíbrio

Atrás do equilíbrio. Essa é a grande meta da comissão técnica do Criciúma e também do departamento de futebol. Winck precisa encontrar o time titular e o esquema o mais rápido possível, mesmo com as limitações do elenco. O diretor Edson Gaúcho até pode facilitar a tarefa, contratando novas peças. Os reforços por enquanto ficaram só na promessa. Cadê os reforços?

Brasil encerra preparação

O Brasil encerrou a participação no torneio Super 4, em Salta, diante da Argentina e não conseguiu superar a seleção anfitriã do torneio de basquete masculino. Os argentinos levaram a melhor e venceram por 86 a 74, fechando a preparação para a Copa América de 2017.

Estreia brasileira

O Brasil volta as atenções agora para a estreia na Copa América de basquete. O primeiro jogo será nesta sexta-feira, contra a Colômbia, anfitriã do Grupo A, na cidade de Medellín. Porto Rico e México completam a chave. Apenas o líder avançará paras as semifinais. O Brasil está sob o comando do técnico Cesar Guidetti, ex-Pinheiros.

Destaque A Tribuna

O próximo sábado será especial para os apaixonados pelo Futebol Amador de Criciúma. Teremos duas finais no Estádio Mário Balsini, no Bairro Próspera. A primeira decisão é da categoria Sub-16. Às 13 horas o Metropol encara o Boa Vista. Logo na sequência a decisão do adulto, novamente com o Boa Vista em campo. O adversário é o Colorado. O jogo está marcado para as 15h. Empate no tempo normal leva a disputa para os pênaltis.

Nota Zero

Vai uma "Nota Zero" para o enfraquecimento da Associação de Clubes do Futebol de Santa Catarina, que, juntamente com a Federação Catarinense de Futebol, permitiu a desistência de mais uma equipe da Copa Santa Catarina. Somente o Joinville confirmou presença entre os considerados grandes do futebol catarinense. Por hora, a Copinha está confirmada com quatro equipes. O campeão levará uma vaga a Copa do Brasil 2018.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 22/08/2017 - 23:36Atualizado em 22/08/2017 - 23:39

O Criciúma pode comemorar o empate diante do líder da Série B. Diante do América-MG, hoje à noite, no Independência, em Belo Horizonte, o Tigre apostou todas as fichas na estratégia de apenas se defender. Jogou para empatar e conquistou o objetivo.

Desde o começo da partida, ficou evidente a superioridade dos mineiros, mas o Tigre errou pouco e não permitiu que os donos da casa abrissem o placar. Nitidamente, com quatro jogadores no meio-campo, o Tigre povoou mais o setor e não permitiu a infiltração dos atacantes do Coelho.

Foi uma baita atuação da dupla de zaga formada por Nino e Edson Borges. A preocupação ficou por conta do poder de criação da equipe carvoeira, que continuou inoperante quando tomava a posse de bola. Os laterais não ajudam e fica cada vez mais difícil a situação do centroavante Lucão, que quase nunca recebe em condições de marcar.

Números

 A estatística da partida comprova a superioridade do líder: Foram, 15 finalizações contra 3 do Criciúma (sendo 4 chances reais contra nenhuma do rival catarinense). 35 bolas levantadas x 10. Ainda foram 423 passes certos contra 154 do Tigre. Posse de bola: 60% x 40% para o time da casa. Números do G1.

Próximo desafio

Agora, sem o atacante Lucão, suspenso, o Tigre volta a campo somente daqui a 17 dias, contra o Luverdense-MT, no Heriberto Hulse. Luiz Carlos Winck tem a grande oportunidade de trabalhar com bastante calma e tentar fazer o Criciúma voltará jogar um futebol competitivo. O Tricolor é o nono colocado, com 31 pontos, podendo perder três posições com o desfecho da 22ª rodada.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 22/08/2017 - 08:36Atualizado em 22/08/2017 - 08:39

Na gangorra da Série B...

Uma vitória pode aproximar o Criciúma novamente do G-4, precisando ainda torcer por uma combinação de resultados no desfecho da 22ª rodada da Série B. Mas um novo tropeço contra o América-MG, hoje a noite em Minas Gerais, pode fazer a equipe carvoeira despencar para a 14ª posição. Se analisarmos o futebol apresentado pelo time de Luiz Carlos Winck nos últimos jogos é fácil afirmar que o Tigre não irá subir. Sendo assim, prefiro dizer que caso o Tricolor vença hoje, faltarão quatro vitórias para escapar matematicamente do rebaixamento. Essa é a realidade do momento. Infelizmente, o desempenho da equipe não nos faz alimentar esperanças de acesso a Série A do ano que vem.

Copa SC sem Almirante Barroso

O Almirante Barroso desistiu da disputa da Copa Santa Catarina. Com isso, o campeonato, que já era diminuto, com a participação de cinco clubes, será restrito a apenas quatro: Brusque, Inter de Lages, Tubarão e Joinville. O campeão vai disputar a Copa do Brasil do ano que vem.

Boa Vista e Colorado

Teremos uma final inédita no Campeonato Municipal de Futebol Amador de Criciúma. Boa Vista e Colorado farão a grande disputa pelo título no próximo final de semana, no Estádio Mário Balsini. Com uma equipe mais experiente e acostumada a decisões, o Boa Vista é o favorito ao título.

Catarinenses na Série A

Entre os times catarinenses da Série A, consigo enxergar mais condições da Chapecoense escapar da degola, comparando com o Avaí. A Chape tem mais qualidade no elenco. O que complica a vida dos dois é que tem muita "gente grande" ali embaixo.

Pressão na Colina

Embora o técnico Milton Mendes venha com o discurso de que está tranquilo no cargo do Vasco, é inegável que o time carioca corre um enorme risco de rebaixamento. Sem dinheiro em caixa, difícil vislumbrar uma subida na classificação com os mesmos jogadores. Outros times da parte de baixo estão melhorando e é bom o Gigante da Colina ficar ligado.

Ingleses querem Messi

Aproveitando a insatisfação de Messi com o cenário atual do Barcelona, o Manchester City da Inglaterra pretende fazer uma oferta pelo argentino. Os ingleses estariam dispostos a pagar a multa de Messi, que beira R$ 1 bilhão. A saída traumática de Neymar abalou o grupo de jogadores do time catalão.

Destaque A Tribuna

A estreia de Neymar em Paris foi manchete ontem em praticamente todos os jornais e portais de notícias pelo mundo. Com participação direta na goleada do PSG sobre o Toulouse, Ney vai mostrando que fez uma boa opção ao sair do Barcelona. O PSG é muito superior aos demais times e deve brigar pelo título contra o Mônaco, atual campeão.

Nota Zero

Já destinei uma "Nota Zero" ao Palmeiras, como a grande decepção da temporada no futebol brasileiro, mas é preciso citar também o péssimo desempenho do próprio técnico Cuca, que voltou ao cargo seis meses depois da saída no final do ano passado, mas não conseguiu repetir o sucesso. Além do maus resultados, Cuca foi pivô da dispensa de Felipe Melo. E agora??

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 21/08/2017 - 11:07Atualizado em 21/08/2017 - 11:11

Pela primeira vez desde que chegou no Criciúma, o técnico Luiz Carlos Winck sinaliza que irá utilizar o esquema com quatro jogadores no meio-campo. No treino de agora pela manhã, o último antes da viagem para o jogo contra o América-MG, amanhã, às 21h30min, no Independência, Winck projetou a equipe carvoeira com a seguinte escalação: Luiz; Diogo Mateus; Nino, Edson Borges e Diego Giaretta; Jonathan Lima, Ricardinho, Dodi e João Henrique; Silvinho e Lucão.

A escalação mostra que o treinador está preocupado com a equipe adversária e por isso preenche mais o setor de meio-campo.

Marco Búrigo
Por Marco Búrigo 21/08/2017 - 10:14Atualizado em 21/08/2017 - 10:24

Mesmo com os insucessos recentes em casa, o Criciúma continua apenas quatro pontos do G-4 da Série B. Mas a tabela promete não ser mais tão generosa para o Tigre, afinal a equipe de Luiz  Carlos Winck enfrenta amanhã o líder América-MG, teoricamente o grande favorito. Se perder para os mineiros e o Ceará vencer o Náutico, em Fortaleza, no desfecho da 22ª rodada, o Tigre poderá ficar a sete ou oito pontos do quarto colocado.

Por todo esse prognóstico, podemos dizer que um empate, amanhã no Independência, à partr das 21h30min, será um baita resultado, ainda mais pelo fato de estar enfrentando o líder da competição.

Nas contas de acesso, o Tricolor precisa de 11 vitórias, retando 17 jogos. Já na matemática para se livrar da degola, mais cinco vitórias e o Tigre escapa.

1 2 3 4 5 6 7