Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 27/03/2020 - 15:11 Atualizado em 27/03/2020 - 15:36

A Apice, agência de publicidade de Criciúma, pilotada pelos irmãos Felipe e Lucas Borges, foi selecionada pelo governo do estado para comandar parte da campanha  emergencial na crise do coronavírus.

A pessoa juridica é FLB Publicidade e Propaganda, tendo como nome fantasia Ápice, operando na região faz mais de uma década, e se consolidado ultimamente como uma das mais importantes do mercado local.

Lucas, sócio do irmão Felipe Borges na Ápice, de Criciúma

É a primeira vez que uma agência de pubicidade de Criciúma é selecionada pelo governo do estado para uma campanha estadual.

Em nota divulgada agora a pouco, o secretário de comunicação do estado, jornalista Ricardo Dias, explicou que "participaram desta seleção as empresas de Santa Catarina que já concorrem no processo licitatório do Governo do Estado, especificamente no lote da Saúde".

Registra ainda que o critério utilizado para contratação é o de menor remuneração, de forma que as agências vencedoras zeraram o custo de honorários e o comissionamento de mídia".

Ressalta ainda que "os contratos têm um valor limite, ou seja, não podem ultrapassar o teto estipulado, mas podem ser inferiores ao projetado".

A outra agência selecionada foi a OneWg, do publicitário Wilfredo Gomes, de Florianópolis.

Abaixo, a nota divulgada a pouco, na íntegra,

"Nota de esclarecimento

Alinhado à política de austeridade, o Governo do Estado informa que não realizou investimentos do orçamento disponível e aprovado pela sua LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, em publicidade e propaganda durante todo o ano de 2019 e nos primeiros dois meses de 2020. Uma licitação está em andamento no Estado para a seleção de agências a fim de melhor informar a sociedade a respeito de serviços públicos e prestar contas ao cidadão dos atos do Governo, atendendo a uma exigência constitucional.

A pandemia de Coronavírus antecipou a necessidade de comunicação direta e em massa com a população no intuito de informar as medidas tomadas e as políticas públicas para contenção e tratamento da doença em território catarinense, com a nobre missão e a responsabilidade de salvar vidas. Conforme parecer da PGE, trata-se de tema extremamente sensível e urgente, que não pode aguardar o regular rito processual diante da obrigação de proteção da coletividade e enfrentamento da emergência de saúde pública.

Amparado pelo Art. 24, IV da Lei Federal n. 8.666/93, foi feita a dispensa de licitação para contratação de agências de publicidade em caráter emergencial, com o apoio irrestrito dos veículos de imprensa que estão divulgando até 50% do seu conteúdo de forma espontânea e gratuita. 

Participaram desta seleção as empresas de Santa Catarina que já concorrem no processo licitatório do Governo do Estado, especificamente no lote da Saúde. O critério utilizado para contratação é o de menor remuneração, de forma que as agências vencedoras zeraram o custo de honorários e o comissionamento de mídia. Ressalta-se ainda que os contratos têm um valor limite, ou seja, não podem ultrapassar o teto estipulado, mas podem ser inferiores ao projetado.

A campanha segue, rigorosamente, todos as exigências jurídicas, éticas e morais em vigor, num momento em que o Governo, aliado à sociedade catarinense, trabalha, incansavelmente, para preservar a saúde e a vida dos catarinenses".

 

Por Adelor Lessa 27/03/2020 - 11:28 Atualizado em 27/03/2020 - 11:33

A professora Rose Reynaud confirmou o que foi antecipado aqui e assinou agora a pouco a filiação no PSD de Criciúma, durante encontro com o vice-prefeito Ricardo Fabris, presidente do partido na cidade.

Rose confirmou que será candidata a vereadora.

Ela foi secretaria de educação de Criciuma durante dois mandatos e fez carreira vencedora/reconhecida na Unesc.

A candidatura a vereadora será a sua estreia no processo politico.

 

Por Adelor Lessa 26/03/2020 - 12:59 Atualizado em 26/03/2020 - 13:27

Jucelia Vargas, uma das principais lideranças do movimento sindical da região, assinou filiação hoje pelamanhã no PDT e passou a integrar a lista de candidatos a vereador.

Jucelia é presidente do Siserp (sindicato dos servidores municipais). A sua filiação foi articulada pelo deputado Rodrigo Minotto, que está se apresentando como candidato a prefeito.

Depois de formalizar a filiação, Jucelia fez uma "reunião on line" com o deputado Minotto.

Na sexta-feira, o PDT filiou o vereador Zairo Casagrande, ex-PSD, que será candidato a reeleição.

Por Adelor Lessa 26/03/2020 - 06:20

O jornalista Upiara Boschi fez uma definição interessante para a postura do governador Carlos Moisés.
"Dizem que o verdadeiro líder é aquele que não está de pijamas quando a história lhe bate à porta. Moisés, indicam seus primeiros movimentos, estava fardado”.
No episódio coronavírus, apareceu um governador Carlos Moisés que estava escondido, camuflado.
Ele foi o líder que a situação grave precisava. Sem receio de tomar medidas ousadas, arriscadas, polêmicas.
Certo ou errado, ele não ficou esperando o que outros fariam. Não se permitiu ir à reboque. Saiu na frente.
Moisés também tem adversários políticos, não tem relação próxima com a mídia, mas não fez enfrentamento com ninguém. Focou no enfrentamento ao coronavírus. E cresceu. Ficou grande.
O presidente Bolsonaro faz caminho diferente.
Repete os discursos (e as brigas) da campanha eleitoral, faz tiradas populistas, contraria os seus ministros e técnicos, e afronta os governadores.
O governador Moisés se disse ontem “estarrecido" com o discurso de Bolsonaro contra a quarentena.
Associações médicas, de prefeitos e empresariais do estado bateram pesado. Definiram a postura do Presidente como inaceitável e equivocada.
No país, Bolsonaro perdeu o seu principal aliado entre os governadores, Ronaldo Caiado, de Goiás, “uniu" os 27 governadores contra ele, e levou petardos dos presidentes do Senado, da Câmara, do STF e da entidade nacional dos prefeitos.

O site O Antagonista, assumidamente de direita, sempre muito próximo do Presidente, manchetou ontem à noite: "Bolsonaro contra o Mundo".
Enfim, o Presidente está menor do que entrou no episodio do coronavírus.

Samba do crioulo doido
O ministro Luiz Mandeta, que também cresceu e ficou muito grande na crise do coronavírus, reconhecido e elogiado por todos, se virou nos trinta para convencer o país que é fundamental o isolamento social.
Bolsonaro atacou o isolamento, disse que isso é “histeria”, e insistiu com termos como “gripezinha” e "resfriadinho".
Na contramão de Bolsonaro, poucas horas depois, o vice-presidente Mourão anunciou em coletiva que a posição do "governo" é uma só, pelo isolamento social.

A articulação de Salvaro
O prefeito Clesio Salvaro ficou ao telefone desde a hora que chegou no Paço, ontem pela manhã, até a o fim da tarde, com os prefeitos das principais cidades do estado. Estava decidido a articular uma ação conjunta sobre as regras baixadas pelo governador Moisés sobre o coronavírus.
Foi “obra”sua a teleconferência, à tarde, com os prefeitos das 15 principais cidades, e o secretário Douglas Borba, chefe da Casa Civil do governo do estado.
Eles pediram que o secretário viabilize uma conversa com o governador Moises até sexta-feira.
Querem tratar da flexibilização das regras baixadas pelo governador.
Se Moisés não atendê-los, podem baixar normativas nos municípios, algumas contrariando atos do governo.

PSL procura PP
O vereador Julio Kaminski, que assinou ontem filiação no PSL, sinalizou ao PP para tratar de uma possível aliança para a eleição de outubro em Criciúma.
A idéia inicial seria o PP indicar o vice de Kaminski, que está mapeado como candidato do PSL a prefeito.
Uma reunião está sendo marcada para tratar da proposta.
No PP, tudo está encaminhado para aliança com o prefeito Salvaro. Mas, a idéia de conversar com Kaminski, foi bem tratada.

Filiações
O vereador Pastor Jair assinou filiação ontem no PSD, confirmando o que estava encaminhado desde o ano passado. Será candidato a reeleição.
Filiaram no PSL ontem, alem de Julio Kaminski, o  vereador Edson Paiol, o suplente Alisson Pires, o advogado Jeferson Monteiro e o ex-vice-presidente do MDB, Ricardo Beloli.
Hoje, a sindicalista Jucelia Vargas, presidente do Siserp, assinará filiação no PDT.

Isenção para remédios
A Assembleia Legislativa aprovou projeto coletivo da bancada do MDB que isenta o ICMS, inclusive para a importação, de medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados ao combate do coronavírus.
Medida tem validade até o mês de setembro.
Projeto foi aprovado durante mais uma sessão virtual da Assembléia realizado ontem à tarde.
Deputado Vampiro participou da sessão da sala da sua casa, no bairro Pio Correia.

 

Por Adelor Lessa 25/03/2020 - 06:20

O prefeito Murialdo Gastaldon considera uma possibilidade real o adiamento da eleição de outubro.
Instado a falar a respeito, ontem, devolveu com uma pergunta:
“Se as Olimpíadas foram transferidas, todos os prazos de contratos também estão sendo revistos, os boletos idem, e até casamentos estão sendo remarcados, por que não a eleição?” .
Como professor de Economia, acrescentou que a situação do país pós coronavírus, com desemprego em alta, e empresa atoladas, vai praticamente inviabilizar o ambiente mínimo necessário para pedir voto.
Mas, enquanto o “calendário" está mantido, articula a sucessão.
Na sua base de apoio, tem hoje três candidatos. Arnaldinho Lodetti e Sandro Serafim, MDB, e Alex Michels, PSD.
Alex foi definido depois de uma pesquisa aplicada pelo Instituto IPC, que o colocou melhor posicionado que os outros pré-candidatos do partido.
Só que a pesquisa produziu um efeito indireto. Deu gás na candidatura de Arnaldinho Lodeti.
Ele aparece em terceiro ou segundo nas simulações, está tecnicamente empatado com Alex Michels, relativamente próximo de Dalvânia, e na frente de Sandro.
Murialdo avalia que a e eleição está “aberta”, e que vai ficando cada vez mais difícil o MDB não ter candidato a prefeito.
Até o início do ano, ele admitia uma composição com o MDB de vice do PSD.
Só que na época, Arnaldinho tinha praticamente metade do que tem hoje na pesquisa, empatado com Sandro.

Pelos servidores
A sindicalista Jucélia Vargas vai suspender amanhã o seu “retiro" no Rincão, adotado como prevenção ao coronavírus, para vir a Criciúma fazer a sua filiação no PDT.
Jucélia será candidata a vereadora, principalmente para fazer defesa dos interesses dos servidores na Câmara.
Ela me disse ontem: “Como nós estamos perdendo muitas batalhas na Câmara por falta de compromisso com os servidores, concluímos que precisamos entrar lá”.
A filiação de Jucélia no PDT é “obra" do deputado Rodrigo Minotto.
 
Tita é tucano
Confirmando o que Arleu da Silveira afirmou no grupo de wathsapp dos vereadores, nesta semana, o presidente da Camara, Tita Beloli, agora é tucano. Ele assinou ontem filiação no PSDB.
Até a afirmação de Arleu, no fim de semana, a ida de Tita para o PSDB era apenas especulação, aposta.
Tudo indicava que sim, mas ele não confirmava, e seguia em conversações com o prefeito Salvaro.

Maior bancada
Com a filiação de Tita, ontem, e de Toninho da Imbralit, semana passada, os dois trazidos do MDB, o PSDB para a ter o presidente da Câmara (Tita) e a maior bancada, com seis vereadores.
A segunda deve ser o PSD, com três, quando o vereador Pastor Jair confirmar filiação.

Sem barulho
O coronavírus atrapalhou os planos de Julio Kaminski e sua turma.
O ato de filiação ao PSL não terá o Governador Moisés, nem secretários de estado, nem o presidente estadual, Fabio Schiochet.
Será uma filiação coletiva, na sexta-feira, e nada mais. Sem alarde, sem comício. Poucos filiados e militantes, inclusive, porque não pode reunir grupos.

Desvio
Jeferson Montero e Ricardo Beloli estão levando para o PSL boa parte dos candidatos a vereador que haviam filiado no PL, quando estavam la.
Ontem, mais um. Paulo da Farmácia, que levou junto o ex-vereador Toninho Izidório.

Não consegue voltar
A crise do coronavírus em Portugal está deixando “preso”, sem conseguir voltar, o criciumense Mateus Rossi (foto abaixo), presidente do projeto Caixa Solidária.
Ontem, ele gravou um vídeo na frente na Embaixada do Brasil, mostrando que estava fechada, não tinha ninguém trabalhando, nem prestando qualquer tipo de atendimento.
Disse que os brasileiros que estão lá, não tem apoio das empresas aéreas, nem das estruturas governamentais.

 

Por Adelor Lessa 16/03/2020 - 23:30 Atualizado em 16/03/2020 - 23:53

Em ato agora a noite em Orleans, o vereador Lucas Librelato assinou filiação no PSD.

Ele foi o vereador mais votado de Orleans em 2016, eleito pelo PSDB.

O ato foi prestigiado pelo deputado Julio Garcia, deputado federal Ricardo Guidi e o deputado Ulysses Gabriel, que é natural de Orleans, também da família Librelato.

A filiação de Lucas é um aditivo importante para a candidatura de Ulysses a prefeito.

Por Adelor Lessa 11/03/2020 - 16:25 Atualizado em 11/03/2020 - 16:38

Terminou agora a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, Florianopolis, para discutir a intenção do Governo do Estado de aumentar impostos para defensivos agrícolas. 

Participaram agricultores de todo o estado. Todos os espaços na Assembleia tomados. A sessão ordinária foi suspensa.

Foi a audiência que reuniu o maior número de pessoas em toda a história.

No hall de entrada foi instalado um telão, com imagem e áudio da audiência pública para agricultores que não conseguiram lugar no auditório.  E o hall ficou lotado (foto).

 

Por Adelor Lessa 10/03/2020 - 16:25 Atualizado em 10/03/2020 - 16:37

O vereador Zairo Casagrande entregou pessoalmente, hoje à tarde, ao governador Carlos Moisés, o projeto da implantação de uma rampa de acesso ao terminal central de Criciúma a partir do bairro Comerciário.

O vereador foi levado à audiência pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, PDT, no Palácio da Agronômica.

O Governador pediu mais detalhes do projeto, e sinalizou com a possibilidade de investimento do estado na obra.

O deputado Minotto também assumiu compromisso de tentar os recursos para a obra por outras fontes.

O vereador define o projeto como um dos mais importantes do seu mandato. Está empenhado nele desde que assumiu.

O projeto foi apresentdo na câmara de vereadores, levado à prefeitura, mas não foi encmainhado.

Ao mesmo tempo, Zairo está avaliando sua filiação ao PDT (ele foi eleito pelo PSD). Pelo que combinou hoje com o deputado Minotto, a decisão deve ser anunciada na sexta-feira.

 

 

Por Adelor Lessa 10/03/2020 - 16:17 Atualizado em 10/03/2020 - 17:47

O vereador Julio Colombo, de Criciúma, acaba de protocolar na Justiça Eleitoral a sua desfiliação do PSB.

Agora, o vereador marcou para a próxima semana a definição sobre a nova filiação partidária.

Três possibildades: PL, PSD ou PSDB.

A tendência é que o vereador migre para o PL, onde já está a sua nora, Julia Zanatta, que será candidata a prefeita.

 

Por Adelor Lessa 08/03/2020 - 20:10 Atualizado em 08/03/2020 - 20:15

O empresário Geovane de Godoi, de Forquilhinha, acaba de assinar filiação no PL e pode ser candidato a prefeito em outubro.

A filiação foi feita durante reunião com o coordenador do PL na região, ex-prefeito Márcio Burigo.

Participaram filiados no PL e aliados de Geovane.

 

Por Adelor Lessa 06/03/2020 - 22:12 Atualizado em 06/03/2020 - 22:17

Com os deputados Luiz Fernando Vampiro e Ada de Luca, com o vereador Paulo Ferrarezi, e cercado por mulheres do MDB, o médico Aníbal Dario assinou filiação no partido agora a noite.

Ele será o candidato a prefeito.

 

Por Adelor Lessa 04/03/2020 - 06:55 Atualizado em 04/03/2020 - 06:59

E ontem à noite, no bairro São Luiz, cavaleiros passeavam tranquilos.

Dividindo espaço com os carros.

E todo mundo se entendendo.

Tipo, cada um na sua.

Por Adelor Lessa 03/03/2020 - 10:24 Atualizado em 03/03/2020 - 10:30

O empresário Adalberto Pizzetti (no centro) confirmou agora a pouco ao coordenador regional do PSL, Rangel Loch (primeiro a esquerda), que será o candidato a prefeito do partido em Içara.

Os dois estiveram reunidos agora pela manhã.

Rangel está articulando candidaturas na região. Projeta que o PSL disputará as prefeituras da maioria dos municipios.

 

 

 

Por Adelor Lessa 03/03/2020 - 05:56 Atualizado em 03/03/2020 - 06:53

O governador Carlos Moisés assumiu por completo a candidatura de Julio Kaminski a prefeito, e vai mergulhar na sua campanha. Ele vai colar em Kaminski as ações do seu governo na cidade e fazer dele o seu "porta voz”.

A primeira mostra disso foi a informação que deu, em primeira mão, na reunião, sobre a obra de revitalização da rodovia Jorge Lacerda. Anunciou que a obra está finalmente liberada, os problemas burocráticos foram resolvidos e a licitação deverá lançada a qualquer momento. A mostrar que, a partir de hoje, as “boas noticias” do governo do estado para Criciúma serão repassadas por Kaminski. É a maneira de dar força política para Kaminski e mostrar que ele tem trânsito livre no governo.

Moisés sinalizou que vem à Criciúma entre os dias 16 e 20 de março para a filiação no PSL de todo o grupo articulado por Kaminski. Agora, o desafio dos operadores políticos do governador Moisés é passar a tratar de forma objetiva com o MDB do deputado Luiz Fernando Vampiro e o PDT do deputado Rodrigo Minotto sobre um amplo acordo. Os dois deputados são da base de apoio do governo e muito próximos do governador.

A idéia é que PSL, PDT e MDB tenham um candidato só, que possa oferecer efetiva perspectiva eleitoral.

Na coordenação

Durante a reunião com o governador Moisés, o advogado Jefferson Monteiro foi convidado por Kaminski para assumir a coordenação da campanha. E aceitou.

 

Por Adelor Lessa 02/03/2020 - 15:04 Atualizado em 02/03/2020 - 15:11

Terminou faz poucos minutos, em Florianópolis, o encontro do governador Carlos Moisés com o vereador Julio Kaminski, candidato do PSL a prefeito de Criciúma.

Ajustaram que o Governador estará em Criciúma na segunda quinzena de março para filiação do grupo que está migrando para o PSL junto com Kaminski.

O Governador informou ao grupo em primeira mão que está liberada a licitação para as obras de restauração da rodovia Jorge Lacerda. Atos serão assinados e lançamento será feito nas próximas horas.

Também participaram do encontro, o vereador Edson Paiol e o suplente de vereador Alisson Pires, o presidente estadual do PSL, deputado Fabio Schicheti, o secretário da Casa Civil do estado e seretário geral do PSL, Douglas Borba, e o coordenador regional do partido, Rangel Loch.

Por Adelor Lessa 02/03/2020 - 13:23 Atualizado em 02/03/2020 - 14:09

O senador Esperidião Amin veio a Criciúma hoje pela manhã, em missão especial, para pacificar o PP na cidade.

Com ele, veio o ex-deputado Silvio Dreveck, presidente estadual do PP.

Amin e Dreveck tiveram reunião de três horas com filiados tradicionais do partido e alguns integrantes da executiva municipal que foi destituida.

O ex-deputado Valmir Comin tamém participou.

Depois das discussões (e explicações) em torno da anulação da convenção de 2019, o senador Amin fez enfático discurso com pedido pela unificação.

A convenção para eleição de novo diretorio, e de nova executiva, foi mantida para o dia 11 de março (próxima semana) e foi montada uma comissão para tratar da composição do novo diretorio.

Se tiver condições, e idéia é que a comissão também já encaminhe por entendimento a nova executiva.

Fazem parte comissão o ex-deputado Comin, o ex-presidente da executiva, Paulo Conti, o ex-vereador Giovani Zapelini,  o ex-presidente Abhraão Souza e o ex-secretário da executiva, Fabrício de Freitas.

O ex-deputado Comin foi definido como "porta voz" da comissão. A tendência é que ele venha a ser confirmado como novo presidente do partido.

 

 

Por Adelor Lessa 28/02/2020 - 14:47 Atualizado em 28/02/2020 - 15:04

A vereadora Greyce Copeti, de Arroio do Silva, acaba de definir sua filiação no PL, durante reunião com o ex-prefeito Marcio Burigo, coordenador do PL na região.

A reunião aconteceu em Criciúma. Filiação será formalizada na sexta-feira, em Florianópolis, em reunião com o senadorJorginho Mello, presidente estadual do PL.

Com a filiação, Greyce passa a ser o nome do PL para a chapa majoritária em Arroio do Silva. Como candidata a prefeita em chapa pura, ou a vice em caso de composição.

Um grupo filiado ao PSD vai seguir a vereadora. O ex-vereador Regio Coelho estava na reunião e já acertou filiação.

O presidente do PL no Arroio deve ser o advogado Anderson Silveira.

Por Adelor Lessa 27/02/2020 - 16:41 Atualizado em 27/02/2020 - 16:45

O presidente do MDB de Criciuma, advogado Rodrigo Ganso, acaba de se reunir com os quatro vereadores do partido.

Trataram da eleição de outubro e o presidente fez apelo para que todos permaneçam no partido.

Na saída da reunião, o presidente afirmou: "Estamos todos juntos no mesmo projeto, trabalhando em prol à construção de uma nominata forte de vereadores e unificados na pré-candidatura majoritária que o partido homologou (médico Anibal Dário)".

 

Por Adelor Lessa 18/02/2020 - 22:15 Atualizado em 19/02/2020 - 08:52

Faleceu ontem a noite no hospital São José, em Criciúma, onde estava internada, Marilia Cadorin, mulher do prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin, o Zica.

Marilia tinha 49 anos e lutava contra um câncer faz alguns anos. Em 2018, ela fez transplante de medula.

Ela nasceu no Rio de Janeiro e conheceu Zica quando os dois moravam nos Estados Unidos.

O velorio está acontecendo desde o início da manhã em Ermo.

Por Adelor Lessa 19/02/2020 - 06:08 Atualizado em 19/02/2020 - 06:48

Trabalhei com um repórter fotográfico, Ezequiel Passos, o melhor de todos, que de vez em quando batia no peito e sentenciava:“as minhas fotos falam mais que qualquer texto, elas contam tudo”. Via de regra, ele estava certo, porque suas fotos “falavam”.  Ele era um craque.

Mas, não tenho dúvida nenhuma que nem as fotos do Zeca conseguiriam retratar o que se vê nos canyons Itaimbezinho e Fortaleza. Estive lá no fim de semana e a minha reação foi de um “turista”. Meu Deus, o que é isso?!

Mesmo que seja a décima vez, qualquer um se impressiona e perde o fôlego diante de tudo aquilo. Altura, largura, "desenhos" nos rochedos, vegetação, cachoeiras, rios. Obras da natureza, dentro do território catarinense.  

Os gaúchos afirmam que os canyons são deles. Na real, só a parte de cima, até a borda. Os canyons mesmo, os dois principais, ficam em território catarinense. Itaimbezinho é Praia Grande, Fortaleza é Jacinto Machado. Mas, é fato que a melhor visão de tudo é por cima, pelo lado do Rio Grande. Então, é tudo junto, e dos dois estados.

Foto: Adelor Lessa

A ser questionado, a falta de infraestrutura básica, ainda. Com estradas de acesso pavimentadas, pelo menos, os dois canyons estariam entre as principais atrações do planeta. E o Brasil e o mundo precisam conhecer tudo aquilo. E visitar.

A serra do faxinal, acesso ao Itaimbezinho, hoje ainda falta pavimentar a metade. Faz praticamente cinco anos que parou a obra, e não recomeçou mais.

Aquilo não pode ficar assim. É um desperdício. É tratar mal uma riqueza da região. Que, quando tratada adequadamente, vai permitir geração de receita e renda, de forma sustentável. O sul deve “assumir" os seus canyons e reforçar os movimentos por melhor infraestrutura.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito