Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 25/09/2025 - 06:51 Atualizado em 25/09/2025 - 06:56

Quem apostou na expulsão do prefeito Preto Cripa do PL, errou feio.

Além de não ser expulso, o prefeito voltou para Laguna prestigiado, com liberação de recursos e obras anunciadas.

O prefeito foi recebido ontem pelo governador Jorginho Mello (PL). 

O governador não falou em expulsão, nem da possibilidade de desligamento do partido.

Confirmou a liberação de r$ 3,5 milhões para prefeitura de Laguna e garantiu a reabertura do porto da cidade durante 2026.

A possibilidade de expulsão ou desligamenteo do PL passou a ser especulada a partir da briga pública que o prefeito passou a ter com os deputados Zé Trovão, Julia Zanatta e Jessé Lopes, todos do PL.

Os deputados passaram a pressionar pela sua expulsão.

Na terça-feira, passou a circular nos bastidores que o prefeito seria expulso, ou teria que pedir desfiuliação.

No final, nem uma coisa, nem outra.

Preto continua no PL, não terá qualquer punição, e ainda teve liberação de recursos pelo Governo do estado.

 

   

   

Por Adelor Lessa 24/09/2025 - 21:36 Atualizado em 25/09/2025 - 06:32

Criciúma recebeu dois prêmios nacionais no evento Cidade CSC (Connected Smart Cities): Selo Prata em Ecossistemas de Inovação e o Selo Bronze em Cidades Inteligentes.

O prefeito Vaguinho Espíncola recebeu a premiação durante cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, em São Paulo.

O prefeito disse que as conquistas refletem o avanço de Criciúma em diferentes áreas.

“Criciúma mostra que está preparada para o futuro, aliando tecnologia, inovação e qualidade de vida. Esses selos reconhecem o trabalho de todos que acreditam no desenvolvimento da cidade e reforçam que estamos no caminho certo”, destacou.

O Selo de Ecossistemas de Inovação avalia políticas e estratégias voltadas ao desenvolvimento inovador, a transparência e o acesso à informação, além da capacidade de transformar ideias em resultados concretos. Já o Selo de Cidades Inteligentes reconhece práticas em planejamento urbano, infraestrutura tecnológica, governança e maturidade para parcerias.

O evento Cidade CSC é o maior da América Latina voltado a cidades inteligentes, reunindo prefeitos de todo o país em São Paulo.

Por Adelor Lessa 22/09/2025 - 18:24 Atualizado em 23/09/2025 - 07:06

O prefeito de Laguna, Preto Cripa (PL), registrou BO (boletim de ocorrência), ontem, contra a deputada federal Julia Zanatta (PL), por temer pela sua segurança, da sua familia e da equipe de governo na prefeitura.

O prefeito informa que a deputada fez postagem na sua rede social de imagens suas vestido em fantasia tradicional de carnaval, com a frase: "esse moço vai se arrepender até o último fio de cabelo de ter tocado no meu nome".

Na seqüência, ele acrescenta:

"A publicação se soma ao histórico da parlamentar de expor armas de fogo em público e adotar posturas agressivas, o que gera fundado temor pela minha segurança, de minha familia e da equipe de governo, diante do atual cenário de violência política no país".

Po fim, o prefeito Preto requer o registro formal da ameaça explícita feita pela deputada Julia, com análise de risco e eventual solicitação de medidas protetivas, e o reconhecimento do caráter continuado e orquestrado da perseguição, que transcende divergência política.

O início

As diferenças entre a deputada e o prefeito vem da eleição municipal de 2024. O prefeito diz que ela não participou da sua campanha e fez movimentos em favor do candidato adversário.

Isso veio à tona durante um debate numa rádio de Laguna, onde o prefeito disse que não é do PL da deputada Julia e do deputado Zé Trovão, alegando que eles não estiveram com ele na eleição.

A deputada reagiu no fim de semana, com videos e lives, onde defende sua expulsão do partido e faz criticas duras.

Disse que o governo de Preto está cheio de comissionados ligados ao PT e ao PC do B. 

Os deputados Zé Trovão e Jessé Lopes, os dois do PL, também publicaram vídeos com criticas ao prefeito e defendendo seu desligamento do partido.

Procurada ontem à noite, a deputada estava embarcando para Brasília e disse que sua reação ao BO registrado era uma "risada".   

Ela disse ainda que vai pedir na direção nacional do PL e na direção estadual a expulsão do prefeito.

Preto Cripa conversou com o governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, relatando o ocorrido.

O governador teria dito que iria conversar com a deputada.  

Em Laguna, já circula nos bastidores que o prefeito pode sair do PL e voltar ao Republicanos, partido onde já esteve filiado.

 

 

Por Adelor Lessa 22/09/2025 - 16:01 Atualizado em 22/09/2025 - 17:52

A ACIC está trazendo a Criciúma o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), uma das opiniões mais respeitadas autoridades da direita brasileira.

Caiado virá no dia 6 de outubro para uma palestra no auditório da ACIC, com mediação do empresário Ricardo Faria.

O governador estará no estado no dia anterior, e o presidente Frank Hobbold aproveitou das suas relações para trazê-lo a Criciúma para um encontro com os empresários da região.

Em Criciúma, vai falar sobre "O Brasil na visão de suass lideranças públicas e empresariais"

A intenção do presidente Frank durante o mandato é trazer palestrantes que tragam informações, sugestões e respostas para o setor produtivo.

O primeiro foi Cleverson Siewert, secretário da fazenda do estado.

 

    

 

 

Por Adelor Lessa 20/09/2025 - 18:40 Atualizado em 20/09/2025 - 19:01

Fato novo que pode interferir no processo que pode cassar o mandato do vereador Luan Varnier (MDB), em Urussanga.

Um áudio passou a circular, onde um vereador diz que teria que "resolver a situação" até o fim daquela semana.

A defesa do vereador Luan entende que o áudio confirma intenção de apressar o processo e que existe parcialidade por parte da comissão.

O audio é atribuído ao vereador Zé Bis (PP), presidente da comissão processante, que aprovou parecer pela cassação do vereador Luan.

Agora, o parecer precisa ser votado no plenário da Câmara, pelos nove vereadores.

A polêmica conversa veio a público alguns dias depois que sessão extraordinária, convocada para votação do parecer pela cassação, foi cancelada por decisão judicial, e o processo ficou suspenso.

O juíz da comarca, Roque Lopedote, concedeu liminar entendendo que deveria ter mais tempo para análise da legalidade do procedimento.

O vereador Luan comentou por nota:

“O conteúdo do áudio mostra claramente que o foco nunca foi a verdade. O objetivo era me silenciar. Estavam mais preocupados com o calendário da minha cirurgia do que com os fatos. Isso é grave e precisa ser investigado”.

A repercussão do "fato novo" tem movimentado a cidade.

Procurado para se manifestar a respeito, o vereador Zé Biz não atendeu ligação telefônica e não respondeu a mensagem. Assim que se manifestar, sua posição será aqui registrada.

 

Por Adelor Lessa 20/09/2025 - 08:13 Atualizado em 20/09/2025 - 08:55

O deputado Luiz Fernando Vampiro revelou na rádio Som Maior que tem convite para se filiar no Partido Novo.

O convite foi feito pelo presidente nacional do partido, Eduardo Fernandes Ribeiro, com a garantia de espaço para disputar a eleição de 2026.

Em Brasiília, Vampiro tem votado e se posicionado com o Novo em praticamente todas as pautas.

Mas, o deputado garante que só vai decidir sobre novo partido no início de 2026.

O que é certo é que não ficará no MDB. Um dos motivos, é que o partido está alinhado ao Governo Lula.

Vampiro tem conversas mais adiantadas com o PSD, para onde deve migrar.

Ele admitiu que no PSD pode ser candidato a deputado estadual ou federal, ou até não disputar eleição, dependendo do projeto do partido e dos espaços disponíveis.

A sua ida para o PSD está sendo encaminhada pelo deputado Julio Garcia, presidente da Assembléia Legislativa.

Julio está "mapeado" como candidato a federal em 2026, mas na reunião do comando estadual do partido em Balneário Camboriú, semana passada, disse que pode abrir mão para Vampiro se o espaço para ele ser candidato a estadual.

     

Por Adelor Lessa 19/09/2025 - 17:59 Atualizado em 19/09/2025 - 18:59

A vice-prefeita de Joinville, jornalista Rejane Gambin (NOVO), foi palestrante em um evento realizado em Criciúma sobre o protagonismo feminino na política. A mulher do prefeito Vaguinho (PSD), Giseli Bolan, estava presente (na foto, as duas de branco, na frente).

O evento foi organizado pela representante do “Mulheres pelo Novo” de Criciúma, a advogada Michele Marques, e reumiu mais de 30 mulheres.

A presidente da Associação das Mulheres Políticas do Sul (AMPS), Sabrina Minatto, foi uma das painelistas.

A vice-prefeita de Joinville veio a Criciúma para participar do Congresso Catarinense de Cidades Digitais, onde falou de programas implantados na sua cidade, e aproveitou para participar do evento com as mulheres. 

A grande maioria das participantes do evento são filiadas ou simpatizantes do Partido Novo.

Mas, também teve mulheres ligadas a outros partidos, com as vereadoras Maria Luiza Darolt (PP), de Cocal do Sul, e Gláucia Cesa Perico (MDB), de Siderópolis.

Por Adelor Lessa 19/09/2025 - 05:25 Atualizado em 19/09/2025 - 06:56

O advogado da região sul, Maurí Nascimento, foi o mais votado na sabatina feita pela OAB de Santa Catarina, na sua sede, em Florianópolis, ontem, com os 12 candidatos à vaga de desembargador destinada aos advogados no Tribunal de Justiça.

Maurí teve 108 votos. Marcio Vicari, segundo colocado, teve 106, e Giane Bello, 105 votos.

A sabatina foi a primeira etapa no processo para definição do novo desembargador.

Se ontem tivesse mais que 12 inscritos, a sabatina excluiria os menos votados.

Como tinha só 12, todos estão "classificados" para próxima etapa.

No dia 6 de outubro vai acontecer a eleição direta, com participação de todos os advogados do estado, para eleição de seis entre 12 candidatos.

A lista será posteriormente levada ao Tribunal de Justiça, que elegerá três.

A lista triplice vai à mesa do Governador Jorginho Mello para nomeação de um deles como novo desembargador.

A previsão é que o processo seja concluído ainda neste ano.

Primeiro colocado na sabatina de ontem, o advogado Mauri Nascimento continua entre os mais cotados para a vaga.

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 18/09/2025 - 17:34 Atualizado em 18/09/2025 - 18:10

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, é uma das mais respeitadas lideranças da direita brasileira, adversário ferrenho da esquerda.

Ele escreveu o seguinte sobre a PEC que aprovaram na Câmara dos Deputados, a toque de caixa, e que agora está indo para o Senado para ser apreciada e votada.

"A PEC da Blindagem, se for mesmo aprovada, representa o divórcio do Congresso Nacional com o povo brasileiro e terá conseqüências nefastas para a política nacional. Ela é um convite para o crime organizado entrar no Congresso pela porta da frente, disputando voto nas urnas, para proteger os chefes das facções do alcance da justiça. Espero que o Senado corrija o erro da Câmara e rejeite a proposta".

Ele publicou às 14h54.

Caiado manda ao lixo os discursos e lacrações de internet dando conta de que as criticas à PEC da Blindagem é coisa da esquerda ou de quem tem viés esquerdista. Nada disso. É postura de quem tem responsabilidade.

Hoje cedo, na rádio Som Maior, recuperei fatos que apontam para o crescimento da participação e influência do crime na política.

Listei noticias recentes.

Teve prisão do deputado do Rio, ligado ao Comando Vermelho, envolvido com o trafico e lavagem de dinheiro.

Antes disso, teve políticos investigados por crimes com suspeita de ligação com PCC e CV, doze eleitos em São Paulo ligados ao crime organizado, investigação da Polícia Federal identifica políticos aliados do PCC. 

Com a PEC da Blindagem, a bandidagem vai ser estimulada a mergulhar na política porque vai ter um manto de proteção.

Vai ter o mesmo efeito de estender tapete vermelho para a bandidagem.

Proteger deputado para discurso na tribuna, é café pequeno, é dos efeitos o menor. 

A PEC da blindagem interessa aos infratores, corruptos, picaretas da politica, mas principalmente ao crime organizado, que vai ter poder, influencia e proteção.

Por Adelor Lessa 17/09/2025 - 14:27 Atualizado em 17/09/2025 - 17:26

Um retrocesso em Brasília.

Não faz muito tempo, o país discutia como acabar com o Foro Privilegiado dos parlamentares, porque era um escudo de proteção para criminosos.  

Era a garantia que não seriam processados e julgados como os outros mortais.

Ontem, o privilégio voltou. E mais forte. 
 
Deputados federais levaram a voto, a toque de caixa, e aprovaram em duas votações, ontem à noite, a PEC que amplia o Foro Privilegiado dos deputados
PEC é proposta de emenda constitucional, porque tem que alterar a constituição para isso.

Para o entendimento de todos, a PEC prevê que o Congresso é quem passa a decidir qual investigação contra algum político do congresso poderá seguir adiante. Na real, os deputados vão decidir se alguma investigação contra algum deputado vai seguir adiante, independente do crime ou da acusação.

Pergunta: os deputados vão se proteger entre eles, fazendo valer o espírito de corpo, ou vão colaborar com a Justiça, se algum dos seus for suspeito de irregularidade?

E um detalhe:  além dos deputados e senadores, foram incluídos entre os beneficiados na PEC os presidentes de partidos - que também passam a ficar protegidos, amparados.

E mais um: tudo em votação secreta, para ninguém ficar sabendo quem protegeu quem!

Uma PEC de tamanha importância aprovada sem um debate público sequer. 
Ou algum deputado perguntou opinião de algum eleitor a respeito?

A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até r$ 5.000 por mês, que interessa a maioria da população, não foi votada ainda pelos deputados, está na fila, sem previsão. 
Mas, a PEC furou a fila e foi aprovada rapidinho.

Ela é chamada, pelos que a defendem, de PEC das prerrogativas. 
Mas, ela é a PEC dos privilégios, da blindagem, do protecionismo, do farinha pouca meu pirão primeiro.

O texto foi aprovado pela Câmara e agora segue para o Senado.
Os cinco deputados federais da região votaram a favor - Guidi, Julia, Daniel, Vampiro e Geovania.

Em agosto, uma pesquisa mostrava que o Congresso só tinha a aprovação de 11% dos entrevistados e era reprovado por 81%.
O STF, tão mal falado, era aprovado por 49% e rejeitado por 51%.

A baixa credibilidade dos deputados e senadores passa por posturas e posicionamentos do tipo.
E tende a ficar pior.
Porque a maioria deles, especialmente quem comanda (e manda), vai deixando a nítida impressão que estão lá para se beneficiar, não para fazer melhor vida das pessoas e a situação do país.

 

Por Adelor Lessa 16/09/2025 - 20:34 Atualizado em 17/09/2025 - 05:34

A entrevista do governador Jorginho Mello (PL) ao jornalista Anderson Silva, do NSC Total, trouxe fatos novos e confirmou especulações que interferem diretamente na montagem do quadro para eleição estadual de 2026.

Primeiro, nada a ver com a eleição de 2026, Jorginho confirmou que o ex-presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar, aceitou o seu convite e passará a integrar o Governo assim que retornar de uma viagem ao exterior com a familia. Vai comandar a Invest Santa Catarina, que coordenará as negociações para as parcerias com a iniciativa privada para investimentos no estado.

Depois, Jorginho admite pela primeira vez que o seu vice na chapa para eleição de 2026 pode ser do sul do estado.

Neste caso, o nome mais forte é o do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), se tiver o "chapão" com aliança entre PL e PSD.

Mais adiante, confirmou acordo fechado com o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre definição dos candidatos ao senado na sua chapa:

"Combinei com o presidente Bolsonaro: “presidente, em Santa Catarina a gente tem que participar”. Daí ele próprio disse: “então eu indico um e você indica outra”. Foi fechado o negócio. Então ele vai indicar um. Se o candidato dele é o Carlos Bolsonaro mesmo, vai ser o Carlos Bolsonaro. Eu vou indicar o outro. Seria a Carol de Toni, mas chapa pura eu não vou indicar. Daí eu vou indicar o Esperidião Amin".

Por fim, um fato novo. Jorginho disse que a deputada Caroline de Toni pode trocar de partido para ser candidata ao senado, com consentimento do PL:

"A Carol pode ir até para um outro partido. E a gente libera ela do PL. Ela vai pro outro partido, se elege e depois volta (pro PL)".

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 15/09/2025 - 15:32 Atualizado em 16/09/2025 - 05:36

A prefeita de Urussanga, Stela Talamini (MDB), recebeu "convocação" do Governador Jorginho Mello (PL) para estar amanhã, 17h30, em Florianópolis, para assinar os atos para obra de pavimentação da Rodovia dos Mineiros.

O ato será realizado na Casa da Agronômica.

Na oportunidade o Governador vai anunciar valor do investimento, detalhes para licitação e projeção de início das obras.

A obra vai contemplar o trecho da rodovia que liga as comunidades de Rio Carvão e Santana. 

Trata-se de um pleito antigo de Urussanga.

Na primeira reunião que teve com o Governador, a prefeita informou que a prioridade numero um, a numero dois e a número três é a rodovia. Repetiu o mesmo nos encontros seguintes.

No mês de julho, o secretário adjunto de infraesrutura, Ricardo Grando, esteve na cidade, vistoriou a rodovia e garantiu que estavam sendo encaminhados os procedimentos necessários para a obra.

Alguns dias depois, em Araranguá, o Governador anunciou que faria a liberação de recursos para a obra, o que será confirmado amanhã.

   

  

Por Adelor Lessa 13/09/2025 - 19:43 Atualizado em 13/09/2025 - 20:14

A Unimed Criciúma inaugurou em Araranguá o seu terceiro hospital, HCon-Hospital Conventos, com a presença do governador Jorginho Mello e do prefeito Cesar Cesa.

O presidente da Unimed, Leandro Avany Nunes, disse que era um sonho dos médicos cooperados de Araranguá e da região da Amesc. Era um objetivo desde o início da sua gestão.

"O que tem de melhor, em equipamentos de cirurgia, de imagem e tecnologia, stá instalado e funcionando neste hospital. Hoje, fazer uma cirurgia aqui, ou no hospital da Unimed Criciúma, ou no Sirio Libanes ou no Albert Einstein, é a mesma qualidade", acrescentou.    

O hospital tem 5 mil metros quadrados, 30 leitos, três salas de cirurgia, investimento próximo de r$ 50 milhões.

Foi inaugurado nesta sexta-feira à noite, já com o setor de imagem aberto.

A Unimed tem na região da Amesc 11 mil clientes e a expectativa, de acordo com Leandro Nunes, é atrair mais pessoas para a saúde suplementar na região. A estimativa é chegar a 25 mil.

De outro lado, anunciou que a partir de agora a Unimed vai focar na ampliação do hospital São João e do Hospital Unimed, os dois em Criciúma.

No hospital Unimed será construido um novo prédio onde hoje tem o estacionamento, provavelmente em 2026. Os projetos ja estão prontos. Serão 7 andares, mais de 20 mil metros quadrados. Praticamente vai duplicar a area construída do hospital.

 

 

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 13/09/2025 - 08:09 Atualizado em 13/09/2025 - 08:52

O governador Jorginho Mello (PL) repetiu ontem à noite que o seu candidato a Presidente é Jair Bolsonaro, e se ele não puder, será quem ele indicar. Mas, a partir de agora, depois da condenação do ex-Presidnete, ele entende que a direita precisa repensar, reavaliar, e que o governador Tarcisio de Freitas (Republicanos), com o apoio de Bolsonaro seria a melhor candidatura.

"Eu lamento a condenação do Bolsonaro, foi um absurdo, mas agora a direita tem que começar a repensar candidaturas, e ver a melhor alternativa. Eu acho que, com o apoio do Presidente Bolsonaro, mesmo preso, a melhor candidatura seria do Tarcisio", disse Jorginho.

O governador comentou ainda que Bolsonaro gosta de Tarcisio e que eles tem se reunido (comando nacional do PL e governadores de direita), e que Tarcisio já está numa condição especial por ser govenador de São Paulo.

Jorginho estava em Araranguá ontem à noite para participar da inauguração do hospital da Unimed, o HCon - Hospital Conventos, que é terceiro hospital da Unimed Criciúma, construido com recursos próprios, investimento de R$ 50 milhões..

Por Adelor Lessa 12/09/2025 - 09:21 Atualizado em 12/09/2025 - 12:06

É preciso distensionar!
É preciso desligar a frigideira!
É preciso baixar as armas!

Aqui, ali e acolá.

O ambiente está muito belicoso.

É guerra, confronto, ameaça.
É pouca conversa e muita briga.

Sou do tempo em que se parava para ouvir as pessoas, e seus projetos, planos, teses.
Mesmo aquelas pessoas que não se conhecia direito, ou que nao pensava como a gente, ou que até nem concordava.
Mas, ouvia, pensava a respeito do que era dito, avaliava, estudava, para só depois concordar ou não.

Nao se definia bom ou ruim, ótimo ou péssimo, pela procedência, pela origem, pelo grupo de onde saiu.

Sou do tempo em que nao era só um extremo e outro.
Tinha o meio, com um universo entre uma ponta e outra.

Sou do tempo em que paixão você tinha pela pessoa amada, pelos filhos e netos, pelo time do coração.

Politico era para respeitar, ouvir, acionar quando necessário, discordar, divergir.

Para fazer a vida melhor não tem manual de instruções.
Mas tem experiências, histórias, demonstrações, tem o tratar.

Fazer a vida melhor não inclui só amar ou odiar, tem uma infinidade de sentimentos pelo meio.
É fazer leve, descarregar a mochila de vez em quando.
Nao levar na ponta da faca, nem a ferro e fogo.

Lutar, correr, mexer, se virar, tentar e buscar, sempre.

Mas também desligar, aliviar, distensionar
Viver!
Parar para sentar e jogar conversa fora, rir, cantar, inclusive com pessoas que você diverge em muita coisa.

É aceitar e compreender os diferentes, que não pensam igual.

É entender que ninguém é dono da verdade, e assimilar que a verdade de hoje, pode não ser verdade amanhã. 

Distensionar, enfim!
Aliviar!
Viver mais na plenitude!

Ser e fazer feliz.

Por Adelor Lessa 12/09/2025 - 05:48 Atualizado em 12/09/2025 - 09:21

Em encontro em BC, João recebe apoio de Kassab e critica condenação de Bolsonaro

O PSD fez um grande evento, ontem à noite, lotando o Expocentro de Balneário Camboriú, com para fomentar a candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ao Governo do Estado.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estava no evento, junto com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimental, e o o líder do PSD na Câmara Federal, Antônio Brito.

Do estado, estava o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Júlio Garcia (PSD), e destaque para os deputados de outros partidos - Nilson Berlanda e Carlos Humberto, do PL (partido do govenador Jorginho Mello), Vampiro (MDB) e Fabio Schiocheti (União Brasil).

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), foi anfitriã do encontro.

 Os discursos foram marcados por críticas à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente do PSD em Santa Catarina, Eron Giordani, afirmou: “Precisamos parar de atacar pessoas e começar a discutir o que realmente importa. Por causa dessa polarização, Bolsonaro foi condenado injustamente hoje. Esse não é o projeto de uma pessoa, é o projeto de um partido pelo bem do Estado.”

João Rodrigues lamentou a condenação de Bolsonaro, apontando os efeitos do extremismo no país: “Culpa do extremismo que tomou conta do Brasil. Ninguém aguenta mais isso. Ninguém discute o que realmente importa para o Brasil.” Ele reforçou seu compromisso com a pré-candidatura ao governo de Santa Catarina em 2026: “Eu disputei 10 eleições e ganhei as 10. Nossa aliança é com o povo, e vamos vencer. O Estado precisa ser governado por quatro anos, e não apenas em época de eleição. Santa Catarina não pode ser apenas uma propaganda bonita. Precisamos de um projeto sério.”

Por Adelor Lessa 11/09/2025 - 19:15 Atualizado em 11/09/2025 - 19:54

Um despacho judicial do juiz Roque Lopedote, proferido no final da tarde de quinta-feira (11), concedeu liminar que cancela a sessão extraordinária marcada para esta sexta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Urussanga, na qual estava prevista a votação do parecer da Comissão Processante que pedia a cassação do mandato do vereador Luan Varnier. 

A medida judicial também anula o parecer da própria comissão e deixa o processo sem nova data para a sessão decisiva.

A Comissão Processante havia concluído pelo parecer de cassação do vereador Luan Varnier (MDB), julgando que ele cometeu irregularidade quando atuava como secretário municipal de Saúde.

 Em específico, ele é acusado de ter furado a fila de atendimentos do SUS para favorecer pessoa de seu relacionamento pessoal. Após repercussão, Varnier pediu exoneração do cargo de secretário, retornou à Câmara, e atualmente está licenciado do Legislativo.

Abaixo parte do despacho com a decisão:

"Assim, determino a suspensão do prazo nonagesimal para conclusão dos trabalhos da CPI instaurada e, enquanto vigorar os efeitos da presente decisão liminar.

É a decisão.

Diante do exposto, comprovados os pressupostos autorizadores, nos termos do art. 7º, III, da Lei nº. 12.016/2009, CONCEDO A MEDIDA LIMINAR pleiteada para determinar a suspensão dos trabalhos da Comissão de Investigação e Processante nº. 001/2025, em especial o cancelamento da sessão de julgamento designada para o dia 12/09/2025 até decisão final do presente mandamus.

Notifique-se a autoridade apontada como coatora do conteúdo da petição inicial, a fim de que preste as informações que entender necessárias, no prazo de 10 dias, devendo para tanto detalhar todas as reuniões que houveram entre os membros da comissão e a finalidade, inclusive informando ainda quais tiveram ou não a intimação do impetrante, sob as penas da lei (Lei nº 12.016/2009, art. 7º, I).

5003842-43.2025.8.24.0078
310082809489.V21

 

 

Por Adelor Lessa 11/09/2025 - 18:26 Atualizado em 11/09/2025 - 18:44

O governador Jorginho Mello (PL) estará em Araranguá nesta sexta-feira para participar da cerimônia de inauguracão do hospital da Unimed na cidade, o HCon - Hospital Conventos.

A inauguração está prevista para 19h.

O Governador estará em Canoinhas durante à tarde, e sairá de lá direto para Araranguá.

A secretária Luciane Ceretta operou para garantir a presença do Governador na inauguração.

Será o terceiro hospital da Unimed na região.

Como o Governador estará em Araranguá, e o processo da ponte de Ilhas está praticamente cncluído, com análises e ajustes realizados pela área técnica do Governo, é possivel que ele surpreenda e traga o convênio para assinar, liberando de uma vez a licitação para retomada da obra.  

Não há nenhuma informação do Governo a respeito, nenhuma sinalização, mas há uma expectativa (na real, torcida) na cidade para isso.

  

 

Por Adelor Lessa 10/09/2025 - 11:02 Atualizado em 10/09/2025 - 19:58

Uma casa antiga, vai ficando velha se não for preservada, revitalizada, reformada de vez em quando, modernizada sempre que possível. 

E uma casa velha quando não tem atenção, quase abandonada, vai ficar mais difícil de recuperar.

É mais ou menos assim com o centro tradicional de Criciuma.

Ele é antigo, mas não precisa ficar velho.

Se for preservado, reformado, revitalizado, modernizado, não vai ficar velho. 

Mas, hoje ele está envelhecido e envelhecendo!

E se continuar assim, vai deixando de ficar atraente, deixa de ser ponto de referência e convergência, e caminhará para o abandono. 
E ai, perderá valor, deixará de ser seguro, perderá fluxo, terá mudança dos seus frequentadores, e aos poucos será mal ocupado. 

Isso acontece em muitas cidades. Mas, não em todas. 

Acontece quando novos núcleos vão surgindo e as cidades mudam seus olhares e atenções, o comércio se muda, o centro tradicional deixa de ser referencia, e fica esquecido.

Mas não acontece em cidades que respeitam e preservam a sua historia, e o centro é tradicional modernizado, revitalizado, tem projetos para novas utilidades, e novas funções.

E assim, o centro tradicional vira o jogo, ganha valor, e volta a cumprir o papel de ponto de convergência, de atração, e de referência.

A mostrar que é possível.
Basta querer, pensar, pensar novo, ir fora da caixa, e olhar pelo mundo os bons exemplos.

 

Por Adelor Lessa 10/09/2025 - 10:17 Atualizado em 10/09/2025 - 13:36

Em 48h, dois deputados do PL de Criciúma atacaram a especulada candidatura do delegado Ulisses Gabriel, chefe da policia civil de Santa Catarina, a deputado estadual.

Hoje, foi o deputado estadual Jessé Lopes (PL).

Na segunda-feira, foi a deputada federal Julia Zanatta (PL).

Jessé é candidato à reeleição, e o marido de Julia Zanatta, Guilherme Colombo, será candidato a deputado estadual pela primeira vez.

Na rádio Som Maior, hoje, o deputado Jessé disse que Ulisses está fazendo um excelente trabalho como delegado geral, mas acrescentou:

"Uma vez que ele se coloca com disposição de uma pré-candidatura a deputado pelo meu partido aqui na nossa região, ele se torna um adversário eleitoral meu diretamente, e ele tem visitado nossas lideranças pedindo apoio e eu já levei minha reclamação para o Governador".

Mais adiante, afirmou que assumiu compromisso de não ser candidato quando procurou apoio de politicos para ser nomeado delegado geral, que está usando o cargo para fazer campanha, e arrematou:

"Eu estou me sentindo desrespeitado, desprestigiado, e que mais me chateia é como é que o PL, partido que eu defendo, e o Governador que eu defendo, permitem que um cara que é delegado geral, está usando a maquina do governo para fazer campanha nas minhas costas, e que é forasteiro do partido, porque era PSD, e não apoiou Jorginho na campanha".

Abaixo, a entrevisa do deputado Jessé Lopes hoje cedo para a rádio Som Maior:

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito