Acélio Casagrade vai se reunir amanhã com o presidente estadual do Republicanos, deputado Jorge Ghoeten, e ouvir convite para assinar filiação e sair candidato a deputado estadual.
Não deverá dizer sim, nem não. Quer avaliar melhor o quadro, mais adiante.
Mas, daqui um ano, estarão definidos oficialmente, e homologados pelas convenções partidárias, todos os candidatos a deputado estadual para eleição de outubro de 2026 na região.
Daqui para frente, difícil algum nome novo. Os nomes deverão os que estão citados.
Hoje há mais de 20 nomes listados pela AMESC e AMREC, incluindo deputados candidatos à reeleição e nomes novos.
Os deputados Julio Garcia (PSD) e José Milton Scheffer (PP) não vão disputar reeleição.
José Milton será candidato a deputado federal.
Julio também está "mapeado" para federal, mas poderá ser candidato a vice-governador.
Os deputados Tiago Zilli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e Jessé Lopes (PL) vão disputar a reeleição.
O deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) não tem projeto definido. A tendência é que seja candidato a estadual, e provavelmente em outro partido. A tendência é que seja pelo PSD.
A ex-deputada Ada de Luca (MDB) também está em duvida, mas avalia ser candidata a estadual.
O delegado Ulisses Gabriel (PL), chefe da polícia civil no estado, com candidatura bem encaminhada para estadual, nasceu em Turvo, mora em Criciúma, mas tem vínculos com Orleans, cidade da familia da sua mulher e onde já morou. Por isso, pode ser incluido na lista de candidatos da AMESC ou AMREC. Uma possibilidade é que seja lançado candidato por Turvo. Na lista abaixo ele é incluído pela AMESC.
O empresário Guilherme May (PSD) anunciou intenção de ser candidato, mas já disse que está em sintonia com Ulisses. Se Ulisses for candidato, vai apoiá-lo e trabalhar na coordenação da campanha.
A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), que chegou a ter sua candidatura a estadual tratada como fato consumado, decidiu que não vai para a eleição.
A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PL), diz que ainda não decidiu. Admite que pode disputar eleição para estadual. Mas, depois que assumiu a coordenação regional do PL, atendendo pedido do Govenador Jorginho, sinalizou que deve ficar na prefeitura.
Os nomes listados hoje como candidatos a deputado estadual pela AMESC são:
deputado Tiago Zilli (MDB), candidato a reeleição, Evandro Scaine (PP), prefeito de Arroio do Silva, Ulisses Gabriel (PL) e Motinha (Republicanos), filho do ex-deputado Manoel Motta.
Na AMREC a definição do quadro depende da definição do ex-prefeito Clesio Salvaro (PSD).
Se ele for candidato, deve fazer votação histórica em Criciúma, forçando os concorrentes a buscar mais votos em outras regiões. Deve afastar vários candidatos da eleição.
Mas, ele tem dito que não quer ser candidato a deputado. Está pronto para ser vice de João Rodrigues (PSD) na disputa pelo Governo.
Se não for vice, não deverá ser candidato a nada em 2026.
Os nomes listados hoje como candidatos a deputado estadual pela AMREC são:
deputados Jessé Lopes (PL) e Rodrigo Minotto (PDT), Clesio Salvaro (PSD), Mateus Gazola ou Lindomar Pinto (NOVO), Aldinei Poteleck (Republicanos), Marcos Machado (MDB), Guilherme Colombo (PL), Arleu da Silveira (PSD), Jorge Koch (MDB), Irani Alberton (PP), Dalvania Cardoso (PL), Arlindo Rocha (PT), Laerte Silva, prefeito de Jaguaruna (PODEMOS), Dr daniel (PDT), Tati Rodrigues (PDT), Jefferson Monteiro (Republicanos), Acelio Casagrande (Republicanos), Ada de Luca (MDB) e Vampiro (MDB ou PSD).