Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 06/04/2018 - 13:55 Atualizado em 06/04/2018 - 14:00

O professor Adriano Maragno Oselame, da rede municipal de ensino de Criciúma, assinou filiação hoje no PSD.

Ele estava no PP, foi candidato a vereador em 2016 e fez 990 votos.

Filiação foi feita durante reunião com o deputado Ricardo Guidi, o ex-deputado Julio Garcia e o vice-prefeito Ricardo Fabris.

Participou da reunião o professor e economista Richard Ghinzani. 

  

Por Adelor Lessa 05/04/2018 - 14:41 Atualizado em 05/04/2018 - 14:46

O médico e empresário Vitor Benincá, ex-secretário de saúde de Criciúma, assinou filiação no PSD agora a pouco.

Estavam no ato o deputado Ricardo Guidi, o vice-prefeito Ricardo Fabris e o ex-deputado Júlio Garcia.

 

Por Adelor Lessa 03/04/2018 - 17:24 Atualizado em 03/04/2018 - 17:34

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz Silva, catarinense, está próximo de ser anunciado como novo ministro do turismo.

Hoje ele recebeu o apoio formal do trade turistico nacional. Documentos foram encaminhados ao Planalto, com assinaturas das principais entidades do setor no país.

O atual ministro, Max Beltrão, deixará o cargo até sexta-feira para disputar a eleição em outubro.

Vinicius tem o apoio do PMDB de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ele tem vinculos pessoais/familiares com Criciúma e o sul catarinense. Sua bisavô era mulher de Cateano Lummertz, um dos grandes líderes da história de Araranguá, e irmã da poetisa Donatila Bora, que fez historia na cultura de Criciuma. A sua mulher é de Criciúma e suas filhas nasceram na cidade.

 

Por Adelor Lessa 03/04/2018 - 16:49 Atualizado em 03/04/2018 - 18:30

O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (PMDB), ex-secretário de infraestrutura do estado, encaminhou agora à tarde com a direção nacional da Azul, em São Paulo, a volta de um voo pela manhã a partir do aeroporto de Jaguaruna para São Paulo.

Vampiro já vinha tratando do assunto desde o final de 2017, quando estava no comando da Secretaria. Hoje ele se reuniu com Ronaldo da Silva Veras, assessor da presidência da empresa. “Isso é uma reinvindicação muito forte para a classe produtiva, para que possa ir a São Paulo e volte no mesmo dia. Queremos trabalhar junto com as forças vivas de Santa Catarina”, disse o deputado.

Vampiro e Ronaldo da Silva Veras


Ele entregou na reunião um documento da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), pedindo o voo.

A Azul vai levar o assunto para "bater o martelo" na reunião do conselho a empresa, marcada para amanhã.

Quando o assunto ficou encaminhado, Vampiro telefonou para o governador Eduardo Moreira, que estava em Tubarão, cumprindo agenda administrativa.

Eduardo comemorou o resultado da reunião e fez questão de colocar a ligação no "viva voz" para ser ouvida por mais de 10 jornalistas que estavam na sua frente.

O governaor já havia tratado com a Azul em fevereiro pela volta do vôo da manhã. 

Por Adelor Lessa 02/04/2018 - 06:51 Atualizado em 02/04/2018 - 14:37

Por uma semana, fiquei fora da cidade, e fui bem substituído (de novo) na coluna pela jornalista Francieli de Oliveira, que me acompanha na normalidade com notas/informações.

Anotei muitas informações na Alemanha, onde estive neste período, principalmente pelo perfil industrial do “país motor" da Europa, onde sobra dinheiro disponível, com juro quase zero, para quem empreender.

Enquanto isso, por aqui, várias pedras foram movimentadas no tabuleiro politico.

De lá, li o que a Fran escreveu sobre as filiações de Julio Garcia e Ricardo Fabris no PSD, a renúncia do prefeito Napoleão Bernardes, o avanço da candidatura de Eduardo Moreira e a movimentação pela região do deputado João Paulo Kleinübing, agora no DEM.

A propósito, o deputado Kleinübing está com um projeto bem definido para a eleição.

Nas conversas mais reservadas com correligionários e aliados na região, ele revelou que trabalha nos bastidores (e aposta nisso) que vai se fazer candidato a governador, numa chapa com Angela Amin de vice. Seria uma aliança com DEM com PP.

Disse acreditar que a divisão do PSD vai “contribuir" para o seu projeto.

Alem disso, Kleinübing está apostando numa “parceria" com Jair Bolsonaro, PSL.

Ele esta decidido a dar palanque para Bolsonaro em Santa Catarina. Já está falando sobre isso com o deputado presidenciável do PSL em Brasilia.

Kleinubing não trocaria o PSD pelo DEM para ser candidato a reeleição para deputado federal. Fez a migração para ser candidato na eleição majoritária.

Em principio, disputaria o senado. Mas, viu se abrir o espaço para disputar o governo e está muito empenhado nisso.

Por Adelor Lessa 02/04/2018 - 14:16 Atualizado em 02/04/2018 - 15:26

No periodo em que estive na Alemanha, semana passada, vi o jogo da seleção brasileira, andei por várias cidades, pequenas e grandes, e anotei informações importantes sobre o pais que é o motor da Europa.

Um país industrial, com PIB lá em cima, desemprego próximo do nada. E com muito estimulo/incentivo ao empreendedor. De todas as formas.

Desde o dinheiro disponível para negócios, com boa carência e juro próximo de zero (na conta final), até as facilidades para que os negócios sejam viabilizados

Por exemplo: 

No centro de Berlin tem um shopping gigante.  De alto padrão.

Metade dele fica num lado da rua, outra metade do outro lado.

E os dois lados ligados por duas passarelas.

Detalhe: no chão, a rua foi fechada para facilitar a passagem de um lado ao outro do shopping.

E foi transformada em um espaço de lazer (foto).

Mas, acabou incorporada ao shopping, que fez uma cobertura de estilo moderno para proteger os pedestres.

Tudo muito bonito, de bom gosto, para garantir o bem estar das pessoas, e contruibuir para fomentar negocios/emprego/renda. 

Pergunta: conseguiriam fazer o mesmo aqui? deixariam fazer?

Pelo historico de decisões e proceidmentos recentes, provavelmente, nao!

Mas, por que não?

Ou, por que lá pode, e aqui não?

Onde é mais desenvolvido ? Onde é primeiro mundo ? Quem tem que aprender com quem ?

Lá apoiam e facilitam as coisas para quem empreende. Aqui, dificultam ao máximo, com burocracia excessiva, dificuldade de recursos, juros altissimos e, para completar, denúncias formais, representações, processos e recursos (muitos recursos), fazendo prevalecer a chamada "insegurança jurídica".

Mas, ao mesmo tempo, crimes ambientais acontecem, prejudicando de fato as pessoas e o ambiente, como está denunciado agora em Treviso, e não se vê ações tão firmes/enérgicas.

Por Adelor Lessa 17/03/2018 - 07:40 Atualizado em 17/03/2018 - 09:26

O vereador Lucas Esmeraldino, de Tubarão, assume a presidência estadual do PSL, partido de Jair Bolsonaro, e será candidato ao senado.

Ontem à noite, Lucas esteve em Araranguá para inauguração da filial da clinica dos dentistas Julio e Jesse Lopes, de Criciúma, e já se apresentou como pré-candidato.

Jessé é coordenador em Criciúma o grupo Amigos do Bolsonaro.

Lucas também é dentista, tem 34 anos, está no segundo mandato como vereador em Tubarão e é um "campeão de votos".

Ele se desfiliou no PSDB faz 15 dias.

O anuncio da sua filiação ao PSL e candidatura ao senado foi feito em Brasilia pelo próprio Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, em vídeo que foi para o facebook.

Lucas é evangélico e isso pode dar capilaridade estadual à sua canidatura ao senado, bem como fazer "dobradinha" com politicos tambem evangélicos de vários partidos.

Por Adelor Lessa 14/03/2018 - 17:13 Atualizado em 14/03/2018 - 18:23

Martelo batido. O ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, Julio Garcia, vai se filiar no PSD. O ato será na sexta-feira, dia 24, em Criciúma, junto com politicos do partido na região. Na oportunidade, anunciará intenção de ser candidato a deputado estadual na eleição de outubro.

Decisão de Julio Garcia foi tomada hoje pela manhã, depois de reunião com o governador Raimundo Colombo. Neste momento ele está em deslocamento para Criciúma. Vai participar da cerimonia de posse da nova diretoria da Acic, com palestra do ministro Henrique Meirelles, e já tratar dos procedimentos para o ato de filiação.

No final de 2017, Julio deixou o Tribunal de Contas  do Estado, onde atuou como conselheiro por oito anos, decidido a voltar a militância politica e se habilitar para disputar a eleição. Chegou a ser avaliada a possibilidade de filiação ao DEM, mas a tendência sempre foi o PSD.

Mesmo assim, Julio mantêm divergências em relação ao presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio. Ele não concorda, por exemplo, com a candidatura de Merisio ao governo do estado. E, apesar de filiado ao PSD, garante que vai manter a posição e levar ao debate dentro do partido.

Julio Garcia é um dos politicos mais respeitados do sul do estado, reconhecido articulador e muito habilidoso. A sua volta ao processo vai fortalecer a repesentação politica da região.

Por Adelor Lessa 14/03/2018 - 14:42 Atualizado em 14/03/2018 - 18:08

O auditor fiscal Robson Gotuzzo, ex-secretário municipal da fazenda, é o novo gerente regional da secretaria da fazenda do estado.

O ato de nomeação, número 545, com data de ontem, foi assinado pelo diretor de administração tributária do estado, Rogério de Mello Macedo da Silva, e conjunto com o secretário da fazenda, Paulo Ely, e o governador do estado, Eduardo Moreira.

A posse é imediata.

A definição de Gotuzzo para função aconteceu na semana passada, mas faltava o ato de nomeação.

É uma demonstração da credibilidade de Gotuzzo na fazenda estadual.

Ele é tecnico de carreira, não tem filiação partidária e não foi nomeado por questões políticas. Não chegou ao posto por movimento de nenhum politico. 

Gotuzzo foi secretário da fazenda do governo do prefeito Clesio Salvaro até o final de fevereiro. 

 

Por Adelor Lessa 13/03/2018 - 09:21 Atualizado em 13/03/2018 - 09:50

A direção da Latam, por sua assessoria de imprensa, comunicou ontem à tarde que não vai mais alterar horário de vôo a partir do aeroporto de Jaguaruna.
Comunicado curto, por e-mail, enviado por Fernando Salgado que responde pela assessoria de imprensa.

Mas, no site da Latam já não aparece mais o horário das 11h45 a partir de Jaguaruna para São Paulo. 

O horário disponível é 15h05, a partir do dia 2 de abril, primeira segunda feira do mês.

Era o que estava apresentando o site às 9h14 de hoje.

A mostrar que o site da empresa contraria a sua assessoria de imprensa.

Na dúvida, é necessario que as entidades empesariais, prefeitos, deputados e representantes do cidadão contribuinte do sul do estado se mobilizem. Porque o site confirma que a mudança estava efetivamente encaminhada e ainda não houve recuo, apesar da infromação da assessoria. 

Desde a semana passada, os funcionários da Latam e passageiros do aeroporto regional de Jaguaruna estavam sendo informados que a partir de abril o vôo das 11h45 seria deslocado para às 15h05.
Houve reações. A Acic chegou a marcar reunião para ontem à noite para se posicionar a respeito e uma comitiva estava se preparando para recorrer ao governador Eduardo Moreira. Mas, tudo foi desarticulado a partir da informação da assesoria da Latam durante o dia de ontem. 

Por Adelor Lessa 08/03/2018 - 17:05 Atualizado em 08/03/2018 - 17:17

O senador catarinense Paulo Bauer, candidato do PSDB ao governo, será investigado pela Procuradoria Geral da República/Ministério Público Federal sobre o suposto recebimento de R$ 11,5 milhões não-declarados para a campanha eleitoral de 2014, quando concorreu pela primeira vez a governador. Na terça-feira, o ministro Edson Fachin, do STF, autorizou a investigação.

As supostas doações foram apontadas na delação premiada do ex-executivo da empresa Hypermarcas, Nelson José de Mello.

A Procuradoria fará uma investigação específica para decidir se apresenta denúncia ao STF contra Bauer.

Na delação, o ex-executivo diz que o repasse de recursos foi feito por meio de contratos fictícios assinados com outras empresas que não prestaram os serviços oficialmente contratados. Os repasses teriam sido realizados em agosto de 2013 e dezembro de 2014 - abrangendo os períodos anteriores e posteriores à campanha eleitoral.

Era a "bomba" anunciada ontem em Floranóplis que "explodiria" até sexta-feira.

Por Adelor Lessa 23/02/2018 - 19:37 Atualizado em 23/02/2018 - 20:03

No seu discurso de posse na presidência da Amesc, hoje, fim da tarde, o prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso, fez a defesa da candidatura de Eduardo Moreira a governador na eleição de outubro. Quando afirmou que "Eduardo será governador em 2019", foi interrompido por aplausos. O auditorio estava completamente lotado. Ao seu lado, estava o próprio Eduardo.

Foi a primeira manifestação pública na defesa da candidatura depois que Eduardo assumiu como governador e passou a admitir que pode ser candidato a reeleição.

Zênio fez parte de um grupo de prefeitos do PMDB do sul do estado que lançou a candidatura de Eduardo ao governo no segundo semestre de 2017.

Além da posse de Zênio, a cerimônia de hoje em Araranguá teve a inauguração da nova sede da AMESC, com 740 metros quadrados, investimento de r$ 1,8 milhão.

Eduardo Moreira chegou no local acompanhado do secretário de infra-estrutura, Luiz Fernando Vampiro. Os dois vieram do oeste do estado.

Ele assinou atos para recuperação de rodovias no Vale, investimento de r$ 10 milhões.

O ato na AMESC teve forte representatividade politica e emprerarial, e atraiu muitas pessoas.

  

 

Por Adelor Lessa 22/02/2018 - 17:44 Atualizado em 22/02/2018 - 18:53

Não conheço qualquer compromisso formal que o PMDB tenha assumido e que não tenha cumprido com Romanna Remor. Mesmo assim, penso adequado registrar que o PMDB estava em divida com ela.

Romanna apostou todas as suas "fichas" numa aposta com o PMDB, acreditou cegamente no partido e seus comandantes, trocou de partido, se fez canditada a prefeita, mas o projeto não deu certo. Ela deu com os burros n'água. Sofreu uma derrota eleitoral acachapante. Viu ruir um patrimônio politico-eleitoral que havia somado ao longo de anos de miltância, com forte trabalho comunitário e fiscalização intensa/exemplar na câmara de vereadores sobre a gestão de recursos pubicos.

Romanna foi à lona, se mudou para Brasilia, passou por dificuldades, teve que refazer sua vida, mas deu a volta por cima. Montou uma empresa de importação de produtos naturais e ficou afastada do processo político por cinco anos. Hoje voltou. Foi anunciada secretária de ação social do governo de Eduardo Moreira.

Era o nome preferido de Eduardo para a pasta desde o primeiro momento. Ele pensou anunciá-la na semana passada, mas dependia de algumas circunstâncias internas (de governo) e políticas (com o partido). Tudo resolvido, ela foi chamada ao gabinete de Eduardo hoje à tarde e saiu de lá secretária.

Trata-se de mais um nome de Criciúma no governo, que faz politica, mas com perfil técnico respeitvável e, com  história marcada por muita disposição ao trabalho. 

Ela tinha uma viagem marcada ao exterior, para tratar de assuntos ligados à sua empresa, por isso sua posse será no dia 12 de março. 

E a sua posse na secretaria representa inevitavelmente o retorno ao processo politico. É claro que ela não será candidata na eleição de outubro deste ano, mas a partir daí, "tudo é possível" !!.   

Por Adelor Lessa 21/02/2018 - 10:59 Atualizado em 21/02/2018 - 17:50

O governador Eduardo Moreira, MDB, surpreendeu ao anunciar a desativação de 15 secretarias regionais. Entre elas, duas no sul do estado - Laguna e Braço do Norte.

Surpeendeu principalmente porque elas foram criadas pelo MDB, no primeiro mandato do ex-governador Luiz Henrique.

Também serão desativadas quatro secretarias executivas.

O presidente do PSD, deputado Gelson Merisio, adversário de Eduardo,  reagiu ao anuncio - "Estão tentando colocar aerofólio na kombi para ver se ela vira carro de corrida. Tem que extinguir toda essa estrutura cara, utilizada apenas para politica partidária".

Só que o PSD, partido comandado por Merisio,  governou o estado nos dois mandatos do governador Raimundo Colombo e não desativou nenhuma das regionais.

Eduardo garantiu que as medidas que anunciou hoje representam economia de R$ 15 milhões só em salários, mais de R$ 45 milhões incluindo alugueis e outros custos, e o "corte" de 187 cargos comissionados. 

Foi o principal anuncio, entre uma serie de medidas para contenção de gastos.

As regionais sempre foram questionadas e criticadas. O governador Raimundo Colombo chegou a anunciar a intenção de reduzí-las, mas não executou.

Eduardo justificou que vai desativar as regionais porque a extinção implicaria em projeto de lei para tramitação e posterior votação na Assembleia.

A primeira coletiva de Eduardo como governador foi transmitida ao vivo pela rádio Som Maior FM

Por Adelor Lessa 20/02/2018 - 16:53 Atualizado em 20/02/2018 - 17:01

O novo secretário da fazenda de Criciúma poderá ser anunciado até sexta-feira. O advogado tributarista Alisson Mattos foi convidado pelo prefeito Clesio Salvaro e pediu até o fim da semana para responder.

Salvaro se reuniu com Alisson na segunda-feira, no Paço. Participaram o secretário geral Arleu da Slveira e o secretário interino na fazenda, Celito Cardoso.

A intenção de Salvaro ao convidar Alisson é preservar o perfil técnico de sua equipe, especialmente no comando da fazenda.

O ex-secretário Robson Gotuzzo foi oficialmente desligado do cargo na semana passada, depois de um período de férias. 

Salvaro repetiu hoje à tarde que tem Celito Cardoso tem "outras missões" a cumprir no governo e por isso não será efetivado no cargo.

Uma delas é consolidar a idéia da "casa do empreendedor".

Por Adelor Lessa 20/02/2018 - 16:21 Atualizado em 20/02/2018 - 16:25

A deputada Renata Bueno, que representa os italianos do Brasil no parlamento da Italia, esteve agora à tarde na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em campanha para reeleição.

O prazo para que os italo-brasileiros encaminhem seus votos pelo correio encerra na segunda-feira.

Renata visitou vários deputados, incluindo todos do sul, acompanhada pelo deputado Ricardo Guidi, que já apoiou sua candidatura na eleição passada.

Os dois gravaram vídeo que foi postado na página do deputado no facebook.

Por Adelor Lessa 20/02/2018 - 15:43 Atualizado em 21/02/2018 - 06:17

O ex-presidente do DCE da Unesc, Marcos Machado, ingressou com ação judicial para pedir anulação da eleição para o DCE da Unesc e afastar do cargo o atual presidente, Alexandre Bristot Rocha.

Na primeira decisão na ação, no entanto a juiza Ana Lia Lisboa Carneiro negou a concessão de liminar para afastar a diretoria eleita e empossada.

Marcos Machado disputou a reeleição e foi derrotado.

A eleição aconteceu no dia 9 de novembro de 2017.

Não há previsão para conclusão do processo.

O ex-presidente do DCE, Marcos Machado, anunciou ontem à noite, depois de divulgada a informação pelo 4oito, que não tem mais interesse no processo e vai comunicar à Justiça a desistêcia da ação.

 

Por Adelor Lessa 15/02/2018 - 13:25 Atualizado em 15/02/2018 - 13:36

A saída de Robson Gotuzzo da Secretaria da Fazenda de Criciúma não surpreende. Depois que "foi colocado" em férias, este desfecho era uma questão de tempo.

Naquele episódio, com o desgate contabilizado pelo governo, acabou sendo o "Judas" escolhido para " pagar a conta", mesmo não sendo dele a decisão sobre o reajuste e, principalmente, de não fazer  de forma gradual.

Por Adelor Lessa 07/02/2018 - 17:09 Atualizado em 07/02/2018 - 17:29

O Supremo Tribunal Federal (STF) já encaminhou nesta quarta-feira (7) à  Polícia Federal  o mandado de prisão do deputado federal catarinense João Rodrigues (PSD). A assessoria do deputado informou que ele está nos Estados Unidos. 

Ontem (6),  o STF decidiu em julgamento (por 3 votos a 2) pelo cumprimento imediato da execução de pena do deputado. Ele foi condenado a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal por irregularidades em licitação, cometidas quando foi prefeito de Pinhalzinho, oeste de Santa Catarina, na década de 90. 

A assessoria de imprensa de João Rodrigues informou que a previsão é que ele retorne sexta-feira (9) de Orlando, Estados Unidos.

Cópias da certidão de julgamento de ontem também foram enviadas pelo STF à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Câmara dos Deputados. 

João Rodrigues deve ser preso amanhã, quando chegar ao Brasil, e ficará inelegivel, não poderá disputar a eleição de outubro.  

 

 

 

Por Adelor Lessa 06/02/2018 - 18:09 Atualizado em 06/02/2018 - 18:32

Eduardo Moreira definiu hoje o futuro comandante da Policia Militar de Santa Catarina. Será o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, atual sub-comandante.

O coronel Cosme Manique Barreto, comandante sul da PM, que é de Criciúma, se articulou para o cargo. Mas, não emplacou.

Eduardo também definiu o novo secretário de Segurança Pública. Será o professor Alceu Pinto.

O novo delegado geral da Policia Civil será Marcos Ghizzoni Junior, que é do sul do estado, natural de Tubarão. Já trabalhou da DIC de Tubarão.

Eduardo vai assumir como governador no dia 16 de fevereiro, logo depois do carnaval.

Hoje, na primeira sessão ordinária da Assembléia Legislativa, o governador Raimundo Colombo já fez seu discurso na reabertura dos trabalhos ordinários em tom de despedida.

Na sessão, foi empossado como presidente da Assembléia o deputado Aldo Schneider, PMDB.

A mostrar que durante o mês de fevereiro o PMDB assume o comando da Assembléia e o governo do estado. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito