Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 02/06/2020 - 16:28 Atualizado em 02/06/2020 - 16:43

Sinal dos tempos. Terminou a pouco reunião no Palácio da Agronômica entre o governador Carlos Moisés e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Os dois acertaram na reunião que será assinado convênio de R$ 8 milhões entre a Casan e a prefeitura para pavimentação de ruas nos bairros Michel e São Luíz, onde estão sendo encaminhadas obras para impplantação de rede de esgoto pela Casan.

Salvaro e Moisés tiveram relação conflituosa desde o início de 2019, o prefeito ainda não havia sido recebido pelo governador e os seus pleitos não eram encaminhados.

Nos últimos 10 dias, Clésio foi chamado para audiência com a presidnete da Casan, e hoje foi recebido pessoalmente por Moisés.

É mais uma mostra da mudança de postura do governo (e do governador), depois da posse do chefe da Casa Civil, Amandio da Silva Junior.

 

Por Adelor Lessa 01/06/2020 - 14:04 Atualizado em 01/06/2020 - 14:20

Presidente da Câmara de vereadores de Criciúma, Tita Beloli, acaba de assinar memorando suspendendo as atividades da CPI da Afasc por sete dias.

Ato do presidente é desdobramento do requerimento protocolado pelo vereador Arleu da Silveira contra a forma como presidente da CPI, Zairo Casagramde, decidiu a eleição do relator.

Tita Beloli se baseou no regimento interno, artigos 27 e 216, para tomada de decisão.

Ele encaminhou o recurso de Arleu para análise da comissão de justiça da Câmara, que deverá se posicionar em até sete dias. Depois, o assunto será deliberado em plenário. Enquanto isso, ficam suspensos os trabalhos na CPI.

Os vereadores Arleu da Silveira e Ademir Honorato disputaram a função de relator da CPI e cada um teve quatro votos.

O presidente da CPI, vereador Zairo Casagrande, anulou o voto de Arleu com a justificativa que ele fez parte do conselho da Afasc, e declarou Ademir eleito relator.

Arleu sustenta que a decisão de Zairo não tem amparo legal.

 

 

Por Adelor Lessa 20/05/2020 - 20:41 Atualizado em 20/05/2020 - 20:54

O PL de Içara surpreendeu ao lançar o vereador Toninho de Mello como candidato a prefeito.

Pelo menos até nova avaliação do quadro local, o partido sustenta candidatura própria e descarta a possibildade de ter candidato a vice de qualquer cologação.

A decisão foi tomada agora à noite em reunião da execuiva municipal do PL (Toninho é o segundo a partir da esquerda, de camisa vermelha).

Também foi montada  uma comissão eleitoral para tratar com outros partidos, em busca de apoio para Toninho.

Alem do candidato a prefeito, tembém integrama comissão, o empresário Adilton Tramontin, o presidente do partido, Pedro Paulo, e o coordenador regional adjunto do PL, Giovanni Fellipe.

O PDT será primeiro partido a ser procurado pelo PL. O empresário Joelson Cardoso, indicado pelo PDT para chapa majoritária, pode ser vice de Toninho.

 O PL é o partido que mais cresceu na cidade nós últimos dias, com a filiação de 500 novos eleitores em 60 dias.

 

 

 
Por Adelor Lessa 18/05/2020 - 07:02

Desmontado na região pelo ex-deputado Cleiton Salvaro, o PSB começa a ser reorganizado pelo empresário Fabio Brezola.

Convidado pelo ex-deputado Claudio Vignati, presidente estadual, Brezola assumiu a presidência do PSB de Criciúma.

No fim de semana, fez reunião da nova executiva local, definiu estratégias e os primeiros objetivos (Brezola de camisa azul, o segundo a partir da direita).

"A idéia é organizar a parte administrativa e burocrática do partido, para em seguida começar a movimentação política", informou.

O PSB não terá candidatos na eleição deste ano em Criciúma, porque o "desmonte" foi feito praticamente na semana anterior ao prazo de filiação.

Os candidatos a vereador que estavam filiados, foram levados para outros partidos, principalmente PP e PSDB.

 

 

Por Adelor Lessa 11/05/2020 - 12:54 Atualizado em 11/05/2020 - 13:45

O Tribunal de Justiça atendeu pedido do Ministério Publico e acaba de retirar o sigilo do processo dos respiradores, tornando públicas todas as informações.

No despacho dado,  a desembargadora Vera Lucia Copeti escreve:

"Conforme ponderou o Ministério Público, não mais se justifica a restrição de publicidade do feito, diante da deflagração da fase de campo e das normativas expressas no ordenamento jurídico pátrio que regulam o tema acerca da publicidade dos atos processuais"

Na entrevista coletiva de sábado, o chefe do Ministério Público, Fernando Comin, e o diretor geral da policia civil, delegado Paulo Koerich, não reponderam várias perguntas sob argumento que o processo estava com sigilo de justiça.

No sábado à noite, o Ministério Público protocolou pedido ao Tribunal de Justiça para retirada do sigilo.

Com a liberação das informações já foi possível confirmar, por exemplo, que realmente foram pedidas na semana passada as prisões de seis envolvidos no caso. Um deles foi o então secretário da Casa Civil, Douglas Borba.

Mas, a desembargadora Vera Lúcia Copeti negou todos os pedidos.

No sábado pela manhã, Douglas foi levado à sede da Deic para prestar depoimento.

Ontem, ele acertou a sua saida do governo. A assessoria de imprensa anunciou que foi por exoneração a pedido. Ou seja, ele pediu demissão.

Entre os outros pedidos de prisão, está o presidente da câmara de vereadores de São João de Meriti, cidade do interior do Rio, vizinha de Nilópolis.

Na sua casa, no sábado, a polícia sequestrou pouco mais de r$ 300 mil.

Quanto ao demais, tem pelo menos dois amigos de Douglas Borba.

Trecho processo que trata sobre os pedidos de prisão temporária:

"Com base na documentação e nos depoimentos que instruem o presente pedido, é possível afirmar que a prisão temporária de Douglas Borba, Samuel Rodovalho, Leadnro de Barros, Fabio Guasti, Pedro de Araújo,  Rosemary de Araújo, Giliard Gerent e Davi Perini Vermelho constitui medida indispensável à continuidade dos trabalhos investigativos".

Em seguida, mais informações do processo.
 

 

Por Adelor Lessa 10/05/2020 - 22:19 Atualizado em 11/05/2020 - 06:38

O governo do estado acaba de confirmar por nota oficial o empresário Amândio da Silva JÚnior como novo Chefe da Casa Civil.

Ele vai substituir Douglas Borba, que teve exoneração confirmada no final da manhã pelo seu envolvimento no caso dos respiradores.

Douglas foi conduzido à DEIC no sábado para prestar depoimento.

Amândio foi secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico em 2019, com desempenho reconhecido/elogiado, mas deixou o cargo por divergências internas.

Abaixo, a nota distribuída pela assessoria de imprensa do governo do estado:

"AMANDIO JOÃO DA SILVA JUNIOR É O NOVO CHEFE DA CASA CIVIL

O Governo do Estado informa que Amandio João da Silva Junior, ex-secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, será o novo chefe da Casa Civil. Ele assume suas novas funções nesta segunda-feira (11/05/2020) e imediatamente passa a compor a equipe de Governo que tem trabalhado 24 horas por dia no enfrentamento ao coronavírus. Este desafio frente à pandemia – que é de todos os cidadãos catarinenses – se soma à missão primordial do Governo, que é a de trabalhar ininterruptamente para melhorar a qualidade de vida dos catarinenses. A estrutura governamental segue ativa e atuante em todas as demais áreas, além da Saúde, garantindo a quem vive em nosso Estado a manutenção dos serviços essenciais e a continuidade dos projetos e ações de Governo. Unidos venceremos mais este desafio".

 

Por Adelor Lessa 28/04/2020 - 19:12 Atualizado em 28/04/2020 - 19:29

Arnaldinho Lodeti surpreendeu a cupula e os tradicionais do MDB de Içara, atropelou o prefeito Murialdo Gastaldon, impôes derrota ao vice-prefeito Sandro Serafim e passa a ser o candidato do partido a prefeito.

Na convenção do partido, concluida agora a pouco, onde votaram os convencionais, Arnaldinho venceu por 24 a 20.

Minutos antes do início da apiração, o prefeito projetou vitória de Sandro com vantagem de "2 por 1".

Arnaldinho foi secretário de planejamento do governo de Murialdo até se desincompatibilizar para disputar a candidatura.

Murialdo pretendia convencê-lo depois da convenção a disputar eleição para vereador.

O prefeito Murialdo fez campanha ostensiva para Sandro. Na semana passada, inclusive, chegou a circular nos bastidores que Arnaldinho estaria pensando em desistir por causa disso.

Falando ao blog, no entanto, Arnaldinho descartou desistência e garantiu que iria vencer.

Também participaram da campanha de Sandro, o ex-prefeito Gentil da Luz e o ex-governador Eduardo Moreira (que telefonou para boa parte dos convencionais).

Arnaldinho sempre foi conhecido com hábil e competente articulador político. Trabalhou nas duas campanhas de Murialdo e depois assumiu a secretaria de planejamento. Durante o mandato, se filiou no MDB.

 

Por Adelor Lessa 24/04/2020 - 06:01 Atualizado em 24/04/2020 - 07:00

Pior notícia da quinta-feira: 407 mortes em 24 horas no país por coronavírus.

Sinal de alerta.

No estado, os números estão sob controle, em baixa. Resultado do isolamento que foi bem feito.

Agora as atividades estão sendo liberadas. O compromisso de manter a situação sob controle passou para o cidadão.

Maior polêmica da quinta-feira - exigência de 1 metro e meio de distância entre as pessoas que forem a bares e restaurantes.

Se fosse entre mesas, ok.

Se exigisse que cada mesa poderia ter no máximo duas pessoas, ok.

Mas, 1 metro e meio entre uma pessoa e outra? Marido e mulher, inclusive.

Imagina um casal que vai no restaurante para jantar e tem que ficar em mesas separadas (necessário para cumprir a exigência de 1 metro e meia).

Ou um empresário que leva um cliente. Como vão conversar?

E se o restaurante tiver mais 30 pessoas, ou 100. Todo mundo falando alto, pela distância. Ninguém vai se entender. Uma confusão.

Isso inviabiliza retomada de movimento e dos negocios.

Não estou nem discutindo se deve ou não, certo ou errado.
Parto do princípio que se o Governo decidiu liberar, é porque discutiu internamente à exaustão, avaliou todas as circunstâncias, os técnicos foram ouvidos, e a decisão deve estar muito bem fundamentada.

O fio de divergência que puxo é sobre a exigência do 1 metro e meia de distância entre as pessoas.

Deixar assim, é quase o mesmo como não liberar.

 

O dinheiro da eleição

O FORCRI volta a se posiconar a favor do repasse dos recursos previstos para os Fundos Eleitoral e Partidário para ações de combate à Covid-19.
Faz todo o sentido. Tudo a ver. Pelo ambiente de crise que o país vive, e pelo que ainda vem por aí.

Mas, façamos contas.
O presidente Bolsonaro sancionou a Lei Orçamentária Anual de de 2020, que inclui o fundo eleitoral de R$ 2 bilhões para financiar as campanhas dos candidatos nas eleições municipais de outubro. Além disso, as siglas ainda contam com mais R$ 1 bilhão do Fundo Partidário para as despesas com atividades das legendas. O montante garantido pelo Congresso é distribuído de acordo com o tamanho das bancadas.

Somando os dois, total de r$ 3 bilhões. É muito dinheiro!

Mas, o orçamento da Justiça Eleitoral para fazer a eleição é de r$ 11 bilhões.

Isso só para a operação. Máquinas, urnas eletrônicas, pessoal, internet, locomação, sistemas, etc e tal.

Custo da eleição - r$ 14 bilhões.

Se tiver eleição em 2020 e 2022 - r$ 28 bilhões (valores de hoje).

Se juntar numa eleição só, tudo em2022 (prefeito e vereador, com governador, deputado, senador e Presidente), o custo será r$ 14 bilhões.
E o país terá mais tempo para trabalhar, para se levantar e recuperar da crise, não terá que ficar desviando o foco para eleição ano sim, ano não.

Então, por que não?


O pacificador

Miguel Pierini e Neto Uggioni, dois politicos com liderança no Rio Maina, não se falavam faz anos.

Miguel está no PP e será candidato a vereador. Neto está no PSDB e também será candidato a vereador.

Os dois são ligados pessoal e politicamente ao prefeito Salvaro, e estarão no seu "palanque" em outubro.

Então, tratou de quebrar o gelo. Colocou os dois no "carrinho de golfe" usado no Parque do Imigrante, assumiu a direção, e saiu a passear com eles.

Entre uma risada e outra, acabaram se abraçando. E desceram do carrinho, amigos de novo!

Tudo testemunhado por Estevão Pierini, que ajudou Salvaro na operação.
 

 

Por Adelor Lessa 20/04/2020 - 16:07 Atualizado em 20/04/2020 - 16:11

Em Içara, seguem as saídas do MDB e migrações para o PL.

Agora, Valmor Demos, membro do diretorio municipal do partido.

Sacramentou saída do MDB e filiação ao PL, durante reunião com o vereador Toninho de Mello, ex-MDB, já no PL, e o ex-prefeito Márcio Burigo, coordenador do PL na região.

O PL de Içara, liderado por Toninho de Mello, está em sintonia com Dalvânia Cardoso, PP, que será candidata a prefeita em oposição ao MDB.

Toninho deve ser o vice.

 

 

Por Adelor Lessa 17/04/2020 - 10:57 Atualizado em 17/04/2020 - 11:36

A vereadora Greyce Copeti, do Balneário Arroio do Silva, e a advogada Julia Zanatta, candidata a prefeita de Criciúma, produziram bate boca pelo facebook por causa da demissão do ex-ministro Mandeta pelo presidente Jair Bolsonaro.

As duas chegaram a estar filiadas no mesmo partido por alguns dias até o início de abril.

Greyce migrou do PSD para o PL em fevereiro. Julia assinou ficha no PL também em fevereiro.

Na reta final do prazo para filiações, no entanto, Greyce mudou para o PDT.

O bate boca entre as duas se deu a partir de postagem feita por Greyce, ontem, logo depois de confirmafa a demissão de Mandeta:

"O Presidente não conseguiu lidar com a capacidade técnica do Ministro Mandetta que além de competente, mostrou ter EMPATIA neste momento que passamos.
Todos perdemos! Espero que o escolhido tenha conhecimento e sensibilidade ao mesmo tempo... qualidades que o ex Ministro Mandetta tem de sobra. #nojo"

Em seguida, Julia questionou:

"Nojo do que, Greyce? Do presidente?".

Greyce respondeu:

"Você leu o que postei? Acho que entendeu né"

Julia insistiu:

" Não entendi. Por isso perguntei e repito: NOJO DO PRESIDENTE BOLSONARO? Responde aí que quero guardar!".

Seguiu-se o bate-boca entre as duas, com citações do tipo "está com mimimi" e "conversa cansativa".

Até agora pela manhã a postagem tinha quase 300 comentários de outras pessoas que concordavam com uma, ou com outra.
 

 

Por Adelor Lessa 15/04/2020 - 23:31

O vereador Pastor Jair reagiu às informações que teria se filiado no PL fora do prazo legal (depois do dia 4 d abril), garantiu que se filiou no dia 3, em ato fechado, com líderes do partido.

Em nota, ele afirma:

"Mentira! Qualquer notícia referente a minha filiação fora do prazo no partido de Jair Bolsonaro é falsa!

Ele diz ainda:

 "Com toda certeza querem denegrir a imagem do meu mandato sério, voltado para defesa da família tradicional, combate às drogas e defesa da saúde. A minha luta em Criciúma estará ainda mais fortalecida estando no partido de Jair Bolsonaro".

O vereador foi eleito pelo PSC, mas anunciou em 2019 que iria trocar de partido para tentar a reeleição.

Esteve praticamente acertado com o PSD, mas depois se encaminhou para o PSDB e acabou se filiando no PP, levado pelo prefeito Salvaro.

Nesta semana, ele surpreendeu a todos ao anunciar que se filiou também no PL, logo depois de assinar no PP, e garante que foi dentro do prazo legal. Sendo assim, pela lei prevalece a última filiação.

Depois disso, o vereador mudou sua postura na Câmara de Vereadores. Sempre foi um dos mais leais ao prefeito Salvaro, e passou a votar com a oposição.

Depois de anunciada a sua filiação no PL, o PP anunciou que vai registrar que foi comunicado depois do prazo legal e que isso pode levar a impugnação de sua candidatura.

Rápidas

1. A filiação do vereador Pastor Jair no PL, em sigilo, provocou reações internas no partido. Candidatos a vereador ameaçaram pular do barco. 

2. Ricardo Strauss se filiou no DEM de Criciúma e deve ser candidato a vereador em outubro.

3. Coronel Evandro Fraga foi empossado nesta quarta-feira no comando regional sul da PM. Está de volta à Criciúma, onde teve passagem marcante no comando do Batalhão.

4. PSL de Forquilhinha define dois pré-candidatos a prefeito - Vanir Carlos Nola e Ademir José Rocha (o Miro). Dois comerciantes.

5. Empresário Samir Iza se desfiliou do DEM (depois de 20 anos) e se filiou no PSDB. Deve ser candidato a vereador.

6. Maiara Vieira, ligada a Gentil da Luz, pediu demissão do cargo que ocupava na Câmara de Içara, se desfiliou do MDB e assinou ficha no PP  de Dakvânia Cardoso.

Por Adelor Lessa 08/04/2020 - 17:43 Atualizado em 08/04/2020 - 22:04

Numa votação rápida, praticamente em silêncio sepulcral, os vereadores aprovaram, agora há pouco, o projeto em que cedem 10% dos seus salários para as ações de combate ao coronavírus.

O silêncio só foi quebrado pelo vereador Zairo Casagrande, PDT, que fez questão de registrar a sua declaração de voto.

Assim, a sessão se alongou por mais alguns minutos.

Zairo registrou que é a favor de qualquer proposta de corte de gastos na Câmara, e acrescentou:

"Sou favorável à realização de cortes amplos de despesas e à redução do repasse orçamentário ao legislativo, denominado duodécimo".

Os demais vereadores não tocaram em duodécimo e não fizeram nenhum comentário.

Também foi aprovado o projeto que autoriza redução temporária de 20% no salário do prefeito Clésio Salvaro e 10% do vice, Ricardo Fabris.  

 

Por Adelor Lessa 07/04/2020 - 11:10 Atualizado em 07/04/2020 - 11:17

Marcos Machado, membro da executiva do MDB de Criciuma assinou filiação no PSL, em operação pilotada pelo advogado Jeferson Monteiro.

Marcos era assessor do deputado federal Celso Maldaner, presidente do MDB estadual.

Ele se desligou do gabinete de Maldaner, onde estava nomeado, e comunicou ao ex-deputado Ronaldo Benedet a sua decisão de se filiar no PSL. 

Marcos fez movimento estudantil e foi presidente do DCE da Unesc. Era um dos principais líderes da "nova ala" do MDB de Criciuma.

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 07/04/2020 - 06:20 Atualizado em 07/04/2020 - 06:48

A semana começou com a liberação dos autônomos e profissionais liberais. O comércio esperava entrar na mesma portaria de Moisés. Mas, não entrou.

Mesmo com o ambiente já tenso, os comerciantes foram aos poucos se acomodando durante o dia, "aceitando" esperar até amanhã. Porque não passava pela cabeça de ninguém que a quarentena fosse ampliada. Mas, foi.

O governador Carlos Moisés surpreendeu mais uma vez. Quando todos os sinais indicavam que ele iria liberar o comércio e os ônibus a partir de amanhã,  ele decidiu manter tudo parado. O anúncio foi feito às 18h20 durante entrevista coletiva, e a reação foi imediata. Comerciantes revoltados, ou incrédulos, buscavam confirmação na redação Rádio Som Maior e do 4oito, e nos nossos celulares. "É verdade? É isso mesmo?".

A justificativa para a decisão pode ser sintetizada na reação do secretário Helton Zaferino ao ser indagado a respeito:

"Vocês não estão vendo o mundo?!".

Na mesma linha, seis horas antes, o governador de São Paulo, João Dória, havia anunciado ampliação da quarentena no "estado motor" do país por mais 15 dias.

Só que a quarentena de Dória é mais branda que a de Moisés.

Lá, a indústria opera à carga plena desde o inicio, os profissionais liberais sempre estiveram liberados, os bancos e lotericas também, e transporte coletivo está funcionando.

Fechado mesmo em São Paulo é comércio, bares e restaurantes, e escolas.

A mostrar que Moisés, entre todos os governadores, foi o que mais fechou. E continua sendo, mesmo soltando um pouco.

Ele está seguindo a orientação dos técnicos de sua confiança. Não tomaria a decisão que tomou se não tivesse uma tonelada de argumentos, e teses, pela manutenção da quarentena.

Mas, antes da discussão sobre certo ou errado, é preciso que cobrar do estado um olhar especial para o comércio.

Trata-se de um segmento da economia que trabalha, via de regra, com caixa apertado. Poucos tem folga suficiente para seguir o jogo depois de um mês sem operação, sem vendas.

Se não tiver um apoio efetivo, real, sem jogo de cena, o comércio vai ter uma quebradeira geral. Que vai aumentar o desemprego e produzir efeitos gravíssimos no giro da economia.

O que não pode é simplesmente fechar, e não dar oxigênio para ninguém. 

 

 

Por Adelor Lessa 06/04/2020 - 07:43 Atualizado em 06/04/2020 - 09:45

Se deveria liberar retorno de atividades, ou o que deveria voltar agora, é outra conversa.

Trabalhando com o que é fato, com o que está decidido, é preciso tomar os cuidados necessários no retorno.
Tem que voltar como é permitido voltar.
Não pode voltar como se em condição normal estivéssemos.

A liberação para o retorno de algumas atividades não quer dizer que acabou o risco e que a onda do vírus passou.

Nada disso. Ao contrário. Está chegando.

Então, é voltar seguindo as regras estabelecidas, e tomar todos os cuidados necessários.

Há condições impostas pelo governo, e são muitas exigências.

Mas, quem fiscaliza?

Tem que ser cada um. Da cabeça/a consciência/ de cada um. Do profissional , e do cliente.

Afinal, estamos falando de segurança e saúde.

A volta dos bancos, na semana passada, foi um caos. Regras foram desrespeitadas olimpicamente.
Distância mínima não foi seguida. Estava todo mundo junto, um em cima do outro, filas enormes.
Não pode ser assim.

Agora, para quem estiver perguntando se deveria voltar já, respondo com outra pergunta:

o que mudou desde que o início do isolamento até agora que justifique a liberação?

Quais foram as novas condições e circunstâncias criadas que justificam o início da liberação?

É evidente que não é simples/fácil a gestão de uma situação do tipo. As pressões são imensas, de todos os lados.

Se soltar e os números da pandemia explodirem?
Se não soltar e a economia implodir?
O que deu certo pelo mundo afora?
E o que não deu certo?

Olhar por onde já passou ou está passando tudo isso, estudar movimentos e aprender, é recomendável.

É papel do líder a gestão de crise.
Os efeitos e desdobramentos das decisões, vem depois.

Por Adelor Lessa 02/04/2020 - 18:10 Atualizado em 02/04/2020 - 19:13

A deputada federal Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, estará em Morro da Fumaça daqui a pouco para comandar ato de filiação do vereador José Carlos Bortolin, o Calita, ex-MDB. Ele foi duas vezes presidente da Câmara. É um dos chamados tradicinais do MDB local.

Além dele, a deputada vai filiar o vereador Tiago Minato, também do MDB. Ele, inclusive, já cai assumir a presidência do partido.

Antes, a deputada Geovânia estava em São João do Sul, onde acertou a migração para o PSDB da vereadora Micheli, eleita pelo PT.

Em Forquilhinha, hoje à noite, o vereador Maciel Da Soler, ex-MDB, assina filiação no PDT e passa a ser o candidato do partido a prefeito.

Maciel é uma das principais lideranças novas do processo político local. Ele leva para o PDT suplentes de vereadores e candidatos a vereador.

Em Criciúma, Neto Ugioni, que saiu do PSB no começo da semana, fez agora a pouco a sua filiação no PSDB para ser candidato a vereador.

Ato de filiação foi feito durante reunião com o empresário Henrique Salvaro.

À tarde, o PSL fez as filiações de Gelinho Cardoso, liderança do futebol amador e da região agrícola, e Márcio Luis da Silva, lider comunitário do residencial do Conjunto Eldorado.

Em Lauro Müller, o PL fez hoje a filiação de Alciomar De Brida, presidente da Cooperativa de Energia. No ato de filiação, De Brida (no meio) está com o secretário de obras do municipio, Alcione Serrano (de pé). Um dos dois deve ser candidato a vice do prefeito Valdir Fontanella, PP, que vai disputar reeleição.

 

Por Adelor Lessa 01/04/2020 - 11:44 Atualizado em 01/04/2020 - 11:56

O vereador Maciel Da Soler, principal liderança do MDB em Forquilhinha, protocolou ontem o seu pedido de desfiliação.

Ele deve assinar amanhã sua filiação no PDT, com tendência de ser candidato a prefeito, em oposição ao governo local.

Hoje à noite, Maciel terá reunião com o deputado Rodrigo Minoto, o ex-vereador Chile e ex-prefeito Vanderlei Ricken,  que comandam o PDT na cidade.

Devem discutir um projeto de oposição para eleição de outubro.

Por Adelor Lessa 30/03/2020 - 16:14 Atualizado em 30/03/2020 - 16:20

A deputada federal Geovania de Sá, presidente estadual do PSDB, acaba de fazer a filiação do vereador Valdelir Da Rolt, ex-PSD.

O entendimento do PSDB com Da Rolt foi feito pelo ex-deputado Doia Guglielmi.

Em paralelo, o PSDB articula com um dos candidatos do MDB a prefeito, Arnaldinho Lodeti, que Da Rolt seja o seu candidato a vice.

O MDB tem outro candidato, Sandro Serafim, atual vice. O candidato do MDB deve ser definido até final de abril.

Alem de Da Rolt, assinaram filiação no PSDB, no mesmo ato, o secretário municipal de agricultura, Marcelo Bertoti, e o vereador Marcio Dalmolin, os dois também ex-PSD.

 

Por Adelor Lessa 30/03/2020 - 09:47 Atualizado em 30/03/2020 - 10:51

O principal fato na abertura da semana é o anuncio da migração do vereador Valdelir Da Rolt do PSD para o PSDB.

O próprio vereador anunciou sua decisão no grupo de WhatsApp do PSD agora pela manhã. O que está encaminhado é que vai para o PSDB para vice de Arnaldinho Lodeti, candidato a prefeito pelo MDB.

Da Rolt é uma liderança expressiva do PSD em Içara, foi pré-candidato a prefeito, mas passou a articular com o PSDB na semana passada. O vereador Marcio Dalmolin segue o mesmo caminho, apoiando Da Rolt.

O MDB ainda tem, além de Arnaldinho, outro candidato a prefeito, que é o atual vice, Sandro Serafim. A previsão é que o partido defina o candidato oficial na segunda quinzena de abril.

Na semana passada o PSD definiu o vereador Alex Michels como seu candidato a prefeito.

Nesta semana, dia 4, fecha o prazo para filiação ou troca de partido de quem pretende disputar a eleição em outubro.

Em Criciúma, o vereador Pastor Jair, ex-PSC, que estava com os dois pés no PSD, deve se filiar no PSDB, levado pelo prefeito Salvaro. Ele também convite do PSL, feito diretamente pelo chefe da Casa Civil do governo do estado, Douglas Borba, secretário geral do PSL catarinense.

Durante o dia de hoje deve ser confirmada a filiação da professora Maristela Bolan no PSL para ser candidata a vereadora.

Agora pela manhã foi confirmada a filiação do lider comunitário Paulo da Farmacia no PSL para ser candidato a vereador.

 

Por Adelor Lessa 28/03/2020 - 16:28 Atualizado em 28/03/2020 - 16:35

Dois dias depois de o MDB de Criciúma anunciá-lo como reforço, o PSL apresenta a filiação do lider comunitário Daniel Antunes, membro do conselho municipal de saúde, candidato a vereador.

Ele era, até ontem, assessor da deputada Ada de Luca.

A operação para filiação de Daniel no PSL foi pilotada pelo advogado Jeferson Monteiro.

 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito