Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 22/11/2021 - 19:50 Atualizado em 22/11/2021 - 20:11

O assunto do fim de semana foi o PSDB.

O partido programou prévias para definir candidato a presidente. Foi contratado um aplicativo para que todos pudessem votar. São 45 mil tucanos no Brasil inteiro, mas o aplicativo pegou três mil votos e pifou. Um mico danado.

Uma auditoria havia identificado falhas. O PSDB insistiu. Usou e deu pau. O PSDB saiu menor do que entrou neste processo. Agora ninguém sabe quando as prévias serão acionadas.

Se fizesse ontem, provavelmente seria encaminhada a candidatura de João Dória à presidente. Agora não se sabe. Vai pagar caro por este procedimento amador.

Por Adelor Lessa 18/11/2021 - 19:15 Atualizado em 18/11/2021 - 19:18

O dia hoje foi chuvoso. Na verdade, a cidade e a região choram a perda do Neném. o Neném do Varandas. Veio para Criciúma na década de 1970. Nos conhecemos, ele tinha um carro de lanche, era um obstinado, um trabalhador, empreendedor. Sempre acreditando, confiante, otimista.

Teve o Varandas, sempre fez questão de manter o padrão do local. Era o restaurante do depois das 23h e ele zeloso por manter o padrão, tendo o cuidado de manter a marca. 

Eu ficaria o dia todo falando do Neném. Ele foi um case, um autodidata. Gostava de vinho, então se especializou e fez uma adega, um wine bar. Ali nasceu o Portal 4oito e o Timaço. Deu tudo certo. O Neném era pé quente.

O Neném lutava contra um câncer e nós perdemos uma grande pessoa. Sempre alto astral, do bem, nunca vi reclamar de ninguém. E olha que conheço ele desde o início. Deixa um legado muito interessante.

Hoje foi um dia que fiquei entristecido. Não só eu, mas toda a cidade.

Muito obrigado Neném por tudo!
 

Por Adelor Lessa 18/11/2021 - 07:18 Atualizado em 18/11/2021 - 09:08

Estava chegando hoje cedo na Rádio quando li a mensagem que recebi do Padre Marquinhos, que escreveu “acaba de falecer o Neném do Varandas”.

Fiquei sem ação, troquei mensagem com o genro do Neném que me confirmou.

Faleceu às 4h30 no Hospital São José, onde estava internado desde segunda-feira à noite.

Ele lutou contra o câncer durante 8 anos, e o seu falecimento infelizmente é fato. 

Essa notícia fez com que eu derrubasse o que havia preparado para tratar no editorial do programa, porque faço questão de falar dele.

Neném era um cidadão de bem, humilde, respeitado, de ótima relação na cidade e um verdadeiro vencedor. 

Filho de agricultores, nasceu em Maracajá e veio para Criciúma na década de 70. Não tinha experiência de nenhuma outra profissão, mas queria vencer.

O velório irá começar 10h30 no salão de atos do crematório Mileniun, às 15h acontecerá uma cerimonia de despedida e a partir de 16h, um cortejo que acompanhará o corpo até Encruzo do Barro Vermelho, Maracajá, onde ele nasceu, e será feito sepultamento.

Ouça o áudio completo na íntegra:
 

Por Adelor Lessa 18/11/2021 - 06:26 Atualizado em 18/11/2021 - 06:50

Faleceu na madrugada, às 4h30, Manoel Luis Farias, o Nenen do Varandas, aos 64 anos.

Vinha lutando contra um câncer faz oito anos.

Faleceu no hospital São José, de Criciúma, onde estava internado desde segunda-feira à noite.

De origem humilde, Nenen se fez um empreendedor vencedor, e um cidadão bem quisto, super bem relacionado.

Velório vai acontecer no salão de atos do Crematório Mileniun e o sepultamento será em Maracajá, onde nasceu.

Daqui a pouco, mais detalhes por aqui e na rádio Som Maior, a partir de 7h.

 

 

Por Adelor Lessa 17/11/2021 - 18:46 Atualizado em 17/11/2021 - 19:15

Informações positivas para o fim da tarde desta quarta-feira, 17. O estado se prepara para liberar o uso de máscaras e Criciúma registrou leitos de UTI zerados em Criciúma. Outra informação positiva é de que a cantora de Araranguá, Fernanda Lima, já passou algumas etapas do The Voice Brasil e amanhã vai para a fase das batalhas. 

Câmara de Vereadores de Forquilhinha

A vereadora Ivone Minatto (PSD) irá presidir novamente a Câmara de Vereadores de Forquilhinha. É a segunda vez no ano que ela assume o legislativo. O presidente Célio Elias (PT) pediu licença, sem remuneração. 

Infraestrutura do Sul do estado

Conversei hoje pela manhã com o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, que o edital de licitação do Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul, que começa na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e vai até o Rio Galo em Urussanga, vai ser assinado ainda neste ano, em dezembro, e a obra começa no inicio do ano que vem. Esse trecho vai tirar o tráfego pesado e vai agilizar o trânsito na região,

Ainda sobre infraestrutura, obra no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, já era para ter começado, com máquinsa na pista. Acontece que a empresa que venceu a licitação, de Curutiba, não entregou todos os documentos necessários, por isso não iniciou as obras. Pode ser que tenha que ser chamada a segunda colocada no processo de licitação. 

O futuro político de Bolsonaro

Senador catarinense Jorginho Mello (PL), senador dos mais próximos do presidente Jair Bolsonaro, está participando ativamente das articulações sobre a ida de Bolsonaro para o PL. Com essa ação, há muita movimentação em Santa Catarina também, com políticos migrando para o PL. Hoje teve uma reunião dos presidentes estaduais com o Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido. Jorginho foi o responsável por falar com a imprensa e falar sobre o que foi definido na reunião. Conforme o senador, Valdemar da Costa Neto anunciou carta branca para Bolsonaro. 

"O presidente Valdemar deu carta branca para acertar com o Bolsonaro todas as arestas e possiblidades que tenha em cada canto do Brasil. Então uma reunião muito positiva. O PL sai cada vez mais unido. Evidentemente foi deixado todos os estado falar, um por um. Com a liderança do presidente Valdemar isso está sendo equacionado. Então o partido unanimimente entrega uma procuração ao presidente Valdemar para que ele trate com o presidente Bolsonaro e todos vão receber o presidente de braços abertos", afirmou Jorginho. 

No curso da semana que vem deve resolver isso. As apostas do PL é de que isso se resolve rápido. O que ouvi do proprio Jorginho é de que não deixe esfriar, que o assunto não caia e que isso se resolva rápido. 

Por Adelor Lessa 16/11/2021 - 18:40 Atualizado em 16/11/2021 - 19:17

Ainda bem que prevaleceu o bom senso nas chapas do Criciúma Esporte Clube. Anselmo registrou a chapa, única. Ainda bem que não seguiu aquela esparrela. 

Criciúma no radar dos políticos

Criciúma está no radar dos políticos que se colocam como candidatos ao governo do estado em 2022. Napoleão Bernardes (PSD) já está na região, Raimundo Colombo (PSD) chega na quinta-feira e ainda na semana passada, esteve Gelson Merísio (PSDB). 

Um caso diferente de Merísio é que ele veio para a região tratar das prévias do PSDB, que ocorrerem no próximo domingo. Ele veio pedir votos para Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. Mas em Criciúma e em Santa Catarina, Leite deve ganhar, mas a tendência é que nacionalmente a prévia seja vitoriosa para João Dória (PSDB), governador de São Paulo. Meríoso, que hoje é o pré-candidato ao governo do estado em 2022 pelo PSDB, tem dito internamente que se Dória ganhar, ele tira a sua candidatura. Com essa ação, os olhos se voltam para Clésio Salvaro. Mas isso é algo que deve ser resolvido na segunda-feira, após as prévias. 

União Brasil em Santa Catarina 

Outra movimentação que ocorre no estado catarinense é sobre o recém criado União Brasil. As informações de bastidores apresentam que internamente o partido está muito bem encaminhado para o ano que vem, com uma união entre o próprio União, o PSD, Republicanos e o Podemos. Essa aliança, se fechada, será o palanque de Sérgio Moro, recém filiado ao Podemos, para concerrer nacionalmente ano que vem. 

Lunelli lidera o MDB no Norte 

E o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, passa a ser o candidato do MDB em Joinville e do Norte do estado. Ontem um encontro macro-regional norte do MDB colocou o Antidio como candidato. Não irá repetir a força que tinha Luiz Henrique da Silveira, mas terá as mesmas credenciais. 

Por Adelor Lessa 12/11/2021 - 19:19 Atualizado em 12/11/2021 - 19:34

O Daniel Freitas deve ir para o PL. O Jorginho Melo quer ele no PL. A situação de Julia Zanatta, o Jorginho está administrando.
Mas o Daniel está avaliando a possibilidade de ir para o PP, inclusive vai falar com o presidente Bolsonaro sobre isso. O partido tem o Valmir Comin candidato  a federal, mas talvez administrar isso, e Comin vai para estadual.

O Décio Lima está em Criciúma, comanda plenária do PT. Teve reunião com Jorge Boeira, que está indo para o PSB para um projeto de montar palanque para o Lula no estado. O Décio Lima, se for candidato, também é palanque para Lula, mas pode ser que se juntem e façam um palanque maior. O Boeira, inclusive, quer o PT junto. Falaram que devem estar juntos, a conversa foi tipo portas abertas. Em princípio continuam conversando. É uma possibilidade de montarem uma frente de esquerda para ter um palanque amplo para o Lula.

Ação do Gaeco em Içara, com poucas informações durante o dia.

Foi na prefeitura, mas não em uma instância da Prefeitura, mas sim de entidade que funciona na prefeitura. 

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira. uma das associações seria de produtores de milho e feijão de Içara. A nota confirma que a ação foi para cumprimento em face de emprego de verbas públicas em entidades entre 2012 e 2016, recursos com uso indevido. Dinheiro que a prefeitura repassou e que entidades teriam aplicado de forma ilegal.

Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Içara dois mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos por integrantes do GAECO Regional de Criciúma, com apoio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Içara e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Por Adelor Lessa 11/11/2021 - 19:13 Atualizado em 11/11/2021 - 19:21

Sérgio Moro assinou ficha e é candidato a presidente pelo Podemos e se for embalado, bem assessorado, tem condição de se consolidar como o nem Bolsonaro, nem Lula, e consolidar a alternativa de quem não quer os extremos. Vai reforçar o Podemos aqui, fortalecer candidatura do Paulinho Bornhausen ao Senado.

Outro fato importante que interfere aqui é a prévia do PSDB nacional. São três inscritos e a definição é no dia 21.

Se o João Dória for candidato, o Gelson Merísio não será candidato a governador. Se for o Eduardo Leite o escolhido, ele será apoiado pelo Clésio Salvaro e pelo Merísio. A prévia vai definir ou não um candidato a governador. E se o Merísio não for, quem vai? O Salvaro vai aceitar? Ou o partido vai compor com o PSD ou com o MDB?

Jair Bolsonaro assina ficha no PL no dia 22, fazendo um rearranjo no cenário local. Bolsonaristas, ou pelo menos boa parte deles, vão para o PL. De Criciúma não vai o Jessé Lopes, mas não fecha a porta. Vai para o PTB porque tem um bom encaminhamento e quer fazer dobradinha com o Daniel Freitas que vai para o PL.

O Jorginho Mello deve ser o único candidato a governador do Bolsonaro em Santa Catarina.  As coisas vão se definindo lá em cima e interferindo aqui embaixo. 

Nos próximos dias deve definir o destino do Jorge Boeira. Tem dois passos:  encaminhar e administrar a saída do PP e depois a filiação no PSB por onde será candidato a governador.

Por Adelor Lessa 10/11/2021 - 19:23 Atualizado em 10/11/2021 - 19:26

Dois fatos nacionais que interferem aqui.

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente do PL e confirmou a filiação. Vai se filiar no dia 22. Outra decisão, Sérgio Moro, o comandante da Lava Jato, ex-ministro da Justiça, filiou no Podemos e é candidato a presidente.

Bolsonaro no PL vai fortalecer a candidatura de Jorginho Mello a  governador. No mapa de candidatos a deputado, a Julia Zanatta é candidata e o Daniel Freitas, bolsonarista desde o começo diz que vai onde o Bolsonaro for. O Jorginho Mello já disse que quer todos. O PL está tendo conversa com o Jessé Lopes para ir para o partido. A intenção do Jorginho é levar todos os bolsonaristas.

Tem a Julia a federal, o Márcio Búrigo a estadual. Vai entrar o Daniel, interfere para federal e o Jessé, se entrar, interfere nas candidaturas para estadual. 

Sérgio Moro foi ministro, mas sempre com ar técnico, agora é político. Uma definição que pode ser dada é que ele não é nem Bolsonaro, nem Lula. Quem é Sérgio Moro não vota no Lula e nem casa com Bolsonaro. Moro é um nome respeitado por uma parcela da sociedade. Alguns falam em chapa Moro Mandetta. Ex-ministros de Bolsonaro, hoje contra Bolsonaro. Mandetta é mais político, saiu do governo sem chutar a porta. Moro saiu chutando, denunciando, talvez por falta deste traquejo político.

Fortalece o Podemos em Santa Catarina. O partido passará a ser assediado para chapa majoritária. Pode consolidar o Paulinho Bornhausen a governador ou vice. Vai fortalecer a ex-vereador de Criciúma Camila Nascimento e o Coronel Cosme a deputados. Dividindo palanque com Bolsonaro ganham corpo. 

O ex-presidente Lula está tentando ter o Alckmin como vice, assim ele dá uma guinada para o centro. Em Santa Catarina fortalece quem está colocado nele, O Jorge Boeira vai estar com Lula, basta ver se o PT estará com ele ou vai ter candidato próprio. 
 

Por Adelor Lessa 08/11/2021 - 19:20 Atualizado em 08/11/2021 - 19:27

Os alunos do curso de medicina da UFSC de Araranguá tratavam da necessidade de contratação de professores desde o fim do ano passado e falavam que se não fosse a contratação de professores, o curso iria parar no fim deste ano. 

Conversa vai, conversa vem, pediram para os alunos pararem de falar que iam resolver. Chegamos em novembro e o curso que ia parar, parou. Amanhã vai ter reunião com a reitoria da UFSC para tentar encaminhar.

Algumas fases estão paradas. Se falou que iam ser contratados professores, que ia ser transferido professores de Florianópolis, e nada. Foi aberto processo para contratação de professores para 2022 e não para agora.

O curso está parado e o prejuízo aos alunos? Tem alunos de outros estados. Como resolver isso? E se parar o curso, prejuízo para o município de Araranguá. Prometeram e não resolveram. Ouvimos os responsáveis que deram segurança que não ia parar. 

Amanhã tem reunião às 14h e se espera que a reitora venha de Florianópolis com a solução. O curso de Medicina em Araranguá foi uma conquista da cidade e não pode ser tratado com desdém.

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) pegou informação que o Bolsonaro vai filiar no PL amanhã. O deputado que está na Escócia. Provocou um alvoroço porque tem alguns movimentos. A Julia Zanata escreveu logo nas redes sociais que os que foram eleitos na onda tem que buscar o seu caminho. É um recado claro para o deputado Daniel Freitas, porque se o presidente for, ele vai e a Julia é  candidata a deputada federal, esta é uma questão que tem que ser administrada pelo senador Jorginho Mello.

Conversei com o senador hoje e ele disse que o assunto está sendo tratado por ele e pelo presidente nacional,  está adiantado, mas quem vai anunciar é o presidente. Se vai ser amanhã ou semana que vem, é o Bolsonaro que vai dizer.
 

Por Adelor Lessa 05/11/2021 - 19:19 Atualizado em 05/11/2021 - 19:23

Muita gente me pergunta todos os dias sobre o caso do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier. Chequei agora há pouco e nada de novo, nada mudou. O processo não andou. 

Sessão Solene nesta noite em Forquilhinha homenageia Dom Paulo Evaristo Arns. Uma homenagem justa. Ele nasceu em Forquilhinha quando Forquilhinha pertencia a  Criciúma. Um grande cidadão. Um grande brasileiro.

Poderemos ter uma busca por espaço no PL. Julia Zanatta, que já está no partido, e Daniel Freitas. Não vai dar parceria. Se o Bolsonaro for para o PL, Daniel vai junto. O senador Jorginho Mello, candidato a governador pelo partido, terá que decidir entre os dois. A Julia não fica se o Daniel entrar no PL, os dois candidatos a deputado federal, os dois no mesmo palanque, não vai dar certo.

Se o Bolsonaro for para o PL, o Carlos Moisés vai para o PP. Já teve convite do Esperidião Amin. Isso deve acontecer depois da definição de Bolsonaro. 

Mauro De Nadal assumiu o governo do estado hoje e segue até dia 12. Ele disse que esta pode ser uma aproximação com o governador Carlos Moisés. Mas esta é uma opinião dele. O MDB tem três candidatos a governador e não vão abrir vaga para o Moisés,  no MDB o candidato será um deles.

Eu tenho um gosto amplo na música e gosto muito da Marília Mendonça, sempre gostei e hoje, por coincidência estava ouvindo as melhores dela. Tinha uma voz forte. Letras maravilhosas. E 26 anos, que coisa. Teria uma carreira longa. É uma sexta-feira muito triste. Mais um acidente, mais um desastre aéreo que mata um talento.
 

Por Adelor Lessa 05/11/2021 - 06:59 Atualizado em 05/11/2021 - 09:12

O PSDB de Criciúma decidiu ontem à noite, em reunião do diretório municipal, apoiar a deputada federal Geovânia de Sá, que será candidata a reeleição, e dar "sinal verde" para as candidaturas a deputado estadual do secretário municipal de saúde, Dóia Guglielmi, e do ex-deputado Dóia Guglielmi.

Havia a expectativa que o diretório pudesse encaminhar uma definição entre Dóia ou Acélio. Não se confirmou. Ficaram os dois. Pelo menos por enquanto.

Foi feita a defesa de um entendimento entre os dois para que fique apenas um candidato por Criciúma.

Mas, uma outra decisão tomada pelo diretório pode encaminhar para isso.

Foi aprovado que os candidatos a deputado estadual do PSDB de Criciúma terão que assumir compromisso de "dobrar" com Geovânia de Sá.

Nos bastidores é dito que o ex-deputado Dóia Guglielmi já tem acordo para fazer "dobradinha" na região com o ex-deputado Gilmar Kanesel, que será candidato a federal pelo PSDB.

 

Por Adelor Lessa 04/11/2021 - 19:17 Atualizado em 04/11/2021 - 19:24

O PSDB de Criciúma faz reunião nesta noite com as principais lideranças como o prefeito Clésio Salvaro e a presidente estadual do partido, Geovania de Sá também deve estar.

A pauta principal será voltada às orientações para as prévias nacionais que definirá o candidato a presidente da República. Um informe da situação e dizem nos bastidores que o Jorge Dória está na frente do Eduardo Leite. As prévias ocorrem no dia 21.

Também será tratada a candidatura a deputado estadual. O presidente da sigla em Criciúma,  Vaguinho Espíndola, vai informar que a comissão cumpriu o seu papel e fechou com os dois candidatos na região carbonífera. Assunto encerrado, falta Criciúma e é aí que está o problema. 

Estava definido que são três candidatos, mas o impasse é que há dois pré-candidatos em Criciúma que não abrem mão: o Acélio Casagrande e o Dóia Guglielmi. Havia a expectativa que se batesse o martelo e se definisse isso hoje, mas a indefinição vai continuar. 

Os dois vão entrar como pré-candidatos e sairão como pré-candidatos.

Definida esta posição, a discussão é se o candidato a ser definido vai dobrar com Geovania? O Dóia tem entendimento com Gilmar Knaesel que deve ser candidato a deputado federal.

Jorge Boeira começa a preparar a saída do Progressistas. Ele deve participar de uma reunião da direção estadual e vai reafirmar que quer ser candidato a governador. No PP tem dois na sua frente: o Esperidião que será candidato se o Bolsonaro entrar no PP ou o Carlos Moisés, que já foi convidado a entrar no partido, caso o Bolsonaro não vá para o Progressistas

O Boeira deve ser candidato a  governador pelo PSB. Se ele conseguir ser candidato, porque anular a possibilidade de segundo turno? E neste caso ele pode precisar do PP, então por que sair chutando a porta? Provável que no fim de novembro, início de dezembro, saia do PP sem traumas e siga seu caminho. É provável que este seja o roteiro.
 

Por Adelor Lessa 03/11/2021 - 19:10 Atualizado em 03/11/2021 - 19:19

O deputado estadual criciumense Jessé Lopes teve encontro com o PTB. O partido publicou nota oficial que reafirma apoio a Jair Bolsonaro, apesar da declaração do Roberto Jefferson pulando para o outro lado e atacando a família Bolsonaro. Mas em Santa Catarina, com esta posição firme do partido, o Jessé continua conversando e a tendência é que ele se filie no PTB para concorrer à reeleição.

Já o deputado federal Daniel Freitas vai para o PP, PL ou Republicanos. Ele vai para onde Jair Bolsonaro vai e ele aguarda a definição do presidente, provavelmente somente no início do ano.

O Daniel garante que o candidato de Bolsonaro a governador é o Jorginho Mello, o que significa que mesmo o Bolsonaro indo para o PP, o candidato é o Jorginho e não o Esperidião Amin

Nada de novo no caso do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier. Ele continua com recurso no STJ. Os seus advogados estão pedindo o retorno dele ao cargo. Nenhuma decisão até agora. É possível que seja tomada amanhã ou sexta-feira. Ele está afastado há 180 dias e recebendo o salário em dia.

O PSDB debate quem será o candidato a deputado estadual. Na região, o partido tem a  Geovana Galatto e o Aroldo Frigo, e Criciúma terá mais um, ficou Acélio Casagrande e Dóia Guglielmi na disputa.

Conversa vai, conversa vem, o prazo era 30 de outubro e os dois bateram o martelo que querem ser candidatos.

O que era para ser dois, se tornou quatro candidatos a deputado estadual pelo partido na Amrec. É um quadro para não eleger ninguém. Amanhã o diretório terá uma reunião para debater a candidatura a deputado estadual. Vai decidir se será o Dóia ou o Acélio. Ou pode ainda referendar as duas candidaturas. Não é a tendência. A tendência é que o PSDB de Criciúma decida no voto.

Amanhã é aniversário de emancipação de Criciúma, ou seja, quando foi assinada a lei que emancipou de Araranguá. São 96 anos de emancipação. 

Vamos fazer um programa especial em um dos prédios históricos mais tradicionais, que representa a história da cidade. teremos autoridades, prefeito, vice, presidente da Câmara de Vereadores, representantes do setor produtivo, entre outros.


 

Por Adelor Lessa 29/10/2021 - 19:17 Atualizado em 29/10/2021 - 19:17

A expectativa em Içara é pela votação de um projeto para contratar crédito de R$ 81 milhões. A votação será depois das 19 e está previsto que pode ser aprovado, mas apertado, talvez somente com o voto de minerva do presidente do Legislativo. Foram intensas conversações e negociações durante a semana e hoje.

Denúncia contra outro integrante do governo do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancellier. Um ex-diretor do Samae. Foi vereador e assumiu o Samae neste mandato, agora tem esta denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A denúncia está encaminhada e aguarda posição.

Trata-se de Vanderlei Marcílio, o Deco que quando o prefeito Gustavo foi afastado, o prefeito interino Jair Nandi o demitiu.

Mudança na Câmara de Criciúma. Gustavo Colle, primeiro suplente do PSD assume no dia 3 de novembro e fica até o dia 13 de dezembro devido à licença de Salésio Lima.

Segunda-feira, entrevistamos mais um presidenciável na Som Maior. Desta vez, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Neste sábado, programa especial das 11h às 12h no clima do jogo Tigre, que vai subir. 
 

Por Adelor Lessa 28/10/2021 - 19:18 Atualizado em 28/10/2021 - 19:30

O investimento de R$ 150 milhões em Forquilhinha mostra a capacidade de articulação do prefeito José Cláudio Gonçalves (PSD) .

Montar um pacote de R$ 150 milhões para investimento em todas as áreas demonstra capacidade de articulação com o Estado, União e deputados. É pelas negociações que este valor saiu. 

Isso é bom para Forquilhinha e para toda a região. Farei o meu programa de lá amanhã para detalhar este investimento.

Eduardo Moreira (MDB) foi efetivado no BRDE. Em agosto, o governador indicou o ex-governador.

O BRDE é um banco de fomento para os estados do Sul. Tem diretores de cada estado. Precisa de um rito. A última etapa é passar pelo Banco Central. A posse está programada para os primeiros dez dias de novembro.

É um político de Criciúma. É alguém da região que ocupa um cargo de diretoria importante. O Eduardo estava em campanha para deputado estadual. Falamos com ele no Programa Parlatório da semana passada sobre isso e ele disse que quer muito ser deputado, mas agora, consumada a nomeação, ele vai assumir, esquentar a cadeira e depois deve avaliar esta situação e se definir. 

O processo do prefeito afastado de Urussanga Gustavo Cancelier (PP) está no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os advogados dele pediram que fosse liberado para assumir novamente. O Ministério Público foi chamado a se manifestar e o prazo termina amanhã. Como tem feriado na terça-feira, o STJ deve se pronunciar na quinta-feira que vem.

Saiu hoje que os radares da BR-101 seriam ligados no início de novembro. É fake. São 41 radares que estão instalados. Devem ser ligados em novembro, mas na segunda quinzena. 
 

Por Adelor Lessa 25/10/2021 - 19:35 Atualizado em 25/10/2021 - 19:45

Amanhã vamos conversar, às 8h, com mais um presidenciável: Ciro Gomes. Entrevista exclusiva para a Som Maior, falará comigo e com o Upiara Boschi.

Temos este encaminhamento de falar com todos os presidenciáveis. Estamos buscando cumprir o nosso papel para que todos levem as suas ideias à população. 

Jorge Boeira encaminha a saída do Progressista e, a ser candidato a governador, pode ser o palanque de Lula em Santa Catarina. Fará uma ampla frente, sendo o forte palanque para Lula. O Lula não deve ganhar em Santa Catarina porque o Bolsonaro é forte. Mas assim, o Boeira vai forte com possibilidade de retorno eleitoral.

Discussão na Câmara de Vereadores de Criciúma sobre a retomada da frota dos ônibus para atender a população. Mais necessário que determinar a volta porque tendo todos os ônibus na rua já tem ônibus lotado, imagina com frota reduzida. 
Vamos ouvir o Eduardo Moreira sobre política, possível candidatura a deputado, possibilidade de ir para o BRDE, entre outros assuntos.

Pelas minhas contas, temos 18 pré-candidatos a deputado estadual na região. Vários nomes no jogo Márcio Búrigo, Giovana Mondardo, Julio Kaminski, Juilio Bittecorut, Rodrigo Minotto, Jessé Lopes, Brezola, Coronel Manique, entre outros nomes que estão listados e encaminhados.  

Por Adelor Lessa 22/10/2021 - 19:30 Atualizado em 22/10/2021 - 19:31

Prepare o bolso. Em novembro inicia a operação dos 41 radares na BR-101 no trecho Sul. 

O entendimento entre o Governo Federal e a concessionária era que a concessionária colocasse e o Governo Federal acionaria. Provavelmente inicia na segunda quinzena.

As obras da BR-285 estão sendo retomadas. Estão montando o canteiro de obra, se não parasse estaria concluída no meio do ano que vem. Com o dinheiro que tem, toca até fevereiro.

No orçamento da união para 2022, só tem R$ 11 milhões para a rodovia, é um terço do necessário para concluir a obra. Se os deputados, os prefeitos não se mexerem, em fevereiro a obra para de novo e daí sabemos da dificuldade. Tem que apertar o Governo Federal agora, mobilizar a bancada catarinense para fazer emenda e garantir mais recursos. 

A justiça concedeu liminar para o Hospital Regional de Araranguá (HRA)  entendendo pelo menos uma meia razão para o hospital e determinou ao Estado que pague R$ 9 milhões de valores que o IMAS, que administra o hospital, mostrou que tem direito e o Estado negou. 

As ações seguem, mas neste primeiro momento, o HRA ganhou.
 

Por Adelor Lessa 21/10/2021 - 06:02 Atualizado em 21/10/2021 - 06:31

Depois de um passo atrás, foram retomadas as conversas do Republicano com o governador Carlos Moisés e uma definição é esperada para os próximos dias, ainda durante outubro.

O partido estabeleceu condições, que devem ser aceitaas pelo Governador.

A primeira é que o comando do partido no estado continuará com o deputado Sergio Motta.

Alem disso, o Governador não terá recursos do fundo partidário para campanha da reeleição e terá que apresentar uma "chapa" de candidatos a deptado federal.

O deputado Motta confirmou as condições colocadas ao Governador, diz que as conversas estão bem encaminhadas, e que acredita numa definição durante o mês de outubro.

 

Clesio com Dória

Enquanto o PSDB catarinense recebia ontem o ex-senador e ex-ministro Arthur Virgilio, inscrito para as prévias do partido para definir o candidato a Presidente da República, o prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro, estava em São Paulo, reunido com o governador João Dória, também inscrito para as prévias.

O catarinense Vinicius Lummertz Silva, ex-ministro, hoje secretário de turismo de São Paulo, participou do encontro (foto).

Clésio já havia anunciado apoio para o terceiro inscrito para as prévias tucanas, o governador gaúcho Eduardo Leite.

Na conversa com Dória, o prefeito criciumense disse que vai votar em Leite nas prévias, mas se ele vencer, estará na sua campanha no minuto seguinte.

 

Boeira no PSB

Como informado em primeira mão ontem aqui, o ex-deputado do sul e empresário Jorge Boeira teve reuniões ontem em Brasilia com a cúpula nacional do PSB.

Pela manhã, se reuniu com o ex-governador de São Paulo, Márcio França. À tarde, esteve com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira (foto).

Boeira foi convidado a se filiar e teve a garantia de candidatura a governador.

"Agora só depende dele", resumiu o ex-deputado Claudio Vignati, presidente estadual do PSB, que participou das reuniões.

Boeira deve decidir nos próximos 10 dias.

 

.

 

 

Por Adelor Lessa 20/10/2021 - 13:45 Atualizado em 20/10/2021 - 14:16

O ex-deputado do sul Jorge Boeira está em Brasília em reuniões com dirigentes nacionais do PSB discutindo a possibilidade de filiação no partido.
Está acompanhado do presidente estadual do PSB, ex-deputado Claudio Vignati.

Pela manhã, os dois tiveram reunião com o ex-governador de São Paulo, Márcio França (foto).
A conversa foi  considerada "muito boa".

Boeira foi convidado a se filiar e sair candidato a governador.

Agora à tarde, Boeira vai se reunir com Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.

A tendência é que no encontro seja definida a sua filiação.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito